Não autenticado |

Angélica Gonçalves Garcia

    • Faço doutorado interdisciplinar no Núcleo das Diversidades, Intolerância e Conflitos da Universidade de São Paulo, onde pesquiso memórias das lutas populares nas periferias de São Paulo. Nesta mesma universidade conclui meu mestrado (2013-2015) na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, onde também me graduei (1996-2001). A temática da minha dissertação foi a participação da comunidade escolar na gestão de escolas públicas. Tenho cursos de especialização em Gestão de Negócios pelo IBMEC São Paulo (2008) e Administração de Organizações do Terceiro Setor pela Fundação Getulio Vargas/ FGV (2005-06). Atualmente coordeno o programa Criativos da Escola no Instituto Alana, iniciativa que estimula o protagonismo de crianças e adolescentes na transformação de suas comunidades.

       

      Links:    

    • GARCIA, A. G. . Criativos da Escola: o protagonismo infanto-juvenil na transformação da realidade. 2016 (Congresso)
    • GARCIA, A. G. ; FISCHER, R. M. . A produção de conhecimento das organizações da sociedade civil. 2016 (Congresso)
    • GARCIA, A. G. ; FISCHER, R. M. . Projeto Político Pedagógico na Escola Pública: Estratégia e Cultura Organizacional. 2016 (Congresso)
  • Projetos de Pesquisa: 1
    • Nome do projeto: Sistematização de Tecnologia Social do AfroReggae (2013 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GARCIA, A. G. , FISCHER, R. M. .
      Descrição: O AfroReggae (AR) é uma reconhecida organização da sociedade civil (OSC) que, há mais de 20 anos, promove a inclusão e a justiça social, desenvolvendo tecnologias sociais através de atividades artísticas, culturais e educacionais nas favelas do Rio de Janeiro. O objetivo desta pesquisa foi sistematizar o Segunda Chance, projeto social realizado pelo Afroreggae que tem o formato de uma agência de empregos dedicada a oferecer oportunidades de trabalho formal a ex-presidiários, por meio de parcerias com empresas privadas, organizações públicas e da sociedade civil. Como resultado dessa pesquisa, criou-se de um ?manual? que passou a ser utilizado pela equipe do AfroReggae para o treinamento de novos colaboradores e a disseminação da iniciativa para outras organizações com vistas a sua replicação. A grande contribuição desta pesquisa foi testar uma metodologia de sistematização baseada na pesquisa-ação, que partiu da formação de um grupo de trabalho que reuniu colaboradores do AR, que detém a experiência da prática, com pesquisadores do CEATS/USP, que reúnem habilidades de análise e organização de informações. A metodológica comprovou-se adequada e valiosa para o processo de sistematização de novas tecnologias sociais de OSCs.
    • Graduacao:
      • Curso: Administração
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: Assédio Sexual nas Organizações (Melhor trabalho de conclusão da graduação - Prêmio Ruy Leme 2001- Área Recursos Humanos)
        Ano de conclusão: 2001
    • Mestrado:
      • Curso: Administração
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2015
    • Doutorado:
      • Curso: Núcleo das Diversidades, Intolerância e Conflitos
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Grupo IBMEC
        Ano de conclusão: 2008
      • Nome da Instituição: Fundação Getúlio Vargas
        Ano de conclusão: 2006
    • Editora Abril:
      • Tipo de vínculo: Livre (2002 - 2012 ).
        Outras informações: Gerente de Marketing (out/2010 a jan/2012) Responsável por dois grupos de marcas: as Femininas de Comportamento (Claudia, Nova, Lola e Gloss) e as Jovens (Superinteressante, Mundo Estranho e Guia do Estudante). Gerenciamento de uma equipe de 13 pessoas. Gerente de Produtos SR, PL e JR (abr/2003 a set/2010) Trabalhou com 3 diferentes segmentos: Informação (VEJA), Moda (Elle, Estilo e Manequim) e Femininas Populares (Ana Maria, Viva! E Sou+Eu!). Gerenciamento de equipes com na média 3 pessoas. Principais atribuições: 1) Prospecção de novas receitas (negociação de licenciamentos e desenho de novos produtos e serviços). 