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Yuko Takano

    • Possui graduação em Relações Internacionais - UnB (1999), graduação em Pedagogia- Administração Educacional - UnB (1989), graduação em Letras - UnB (1985), graduação em Pedagogia- Tecnologia Educacional - UnB (1988), mestrado em Linguística Aplicada - UnB (2002) e doutorado em Lingüística pela Universidade de São Paulo (2013). Atualmente é coordenadora de graduação da Universidade de Brasília, membro do grupo GPS (Grupo de Pesquisa Sociogeolinguístico) da Universidade Federal de Uberlândia, pesquisadora do GPDG (Grupo de Pesquisa em Dialetologia e Geolinguística) da Universidade de São Paulo e professor adjunto - UnB. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Sociolinguística, Sociogeolinguística, Dialetologia e Dialetometria, atuando principalmente nos seguintes temas: contato de línguas, bilinguismo, dialetologia, aquisição de língua e ensino de língua japonesa. Concluiu Pós-doutorado em 2018 na Universidade de Lisboa - Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL) e Universidade de São Paulo (FFLCH/USP) na área de conhecimento - Dialetometria. Foi coordenadora do curso de Letras-Japonês da Universidade de Brasília no ano de 2018 até 2020. No ano de 2021 atuou como vice diretora do Instituto de Letras.

       

      Links:    

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    • TAKANO, Y. . O CONTATO DE LÍNGUAS E SUA CONTRIBUIÇÃO NO ENSINO DE LÍNGUA: PERSPECTIVA SOCIOGEOLINGUÍSTICA DA VARIEDADE LINGUÍSTICA NIPO-BRASILIENSE. 2022 (Outra)
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    • TAKANO, Y. . Os laços etnolinguísticos: desdobramento nos estudos das variedades nipo-brasileira. 2021 (Comunicacao)
    • TAKANO, Y. . KORONIAGO: trajetória de pesquisas do descompasso e compasso dos estudos da variedade nipo-brasileira. 2021 (Conferência)
    • TAKANO, Y. . O falar nipo-brasiliense: Contato de Línguas e Dialetometria. 2021 (Comunicacao)
    • TAKANO, Y. . TRAJETÓRIA ACADÊMICA DO ESBOÇO DO ATLAS DO FALAR DOS NIPO-BRASILEIROS DO DISTRITO FEDERAL: ASPECTO SEMÂNTICO-LEXICAL. 2021 (Conferência)
    • TAKANO, Y. . A interface da linguagem so perspectiva sociogeolinguística e Atlas linguísticos: convergências teóricas e metodológicas. 2019 (Simposio)
    • TAKANO, Y. . Novas Perspectivas de Estudos Multidisciplinares da Língua Japonesa. 2019 (Simposio)
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    • TAKANO, Y. . Proposta para elaboração de um Atlas Linguístico Nacional do falar nipo-brasileiro. 2019 (Conferência)
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    • TAKANO, Y. ; SOARES, R. C. S. . VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO ATLAS SEMÂNTICO-LEXICAL: contribuições para o resgate linguístico em comunidades de fala do português paulista. 2018 (Comunicacao)
    • TAKANO, Y. ; SOARES, R. C. S. . 'ATLAS SEMÂNTICO-LEXICAL E VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: contribuições para o ensino de Língua Portuguesa'. 2017 (Comunicacao)
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    • TAKANO, Y. . O estudo do falar dos nipo-brasileiros do Distrito Federal: uma proposta de análise sociogeolinguístico. 2013 (Outra)
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    • TAKANO, Y. . Estudo Preliminar do Repertório Linguístico dos Nipo-Brasilienses. 2009 (Congresso)
    • TAKANO, Y. . O Estudo Preliminar do Aspecto Semäntico-Lexical do Lexema Corno e suas Variações do Atlas Linguístico da Paraíba. 2009 (Seminário)
    • TAKANO, Y. . As Faces do `Falar Paraibano`:uma proposta de Análise Semäntico-Lexical. 2009 (Seminário)
