Não autenticado |

Samira dos Santos Ramos

    • Mestra em Letras pelo Programa de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2016), possui especialização em Arte Educação pelo SENAC (2023); em Ensino de Filosofia no Ensino Médio pela Universidade Federal de São Paulo (2018); em Ética, Valores e Cidadania na Escola, pela Universidade de São Paulo (2013) e Licenciatura em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Inglesa e suas respectivas Literaturas, pela Faculdade Diadema (2010). Sua pesquisa concentra-se em Estudos Comparados de Literatura; Literatura Infantil/Juvenil e Sociedade; Estudos de Gênero; Relações Étnico-raciais e Educação. É membro do NEABI IFMG campus Bambuí. Atua como professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Minas Gerais. É coordenadora da Especialização Lato Sensu em Educação para Relações Étnico-raciais no IFMG - campus Bambuí. Doutorado em andamento na Universidade de São Paulo (USP).

       

      Links:    

    • Arte e interseccionalidade
    • Estudos de gênero e raça
    • SILVA, E. L. S. ; GUIMARAES, M. A. ; RAMOS, S. S. . FRONTEIRA PLURAL: tratado antirracista, representações e resistências em Mato Grosso NUMDI - IFMT - Volume 1. Curitiba : https://editoracrv.com.br/produtos/detalhes/35764-fronteira-plural-brtratado-antirracista-representacoes-e-resistencias-em-mato-grosso-br-colecao-numdi-relacoes-etnico-raciais-e-de-fronteira-brvolume-1, 2021 . 326p. ISBN: 9786558686354.
    • RAMOS, SAMIRA DOS SANTOS . Aço mais brando que a seda LITERARTES , v. 1 , p. 188 - 205 , 2020. ISSN: 23169826.
    • RAMOS, S. S. ; POMIN, F. ; VIDAL, L. M. M. ; MENDES, W. R. . 'Como não adiantar o fim do mundo?: Educação em tempos de pandemia AlembrA , v. 2 , p. 52 - 69 , 2020. ISSN: 25962671.
    • RAMOS, S. S. . Uma, duas, três princesas de Ana Maria Machado: a jornada feminina da torre à rua REVISTA CRIOULA (USP) , v. , p. 320 - 336 , 2017. ISSN: 19817169.
    • POMIN, F. ; RAMOS, SAMIRA DOS SANTOS ; MENDES, W. R. . Educação para as relações étnico-raciais no Ensino Médio: o olhar dos alunos. Educação, tecnologia e inclusão: valorização do aluno e trabalho pedagógico, v. , p. 249 - 267, 2023.
    • RAMOS, S. S. . Por ar, água e terra: uma jornada para ser inteira no Brasil.. A casa que me espera: relatos e memórias de docentes do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico distribuídos pelo Brasil, v. 1, p. 19 - 28, 2021.
    • RAMOS, S. S. . PROBLEMAS DE UMA LITERATURA INFANTIL NEGRA. FRONTEIRA PLURAL: tratado antirracista, representações e resistências em Mato Grosso NUMDI - IFMT - Volume 1, v. 1, p. 230 - 250, 2021.
    • RAMOS, S. S. . Oficina de pensamento no Ensino Médio: a estética em A hora da estrela, de Clarice Lispector. Abordagens do texto em sala de aula, v. 1, p. 175 - 190, 2019.
    • RAMOS, S. S. . IDENTIDADE NACIONAL E A MASCULINIDADE NA CONSTITUIÇÃO DA LITERATURA JUVENIL BRASILEIRA. In: XVIII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIC , 2023 , Salvador. Programa e Caderno de Resumos Comunicações e Pôsteres XVIII Congresso Internacional ABRALIC. on-line : ABRALIC, 2023. p. 363 - 364.
    • RAMOS, S. S. . SOBRE ARREPIOS, BORBOLETAS, TRANCAS E TROCAS: UM ESTUDO SOBRE O AMOR NA LITERATURA INFANTIL BRASILEIRA. In: XVI Congresso Internacional da ABRALIC , 2019 , Brasília. ANAIS ELETRÔNICOS DO XVI CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC 2019 ? BRASÍLIA. : , 2019. p. 1253 - 1258.
    • REZENDE, L. G. M. ; RAMOS, S. S. ; SOUSA, C. F. . Artes e culturas negras e indígenas: descortinando as teorias de gênero e raça. In: II Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão (JENPEX): O papel da escola no desenvolvimento sustentável na região do Araguaia , 2018 , Confresa. Anais II Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão (JENPEX) - O papel da escola no desenvolvimento sustentável na região do Araguaia. Confresa : , 2018.
    • RAMOS, S. S. . Retratos de princesas pelas lentes de Flávio de Souza e Paulo Ricardo Dantas. In: Seminário de Literatura Infantile Juvenil / Seminário Internacional de Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária , 2017 , Florianópolis. Anais [do] 7º. Seminário de Literatura Infantil e Juvenil [de Santa Catarina] ? SLIJ. Florianópolis : UFSC; UNISUL, 2017. p. 883 - 891.
