Não autenticado |

Ewelter de Siqueira e Rocha

    • Professor do Curso de Música da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Professor do Programa de Pós-graduação em Artes do Instituto Federal do Ceará - IFCE, graduado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará, graduação em Música pela Universidade Estadual do Ceará, mestre em Etnomusicologia pela Universidade Federal da Bahia e doutor em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo - USP. Possui uma produção acadêmica abrangendo os campos da Etnomusicologia e da Antropologia Visual. Atualmente desenvolve pesquisas abordando a estética do sagrado e as performances musicais relativas ao catolicismo popular nordestino, procurando relacionar sonoridades (música, paisagem sonora e fala), corpo (fisionomia, postura e indumentária) e iconografia religiosa (altares caseiros, retratos e objetos). Utiliza a fotografia e o filme etnográfico como métodos e fontes de pesquisa. Com músico, desenvolve trabalhos na área de composição de trilhas musicais, design sonoro e pós-produção de áudio. Integra a equipe de pesquisadores do grupo PAM - Pesquisa em Antropologia Musical (USP), do grupo IMAGO - Pesquisa em Cultura Visual, Espaço, Memória e Ensino (URCA), e do GRAVI - Grupo de Antropologia Visual (LISA-USP).

       

      Links:    

    • ROCHA, E. S. E. . Era um corpo de Mulher... GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia , v. 1 , p. 210 - 213 , 2016. ISSN: 25253123.
    • ROCHA, E. S. E. . Por uma poética da cultura: a estética do sagrado em Juazeiro do Norte Revista do Colóquio de Arte e Pesquisa do PPGA-UFES , v. 5 , p. 105 - 122 , 2015. ISSN: 23583169.
    • ROCHA, E. S. E. . Cantar para sofrer: lamentos fúnebres no nordeste do Brasil Pacific Review of Ethnomusicology , v. 15 , p. 1 - 15 , 2010. ISSN: 21517045.
    • ROCHA, E. S. E. . "Deus me livre de cantar essas coisas" Iluminuras (Porto Alegre) , v. 11 , p. 1 - 12 , 2010. ISSN: 19841191.
    • ROCHA, E. S. E. . Imagem-som-movimento: a música e o fluxo de consciência em "As Horas" Tendências (Crato) , v. maio , p. 18 - 26 , 2007. ISSN: 16779460.
    • ROCHA, E. S. E. . Cantar os mortos: benditos fúnebres nas sentinelas do Cariri (CE) Revista Anthropológicas , v. 17 , p. 25 - , 2006. ISSN: 15167372.
    • ROCHA, E. S. E. . Música y ritual: la función del canto fúnebre en la sentinela de Carirí Resonancias (Santiago) , v. 1 , p. 43 - 69 , 2005. ISSN: 07173474.
    • ROCHA, E. S. E. . Objeto, imagem e percepção: forma e contemplação dos altares do Horto. A Experiência da Imagem na Etnografia, v. , p. 229 - 244, 2016.
    • ROCHA, E. S. E. . Memória e verossimilhança nos retratos pintados da ladeira do Horto. Entre Arte e Ciência: A Fotografia na Antropologia, v. 1, p. 123 - 141, 2015.
    • ROCHA, E. S. E. . Cantar é saber sofrer:música e penitência em Juazeiro do Norte. Agrupamentos da música tradicional do Cariri cearense, v. 1, p. 63 - 82, 2012.
    • ROCHA, E. S. E. . Música e Sociedade . Jonal O Povo , Fortaleza , 18 nov. 2003.
    • ROCHA, E. S. E. . Convívio Musical . Jonal O Povo , Fortaleza , 18 jul. 2003.
    • ROCHA, E. S. E. . A nossa música . Jonal O Povo , Fortaleza , 19 fev. 2002.
    • ROCHA, E. S. E. ; FONSECA, A. J. B. . Palavras no escuro: percepção auditiva em aulas de musicalização. In: XXII Semana Universitária , 2017 , Fortaleza. Anais da XXII Semana Universitária. : , 2017.
    • ROCHA, E. S. E. ; ARAUJO, F. M. C. . A orquestra de violões como estratégia de ensino e aprendizagem musical. In: XXII Semana Universitária - UECE , 2017 , Fortaleza. Anais da XXII Semana Universitária. : , 2017.
    • ARAUJO, F. M. C. ; ROCHA, E. S. E. ; GIFONI, L. R. . Adaptação de repertório musical: uma prática coletiva com as oficinas de violão, canto coral e flauta doce. In: XXII Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical , 2015 , Natal. Anais do Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical. : , 2015. p. 1 - 16.
    • SILVA NETO, J. D. ; ROCHA, E. S. E. . Contribuições do Coral da Universidade Federal do Ceará à prática de ensino de música na EMEF Mozart Pinto. In: XIII ENCONTRO REGIONAL NORDESTE DA ABEM , 2016 , Teresina. ENCONTRO REGIONAL NORDESTE DA ABEM. : , 2016.
    • ARAUJO, F. M. C. ; ROCHA, E. S. E. . Práticas criativas na educação musical: a composição como quebra-cabeça. In: XIII ENCONTRO REGIONAL NORDESTE DA ABEM , 2016 , Teresina-PI. XIII ENCONTRO REGIONAL NORDESTE DA ABEM. Teresina : ABEM, 2016.
    • SILVA NETO, J. D. ; ROCHA, E. S. E. . A dimensão lúdica na praxis do professor de musicalização da educação infantil. In: ENAPPE , 2016 , Natal. Encontro Nacional de Pesquisas e Práticas em Educação. : , 2016.
