Não autenticado |

Marilia Fatima de Oliveira

    • Doutora (2013) e Mestre (2008) em Letras - Literaturas de Língua Inglesa pela Universidade de São Paulo; Graduada com dupla Habilitação (Português/ Inglês) pela Universidade de São Paulo (2003). Licenciada em Inglês (2005) e Português (2004) pela Universidade de São Paulo. Professora de Literatura Inglesa na Universidade Federal do Tocantins. Pesquisa: Obra de JM Coetzee (nobel de literatura em 2003); Literaturas (pós) coloniais e não canônicas de Língua Portuguesa e Inglesa; Literaturas Africanas de Língua Portuguesa; Literaturas Africanas de Língua Inglesa; Trauma e Violência nas literaturas não canônicas; Literatura produzida em Libras

       

      Links:    

    • Literaturas Pós Coloniais e da Diáspora
    • CAMPOS, D. C. ; KLEIN, J. ; Oliveira, MF ; MOURA, M. ; GOES, A. L. R. S. ; SILVA, G. P. ; VIZOLLI, I. ; BEZERRA, M. S. S. ; FREITAS, M. O. ; AMARAL, R. C. C. ; TAKAKI, N. ; PUGAS, S. A. ; PAIVA, Z. S. P. . Formação, ação, reflexão: trajetórias do PNAIC - TO. Palmas : Livrei Editora, 2016 . 196p. ISBN: 9788569007012.
    • Oliveira, MF ; CAMPOS, D. C. ; KLEIN, J. . PNAIC TOCANTINS - Inspirando Praticas Efetivas. São Paulo : Livrei Editora, 2015 . 130p. ISBN: 9788569007005.
    • MORAIS, M. P. A. ; Oliveira, Marilia ; OLIVEIRA, Marilia F . Eça de Queiroz, Portugal e as relações Culturais REVISTA DO SELL , v. 8 , p. 164 - 184 , 2019. ISSN: 19833873.
    • Oliveira, MF ; ALVES, R. M. . IDENTIDADE E FRAGMENTAÇÃO EM A CHAVE DE CASA, DE TATIANA SALEM LEVY HUMANIDADES & INOVAÇÃO , v. 6 , p. 42 - , 2019. ISSN: 23588322.
    • Oliveira, MF ; OLIVEIRA, T. M. . MICRO COLEÇÃO DE POEMAS SINALIZADOS TOCANTINENSES: CORPUS, PRODUÇÃO E CRÍTICA LITERÁRIA HUMANIDADES & INOVAÇÃO , v. 6 , p. 141 - 152 , 2019. ISSN: 23588322.
    • RODRIGUES, A. L. ; Divanize Carbonieri ; Michela Rosa Di Candia ; Izarra, Laura ; MANGWANDA, M. K. ; BANDEIRA, M. F. O. ; Marilia Fatima Oliveira Bandeira ; Bandeira, M . A Sociedade do Apartheid em Waiting for The Barbarians, de JM Coetzee Polifonia (UFMT) , v. 19 , p. 79 - 99 , 2012. ISSN: 0104687X.
    • GATTI, J. ; KROG, A. ; GAGIANO, A. ; HAUPT, A. ; RIJSDIJK, I. ; SAKS, L. ; MARTINS, A. B. ; BOTHA, M. P. ; GLENN, I. ; NDLOVU, M. ; TREFFRY-GOATLEY, A. ; BROODRYK, C. ; Bandeira, M.F. . Summertime Ilha do Desterro (UFSC) , v. 61 , p. 361 - 368 , 2011. ISSN: 01014846.
    • Oliveira, MF ; PAIVA, P. H. G. . O Foco Narrativo no Romance A Sul. O sombreiro, de Pepetela. Literaturas Africanas de Lingua Portuguesa: contextos e desdobramentos, v. 1, p. 116 - 151, 2017.
    • Oliveira, Marilia Fatima . Espetáculo, Fruição e Arte - uma análise do Museu do Futebol. Literatura, Cultura e Imaginário, v. 1, p. 213 - 224, 2014.