    • RAMOS, S. S. ; SOUSA, C. F. . RIO QUE CRUZA, RIO QUE DESCE: LUTA E PERMANÊNCIA NO ARAGUAIA-XINGU. Confresa : Instituto Federal de Mato Grosso , 2019 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • RAMOS, S. S. ; SOUSA, C. F. . Casaldáliga e o Araguaia: um casamento que gerou frutos eternos. Confresa : Instituto Federal de Mato Grosso , 2019 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • RAMOS, S. S. . Sapatos que incomodam: Masculinidades, poder e relutância em Lygia Bojunga. 2023 (Comunicacao)
    • RAMOS, S. S. . Sapatos que nos cabem: diversidade sexual e literatura juvenil na escola. 2023 (Comunicacao)
    • RAMOS, S. S. . Identidade nacional e a masculinidade na constituição da literatura juvenil brasileira. 2023 (Comunicacao)
    • POMIN, F. ; MENDES, W. R. ; RAMOS, S. S. . Desafios na Educação para as relações étnico-raciais em Mato Grosso no âmbito do projeto integrador Como não adiantar o fim do mundo. 2021 (Congresso)
    • RAMOS, SAMIRA DOS SANTOS . Racismo, Gênero e Interseccionalidades. 2020 (Seminário)
    • RAMOS, S. S. . Racismo e linguagens: A mão preta que escreve o mundo - do cânone à marginalidade. 2020 (Seminário)
    • RAMOS, S. S. . Literatura Infantil Negra - revisitando o papel do professor. 2020 (Conferência)
    • RAMOS, S. S. . Minicurso - Jogos teatrais: a arte para pensar o mundo. 2019 (Outra)
    • RAMOS, S. S. . Sobre arrepios, borboletas, trancas e trocas: um estudo sobre o amor na literatura infantil brasileira. 2019 (Comunicacao)
    • RAMOS, S. S. ; SOUSA, C. F. ; REZENDE, L. G. M. . Artes e culturas negras e indígenas: descortinando as teorias de gênero e raça. 2018 (Comunicacao)
    • RAMOS, S. S. . Minicurso - Teoria e Técnica Teatral. 2018 (Outra)
    • RAMOS, S. S. . A princesa esperada: representações do feminino na literatura infantil. 2017 (Comunicacao)
    • RAMOS, S. S. . Entre a espera e a jornada: a representação do feminino na literatura infantil brasileira. 2018 (Comunicacao)
    • RAMOS, S. S. . Entre a espera e a jornada: as representações do feminino na literatura infantil brasileira como metáfora social. 2016 (Comunicacao)
    • RAMOS, S. S. . Retratos de Princesas pelas lentes de Flávio de Sousa e Paulo Ricardo Dantas. 2016 (Comunicacao)
    • RAMOS, S. S. . O conto popular e a Arte de Contar Histórias. 2014 (Conferência)
    • CUNHA, Maria Zilda ; VALENZUELA, Sandra Trabucco. ; MABELINI, Ecila Lira ; RAMOS, S. S. . II Encontro Nacional de Produções Literárias e Culturais para Crianças e Jovens. 2015 (Universidade de São Paulo)
    • CUNHA, Maria Zilda ; RAMOS, S. S. ; MABELINI, Ecila Lira . Lançamento do livro Tecendo Literatura: entre vozes e olhares (Editora Humanitas). 2015 (Universidade de São Paulo)
    • RAMOS, S. S. . I Feira Literária do IFMT - campus Confresa: leituras existentes, possíveis e necessárias. 2018 (Instituto Federal do Mato Grosso - campus Confresa)
    • RAMOS, S. S. . II Festival de Música e Mostra de Arte e Cultura do IFMT - campus Confresa. 2018 (Instituto Federal do Mato Grosso - campus Confresa)
    • RAMOS, S. S. . II Semana Integrada da Consciência Negra - Por um IFMG antirracista. 2022 (IFMG)
    • POMIN, F. ; RAMOS, S. S. ; MENDES, W. R. . II SEMERER - Seminário para as relações étnico-raciais. 2021 (Instituto Federal de Mato Grosso)
    • RAMOS, S. S. . HABILIDADES E COMPETÊNCIAS BÁSICAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II. 2013 (Prefeitura Municipal da Estância Balneária de Itanhaém)
    • RAMOS, S. S. . Contação de Estória. 2007 (Faculdade Diadema)
    • RAMOS, SAMIRA DOS SANTOS . Literatura infantil: leitores e mediação de leitura. 2022 (Centro de Línguas do Instituto Federal de Minas Gerais - campus Bambuí)
    • RAMOS, S. S. . Cultura popular. 2005 (Programa Ação Compartilhada)
    • RAMOS, S. S. . Conta, Reconta, Faz de Conta. 2010 (Oficina Cultural Juan Serrano)
  • Relatório de Pesquisa: 2
    • RAMOS, S. S. ; PAIVA, W. M. C. L. ; SOUZA, B. P. E. ; ROCHA, M. M. . Ética e Cidadania: Um estudo da relação entre a representação e a prática no ambiente escolar. 2011
    • RAMOS, S. S. ; PAIVA, W. M. C. L. ; SOUZA, B. P. E. ; ROCHA, M. M. . Direitos Humanos e Democracia: uma reflexão de problemáticas encontradas na escola estadual Olga Fonseca. 2012
    • RAMOS, S. S. . Educação para as relações étnicos-raciais. 2023 (Apostila)
    • Nome do projeto: ARTES E CULTURAS NEGRA E INDÍGENAS: DESCORTINANDO AS TEORIAS DE GÊNERO E RAÇA (2017 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RAMOS, S. S. .
