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Yuko Takano

    • Possui graduação em Relações Internacionais - Universidade de Brasília UnB (1999), graduação em Pedagogia- Administração Educacional - UnB (1989), graduação em Pedagogia- Tecnologia Educacional - UnB (1988), graduação em Letras - UnB (1985), mestrado em Linguística Aplicada - UnB (2002) e doutorado em Linguística - USP (2013). Professora do departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução - Área de Japonês da Universidade de Brasília desde 2002. Tem experiência na área de Linguística Aplicada e ensino de Línguas, com ênfase em Sociolinguística, Dialetologia, Dialetometria e Geolinguística. Doutorado em Sociogeolinguística (2013) e Pós-doutorado em Dialetometria (Universidade de Lisboa e Universidade de São Paulo, 2018). Desde janeiro de 2021 assumiu a vice-direção do Instituto de Letras.

       

      Links:    

    • Estudo sobre o bilingüismo nipo-brasiliense, focalizando o uso da língua japonesa na comunidade niikkei
    • TAKANO, Y. ; SANTOS, I. P. ; CRISTIANINI, A. C. ; SOARES, R. C. S. ; GUIMARAES, S. S. S. ; GONCALVES, C. R. ; CAVALCANTE, M. C. ; AUGUSTO, V. L. D. S. ; CARVALHO, M. T. N. . Sociolinguística em questão: reflexões e análises. São Paulo : Paulistana, 2012 . 188p. ISBN: 9788599829615.
    • TAKANO, Y. . O falar dos nipo-brasileiros do Distrito Federal - Brasil: um estudo sob perspectiva sociogeolinguística. Fronteiras linguísticas em contextos migratórios, v. 1, p. 267 - 294, 2019.
    • TAKANO, Y. . Le parler des nippo-brasiliens du District Federal: une estude sous la perspective sociogeolinguistique. Frontieres linguistiques en contextes migratories: citoyennetés en constructions, v. 1, p. 278 - 298, 2017.
    • TAKANO, Y. . A study of the speech of japanese-brasilians in the Federal District: a proposed Socio-Geolinguistic analysis. Language Contact: Mobility, Borders and Urbanization, v. 1, p. 108 - 119, 2015.
    • TAKANO, Y. . O repertório linguístico dos nikkeis do Distrito Federal: estudo de caso do uso da língua japonesa da comunidade nipo-brasiliense. Centenário da imigração japonesa no Brasil - Cinquentenário da presença nikkei em Brasília, v. 1, p. 289 - 294, 2008.
    • TAKANO, Y. . O item lexical "corno" e suas variações no Atlas Linguístico da Paraíba: uma proposta semântico-lexical. Sociolinguística em questão: reflexões e análises, v. 1, p. 107 - 128, 2012.
    • TAKANO, Y. ; AUGUSTO, V. L. D. S. ; SOARES, R. C. S. ; CAVALCANTE, M. C. . As contribuições dos estudos da dialetologia e geolinguística para o ensino e a pesquisa de línguas. In: IV CIDS , 2016 , Paris. IV CIDS. : , 2016.
    • TAKANO, Y. ; AUGUSTO, V. L. D. S. ; SOARES, R. C. S. ; CAVALCANTE, M. C. . Contato de línguas em foco: uma proposta metodológica para estudo do falar. In: IV CIDS , 2016 , Paris. IV CIDS. : , 2016.
    • TAKANO, Y. . O esboço do Atlas do falar nipo-brasileiro do Distrito Federal: contribuição para o ensino de línguas. In: V SIMELP , 2015 , Itália. V SIMELP. : , 2015.
    • TAKANO, Y. . Atlas linguístico e a herança linguística da comunidade nipo-brasileira do Distrito Federal: múltiplos olhares. In: III Congresso Internacional de Linguística Histórica , 2015 , Santiago de Compostela. Gallecia IIICILH. : , 2015.
    • TAKANO, Y. . O falar nipo-brasileiro em foco: reflexões sobre os procedimentos metodológicos para a elaboração do Atlas linguístico brasileiro da variedade nipo-brasileira. In: Simpósio Internacional de Língua Japonesa como Língua Global , 2015 , São Paulo. EJHIB. : , 2015.
    • TAKANO, Y. . Formação de professores da língua japonesa: desafios e perspectivas. In: II Seminário Nacional de Licenciaturas em Línguas e Literaturas Estrangeiras - II SENALILLE , 2015 , Brasília. II SENALILLE. : , 2015.
    • TAKANO, Y. . A variação linguística em foco: estudo da variedade nipo-brasileira do Distrito Federal sob perspectiva sociogeolinguística. In: XXIII Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua, Literatura e Cultura Japonesa - X Congresso Internacional de Estudos Japoneses no Brasil , 2014 , Rio de Janeiro. XIII Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua, Literatura e Cultura Japonesa - X Congresso Internacional de Estudos Japoneses no Brasil. : , 2014.
