Não autenticado |

Lucas Henrique Lima Vecchi

    • Mestre em Literatura Portuguesa pela Universidade de São Paulo (2022), orientado pelo Prof. Dr. Helder Garmes. Bacharel (2018) e licenciado (2019) em História pela Universidade de São Paulo. Durante o mestrado obteve financiamento institucional da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (N.º de processo 2019/07975-3), e estudou a obra do autor Adeodato Barreto e a literatura de língua portuguesa em Goa, relacionando tal obra com o movimento de independência da Índia. É pesquisador associado do projeto temático ?Pensando Goa: uma peculiar biblioteca em língua portuguesa? e participou de uma viagem de pesquisa em Goa (2020), também recebendo financiamento da FAPESP (processo 2014/15657-8). Atualmente atua como professor de história no ensino fundamental anos finais e no ensino médio para o setor privado de educação.

       

      Links:    

    • VECCHI, LUCAS HENRIQUE LIMA ; BRAGA, DUARTE NUNO DRUMOND . O humanismo oriental de Adeodato Barreto e o contexto político internacional dos anos 30 VIA ATLÂNTICA , v. 1 , p. 63 - 79 , 2019. ISSN: 23178086.
    • VECCHI, L. H. L. . Civilização hindu de Adeodato Barreto e a forma do Ensaio. A pesquisa em Literatura Portuguesa Homenagem ao Prof. Francisco Maciel Silveira, v. 1, p. 378 - 401, 2020.
    • VECCHI, L. H. L. . O ensaio do goês Adeodato Barreto e de Rabindranath Tagore. 2020 (Seminário)
    • VECCHI, L. H. L. . Civilização hindu de Adeodato Barreto e a forma ensaística. 2019 (Seminário)
    • VECCHI, L. H. L. . Civilização hindu by Adeodato Barreto: Questions about European Religiosity and Identity. 2020 (Simposio)
    • NASCIMENTO, S. S. ; VECCHI, L. H. L. ; CORAZZA, N. ; DAMASCENO, S. . Seminário Butantã em cena: Diálogos entre bairro e universidade. 2016 (Laboratório do Núcleo de Antropologia Urbana da USP)
    • Nome do projeto: Goa e os escritores de língua portuguesa - séculos XIX ao XXI (2017 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: VECCHI, L. H. L. .
      Descrição: O objetivo desta pesquisa é realizar o levantamento mais exaustivo possível acerca de escritores de língua portuguesa de origem não goesa que trataram de Goa entre os séculos XIX e XXI. A intenção do projeto é identificar o quanto aquela colônia portuguesa, depois Estado indiano, foi objeto de interesse dos escritores de língua portuguesa não oriundos de Goa. O projeto privilegiará aquelas obras que têm em Goa seu cenário principal ou que estejam centradas em algum aspecto de sua cultura. Com o referido levantamento, pode-se ter a medida do quanto Goa foi objeto literário de escritores língua portuguesa e de que formas foi predominantemente representada. Pesquisa de Iniciação Científica vinculada ao Projeto Temático Pensando Goa ? Universidade de São Paulo.
    • Nome do projeto: Humanidades Espaciais: a Biblioteca Digital de Cartografia Histórica da USP (2014 - 2015
      Natureza: Extensao
      Integrantes: VECCHI, L. H. L. , KANTOR, I. .
      Descrição: Em 2009, o Laboratório de Estudos de Cartografia Histórica (Cátedra Jaime Cortesão FFLCH) lançou o site da Biblioteca Digital de Cartografia onde, desde então, vêm sendo disponibilizados mapas em alta resolução pertencentes à coleção de mapas do Instituto de Estudos Brasileiros (www.mapashistoricos.usp.br). O SITE, contudo, é apenas uma das iniciativas que visam preparar pesquisadores habilitados para o tratamento da documentação cartográfica em suas múltiplas modalidades, técnicas e suportes. O projeto prevê, portanto, dar sequencia às linhas de pesquisa relacionadas com: 1) a presença de mapas antigos nos livros didáticos de história e geografia, 2) o uso de softwares de georeferenciamento na construção de mapas históricos temáticos e 3) pesquisa dos contextos de produção, impressão, circulação e consumo dos mapas.
    • Nome do projeto: Cidade, corpo, etnografia: aproximações entre a Cidade Universitária e o Butantã (2015 - 2016
      Natureza: Extensao
      Integrantes: VECCHI, L. H. L. , NASCIMENTO, S. S. , SILVA, W. R. , CORAZZA, N. , DAMASCENO, S. .