    • CATRIB, S. F. ; ROCHA, E. S. E. . A música das palavras: uma reflexão sobre o uso de recursos textuais em aulas de educação musical. In: ENAPPE , 2016 , Natal. Encontro Nacional de Pesquisas e Práticas em Educação. : , 2016.
    • GOMES, D. P. A. ; ROCHA, E. S. E. . A aplicação da lei 11769/08 no município de General Sampaio: percalços e alternativas pedagógicas na prática docente. In: Conferência Internacional de Educação Musical , 2015 , Sobral-CE. Ciems. : , 2015.
    • ROCHA, E. S. E. . Beata, uma santa que não sorri. In: Encontro Internacional de Antropologia Visual - EIAV , 2015 , São Paulo. Encontro Internacional de Antropologia Visual. São Paulo : FFLCH/USP, 2015. p. 339 - 354.
    • SANTOS, B. N. C. ; ROCHA, E. S. E. . Educação Musical e Meio Ambiente: o mar que se ouviu da escola. In: XVII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino , 2014 , Fortaleza. A didática e a prática de ensino nas relações entre escola, formação de professores e sociedade: caderno de resumos: pôsteres e painéis. : , 2014.
    • Cruz, Francisca A. M. G. ; ROCHA, E. S. E. . Sistema Estadual de Bandas de Música: uma investigação acerca de sua relação com as bandas de música do estado do Ceará.. In: Semana Universitária , 2013 , Fortaleza. Socialização do ensino da pesquisa e da extensão. : , 2013.
    • SANTOS, Brena N.C. ; ROCHA, E. S. E. . Etnografia sonora e identidade religiosa: escutando o culto pentecostal. In: Semana Universitária , 2013 , Fortaleza. Socialização do ensino da pesquisa e da extensão. : , 2013.
    • ROCHA, P.G.S. ; ROCHA, E. S. E. . Ensinando a compor: procedimentos pedagógicos baseados no conceito de massa sonora. In: Semana Universitária , 2013 , Fortaleza. Socialização do ensino da pesquisa e da extensão. : , 2013.
    • Santos, L.R.M. ; ROCHA, E. S. E. . Conteúdo curricular e experiência docente: notas sobre o curso de Licenciatura em Música da UECE. In: Semana Universitária , 2013 , Fortaleza. Socialização do ensino da pesquisa e da extensão. : , 2013.
    • Costa, P. S. S. ; ROCHA, E. S. E. . É assim que se canta pro santo: aspectos etnomusicológicos de uma festa de santo. In: XVI Congresso Nacional de Folclore , 2013 , Santa Catarina. Comunidades tradicionais populares, folclore e sustentabilidade.. Santa Catarina : , 2013.
    • LOPES, Sandro M. ; ROCHA, E. S. E. . Improvisando e educando através da Jazz Theory: jogos musicais nas aulas de contrabaixo. In: I Conferência Internacional de Educação Musical de Sobral - CIEMS , 2013 , Sobral. Educação Musical do Brasil e no Mundo: reflexões e ressonâncias. : , 2013.
    • SANTOS, Brena N.C. ; ROCHA, E. S. E. . Escutando a praia: cooperação entre Ecologia Acústica e Educação Musical. In: I Conferência Internacional de Educação Musical de Sobral - CIEMS , 2013 , Sobral. Educação Musical do Brasil e no Mundo: reflexões e ressonâncias. : , 2013.
    • ROCHA, E. S. E. . Eu não posso ensinar esse canto: identidade musical e constrangimento dos velhos devotos da Ladeira do Horto. In: I Conferência Internacional de Educação Musical de Sobral - CIEMS , 2013 , Sobral. Educação Musical do Brasil e no Mundo: reflexões e ressonâncias. : , 2013.
    • ROCHA, E. S. E. . Biografia da forma: intenção e alegorias sobre um corpo de madeira. In: IV Reunião Equatorial de Antropologia , 2013 , Fortaleza. Saberes Locais e Experiências Transnacionais. : , 2013.
    • ROCHA, E. S. E. . Pequena etnografia do silêncio: cooperações entre Etnomusicologia e Antropologia Visual. In: VI ENABET (Associação Brasileira de Etnomusicologia) , 2013 , João Pessoa. Música e Sustentabilidade. : , 2013.
    • ROCHA, E. S. E. . Figurações do Sagrado: forma e agência nos altares domésticos da Ladeira do Horto. In: XVII Semana Universitária , 2012 , Fortaleza - CE. Encontros de Pesquisadores. : , 2012.
    • ROCHA, E. S. E. . Sobre corpos e silêncios: paisagens interiores da escultura religiosa. In: II SEMINÁRIO DO NÚCLEO DE CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO PAISAGEM: DO PANORAMA AO PERTENCIMENTO , 2012 , Vitória - ES. TRANSPONDO O OLHAR. : , 2012.
    • ROCHA, E. S. E. . Escutando corredores e altares: uma reflexão sobre espaços e sonoridades. In: IX Reunião de Antropologia do Mercosul , 2011 , Curitiba - PR. Cultura, Encontros e Desigualdades. : , 2011.
    • Fernandes, G. F. ; ROCHA, E. S. E. . Cicerópoles em Movimento: representação e experiência nos filmes sobre Juazeiro do Norte. In: 7º Seminário Internacional Imagens da Cultura\Cultura das Imagens , 2011 , São Paulo - SP. Cinema e Sociedade. : , 2011.