    • Oliveira, Marilia Fatima ; CAMPOS, D. C. . A Oralidade Alçada a seu devido lugar: fala e escuta na perspectiva do letramento proposta pelo Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Formação, Ação, Reflexão:m Trajetórias do PNAIC - TO, v. 01, p. 37 - 49, 2016.
    • Oliveira, Marilia Fatima . As linhas divisórias da crítica literária na África Subsaariana de língua inglesa. As Muitas Áfricas, v. 1, p. 40 - 56, 2011.
    • BANDEIRA, Marilia Fatima . YAWP . Revista dos alunos de graduação da área de Estudos Linguisticos e Literários em Inglês, FFLCH, USP , EDUSP , 02 set. 2006.
    • BANDEIRA, Marilia Fatima . A Estética da Violência em Waiting for the Barbarians e Disgrace, de JM Coetzee. In: 1o. Encontro de Pós Graduandos - EPOG , 2006 , São Paulo. I Encontro de Pós-Graduandos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. : , 2006.
    • BANDEIRA, Marilia Fatima . JM Coetzee´s Disgrace - A Dialetic Aproach. In: II Congresso Internacional da ABRAPUI , 2009 , São José do Rio Preto. II Congresso Internacional da ABRAPUI - The Teaching of English: Towards an Interdisciplinary Approach Between Language and Literature. São José do Rio Preto : Associação Brasileira dos Professores Universitários de Inglês, 2009.
    • BANDEIRA, Marilia Fatima . O Narrador e o Protagonista como (des)construtores da História na obra de John M. Coetzee. In: X Congresso Internacional da ABRALIC , 2006 , Rio de Janeiro. X Congresso Internacional da ABRALIC. : , 2006.
    • BANDEIRA, Marilia Fatima . Os caminhos e os descaminhos da (des)colonização e da libertação ? representações da violência em ?Disgrace?, de John M. Coetzee.. In: CELLIP , 2005 , Guarapuava - PR. Anais do Congressso CELLIP. : , 2005.
    • Oliveira, Marilia Fatima . The Well. São Paulo : Yawp , 2006 (Conto)
    • Bandeira, Marilia F. ; BANDEIRA, Marilia Fatima . Açúcar Ético - Para uma Cana de Açucar que Respeite o Homen e o Meio Ambiente. : , 2009 (Tradução)
    • Oliveira, MF ; FIESTINO, C. . The Representation and the Naturalization of Social Catastrophes. 2017 (Conferência)
    • Oliveira, MF . O Problema da Representação do Mal na Literatura. 2016 (Outra)
    • Bandeira, Marilia F. ; Oliveira, MF . Bloody but Unbowed - Censorship and the publication of Waiting for the Barbarians, by JM Coetzee. 2017 (Congresso)
    • Oliveira, M F ; Oliveira, Marilia ; OLIVEIRA, Marilia F ; Oliveira, MF ; Bandeira, Marilia F. . Finding Paths - Literary production under Apartheid in South Africa. 2017 (Congresso)
    • OLIVEIRA, Marilia F ; Oliveira, MF ; Oliveira, Marilia F . Toda Biografia é uma ficção, Toda Ficção é autobiográfica - A autobiografia no romance Verão, de JM Coetzee. 2016 (Comunicacao)
    • Oliveira, Marilia Fatima . J. M. Coetzee's Disgrace - A Dialectic Approach. 2009 (Congresso)
    • Oliveira, Marilia Fatima . A Estética da Violência em Waitiing for the Barbarians e Disgrace de John M. Coetzee. 2006 (Outra)
    • Oliveira, Marilia Fatima . O Narrador e o Protaganista como (des)construtores da História na Obra de John Maxwell Coetzee. 2006 (Congresso)
    • Oliveira, Marilia Fatima . Os Caminhos e os Descaminhos da (des)colonização e de libertação - representações da violência em 'Disgrace', de J. M. Coetzee. 2005 (Seminário)
    • BANDEIRA, Marilia Fatima . Inversões em Disgrace, de JM Coetzee. 2009 (Comunicacao)