    • TAKANO, Y. . 13th International Conference on the History of the Language Sciences. In: 13th International Conference on the History of the Language Sciences , 2014 , Vila Real - Portugal. 13th International Conference on the History of the Language Sciences. : , 2014.
    • TAKANO, Y. . A variedade nipo-brasileira do Distrito Federal - Brasil: a variação histórica e linguística em questão. In: 13th International Conference on the History of the Languages Sciences , 2013 , Portugal. 13th International Conference on the History of the Language Sciences. : , 2013.
    • TAKANO, Y. . O retrato linguístico da comunidade nikkei do Distrito Federal. In: VIII Congresso Internacional de Estudos Japoneses no Brasil - XXI Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua, Literatura e Cultura Japonesa , 2010 , Brasília. VIII Congresso Internacional de Estudos Japoneses no Brasil - XXI Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua, Literatura e Cultura Japonesa. Brasília : Universidade de Brasília, Prédio da Finatec, 2010. p. 178 - 185.
    • TAKANO, Y. . O ensino de línguas sob a perspectiva sociogeolinguístico em questão: a interface do atlas linguístico do falar dos nipo-brasileiros do Distrito Federal. In: XVI Simpósio Nacional de Letras e Linguística - IV Simpósio Internacional de Letras e Linguística , 2013 , Uberlândia. XVI Simpósio Nacional de Letras e Linguística - IV Simpósio Internacional de Letras e Linguística. : , 2013.
    • TAKANO, Y. . Contato de línguas sob perspectiva sociogeolinguística: estudo do falar dos nipo-brasileiros do Distrito Federal. In: Seminário Geolinguística e Estudos Lexicais: realizações, tendências e perspectivas , 2013 , São Paulo. Seminário Geolinguística e Estudos Lexicais: realizações, tendências e perspectivas. : , 2013.
    • TAKANO, Y. . O estudo do falar dos nipo-brasileiros do Distrito Federal: uma proposta de análise sociogeolinguístico. In: Colóquio Internacional - Contatos de Línguas: mobilidades, fronteiras e urbanização , 2013 , Brasília. Colóquio Internacional. : , 2013.
    • TAKANO, Y. . A contribuição do atlas linguístico do falar dos nipo-brasileiros do Distrito Federal para ensino de língua portuguesa a imigrantes japoneses e nipo-brasileiros. In: 19 INPLA (Intercâmbio de pesquisa em Linguística Aplicada , 2013 , São Paulo. 19 INPLA (Intercâmbio de Pesquisa em Linguística Aplicada. : , 2013.
    • TAKANO, Y. . A interface lexical de dois códigos linguísticos: estudo preliminar de falar dos nipo-brasileiros. In: 61 Seminário do GEL (Grupo de Estudos Linguísticos) , 2013 , Universidade de São Paulo. 61 Seminário do GEL (Grupos de Estudos Linguísticos). : , 2013.
    • TAKANO, Y. . O intercâmbio lexical: uma proposta de estudo do aspecto semântico-lexical dos falantes nipo-brasileiros do Distrito Federa'. In: Congresso Internacional de Estudos do Léxico , 2011 , Salvador - Bahia. I Congresso Internacional de Estudos do Léxico. : , 2011.
    • TAKANO, Y. . As faces do bilingüismo nipo-brasiliense:um olhar sob perspectiva da tensão diglóssica. In: X Congresso Internacional de Humanidades , 2008 , Brasília. X Congresso Internacional de Humanidades - Palavra e Cultura na América Latina: Heranças e desafios. Chile : Editoração Acadêmica, 2008.
    • TAKANO, Y. . O ensino de língua estrangeira sob a perspectiva da ecologia lingüística:algumas reflexões. In: XVII ENPULLCJ-IVCongresso Internacional de Estudos Japoneses no Brasil , 2006 , USP- São Paulo. XVII ENPULLCJ-IVCongresso Internacional de Estudos Japoneses no Brasil. São paulo : ~Universidade Estadual de São Paulo, 2006.
    • TAKANO, Y. ; TANONAKA, A. ; LIRA, M. ; MORONI, G. . Uma proposta de aprendizagem: o papel da autonomia no ensino de língua japonesa. In: XVIII ENPULLCCJ-V Congresso Internacional de Estudos Japoneses no Brasil , 2008 , UNESP- São Paulo. XVIIIENPULLCCJ-V Congresso Internacional de Estudos Japoneses no Brasil. UNESP : Universidade Estadual de São Paulo, 2008.