2) Gerenciamento de grandes campanhas de comunicação, como a SEJA e o Game Desafio do Futuro da revista Veja e o lançamento da primeira revista brasileira produzida pelos leitores ? Sou+Eu!. 3) Realização de estudos de mercado e viabilidade para novos negócios da editora (exemplos análise da indústria da moda e do segmento de Luxo, Culinária e Noivas e mapeamento do modelo de negócio das grandes revistas internacionais feitas com conteúdo colaborativo). 4) Coordenação de importantes eventos como Prêmio Claudia, Prêmio Melhores Universidades, Feira do Guia do Estudante, entre outros. Concepção e execução da série de seminários de Veja nas principais universidades do Brasil, ônibus itinerante de Ana Maria com aulas de culinária, van de transformação de beleza da Viva e academia Boa Forma na temporada de verão do litoral paulista. 5) Estruturação do Movimento Habla ? área especializada em estudar tendências do comportamento feminino. Criação do pacote de serviços oferecidos a agências e anunciantes. 6) Coordenação das ações de venda dos canais bancas, supermercados e assinaturas (desafios para distribuidores, programas de incentivo e promoções no pdv). 7) Acompanhamento e divulgação de importantes pesquisas do universo feminino: M Movimentos Femininos (2008) e Mulheres da Classe C Segmentação (2003). Trainee (fev/2002 a abr/2003)
        Outras informações: Gerente de Marketing
    • Microsoft Corporation:
      • Tipo de vínculo: Livre (2000 - 2001 ).
        Outras informações: Responsável pelo processo seletivo do programa de estágio da empresa. Principais realizações: 1) Estruturação e condução de entrevistas e dinâmicas em grupo. 2) Elaboração e implementação de plano de comunicação do programa de estágio nas principais universidades do país.
        Outras informações: Estagiária
    • Instituto Alana:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).
        Outras informações: O Instituto Alana é uma organização da sociedade civil que desenvolve projetos que buscam garantir as crianças o pleno direito a infância. Principais atividades 1) Lançamento do movimento Criativos da Escola www.criativosdaescola.com.br que busca inspirar crianças e adolescentes a serem protagonistas de transformações em suas realidades. O projeto faz parte de uma iniciativa global chamada Design for Change www.dfcworld.com, que surgiu na Índia, e hoje está presente em mais de 35 países. 2) Criação e implementação de plano de divulgação do Desafio Criativos da Escola, um concurso anual que reconhece os projetos mais inspiradores desenvolvidos por estudantes e educadores no país. 3) Gerenciamento de todas as etapas do Desafio desde a preparação da plataforma de inscrição no site até a premiação dos projetos vencedores, passando pelo acompanhamento das inscrições e seleção dos finalistas. 4) Concepção e realização de oficinas de formação de educadores da rede de ensino pública. 5) Gestão de parcerias com o poder público e a iniciativa privada para disseminação do projeto.
        Outras informações: Coordenadora do projeto Criativos da Escola
    • Centro de Emprendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor USP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2017 ).
        Outras informações: O Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor (CEATS) é um Núcleo de Cultura, Extensão e Pesquisa da Universidade de São Paulo (USP). Dirigido pelas Profas. Dras. Graziella Comini e Rosa Maria Fischer, o CEATS é um espaço acadêmico dedicado ao ensino, pesquisa e consultoria técnica nas áreas de empreendedorismo socioambiental, gestão social, sustentabilidade e responsabilidade empresarial. Com cerca de 30 anos de trajetória, agrega uma equipe multidisciplinar, especializada na produção e disseminação de conhecimentos, constituída por docentes, pesquisadores, mestrandos e doutorandos da Faculdade de Economia e Administração (FEA/USP). Como integrante do núcleo, o principal projeto de pesquisa desenvolvido pela Angélica foi a sistematização de tecnologia social do organização da sociedade civil, AfroReggae. Ver detalhamento no campo Projeto de Pesquisa do lattes
        Outras informações: Pesquisadora