    • Bandeira, Marilia F. ; BANDEIRA, Marilia Fatima . Apartheid - História, Origem e Legislação. 2005 (Outra)
    • BANDEIRA, Marilia Fatima ; Divanize Carbonieri ; Michela Rosa Di Candia . Narrativas Literárias e Identidades nos Espaços Diaspóricos. 2007 (Conferência)
    • BANDEIRA, Marilia Fatima . Coetzee´s Disgrace: A Post Apartheid Novel. 2008 (Conferência)
    • BANDEIRA, Marilia Fatima . An Introduction to South African Literature. 2008 (Conferência)
    • Izarra, Laura ; Mutran, Munira ; BANDEIRA, Marilia Fatima . First Symposium of Irish Studies - Reading Contemporary Irish Studies. 2006 (Universidade de São Paulo - FFLCH - DLM)
    • Izarra, Laura ; Mutran, Munira ; BANDEIRA, Marilia Fatima . IASIL 2002 - Interrelations, Irish Literatures and other forms of knowledge. 2002 (Universidade de São Paulo)
    • Izarra, Laura ; Mutran, Munira ; BANDEIRA, Marilia Fatima . ESCREVER A VIDA - Novas Abordagens de uma Teoria da Autobiografia. 2005 (Universidade de São Paulo)
    • CAMPOS, D. C. ; KLEIN, J. ; Oliveira, MF . II Seminário Estadual do PNAIC. 2015 (UFT)
    • CAMPOS, D. C. ; KLEIN, J. ; Oliveira, MF . III Seminário Estadual do PNAIC - TO 2015. 2016 (Universidade Federal do Tocantins)
    • Oliveira, Marilia ; LUDWIG, C. R. ; ROCHA, D. C. A. ; MURAD, C. . I JPELL. 2014 (Universidade Federal do Tocantins)
    • Oliveira, MF . Olhando a África através das narrativas de língua inglesa. 2019 (CEA - Centro de Estudos de África (USP))
    • Oliveira, Marilia Fatima . Literaturas Africanas e o Romance de J. M. Coetzee. 2013 (Universidade Federal de Viçosa)
    • Oliveira, Marilia Fatima . Língua Inglesa Através do Texto Literário II. 2008 (Universidade de São Paulo)
    • Oliveira, Marilia Fatima . As Literaturas Africanas de Língua Inglesa. 2013 (Universidade Federal de Viçosa)
    • Oliveira, Marilia Fatima . A Literatura no Ensino de Língua de Inglesa. 2014 (Universidade Federal do Tocantins)
  • Desenvolvimento de material didático ou instrucional: 2
    • FIESTINO, C. ; Marilia Fatima Bandeira ; BANDEIRA, M. F. ; Bandeira, M . Literaturas de Língua Inglesa. 2013 (Material didático)
    • FIESTINO, C. ; Oliveira, Marilia Fatima . Literaturas de Língua Inglesa: prosa.. 2016 (Material didático)
    • Nome do projeto: Narrativas Literárias e identidades nos espaços diaspóricos de língua inglesa (2001 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BANDEIRA, Marilia Fatima , Izarra, Laura , Michela Rosa Di Candia , Divanize Carbonieri .
      Descrição: Descrição: Mapear as minorias étnicas nos espaços diaspóricos de língua inglesa através da análise de textos literários. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação ( 2) / Especialização ( 0) / Mestrado acadêmico ( 6) / Mestrado profissionalizante ( 0) / Doutorado ( 2) . Integrantes: Divanize Carbonieri-inegrante/ Marilia Fatima Bandeira - integrante/ Michela Rosa di Candia - Integrante / Gisele Wolkoff - Integrante / Gloria Karam Delbim - Integrante / Marília Borges - Integrante / Maura Xavier - Integrante / Eliane Israela Nogueira de Moraes - Integrante / Laura Patricia Zuntini de Izarra - Coordenador.
    • Nome do projeto: Vozes Femininas: A Construção do EU Feminino nas Narrativas das Mulheres Negras na África de Língua Inglesa (2013 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BANDEIRA, Marilia Fatima .