    • TAKANO, Y. . Variante de Tóquio (padrão) versus Variante Colônia (nikkei): uma tentativa de análise à luz do conflito diglóssico. In: XII Encontro Nacional de Lingua, literatura e Cultura Japonesa , 2001 , Rio Grande do Sul. XII Encontro Nacional de Lingua, literatura e Cultura Japonesa. Rio Grande do Sul : Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2001.
    • TAKANO, Y. . A Interface das Línguas em Contato: língua japonesa versus língua portuguesa. In: XV Encontro Nacional de Professores de Lín.Liter.e Cult.Japonesa , 2004 , UFRJ-RJ. XIVEncontro Nacional de Professores de Lín.Liter.e Cult.Japonesa. Rio de janeiro : Universidade de Rio de Janeiro, 2004. p. 176 - 187.
    • TAKANO, Y. . As faces da Interlíngua: Japonês ou Português?. In: II Encontro Nacional do GELCO , 2003 , Goiás. II Encontro Nacional do GELCO. Goiás-Goiania : Universidade de Goiás, 2003.
    • TAKANO, Y. . O Mito do Bilingüismo Nipo-Brasileiro: Reflexo da Tensão Diglóssica no Uso da Variedade Nipo-Brasileira. In: XiVEncontro Nacional de Professores de Lín.Liter.e Cult.Japonesa , 2003 , UFRJ-Rio de Janeiro. XiV Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua, Literatura e Cultura Japonesa. Rio de janeiro : Anais do Encontro, 2003. p. 0 - 0.
    • TAKANO, Y. . A interface da linguagem so perspectiva sociogeolinguística e Atlas linguísticos: convergências teóricas e metodológicas. 2019 (Simposio)
    • TAKANO, Y. . Novas Perspectivas de Estudos Multidisciplinares da Língua Japonesa. 2019 (Simposio)
    • TAKANO, Y. . Múltiplos olhares: o falar nipo-brasileiro sob perspectiva de contato de línguas. 2019 (Simposio)
    • TAKANO, Y. . Proposta para elaboração de um Atlas Linguístico Nacional do falar nipo-brasileiro. 2019 (Conferência)
    • TAKANO, Y. . O falar nipo-brasiliense: sob perspectiva da dialetometria. 2018 (Simposio)
    • TAKANO, Y. ; SOARES, R. C. S. . VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO ATLAS SEMÂNTICO-LEXICAL: contribuições para o resgate linguístico em comunidades de fala do português paulista. 2018 (Comunicacao)
    • TAKANO, Y. ; SOARES, R. C. S. . 'ATLAS SEMÂNTICO-LEXICAL E VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: contribuições para o ensino de Língua Portuguesa'. 2017 (Comunicacao)
    • TAKANO, Y. . Estudo do falar dos nipo-brasileiros: língua de herança?. 2017 (Comunicacao)
    • TAKANO, Y. . ?UM ENCONTRO DE ÁREAS DO CONHECIMENTO: o aspecto multidisciplinar dos estudos do ?Falar nipo-brasileiro? do Distrito Federal. 2017 (Conferência)
    • TAKANO, Y. . Línguas Naturais em movimento: uma proposta de estudo Semântico-Lexical. 2016 (Simposio)
    • TAKANO, Y. . A interface lexical de dois códigos linguísticos: estudo preliminar do falar dos nipo-brasilienses. 2013 (Comunicacao)
    • TAKANO, Y. . O estudo do falar dos nipo-brasileiros do Distrito Federal: uma proposta de análise sociogeolinguístico. 2013 (Conferência)
    • TAKANO, Y. . Atlas Linguístico e a herança linguística da comunidade nipo-brasileira do Distrito Federal: múltiplos olhares. 2015 (Simposio)
    • AUGUSTO, V. L. D. S. ; TAKANO, Y. ; SOARES, R. C. S. ; CAVALCANTE, M. C. . As contribuições dos estudos da dialetologia e geolinguística para ensino e a pesquisa de línguas. 2016 (Comunicacao)
    • TAKANO, Y. ; CAVALCANTE, M. C. ; SOARES, R. C. S. ; AUGUSTO, V. L. D. S. . Contato de línguas em foco: uma proposta metodológica para estudo do falar. 2016 (Comunicacao)
    • TAKANO, Y. . A variedade nipo brasileira do Distrito federal - Brasil: a variação histórica e linguística em questão. 2014 (Comunicacao)
    • TAKANO, Y. . O esboço de Atlas do falar nipo-brasileiro do Distrito Federal: contribuição para o ensino de llínguas. 2015 (Simposio)
    • TAKANO, Y. . O ensino de língua japonesa em questão: reflexões no campo aplicado. 2015 (Comunicacao)