    • TAKANO, Y. . As Faces do bilinguismo nipo-brasiliense: um olhar sob perspectiva da tensão diglóssica. 2007 (Congresso)
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    • TAKANO, Y. . Variante de Tóquio (padrão) versus Variante Clônia (nikkei): uma tentativa de análise à luz do conflito diglóssico. 2001 (Comunicacao)
    • TAKANO, Y. . O Mito do Bilingüismo nipo-brasileiro:reflexo da tensão diglóssica. 2003 (Comunicacao)
    • TAKANO, Y. . As faces da Interlíngua: Japonês ou Português?. 2002 (Comunicacao)
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    • TAKANO, Y. ; SEKINO, K. ; WADA, A. . O letramento através de literatura. 2019 (Universidade de Brasília)
    • TAKANO, Y. ; NEVES, E.A. . X FÓRUM DE ESTUDOS JAPONESES NO CENTRO-OESTE. 2019 (Universidade de Brasília)
    • TAKANO, Y. ; NIHO, S.S.N . I Festival da expressão oral: diversos gêneros de texto orais da língua japonesa.. 2019 (Universidade de Brasília)
    • TAKANO, Y. ; SEKINO, K. ; RODRIGUES, W. T . Ciclo de letramento através de Literatura japonesa. 2019 (Universidade de Brasília)
    • TAKANO, Y. ; SEKINO, K. . Poesia Perspectiva Musical. 2019 (Universidade de Brasília)
    • TAKANO, Y. ; JOKO, A. T. . Semana UniversitáriaAS VIAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS DO CURSO DE JAPONÊS: CILS (Centro Interescolar de línguas do Distrito Federal de Sobradinho) & Letras-Japonês (UnB). 2018 (Universidade de Brasília)
    • TAKANO, Y. . Semana Universitária: ?Ciclo acadêmico: mostra de trabalhos científicos do curso de Letras-Japonês?. 2019 (Universidade de Brasília)
    • TAKANO, Y. . Semana Universitária: ?Vivência do ciclo pedagógico?: aplicação de oficinas da cultura e da língua japonesa.. 2019 (Universidade de Brasília)
    • TAKANO, Y. . Semana Universitária: ?Vivência do ciclo pedagógico?: aplicação de oficinas da cultura e da língua japonesa.. 2019 (Universidade de Brasília)
    • TAKANO, Y. ; MUKAI, Y. ; JOKO, A. T. ; SEKINO, K. ; RODRIGUES, W. T ; NEVES, E.A. ; NIHO, S.S.N ; UCHIGASAKI, K. ; NATILI, D. . XIII Congresso Internacional de Estudos Japoneses no Brasil e XVI Encontro de Professores Universitários de Língua, Literatura e Cultura Japonesa. 2021 (ABEJ e UnB)
    • JOKO, A. T. ; MORALES, L. M. ; TANAKA DE LIRA , K. F. ; TAKANO, Y. . JORNADA INTERINSTITUCIONAL DE ESTUDOS JAPONESES DO BRASIL. 2021 (USP - Universidade de São Paulo e UnB - Universidade de Brasília)
    • TAKANO, Y. ; NEVES, E.A. ; RODRIGUES, W. T ; ARAÚJO, W. . SEMUNI - PANORAMA GERAL DO PROJETO DE AÇÃO CONTÍNUA E EVENTOS (PEAC) DA ÁREA DE JAPONÊS.. 2020 (Un1versidade de Brasília)
    • TAKANO, Y. ; SABINO, J. F. . SEMUNI - YOUKOSO: BEM VINDOS! VAMOS CONHECER O CURSO DE LETRAS-JAPONÊS?. 2020 (Universidade de Brasília)
    • TAKANO, Y. ; TANAKA DE LIRA, M. V. F. . SEMUNI - História das Línguas Coreana e Japonesa. 2020 (Universidade de Brasília)
    • TAKANO, Y. ; SABINO, J. F. . SEMUNI - INTRODUÇÃO A ESCRITA JAPONESA. 2020 (Universidade de Brasília)
    • TAKANO, Y. ; NASCIMENTO, S. P. ; CALVO, M. C. . SEMUNI Fórum de Línguas Estrangeiras e Tradução ? LET/UnB. 2021 (Universidade de Brasília)
    • TAKANO, Y. ; PEREIRA, F. P . SEMUNI - Licenciatura em Japonês: 40 anos de presença da língua japonesa na Universidade de Brasília. 2021 (Universidade de Brasília)
    • JOKO, A. T. ; PEREIRA, F. P ; TAKANO, Y. . SEMUNI - Mensagem do Curso de Licenciatura em Língua e Literatura Japonesa: participação dos egressos. 2021 (Universidade de Brasília)
    • TAKANO, Y. ; UCHIGASAKI, K. ; JOKO, A. T. ; PEREIRA, F. P ; TANAKA DE LIRA , K. F. ; TANAKA DE LIRA, M. V. F. ; RODRIGUES, W. T ; ARAÚJO, W. ; MUKAI, Y. ; SEKINO, K. . SEMUNI - As pesquisas da Área de Japonês - Mesa-redonda. 2021 (Universidade de Brasília)