      Descrição: O alcance deste projeto é amplo e visa, inicialmente, trazer para a academia brasileira autoras que, de outra forma, permaneceriam desconhecidas. Como objetivo inicial, daremos visibilidade e voz a essas mulheres por meio da leitura de suas obras e uma aprofundada pesquisa não só literária, mas também histórica, antropológica e social. O objetivo seguinte, só obtido após a conclusão do primeiro, é possibilitar o mapeamento das representações dessas mulheres, suas estratégias estéticas e literárias, buscando os pontos de aproximação e afastamento das imagens construídas tanto de suas histórias pessoais quanto da história de seus países.
    • Nome do projeto: PNAIC - Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa - Projeto de Formação Continuada para os Professores dos Ciclos Iniciais do Estado do Tocantins (2014 - 2017
      Natureza: Outra
      Integrantes: BANDEIRA, Marilia Fatima , CAMPOS, D. C. , KLEIN, J. .
      Descrição: O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) é um compromisso formal assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e Municípios para assegurar a plena alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade, ao final do 3 ano do ensino fundamental. Ao assumir a Coordenação Institucional do PNAIC no Estado do Tocantins, a UFT atende às atribuições estratégicas e de mobilização em torno dos objetivos do Pacto, fundamentalmente em suas atribuições políticas e pedagógicas de contribuir para a formação de professores críticos, autônomos e comprometidos com ações sociais includentes. Essa formação será conduzida por duzentos orientadores de estudo, professores pertencentes ao quadro das redes de ensino, devidamente selecionados com base nos critérios estabelecidos pelo Ministério da Educação, que participarão do curso de 200 horas, ministrado por formadores selecionados e preparados pela UFT. A formação acontecerá, fundamentalmente, no câmpus de Porto Nacional, mas ocupará outros espaços da cidade selecionados para momentos específicos da formação. A cidade foi escolhida com vistas ao fortalecimento do caráter multicâmpus da UFT, e pelo fato de sediar o curso de Letras, área que abarca pesquisas sobre Alfabetização e Letramento. Além disso, trata-se de um reconhecimento do compromisso da cidade com a promoção de uma educação de qualidade.
    • Nome do projeto: Formação Continuada para os Professores de Inglês da Rede Pública de Porto Nacional (2014 - 2015
      Natureza: Outra
      Integrantes: BANDEIRA, Marilia Fatima , LUDWIG, C. R. , ROCHA, D. C. A. , CAPUCHINHO, A. , OLIVEIRA, A. C. T. , MURAD, C. , FERREIRA, R. .
      Descrição: Este projeto tem por objetivo fortalecer e consolidar o conhecimento da Língua Inglesa dos professores de inglês que atuam no Ensino Fundamental e Médio da rede pública estadual e municipal de Porto Nacional. O projeto oferecerá cursos e oficinas de língua no CECLLA e em parceria com os professores da área de inglês. O projeto tem a finalidade de melhorar a fluência e o conhecimento linguístico do idioma e, consequentemente, aprimorar o ensino da língua nas escolas públicas.
    • Nome do projeto: PNAIC - Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa - Projeto de Formação Continuada para os Professores dos Ciclos Iniciais do Estado do Tocantins (2014 - 2017
      Natureza: Extensao
      Integrantes: BANDEIRA, Marilia Fatima , CAMPOS, D. C. , KLEIN, J. , MOURA, M. .
      Descrição: Projeto de formação continuada para professores do ensino básico do estado do Tocantins. Atuo como coordenadora adjunta para língua portuguesa.
    • Nome do projeto: REPRESENTAÇÕES DA VIOLÊNCIA E DO TRAUMA NAS LITERATURAS NÃO CANÔNICAS (2017 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BANDEIRA, Marilia Fatima , PAIVA, P. H. G. , OLIVEIRA, D. J. , Nathalia, AM .
