Não autenticado |

Umberto de Souza Cunha Neto

    • Aluno de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira da Universidade de São Paulo (USP), é Bacharel e Licenciado em Letras (Português) e mestre em Literatura Brasileira pela mesma universidade. Especialista em processos didático-pedagógicos para cursos na modalidade a distância pela Univesp. Estudou por dois semestres não consecutivos no exterior, em instituições de ensino superior portuguesas, cursando disciplinas e investigando elementos ligados à cultura, língua e literaturas lusófonas e com o apoio das bolsas Santander Universidades e Bolsa de Mérito Acadêmico da USP. O projeto de investigação que desenvolve atualmente, no doutorado, debruça-se sobre a literatura brasileira contemporânea. Tem experiência na atuação docente em escolas públicas e particulares de Ensino Fundamental e Médio, além de experiência em cursos preparatórios para o vestibular.

       

      Links:    

    • CUNHA NETO, UMBERTO DE SOUZA . Estudos de literatura brasileira em Portugal REVISTA OPINIÃES ? REVISTA DOS ALUNOS DE LITERATURA BRASILEIRA USP , v. 1 , p. 40 - 46 , 2018. ISSN: 25258133.
    • GARBIN, M. C. ; CUNHA NETO, Umberto ; CARLOS, R. S. ; MOLINARI, C. M. ; SOUZA, V. L. C. ; GAVA, L. M. ; BRITO, M. F. ; SILVA, V. L. A. . O uso de podcasts no processo de aprendizagem na educação a distância: um estudo de caso com os alunos de licenciatura da Univesp. Desafios de uma educação digital de qualidade: práticas experimentadas, v. , p. 312 - 333, 2024.
    • NETO, Umberto ; MELLO, J. A. . QUESTÕES SOBRE A RECEPÇÃO DA LITERATURA CONTEMPORÂNEA E ANÁLISE DE TEXTOS DA IMPRENSA PORTUGUESA: O CASO DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA. In: XV Encontro da ABRALIC , 2016 , Rio de Janeiro. Anais eletrônicos do XV encontro ABRALIC ? 19 a 23 de setembro de 2016. Rio de Janeiro : Dialogartes Publicações, 2016. p. 5386 - 5396.
    • NETO, Umberto . Inovações e insuficiências na tipologia de Friedman: excursões do narrador em Dom Casmurro. In: 20º. Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo (SIICUSP) , 2012 , São Paulo. 20º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo (SIICUSP). : , 2012.
    • NETO, Umberto ; SILVA, A. R. . Os modelos de interpretação e o ensino da obra literária. In: 19º. Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo (SIICUSP) , 2011 , São Paulo. 19º Simpósio de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo (SIICUSP). : , 2011.
    • NUNES FILHO, W. C. ; MACHADO, L. ; CUNHA NETO, Umberto . A literatura brasileira pede licença. São Paulo : FFLCH:USP , 2018 (Editorial)
    • MUNGIOLI, M. C. P. ; CUNHA NETO, Umberto . Educomunicação nos espaços educativos formais: o papel da monitoria de supervisão de estágios na Licenciatura em Educomunicação. 2018 (Congresso)
    • NETO, Umberto . A circulação da obra de Bernardo Carvalho em Portugal. 2017 (Comunicacao)
    • NETO, Umberto . A circulação da obra de Bernardo Carvalho em Portugal. 2017 (Seminário)
    • CUNHA NETO, Umberto . IV Seminário do Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira. 2018 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - FFLCH/USP)
    • Nome do projeto: Os modelos de interpretação e o ensino da obra literária (2010 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NETO, Umberto , PARREIRA, M. P. , SILVA, A. R. .
      Descrição: Este projeto almeja examinar propostas de interpretação da obra literária a partir de alguns modelos críticos derivados da ficção do escritor americano Henry James e do brasileiro Machado de Assis; ao confrontarem-se esses pressupostos teóricos, também se pretendem investigar o alcance e a pertinência de cada um para o ensino da literatura.
    • Nome do projeto: Inovações e insuficiências na tipologia de Friedman: excursões do narrador em Dom Casmurro, de Machado de Assis (2011 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NETO, Umberto , PARREIRA, M. P. .
      Descrição: Este projeto tem como tema principal a análise da teoria desenvolvida por Norman Friedman a respeito do ponto de vista ficcional, em seu artigo ?O ponto de vista na ficção? (2002) e o confronto desta teoria com o romance "Dom Casmurro" de Machado de Assis, mostrando certas insuficiências na classificação proposta pelo teórico.
  • Formação Acadêmica: 4
    • Graduacao:
      • Curso: Letras - Bacharelado e Licenciatura
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2014
    • Mestrado:
      • Curso: Literatura Brasileira
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2018
    • Doutorado:
      • Curso: Literatura Brasileira
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Universidade Virtual do Estado de São Paulo
        Ano de conclusão: 2021
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2011 ).
        Outras informações: aluno/pesquisador
    • Universidade Virtual do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).
        Outras informações: Mediador pedagógico nas disciplinas de graduação TPS005 ? Projeto Integrador para a Pedagogia III; SCC001 ? Educação e Cultura Corporal: Fundamentos e Práticas; LET100 ? Inglês e SFH001 ? Fundamentos Históricos, Filosóficos e Sociológicos da Educação.
        Outras informações: Mediador Pedagógico