    • TAKANO, Y. ; UCHIGASAKI, K. . SEMUNI - 4. Experiência de uma gravação de podcast de uma leitura cênica da peça Kantan (Travesseiro dos Sonhos) de Yukio Mishima com os estudantes da graduação de Letras-Japonês.. 2021 (Universidade de Brasília)
    • PEREIRA, F. P ; TAKANO, Y. . SEMUNI 5. Como usar dicionários japoneses: tipos e usos. 2021 (Universidade de Brasília)
    • SEKINO, K. ; TAKANO, Y. . SEMUNI 6. Chá da tarde ? um momento de visitar assuntos histórico-culturais do Japão. 2021 (Universidade de Brasília)
    • TAKANO, Y. ; BATISTA, A. M.L. ; CARDOSO, A. N. ; MELO, C. N. ; SABINO, J. F. ; MARTINS, C. . SEMUVivência Acadêmica de Língua e Cultura Japonesa: Mitologia, Festival e Quis Game NI -. 2021 (Universidade de Brasília)
    • TAKANO, Y. ; MANCINI, A. ; KAWAZOE, K. ; DOLMACIL, S. . SEMUNI 9. Mostra Cultural: Yume Project. 2021 (Universidade de Brasília)
    • BATISTA, A. M.L. ; MARTINS, C. ; MARTINS, A. C. ; MASSUDA, S. ; TAKANO, Y. . SEMUNI Mostra de pesquisas realizadas no TCC. 2021 (Universidade de Brasília)
    • TAKANO, Y. ; TANAKA DE LIRA , K. F. ; MORALES, L. M. ; JOKO, A. T. ; DOI, E. T. . UNB 60 ANOS IL JORNADA INTERINSTITUCIONAL DE ESTUDOS JAPONESES - 25 ANOS DO CURSO DE LETRAS-JAPONÊS "IV JORNADA INSTITUCIONAL E INTERNACIONAL: OS ESTUDOS SOBRE A LÍNGUA DE HERANÇA DA COMUNIDADE NIKKEI DO JAPÃO E DO BRASIL. 2022 (Universidade de Brasília)
    • TAKANO, Y. ; JOKO, A. T. ; UCHIGASAKI, K. ; SOUSA, V. S. ; GOES, G. H. T. ; COSTA, M. F. ; OKUMURA, S. S. S. ; LOPES, F. . #60 ANOS IL IL E 25 ANOS DE LETRAS-JAPONÊS: #60 ANOS IL E 25 ANOS DE LETRAS-JAPONÊS - VI JORNADA INTERINSTITUCIONAL: APRESENTAÇÃO DE PESQUISAS DA ÁREA DE JAPONÊS. 2022 (Universidade de Brasília)
    • TAKANO, Y. ; UCHIGASAKI, K. . MOSTRA DE PESQUISAS DE TCC DA ÁREA DE JAPONÊS,. 2021 (Universidade de Brasília)
    • TAKANO, Y. ; SANTOS, I. P. ; CRISTIANINI, A. C. ; AUGUSTO, V. L. D. S. ; SOARES, R. C. S. ; JOKO, A. T. . 20) II JORNADA INTERINSTITUCIONAL 60 ANOS DO INSTITUTO DE LETRAS E 25 ANOS DO CURSO DE LICENCIATURA LETRAS - JAPONÊS: RODA DE CONVERSA DO LIVRO DIÁLOGO LINGUÍSTICO OCIDENTE,. 2022 (Universidade de Brasília)
    • SANTOS, I. P. ; CRISTIANINI, A. C. ; SOARES, R. C. S. ; GUIMARAES, S. S. S. ; CARVALHO, M. T. N. ; AUGUSTO, V. L. D. S. ; GONCALVES, C. R. ; TAKANO, Y. . Seminário Geolinguístico e Estudos Lexicais: realizações, tendências e perspectivas. 2013 (Universidade de São Paulo)
  • Projetos de Pesquisa: 29
    • Nome do projeto: Japonês Básico 1 (2015 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: TAKANO, Y. .
      Descrição: O curso será de 60 horas que implica em ensino da gramática, escrita, cultura e conversação "cotidiana" da língua japonesa. Por ser um curso introdutório, os aspectos acima mencionados serão explorados de forma que os alunos tenham uma autonomia de aprendizagem. Este curso tem como objetivo o ensino de língua de forma sequencial para a comunidade interna da Universidade de Brasília e para a comunidade em geral do Distrito Federal. Propicia ainda a formação continuada dos formandos do curso de letras-japonês.
    • Nome do projeto: Projeto do Estágio Supervisionado 2 - PES Japonês 2 (2015 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: TAKANO, Y. .
      Descrição: Conhecer, analisar e realizar as práticas de ensino de língua japonesa no contexto brasileiro. Aplicação de métodos e técnicas para a realização do ciclo docente. Elaboração de materiais didáticos principais, complementares e suplementares para a realização da regência. Prática da regência, quando serão aplicados os conhecimentos didático-pedagógicos previamente adquiridos. Acompanhamento e Avaliação do desempenho do Estagiário.