      Descrição: O projeto aqui descrito, intitulado REPRESENTAÇÕES DA VIOLÊNCIA E DO TRAUMA NAS LITERATURAS NÃO CANÔNICAS, encontra-se estruturado de forma a dar continuidade à pesquisa iniciada em 2013 e finalizada em 2016: Vozes Femininas: A Construção do EU Feminino nas Narrativas das Mulheres Negras na África de Língua Inglesa, ampliando seu escopo e propondo novas abordagens. Há, atualmente, um aumento de textos literários onde a violência é escancarada, detalhada e ? arrisco dizer ? ganha a importância de personagem nos enredo. Em especial nas literaturas não canônicas que tratam de questões ligadas a gênero, (pós)-colonização, migração, raça, minorias étnicas, testemunho - entre outras que narram eventos traumáticos - o aumento da representação de situações onde imperam a violência e a escatologia só fez crescer tanto em número quanto na intensidade e no detalhamento das cenas e imagens. Durante nossa pesquisa do triênio 2013-2016, quando trouxemos as vozes de autoras africanas de língua inglesa para as salas de aula da graduação e da pós-graduação, as cenas de violência descritas se multiplicavam, muitas vezes chocando o leitor. Seja ela psicológica, física, social, moral, a violência esteve presente na maioria dos textos lidos, em especial naqueles escritos por autoras oriundos de ex-colônias, cujos conteúdos, pensamos, desejam denunciar os abusos e a opressão vivida, bem como elaborar e relatar as dificuldades desses povos em se reconstruírem enquanto sujeitos complexos e plurais, vivendo em espaços onde as negociações culturais são diuturnas. Este projeto pretende elencar e pesquisar as estratégias dos autores na representação dessa violência e na superação do trauma, quando isso acontece.
    • Nome do projeto: Formação de Professores do Estado do Tocantins (2015 - 2017
      Natureza: Extensao
      Integrantes: BANDEIRA, Marilia Fatima , CAMPOS, D. C. , KLEIN, J. .
      Descrição: Ligado ao PNAIC - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
    • Graduacao:
      • Curso: Licenciatura Em Inglês
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2005
      • Curso: Licenciatura Em Português
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2004
      • Curso: Bacharel Em Letras Habilitação Português Inglês
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2003
      • Curso: Letras, Licenciatura Plena (com ênfase em tradução
        Nome da Instituição: Faculdade Ibero-Americana de Letras e Ciências Humanas
        Ano de conclusão: 1990
        Status do curso: Incompleto
    • Mestrado:
      • Curso: Literatura Inglesa
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2008
    • Doutorado:
      • Curso: Letras - Literaturas e Língua Inglesas
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2013
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade Federal do Triângulo Mineiro:
      • Tipo de vínculo: Livre (2004 - 2005 ).
        Outras informações: A Faculdade mantem uma Central de Idiomas, para o ensino de Ingês aos alunos da faculdade de Medicina e aos filhos dos funcionários da Universidade. Prestei concurso simplificado, obtendo a primeira colocação. Fui contratada para atuar na Central, como professora para os níveis mais avançados.
        Outras informações: Professora Substituta
    • Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2006 ).
        Outras informações: Ministrei o curso "Língua Inglesa Através do Texto Literário", com carga horária de 32 horas, cursos de língua inglesa para comunidade USP.
        Outras informações: Professora Contratada
    • Universidade Paulista:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2011 ).
        Outras informações: Fui contratada para gravar aulas para EAD, tanto on line quanto para posterior uso dos alunos, na disciplina Cultura e Literatura Inglesa
        Outras informações: professor coontratado por hora/aula
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - 2013 ).
        Outras informações: Membro do grupo de Pesquisa registrado na CAPES mantido e organizado pela Professora Laura Patricia de Zuntini Izarra. Aluno de mestrado / doutorado da cadeira de Inglês
        Outras informações: Aluno de Pós/Bolsista
    • Universidade Federal do Tocantins:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - Atual ).
        Outras informações: Pesquisador
    • Miguilim Revista Eletrônica do NETLLI:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2015 ).
        Outras informações: Parecerista Ad Hoc - artigo submetido ao volume 4, Nr. 03 da MIguilim
    • Revista Cientifica Multidisciplinar SCITIS - ISSN 2359-2222:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2015 ).
        Outras informações: Parecerista Ad Hoc do número I da publicação
    • Miguilim - Revista Eletrônica do NETLLI:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - 2017 ).
        Outras informações: Parecerista de artigo científico
    • MIGUILIM - REVISTA ELETRÔNICA DO NETLLI:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - 2018 ).
        Outras informações: Volume 7, Número 2 da revista Miguelin
    • MACABÉA- REVISTA ELETRONICA DO NETLLI:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).