      Descrição: O projeto busca trazer para os espaços escolares discussões voltadas para as questões culturais e identitárias do povo brasileiro, pois é de suma importância para o conhecimento de si e do outro enquanto cidadão que se conhece, valorize, e respeite, independentemente de qualquer etnia, ou grupos. O Objetivo deste projeto é proporcionar momentos de estudos coletivos, sobre artes e culturas afro, africanas e indígenas por meio de oficinas e jogos teatrais. Além da perspectiva de abrangência maior sobre a temática, pretende-se criar um grupo de teatros sobre a temática em foco. Assim contempla momentos de: leituras; Sessão vídeos/filmes; teatro. Acreditamos no desempenho das atividades na perspectiva interdisciplinar com envolvimento das disciplinas das ciências humanas. Como resultado, além do conhecimento e sensibilização quanto a minimização de estereótipos sobre a diversidade cultural existente, pretendemos realizar momentos expositivos no campus.
    • Nome do projeto: Da Solidão à Solidariedade: prevenindo a violência emocional na escola (2019 - 2019
      Natureza: Extensao
      Integrantes: RAMOS, S. S. .
      Descrição: Projeto de extensão que visou desenvolver na comunidade escolar atenção à saúde emocional dos estudantes.
    • Nome do projeto: A INFLUÊNCIA DA APARÊNCIA DA MULHER NEGRA JOVEM NA INSERÇÃO DO MERCADO LABORAL: ENTRE A DIFICULDADE E O ASSÉDIO (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RAMOS, S. S. , POMIN, F. .
    • Nome do projeto: A ARTE TEATRAL COMO ESTRATÉGIA DE DESCONSTRUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS E PRECONCEITOS RACIAIS E DE GÊNERO (2019 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: RAMOS, S. S. , SOUSA, C. F. , REZENDE, L. G. M. , ARAUJO, T. A. L. .
      Descrição: O Objetivo deste projeto é proporcionar momentos de estudos coletivos, sobre artes e culturas afro, africanas e indígenas por meio de oficinas e jogos teatrais. Além da perspectiva de abrangência maior sobre a temática, pretende-se criar um grupo de teatros sobre a temática em foco.
    • Nome do projeto: Teastral (2021 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: RAMOS, S. S. .
      Descrição: Projeto de Artes cênicas no campus de Bambuí
    • RAMOS, S. S. . ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS VOLTADAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. 2018 - Revisão linguística
    • RAMOS, S. S. . Anais da I Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão (JENPEX), 16 e 17 de novembro de 2017, Confresa - MT. 2017 - Revisão linguística
    • Graduacao:
      • Curso: Letras - licenciatura em Língua Portuguesa e Ingl
        Nome da Instituição: Faculdade Diadema - UNIESP
        Título: A Literatura Discursiva no Poema Tabacaria, em Fernando Pessoa
        Ano de conclusão: 2010
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Est.Comp. de Liter. de Língua Portuguesa)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2016
    • Doutorado:
      • Curso: Doutorado em Letras
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Centro Universitário Senac
        Ano de conclusão: 2023
      • Nome da Instituição: Universidade Federal de São Paulo
        Ano de conclusão: 2018
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2013
    • Governo do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2013 ).
        Outras informações: Professora PEB II
    • Instituto Agires:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2008 - 2010 ).
        Outras informações: Arte Educadora
    • Pref. Munic. Estância Balneária de Peruíbe:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2013 - 2017 ).
        Outras informações: Professora PEB II
    • Prefeitura Municipal da Estância Balneária de Itanhaém:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2015 - 2017 ).
        Outras informações: Professor PEB III
    • Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2017 - 2021 ).
        Outras informações: Professor EBTT - Português/Literatura
    • AlembrA:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
    • Universidade do Estado de Mato Grosso:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2018 - 2018 ).
        Outras informações: Professor visitante
    • Instituto Federal Minas Gerais:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2021 - Atual ).
        Outras informações: Professor EBTT
    • REVISTA PRÁTICA DOCENTE:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - 2018 ).