    • Nome do projeto: Japonês Básico 2 (2015 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: TAKANO, Y. .
      Descrição: O curso será de 60 horas que implica em ensino da gramática, escrita, cultura e conversação "cotidiana" da língua japonesa. Por ser um curso introdutório, os aspectos acima mencionados serão explorados de forma que os alunos tenham uma autonomia de aprendizagem. Este curso tem como objetivo o ensino de língua de forma sequencial para a comunidade interna da Universidade de Brasília e para a comunidade em geral do Distrito Federal. Propicia ainda a formação continuada dos formandos do curso de letras-japonês.
    • Nome do projeto: Japonês Básico 4 (2015 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: TAKANO, Y. .
      Descrição: O curso será de 60 horas que implica em ensino da gramática, escrita, cultura e conversação "cotidiana" da língua japonesa. Por ser um curso introdutório, os aspectos acima mencionados serão explorados de forma que os alunos tenham uma autonomia de aprendizagem. Este curso tem como objetivo o ensino de língua de forma sequencial para a comunidade interna da Universidade de Brasília e para a comunidade em geral do Distrito Federal. Propicia ainda a formação continuada dos formandos do curso de letras-japonês.
    • Nome do projeto: Japonês Básico 3 (2015 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: TAKANO, Y. .
      Descrição: O curso será de 60 horas que implica em ensino da gramática, escrita, cultura e conversação "cotidiana" da língua japonesa. Por ser um curso introdutório, os aspectos acima mencionados serão explorados de forma que os alunos tenham uma autonomia de aprendizagem. Este curso tem como objetivo o ensino de língua de forma sequencial para a comunidade interna da Universidade de Brasília e para a comunidade em geral do Distrito Federal. Propicia ainda a formação continuada dos formandos do curso de letras-japonês.
    • Nome do projeto: Projeto do Estágio Supervisionado 2 - PES Japonês 2 (2015 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: TAKANO, Y. .
      Descrição: Conhecer, analisar e realizar as práticas de ensino de língua japonesa no contexto brasileiro. Aplicação de métodos e técnicas para a realização do ciclo docente. Elaboração de materiais didáticos principais, complementares e suplementares para a realização da regência. Prática da regência, quando serão aplicados os conhecimentos didático-pedagógicos previamente adquiridos. Acompanhamento e Avaliação do desempenho do Estagiário.
    • Nome do projeto: Japonês Intermediário 1 (2015 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: TAKANO, Y. .
      Descrição: O curso será de 60 horas que implica em ensino da gramática, escrita, cultura e conversação mais complexa da língua japonesa. Por ser um curso intermediário, os aspectos acima mencionados serão explorados de forma que os alunos tenham uma autonomia de aprendizagem. Este curso tem como objetivo o ensino de língua de forma sequencial para a comunidade interna da Universidade de Brasília e para a comunidade em geral do Distrito Federal. Propicia ainda a formação continuada dos formandos do curso de letras-japonês.sino de língua de forma sequencial para a comunidade interna da Universidade de Brasília e para a comunidade em geral do Distrito Federal. Propicia ainda a formação continuada dos formandos do curso de letras-japonês.
    • Nome do projeto: Japonês Básico 5 (2015 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: TAKANO, Y. .
      Descrição: O curso será de 60 horas que implica em ensino da gramática, escrita, cultura e conversação "cotidiana" da língua japonesa. Por ser um curso introdutório, os aspectos acima mencionados serão explorados de forma que os alunos tenham uma autonomia de aprendizagem. Este curso tem como objetivo o ensino de língua de forma sequencial para a comunidade interna da Universidade de Brasília e para a comunidade em geral do Distrito Federal. Propicia ainda a formação continuada dos formandos do curso de letras-japonês.
    • Nome do projeto: Japonês Intermediário 3 (2015 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: TAKANO, Y. .
      Descrição: O curso será de 60 horas que implica em ensino da gramática, escrita, cultura e conversação mais complexa da língua japonesa. Por ser um curso intermediário, os aspectos acima mencionados serão explorados de forma que os alunos tenham uma autonomia de aprendizagem. Este curso tem como objetivo o ensino de língua de forma sequencial para a comunidade interna da Universidade de Brasília e para a comunidade em geral do Distrito Federal. Propicia ainda a formação continuada dos formandos do curso de letras-japonês.
    • Nome do projeto: Projeto do Estágio Supervisionado 2 - PES Japonês 1 (2015 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: TAKANO, Y. .
      Descrição: Conhecer, analisar e realizar as práticas de ensino de língua japonesa no contexto brasileiro. Aplicação de métodos e técnicas para a realização do ciclo docente. Elaboração de materiais didáticos principais, complementares e suplementares para a realização da regência. Prática da regência, quando serão aplicados os conhecimentos didático-pedagógicos previamente adquiridos. Acompanhamento e Avaliação do desempenho do Estagiário.