    • ROCHA, E. S. E. . Forma e verossimilhança nos altares domésticos da Ladeira do Horto. In: 7º Seminário Internacional Imagens da Cultura\Cultura das Imagens , 2011 , São Paulo - SP. ESPAÇO, MODOS DE VIDA E ANTROPOLOGIA VISUAL. : , 2011.
    • ROCHA, E. S. E. . O sagrado além do verbo: uma doutrina de gestos, música e imagem. In: Anais da 27ª Reunião Brasileira de Antropologia , 2010 , Belém. 27ª Reunião Brasileira de Antropologia. : , 2010.
    • ROCHA, E. S. E. . A estética do sagrado no catolicismo popular de Juazeiro do Norte. In: VIII Reunião de Antropología del Mercosul , 2009 , Buenos Aires. Diversidad y Poder em América Latina. : , 2009.
    • ROCHA, E. S. E. . Música e corporalidade: mimese e expressões do sagrado em Juazeiro do Norte ? CE. In: VIII Reunião de Antropología del Mercosul , 2009 , Buenos Aires. Diversidad y Poder em América Latina. : , 2009.
    • Martins, Marcos ; ROCHA, E. S. E. . Caminhos e rumores da metrópole: uma experiência de imersão através de imagens, sons, volumes e vazios. In: II Colóquio Imago , 2009 , Crato-CE. Anais do 2º Colóquio Imago. : , 2009.
    • ANJOS, F. W. dos ; Fernandes, G. F. ; ROCHA, E. S. E. . A música popular urbana e suas trajetórias na cidade: Cantares e Percursos da Canção Brasileira. In: ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DO CEARÁ ANPUH-CE , 2008 , Quixadá. ANAIS DO XI ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DO CEARÁ ANPUH-CE.. : , 2008.
    • Oliveira, R. Lima de ; ROCHA, E. S. E. . O corpo que vê e pensa: considerações sobre a pedagogia pianística. In: XVII Encontro Nacional da ABEN , 2008 , São Paulo. Diversidade musical e compromisso social:o papel da educação musical. São Paulo : , 2008.
    • ROCHA, E. S. E. . Imagem fílmica e análise de contorno melódico: dois aportes metodológicos para estudar a relação música, corpo e sacrifício. In: IV Encontro Nacional da ABET , 2008 , Maceió. A etnomusicologia e a produção de conhecimento. Maceió : , 2008. p. 197 - 203.
    • ROCHA, E. S. E. ; CARDOSO, C da Costa . Heresia e ressignificação nos benditos do Cariri. In: Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais , 2008 , São Paulo. Anais do IV Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais. São Paulo : , 2008.
    • ROCHA, E. S. E. ; Fernandes, G. F. ; ANJOS, F. W. dos . A imagem fílmica na pesquisa etnomusicológica: contribuições para o estudo da música religiosa. In: XVII congresso da ANPPOM , 2007 , São Paulo. A pesquisa em música e sua interação na sociedade. : , 2007.
    • Fernandes, G. F. ; ROCHA, E. S. E. ; ANJOS, F. W. dos . Paisagens Sonoras em cidade cinemáticas. In: XVII congresso da ANPPOM , 2007 , São Paulo. A pesquisa em música e sua interação na sociedade. : , 2007.
    • ROCHA, E. S. E. . O olhar etnomusicológico: aspectos sobre etnomusicologia e cinema. In: III Encontro Nacional Abet 2006 , 2006 , São Paulo. Universos da Música:cultura, sociabilidade e a política de práticas musicais. : , 2006.
    • ROCHA, E. S. E. . Malogro e Salvação: duas faces do mesmo bendito. In: XVI congresso da ANPPOM - Música em Contexto , 2006 , Brasília/DF. Música em Contexto. : , 2006.
    • ROCHA, E. S. E. . Música e ritual: articulações simbólicas na dimensão salvívica da sentinela do Cariri. In: 1º Encontro nacional de etnomusicologia , 2002 , Recife. Anais do 1º Encontro nacional de etnomusicologia. : , 2002.
    • ROCHA, E. S. E. . Por uma história social da música do Ceará. In: VII Semana Universitária , 2001 , Fortaleza. Anais da VII Semana Universitária. : , 2001.
    • ROCHA, E. S. E. . Sociologia da Religião e Etnomusicologia: um enfoque sobre o catolicismo rústico brasileiro. In: VII Encontro de Pesquisadores da UECE , 2001 , Fortaleza. Anais da VI Semana Universitaria da UECE. : , 2001.
    • ROCHA, E. S. E. . A Música de Sentinela: um estudo sobre a formação do repertório musical do rito fúnebre do sertão do Cariri. In: 53ª Reunião Anual da SBPC - Nação e diversidade , 2001 , Salvador. CD-rom anais/resumos. : , 2001.
