Não autenticado |

Adalton Nogueira Orefice Júnior

    • é graduado com bacharelado e licenciatura em Letras Francês/Português pela FFLCH-USP, pós-graduando em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês na mesma instituição e professor na Aliança Francesa de São Paulo. Como pesquisador, realizou pesquisa de iniciação científica com apoio da FAPESP sobre o teatro do absurdo a partir da obra Esperando Godot, de Samuel Beckett, e sua recepção crítica no Brasil. Além disso, participou de projetos ligados à área de formação de professores junto ao Centro Interdepartamental de Línguas e aos cursos extracurriculares de francês da FFLCH-USP. Atualmente, sua atuação acadêmica está voltada para a área da didática do francês para objetivos específicos (FOS), dedicando-se a uma pesquisa de mestrado sobre o ensino de francês para Relações Internacionais.

       

      Links:    

    • OREFICE (JR.), A. N. ; MARTINS, P. . Communiquer par les gestes en français. 2015 (Conferência)
    • OREFICE (JR.), A. N. . Comment rédiger une lettre de motivation et un CV en français. 2016 (Conferência)
    • OREFICE (JR.), A. N. . Esperando Godot no Brasil: a recepção crítica brasileira (parte 2). 2014 (Simposio)
    • OREFICE (JR.), A. N. ; LOUSADA, E. G. ; MARTINS, B. . Création d?une plate-forme de ressources complémentaires pour le travail en autonomie. 2013 (Congresso)
    • OREFICE (JR.), A. N. . Esperando Godot no Brasil: a recepção crítica brasileira (parte 1). 2013 (Simposio)
    • LOUSADA, E. G. ; OREFICE (JR.), A. N. . I Rendez-vous avec le français. 2014 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH))
    • OREFICE (JR.), A. N. . Relatório Parcial de Pesquisa de Iniciação Científica. 2013
    • OREFICE (JR.), A. N. . Relatório Final de Pesquisa de Iniciação Científica. 2014
    • Nome do projeto: Ensino e aprendizagem de língua francesa para contextos gerais e específicos (profissionais e universitários) e as Tecnologias da Comunicação e da Informação (2015 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OREFICE (JR.), A. N. , COSTA, H. A. , HIRAKAWA, D. , YKUNO, E. C. , MEDEIROS, H. .
      Descrição: Descrição: Este projeto tem os seguintes objetivos: 1) Desenvolver os princípios teóricos e metodológicos que fundamentam o ensino do francês e suas metodologias no âmbito da didática das línguas estrangeiras para formação de professores; 2) Possibilitar à comunidade USP de graduação e pós-graduação a reflexão e a discussão sobre as questões de ensino e pesquisa realizadas na área do Francês para Objetivo Específico (FOS) e em particular, no que se refere à formação linguística, metodológica e intercultural para o ensino do francês em contextos universitários (Français sur Objectif Universitaire - FOU); 3) Desenvolver ações de ensino e pesquisa visando formar e capacitar do ponto de vista teórico e metodológico os futuros professores de francês para atuar na área, ou seja, na elaboração e realização de programas de ensino para contextos específicos respondendo, assim, às diferentes demandas do mercado e aquelas advindas da internacionalização dos estabelecimentos de ensino superior no Brasil. 4) Possibilitar o desenvolvimento de ações de ensino de francês relacionando-as com as Tecnologias da Comunicação.
    • Nome do projeto: Formação inicial de professores de francês: aprendendo o métier de professor em contextos presenciais e virtuais (2011 - 2013
      Natureza: Extensao
      Integrantes: OREFICE (JR.), A. N. , LOUSADA, E. G. , BRIZOLLA, N. .
      Descrição: Este projeto tem a finalidade de aproximar o aluno da graduação em Letras-francês do métier de professor, sabendo que este poderá ser um de seus campos de atuação quando formado. Acreditamos que a experiência junto aos cursos extracurriculares de francês pode representar um complemento às disciplinas de licenciatura e estágio que desenvolve durante a licenciatura, tanto em Letras quanto na Faculdade de Educação. Finalmente, os alunos selecionados para o projetos participarão de um projeto interno aos cursos curriculares de francês: a criação de uma plataforma de estudos para o aluno do curso no Moodle, que contenha exercícios e links para exercícios on-line, procurando contribuir para sua aprendizagem. Os sites dos cursos já foram criados e podem ser vistos nos seguintes endereços: http://moodle.redealuno.usp.br/moodle/course/view.php?id=646 http://moodle.redealuno.usp.br/moodle/course/view.php?id=647.
  • Outras produções técnicas: 6
    • OREFICE (JR.), A. N. . Interagir en contexte professionnel. 2017 - Cours fos pour les relations internationales
    • OREFICE (JR.), A. N. . Curso de Francês para Internacionalização - CFI POLi (CL-USP) - Módulo 2. 2015 - Curso de francês
    • OREFICE (JR.), A. N. . Curso de Francês para Internacionalização CFI-IRI (CL-USP) - Módulo 3. 2015 - Curso de francês
    • OREFICE (JR.), A. N. . Curso de Francês para Internacionalização CFI-IRI (CL-USP) - Módulo 1. 2014 - Curso de francês
    • OREFICE (JR.), A. N. . Curso de Francês para Internacionalização CFI-IRI (CL-USP) - Módulo 3. 2016 - Curso de francês
    • OREFICE (JR.), A. N. . Curso de Francês para Iniciantes - CFI POLI (CL-USP) - Módulo 1. 2014 - Curso
    • Graduacao:
      • Curso: Licenciatura em Letras Francês/Português
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2016
      • Curso: Bacharelado em Letras Francês/Português
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2015
    • Mestrado:
      • Curso: Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2012 ).
        Outras informações: Monitor de Francês - Cursos Extracurriculares
    • Revista Cisma:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2013 ).
        Outras informações: ISSN: 2238-7013
    • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2014 ).
        Outras informações: Esperando Godot no Brasil: a recepção crítica brasileira. Iniciação Científica.
        Outras informações: Pesquisador
    • Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).
        Outras informações: Monitor de Francês do Centro de Línguas-USP
    • Pró-Reitoria De Cultura e Extensão Universitária ? USP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2013 ).
        Outras informações: Monitor de Francês - Cursos Extracurriculares