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Camila Gardini Heylmann

    • Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2015) e graduação em Habilitação Letras Português Alemão pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008). Professora referência em Língua Alemã.

       

      Links:    

    • Julia Clodius ; PONTES, J. C. ; FREITAS, M. R. ; DOMINGOS, E. C. ; KOSLOWSKI, G. W. ; MENDONCA, K. S. F. ; Heylmann, Camila Gardini ; ROSENFELD, M. P. ; SCHLOH, P. . KUNA Cultura + Natureza. Itu : Igil, 2017 . p. ISBN: 9788561221133.
    • PONTES, J. C. ; OST, B. ; DOMINGOS, E. C. ; MENDONCA, K. S. F. ; Heylmann, Camila Gardini ; ROSENFELD, M. P. ; FREITAS, M. R. ; SCHLOH, P. ; KOSLOWSKI, G. W. ; Julia Clodius . BiLi - Livro de Leitura Bilíngue Português-Alemão. Itu - São Paulo : Igil, 2016 . p. ISBN: 9788561221072.
    • Nome do projeto: Um periódico sobre o livro escolar entre imigrantes (1917-1938).Mais para a Europa ou para o Brasil? (2006 - 2008
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Heylmann, Camila Gardini , KREUTZ, Lúcio , THEOBALD, Laerte G , VETROMILLA, Raquel F D .
      Descrição: Na história da educação brasileira, há um periódico, de 1917 a 1938, ainda inexplorado na pesquisa educacional. Intitulado Das Schulbuch (O Livro Escolar), foi editado por Rotermund, em São Leopoldo, no contexto da produção de material didático para as escolas étnicas, objetivando adequá-las, o mais possível, à realidade brasileira. Com cinqüenta e dois números editados, este periódico tem como tema central o livro didático, caracterizado no próprio título: Das Schulbuch. Por tratar-se de um periódico, será de interesse especial para pesquisadores voltados à imprensa periódica na educação. E, o título já revela que interessa igualmente aos pesquisadores que centram sua atenção no livro didático. Periódicos e livros escolares, tidos no passado como resíduos etnográficos de pouca significação, são considerados, atualmente, fontes essenciais na historigrafia da educação, já que estão em convergência com outras estratégias culturais para formar identidades e estruturas desejadas. Portanto, Das Schulbuch contempla, diretamente, duas instâncias de pesquisa que, nos últimos anos, recebem especial atenção. Tendo por referência de análise a história cultural, em que os conceitos de representação e de narrativa são básicos, sabemos que o periódico editado por Rotermund expressa uma construção de sentido em momento histórico específico. Conforme Hall e Chartier, a representação é uma prática cultural com a qual se constrói sentido ou, em palavras de Pesavento, as representações são ?matrizes geradores de condutas e práticas sociais, dotadas de força integradora e coesiva, bem como explicativa do real?. Neste sentido, Das Schulbuch é permeado de interrelações e tensionamentos na sua produção e na legitimação de seu espaço.
  • Formação Acadêmica: 2
    • Graduacao:
      • Curso: Pedagogia
        Nome da Instituição: Universidade Nove de Julho
        Título: A importância do brincar no desenvolvimento infantil
        Ano de conclusão: 2015
      • Curso: Habilitação Letras Português Alemão
        Nome da Instituição: Universidade do Vale do Rio dos Sinos
        Título: Die Phonetik im Lehrwerk integriert: Eine Analyse der Bearbeitung der Phonetik in den meistbenutzten Lehrwerken der Privatschulen der Region Ost unseres Bundeslandes Vorschläge zu Phonetikübungen
        Ano de conclusão: 2008
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Língua e Literatura Alemã)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade do Vale do Rio dos Sinos:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2008 ).
        Outras informações: Participação como bolsista de iniciação científica na pesquisa "Um periódico sobre o livro escolar entre imigrantes (1917 - 1938). Mais para a Europa ou para o Brasil?", coordenada pelo professor Dr Lúcio Kreutz.
        Outras informações: bolsista IC
    • Colégio Humboldt - Deutsche Schule São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).