    • TAKANO, Y. . A função da variedade nipo-brasileira da comunidade nikkei do Distrito federal: uma proposta de estudo sob perspectiva de aquisição de língua (L2).. 2014 (Comunicacao)
    • TAKANO, Y. . Sociogeolinguística, Discurso e Ensino: perspectivas teóricas e interdisciplinares. 2014 (Simposio)
    • TAKANO, Y. . O estudo do falar dos nipo-brasileiros do Distrito Federal: uma proposta de análise sociogeolinguístico. 2013 (Outra)
    • TAKANO, Y. . A língua japonesa em movimento: encontro e desencontro das línguas em contato. 2013 (Outra)
    • TAKANO, Y. . Contribuição do Atlas Linguístico do falar dos nipo-brasileiros do Distrito Federal para ensino de língua portuguesa a imigrante japoneses e nipo-brasileiros. 2013 (Seminário)
    • TAKANO, Y. . Estudo Preliminar do Repertorio Linguistico dos Nipo-Brasilienses. 2009 (Congresso)
    • TAKANO, Y. ; TANONAKA, A. ; LIRA, M. ; MORONI, G. . Uma Proposta de aprendizagem - O Papel da Autonomia no Ensino de Lingua japonesa. 2007 (Congresso)
    • TAKANO, Y. . Estudo Preliminar do Repertório Linguístico dos Nipo-Brasilienses. 2009 (Congresso)
    • TAKANO, Y. . O Estudo Preliminar do Aspecto Semäntico-Lexical do Lexema Corno e suas Variações do Atlas Linguístico da Paraíba. 2009 (Seminário)
    • TAKANO, Y. . As Faces do `Falar Paraibano`:uma proposta de Análise Semäntico-Lexical. 2009 (Seminário)
    • TAKANO, Y. . As Faces do bilinguismo nipo-brasiliense: um olhar sob perspectiva da tensão diglóssica. 2007 (Congresso)
    • TAKANO, Y. . O perfil Lingüístico dos Nikkeis do Distrito Federal: estudo de caso da comunidade nipo-brasileira. 2007 (Outra)
    • TAKANO, Y. . Variante de Tóquio (padrão) versus Variante Clônia (nikkei): uma tentativa de análise à luz do conflito diglóssico. 2001 (Comunicacao)
    • TAKANO, Y. . O Mito do Bilingüismo nipo-brasileiro:reflexo da tensão diglóssica. 2003 (Comunicacao)
    • TAKANO, Y. . As faces da Interlíngua: Japonês ou Português?. 2002 (Comunicacao)
    • TAKANO, Y. . A interface das linguas em contato: língua japonesa versus língua portuguesa. 2004 (Comunicacao)
    • TAKANO, Y. . O Ensino de Língua Estrangeira sob a perspectiva da ecologia lingüística: algumas reflexões. 2006 (Congresso)
    • TAKANO, Y. ; TANONAKA, A. ; MORONI, G. ; LIRA, M. . Uma proposta de aprendizagem: o papel da autonomia no ensino de língua japonesa. 2007 (Congresso)
    • TAKANO, Y. . As faces do bilingüismo nipo-brasiliense: um olhar sob perspectiva da tensão diglósiica. 2007 (Congresso)
    • TAKANO, Y. ; Kyoko Sekino ; UCHIGASAKI, K. ; PEREIRA, F. P . O papel do UnB-Idiomas para formação dos professores: tendências e expectativas. 2015 multimidia
    • JOKO, A. T. ; TAKANO, Y. . III Congresso Internacional de Estudos Japoneses no Brasil- XVI ENPULLCJ. 2005 (Universidade de Brasília, Fundação Japão e FAP-DF)
    • TAKANO, Y. . 1o Fórum de Estudos Japoneses do Centro-Oeste. 2005 (Universidade de Brasília)
    • TAKANO, Y. . 2o Fórum de Estudos Japoneses do Centro-Oeste. 2006 (Universidade de Brasília)
    • TAKANO, Y. ; JOKO, A. T. ; MORONI, G. . Japonês Online Ensino de Lingua japonesa no Sistema Online. 2008 (Universidade de Brasilia)
    • TAKANO, Y. . Oficina de Japonês Online. 2008 (Universidade de Brasilia)
    • TAKANO, Y. ; Kyoko Sekino . Lingua e Cultura Japonesa. 2008 (Universidade de Brasilia)
    • SANTOS, I. P. ; CRISTIANINI, A. C. ; SOARES, R. C. S. ; GUIMARAES, S. S. S. ; CARVALHO, M. T. N. ; AUGUSTO, V. L. D. S. ; GONCALVES, C. R. ; TAKANO, Y. . Seminário Geolinguístico e Estudos Lexicais: realizações, tendências e perspectivas. 2013 (Universidade de São Paulo)
    • TAKANO, Y. . II Seminário Nacional de Licenciaturas em Línguas e Literaturas Estrangeiras. 2015 (Universidade de Brasília - Instituto de Letras - Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução)
