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João Vitor Rodrigues Alencar

    • Professor de Filosofia do Instituto Federal do Pará (IFPA - campus Cametá). Graduado em filosofia pela Universidade de São Paulo e doutor em Letras pelo programa de pós-graduação do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada (FFLCH/USP). Principais áreas de interesse e experiência: literatura brasileira contemporânea, teoria crítica e psicanálise.

       

      Links:    

    • ALENCAR, JOÃO VÍTOR RODRIGUES . Por algum viés da lembrança: a memória política cifrada em Estorvo, de Chico Buarque MAGMA (USP) , v. 28 , p. 114 - 121 , 2023. ISSN: 01046330.
    • ALENCAR, João Rodrigues . A difusão da cidade em estorvo de Chico Buarque Opiniães: revista dos alunos de Literatura Brasileira , v. 5 , p. 18 - 27 , 2016. ISSN: 25258133.
    • ALENCAR, J. V. R. . Pelo olho mágico de Estorvo: discurso e realidade. In: SILLIC , 2013 , Vilhena. Sillic. : , 2013.
  • Trabalhos técnicos: 1
    • ALENCAR, J. V. R. . Parecerista ad hoc do número 15 da Opiniães - revista dos alunos da literatura brasileira.. 2019 (Parecer)
    • ALENCAR, J. V. R. . Reflexo de um horizonte reprimido: a memória, o desejo e o real em Estorvo, de Chico Buarque. 2019 (Seminário)
    • ALENCAR, J. V. R. . Atrás dos palcos: música e trabalho precário em Estorvo, de Chico Buarque. 2016 (Seminário)
    • ALENCAR, J. V. R. . Entre fantasmagorias? prosa e composição em Estorvo, de Chico Buarque. 2018 (Seminário)
    • ALENCAR, J. V. R. . Por algum viés da lembrança: memória e política em Estorvo, de Chico Buarque. 2018 (Comunicacao)
    • ALENCAR, J. V. R. . Pelo olho mágico de Estorvo: discurso e realidade. 2013 (Comunicacao)
    • ALENCAR, J. V. R. . Memórias Póstumas de Brás Cubas: um romance supinamente filosófico?. 2012 (Comunicacao)
    • ALENCAR, J. V. R. . Pelo olho mágico de Estorvo. 2013 (Comunicacao)
    • ALENCAR, J. V. R. . Brás Cubas, romance supinamente filosófico?. 2012 (Comunicacao)
    • Nome do projeto: Machado de Assis e o romance filosófico francês do século 18: tema e/ou forma? (2011 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ALENCAR, J. V. R. , MATOS, L. F. B. F. .
      Descrição: Quando os narradores de Machado de Assis citam o que se convencionou chamar romance francês do século 18, devemos encarar tais referências como influência e/ou ironia? Como elas se relacionam com a importação dos temas e formas para um país, ao mesmo tempo, liberal e escravocrata? A partir de uma comparação entre os romances Memórias póstumas de Brás Cubas e Dom Casmurro, bem como os contos Teoria do Medalhão e O espelho e O Cândido, de Voltaire; Isto não é um conto e Jacques, o fatalista, e seu amo, de Denis Diderot, buscamos: a) mapear as várias citações implícitas e explícitas; b) discernir as referências superficiais dos empréstimos de recursos formais e técnicos mais profundos; c) interpretar o estatuto com que essas referências funcionam dentro da relação entre temas e formas das narrativas machadianas; d) analisar como a recepção delas foi marcada pelo debate sobre seu gênero ?filosófico? ou ?filosofante?, desde a época de sua publicação até os dias de hoje; e) discutir (com apoio nos textos de crítica escritos pelo próprio Machado de Assis, como "Instinto de Nacionalidade", p. ex.) o problema da formação dos gêneros romance e filosofia no Brasil
    • Nome do projeto: Pelo olho mágico de Estorvo: forma e processo social no primeiro romance de Chico Buarque (2016 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ALENCAR, J. V. R. , PACHECO, A. P. S. E. S. .
      Descrição: O que teria levado o compositor e cantor popular Chico Buarque estrear no gênero romance com uma obra tão hermética como Estorvo? Esse passo estético inusitado teria ligação com as transformações sociais pelas quais passava o mundo e o país naquele final de século 20? Buscarei responder a essas e outras perguntas a partir de uma análise imanente da narrativa, tentando: a) identificar seus procedimentos técnicos (sobretudo, a construção da prosa e a montagem das cenas); b) mapear elementos históricos-sociais que compõem suas situações narrativas (com atenção especial à entrada de novos materiais e dinâmicas no campo da literatura brasileira); c) discernir uma posição subjetiva e de classe do narrador em relação àqueles materiais; d) indicar como esses temas e formas se relacionam com outras obras do autor; d) delinear a maneira como ele dialoga com os impasses legados pelo debate intelectual e artístico que vem desde pelo menos os anos 1960; e) descrever brevemente como ele reverbera seu contexto de produção e f) discutir sua recepção jornalística e acadêmica
    • Graduacao:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: Brás Cubas, romance filosófico?
        Ano de conclusão: 2013
    • Doutorado:
      • Curso: Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2022
    • Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2016 - 2017 ).
        Outras informações: Professor substituto
    • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - Campus Cametá:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2018 - Atual ).
        Outras informações: Professor EBTT
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).