    • ROCHA, E. S. E. . Da rua para os palcos: relações insuspeitas entre dança popular e dança teatral. São Paulo : , 2018 (Resenha do livro Dança popular: espetáculo e devoção (de Marianna Monteiro))
    • ROCHA, E. S. E. . Matemática para admissão nos colégios militares do Brasil. Fortaleza : LCR , 2009 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • ROCHA, E. S. E. . Parecer em artigo científico: Proa - Revista de Antropologia e Arte (IFCH - Unicamp). 2018 (Parecer)
    • ROCHA, E. S. E. . Comissão organizadora da mostra de filmes - ABET. 2017 (Outra)
    • ROCHA, E. S. E. . Comitê científico do VIII Encontro da Associação Brasileira de Etnomusicologia. 2017 (Outra)
    • ROCHA, E. S. E. . Parecer em trabalhos submetidos a XXII Semana Universitária (UECE). 2017 (Parecer)
    • ROCHA, E. S. E. . Parecer científico. ILHA ? Revista de Antropologia do PPGAS-UFSC.. 2017 (Parecer)
    • ROCHA, E. S. E. . Avaliação de processo de estágio probatório de Luciana Rodrigues Gifoni. 2017 (Relatorio_tecnico)
    • ROCHA, E. S. E. . Coordenação de Grupo de Trabalho - Arte e Educação (III Seminário de Práticas Educativas Memórias e Oralidades - SEPEMO). 2016 (Outra)
    • ROCHA, E. S. E. . Parecer sobre resumos submetidos à Conferência Internacional de Educação Musical de Sobral - CIEMS. 2017 (Parecer)
    • ROCHA, E. S. E. . Parecer de artigo científico - Revista da Tulha / USP. 2016 (Parecer)
    • ROCHA, E. S. E. . Parecer artigo científico - Revista de Antropologia da USP. 2016 (Parecer)
    • ROCHA, E. S. E. . Coordenação de sessão de trabalhos científicos - Semana do Pibid. 2015 (Outra)
    • ROCHA, E. S. E. ; LANDI, M. S. ; VERISSIMO, E. C. . Análise do processo de estágio probatório do professor Márcio Carvalho Resende. 2015 (Parecer)
    • ROCHA, E. S. E. . Parecer para a revista Cadernos de Campos - USP. 2015 (Parecer)
    • ROCHA, E. S. E. ; BARROSO, R. O. C. ; VERISSIMO, E. C. . Processo de avaliação de ascensão Funcional do professor Alfredo Jacinto de Barros. 2015 (Parecer)
    • ROCHA, E. S. E. . Coordenação de grupo de trabalho - Semana do Pibid. 2014 (Outra)
    • ROCHA, E. S. E. . Parecer - Revista Amazônica. 2013 (Parecer)
    • ROCHA, E. S. E. . Parecer - Concurso ANPOCS de obras científicas e teses. 2013 (Parecer)
    • ROCHA, E. S. E. . Design Sonoro (filme) - Esaú o catador de história (9 min - André Dias). 2011 (Outra)
    • ROCHA, E. S. E. . Design Sonoro (filme) - Amores de Circo (40 min - Ana Lúcia Ferraz). 2009 (Outra)
    • ROCHA, E. S. E. . Design Sonoro (filme) - La do Leste (26 min Rose Satiko e Carolina Café). 2010 (Outra)
    • ROCHA, E. S. E. ; DARCIO, M. . Pós-produção de áudio para o filme documentário Lá do Leste (Rose Satiko e Carolina Café). 2010 (Outra)
    • ROCHA, E. S. E. ; MATTOS, M. . Seleção de Bolsistas - Iniciação Artística. 2007 (Parecer)
    • ROCHA, E. S. E. ; MATTOS, M. . Seleção de Bolsistas - Iniciação Artística. 2006 (Parecer)
    • ROCHA, E. S. E. . Masterização de som direto - Vídeo Arte "Colabore" - Mauricio Taveira. 2009 (Outra)
    • ROCHA, E. S. E. . Parecer Ad Hoc Revista Três Pontos - UFMG. 2009 (Parecer)
    • Fernandes, G. F. ; ROCHA, E. S. E. . Projeto do Laboratório de Audiovisual da Universidade Regional do Cariri. 2007 (Elaboracao_de_projeto)
    • ROCHA, E. S. E. . Projeto e implantação do Laboratório de Música Eletroacústica da UECE. 2007 (Elaboracao_de_projeto)
    • ROCHA, E. S. E. . Os olhos do morto: verdade e imaginação na fotopintura. 2018 (Conferência)
    • ROCHA, E. S. E. . Roda de conversa sobre Antropologia Visual no Ceará. 2016 (Conferência)
    • ROCHA, E. S. E. . O Papel da Estética na Formação de Professores. 2016 (Conferência)
    • SANTOS, Brena N.C. ; ROCHA, E. S. E. . A universidade vista da escola: considerações sobre a formação do licenciando-professor de música. 2015 (Comunicacao)
    • ROCHA, E. S. E. . Performances do Sonoro: Paisagens e experiências da memória. 2015 (Conferência)
    • ROCHA, E. S. E. . Dinâmicas culturais, materiais e fluxos nas culturas populares. 2015 (Conferência)
    • ROCHA, P.G.S. ; ROCHA, E. S. E. . Expressões pianísticas da música nordestina. 2014 (Comunicacao)
    • SOARES, W. S. ; ROCHA, E. S. E. . A utilização da flauta doce como instrumento de musicalizacão. 2014 (Comunicacao)
    • SANTOS, B. N. C. ; ROCHA, E. S. E. . Educação musical e meio ambiente: o mar que se ouviu da escola. 2014 (Congresso)
    • ROCHA, E. S. E. . Beata, uma santa que não sorri. 2014 (Conferência)
    • ROCHA, E. S. E. . Música e penitência no sertão nordestino: vestígios de um canto sagrado. 2014 (Conferência)
