Não autenticado |

Marlene das Neves Guarienti

    • possui mestrado em Filologia e Língua Portuguesa - Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP (2002).

       

      Links:    

    • GUARIENTI, M. N. ; VIEIRA, Carlos A. . Freinet vai ao ensino médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus São Paulo SINERGIA , v. 2 , p. 199 - 204 , 2011. ISSN: 2177451X.
    • GUARIENTI, M. N. . Léxico e produção cultural do sentido - parte I: A Carta de Caminha Estudos Lingüísticos (São Paulo) , v. único , p. 43 - , 2002. ISSN: 14130939.
    • GUARIENTI, M. N. . A denominação e a qualificação na construção da imagem. Sinergia (CEFETSP) , v. 5 , p. 15 - 23 , 2005. ISSN: 1677499X.
    • GUARIENTI, M. N. . A denominação e a qualificação na construção da imagem do indígena na Carta do Achamento Estudos Lingüísticos (São Paulo) , v. único , p. 141 - 146 , 2005. ISSN: 14130939.
    • GUARIENTI, M. N. . O SENTIDO TEXTUAL E OS ESPAÇOS LÉXICOS. Estudos Lingüísticos (São Paulo) , v. único , p. 1012 - 1017 , 2004. ISSN: 14130939.
    • GUARIENTI, M. N. . METÁFORA E REFERENCIAÇÃO. A língua portuguesa no mundo, v. único, p. - , 2008.
    • GUARIENTI, M. N. . Assembléia vira show no Jornal do SBT . Observatório da Imprensa , , 28 nov. 2005.
    • GUARIENTI, M. N. . A DISCURSIVIZAÇÃO DO TURISMO NA EDUCAÇÃO: ANÁLISE DE UM PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO SUPERIOR - UNESP. In: 17º COLE , 2009 , Campinas. Anais do 17º COLE. : , 2009.
    • GUARIENTI, M. N. . A DISCURSIVIZAÇÃO DO TURISMO NA EDUCAÇÃO: ANÁLISE DE UM PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO SUPERIOR - UNESP. In: 17º INPLA , 2009 , São Paulo. Anais do 17º INPLA. : , 2009.
    • GUARIENTI, M. N. . A DISCURSIVIZAÇÃO DO TURISMO NA REVISÃO DE METAS DO PLANO NACIONAL DE TURISMO BRASILEIRO 2007-2010. In: II Simelp , 2009 , Évora. A língua portuguesa no mundo. : , 2009.
    • GUARIENTI, M. N. . A DISCURSIVIZAÇÃO DO TURISMO NO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO SUPERIOR DE LAZER E TURISMO DA USP LESTE. In: I Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Discursivos da USP , 2009 , São Paulo. Anais do I Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Discursivos da USP. São Paulo : Editora Paulistana, 2009.
    • GUARIENTI, M. N. . METÁFORA E REFERENCIAÇÃO. In: I Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa , 2008 , São Paulo. Anais do I Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa. São Paulo : EDUSP, 2008.
    • GUARIENTI, M. N. . A ESTRUTURA DA FIGURALIDADE, SEU PAPEL RETÓRICO E A CONSTRUÇÃO DO ETHOS NA CAMPANHA PUBLICITÁRIA DA FOLHA 1988 HILTLER. In: 11º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa e 2º Congresso Internacional de Lusofonia do IP-PUC/SP , 2006 , São Paulo. Anais do 11º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa e 2º Congresso Internacional de Lusofonia do IP-PUC/SP. : , 2006.
    • GUARIENTI, M. N. . Ubatuba: objeto de discurso e objeto do desejo.. In: III Colóquio - Os Estudos Lexicais em Diferentes Perspectivas. , 2007 , São Paulo. Os Estudos Lexicais em Diferentes Perspectivas. FFLCH-USP. : , 2007. p. 33 - .
    • GUARIENTI, M. N. . LÉXICO, INFERENCIAÇÃO E CONSTRUÇÃO DO SENTIDO EM UM VOCÁBULO DA CARTA DO ACHAMENTO. In: 9º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa , 2002 , São Paulo. Anais do 9º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa. São Paulo : , 2002.
    • GUARIENTI, M. N. . Pluralismo e identidade na construção do sentido: a inocência do indígena na Carta do Achamento.. In: 10º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa e 1º Congresso Internacional de Lusofonia , 2004 , Sâo Paulo. Anais do 10º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa e 1º Congresso internacional de Lusofonia. São Paulo : , 2004.
    • GUARIENTI, M. N. . Léxico e investimentos de valor na Carta do Achamento de Pero Vaz de Caminha. In: 8º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa , 2000 , São Paulo. Anais do 8º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa. São Paulo : IP-PUC/SP, 2000. p. 405 - 412.
    • GUARIENTI, M. N. . A ESTRUTURA DA FIGURALIDADE, SEU PAPEL RETÓRICO E A CONSTRUÇÃO DO ETHOS NA CAMPANHA PUBLICITÁRIA DA FOLHA 1988 HILTLER. In: 11º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa e 2º Congresso Internacional de Lusofonia do IP-PUC/SP , 2006 , São Paulo. Anais 11º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa e 2º Congresso Intdernacional de Lusofonia do IP-PUC/SP. São Paulo : IP-PUC/SP, 2006. p. 47 - .
  • Outras Produções Bibliográficas: 1
    • GUARIENTI, M. N. . A DISCURSIVIZAÇÃO DO TURISMO NO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO SUPERIOR DE LAZER E TURISMO DA USP LESTE. : , 2009 (resumo)
    • GUARIENTI, M. N. . Revisão lingüística de Trabalho de Graduação Integrado. 2010 (Outra)
    • GUARIENTI, M. N. . Revisão lingüística de dissertação de Mestrado. 2009 (Outra)
    • GUARIENTI, M. N. . Revisão lingüística de dissertação de Mestrado. 2007 (Outra)
