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Chaianne Maria da Silva Faria

    • Bacharela e mestra em filosofia pela Universidade de São Paulo. Concluiu pesquisa de iniciação científica (2013-2014) cujo objetivo foi reconstruir o conceito leibniziano de liberdade com vistas a mostrar como este articula algumas das mais importantes teses da metafísica e da lógica do filósofo alemão. No mestrado, desenvolveu pesquisa cuja finalidade foi esclarecer os fundamentos que permitem a Leibniz afirmar a ideia de análise infinita como solução para o problema do estabelecimento da contingência em um mundo plenamente determinado, dado o papel estrutural desempenhado pelas noções completas na constituição do universo. Seus principais temas nesta pesquisa foram as noções de contingência, necessidade, verdade, análise infinita, infinito, substância individual e individuação. A atual pesquisa de doutorado tem como objeto a teoria da história de Walter Benjamin; o núcleo da investigação repousa sobre o exame da presença de noções leibnizianas na obra de Benjamin tendo como eixo o conceito de mônada e de modo a determinar o potencial filosófico dessa presença tanto a partir da análise das afinidades quanto das tensões entre os pensamentos dos dois autores.

       

      Links:    

    • FARIA, C. M. S. . A concepção leibniziana de verdade IPSEITAS , v. 4 , p. 106 - 123 , 2018. ISSN: 23595140.
    • FARIA, C. M. S. . Projeção e isomorfismo na fundação da concepção leibniziana de verdade. Razón, principios y unidad, v. , p. 311 - 332, 2020.
    • FARIA, C. M. S. . Lógica, razão e liberdade em Leibniz. 2014 (Relatorio_tecnico)
    • FARIA, C. M. S. . Lógica e ontologia: as raízes da contingência em Leibniz. 2020 (Comunicacao)
    • FARIA, C. M. S. . Projeção e isomorfismo na fundação da concepção leibniziana de proposição verdadeira. 2017 (Congresso)
    • FARIA, C. M. S. . Da criação e recriação do mundo: a linguagem como possível ponto de implicação entre os pensamentos de Leibniz e Moritz. 2016 (Comunicacao)
    • FARIA, C. M. S. . Linguagem e verdade em Leibniz. 2015 (Comunicacao)
    • FARIA, C. M. S. ; LACERDA, T. M. . Verdade, expressão econtingência em Leibniz. 2014 (Simposio)
  • Projetos de Pesquisa: 5
    • Nome do projeto: Lógica, razão e liberdade em Leibniz (2013 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FARIA, C. M. S. , LACERDA, T. M. .
      Descrição: O escopo desta pesquisa é a liberdade tal como pensada por Leibniz. É nosso objetivo reconstituir o conceito em suas três dimensões - contingência, espontaneidade e razão - apontando o modo como articula e polariza importantes teses da lógica e da metafísica leibnizianas.
    • Nome do projeto: Lógica e ontologia em Leibniz: uma saída para o labirinto do necessário a partir de considerações acerca da teoria da expressão e da lei de continuidade (2015 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FARIA, C. M. S. , LACERDA, T. M. .
      Descrição: O escopo desta pesquisa é o problema da contingência em Leibniz. Nosso objetivo será esclarecer os fundamentos da convicção do filósofo de que a ideia de análise infinita constitui a solução para o problema da afirmação da contingência num mundo logicamente determinado dada a importância estrutural assumida pela tese da noção completa.
    • Nome do projeto: Um estudo do conceito de mônada na obra de Walter Benjamin (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FARIA, C. M. S. , LACERDA, T. M. , MACHADO, F. A. P .
      Descrição: A pesquisa versa sobre o conceito de mônada na obra de Walter Benjamin, tomando como ponto de partida o livro Origem do drama trágico alemão. Examino o conceito em sua mobilidade, investigando seus locais de inscrição, as redes conceituais de que toma parte e as transformações que sofre de Origem do drama trágico alemão em direção às Passagens e Sobre o conceito de história. Configurando-se como uma citação a Leibniz, a noção se comporta em relação ao conceito leibniziano segundo a lógica própria da citação, reunindo os polos da origem e da destruição. Benjamin arranca o conceito de seu contexto e o faz ressurgir novo, coerente, na estrutura de seus escritos; assim, a mônada de Leibniz é tanto destruída em algumas de suas camadas quanto retomada aos pedaços, encontrando o pensamento de Leibniz um dos estágios de sua história posterior. Se em sua primeira configuração a mônada de Benjamin é uma teoria das ideias que reúne em torno de si, enfeixando-as, as reflexões de Benjamin sobre história, crítica de arte e estética, na obra dos anos 1930 o conceito mantém seu tônus de operador histórico, transformando-se à medida que se materializa. Seguindo tendências já presentes em Origem do drama trágico alemão, em obras como as Passagens e as "Teses" a mônada de Benjamin aponta para uma