    • ROCHA, E. S. E. . Eu não posso ensinar esse canto: identidade musical e constrangimento dos velhos devotos da Ladeira do Horto. 2013 (Comunicacao)
    • ROCHA, E. S. E. . Ouvindo corpos sagrados: uma pequena etnografia do silêncio. 2013 (Conferência)
    • ROCHA, E. S. E. . Ouvindo corpos sagrados: diálogos entre etnomusicologia e antropologia visual. 2012 (Conferência)
    • ROCHA, E. S. E. . Idéias em Jogo: games contados por música. 2012 (Conferência)
    • ROCHA, E. S. E. . O sagrado além do verbo: uma doutrina de gestos, música e imagem. 2010 (Comunicacao)
    • ROCHA, E. S. E. . Forma e verossimilhança nos altares domésticos da Ladeira do Horto. 2011 (Comunicacao)
    • Fernandes, G. F. ; ROCHA, E. S. E. . Cicerópoles em Movimento: representação e experiência nos filmes sobre Juazeiro do Norte. 2011 (Comunicacao)
    • Martins, Marcos ; ROCHA, E. S. E. . Caminhos e rumores da metrópole: uma experiência de imersão através de imagens, sons, volumes e vazios. 2009 (Comunicacao)
    • ROCHA, E. S. E. . Música e corporalidade: mimese e expressões do sagrado em Juazeiro do Norte ? CE. 2009 (Comunicacao)
    • ROCHA, E. S. E. . A estética do sagrado no catolicismo popular de Juazeiro do Norte. 2009 (Comunicacao)
    • ROCHA, E. S. E. ; Fernandes, G. F. ; ANJOS, F. W. dos . A imagem fílmica na pesquisa etnomusicológica: contribuições para o estudo da música religiosa. 2007 (Comunicacao)
    • ROCHA, E. S. E. . Música e Imagem. 2006 (Conferência)
    • ROCHA, E. S. E. . Cem anos de rádio do Brasil. 2003 (Conferência)
    • ROCHA, E. S. E. . Música e Publicidade: do sabonete ao presidente. 2003 (Conferência)
    • ROCHA, E. S. E. . A música dos ritos mortuários do Cariri. 2000 (Comunicacao)
    • Fernandes, G. F. ; ROCHA, E. S. E. ; ANJOS, F. W. dos . Por uma história social da música do Ceará. 2001 (Comunicacao)
    • ROCHA, E. S. E. . A música de Sentinela: um estudo sobre a formação do repertório musical do rito fúnebre do sertão do Cariri. 2001 (Outra)
    • ROCHA, E. S. E. . Som e Imagem no cinema: redundância e desconstrução do sentido. 2006 (Conferência)
    • ROCHA, E. S. E. . Sociologia da Religião e Etnomusicologia: um enfoque sobre o catolicismo rústico brasileiro. 2001 (Comunicacao)
    • ROCHA, E. S. E. . O olhar etnomusicológico: aspectos sobre etnomusicologia e cinema. 2006 (Comunicacao)
    • ROCHA, E. S. E. . Malogro e salvação duas faces do mesmo bendito. 2006 (Congresso)
    • ROCHA, E. S. E. . A arte manifestada nos rituais religiosos. 2005 (Conferência)
    • ROCHA, E. S. E. . Som e música em as horas: um estudo do fluxo de consciência. 2007 (Conferência)
    • ROCHA, E. S. E. ; CARDOSO, C da Costa . Heresia e ressignificação nos benditos do Cariri. 2008 (Simposio)
    • GIFONI, L. R. ; ROCHA, E. S. E. . As identidades nordestinas segundo a música armorial. 2004 (Comunicacao)
    • ROCHA, E. S. E. ; FARIAS, A. C. S. ; MACENA FILHA, M. L. . Museu Vivo do Padre Cícero. 2018 (iNSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ)
    • ROCHA, E. S. E. . Performances do Silêncio: ouvindo corpos, espaços e movimentos. 2015 (Galeria Homero Massena e Universidade Federal do Espírito Santo)
    • ROCHA, E. S. E. . Corpo e voz: uma abordagem integrada em Arte Educação. 2017 (Universidade Estadual do Ceará)
    • ROCHA, E. S. E. ; VILAR, H. D. . Introdução à Narrativa Sonoro-visual no Cinema e na Publicidade. 2003 (SBPC)
    • ROCHA, E. S. E. ; GIFONI, L. R. . Relatório anual - PIBID UECE (Música). 2014
  • Projetos de Pesquisa: 14
    • Nome do projeto: Instalação e implantação do Laboratório de Eletro-acústica (2006 - 2007
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ROCHA, E. S. E. , Martins, Inez B. C. , RAMALHO, E. B. , BARROS, M. T. S. , SANTOS, R. S. .
      Descrição: A criação de um estúdio de gravação e do laboratório de eletro acústica da Universidade Estadual do Ceará (UECE) é uma idéia antiga do colegiado do Curso de Música. A premente necessidade de atualização tecnológica por parte dos professores e alunos, a importância na capacitação do manuseio dos modernos recursos musicais e equipamentos de áudio empregados na atualidade, bem como, a composição de novas músicas utilizando tecnologia motivaram alguns professores do Curso de Música da UECE a realização desse projeto. A criação do estúdio e do laboratório de eletro acústica visa constituir-se num espaço onde todas essas possibilidades de trabalho possam ser vivenciadas por alunos e professores. Tal espaço servirá como suporte para as atividades de ensino. Uma vez instalado o estúdio laboratório servirá aos alunos do Curso de Música para uma aprendizagem prática e familiarização com programas que auxiliam em diversas atividades musicais.