    • TAKANO, Y. ; UCHIGASAKI, K. . 120 anos de amizade Japão-Brasil: UnB Idiomas do curso de Japonês comemorando os laços interculturais. 2015 (Universidade de Brasília - LET - UnB-idiomas)
    • TAKANO, Y. . Reflexões sobre o uso do material didático. 2015 (Universidade de Brasília - PPE UnB idiomas)
    • TAKANO, Y. ; UCHIGASAKI, K. . VI Fórum de estudos japoneses no Centro-Oeste. 2013 (Universidade de Brasília - LET (departamento de línguas estrangeiras e tradução) - Área de japonês)
    • SOARES, R. C. S. ; TAKANO, Y. . Sociogeolinguística e Projeto Tesouro do Léxico: convergências e contribuições. 2015 (Universidade de Santiago de Compostela)
    • TAKANO, Y. ; SOARES, R. C. S. ; AUGUSTO, V. L. D. S. ; JOKO, A. T. . II SEMINÁRIO DE ESTUDOS SOCIOGEOLINGUÍSTICOS As Variações e o Bilinguismo em Línguas Naturais: convergências e confluências VIII FÓRUM DE ESTUDOS JAPONESES NO CENTRO-OESTE Realizações, Tendências, Perspectivas e Formação Continuada. 2017 (Universidade de Brasília)
    • TAKANO, Y. ; JOKO, A. T. . VIII Fórum de Estudos Japoneses no Centro Oeste. 2016 (Universidade de Brasília)
    • TAKANO, Y. . IX Fórum de Estudos Japoneses. 2018 (Universidade de Brasília)
    • TAKANO, Y. ; JOKO, A. T. . Visita ao Centro Interescolar de Ceilândia. 2018 (Universidade de Brasília)
    • TAKANO, Y. ; JOKO, A. T. . Concurso de Oratória da língua japonesa. 2018 (Universidade de Brasília)
    • TAKANO, Y. . 20 anos do curso de Letras Licenciatura Língua e Literatura Japonesa. 2017 (Universidade de Brasília)
    • TAKANO, Y. ; MAGALHAES, G. G. B. ; GOMES, J. V. S. ; OKUMURA, S. S. S. . A oralidade em foco: vamos falar em japonês?. 2018 (Universidade de Brasília)
    • CRISTIANINI, A. C. ; SOARES, R. C. S. ; AUGUSTO, V. L. D. S. ; TAKANO, Y. ; BRISSOS, F. J. C. . I Colóquio Internacional - A interface da lingua(gem) sob perspectiva sociogeolinguística e Atlas Linguísticos: convergências teóricas e metodológicas. 2019 (Universidade de Brasilia)
    • TAKANO, Y. ; SEKINO, K. ; WADA, A. . O letramento através de literatura. 2019 (Universidade de Brasília)
    • TAKANO, Y. ; NEVES, E.A. . X FÓRUM DE ESTUDOS JAPONESES NO CENTRO-OESTE. 2019 (Universidade de Brasília)
    • TAKANO, Y. ; NIHO, S.S.N . I Festival da expressão oral: diversos gêneros de texto orais da língua japonesa.. 2019 (Universidade de Brasília)
    • TAKANO, Y. ; SEKINO, K. ; RODRIGUES, W. T . Ciclo de letramento através de Literatura japonesa. 2019 (Universidade de Brasília)
    • TAKANO, Y. ; SEKINO, K. . Poesia Perspectiva Musical. 2019 (Universidade de Brasília)
    • TAKANO, Y. ; JOKO, A. T. . Semana UniversitáriaAS VIAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS DO CURSO DE JAPONÊS: CILS (Centro Interescolar de línguas do Distrito Federal de Sobradinho) & Letras-Japonês (UnB). 2018 (Universidade de Brasília)
    • TAKANO, Y. . Semana Universitária: ?Ciclo acadêmico: mostra de trabalhos científicos do curso de Letras-Japonês?. 2019 (Universidade de Brasília)
    • TAKANO, Y. . Semana Universitária: ?Vivência do ciclo pedagógico?: aplicação de oficinas da cultura e da língua japonesa.. 2019 (Universidade de Brasília)
    • TAKANO, Y. ; MUKAI, Y. ; JOKO, A. T. ; SEKINO, K. ; RODRIGUES, W. T ; NEVES, E.A. ; NIHO, S.S.N ; UCHIGASAKI, K. ; NATILI, D. . XIII Congresso Internacional de Estudos Japoneses no Brasil e XVI Encontro de Professores Universitários de Língua, Literatura e Cultura Japonesa. 2021 (ABEJ e UnB)
    • TAKANO, Y. . Semana Universitária: ?Vivência do ciclo pedagógico?: aplicação de oficinas da cultura e da língua japonesa.. 2019 (Universidade de Brasília)
    • Nome do projeto: Japonês Básico 5 (2015 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: TAKANO, Y. .
