Não autenticado |

Felipe Augusto de Souza Santos

    • Diretor teatral, ator, professor e pesquisador. Possui graduação em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2000) e mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2015), com dissertação intitulada Poética do fracasso: dramaturgia e encenação no teatro de Samuel Beckett. Foi bolsista de mestrado do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Participou de cursos, workshops e palestras com artistas e pesquisadores como Jerzy Grotowski, Thomas Richards, Kazuo Ohno, Yoshito Ohno, Anzu Furukawa, Zofia Kalinska (Cricot 2), Stanley Gontarski (University of Florida), Jean-Pierre Ryngaert (Université Paris III - Sorbonne Nouvelle), Beatrice Piccon-Vallin (CNRS - Paris), Eugênia Casini Ropa (Università di Bologna), Vadim Shcherbakov (Instituto Estatal de Pesquisa de Arte de Moscou), Vassíli Tolmatchióv (University of Moscow), Andrew Tsubaki (University of California - UCLA), Matthias Korn (University of Potsdam), Renata Molinari (Civica Scuola di Teatro Paolo Grassi), Juliana Carneiro da Cunha (Théâtre du Soleil), Tatiana Bubnova (Universidad Nacional Autónoma de México) e Pampa Olga Arán (Universidad Nacional de Córdoba). Foi professor estagiário da Escola de Arte Dramática (EAD/USP), professor do Teatro Escola Macunaíma e da Escola de Teatro Recriarte, onde ministrou cursos de Improvisação, Atuação, Montagem Teatral, História do Teatro e Literatura Dramática. Foi diretor do Teatro Intenso, grupo com o qual realizou ocupações artísticas e apresentações de espetáculos em espaços públicos e privados, como Tendal da Lapa, Paço Cultural Júlio Guerra e Estúdio Terra Forte, entre os anos de 2007 e 2013. Atuou como arte educador em diversas escolas particulares de São Paulo. Tem experiência nas áreas de Artes Cênicas e Teoria Literária, com ênfase em atuação, dramaturgia, encenação, teoria do teatro, história do teatro e teoria literária, atuando principalmente nas seguintes áreas: direção teatral, improvisação teatral, atuação, dramaturgia, teoria do teatro, história do teatro, teoria literária, tradução, Samuel Beckett e Mikhail Bakhtin. Membro do Grupo de Pesquisa Estudos Sobre Samuel Beckett (DTLLC/USP/CNPq) e do Centro de Pesquisa em Experimentação Cênica do Ator - CEPECA (ECA/USP/CNPq). Membro das associações internacionais International Federation for Theatre Research (IFTR) e Samuel Beckett Working Group. Atualmente desenvolve pesquisa de doutorado no Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da FFLCH/USP, dentro da linha de pesquisa narrativa e drama modernos e contemporâneos, relacionada ao teatro tardio de Samuel Beckett (texto e cena). Entre 30 de outubro de 2020 e 30 de junho de 2021 desenvolveu pesquisa junto ao Beckett Archive, situado na University of Reading, relacionada a documentos inéditos (manuscritos, datiloscritos e notebooks) de Samuel Beckett, sob supervisão de Mark Nixon, diretor da Beckett International Foundation. É bolsista de doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

       

      Links:    

    • Formas e Gêneros Literários
    • PPG Artes Cênicas - Formação do Artista Teatral
    • SANTOS, F. A. S. . Revolvendo tudo isso: Samuel Beckett encena Footfalls REVISTA LIMIAR , v. 8 , p. 56 - , 2021. ISSN: 2318423X.
    • SANTOS, FELIPE AUGUSTO DE SOUZA . Dialogismo, polifonia, cronotopo e grotesco em A última gravação de Krapp: uma leitura bakhtiniana BAKHTINIANA - REVISTA DE ESTUDOS DO DISCURSO , v. 14 , p. 74 - 100 , 2019. ISSN: 21764573.
    • SANTOS, F. A. S. . Distanciamento e grotesco em O rei da vela, de Oswald de Andrade MAGMA (USP) , v. 14 , p. 153 - 164 , 2018. ISSN: 01046330.
    • SANTOS, F. A. S. . Sombras do opus magnum: Samuel Beckett dirige A última gravação de Krapp EUTOMIA , v. 1 , p. 12 - 29 , 2017. ISSN: 19826850.
    • SANTOS, F. A. S. . Samuel Beckett: de dramaturgo a encenador MAGMA (USP) , v. 12 , p. 163 - 180 , 2015. ISSN: 01046330.