    • Nome do projeto: Projeto Político Pedagógico do Curso de Música (2004 - 2007
      Natureza: Desenvolvimento
      Integrantes: ROCHA, E. S. E. , Martins, Inez B. C. , RAMALHO, E. B. , VERISSIMO, E. C. .
      Descrição: Definição das diretrizes pedagógicas e reformulação do currículo do Curso de Música da Universidade Estadual do Ceará.
    • Nome do projeto: Aprendendo, Ensinando e Criando com Arte: Realização de oficinas de capacitação musical em Fortaleza (2013 - 2014
      Natureza: Extensao
      Integrantes: ROCHA, E. S. E. .
      Descrição: Formar profissionais com competência musical e pedagógica para atuarem nas escolas da rede pública e viabilizar a pesquisa científica, tecnológica no âmbito da educação musical focado nos aspectos da criação, compreensão e difusão da cultura e seu desenvolvimento. Está também de acordo com o emprego de uma metodologia que enfoque a criação musical, a prática musical, a participação em grupos de pesquisa e principalmente a valorização da experiência pessoal prévia dos alunos e seus interesses.
    • Nome do projeto: A morte seja louvada: mapeamento, registro e reconstituição dos antigos cantos de sentinela do Sertão do Cariri (2013 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ROCHA, E. S. E. , SANTOS, Brena N.C. , ROCHA, P.G.S. .
      Descrição: O projeto pretende dar continuidade às pesquisas de mestrado e doutorado desenvolvidas pelo pesquisador durante os últimos 12 anos. Enfoca em especial o repertório musical relacionado à tradição penitencial do catolicismo popular que se estabeleceu no Cariri cearense, revisitando e organizando o acervo (sonoro e iconográfico) produzido durante os últimos doze anos. O projeto prevê a produção de um DVD-ROM contendo todo material musical, artigo científico, fotografias e os principais depoimentos já reunidos e os que ainda serão incorporados durante o transcurso do projeto, todos acompanhados da referida transcrição textual e musical; a realização de um documentário audiovisual intitulado ?Cantos de Sentinela?; o desenvolvimento de um website e a escritura de um folheto de cordel contendo uma versão poética da pesquisa.
    • Nome do projeto: Aprendendo e Ensinando a Fazer Música na Escola (2014 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: ROCHA, E. S. E. , GIFONI, L. R. .
      Descrição: Inserido na proposta institucional A Vida Docente na Escola: aprender e ensinar pela pesquisa, a proposta objetiva a inserção de alunos da Licenciatura em Música em escolas da rede pública municipal. A propositura deste subprojeto vem ao encontro das diretrizes do Projeto Político Pedagógico do curso de Licenciatura em Música da UECE, o qual concentra seu eixo principal na ampla formação de educadores musicais aptos para atuar em diversas esferas da sociedade; desde a educação formal à iniciativa privada e organizações não governamentais. Articulando os três âmbitos que norteiam o projeto institucional PIBID/UECE, o presente subprojeto concentra suas ações na renovação, no conhecimento e na reflexão sobre a prática docente. Nessa perspectiva, as ações pedagógicas propostas foram concebidas considerando a realidade da escola pública, promovendo a aproximação universidade-escola e proporcionando ao aluno licenciando uma vivência prática e sistemática do exercício do magistério.
    • Nome do projeto: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/UECE (2014 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: ROCHA, E. S. E. , GIFONI, L. R. .
      Descrição: O subprojeto Aprendendo e Ensinando a Fazer Música na Escola, do curso de Música, insere-se na proposta institucional da UECE A Vida Docente na Escola: aprender e ensinar pela pesquisa. Objetiva a inserção de alunos da Licenciatura em Música em escolas da rede pública de ensino. As escolas contempladas já fazem parte do programa Mais Educação do Ministério da Educação, conforme recomendação da CAPES. O projeto é composto de 02 coordenadores de área, 03 supervisores e 24 bolsistas de iniciação à docência. Envolve os licenciandos, bolsistas de iniciação à docência, em várias dimensões do processo de ensino-aprendizagem, fazendo-os conhecer as problemáticas específicas do ensino musical no contexto educacional de cada escola
    • Nome do projeto: O artista como etnógrafo: representação e agência na arte popular de Juazeiro do Norte (2014 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ROCHA, E. S. E. , SANTOS, Brena N.C. , ROCHA, P.G.S. .
      Descrição: A presente pesquisa ancora-se em uma das reflexões desenvolvidas na tese de doutorado Vestígios do sagrado: uma etnografia sobre formas e silêncios (FFLCH\USP, 2012). Iluminados pelo pensamento de Hal Foster (2001), que provoca pensar o artista como etnógrafo, daremos continuidade ao processo de acompanhamento da produção de esculturas de "beatas" realizadas por escultores do município de Juazeiro do Norte-CE . Durante a concepção das obras, discutimos com os artistas os artifícios a que recorrem na elaboração da obra, desde a seleção da madeira até os últimos acabamentos. O centro de nossa reflexão opera sobre a hipótese de que o significado das formas esculpidas deriva de uma biografia que lhes confere virtudes particulares e que define as intenções de sua aparência, desde a escolha do tronco certo até o aprumo dos últimos contornos. Nesta perspectiva, mobilizamos o conceito de "agência" de uma obra de arte, dispositivo teórico que permite transcender o domínio do simbólico e depositar sobre as obras prerrogativas humanas, capazes de produzir, afetar e emular espaços e atitudes, não se limitando a acondicionar informações, mas interferindo no mundo, na experiência, nas ações. A pesquisa pretende registrar na forma de ensaios fotográficos e em dispositivo audiovisual as relações entre a arte e a tradição penitencial de Juazeiro do Norte, enfatizando a figura das beatas, mulheres que constituem uma espécie de arauto de uma corporeidade penitente, cuja identidade visual constituise a partir de uma ambiguidade, que faz convergirem signos de uma santa e de uma mulher do mundo, sofrida.