      Descrição: O curso será de 60 horas que implica em ensino da gramática, escrita, cultura e conversação "cotidiana" da língua japonesa. Por ser um curso introdutório, os aspectos acima mencionados serão explorados de forma que os alunos tenham uma autonomia de aprendizagem. Este curso tem como objetivo o ensino de língua de forma sequencial para a comunidade interna da Universidade de Brasília e para a comunidade em geral do Distrito Federal. Propicia ainda a formação continuada dos formandos do curso de letras-japonês.
    • Nome do projeto: Japonês Básico 4 (2015 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: TAKANO, Y. .
      Descrição: O curso será de 60 horas que implica em ensino da gramática, escrita, cultura e conversação "cotidiana" da língua japonesa. Por ser um curso introdutório, os aspectos acima mencionados serão explorados de forma que os alunos tenham uma autonomia de aprendizagem. Este curso tem como objetivo o ensino de língua de forma sequencial para a comunidade interna da Universidade de Brasília e para a comunidade em geral do Distrito Federal. Propicia ainda a formação continuada dos formandos do curso de letras-japonês.
    • Nome do projeto: Japonês Intermediário 2 (2015 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: TAKANO, Y. .
      Descrição: O curso será de 60 horas que implica em ensino da gramática, escrita, cultura e conversação mais complexa da língua japonesa. Por ser um curso intermediário, os aspectos acima mencionados serão explorados de forma que os alunos tenham uma autonomia de aprendizagem. Este curso tem como objetivo o ensino de língua de forma sequencial para a comunidade interna da Universidade de Brasília e para a comunidade em geral do Distrito Federal. Propicia ainda a formação continuada dos formandos do curso de letras-japonês.
    • Nome do projeto: Projeto do Estágio Supervisionado 2 - PES Japonês 1 (2015 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: TAKANO, Y. .
      Descrição: Conhecer, analisar e realizar as práticas de ensino de língua japonesa no contexto brasileiro. Aplicação de métodos e técnicas para a realização do ciclo docente. Elaboração de materiais didáticos principais, complementares e suplementares para a realização da regência. Prática da regência, quando serão aplicados os conhecimentos didático-pedagógicos previamente adquiridos. Acompanhamento e Avaliação do desempenho do Estagiário.
    • Nome do projeto: Projeto do Estágio Supervisionado 2 - PES Japonês 2 (2015 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: TAKANO, Y. .
      Descrição: Conhecer, analisar e realizar as práticas de ensino de língua japonesa no contexto brasileiro. Aplicação de métodos e técnicas para a realização do ciclo docente. Elaboração de materiais didáticos principais, complementares e suplementares para a realização da regência. Prática da regência, quando serão aplicados os conhecimentos didático-pedagógicos previamente adquiridos. Acompanhamento e Avaliação do desempenho do Estagiário.
    • Nome do projeto: Japonês Básico 1 (2015 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: TAKANO, Y. .
      Descrição: O curso será de 60 horas que implica em ensino da gramática, escrita, cultura e conversação "cotidiana" da língua japonesa. Por ser um curso introdutório, os aspectos acima mencionados serão explorados de forma que os alunos tenham uma autonomia de aprendizagem. Este curso tem como objetivo o ensino de língua de forma sequencial para a comunidade interna da Universidade de Brasília e para a comunidade em geral do Distrito Federal. Propicia ainda a formação continuada dos formandos do curso de letras-japonês.
    • Nome do projeto: Projeto do Estágio Supervisionado 2 - PES Japonês 2 (2015 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: TAKANO, Y. .
      Descrição: Conhecer, analisar e realizar as práticas de ensino de língua japonesa no contexto brasileiro. Aplicação de métodos e técnicas para a realização do ciclo docente. Elaboração de materiais didáticos principais, complementares e suplementares para a realização da regência. Prática da regência, quando serão aplicados os conhecimentos didático-pedagógicos previamente adquiridos. Acompanhamento e Avaliação do desempenho do Estagiário.
    • Nome do projeto: Japonês Básico 3 (2015 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: TAKANO, Y. .
      Descrição: O curso será de 60 horas que implica em ensino da gramática, escrita, cultura e conversação "cotidiana" da língua japonesa. Por ser um curso introdutório, os aspectos acima mencionados serão explorados de forma que os alunos tenham uma autonomia de aprendizagem. Este curso tem como objetivo o ensino de língua de forma sequencial para a comunidade interna da Universidade de Brasília e para a comunidade em geral do Distrito Federal. Propicia ainda a formação continuada dos formandos do curso de letras-japonês.
    • Nome do projeto: Japonês Intermediário 1 (2015 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: TAKANO, Y. .