compreensão da história cujo centro está no movimento interno e constitutivo de artefatos culturais ? o mundo de coisas benjaminiano, tão análogo ao dos surrealistas. Como escreve Benjamin na nota [N 2,3] das Passagens, a compreensão histórica deve ser entendida fundamentalmente como vida posterior do compreendido, e o que é reconhecido nessa vida posterior deve se tornar o fundamento da história em geral. O conceito de vida da obra, em articulação com as noções de pré- e pós-história, encontra um ponto de transformação precisamente na elaboração da monadologia de Origem... Minha hipótese é de que Benjamin toma a mônada para pensar a história, tanto no livro de 1925 quanto na obra posterior, como movimento de objetos monadológicos entre sua pré e sua pós-história, movimento de que o presente pode se valer não só para entender a si mesmo mas para se transformar pela atualização de possibilidades portadas pelo passado.
    • Nome do projeto: Lógica e ontologia: as raízes da contingência em Leibniz (2015 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FARIA, C. M. S. , LACERDA, T. M. .
      Descrição: Esta pesquisa tem como núcleo uma investigação das condições que permitiram a Leibniz mobilizar o conceito de análise infinita como solução para o problema posto pela dupla e simultânea afirmação da existência de uma estrutura lógica do mundo, que subjaz a todo acontecimento e a toda substância, e da contingência desses mesmos acontecimentos e das substâncias que os produzem dinamicamente na ordem do tempo. Trata-se, portanto, de discutir e elucidar aquilo que, para o filósofo de Hannover, se constitui como raiz da contingência. Assim, sobre o cerne do problema, materializado nas noções de infinito e de análise infinita, coloca-se ainda, como uma segunda camada da pesquisa, a questão relativa à possibilidade, aberta ou não aos seres racionais criados, de produzirem alguma modificação em sua própria existência, e, mais profundamente, na ordem geral da natureza, pela ação de uma vontade livre. Com efeito, a posição da ideia de análise infinita parece bastar para excluir o princípio de contradição como razão suficiente do mundo e dos fatos que nele têm lugar, mas à primeira vista não é o bastante para assegurar aos seres humanos e a outros agentes racionais finitos que porventura haja a possibilidade real de escolha, donde a fragilidade, ainda persistente, da afirmação da contingência como componente do universo. Daí que um estudo do conceito de vontade em Leibniz se mostre tão necessário como etapa da construção da ideia de contingência quanto uma elucidação da noção de análise infinita. Tal estudo é realizado com base na leitura da correspondência com Clarke e no exame do conceito de leis da natureza, as quais para Leibniz nada mais são que atos da vontade divina. Há, enfim, um último elemento que parece se apresentar como base da contingência na filosofia leibniziana: trata-se da possibilidade de afirmar uma existência infinitesimal das substâncias possíveis, graças à qual é dado às substâncias inteligentes criadas participarem, por atos de vontade, da formação dos eventos que constituem sua realidade e a do conjunto das coisas. Dito isso, a dissertação tem como ordem de temas uma breve apresentação do problema do contingência em Leibniz, e do lugar que ele ocupa no tema mais amplo da liberdade tal como pensada pelo filósofo, seguida por estudo da definição leibniziana de proposição verdadeira que põe o primeiro obstáculo à afirmação da contingência , uma análise das conexões entre esse conceito e a tese das noções individuais completas, o exame do nexo entre essa tese e os conceitos de infinito e de expressão, uma breve elucidação dos princípios de contradição e de razão suficiente, e, por último, um estudo do conceito de vontade em Leibniz e de seus conceitos de possível e existente.
    • Nome do projeto: O processo constituinte - 1985-1988 (2009 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FARIA, C. M. S. , ARAUJO, C. .
    • Graduacao:
      • Curso: Gastronomia
        Nome da Instituição: Universidade Anhembi Morumbi
        Ano de conclusão: 2019
        Status do curso: Incompleto
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: Lógica, razão e liberdade em Leibniz
        Ano de conclusão: 2015
    • Mestrado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2019
    • Doutorado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2023 - 2023 ).
        Outras informações: Monitora bolsista no Programa de Aperfeiçoamento de Ensino PAE, na disciplina FLF0114 Filosofia Geral.
        Outras informações: Monitora Bolsista
    • CADERNOS ESPINOSANOS (USP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2017 ).
    • Cadernos Espinosanos USP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2022 - Atual ).