    • GUARIENTI, M. N. . Revisão lingüística de dissertação de Mestrado. 2006 (Outra)
    • GUARIENTI, M. N. . Revisão lingüística de dissertação de Mestrado. 2004 (Outra)
    • GUARIENTI, M. N. . Revisão linguística de dissertação de mestrado. 2001 (Outra)
    • GUARIENTI, M. N. . Metodologia Científica e Discurso. 2009 (Seminário)
    • GUARIENTI, M. N. . A DISCURSIVIZAÇÃO DO TURISMO NA REVISÃO DE METAS DO PLANO NACIONAL DE TURISMO BRASILEIRO 2007-2010. 2009 (Simposio)
    • GUARIENTI, M. N. . A DISCURSIVIZAÇÃO DO TURISMO EM UM PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO SUPERIOR - UFSCAR. 2009 (Congresso)
    • GUARIENTI, M. N. . A discursivização do turismo na educação: análise de um projeto pedagógico de curso superior. 2009 (Comunicacao)
    • GUARIENTI, M. N. . A DISCURSIVIZAÇÃO DO TURISMO NO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO SUPERIOR DE LAZER E TURISMO DA USP LESTE. 2009 (Comunicacao)
    • GUARIENTI, M. N. . Metáfora e Referenciação. 2008 (Simposio)
    • GUARIENTI, M. N. . Referenciação: a construção do objeto de discurso e a projeção do ethos. 2008 (Comunicacao)
    • GUARIENTI, M. N. . Ubatuba: objeto de discurso e objeto de desejo. 2007 (Comunicacao)
    • GUARIENTI, M. N. . Contribuição dos Estudos do Discurso para as Ciências da Religião. 2008 (FFLCH/USP - GRUPO DE ESTUDOS DE RETÓRICA E ARGUMENTAÇÃO (GERAR))
    • GUARIENTI, M. N. . A Contribuição dos Estudos do Discurso para as Ciências Jurídicas. 2008 (FFLCH/USP - GRUPO DE ESTUDOS DE RETÓRICA E ARGUMENTAÇÃO (GERAR))
    • GUARIENTI, M. N. . CONTRIBUIÇÃO DOS ESTUDOS DO DISCURSO PARA AS CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO: ARGUMENTAÇÃO E ENSINO. 2009 (FFLCH/USP - GRUPO DE ESTUDOS DE RETÓRICA E ARGUMENTAÇÃO (GERAR))
    • Nome do projeto: GERAR (Grupo de Estudos de Retórica e Argumentação) (2008 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MOSCA, L.L.S. , GUARIENTI, M. N. .
      Descrição: Estudo de Retórica e Argumentação aplicado às diversas modalidades discursivas em Língua Portuguesa. Análise do discurso; argumentação; discurso escrito; discurso falado; Língua Portuguesa; retórica. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Antonio Henriques; Marcia Regina Curado Pereira Mariano; Marcelo Silveira; Heitor Bittencourt Filho; Maria Helena Cruz Pistori; Fabio Souza Trubilhano; Isabel Cristina Michelan de Azevedo; Elizabete Enz Hubert; Cleonice Men da Silva Ramos; Josely Teixeira Carlos; Káthia Kobal Benedito; Marcia Selivon; Patrizia Giorgina Enricanna Collina Bastianetto; Moisés Olímpio Ferreira; Eduardo Lopes Piris.
    • Nome do projeto: GED - Grupo de Estudos do Discurso (2009 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ANDRADE, M. L. C. V. O. , GUARIENTI, M. N. .
      Descrição: O Grupo de Estudos do Discurso da FFLCH-USP reúne professores e estudantes de todos os níveis (da Iniciação Científica ao Doutorado) que comungam o interesse pelo discurso ou texto, entendidos, em termos amplos, como a unidade de análise que considera a linguagem em uso. Nosso objetivo central é a compreensão da produção de sentido pelos textos em condições determinadas. Articulado em torno de um objeto de estudo, o GED não se filia a uma abordagem teórica única, mas tem por princípio e finalidade o debate e a discussão entre diferentes correntes teóricas sobre o discurso ou texto. O grupo funciona por meio de reuniões periódicas de estudos, cursos de pós-graduação, simpósios, ciclos de palestras e publicações dos resultados de pesquisa.
    • Nome do projeto: Metáfora e Educação (2009 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: DELPHINO, F. , GUARIENTI, M. N. .
    • Mestrado:
      • Curso: Filologia e Língua Portuguesa
        Nome da Instituição: Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP
        Ano de conclusão: 2002
    • Doutorado:
      • Curso: Filologia e Língua Portuguesa
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2008 ).
        Outras informações: Trabalhos desenvolvidos no estágio: 1. Acompanhar as aulas ministradas pela professora. 2. Prover os textos para a classe, mantendo-os em pasta indicada de acesso dos alunos. 3. Verificar junto à coleção didática da biblioteca os livros que compõem a bibliografia básica do curso. 4. Auxiliar os grupos de alunos para a elaboração de seminários, com vistas a um trabalho final: roteiros, bibliografia, material de análise. 5. Acompanhar a correção de provas e trabalhos. 6. Ministração de aula sob a supervisão da professora orientadora.
        Outras informações: estagiária
    • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2003 - Atual ).
        Outras informações: Representante eleita para o Conselho de Ensino CEFETSP 2004/2006 Coordenadora do Programa Especial de Formação Pedagógica para a Educação Profissional - IFSP/SP 2009 -
        Outras informações: Professor de Ensino Básico e Tecnológico
    • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - Atual ).
        Outras informações: pesquisadora