    • SANTOS, F. A. S. . O teatro de Samuel Beckett: a encenação como elemento definidor da dramaturgia. In: XVI Congresso Internacional ABRALIC - Circulação, tramas e sentidos na literatura , 2019 , Brasília. Anais Eletrônicos do XVI Congresso Internacional ABRALIC 2019 - Brasília. Brasília : ABRALIC - Associação Brasileira de Literatura Comparada, 2019. p. 3105 - 3116.
    • SANTOS, F. A. S. . Dialogism, polyphony, chronotope and grotesque in Krapp's Last Tape: a Bakhtinian reading. In: Unstable Geographies: Multiple Theatricalities - International Federation for Theatre Research (IFTR 2017) , 2017 , São Paulo. Unstable Geaographies: Multiple Theatricalities - Book of Abstracts: IFTR Conference 2017. Cambridge : IFTR, 2017. p. 449 - 450.
    • SANTOS, F. A. S. . Samuel Beckett: de dramaturgo a encenador. In: 20o Inpla - Intercâmbio de Pesquisa em Linguística Aplicada: As múltiplas faces da linguagem. , 2015 , São Paulo. Caderno de Resumos. São Paulo : LAEL, 2015.
    • BECKETT, S. ; SANTOS, F. A. S. . Rockaby, de Samuel Beckett. : Sem editora , 2020 (Tradução)
    • BECKETT, S. ; SANTOS, F. A. S. . Improviso de Ohio, de Samuel Beckett. : Sem editora , 2019 (Tradução)
    • SANTOS, F. A. S. . O Mestre, de Eugène Ionesco. : , 2002 (Tradução)
    • SANTOS, F. A. S. . Os Cumprimentos, de Eugène Ionesco. : , 2002 (Tradução)
    • SANTOS, F. A. S. . Cena em Quatro, de Eugène Ionesco. : , 2002 (Tradução)
    • SANTOS, F. A. S. . O Labirinto, de Fernando Arrabal. : , 2007 (Tradução)
    • SANTOS, F. A. S. . A Juventude Ilustrada, de Fernando Arrabal. : , 2008 (Tradução)
    • SANTOS, F. A. S. . Os Dois Carrascos, de Fernando Arrabal. : , 2005 (Tradução)
    • SANTOS, F. A. S. . Primeira Comunhão, de Fernando Arrabal. : , 2005 (Tradução)
    • SANTOS, F. A. S. . Pic-Nic, de Fernando Arrabal. : , 2006 (Tradução)
    • SANTOS, F. A. S. . A Última Gravação de Krapp, de Samuel Beckett. : , 1999 (Tradução)
    • SANTOS, F. A. S. . Parecerista ad hoc da Revista Claraboia (UENP). 2020 (Parecer)
  • Apresentações de Trabalho: 9
    • SANTOS, F. A. S. . Staging Endgame in the Anthropocene. 2020 (Conferência)
    • SANTOS, F. A. S. . Samuel Beckett ant the Pandemic. 2020 (Outra)
    • SANTOS, F. A. S. . Da página ao palco: os cadernos de direção de Samuel Beckett para sua encenação de Dias felizes. 2019 (Seminário)
    • SANTOS, F. A. S. . Ouvir os passos: as encenações de Samuel Beckett para Footfalls. 2019 (Conferência)
    • SANTOS, F. A. S. . O teatro de Samuel Beckett: a encenação como elemento definidor da dramaturgia. 2019 (Congresso)
    • SANTOS, F. A. S. . Sombras do opus magnum: Samuel Beckett dirige A última gravação de Krapp. 2017 (Comunicacao)
    • SANTOS, F. A. S. . Dialogism, polyphony, chronotope and grotesque in Krapp's Last Tape: a bakhtinian reading. 2017 (Congresso)
    • SANTOS, F. A. S. . Afrescos do crânio: Samuel Beckett dramaturgo e encenador. 2017 (Conferência)
    • SANTOS, F. A. S. . Samuel Beckett: de dramaturgo a encenador. 2015 (Comunicacao)
    • SANTOS, F. A. S. . Workshop Teatro de Samuel Beckett. 2006 (Teatro Escola Macunaíma)
    • Nome do projeto: Poética do fracasso: dramaturgia e encenação no teatro de Samuel Beckett (2013 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTOS, F. A. S. .