      Descrição: O curso será de 60 horas que implica em ensino da gramática, escrita, cultura e conversação mais complexa da língua japonesa. Por ser um curso intermediário, os aspectos acima mencionados serão explorados de forma que os alunos tenham uma autonomia de aprendizagem. Este curso tem como objetivo o ensino de língua de forma sequencial para a comunidade interna da Universidade de Brasília e para a comunidade em geral do Distrito Federal. Propicia ainda a formação continuada dos formandos do curso de letras-japonês.sino de língua de forma sequencial para a comunidade interna da Universidade de Brasília e para a comunidade em geral do Distrito Federal. Propicia ainda a formação continuada dos formandos do curso de letras-japonês.
    • Nome do projeto: Japonês Básico 2 (2015 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: TAKANO, Y. .
      Descrição: O curso será de 60 horas que implica em ensino da gramática, escrita, cultura e conversação "cotidiana" da língua japonesa. Por ser um curso introdutório, os aspectos acima mencionados serão explorados de forma que os alunos tenham uma autonomia de aprendizagem. Este curso tem como objetivo o ensino de língua de forma sequencial para a comunidade interna da Universidade de Brasília e para a comunidade em geral do Distrito Federal. Propicia ainda a formação continuada dos formandos do curso de letras-japonês.
    • Nome do projeto: Japonês Intermediário 3 (2015 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: TAKANO, Y. .
      Descrição: O curso será de 60 horas que implica em ensino da gramática, escrita, cultura e conversação mais complexa da língua japonesa. Por ser um curso intermediário, os aspectos acima mencionados serão explorados de forma que os alunos tenham uma autonomia de aprendizagem. Este curso tem como objetivo o ensino de língua de forma sequencial para a comunidade interna da Universidade de Brasília e para a comunidade em geral do Distrito Federal. Propicia ainda a formação continuada dos formandos do curso de letras-japonês.
    • Nome do projeto: Grupo de Pesquisa em Dialetologia e Geolinguística da USP - GPDG-USP (2004 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TAKANO, Y. , SANTOS, I. P. , CRISTIANINI, A. C. , SOARES, R. C. S. , GUIMARAES, S. S. S. , CARVALHO, M. T. N. , AUGUSTO, V. L. D. S. , GONCALVES, C. R. .
    • Nome do projeto: Grupo de Pesquisa Sociogeolinguística da Universidade de Uberlândia (2013 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TAKANO, Y. , SANTOS, I. P. , CRISTIANINI, A. C. , SOARES, R. C. S. , GUIMARAES, S. S. S. , AUGUSTO, V. L. D. S. , CAVALCANTE, M. C. .
    • Nome do projeto: Japonês avançado (2016 - 2017
      Natureza: Extensao
      Integrantes: TAKANO, Y. .
    • Nome do projeto: Oralidade em foco: vamos falar em japonês? (2018 - 2018
      Natureza: Extensao
      Integrantes: TAKANO, Y. , MAGALHAES, G. G. B. , GOMES, J. V. S. , OKUMURA, S. S. S. .
    • Nome do projeto: Múltiplas faces de ensino-aprendizagem da língua japonesa (2019 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: TAKANO, Y. , JOKO, A. T. , MAGALHAES, G. G. B. , CUNHA, A. , SETTE, L. L. , MELO, D. C. .
      Descrição: ?Múltiplas faces de ensino-aprendizagem da língua japonesa? é um Projeto de extensão promovido pela Área de Japonês. Trata-se de um projeto ?guarda-chuva? que abrange instâncias de oralidade e letramento da língua japonesa, bem como da formação continuada do ensino-aprendizagem da língua japonesa, em que se privilegia a prática didático-pedagógica.O pré-projeto iniciou-se no segundo semestre de 2018 como curso de extensão com uma equipe de alunos e supervisionada pela Yuko Takano, cuja atividade consistiu em desenvolver ação de extensão na prática social de uso de texto oral, com o título de ?Foco na oralidade: Vamos conversar em japonês!?. A iniciativa da ação surgiu dos próprios alunos do curso de Letra-Japonês, com intuito de desenvolver a oralidade do japonês no contexto extra sala de aula, favorecendo, assim o uso desta habilidade a partir das interações reais. O objetivo, portanto, é de oferecer aos alunos do curso de Japonês e para a comunidade externa, um aprendizado no contexto ?informal? e real do uso da língua. Apesar de a atividade ter foco especial no desenvolvimento da competência do gênero textual oral, privilegia as dimensões sócio culturais e sociolinguísticas que são elementos indissociáveis para o ensino de língua japonesa. Segundo Vygotsky, ?o homem e o meio exercem influência recíproca, ou seja, a característica básica do comportamento em geral é que os próprios homens influenciam sua relação com o meio ambiente e, através desse ambiente, pessoalmente modificam seu comportamento, colocando-o sob seu controle? (2002:68). Ao trabalhar com variedade de gêneros orais e escritos oferece oportunidade múltipla de uso das habilidades, tais como define Dolz; Noverraz e Schnewly, 2011: narrar; relatar; argumentar; expor; e descrever a ação. O alicerce do curso baseia-se nas teorias de Bakhtin (1929/1986), Alvar (1969), Coseriu (1979), Revuz (1998), Mastrella de Andrade (2011), Reis (2008) e Viola Spolin (2000).