    • Nome do projeto: Cordas Dedilhadas da UECE (2017 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: ROCHA, E. S. E. .
      Descrição: O projeto Cordas Dedilhadas da UECE visa promover a divulgação da arte interpretativa de grupos de violões do universo das cordas dedilhadas, no caso violão, e da música de câmara na comunidade acadêmica. Em seus ambientes externos contribuindo com o crescente desenvolvimento artístico/cultural desenvolvido no Curso de Música da UECE como os grupos de Orquestra de Flauta, Doce de Flautas, Banda e Orquestra Sinfônica da UECE (OSUECE).
    • Nome do projeto: Musicalizando Sonhos: Educação Musical e Vulnerabilidade Social (2017 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: ROCHA, E. S. E. .
      Descrição: A articulação entre Universidade e Terceiro Setor é o cerne deste projeto. Por intermédio da inserção de alunos em projetos sociais que lidam com parcelas menos favorecidas da sociedade, a Universidade se fará chegar até ambientes extremamente carentes, levando a Educação Musical para dentro da comunidade. Nessa perspectiva, Universidade e Sociedade elaboram uma parceria intermediada pelo Terceiro Setor, construindo uma relação dialógica mediada, no sentido de alcançar um maior contingente de alunos em situação de vulnerabilidade social.
    • Nome do projeto: Espaços de nostalgia: uma etnografia dos percursos da música romântica (1970/1980) no centro velho de Fortaleza (2017 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ROCHA, E. S. E. .
      Descrição: Partindo de um inventário sobre a música romântica brasileira considerada pejorativamente como Brega, produzida, sobretudo, nas décadas de 1970 e 1980, e problematizando as pesquisas que enquadram várias tendências e estilos musicais sobre essa mesma terminologia, desenvolvemos, neste projeto, uma reflexão sobre os regimes de afetividade que elaboram nos ouvintes uma experiência musical nostálgica associada à audição desse repertório
    • Nome do projeto: Arte, representação e etnografia: o artista de Juazeiro do Norte como Etnógrafo de formas e silêncios (2015 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ROCHA, E. S. E. , SILVA, J. F. .
      Descrição: A presente pesquisa ancora-se em uma das reflexões desenvolvidas na tese de doutorado Vestígios do sagrado: uma etnografia sobre formas e silêncios (FFLCH\USP, 2012). Iluminados pelo pensamento de Hal Foster (2001), que provoca pensar o artista como etnógrafo, daremos continuidade ao processo de acompanhamento da produção de esculturas de "beatas" realizadas por escultores do município de Juazeiro do Norte-CE . Durante a concepção das obras, discutimos com os artistas os artifícios a que recorrem na elaboração da obra, desde a seleção da madeira até os últimos acabamentos. O centro de nossa reflexão opera sobre a hipótese de que o significado das formas esculpidas deriva de uma biografia que lhes confere virtudes particulares e que define as intenções de sua aparência, desde a escolha do tronco certo até o aprumo dos últimos contornos. Nesta perspectiva, mobilizamos o conceito de "agência" (GELL, 1988) de uma obra de arte, dispositivo teórico que permite transcender o domínio do simbólico e depositar sobre as obras prerrogativas humanas, capazes de produzir, afetar e emular espaços e atitudes, não se limitando a acondicionar informações, mas interferindo no mundo, na experiência, nas ações. A pesquisa pretende registrar na forma de ensaios fotográficos e em dispositivo audiovisual as relações entre a arte e a tradição penitencial de Juazeiro do Norte, enfatizando a figura das beatas, mulheres que constituem uma espécie de arauto de uma corporeidade penitente, cuja identidade visual constituísse a partir de uma ambiguidade, que faz convergirem signos de uma santa e de uma "mulher do mundo".
    • Nome do projeto: Música, Corpo e Penitência: O sofrimento como instância do sagrado no sertão do Cariri (2015 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ROCHA, E. S. E. , SANTOS, Brena N.C. , Souza, Laire P. .