      Descrição: O projeto ?Cidade, corpo, etnografia? está inserido nas atividades de ensino, pesquisa e extensão do Laboratório do Núcleo de Antropologia Urbana (NAU), que reúne docentes e estudantes de graduação e pós-graduação em diferentes áreas temáticas no campo da antropologia urbana: lazer, religião, corpo, deficiência, a presença indígena em cidades, migrações, entre outras. Com o intuito de conciliar pesquisa e extensão, o projeto pretende aproximar as investigações desenvolvidas no NAU com o espaço urbano da Cidade Universitária e realizar mapeamentos etnográficos que possam colaborar para a compreensão dos bairros localizados no entorno do campus (como Jardim São Remo, Jardim Rizzo, Butantã, Vila Gomes, etc.). Nos últimos anos, tem-se observado um aumento de manifestações de violência dentro do campus que, de certo modo, indica tensões e descompassos entre o ambiente interno e externo. Assim, busca-se, de forma embrionária, compreender como as relações entre bairro e USP tem se configurado para, posteriormente, propor ações de aproximação entre ambos. Esta proposta inspira-se também no programa institucional ?Avizinhar? (1998 ? 2005), que realizou ações educativas com crianças e adolescentes no espaço do Campus. Desde a década de 1980, o NAU desenvolve pesquisas e ações de extensão na cidade de São Paulo mas não teve a oportunidade, até o momento, de realizar etnografias a partir da área do entorno do campus que, atualmente, abriga centenas de estudantes, repúblicas, espaços de lazer, escolas, associações, favelas, condomínios, enfim, uma complexidade de equipamentos urbanos e coletivos que merecem ser analisados sob a ótica da antropologia. Pretende-se realizar investigações a partir de três eixos temáticos: lazer e tempo livre; corpo e gênero; espaço e territorialidade. Estas pesquisas serão realizadas em parceria com o Museu do Futebol, que participará dos mapeamentos etnográficos, da realização das oficinas e da divulgação e documentação das informações coletadas.
    • Nome do projeto: Adeodato Barreto e sua relação com a literatura goesa de língua portuguesa. (2018 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: VECCHI, L. H. L. .
      Descrição: Este projeto tem por objetivo analisar os críticos, historiadores e ensaístas que escreveram sobre Adeodato Barreto (1905-1937), buscando entender como eles conceberam o escritor no âmbito da história literária e cultural portuguesa. Adeodato Barreto foi um escritor nascido em Goa, na Índia, durante o período colonial, mas estudou e viveu muitos anos em Portugal, onde escreveu praticamente toda sua obra, composta de ensaios e poemas. Além de contribuições em publicações periódicas, sua obra foi organizada e publicada postumamente. Há poucos trabalhos que abordam o autor como objeto principal. A maioria dos estudos analisa Barreto e sua obra a partir de um grupo maior de escritos, tomando-o como mais um expoente de uma geração. Em geral, Barreto é enquadrado dentro da corrente literária conhecida como indianismo goês, mas também é pensado como um autor ligado ao que se designa como orientalismo português. Nosso intuito é identificar a imagem até agora delineada por seus comentadores do ?autor? Adeodato Barreto.
    • Nome do projeto: Pensando Goa: (2014 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: VECCHI, L. H. L. , MADEIRA, V. S , FESTINO, Cielo Griselda , GARMES, H. .
      Descrição: Descrição: Este projeto tem por objetivo analisar a obra Civilização hindu (1935) de Adeodato Barreto (1905-1937), na busca de compreender suas concepções literárias e culturais e sua relação com o contexto sócio-político da época. Nascido em Goa, antiga colônia portuguesa na Índia, viveu em Portugal durante a década de 1920 e 1930, onde escreveu a maioria de seus trabalhos. Civilização hindu é um livro que expressa e defende a cultura da Índia milenar. O autor escreveu esse trabalho vivendo no país que colonizou e subjugou Goa, mas que, naquela altura, se interessava pelas tradições indianas, ainda que na chave do orientalismo de que fala Edward Said. O presente estudo se propõe a discutir como a dimensão estético-literária do livro se relaciona com sua dimensão política, já que defender a tradição indiana e nomeadamente hindu na língua e no território do colonizador gerou um conjunto de contradições que precisou ser superado.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