      Descrição: Samuel Beckett, dramaturgo e escritor irlandês, é considerado um dos mais importantes autores do século XX. O criador de Esperando Godot e prêmio Nobel de literatura em 1969 possui obra extensa e complexa, dividida entre peças teatrais, peças radiofônicas, peças televisivas, cinema, contos, novelas, romances, poesia e ensaística. Sua escrita teatral e literária influenciou de maneira definitiva as artes ao longo do século XX, sendo uma das maiores influências da vertente conhecida como Teatro Pós-Dramático. Esta pesquisa tem como objeto a obra teatral de Samuel Beckett, através do estudo da relação entre sua escrita dramatúrgica e seu trabalho como encenador de suas próprias peças. Portanto o trabalho está dividido em três partes distintas e relacionadas entre si. Primeiramente, o foco da pesquisa repousa sobre a análise de quatro peças representativas tanto da primeira fase da dramaturgia beckettiana (Esperando Godot, Fim de partida e Dias felizes) quanto da segunda fase (Passos), na qual suas peças são conhecidas como dramatículos, devido ao minimalismo e à concisão formal dos textos dramatúrgicos. Também será realizado um estudo acerca do desenvolvimento da trajetória de Beckett como encenador de suas peças. Na segunda parte do trabalho, será apresentada a tradução inédita de A última gravação de Krapp, de autoria do pesquisador, precedida de uma apresentação acerca do processo de tradução do texto durante a produção de uma encenação da obra, realizada no Departamento de Artes Cênicas da ECA/USP entre os anos de 1998 e 2001. Na terceira parte do trabalho, será feita a análise estético-estrutural da peça A última gravação de Krapp, escrita em 1958, tendo como referencial teórico de análise conceitos provenientes dos escritos de Mikhail Bakhtin e do Círculo e de Walter Benjamin. Também será analisado o processo de encenação da peça pelo próprio Beckett, a partir dos registros das anotações do autor e da versão final do texto, contendo as alterações decorrentes do processo de encenação, publicadas em seu caderno de notas da respectiva montagem, realizada em Berlim em 1969, bem como da documentação existente acerca das outras encenações posteriores da peça, dirigidas por Beckett em países como França e Inglaterra. Portanto o corpus de análise da pesquisa é composto pelos textos dramatúrgicos analisados e pelos registros relativos às encenações realizadas por Beckett de algumas de suas peças de teatro.
    • Nome do projeto: Verbo-visual e produção de sentidos: perspectiva dialógica (2008 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTOS, F. A. S. , BRAIT, BETH .
      Descrição: Para dar continuidade à pesquisa centrada nas contribuições teórico-metodológicas da perspectiva dialógica de discurso é necessário buscar, no conjunto do pensamento bahktiniano, as categorias, noções e sugestões que, apresentadas para o discurso verbal, mas tendo alcance nos estudos da linguagem como um todo, possam ser recuperadas e mobilizadas em função de uma melhor compreensão das formas de produção do sentido em manifestações discursivas verbo-visuais. Em vários textos do Círculo encontram-se sugestões para o reconhecimento do visual como texto ou mesmo sugestão de articulações verbal, extraverbal, visual. Esse é o caso, por exemplo, do ensaio O autor e o herói (texto inacabado, pertencente aos arquivos, 1920/1930, publicado em Estética da criação verbal). Nele Bakhtin afirma: o objeto estético não é, naturalmente, constituído somente de palavras, ainda que a parte verbal seja importante nele, e esse objeto da visão estética possui uma forma espacial interna artisticamente significante que é representada pelas palavras da obra (essa forma, na pintura, é representada pelas cores, pelo desenho, pelas linhas, e daí não decorre que o objeto estético seja constituído apenas de linhas e de cores; trata-se precisamente de construir um objeto concreto a partir das linhas e das cores. Considerando que a Análise do Discurso de diferentes vertentes coloca a leitura e a produção textual-discursiva como objeto de pesquisa, a dimensão verbo-visual deve aí ser englobada como característica da vida em sociedade e, também, da constituição dos sujeitos e das identidades. As produções de caráter verbo-visual, tais como charge, publicidade, capas de revistas, primeiras páginas de jornal, poemas visuais, dentre outras, serão objeto desta pesquisa, assim como o levantamento e sistematização das sugestões teórico-metodológicas das obras do Círculo. O projeto, apoiado pelo CNPq, terá a duração de 3 anos e está articulado ao Grupo de Pesquisa/CNPq Linguagem, Identidade e Memória.
    • Nome do projeto: Grupo de Pesquisa Estudos Sobre Samuel Beckett (2011 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTOS, F. A. S. , ANDRADE, F. R. S. , SOUZA, A. H. , VASCONCELLOS, C. , BUELONI, L. , BENETTI, L. , GATTI, L. , AMARANTE, D. W. , MALUFE, A. C. , MOCHIUTE, T. .