      Descrição: O presente projeto dá prosseguimento a uma pesquisa em andamento desde o ano de 2000, referente ao mapeamento, reconstituição e análise dos antigos cantos de sentinela do Sertão do Cariri. Portanto, o substrato etnográfico e teórico reside numa pesquisa de 15 anos que desenvolvemos no sertão do Cariri-CE, compreendendo em especial as cidades de Barbalha, Crato e Juazeiro do Norte. O tema circunscreve-se no rico panorama musical da religiosidade popular nordestina, enfocando em particular o repertório associado aos antigos velórios nordestinos, frequentemente designados sentinelas. Durante esse período realizamos uma dissertação de mestrado, junto ao programa de pós-graduação em Música da Universidade Federal da Bahia e uma Tese de doutorado, defendida em 2012 no programa de Antropologia Social da Universidade de São Paulo (FFLCH\USP). Além desses trabalhos de maior porte, escrevemos diversos artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais e realizamos diversas apresentações em congressos, divulgando a pesquisa em várias cidades brasileiras, como São Paulo, Salvador, Belém, Recife, Fortaleza e Vitória, além de Santiago, Buenos Aires e Califórnia, em âmbito internacional. Por intermédio dessa pesquisa fomos agraciados com a menção honrosa no IV Prêmio latino-americano de Musicologia/2004, com o Prêmio Funarte de Música Brasileira/2012, e com o primeiro lugar no Prêmio Sílvio Romero/2013, maior distinção concedida a uma pesquisa na área de cultura popular no Brasil, concurso em que concorremos com cinquenta pesquisas de grande envergadura, em sua maioria teses de doutorado de todo o Brasil. Depois de havermos realizado um exaustivo processo de documentação e análise do material que produzimos ao longo dos últimos 15 anos, propomos desenvolver uma pesquisa que congregue os campos da Etnomusicologia e da Antropologia Visual, desafio que o proponente vem travando há vários anos, já tendo publicado e apresentado vários trabalhos sobre esse tema, no Brasil do no exterior. Em síntese, propomos reunir, sonoridades, iconografia e textos antigos na intenção de disponibilizar um acervo material e analítico relativo ao cantos de penitência do sertão do Cariri, matéria extremamente importante para pesquisadores, artistas e músicos em geral que lidam com questões relacionadas à religiosidade popular nordestina.
    • Nome do projeto: Projeto Temático: A Experiência do Filme na Antropologia (2010 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ROCHA, E. S. E. , SZTUTMAN, R. , CUNHA, E. T. , Barbosa, A. , Morgado, Paula. , FERRAZ, A. L. M. C. , SCHULER, E. , BARCELOS NETO, A. , KISHIMOTO, A. , FERREIRA, F. , CAVALHEIRO, A. , CEZAR, L. , HIKIJI, R. S. G. , CAIUBY, S. .
      Descrição: Este projeto temático centra-se em duas vertentes. Uma delas trata da reflexão acerca das relações entre a Antropologia, o Cinema e a Fotografia, relação que se inicia nos primórdios da invenção da máquina fotográfica, do cinematógrafo e da própria disciplina antropológica. Se os encontros iniciais entre antropologia e estas novas técnicas de reprodução da imagem marcam as primeiras descobertas das possibilidades de contato e contágio, cem anos mais tarde as tensões são tantas quanto as efetivas aproximações entre as áreas. Um dos objetivos deste projeto é, pois, refletir sobre as experiências de apropriação mútua entre elas a partir da teoria antropológica, e também experimentar as possibilidades deste encontro, por meio da realização de filmes etnográficos e ensaios fotográficos. A segunda vertente está mais ligada ao que se convencionou chamar de Antropologia da Arte. Trata-se nesta segunda linha de pesquisa de perceber a realização audiovisual no âmbito da produção de conhecimento antropológico como expressão de um diálogo entre a teoria antropológica clássica e outros campos da própria antropologia como o da antropologia da arte e a etnoestética, bem como com campos vizinhos como os das artes visuais e cênicas
    • Nome do projeto: Musicar Local - novas trilhas para a Etnomusicologia (2016 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ROCHA, E. S. E. , HIKIJI, R. S. G. , REILY, S. A. .
      Descrição: O Projeto Temático visa investigar como o musicar constrói a localidade e como é construído por ela. Ao dar foco à localidade da atividade musical, pretende-se chamar atenção para o papel da música na articulação deste contexto, independentemente da origem do estilo em questão. Localidades são contextos dinâmicos; são pontos de encontros contínuos entre pessoas, ideias, práticas, tecnologias, objetos que vão convergindo no local ao longo do tempo. A especificidade da localidade deriva de suas relações com outras localidades, mais do que com o seu isolamento. Busca-se, aqui, documentar como o engajamento musical se articula com as interações sociais que ocorrem durante o musicar, sejam os participantes amadores ou profissionais. O projeto, portanto, volta-se para a investigação da relação entre música e localidade a partir das práticas das pessoas envolvidas no musicar.
    • ROCHA, E. S. E. . Sound Design - Cinema de Quebrada (vídeo, 45 min, Dir. Rose Satiko). 2008 - Sound design
    • ROCHA, E. S. E. . Sound Design - Vídeo Amores de Circo (Ana Lúcia Ferraz - 39 min). 2009 - Sound design
    • Graduacao:
      • Curso: Música Licenciatura Plena
        Nome da Instituição: Universidade Estadual do Ceará
        Ano de conclusão: 1999
      • Curso: Matemática Bacharelado
        Nome da Instituição: Universidade Federal do Ceará
        Ano de conclusão: 1995
      • Curso: Matemática Licenciatura Plena
        Nome da Instituição: Universidade Federal do Ceará
        Ano de conclusão: 1995
    • Mestrado:
      • Curso: Etnomusicologia
        Nome da Instituição: Universidade Federal da Bahia
        Ano de conclusão: 2002
    • Doutorado:
      • Curso: Antropologia Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2012
    • Universidade Federal do Ceará:
      • Tipo de vínculo: Livre (1992 - 1995 ).
    • Tribunal de Justiça do Estado do Ceará:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (1995 - 2000 ).
        Outras informações: O vínculo empregatício com o TJCE continuará existindo até o cumprimento do peíodo do estágio probatório junto a UECE
    • Universidade Estadual do Ceará:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2003 - Atual ).
        Outras informações: Professor Adjunto
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2014 ).
        Outras informações: Integrante
    • iNSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2017 - Atual ).
        Outras informações: Professor efetivo do Programa de Pós-graduação em Artes.
        Outras informações: Professor de pós-graduação