    • Nome do projeto: Japonês Intermediário 2 (2015 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: TAKANO, Y. .
      Descrição: O curso será de 60 horas que implica em ensino da gramática, escrita, cultura e conversação mais complexa da língua japonesa. Por ser um curso intermediário, os aspectos acima mencionados serão explorados de forma que os alunos tenham uma autonomia de aprendizagem. Este curso tem como objetivo o ensino de língua de forma sequencial para a comunidade interna da Universidade de Brasília e para a comunidade em geral do Distrito Federal. Propicia ainda a formação continuada dos formandos do curso de letras-japonês.
    • Nome do projeto: Grupo de Pesquisa em Dialetologia e Geolinguística da USP - GPDG-USP (2004 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TAKANO, Y. , SANTOS, I. P. , CRISTIANINI, A. C. , SOARES, R. C. S. , GUIMARAES, S. S. S. , CARVALHO, M. T. N. , AUGUSTO, V. L. D. S. , GONCALVES, C. R. .
    • Nome do projeto: Grupo de Pesquisa Sociogeolinguística da Universidade de Uberlândia (2013 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TAKANO, Y. , SANTOS, I. P. , CRISTIANINI, A. C. , SOARES, R. C. S. , GUIMARAES, S. S. S. , AUGUSTO, V. L. D. S. , CAVALCANTE, M. C. .
    • Nome do projeto: Oralização do Conto Narrativa Mukashibanashi (2013 - 2013
      Natureza: Extensao
      Integrantes: TAKANO, Y. , UCHIGASAKI, K. .
    • Nome do projeto: Japonês avançado (2016 - 2017
      Natureza: Extensao
      Integrantes: TAKANO, Y. .
    • Nome do projeto: Oralidade em foco: vamos falar em japonês? (2018 - 2018
      Natureza: Extensao
      Integrantes: TAKANO, Y. , MAGALHAES, G. G. B. , GOMES, J. V. S. , OKUMURA, S. S. S. .
    • Nome do projeto: Desenvolvimento de material didático para o ensino de língua japonesa no curso de formação de professores de japonês (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TAKANO, Y. , SERIQUE, I. C. F. .
      Descrição: O trabalho em questão está presente na linha de pesquisa voltada para o desenvolvimento de materiais didáticos para o ensino de japonês como língua estrangeira na graduação de Literatura e Língua Japonesa, do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (LET), da Universidade de Brasília (UnB). Tal pesquisa tem como intuito o desenvolvimento de material didático complementar para os professores em formação no curso de Japonês da UnB, principal instituição de formação de professores de japonês no Centro-oeste. O curso de Licenciatura em língua japonesa da UnB tem a necessidade intrínseca de capacitar seus discentes para que atinjam a autonomia sobre a organização de seus conhecimentos linguísticos.
    • Nome do projeto: Múltiplas faces de ensino-aprendizagem da língua japonesa (2019 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: TAKANO, Y. , JOKO, A. T. , MAGALHAES, G. G. B. , CUNHA, A. , SETTE, L. L. , MELO, D. C. .
      Descrição: ?Múltiplas faces de ensino-aprendizagem da língua japonesa? é um Projeto de extensão promovido pela Área de Japonês. Trata-se de um projeto ?guarda-chuva? que abrange instâncias de oralidade e letramento da língua japonesa, bem como da formação continuada do ensino-aprendizagem da língua japonesa, em que se privilegia a prática didático-pedagógica.O pré-projeto iniciou-se no segundo semestre de 2018 como curso de extensão com uma equipe de alunos e supervisionada pela Yuko Takano, cuja atividade consistiu em desenvolver ação de extensão na prática social de uso de texto oral, com o título de ?Foco na oralidade: Vamos conversar em japonês!?. A iniciativa da ação surgiu dos próprios alunos do curso de Letra-Japonês, com intuito de desenvolver a oralidade do japonês no contexto extra sala de aula, favorecendo, assim o uso desta habilidade a partir das interações reais. O objetivo, portanto, é de oferecer aos alunos do curso de Japonês e para a comunidade externa, um aprendizado no contexto ?informal? e real do uso da língua. Apesar de a atividade ter foco especial no desenvolvimento da competência do gênero textual oral, privilegia as dimensões sócio culturais e sociolinguísticas que são elementos indissociáveis para o ensino de língua japonesa. Segundo Vygotsky, ?o homem e o meio exercem influência recíproca, ou seja, a característica básica do comportamento em geral é que os próprios homens influenciam sua relação com o meio ambiente e, através desse ambiente, pessoalmente modificam seu comportamento, colocando-o sob seu controle? (2002:68). Ao trabalhar com variedade de gêneros orais e escritos oferece oportunidade múltipla de uso das habilidades, tais como define Dolz; Noverraz e Schnewly, 2011: narrar; relatar; argumentar; expor; e descrever a ação. O alicerce do curso baseia-se nas teorias de Bakhtin (1929/1986), Alvar (1969), Coseriu (1979), Revuz (1998), Mastrella de Andrade (2011), Reis (2008) e Viola Spolin (2000).
    • Nome do projeto: Implementação de material complementar/auxiliar dos aspectos morfológicos da língua japonesa (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TAKANO, Y. , SILVA, J. S. R. .
      Descrição: Trata-se de projeto PROIC, cuja pesquisa busca as questões referentes ao aprimoramento da autonomia e da responsabilidade do discente no que diz à respeito do aprendizado da língua japonesa, tem-se, como ponto de partida para o desenvolvimento deste projeto a seguinte questão: Como desenvolver nos alunos de licenciatura em Letras-Japonês autonomia e responsabilidade pelo próprio aprendizado? É possível produzir um manual de gramática que contribua significativamente para a conquista dessa autonomia. O presente trabalho se insere na linha de pesquisa voltada para o desenvolvimento de materiais didáticos para o ensino de japonês como língua estrangeira na graduação de Literatura e Língua Japonesa , do departamento de Línguas estrangeiras e Tradução(LET), da Universidade de Brasília (UnB). A linha de pesquisa tem como principal meta, desenvolver material didático para os professores em formação no curso de Japonês da UnB. A linha de pesquisa para o desenvolvimento de material didático tem como centro de seus estudos a aplicação didática da língua japonesa para os professores em formação no curso de Japonês da UnB. Sendo essa, a instituição protagonista nos estudos de língua japonesa no Centro-oeste e Nordeste, é imprescindível que a licenciatura em língua japonesa capacite seus discentes de modo a atingir autonomia sobre a organização de seus conhecimentos linguísticos. A partir das dificuldades do aluno, em identificar e articular os componentes morfológicos do léxico japonês e sua aplicação no aprendizado e ensino de língua japonesa, este projeto tem como proposta a implementação de material didático que dote o estudante dos conceitos em torno das noções linguísticas relacionadas ao morfema, léxico e contexto semântico, oferecendo também uma sistematização sociocultural da língua japonesa em uso.
    • Nome do projeto: Ensino-aprendizagem de língua japonesa e Bilinguismo (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TAKANO, Y. , JOKO, A. T. , PEREIRA, F. P , MUKAI, Y. , UCHIGASAKI, K. , SEKINO, K. , TANAKA DE LIRA , K. F. , TEIXEIRA, E. , MORATO, G. , CARDOSO, A. N. , LEMOS, S. , BATISTA, A. M.L. , VASCONCELLOS, L. .
      Descrição: Trata-se de um projeto de Linguística Aplicada coordenado por professor dr. Yuki Mukai. Nesta pesquisa contempla-se as múltiplas ações das áreas de conhecimento que se convergem na área aplicada, dentre elas o Bilinguismo.
    • Nome do projeto: Projeto IsF de língua japonesa na UnB (2022 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: TAKANO, Y. , JOKO, A. T. , TANAKA DE LIRA , K. F. , ALMEIDA, E. R. , SOUSA, A. B. G. , VASCONCELLOS, L. F. , DOZONO, L. N. .
      Descrição: Este projeto tem como finalidade prover conhecimentos de língua japonesa na perspectiva de internacionalização. O presente projeto visa desenvolver competências linguísticas, sociolinguística e pragmática em língua japonesa, necessárias para interação de comunicação rotineira no Japão. O projeto será conduzidos pelos instrutores bolsistas orientados pelos docentes do curso de Letras-Licenciatura em Língua e Literatur japonesa.
    • Nome do projeto: Dialetopédia Varição Lexical do Português (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TAKANO, Y. , SOARES, R. C. S. , AUGUSTO, V. L. D. S. , RASKY, A. , COSTA, E. O. , OLIVEIRA, R. U. G. S. , SARAMAGO, J. A. P. , GOES, G. H. T. , CAMPOS, H. A. , MARTINS, A. C. , SOUSA, V. S. , BRISSOS, F. J. C. , ASSUNCAO, E. C. , NUNES, C. F. , RICCIOLI, A. M. V. , VIOLA, W. C. , PEREIRA, K. C. , SILVA, A. Y. A. , SOUSA, K. M. R. , LIMA, V. C. B. , DUTRA, L. S. .
    • Nome do projeto: I JORNADA INTERINSTITUCIONAL DE ESTUDOS JAPONESES USP & UnB ?ESTUDOS LINGUÍSTICOS E COMUNIDADE NIKKEI? (2021 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: TAKANO, Y. , JOKO, A. T. , TANAKA DE LIRA , K. F. , BATISTA, A. M.L. , SABINO, J. F. , MORALES, L. M. , DOI, E. T. , KOTOBARO, M. L. .
      Descrição: Trata-se de um projeto em comemoração a 60 anos da UnB, 60 anos do Instituto de Letras e 25 anos de licenciatura em Letras-Japonês. A 1a Jornada ocorreu com o tema Bilinguismo e Variedade nipo-brasileira em 2021 e no decorrer do ano de 2022 promoveremos outras atividades de extensão, com objetivo de abranger outras áreas de conhecimento .
    • Nome do projeto: Dialetopédia: variação linguística do português (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TAKANO, Y. , SOARES, R. C. S. , AUGUSTO, V. L. D. S. , OLIVEIRA, V. L. , BRISSOS, F. J. C. , BATISTA, A. M.L. , RASKY, A. , LOURENÇO, R. , NUNES, C. , ARAÚJO, W. , COSTA, E. O. , OLIVEIRA, R. U. G. S. , LIMA, A. F. , PAIM, M. M. T. , SOUSA, P. S. , SARAMAGO, J. A. P. , SABINO, J. F. , PADILHA, M. A. , GOES, G. H. T. , BARBOSA, D. C. M. .
      Descrição: Trata-se de um Projeto Internacional com a Universidade de Lisboa no Centro de Linguística da Universidade de Lisboa e a Universidade de Brasília (UnB) do Instituto de Letras. O Projeto busca fortalecer o processo de internacionalização do conhecimento que conduz ao trabalho científico colaborativo de instituições acadêmicas lusófonas. A ação geral consiste na elaboração de um banco de conhecimento acerca das variedades lusófonas. Trata-se de uma pesquisa geossociolinguística com desdobramentos aplicados no nível de gradução e pós-graduação para estimular e disseminar conhecimento sobre o universo lexical do português de acordo com campos semânticos delineados para cada etapa do presente trabalho.
    • Nome do projeto: Múltiplas faces de ensino-aprendizagem da língua japonesa (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TAKANO, Y. , JOKO, A. T. , MAGALHAES, G. G. B. , GOMES, J. V. S. , SABINO, J. F. , BARBOSA, D. C. M. , KOTOBARO, M. L. , OKAMOTO, G. A. , CAMPOS, H. A. , MELO, C. N. , ABREU, V. S. .
      Descrição: ?Múltiplas faces de ensino-aprendizagem da língua japonesa? é um Projeto de extensão promovido pela Área de Japonês. Trata-se de um projeto ?guarda-chuva? que abrange instâncias de oralidade e letramento da língua japonesa, bem como da formação continuada do ensino-aprendizagem da língua japonesa, em que se privilegia a prática didático-pedagógica.
    • Nome do projeto: Apropriação de ideogramas-kanji dos licenciandos em Letras-Japonês com a aplicação nas escolas públicas (2023 - 2023
      Natureza: Ensino
      Integrantes: TAKANO, Y. , SEKINO, K. , PINHEIRO, K. U. .
      Descrição: A escrita/leitura do ideograma-kanji tem o sistema específico, diferentemente, da língua ocidental que tem a escrita romanizada. Pelo fato de existir o distanciamento entre as lingua(gens) a aquisição dessas escritas/leituras tornam-se difícil para os alunos de graduação. Mediante à dificuldade observada durante o processo de ensino-aprendizagem dos alunos de graduação, propomos uma metodologia diferenciada e adequada e inovadora que possam auxiliar na apropriação de Kanji. O impacto esperado é que com os treinamentos de exercícios variados que abrange desde a organização, elaboração e até a aplicação do materiais produzidos, conduzem os alunos à autonomia de aprendizagem e desenvolvem a competência não só linguístico, mas também auxiliam na formação docente.
    • Nome do projeto: Dialetopédia Varição Lexical do Português (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TAKANO, Y. , SOARES, R. C. S. , AUGUSTO, V. L. D. S. , OLIVEIRA, V. L. , RASKY, A. , LOURENÇO, R. , ARAÚJO, W. , COSTA, E. O. , OLIVEIRA, R. U. G. S. , PADILHA, M. A. , GOES, G. H. T. , CAMPOS, H. A. , SARAMAGO, J. P. , BRISSOS, F. J. C. , ASSUNCAO, E. C. , NUNES, C. F. , RICCIOLI, A. M. V. , VIOLA, W. C. .
      Descrição: Trata-se de um Projeto de Acordo com a Universidade de Lisboa - CLUL (Centro de Linguística da Universidade de Lisboa) e a Universidade de Brasília.