      Descrição: O "Grupo de Pesquisa Estudos sobre Samuel Beckett" reúne, em encontros mensais, entre professores, doutores, doutorandos e mestrandos, pesquisadores da obra do dramaturgo, prosador, poeta e ensaísta irlandês (1906-9189), vindos de vários campos do conhecimento (letras, filosofia, psicologia social, artes cênicas, artes plásticas) e vinculados a diversas universidades brasileiras (USP, Unifesp, PUC-SP, UFSC, UFRJ, UFRN, UFBA). Suas atividades tiveram início em princípio de 2011 e tiveram como primeiro resultado, em julho do mesmo ano, o Simpósio Trajetórias cruzadas: narrativa e drama beckettianos no limite do silêncio, apresentado no XII Congresso Internacional da ABRALIC, realizado na UFPR, Curitiba. Seus eixos de trabalho são, por um lado, a recepção brasileira da obra beckettiana (a memória das encenações, das leituras acadêmicas e de sua repercussão editorial) e, por outro, o estudo dos muitos pontos de confluência e ruptura entre os limites dos gêneros lírico, narrativo e dramático nos escritos beckettianos, centrais na criação moderna e contemporânea..
    • Nome do projeto: CEPECA - Centro de Pesquisa em Experimentação Cênica do Ator (2017 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTOS, F. A. S. , COUTINHO, E. T. , SILVA, I. P. , AZEVEDO, M. , VENDRAMIN, R. , SEIXAS, V. P. , WASHYA, T. M. , NUNES, J. R. V. S. , BARROS, R. S. , VIEIRA, L. P. , KROTOSZYNSKI, S. G. J. G. , MARTINS, A. C. P. , JACOMO, P. B. , HADDAD, L. I. S. , ALMEIDA, B. C. .
      Descrição: Centro de Pesquisa em Experimentação Cênica do Ator (CEPECA), formado por alunos da graduação, mestrado e doutorado. O Centro tem, como objetivo principal, o desenvolvimento de projetos específicos na área de interpretação, através da aplicação de ações, procedimentos e exercícios visando resultados perceptíveis na cena teatral. Projeta-se também a realização de dissertações, teses, artigos e ensaios para divulgação no âmbito acadêmico..
    • Graduacao:
      • Curso: Artes Cênicas
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: A última gravação de Krapp
        Ano de conclusão: 2000
    • Mestrado:
      • Curso: Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem
        Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
        Ano de conclusão: 2015
    • Doutorado:
      • Curso: Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Escola Nova Lourenço Castanho:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2011 ).
        Outras informações: Professor
    • Escola de Teatro Recriarte:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2010 ).
        Outras informações: Professor
    • Teatro Escola Macunaíma:
      • Tipo de vínculo: Livre (2004 - 2006 ).
        Outras informações: Professor
    • Escola de Arte Dramática:
      • Tipo de vínculo: Livre (1999 - 1999 ).
        Outras informações: Professor Estagiário
    • Colégio Friburgo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - 2007 ).
        Outras informações: Professor
    • Colégio Emilie de Villeneuve:
      • Tipo de vínculo: Livre (2002 - 2005 ).
        Outras informações: Professor
    • Teatro Intenso:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2013 ).
        Outras informações: Diretor Artístico do grupo Teatro Intenso. Desenvolve atividades de criação artística de espetáculos e ministra curso de preparação de atores.
        Outras informações: Diretor Artístico e Professor
    • Colégio Dr. Alfredo Castro:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2012 ).
        Outras informações: Professor autônomo
    • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2015 ).
        Outras informações: 2013 - 2016: Membro do Grupo de Pesquisa Linguagem, Identidade e Memória coordenado pela Prof.(a) Dr.(a) Elisabeth Brait (LAEL/PUC).
        Outras informações: Bolsista de mestrado - CNPq
    • Teatro Ventoforte:
      • Tipo de vínculo: Livre (1995 - 1996 ).
        Outras informações: Ator
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).
        Outras informações: 2013 - Atual: Membro do Grupo de Pesquisa Estudos Sobre Samuel Beckett, coordenado pelo Prof. Dr. Fábio de Souza Andrade (DTLLC/FFLCH/USP). 2017 - Atual: Membro do Centro de Pesquisa em Experimentação Cênica do Ator - CEPECA, coordenado pelos Profs. Drs. Armando Sérgio da Silva e Eduardo Tessari Coutinho (CAC/ECA/USP).
        Outras informações: Bolsista de doutorado - FAPESP