João Vitor Rodrigues Alencar
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Resumo
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Professor de Filosofia do Instituto Federal do Pará (IFPA - campus Cametá). Graduado em filosofia pela Universidade de São Paulo e doutor em Letras pelo programa de pós-graduação do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada (FFLCH/USP). Principais áreas de interesse e experiência: literatura brasileira contemporânea, teoria crítica e psicanálise.
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Artigos completos publicados em periódicos: 2
- ALENCAR, JOÃO VÍTOR RODRIGUES . Por algum viés da lembrança: a memória política cifrada em Estorvo, de Chico Buarque MAGMA (USP) , v. 28 , p. 114 - 121 , 2023. ISSN: 01046330.
- ALENCAR, João Rodrigues . A difusão da cidade em estorvo de Chico Buarque Opiniães: revista dos alunos de Literatura Brasileira , v. 5 , p. 18 - 27 , 2016. ISSN: 25258133.
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Trabalhos em Anais: 1
- ALENCAR, J. V. R. . Pelo olho mágico de Estorvo: discurso e realidade. In: SILLIC , 2013 , Vilhena. Sillic. : , 2013.
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Trabalhos técnicos: 1
- ALENCAR, J. V. R. . Parecerista ad hoc do número 15 da Opiniães - revista dos alunos da literatura brasileira.. 2019 (Parecer)
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Apresentações de Trabalho: 8
- ALENCAR, J. V. R. . Reflexo de um horizonte reprimido: a memória, o desejo e o real em Estorvo, de Chico Buarque. 2019 (Seminário)
- ALENCAR, J. V. R. . Atrás dos palcos: música e trabalho precário em Estorvo, de Chico Buarque. 2016 (Seminário)
- ALENCAR, J. V. R. . Entre fantasmagorias? prosa e composição em Estorvo, de Chico Buarque. 2018 (Seminário)
- ALENCAR, J. V. R. . Por algum viés da lembrança: memória e política em Estorvo, de Chico Buarque. 2018 (Comunicacao)
- ALENCAR, J. V. R. . Pelo olho mágico de Estorvo: discurso e realidade. 2013 (Comunicacao)
- ALENCAR, J. V. R. . Memórias Póstumas de Brás Cubas: um romance supinamente filosófico?. 2012 (Comunicacao)
- ALENCAR, J. V. R. . Pelo olho mágico de Estorvo. 2013 (Comunicacao)
- ALENCAR, J. V. R. . Brás Cubas, romance supinamente filosófico?. 2012 (Comunicacao)
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Projetos de Pesquisa: 2
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Nome do projeto: Machado de Assis e o romance filosófico francês do século 18: tema e/ou forma? (2011
- 2013
Natureza: Pesquisa
Integrantes: ALENCAR, J. V. R. , MATOS, L. F. B. F. .
Descrição: Quando os narradores de Machado de Assis citam o que se convencionou chamar romance francês do século 18, devemos encarar tais referências como influência e/ou ironia? Como elas se relacionam com a importação dos temas e formas para um país, ao mesmo tempo, liberal e escravocrata? A partir de uma comparação entre os romances Memórias póstumas de Brás Cubas e Dom Casmurro, bem como os contos Teoria do Medalhão e O espelho e O Cândido, de Voltaire; Isto não é um conto e Jacques, o fatalista, e seu amo, de Denis Diderot, buscamos: a) mapear as várias citações implícitas e explícitas; b) discernir as referências superficiais dos empréstimos de recursos formais e técnicos mais profundos; c) interpretar o estatuto com que essas referências funcionam dentro da relação entre temas e formas das narrativas machadianas; d) analisar como a recepção delas foi marcada pelo debate sobre seu gênero ?filosófico? ou ?filosofante?, desde a época de sua publicação até os dias de hoje; e) discutir (com apoio nos textos de crítica escritos pelo próprio Machado de Assis, como "Instinto de Nacionalidade", p. ex.) o problema da formação dos gêneros romance e filosofia no Brasil -
Nome do projeto: Pelo olho mágico de Estorvo: forma e processo social no primeiro romance de Chico Buarque (2016
Atual)
Natureza: Pesquisa
Integrantes: ALENCAR, J. V. R. , PACHECO, A. P. S. E. S. .
Descrição: O que teria levado o compositor e cantor popular Chico Buarque estrear no gênero romance com uma obra tão hermética como Estorvo? Esse passo estético inusitado teria ligação com as transformações sociais pelas quais passava o mundo e o país naquele final de século 20? Buscarei responder a essas e outras perguntas a partir de uma análise imanente da narrativa, tentando: a) identificar seus procedimentos técnicos (sobretudo, a construção da prosa e a montagem das cenas); b) mapear elementos históricos-sociais que compõem suas situações narrativas (com atenção especial à entrada de novos materiais e dinâmicas no campo da literatura brasileira); c) discernir uma posição subjetiva e de classe do narrador em relação àqueles materiais; d) indicar como esses temas e formas se relacionam com outras obras do autor; d) delinear a maneira como ele dialoga com os impasses legados pelo debate intelectual e artístico que vem desde pelo menos os anos 1960; e) descrever brevemente como ele reverbera seu contexto de produção e f) discutir sua recepção jornalística e acadêmica
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Nome do projeto: Machado de Assis e o romance filosófico francês do século 18: tema e/ou forma? (2011
- 2013
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Formação Acadêmica: 2
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Graduacao:
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Curso: Filosofia
Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
Título: Brás Cubas, romance filosófico?
Ano de conclusão: 2013
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Curso: Filosofia
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Doutorado:
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Curso: Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)
Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
Ano de conclusão: 2022
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Curso: Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)
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Graduacao:
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Atuação Profissional: 3
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Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia:
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Tipo de vínculo: Celetista (2016 -
2017
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Outras informações: Professor substituto
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Tipo de vínculo: Celetista (2016 -
2017
).
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Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - Campus Cametá:
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Tipo de vínculo: Servidor_publico (2018 -
Atual
).
Outras informações: Professor EBTT
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Tipo de vínculo: Servidor_publico (2018 -
Atual
).
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Universidade de São Paulo:
- Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).
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Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia: