Não autenticado |

Graciela Alicia Foglia

    • É mestre (1998) e doutora (2005) em Letras (Língua Espanhola e Literatura Espanhola e Hispano-Americana) pela Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), onde também desenvolveu a pesquisa de Pós-Doutorado (2015-2017), parcialmente financiada pela FAPESP, com uma estadia na Universidad de Salamanca e no Instituto Ibero-americano de Berlin. Em 2020 realizou um estágio de pesquisa no CAAF (Centro de Arqueologia e Antropologia Forense) da UNIFESP, sobre feminicídio e Direitos Humanos. A tese de doutorado leva como título Rehacer y resistir: el proceso de escritura de Operación masacre de Rodolfo Walsh e a pesquisa de pós-doutorado foi sobre literatura e cinema entorno das ditaduras argentina e brasileira. Foi professora da PUC (1999-2006) e da Fale- UFMG (2006-2009); atualmente é docente do Departamento de Letras da EFLCH-UNIFESP e no curso de Especialização em Direitos Humanos e Lutas Sociais do CAAF-UNIFESP. Desde 2014 é uma das coordenadoras, junto com Valeria De Marco, do grupo de pesquisa Violência de Estado e exílio: memória e testemunho, certificado pelo CNPq. Entre 2012 y 2014 foi membro da Comissão Editorial da revista abehache, da Associação Brasileira de Hispanistas. Além de artigos e capítulos de livros, publicou Operación masacre: rehacer y resistir (Revolução, 2014) e a coleção didática, em parceria, Diversidad: Lengua y literatura (2013 y 2016). Atua principalmente nos seguintes temas: literatura, cinema, testemunho, crimes de Estado, Direitos Humanos.

       

      Links:    

    • Estética e política: representações da violência de Estado e do exílio na literatura e outras artes
    • FOGLIA, G. A. ; MARTÍN, I. R. ; RODRIGUEZ, J. F. . Mario González. Textos reunidos. Guarulhos : EFLCH-UNIFESP, 2019 . 252p. ISBN: 9788562377334.
    • PONTE, A. S. ; FOGLIA, G. A. . Diversidad. Lengua y Literatura 3 (Livro do professor). São Paulo : Escala Educacional, 2013 . 247p. ISBN: 9788537721032.
    • PONTE, A. S. ; FOGLIA, G. A. . Diversidad. Lengua y Literatura 2 (Livro do professor). São Paulo : Escala Educacional, 2013 . 255p. ISBN: 9788537721018.
    • PONTE, A. S. ; FOGLIA, G. A. . Diversidad. Lengua y Literatura 1 (Livro do professor). São Paulo : Escala Educacional, 2013 . 287p. ISBN: 9788537720226.
    • FOGLIA, G. A. ; PONTE, A. S. ; BEZERRA, A. ; COMELLI, L. . Diversidad. Lengua y Literatura 3 (Livro do Aluno). São Paulo : Escala Educacional, 2016 . 224p. ISBN: 9788537714393.
    • FOGLIA, G. A. ; PONTE, A. S. ; BEZERRA, A. ; COMELLI, L. . Diversidad. Lengua y Literatura 2 (Livro do Aluno). São Paulo : Escala Educacional, 2016 . 224p. ISBN: 9788537712641.
    • FOGLIA, G. A. ; PONTE, A. S. ; BEZERRA, A. ; COMELLI, L. . Diversidad. Lengua y Literatura 1 (Livro do Aluno). São Paulo : Escala Educacional, 2016 . 208p. ISBN: 9788537712627.
    • PONTE, A. S. ; FOGLIA, G. A. ; BEZERRA, A. ; COMELLI, L. . Diversidad. Lengua y Literatura 3 (Livro do Professor). São Paulo : Escala Educacional, 2016 . 320p. ISBN: 9788537714409.
    • PONTE, A. S. ; FOGLIA, G. A. ; BEZERRA, A. ; COMELLI, L. . Diversidad. Lengua y Literatura 2 (Livro do Professor). São Paulo : Escala Educacional, 2016 . 320p. ISBN: 9788537712658.
    • PONTE, A. S. ; FOGLIA, G. A. ; BEZERRA, A. ; COMELLI, L. . Diversidad. Lengua y Literatura 1 (Livro do Professor). São Paulo : Escala Educacional, 2016 . 320p. ISBN: 9788537712634.
    • PONTE, A. S. ; FOGLIA, G. A. . Diversidad. Lengua y Literatura 1 (Livro do aluno). São Paulo : Escala Educacional, 2013 . 295p. ISBN: 9788537720.
    • FOGLIA, G. A. . Operación masacre: rehacer y resistir. Porto Alegre : Revolução eBook, 2014 . 198p. ISBN: 9781942159094.
    • PONTE, A. S. ; FOGLIA, G. A. . Diversidad. Lengua y Literatura 3 (Livro do aluno). São Paulo : Escala Educacional, 2013 . 247p. ISBN: 9788537721035.
    • PONTE, A. S. ; FOGLIA, G. A. . Diversidad. Lengua y Literatura 2 (Livro do aluno). São Paulo : Escala Educacional, 2013 . 205p. ISBN: 9788537721.
    • Marcos Alexandre ; BARROS, C. S. ; Ravetti, Graciela ; FOGLIA, G. A. ; COSTA, E. G. de M. . Espanhol no vestibular 2008: provas e comentários. Belo Horizonte : Editora UFMG, 2009 . 41p. ISBN: 9788570417084.
    • FOGLIA, GRACIELA . Testimonio y autoficción en Chicas muertas ALBA DE AMERICA , v. 41 , p. 81 - 94 , 2024. ISSN: 08883181.
    • FOGLIA, GRACIELA . Contra o eufemismo - uma literatura que agride Revista todas as letras (MACKENZIE. Online) , v. 24 , p. 1 - 5 , 2022. ISSN: 19806914.
    • FOGLIA, GRACIELA ALICIA . «Antes do Passado»: uma aprendizagem e-Letras com Vida: Revista de Estudos Globais ¿ Humanidades, Ciências e Artes , v. 08 , p. 144 - 156 , 2022. ISSN: 21844097.
    • FOGLIA, GRACIELA . Entre el exceso y la escasez. Testimonio y memoria en documentales sobre la militancia revolucionaria en Argentina y Brasil ALETRIA: REVISTA DE ESTUDOS DE LITERATURA , v. 29 , p. 165 - 189 , 2019. ISSN: 23172096.
    • FOGLIA, G. A. . América Latina. Integração e interlocução (Resenha) ABEHACHE , v. 1 , p. 173 - 176 , 2011. ISSN: 22383026.
    • FOGLIA, G. A. . Palabra, imagen y sonido: una propuesta para la clase de E/LE Intersecciones. Revista da APEESP , v. 3 , p. 26 - 33 , 2018. ISSN: 23579994.
    • FOGLIA, G. A. . Los dictadores de ayer - O senhor Presidente Revista todas as letras (MACKENZIE. Online) , v. 19 , p. 173 - 177 , 2017. ISSN: 19806914.
    • FOGLIA, G. A. . Confrontar lo indecible en el cine documental argentino y brasileño. Los casos Urondo y Herzog CARACOL , v. 15 , p. 308 - 340 , 2018. ISSN: 23179651.
    • Oliveira, S. A. ; FOGLIA, G. A. . Nicarágua à flor da pele: a sinestesia da violência de Estado no conto ?En tiniebla?, de Lizandro Chávez Alfaro Letras Raras , v. 4 , p. 132 - 147 , 2015. ISSN: 23172347.
    • FOGLIA, G. A. . Gestos de libertad. Notas sobre las cartas de Rodolfo Walsh Itinerarios (Warszawa) , v. 25 , p. 67 - 83 , 2017. ISSN: 15077241.
    • Bueno, Mónica ; FOGLIA, G. A. . CINE Y REPRESENTACIÓN: LAS DICTADURAS DE BRASIL Y ARGENTINA REVISTA IBEROAMERICANA , v. , p. 449 - 464 , 2015. ISSN: 21544794.
    • FOGLIA, G. A. ; MARTÍN, I. R. ; BOTTARO, S. E. G. . Entre a dor e a delícia: a implantação do curos de letras/espanhol na Universidade Federal de São Paulo Revista Eletrônica do GEPPELE , v. 1 , p. 48 - 63 , 2013. ISSN: 23180099.
    • FOGLIA, G. A. . De libertad y militancia política. Notas sobre ?Carta a Paco Urondo? y ?Carta abierta de un escritor a la Junta Militar? de Rodolfo Walsh ABEHACHE , v. 1 , p. 71 - 84 , 2011. ISSN: 22383026.
    • FOGLIA, G. A. . Aproximação a dois documentários sobre as ditaduras argentina e brasileira - estratégias na luta contra o esquecimento Baleia na rede (UNESP. Marília) , v. 1 , p. 175 - 187 , 2012. ISSN: 18088473.
    • FOGLIA, G. A. . Sintaxis del espanto, sintaxis militante. De la resistencia individual a la colectiva: una lectura de los epílogos de Operación Masacre de Rodolfo Walsh Caligrama (UFMG) , v. 12 , p. 53 - 70 , 2007. ISSN: 01032178.
  • Capítulos publicados: 6
    • FOGLIA, G. A. . Feminicídio: a pandemia invisível e a mídia. A pandemia e a gestão das mortes e dos mortos, v. 1, p. 105 - 115, 2021.
    • Bueno, Mónica ; FOGLIA, G. A. . Las dictaduras de Brasil y Argentina: cine y testimonio. EXPERIENCIAS LÍMITE EN LA FICCIÓN LATINOAMERICANA (LITERATURA, CINE Y TEATRO), v. 1, p. 1 - 336, 2019.
    • FOGLIA, G. A. . Em teu nome: verdades incompletas. Imagem e Exílio. Cinema e arte na América Latina, v. 1, p. 226 - 244, 2015.
    • FOGLIA, G. A. . Un narrador clandestino: algunas observaciones sobre Diario de un Clandestino de Miguel Bonasso. Hispanismo 2002, v. III, p. 192 - 199, 2004.
    • FOGLIA, G. A. . Operación masacre y testimonio. Hispanismo 2000, v. 1, p. 779 - 786, 2002.
    • FOGLIA, G. A. . Gramática da violência: uma análise da construção dos contos e das reportagens publicados entre 1965 e 1967 por Rodolfo Walsh. Olhares críticos: estudos de literatura e cultura, v. , p. 305 - 320, 2009.
    • FOGLIA, G. A. . Pandemia: feminicídio e despersonalização . Mortos e mortes da covid-19: saberes, instituições e regulações , São Paulo , 18 ago. 2020.
    • FOGLIA, G. A. . La lógica de lo menos peor o la política de lo posible (O abismo na história. Ensaios sobre o Brasil em tempos de Comissão da Verdade. Edson Teles) . La Roca , Ciudad Autónoma de Buenos Aire , 01 set. 2018.
    • FOGLIA, G. A. . Memórias de uma guerra suja: a sangre fría . La Roca , Argentina , 31 dez. 2016.
    • FOGLIA, G. A. . As fissuras do poder . Sociologia Ciência & Vida Ed. 49 , São Paulo , 01 out. 2013.
    • FOGLIA, G. A. . Forma: espacio para una discusión estética y política. Variaciones en torno de la forma de los cuentos de Rodolfo Walsh . Revista Eletrônica CELPCYRO , Porto Alegre , 10 ago. 2011.
    • FOGLIA, G. A. . Estetização da morte? Notas sobre . Cultura Crítica , São Paulo , 01 mar. 2009.
    • FOGLIA, G. A. . Un narrador clandestino: Algunas observaciones sobre Diario de un clandestino de Miguel Bonasso. In: II Congresso Brasileiro de Hispanistas , 2002 , São Paulo. CONGRESSO BRASILEIRO DE HISPANISTAS, 2., 2002, São Paulo. Proceedings online.... : , 2002.
    • FOGLIA, G. A. . Estrategias en la lucha contra el olvido: aproximación a dos documentales sobre las últimas dictaduras argentina y brasileña. In: Cuarto Congreso Internacional CELEHIS de Literatura , 2013 , Mar del Plata. Actas del CUARTO CONGRESO INTERNACIONAL CELEHIS DE LITERATURA Literatura española, latinoamericana y argentina. Mar del Plata : Universiad Nacional de Mar del Plata, 2011.
    • FOGLIA, G. A. . Representaciones literarias de Eva Perón: algunas cuestiones sobre el narrador en Walsh y Viñas. In: V Congresso Brasileiro de Hispanistas - I Congresso Internacional da Associação Brasileira de Hispanistas , 2009 , Belo Horizonte. Anais do V Congresso Brasileiro de Hispanistas [e] I Congresso Internacional da Associação Brasileira de Hispanistas. Belo Horizonte : Faculdade de Letras da UFMG, 2009. p. 965 - 976.
    • FOGLIA, G. A. . Los oficios terrestres y las formas de narrar la violencia. In: IV Congresso brasileiro de hispanistas , 2009 , Rio de Janeiro. Anais do V Congresso Brasileiro de Hispanistas - I Congresso Internacional da Associação Brasileira de Hispanistas. Belo Horizonte : Faculdade de Letras da UFMG, 2009. p. 955 - 964.
    • FOGLIA, G. A. . Cuatro en uno. O de cómo exprimir un texto hasta la última gota. Y el por qué también. In: XII Congreso Brasileño de Profesores de Español , 2007 , Cuiabá. Caderno de Resumos. Cuiabá : Universidad Federal de Mato Grosso, 2007. p. 62 - 62.
    • FOGLIA, G. A. . 'Esa mujer y formas de la violencia: el narrador sin poder. In: Primer encuentro internacional de literatura francachela, Cuenca 2007 , 2007 , Cuenca. Primer encuentro internacional de literatura francachela, Cuenca 2007. : , 2007.
    • FOGLIA, G. A. . Mundos paralelos. Carmen una mujer bien mujer. In: Riqueza y Cultura Ibero Americana , 1996 , Divinópolis. Actas del Congreso Internacional de Cultura y Literatura Hispano-Americana. Belo Horizonte : FAPEMIG, 1996. p. 242 - 246.
    • FOGLIA, G. A. . En cuanto a las palabrotas. In: V Seminario de Dificultades Específicas para la Enseñanza del Español a Lusohablantes , 1997 , São Paulo. Actas del V Seminario de Dificultades Específicas para la Enseñanza del Español a Lusohablantes. Brasília : Embajada de España en Brasil, 1997. p. 31 - 35.
    • MENEZES, A. S. ; Oliveira-Rodrigues B.M ; Ramos, F. R. D ; FOGLIA, G. A. ; Alves, J. B. ; LOCOSELLI, L. F. ; Leal, M. ; Torres, M. R. R. ; Aviles, V. A. . Por un feminismo afrolatinoamericano. Lélia Gonzalez. Ciudad Autónoma deBuenos Aires : Mandacaru Editorial , 2022 (Tradução)
    • JARABA, F. ; FOGLIA, G. A. ; MARTÍN, I. R. . Divisão Azul. Um agente infiltrado. São Paulo : Palavras Projetos Editoriais , 2022 (Tradução)
    • TELES, E. L. A. ; FOGLIA, G. A. . El abismo en la historia. Ensayos sobre el Brasil en tiempos de la Comisión de la Verdad. Ciudad Autónoma de Buenos Aire : Alejandro Ernesto Asciutto , 2021 (Tradução)
    • TELES, E. L. A. ; FOGLIA, G. A. . El abismo en la historia. Ensayos sobre Brasil en tiempos de la comisión de la verdad. Buenos Aires : Alejandro Ernesto Asciutto , 2020 (Tradução)
    • FOGLIA, G. A. ; MARTÍN, I. R. ; RODRIGUEZ, J. F. . Mario González: um hispanista da balbúrdia. Guarulhos : EFLCH-UNIFESP , 2019 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • FOGLIA, G. A. . Mickey y sus amigos - Viajeros del tiempo. São Paulo : Melhoramentos , 1994 (Tradução)
    • FOGLIA, G. A. . La bella y la bestia. São Paulo : Melhoramentos , 1994 (Tradução)
    • FOGLIA, G. A. . La sirenita. São Paulo : Melhoramentos , 1994 (Tradução)
    • FOGLIA, G. A. . Tribilín y sus amigos - Caza al gran Tribilín. São Paulo : Melhoramentos , 1994 (Tradução)
    • FOGLIA, G. A. . Las aventuras de Mix y Max. São Paulo : Melhoramentos , 1994 (Tradução)
    • FOGLIA, G. A. . Antenitas de miel pasea por el mundo. São Paulo : Melhoramentos , 1994 (Tradução)
    • FOGLIA, G. A. . Angelito. São Paulo : Ática , 1997 (Tradução)
    • FOGLIA, G. A. ; CHIANCA, L. . Educação - Cuba. Nem só de pão vive o homem. São Paulo : ADUSP - Associação dos Docentes da USP , 1996 (Tradução)
    • FOGLIA, G. A. ; CHIANCA, L. . Sobre hóstias, cópulas, bispos e divorciados. São Paulo : ADUSP - Associação dos Docentes da USP , 1996 (Tradução)
    • FOGLIA, G. A. . Catálogo da V Bienal Internacional de la Habana, Cuba. São Paulo : Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo , 1994 (Tradução)
    • FOGLIA, G. A. . Entoados. Belo Horizonte : Santa Rosa Bureau Cultural , 2007 (Tradução)
    • FOGLIA, G. A. ; MONTE ALTO, R. . Revisão: dinámica de Haroldo de Campos na cultura brasilenha. : , 2006 (Tradução)
    • FOGLIA, GRACIELA . Parecer: Revista Todas as Letras. 2023 (Parecer)
    • FOGLIA, G. A. . Rodas de leitura: dos direitos educativos ao acesso à justiça (3). 2022 (Parecer)
    • FOGLIA, G. A. . Rodas de leitura: dos direitos educativos ao acesso à justiça (2). 2022 (Parecer)
    • FOGLIA, G. A. . Rodas de leitura: dos direitos educativos ao acesso à justiça (1). 2022 (Parecer)
    • FOGLIA, G. A. . Parecer de Assessoria para FAPESP. 2023 (Parecer)
    • FOGLIA, GRACIELA ALICIA . Parecer: PIBIC - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (2022/2023). 2022 (Parecer)
    • FOGLIA, G. A. . Parecer: Aletria: Revista de Estudos de Literatura (ISNN 2317-2096). 2022 (Parecer)
    • FOGLIA, G. A. . Parecer: Revista Abusões. 2022 (Parecer)
    • FOGLIA, G. A. . Parecer do Trabalho de Graduação Individual (TGI-FFLCH-USP): Discursos de memória e perspectiva feminina em Jamás el fuego nunca, de Diamela Eltit. 2021 (Parecer)
    • FOGLIA, G. A. . Parecer de Assessoria - Fundação de Amparo à Pesquisa. 2021 (Parecer)
    • FOGLIA, G. A. . Parecer de Assessoria Científica da UNIFESP - PIBIC (2021-2022). 2021 (Parecer)
    • FOGLIA, G. A. . Parecer: II SINTEL ? Simpósio de Estudos Interdisciplinares da Linguagem. 2021 (Parecer)
    • FOGLIA, G. A. . Parecer: Estudos Linguísticos e Literários (UFBA). 2021 (Parecer)
    • FOGLIA, G. A. . Parecer: Aletria: Revistas de Estudos de literatura (ISNN 2317-2096). 2021 (Parecer)
    • FOGLIA, G. A. . Parecer de Assessoria para FAPESP (relatório parcial bolsista doutorado). 2020 (Parecer)
    • FOGLIA, G. A. . Tec: Revista de comunicación (avaliação de original). 2020 (Parecer)
    • FOGLIA, G. A. . Parecer: Aletria: Revistas de Estudos de literatura. 2020 (Parecer)
    • FOGLIA, G. A. . Parecer de Assessoria para FAPESP (relatório final bolsa mestrado). 2020 (Parecer)
    • FOGLIA, G. A. . Parecerista ad hoc. Revista Eletrônica da ANPHLAC (ISBN 1679-1061). 2019 (Parecer)
    • FOGLIA, G. A. . Evaluación de artículo Nuevo Mundo (ISBN 978-8460047407). 2019 (Parecer)
    • FOGLIA, G. A. . Parecer Revista da ANPHLAC (ISSN 1679-1061). 2018 (Parecer)
    • FOGLIA, G. A. . Parecer Revista Caracol (ISSN 2317-9651). 2018 (Parecer)
    • FOGLIA, G. A. . Parecer de assessoria - Fundação de Amparo à Pesquisa (FAPESP). 2018 (Parecer)
    • FOGLIA, G. A. . Parecer científico ad hoc. Aletria. Revista de Estudos de Literatura (ISNN 2317-2096). 2018 (Parecer)
    • FOGLIA, G. A. . Parecer de assessoria: Revista Via Atlántica ? USP (ISSN 2317-8086). 2017 (Parecer)
    • FOGLIA, G. A. . Parecer de assessoria: Revista Estudos Históricos ? FGV (ISSN 2178-1494). 2017 (Parecer)
    • FOGLIA, G. A. . Parecer de assessoria - Fundação de Amparo à Pesquisa (FAPESP). 2017 (Parecer)
    • FOGLIA, G. A. . Parecer de assessoria - Fundação de Amparo à Pesquisa (FAPESP). 2017 (Parecer)
    • FOGLIA, G. A. . Parecer de assessoria - Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea - ELBC. 2015 (Parecer)
    • FOGLIA, G. A. . Parecer de assessoria: Hydra. Revista discente de História da UNIFESP (ISSN 2447-942X). 2017 (Parecer)
    • FOGLIA, G. A. . Parecer de assessoria: Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea ? ELBC (ISSN 2316-4018). 2017 (Parecer)
    • FOGLIA, G. A. . Parecer de assessoria - Fundação de Amparo à Pesquisa - FAPESP. 2016 (Parecer)
    • FOGLIA, G. A. . Parecer de assessoria - Fundação de Amparo à Pesquisa - FAPESP. 2016 (Parecer)
    • FOGLIA, G. A. . Parecer de assessoria - Fundação de Amparo à Pesquisa - FAPESP. 2013 (Parecer)
    • FOGLIA, G. A. . Parecer de assessoria - Fundação de Amparo à Pesquisa - FAPESP. 2015 (Parecer)
    • FOGLIA, G. A. . Parecerista ad hoc - Aletria: Revista de Estudos da Literatura (ISSN 2317-2096). 2014 (Parecer)
    • FOGLIA, G. A. . Parecerista ad hoc de mérito científico - Fundação da Amparo à Pesquisa - FAPESP. 2014 (Parecer)
    • FOGLIA, G. A. . Evaluadora externa (internacional) - 452 F. Revista de Teoría de la Literatura y Literatura Comparada (ISSN 2013-3294). 2013 (Parecer)
    • FOGLIA, G. A. . Avaliação de resumos com propostas de comunicação: VII Congresso Brasileiro de Hispanistas. 2012 (Parecer)
    • FOGLIA, G. A. . Parecer: abehache - Revista da Associação Brasileira de Hispanistas (ISSN 2238-3026). 2012 (Parecer)
    • FOGLIA, G. A. . Parecer: Claritas - Revista do Departamento de Inglês da PUC-SP (ISSN: 1414-5243). 2012 (Parecer)
    • FOGLIA, G. A. . Consultor científico na avaliação de trabalhos para o I Congresso Internacional de Professres de Línguas Oficiais do Mercosul. 2010 (Consultoria)
    • FOGLIA, G. A. . Parecer sobre a obra Literatura e Guerra, organizada pelos Profs. Élcio L. Cornelsen e Thomas Burns. 2008 (Parecer)
    • FOGLIA, G. A. . Parecerista de literatura no I Congresso Internacional da Associação Brasileira de Hispanistas. 2008 (Parecer)
    • FOGLIA, G. A. . Parecer sobre o projeto de pesquisa 'Escritas da violência na República Democrática Alemã', do Prof. Elcio L. Cornelsen. 2008 (Parecer)
    • FOGLIA, G. A. . Leitura crítica para coleção de livros didáticos para ensino de língua espanhola. 2006 (Relatorio_tecnico)
    • FOGLIA, G. A. . Coleção de espanhol. 2005 (Assessoria)
    • FOGLIA, G. A. . As representações de professores em formação sobre a literatura e seu ensino. 2005 (Parecer)
    • FOGLIA, G. A. . Das páginas de um livro para a tela do cinema: Os diferentes aspectos da Guerra Civil Espanhola em Homenagem à Catalunha e Terra e Liberdade.. 2005 (Parecer)
    • FOGLIA, G. A. . Saludos. Curso de lengua española. Libro 4. 2005 (Consultoria)
    • FOGLIA, G. A. . Saludos. Curso de lengua española. Libro 3. 2005 (Consultoria)
    • FOGLIA, G. A. . Saludos. Curso de lengua española. Libro 2. 2004 (Consultoria)
    • FOGLIA, G. A. . Saludos. Curso de Lengua Espanhola. Libro 1. 2004 (Consultoria)
    • FOGLIA, G. A. . Algumas crenças de um aluno de letras sobre autonomia em sala de aula - um estudo de caso. 2004 (Parecer)
    • BROZOSKI, F. P. C. ; FOGLIA, G. A. . Alejo Carpentier: em busca de uma identidade. 2004 (Parecer)
    • FOGLIA, G. A. . Coleção de ensino fundamental. 2004 (Consultoria)
    • FOGLIA, G. A. . Espanhol - Série Brasil - Ensino Médio. 2003 (Assessoria)
    • FOGLIA, G. A. . Parecer: Revista Intercâmbio, vol XII. 2003 (Parecer)
    • FOGLIA, G. A. ; MARTÍN, I. R. . Estamos todas bien, de Ana Penyas: voces femeninas tejiendo memorias. 2022 (Comunicacao)
    • FOGLIA, GRACIELA . O medo que vem do passado. Uma leitura de Antes do Passado de Liniane Haag Brum. 2021 (Comunicacao)
    • SANTOS FILHO, J. I. ; FOGLIA, G. A. . As marcas de denúncia e resistência na escrita de Eduardo Galeano em Nosotros decimos no: crónicas 1963-1988. 2021 (Outra)
    • FOGLIA, G. A. . Algunos modos de narrar la violencia de las dictaduras. 2020 (Conferência)
    • FOGLIA, G. A. . Testimonio y autoficción en Chicas Muertas de Selva Almada. 2020 (Congresso)
    • FOGLIA, G. A. . Piglia, lector de Walsh: la voz del otro (no letrado). 2019 (Comunicacao)
    • BOTTARO, S. E. G. ; FOGLIA, G. A. ; MARTÍN, I. R. . O Curso de Letras Português/Espanhol da UNIFESP e os dez anos da expansão universitária. 2019 (Comunicacao)
    • FOGLIA, G. A. . Medios de comunicación, memoria y literatura en las dictaduras e América Latina. 2019 (Conferência)
    • FOGLIA, G. A. . Testemunho e memórias no cinema documental argentino e brasileiro no começo do século XXI. 2019 (Conferência)
    • FOGLIA, G. A. . Intelectuais-militantes: mortos desaparecidos exilados, um legado da ditadura cívico-militar argentina.. 2014 (Simposio)
    • FOGLIA, G. A. . Variaciones en torno a la forma de los cuentos de Rodolfo Walsh. 2010 (Congresso)
    • FOGLIA, G. A. . Violencia constitutiva, violencia tematizada: literatura y cine en y sobre algunas dictaduras de América del Sur. 2011 (Congresso)
    • FOGLIA, G. A. . Cuando los juegos de la imaginación son imposibles. 2012 (Congresso)
    • FOGLIA, G. A. . Em teu nome...: cinema político?. 2013 (Congresso)
    • FOGLIA, G. A. . Lucha armada y represión en la literatura argentina y brasileña: entre lo político y lo intimista.. 2014 (Congresso)
    • FOGLIA, G. A. . Memória, Justiça e o papel da Universidade. 2017 (Outra)
    • FOGLIA, G. A. ; MARTÍN, I. R. ; ELIAS, N. . Roda de conversa: a produção do livro didático de língua espanhola. 2017 (Outra)
    • FOGLIA, G. A. . Lucha revolucionaria en el cine documental: memoria monumento / memoria perturbadora. 2018 (Congresso)
    • FOGLIA, G. A. . Confrontar lo indecible como acto de memoria en el cine documental argentino y brasileño. Tensiones entre lo militante y lo intimista. 2015 (Congresso)
    • FOGLIA, G. A. . Representações do terrorismo de Estado no cinema documentário brasileiro e argentino. 2016 (Congresso)
    • FOGLIA, G. A. . El cine documental como lugar de memoria: los casos argentino y brasileño en los años 2000. 2016 (Congresso)
    • FOGLIA, G. A. . Revolução Cubana e escritores-militantes: crise do romance e 'ascensão' do testemunho. 2016 (Conferência)
    • FOGLIA, G. A. . Representações do terrorismo de Estado no cinema documental brasileiro. 2015 (Conferência)
    • FOGLIA, G. A. . Algunos modos de narrar la violencia de Estado en la literatura argentina. 2015 (Conferência)
    • Arnoux, E. N ; Fanjul, A. P. ; FOGLIA, G. A. ; Gasparini, P . Línguas e literaturas: discursos de resistência. 2012 (Comunicacao)
    • FOGLIA, G. A. . Representação da violência de estado no cinema. 2011 (Comunicacao)
    • FOGLIA, G. A. . ?Esa mujer? y formas de la violencia: el narrador sin poder. 2007 (Comunicacao)
    • FOGLIA, G. A. . Estrategias en la lucha contra el olvido: aproximación a dos documentales sobre las últimas dictaduras argentina y brasileña. 2011 (Congresso)
    • FOGLIA, G. A. . Conflitos na instância do narrador e violência de Estado em alguns contos de Max Aub. 2008 (Conferência)
    • FOGLIA, G. A. . Libertango-Cultura e política da Argentina. 2003 (Outra)
    • FOGLIA, G. A. . Palestra sobre o tema 'Identidade / identidades'. 2005 (Conferência)
    • FOGLIA, G. A. . Mídia e literatura. 2007 (Conferência)
    • FOGLIA, G. A. . Literatura y prensa: Rodolfo Walsh, el periodista que se adelantó a su tiempo. 2008 (Comunicacao)
    • FOGLIA, G. A. . Representaciones literarias de Eva Perón: algunas cuestiones sobre el narrador en Walsh y Viñas. 2008 (Comunicacao)
    • FOGLIA, G. A. . Participação na Mesa Redonda 'O papel da Universidade na formação de professores'. 2008 (Comunicacao)
    • FOGLIA, G. A. . Conflitos na instância do narrador e violência de Estado em alguns contos de Max Aub. 2007 (Conferência)
    • FOGLIA, G. A. . Gramática de la violencia: un análisis de la construcción de los cuentos y las notas periodísticas de Rodolfo Walsh.. 2006 (Conferência)
    • FOGLIA, G. A. . Mundos paralelos. Carmen: una mujer bien mujer. 1995 (Comunicacao)
    • FOGLIA, G. A. . Argentina y el peronismo. 2006 (Conferência)
    • FOGLIA, G. A. . Cine y política. 2003 (Conferência)
    • FOGLIA, G. A. . Eva Perón e o peronismo: panorama histórico. 2005 (Conferência)
    • FOGLIA, G. A. . Tango: primeros pasos en la historia. 2002 (Conferência)
    • FOGLIA, G. A. . Operación masacre: sintaxe e resistência. 2006 (Comunicacao)
    • FOGLIA, G. A. . Para entender Esa mujer, un cuento de Rodolfo Walsh. 2005 (Conferência)
    • FOGLIA, G. A. . Los oficios terrestres y las formas de narrar la violencia. 2006 (Congresso)
    • FOGLIA, G. A. . Diario de un clandestino: el cuestionamiento escamoteado. 2002 (Congresso)
    • FOGLIA, G. A. . En cuanto a las palabrotas. 1997 (Seminário)
    • FOGLIA, G. A. . Pérdida de la fe cívica. Una lectura de Operación masacre. 1999 (Comunicacao)
    • FOGLIA, G. A. . Operación masacre y testimonio. 2000 (Congresso)
    • FOGLIA, G. A. . Tango: primeros pasos en la danza y en la historia. 2001 (Simposio)
    • Luis Filipe S. Lima ; ROVAI, M. L. ; FARIAS, I. R. ; MARTÍN, I. R. ; SILVARES, L. P. ; FOGLIA, G. A. . II colóquio de pesquisas em humanas. 2010 (UNIFESP)
    • FOGLIA, G. A. ; FARIAS, I. R. ; Luis Filipe S. Lima ; MARTÍN, I. R. ; PHILIPPOV, R. ; ROVAI, M. L. ; SILVARES, L. P. . III Colóquio de Humanas. 2011 (Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Universidade Federal de São Paulo)
    • FOGLIA, G. A. ; MENDES, M. L. D. ; PHILIPPOV, R. ; Ramazinna A. L . Jornada fantástica. 2011 (Universidade Federal de São Paulo)
    • Labourdette, A. L. ; FOGLIA, G. A. . La memoria de Borges. Caminos y Contratiempos de una memoria inestable". 2011 (Universidade Federal de São Paulo)
    • COSTA, E. G. de M. ; FOGLIA, G. A. . Qué hay detrás de las líneas?. 2011 (Universidade Federal de São Paulo)
    • ANDRADE JUNIOR, A. F. ; Palmero Gomez, E.C. ; FREITAS, L. M. A. ; Cárcamo, S. I ; PONTE, A. S. ; COSTA, E. G. de M. ; Ferreira dos Santos, F. ; FOGLIA, G. A. ; Sebold, M. M ; Pazos Vazquez, R. . VIII Congresso Brasileiro de Hispanistas. 2014 (Associação Brasileira de Hispanistas)
    • MENEZES, A. S. ; MIGUEZ, A. C. ; RODRIGUEZ, F. S. C. ; BOTTARO, S. E. G. ; BRIANEZI, D. I. ; FOGLIA, G. A. ; SOUSA, G. N. E. ; MARTÍN, I. R. ; RODRIGUEZ, J. F. ; LOCOSELLI, L. F. ; ELIAS, N. ; YOKOTA, R. ; DANTAS, R. ; BEZERRA, W. A. . XVI Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol / I Simpósio Nacional de Professores em Formação. 2015 (Universidade Federal de São Carlos / Universidade Federal de São Paulo / Associação Professores de Espanhol do Estado de São Paulo)
    • Cruz A. K ; FOGLIA, G. A. . A literatura de Max Aub. 2016 (Universidade Federal de São Paulo (Guarulhos))
    • ROUSSEAUX, F. ; TELES, E. L. A. ; FOGLIA, G. A. . El ex detenido-desaparecido como testigo de los juicios por crímenes de Lesa Humanidad. 2016 (Universidade Federal de São Paulo (Guarulhos))
    • VILLALVA FILHO, M. R. ; FOGLIA, G. A. ; ALBUQUERQUE, J. L. ; MENEZES, A. S. ; SOUSA, G. N. E. ; MARTÍN, I. R. ; RODRIGUEZ, J. F. ; ELIAS, N. ; DANTAS, R. . Minicurso de língua e cultura guarani. 2016 (Universidade Federal de São Paulo (Guarulhos))
    • FOGLIA, G. A. ; TELES, E. L. A. ; JORGE, J. . Os desaparecidos da comunidade japonesa na Argentina. 2017 (Universidade Federal de São Paulo)
    • FOGLIA, G. A. ; FERLA, L. A. ; OLIVEIRA, R. A. D. ; VALVERDE, F. . Cinepimentas: Cidadão Kane. 2018 (Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (UNIFESP))
    • FOGLIA, G. A. ; FERLA, L. A. ; CRUZ, F. M. . Cinepimentas - A que horas ela volta. 2017 ()
    • MARTÍN, I. R. ; RODRIGUEZ, J. F. ; FOGLIA, G. A. ; GONZALEZ, N. T. M. ; De MARCO, V. . Mario González e a formação de hispanistas no Brasil. 2019 (Departamento de Letras. Universidade Federal de São Paulo)
    • MARTÍN, I. R. ; RODRIGUEZ, J. F. ; FOGLIA, G. A. . Inauguração Acervo Mario González na Biblioteca da EFLCH-UNIFESP. 2019 (Departamento de Letras. Universidade Federal de São Paulo)
    • OLIVEIRA, R. A. D. ; FOGLIA, G. A. ; VALVERDE, F. . Cinepimentas - Tito e os pássaros. 2019 ()
    • OLIVEIRA, R. A. D. ; FOGLIA, G. A. ; VALVERDE, F. . Cinepimentas - O mercado de notícias. 2019 (EFLCH-UNIFESP)
    • FOGLIA, G. A. ; OLIVEIRA, R. A. D. ; MARQUEZ NETO, P. . Cinepimentas: I CICLO CINEMA CANTADO - VIOLA ENCANTADA. 2020 (EFLCH-UNIFESP)
    • FOGLIA, G. A. ; OLIVEIRA, R. A. D. ; MARQUEZ NETO, P. . Cinepimentas: I CICLO CINEMA CANTADO - TROPICÁLIA OU PANIS ET CIRCENCIS. 2020 (EFLCH-UNIFESP)
    • FOGLIA, G. A. ; OLIVEIRA, R. A. D. ; MARQUEZ NETO, P. . Cinepimentas: I CICLO CINEMA CANTADO: A MÚSICA SEGUNDO TOM JOBIM. 2020 (EFLCH-UNIFESP)
    • FOGLIA, G. A. ; OLIVEIRA., R. A. D. ; MARQUEZ NETO, P. . Cinepimentas: I CICLO CINEMA CANTADO - RIO, ZONA NORTE. 2020 (EFLCH-UNIFESP)
    • De MARCO, V. ; FOGLIA, G. A. ; MARTÍN, I. R. . Organização Conferência: À procura da forma de representar a barbárie. 2020 (EFLCH-UNIFESP)
    • VIEIRA, E. M. A. ; MARTÍN, I. R. ; FOGLIA, G. A. . Organização conferência: Valises, maletas, caixas, diários: as imagens perdidas da Guerra Civil Espanhola. 2020 (EFLCH-UNIFESP)
    • OLIVEIRA, R. A. D. ; FOGLIA, G. A. ; ELIAS, N. . Cinepimentas: II ciclo cinema cantado - Vou rifar meu coração. 2021 (EFLCH - UNIFESP)
    • FOGLIA, G. A. ; OLIVEIRA, R. A. D. ; RIBEIRO, A. C. R. . Cinepimentas: II ciclo cinema cantado - Música brega em francês?!. 2021 (EFLCH - UNIFESP)
    • FOGLIA, G. A. ; OLIVEIRA, R. A. D. ; ARAUJO JUNIOR, B. J. . Cinepimentas: II ciclo cinema cantado - A música de gasolinera na Espanha: do cursi ao cult. 2021 (EFLCH - UNIFESP)
    • OLIVEIRA, R. A. D. ; FOGLIA, G. A. ; LOPES, C. R. . Cinepimentas - II ciclo cinema cantado - Cheesy & Corny: o que é brega na música popular em inglês?. 2021 (EFLCH - UNIFESP)
    • FOGLIA, G. A. ; CERQUEIRA, R. S. ; ELIAS, V. M. S. ; AZZALIS, L. J. ; NEVES, V. R. ; MEISTER, I. P. . Roda de conversa sobre as "Orientações para uso de uma linguagem inclusiva - Nota técnica de orientação. 2021 (Departamento de Letras - UNIFESP)
    • BOTTARO, S. E. G. ; RODRIGUEZ, J. F. ; Vieira, M. A. C. ; FOGLIA, G. A. . Uma conversa com a profa. Dra. Maria Augusta da Costa Vieira (FFLCH-USP) sobre a trajetória do ensino de literatura em língua espanhola. 2021 (Área de Espanhol - Departamento de Letras - UNIFESP)
    • CERQUEIRA, R. S. ; FOGLIA, G. A. ; VISCARDI, J. ; CRUZ, F. M. . Linguagem não-binária em disputa: o que é importante saber?. 2022 (Departamento de Letras / CAEL - UNIFESP)
    • FOGLIA, GRACIELA ALICIA ; CERQUEIRA, R. S. ; BARRETO, R. R. ; LETRAS, C. A. E. . Cinepimentas: Ciclo diversidades 1. 2022 (Departamento de Letras - UNIFESP)
    • FOGLIA, GRACIELA ALICIA ; CERQUEIRA, R. S. ; BARRETO, R. R. ; ALMEIDA, G. A. ; LETRAS, C. A. E. . Cinepimentas: Ciclo Diversidades 2. 2022 (Departamento de Letras - UNIFESP)
    • MENEZES, A. S. ; FOGLIA, G. A. . Charlas de Cineclub: Noches de fuego. 2022 (Área de espanhol-UNIFESP)
    • MENEZES, A. S. ; FOGLIA, G. A. . Charlas de Cineclub: Almacenados. 2022 (Área de espanhol - UNIFESP)
    • FOGLIA, GRACIELA ; OLIVEIRA, R. A. D. . Charlas de Cinclub: Argentina, 1985. 2023 (Departamento de Letras - UNIFESP)
    • FOGLIA, GRACIELA ; MARTÍN, I. R. . Charlas de Cineclub: Boquitas pintadas. 2023 (Área de Espanhol - Departamento de Letras - UNIFESP)
    • FOGLIA, GRACIELA ; OLIVEIRA, R. A. D. . Charlas de Cineclub: La odisea de los giles. 2023 (Área de Espanhol - Departamento de Letras - UNIFESP)
    • FOGLIA, GRACIELA ; SOUSA, G. N. E. . Charlas de Cineclub: Tocar y Luchar. 2023 (Área de Espanhol - Departamento de Letras - UNIFESP)
    • FOGLIA, GRACIELA ; FURTADO, S. S. . Grupo de Lectura - Leitura e debate de textos literários em língua espanhola. 2023 (Área de Espanhol - Departamento de Letras - UNIFESP)
    • Vidal, Paloma ; FOGLIA, GRACIELA . Exibição de debate sobre o filme Los rubios, de Albertina Carri. 2023 (Departamento de Letras - UNIFESP)
    • MARTÍN, I. R. ; FOGLIA, GRACIELA . Charlas de Cineclub: De amor y de sombras. 2023 (Área de espanhol - Departamento de Letras - UNIFESP)
    • FOGLIA, G. A. . El uso de historietas en la clase de español. 2007 (Universidade de Franca - Associação de Professores do Estado de Sâo Paulo)
    • FOGLIA, G. A. . Cuatro en uno. Cómo exprimir un texto hasta la última gota. Y el por qué, también. 2007 (XII Congreso brasileño de profesores de español)
    • FOGLIA, G. A. . Oficina de leitura literária em E/LE. 2013 (APEESP / SEE-SP)
    • FOGLIA, G. A. . Palestra Cultura y literatura en la enseñanza de Español Lengua Extranjera. 2013 (APEESP / SEE-SP)
    • FOGLIA, G. A. . Cuatro en uno. O de cómo exprimir un texto hasta la última gota. 2006 (CNA-SP)
    • FOGLIA, G. A. . Inmigración, lunfardo y tango: manifestaciones del carácter argentino. 1999 (Español en el Campus)
    • FOGLIA, G. A. . La literatura y sus circunstancias históricas. 2000 (PUC-SP)
    • FOGLIA, G. A. ; Bueno, Mónica . Cine y representación: las dictaduras de Brasil y Argentina. 2012 (Universidad Nacional de Mar del Plata)
    • FOGLIA, G. A. . Relatório parcial de pesquisa - FFLCH-USP. 2016
    • FOGLIA, G. A. . Relatório de pesquisa de estágio de pós-doutorado. FFLCH-USP. 2017
    • FOGLIA, G. A. . Relatório Projeto de Pesquisa Bolsa no Exterior - FAPESP. 2016
    • Nome do projeto: Gramática da violência: uma análise da construção dos contos e das reportagens publicados entre 1965 e 1967 por Rodolfo Walsh (2006 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FOGLIA, G. A. .
      Descrição: Descrever os procedimentos de construção dos contos e de parte dos textos jornalísticos publicados por Rodolfo Walsh nos anos ?60 e analisar de que maneira a violência de Estado, nas múltiplas formas que assumiu no século XX, põe sob tensão as diferentes estrtatégias discursivas que estruturam os textos.
    • Nome do projeto: Violência tematizada, violência constitutiva: literatura e cinema nas/sobre as ditaduras argentina e brasileira (2010 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FOGLIA, G. A. .
      Descrição: As décadas que vão de 1960 a 1985 foram de extrema violência ditatorial tanto na Argentina quanto no Brasil. No entanto, as formas de representar essa violência na literatura e no cinema, ontem e hoje, diferem significativamente. Enquanto no Brasil, uma parte da literatura produzida nesses anos tematiza a necessidade de aderir à luta contra a ditadura, na Argentina, ao contrário, a escrita é mais cifrada. No cinematográfico, alguns filmes e documentários trazem essa diferença de outra forma: na Argentina, parece haver uma confiança extremada (nem sempre justificada) no conhecimento que o público tem sobre a história recente; no Brasil, em cambio, o espectador é munido de suficiente informação para poder reconstruir esse período. Em Pasiones Nacionales, Pablo Semán y Silvina Merenson, quando interpretam as diferentes formas de perceber a história nacional em ambos os países, afirmam que o positivismo brasileiro acarretou ?un autoritarismo elitista que, siendo menos violento que el argentino, confiará mucho menos en la autonomía de un pueblo que es visto más como un niño que como un soberano?. Se transpusermos a ideia de confiança ou não na autonomia da população à confiança ou não na autonomia do leitor/espectador poderíamos ter ai uma chave, ou pelo menos um ponto de partida, para pensar as diferentes formas de representar a violência instaurada nas nossas ditaduras. Este projeto se propõe descrever e analisar um corpus de obras literárias, publicadas durante as ditaduras, e cinematográficas, produzidas após esse período, à luz de teorias literária y cinematográfica pertinentes.
    • Nome do projeto: Charlas de cineclub (2014 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: FOGLIA, G. A. , DANTAS, R. , MARTÍN, I. R. , BOTTARO, S. E. G. , MENEZES, A. S. , ELIAS, N. , SOUZA, G. N. , RODRIGUEZ, J. F. .
      Descrição: O projeto tem por objetivo a exibição e a discussão, conduzida por um professor ou pesquisador convidado, de filmes falados em espanhol. O debate, levado a cabo preferentemente em língua espanhola, poderá focalizar diferentes aspectos ensejados pelos filmes, tais como históricos, filosóficos, sociais, literários ou linguísticos. O projeto, que é desenvolvido pela área de Língua Espanhola e suas Literaturas (EFLCH-Unifesp), já teve parcerias com o Memorial da América Latina, o Cineclube Latino-americano e a Biblioteca Mario de Andrade. Desde a pandemia de Covid-19 as exibições bem sendo realizadas no Campus Guarulhos. A área de Língua Espanhola e suas Literaturas se encarrega da divulgação dos eventos, bem como de convidar professores, pesquisadores e/ou estudantes que selecionam os filmes e conduzem as discussões. As sessões têm periodicidade mensal e seu público-alvo principal são os/as alunos/as do curso de Letras-Espanhol da EFLCH-Unifesp, professores/as e estudantes da rede pública e privada de ensino, bem como o público em geral.
    • Nome do projeto: Cinepimentas (2017 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: FOGLIA, G. A. , DANTAS, R. , FERLA, L. A. .
      Descrição: Realizar sessões mensais de filmes, de temática variada, com foco nos Temas Transversais elencados nos PCNs, precedidas por uma apresentação e seguidas por um debate levado a cabo por professores pesquisadores convidados, ou ex-alunos/as da UNIFESP, ou professores/as das escolas de Ensino Médio com as quais a FFLCH tem convênio. O projeto é coordenado pelos docentes: Graciela Foglia e Rosângela Dantas.
