Não autenticado |

Tais Rodrigues Pereira Magalhães

    • Graduada em Ciências Sociais e mestranda em Sociologia pela Universidade de São Paulo, com pesquisa vinculado ao Projeto Temático "A gestão do conflito na produção da cidade contemporânea: o caso paulista" (FAPESP). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da violência, da punição e urbana. Atualmente é analista pleno de atendimento e planejamento no IBOPE Inteligência, atuando na área de pesquisas de opinião pública.

       

      Links:    

    • MATIOLLI, T. ; MAGALHÃES, T. R. P. . Segurança e Controle Social no Rio de Janeiro e em São Paulo: as UPPs e a Operação Saturação. In: Congresso da Associação Latino-americana de Sociologia , 2013 , Santiago. Congresso da Associação Latino-americana de Sociologia. : , 2013.
    • MAGALHÃES, T. R. P. ; OLIVATO, A. . A 'segurança cidadã': os casos de São Paulo e Bogotá. In: V Congresso Latino Americano de Opinião Pública da Wapor - Opinião Pública, Polarização e Cidadania , 2012 , Bogotá. V Congresso Latino Americano de Opinião Pública da Wapor - Opinião Pública, Polarização e Cidadania. : , 2012.
    • Nome do projeto: A gestão do conflito na produção da cidade contemporânea: a experiência paulista (2014 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MAGALHÃES, T. R. P. , TELLES, V. S. , FELTRAN, G. S. , SOUZA, L. A. F. , ALVAREZ, M. C. , TEIXEIRA, A. , GRILLO, C. C. , MALVAZZI, P. , HIRATA, D. , SALLA, F. , MINHOTO, L. D. , BARROS, R. A. L. .
      Descrição: Tomando como referência empírica mudanças urbanas recentes ocorridas em São Paulo, capital e cidades do interior, este projeto pretende investigar os diferentes nexos que articulam processos de gestão dos espaços urbanos, governo das populações, instituição de dispositivos securitários e criação de novos mercados, bem como os campos de conflito que se configuram em torno dessas formas de controle e gestão dos espaços urbanos. A análise enfatiza a tendência à adoção de estratégias crescentemente militarizadas de gestão de espaços e territórios urbanos considerados de risco. Essas estratégias estão estreitamente relacionadas a uma expansiva policialização de condutas e ao desenvolvimento de dispositivos jurídicos de exceção. Ao debruçar-se sobre as mudanças que hoje redefinem o funcionamento dos mercados ilegais e informais da cidade, as operações securitárias de intervenção em espaços urbanos e os impactos decorrentes da política de encarceramento em massa, a investigação busca compreender a face atual desse processo de gestão militarizada de espaços urbanos. Sem desconhecer as práticas e as tradições que plasmaram uma concepção militarizada de segurança pública no Brasil, o que importa assinalar é o possível engate contemporâneo entre esse padrão histórico de controle social militarizado e as tendências que impulsionam um urbanismo militar de novo tipo. Desse ponto de vista, trata-se de refletir sobre os desafios que o reforço recíproco entre esses processos ? a um tempo locais e globais ? põem para a compreensão da face política das configurações urbanas recentes, bem como das modalidades de conflito e contra-condutas emergentes e que entregam os sinais de uma cartografia política da cidade, que nos interessa reconstruir ao longo das pesquisas contempladas pelo projeto.
    • Graduacao:
      • Curso: Ciências Sociais
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2011
    • Mestrado:
      • Curso: Sociologia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
  • Atuação Profissional: 7
    • Instituto São Paulo Contra a Violência:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2008 ).
        Outras informações: Atendente
    • Núcleo de Estudos da Violência da USP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2009 ).
        Outras informações: Auxiliar de Pesquisa
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2010 ).
        Outras informações: Políticas de Segurança Pública: Novas ou Velhas Práticas? A pesquisa teve por objetivo analisar transformações recentes na área da segurança pública e do controle social, tomando por objeto de estudo um programa implementado em São Paulo, que leva o nome de Operação Saturação, em conexão com um outro, denominado Virada Social. Com o propósito programático de superar a anterior ênfase exclusiva na repressão violenta ao crime, essas são políticas que parecem ser regidas por concepções novas em matéria de segurança e controle social, em sintonia com tendências verificadas ou em curso em outros países, voltadas à gestão dos riscos em áreas de vulnerabilidade social, por meio de intervenções territorialmente focalizadas e em conjunção com programas sociais. A pesquisa buscou verificar o modo como essas novas concepções se efetivam concretamente, levando em conta a longa história de violência policial e criminalização da pobreza, uma tradição persistente e viva no cenário brasileiro. Trata-se então de saber até que ponto e sob quais modalidades essas novas concepções se acomodam e se redefinem em sua interação com práticas persistentes de arbítrio e violência policial.
        Outras informações: Pesquisador
    • Ibope Pesquisa de Mídia:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2011 ).
        Outras informações: Programa de estágio IBOPE- job rotation pelas empresas Millward Brown Brasil, IBOPE Mídia e IBOPE Inteligência.
        Outras informações: Estágio
    • IBOPE Inteligência:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - Atual ).
        Outras informações: Analista do Núcleo de Opinião Pública e Política
        Outras informações: Analista Pleno de Atendimento e Planejamento
    • Primeiros Estudos - Revista de Graduação em Ciências Sociais:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2011 ).
    • Open Society Foundation:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2015 ).
        Outras informações: Pesquisa avaliação do programa de Braços Abertos, da Prefeitura de São Paulo. Trabalho de campo da etapa quantitativa da pesquisa de avaliação.
        Outras informações: Pesquisador de campo