    • Nome do projeto: CIDADES-TRANS: aproximações etnográficas e políticas no Butantã (2016 - 2016
      Natureza: Extensao
      Integrantes: VECCHI, L. H. L. , NASCIMENTO, S. S. , CORAZZA, N. , DAMASCENO, S. , IACHINSKI, M. , MARTINS, A. .
      Descrição: Este projeto pretende dar continuidade às atividades de extensão ?Corpo, cidade, etnografia: aproximações entre o Butantã e a Cidade Universitária?, desenvolvidas entre 2015 e 2016, que tiveram como propósito realizar um mapeamento inicial sobre as formas de lazer, movimentos artísticos, religiosidades e modos de circulação na região do Butantã, especificamente na área do entorno do campus da Cidade Universitária. A partir desse mapeamento, nesta próxima etapa das atividades, será dada atenção especial ao bairro conhecido como City Butantã e às mulheres e travestis que, historicamente, ocupam seu território e marcam sua passagem no bairro a partir dos mercados do sexo. Esta proposta faz parte das ações desenvolvidas no Laboratório do Núcleo de Antropologia Urbana (LabNAU) da Universidade de São Paulo (USP), conciliando pesquisas acadêmicas com atividades de intervenção social. A proposta é, primeiramente, apreender a complexidade deste cenário na região e, posteriormente, pensar, com as interlocutoras, em projetos que possam ser de interesse para elas, como temáticas na área da saúde, política, violência de gênero, etc.
    • Graduacao:
      • Curso: História
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2018
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Literatura Portuguesa)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2022
  • Atuação Profissional: 3
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - 2017 ).
        Outras informações: Bolsista FAPESP - Iniciação Científica
    • Pré-vestibular Núcleo de Consciência Negra:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2019 ).
        Outras informações: Professor Voluntário no cursinho popular do Núcleo de Consciência Negra na USP
        Outras informações: Professor
    • Colégio Renovação:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2021 - Atual ).
        Outras informações: Leciona disciplinas de História e Atualidades aos alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, bem como às turmas do Pré-vestibular e dos Itinerários Formativos. Denota habilidade na criação de aulas que atendem as diretrizes da BNCC, proposta pedagógica e metodologia adotada pela instituição, bem como perfil das turmas/alunos. Ministra aulas criativas e dinâmicas apresentando o conteúdo de forma estratégica por meio de situações do cotidiano/atualidades e/ou recursos lúdicos e digitais para despertar a curiosidade; igualmente incita os alunos à exposição de seus conhecimentos, ideias e percepções enquanto acolhe, sistematiza e correlaciona suas produções com fontes documentais e debates pedagógicos priorizando a construção de um conhecimento consolidado e aplicável à vida. Apresenta desenvoltura com aulas invertidas, rotação por estação, storytelling, jogos, dinâmicas, bem como utilização de histórias em quadrinhos, imagens, aplicativos, textos, vídeos e plataformas digitais que servem como recursos auxiliares para tornar a aprendizagem envolvente e significativa. Promove competição de conhecimentos históricos entre os alunos do Ensino Fundamental. Prepara alunos para avaliações internas e externas (ENEM e Vestibulares). Atua em projetos disciplinares e interdisciplinares, dentre eles destacam-se respectivamente o de pesquisa e iniciação científica, bem como o preparatório para Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB).
        Outras informações: Professor de História e Humanidades