    • Nome do projeto: Violência de Estado e exílio: memória e testemunho (2014 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FOGLIA, G. A. , MARTÍN, I. R. , De MARCO, V. , Bueno, Mónica , SANCHEZ, D. S. , BURIANOVA, Z. , SILVA, M. V. S. R. , RIBEIRO, M. C. S. , Teles, J. A. , CARVALHO, M. M. .
      Descrição: O grupo se dedica a examinar a literatura e outras manifestações artísticas bem como documentos primários de arquivos públicos ou de imprensa do século XX e XXI que tratam ou aludem às vivências sociais extremas produzidas pelas práticas de violência de Estado no contexto ibero-americano. Os estudos têm o objetivo de contribuir para a revisão e construção da memória social dos acontecimentos que provocaram guerras, ditaduras, banimentos, exílios, torturas e censura. ? Estética e política: representações da violência de Estado e do exílio na literatura e outras artes. Objetivo da linha de pesquisa: A linha se dedica a examinar a literatura e outras manifestações artísticas do século XX e XXI que tratam ou aludem às vivências sociais extremas produzidas pelas práticas de violência de Estado no contexto ibero-americano. Os estudos têm o objetivo de contribuir para a revisão e construção da memória social dos acontecimentos que provocaram guerras, ditaduras, banimentos, exílios, torturas e censura. Palavras Chaves: Violência de Estado / Exílio / Ditaduras cívico-militares / Memória / Literatura e outras artes ? História e política: a construção da memória social em arquivos públicos, imprensa e outros meios de comunicação. Objetivo da linha de pesquisa: A linha se dedica a examinar documentos primários de arquivos públicos ou de imprensa do século XX e XXI que tratam ou aludem às vivências sociais extremas produzidas pelas práticas de violência de Estado no contexto ibero-americano. Os estudos têm o objetivo de contribuir para a revisão e construção da memória social dos acontecimentos que provocaram guerras, ditaduras, banimentos, exílios, torturas e censura.
    • Nome do projeto: Representações da violência contra as mulheres no século XXI no contexto ibero-americano (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FOGLIA, G. A. .
      Descrição: O projeto busca examinar a literatura e outras manifestações artísticas que abordem diferentes tipos de violências decorrentes de crimes nos quais o Estado é responsável de alguma maneira, particularmente contra as mulheres, embora não exclusivamente, no contexto ibero-americano. Os estudos têm o objetivo de contribuir para reflexões no campo das Artes e dos Direitos Humanos.
    • Nome do projeto: Terrorismo de estado e luta revolucionária na literatura e no cinema documentário argentino e brasileiro (2014 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FOGLIA, G. A. .
      Descrição: No âmbito das reflexões sobre literatura de testemunho e memória, são analisados e comparados romances e documentários produzidos na Argentina e no Brasil cuja matéria é o terrorismo de Estado, que exterminou os projetos revolucionários dos anos sessenta e setenta do século XX. Busca-se traçar um quadro que permita entender as particularidades que aproximam e diferenciam as composições literárias e cinematográficas de ambos os países. O corpus está composto, no campo literário, por textos de autores que participaram na luta, armada ou não, e foram vítimas da violência repressiva; no cinematográfico, analisam-se documentários produzidos a partir dos anos dois mil, tendo em conta também o grau de envolvimento de seus realizadores com aquelas lutas. Duas hipóteses iniciais permitem interpretar aproximações e diferenças nas composições artísticas. Uma diz respeito às marcas deixadas nas composições artísticas pelos diferentes processos de transição das ditaduras para as democracias, que conduziram a políticas de memória também diferentes. A outra, sustenta que as particularidades nas obras artísticas de ambos os países se originariam não só em processos históricos e tradições literárias distintos, ou nas diversas formas de olhar e analisar o passado histórico, mas também no grau de confiança, diferente em cada país, em relação à existência de uma comunidade intelectual latino-americana que compartilharia uma mesma "estrutura de sentimento" (Raymond Williams). Tal confiança teria sido gerada pelos intensos debates sobre a função da arte e o lugar do intelectual, promovidos e desenvolvidos no âmbito da Casa de las Américas, discussão que atravessou, a partir da Revolução Cubana, o discurso intelectual dos anos sessenta e setenta na América hispânica, mas teve menor vitalidade e extensão no Brasil. Projeto parcialmente financiado pela FAPESP (Bolsa Pesquisa no Exterior) e CNPq (bolsa de Iniciação Científica)
    • Graduacao:
      • Curso: Licenciatura En Física
        Nome da Instituição: Unlp Universidad Nacional de La Plata
        Ano de conclusão: 1986
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americ.)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1998
    • Doutorado:
      • Curso: Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americ.)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: Rehacer y resistir: el proceso de escritura de Operación masacre de Rodolfo Walsh
        Ano de conclusão: 2005
      • Curso: Física
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: Teoria de reações para análise de processos de produção e decaimento de ressonâncias gigantes nucleares
        Ano de conclusão: 1991
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Centro de Antropologia e Arqueologia Forense
        Ano de conclusão: 2020
      • Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humana
        Ano de conclusão: 2017
    • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1999 - 2006 ).
        Outras informações: Professora assistente doutor
    • Faculdades Santa Marcelina:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2001 - 2002 ).
        Outras informações: Professora
    • Centro Hispano Brasileiro de Cultura:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2000 - 2001 ).
        Outras informações: Professora auxiliar de ensino II
    • Instituto Cervantes:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2003 - 2003 ).
        Outras informações: Presidente de bancas examinadoras para obtenção dos diplomas básico e superior em espanhol língua estrangeira
        Outras informações: Outro: presidente banca examinadora
    • Municipio de Paranapanema:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2003 - 2003 ).
        Outras informações: Curso para formação de professores de espanhol no município de Paranapanema
        Outras informações: Professor visitante
    • Coordenadoria Geral de Especialização Aperfeiçoamento e Extensão:
      • Tipo de vínculo: Livre (2004 - 2006 ).
        Outras informações: Ministrei aulas durante o primeiro semestre de 2004 e depois se manteve o vínculo só para orientação de monografias.
        Outras informações: Professor convidado
    • Universidade Federal de Minas Gerais:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2006 - 2009 ).
        Outras informações: Professor Adjunto
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante ( - ).
    • Universidade Paulista:
      • Tipo de vínculo: Livre (1994 - 1994 ).
        Outras informações: Professor Adjunto III
    • Associação Colégio Espanhol São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (1997 - 1999 ).
        Outras informações: Professora de língua espanhola para todos os níveis: Básico, Intermediário, Avançado, Superior
        Outras informações: Professor
    • Asesoría Lingüística de la Consejería de Educación:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (1993 - 1993 ).
        Outras informações: Professor
    • Universidade Federal de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
    • abehache. Revista da associação brasileira de hispanistas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2015 ).
        Outras informações: Comissão editorial
    • Ministério da Educação:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2014 ).
        Outras informações: Serviço realizado Capacitação em língua portuguesa de médicos cubanos dentro do Programa Mais Médicos para o Brasil. Havana, Cuba.
        Outras informações: LIvre