    • Nome do projeto: Desenvolvimento de material didático para o ensino de língua japonesa no curso de formação de professores de japonês (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TAKANO, Y. , SERIQUE, I. C. F. .
      Descrição: O trabalho em questão está presente na linha de pesquisa voltada para o desenvolvimento de materiais didáticos para o ensino de japonês como língua estrangeira na graduação de Literatura e Língua Japonesa, do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (LET), da Universidade de Brasília (UnB). Tal pesquisa tem como intuito o desenvolvimento de material didático complementar para os professores em formação no curso de Japonês da UnB, principal instituição de formação de professores de japonês no Centro-oeste. O curso de Licenciatura em língua japonesa da UnB tem a necessidade intrínseca de capacitar seus discentes para que atinjam a autonomia sobre a organização de seus conhecimentos linguísticos.
    • Nome do projeto: Implementação de material complementar/auxiliar dos aspectos morfológicos da língua japonesa (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TAKANO, Y. , SILVA, J. S. R. .
      Descrição: Trata-se de projeto PROIC, cuja pesquisa busca as questões referentes ao aprimoramento da autonomia e da responsabilidade do discente no que diz à respeito do aprendizado da língua japonesa, tem-se, como ponto de partida para o desenvolvimento deste projeto a seguinte questão: Como desenvolver nos alunos de licenciatura em Letras-Japonês autonomia e responsabilidade pelo próprio aprendizado? É possível produzir um manual de gramática que contribua significativamente para a conquista dessa autonomia. O presente trabalho se insere na linha de pesquisa voltada para o desenvolvimento de materiais didáticos para o ensino de japonês como língua estrangeira na graduação de Literatura e Língua Japonesa , do departamento de Línguas estrangeiras e Tradução(LET), da Universidade de Brasília (UnB). A linha de pesquisa tem como principal meta, desenvolver material didático para os professores em formação no curso de Japonês da UnB. A linha de pesquisa para o desenvolvimento de material didático tem como centro de seus estudos a aplicação didática da língua japonesa para os professores em formação no curso de Japonês da UnB. Sendo essa, a instituição protagonista nos estudos de língua japonesa no Centro-oeste e Nordeste, é imprescindível que a licenciatura em língua japonesa capacite seus discentes de modo a atingir autonomia sobre a organização de seus conhecimentos linguísticos. A partir das dificuldades do aluno, em identificar e articular os componentes morfológicos do léxico japonês e sua aplicação no aprendizado e ensino de língua japonesa, este projeto tem como proposta a implementação de material didático que dote o estudante dos conceitos em torno das noções linguísticas relacionadas ao morfema, léxico e contexto semântico, oferecendo também uma sistematização sociocultural da língua japonesa em uso.
    • Nome do projeto: Oralização do Conto Narrativa Mukashibanashi (2013 - 2013
      Natureza: Extensao
      Integrantes: TAKANO, Y. , UCHIGASAKI, K. .
  • Formação Acadêmica: 4
    • Graduacao:
      • Curso: Relações Internacionais
        Nome da Instituição: UnB
        Título: não tem
        Ano de conclusão: 1999
      • Curso: Pedagogia- Administração Educacional
        Nome da Instituição: UnB
        Título: não tem
        Ano de conclusão: 1989
      • Curso: Pedagogia- Tecnologia Educacional
        Nome da Instituição: UnB
        Título: não tem
        Ano de conclusão: 1988
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: UnB
        Título: não tem
        Ano de conclusão: 1985
    • Mestrado:
      • Curso: Lingüística Aplicada
        Nome da Instituição: UnB
        Ano de conclusão: 2002
    • Doutorado:
      • Curso: Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2013
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Centro de Linguística da Universidade de Lisboa
        Ano de conclusão: 2018
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2018
    • UnB:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2003 - Atual ).
        Outras informações: Coordenadora de Extensão do Instituto de letras e Coordenadora do laboratório de Línguas do Instituto de letras 2/2007 a 1/2008. Afastamento para doutorado no ano de 2008 a 2009 e 2009 a 2010.
        Outras informações: Professor Adjunto
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - Atual ).
        Outras informações: Pesquisadora do GPDG (grupo de pesquisa)
    • Universidade Federal de Uberlândia:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - Atual ).
        Outras informações: Membro do grupo GPS
    • Universidade de Brasília:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).