    • Nome do projeto: Apropriação de ideogramas-kanji dos licenciandos em Letras-Japonês com a aplicação nas escolas públicas (2023 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: TAKANO, Y. , UCHIGASAKI, K. , SEKINO, K. , OLIVEIRA, S. S. , ROCHA, C. S. , SILVA B, R. J. E. , BOSCHIROLI, A. F. F. , SILVA, R. J. E. , GOMES, Y. F. .
      Descrição: Este projeto extensionista objetiva ampliar e potencializar autonomia dos licenciandos do curso de Língua e Literatura Japonesa da UnB. Por meio dos licenciandos-bolsistas e voluntários, far-se-á aplicação de metodologia de apropriação de ideogramas-kanji japonês, não apenas a eles mesmos, mas também aos estudantes das escolas públicas que aprendem língua japonesa. Além disso, o projeto objetiva experimentar o ensino e exercícios de ideograma-kanji sistematicamente e isoladamente da sala de aula de outros conteúdos, visto que esse elemento linguístico é bastante específico e difícil aquisição, e sua aquisição necessita de muitos treinamentos com exercícios variados. Dessa forma, eles poderão aperfeiçoar as próprias competências linguísticas em língua japonesa. Com relação à formação docente, a prática proposta aqui ensina os estudantesbolsistas e voluntários a importância da sua competência, a qual influencia no ensino, especialmente quando eles se preocupam com a aquisição linguística de seus alunos da escola pública. Pa
    • Nome do projeto: Licenciatura em ação: Apropriação de ideogramas - Kanji dos licenciandos em Letras-Japonês com a aplicação nas escolas públicas (2024 Atual)
      Natureza: Ensino
      Integrantes: TAKANO, Y. , UCHIGASAKI, K. , SEKINO, K. .
      Descrição: Fortalecer e ampliar a relação entre a Universidade de Brasília e escolas públicas, visando potencializar a formação inicial de professores da educação básica; II - Contribuir para qualidade da formação de professores nos cursos de licenciatura ao promover a integração entre educação superior e educação básica; III - Inserir os(as) licenciandos(as) no cotidiano de escolas da rede pública de educação do DF, para vivenciarem experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar e, dessa forma, superarem problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem; IV- Contribuir para a articulação entre teoria e prática, elementos fundamentais para a formação de professores; V- Promover a realização de projetos pedagógicos com abordagens inovadoras para apoiar o processo de ensino e aprendizagem na educação básica; VI- Incentivar os(as) licenciandos(as) à produção e inovação de conhecimentos, permitindo a ampliação do acesso ao saber e ao desenvolvimento tecnológico e social do País; VII- Contribuir para a consolidação da excelência acadêmica na Universidade de Brasília e da inserção curricular da extensão.
    • BRISSOS, F. J. C. ; TAKANO, Y. . CONTANDO A LINGUAGEM DOS NIPO-BRASILEIROS DO DISTRITO FEDERAL NA SOMA DOS DIALETOS BRASILEIROS 1. 2021 - Transcrição da palestra
    • Graduacao:
      • Curso: Relações Internacionais
        Nome da Instituição: UnB
        Título: não tem
        Ano de conclusão: 1999
      • Curso: Pedagogia- Administração Educacional
        Nome da Instituição: UnB
        Título: não tem
        Ano de conclusão: 1989
      • Curso: Pedagogia- Tecnologia Educacional
        Nome da Instituição: UnB
        Título: não tem
        Ano de conclusão: 1988
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: UnB
        Título: não tem
        Ano de conclusão: 1985
    • Mestrado:
      • Curso: Lingüística Aplicada
        Nome da Instituição: UnB
        Ano de conclusão: 2002
    • Doutorado:
      • Curso: Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2013
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2018
      • Nome da Instituição: Centro de Linguística da Universidade de Lisboa
        Ano de conclusão: 2018
      • Nome da Instituição: Universidade de Lisboa
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • UnB:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2003 - Atual ).
        Outras informações: Coordenadora de Extensão do Instituto de letras e Coordenadora do laboratório de Línguas do Instituto de letras 2/2007 a 1/2008. Afastamento para doutorado no ano de 2008 a 2009 e 2009 a 2010.
        Outras informações: Professor Adjunto
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - Atual ).
        Outras informações: Pesquisadora do GPDG (grupo de pesquisa)
    • Universidade Federal de Uberlândia:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - Atual ).
        Outras informações: Membro do grupo GPS
    • Universidade de Brasília:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
    • Universidade de Lisboa:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2022 - Atual ).
        Outras informações: Trata-se de um projeto de Acordo Internacional com a Universidade de Lisboa e UnB. O tema do Projeto é Dialetopédia - Variação Lexical do Português.
        Outras informações: Professora adjunto