Não autenticado |

Ana Carolina Cortez Noronha

    • Doutora em Linguística e Semiótica no Departamento de Linguística da FFLCH, USP, mestre em língua portuguesa pela Universidade Estadual Paulista, UNESP (2006). Licenciada em Letras Português / Inglês e tecnóloga em Processamento de Dados. Membro do Grupo de Estudos Semióticos da USP (GES-USP) e do Grupo de Pesquisa Semiótica GPS-UNESP). Professora de português para ensino médio e superior desde 2001. Atua em pesquisa nas áreas de semiótica discursiva, análise semiótica do discurso, educação escolar e uso de tecnologia na educação. Tem experiência de trabalho na área de tecnologia em empresas nacionais de grande porte e é fluente em inglês e francês.

       

      Links:    

    • Investigação semiótica da leitura como um processo discursivo de produção de sentido.
    • Implementação do projeto Ética na Escola
    • Estudos para formação de professores
    • Discussões para adequação de currículo à realidade do séc. XXI
    • Semiótica, Educação e o uso da tecnologia digital em sala de aula.
    • NORONHA, ANA CAROLINA CORTEZ . Semiótica, enunciação e o discurso na internet: a experiência de ensino de um curso on-line ESTUDOS LINGUÍSTICOS (SÃO PAULO. 1978) , v. 50 , p. 753 - 767 , 2021. ISSN: 14130939.
    • NORONHA, ANA CAROLINA CORTEZ . Considerações semióticas sobre o uso da tecnologia digital em salas de aula ESTUDOS SEMIÓTICOS (USP) , v. 15 , p. 280 - 291 , 2019. ISSN: 19804016.
    • NORONHA, A. C. ; TADDEI, Ana C. C. N. . A leitura como uma viagem do leitor Estudos Lingüísticos (São Paulo) , v. XXXXIV , p. 206 - 210 , 2004. ISSN: 14130939.
    • NORONHA, A. C. . A viagem de um leitor: uma investigação semiótica sobre o processo de leitura. Estudos Semióticos , v. 1 , p. 28 - 34 , 2004. ISSN: .
    • NORONHA, A. C. . O plano de aula disponível online: uma investigação semiótica.. In: 66o Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos , 2018 , São José do Rio Preto. 66º Seminário do GEL - Caderno de resumos. : , 2018. p. 416 - 416.
    • NORONHA, A. C. . O plano de aula online.. In: XVI MiniEnapol de Semiótica , 2017 , São Paulo. Caderno de Resumos do XVI MiniEnapol de Semiótica. : , 2018. p. 23 - 23.
    • NORONHA, A. C. . O plano de aula online: uma investigação semiótica.. In: XVII MiniEnapol de Semiótica , 2018 , São Paulo. Caderno de Resumos do XVII MiniEnapol de Semiótica. : , 2018. p. 5 - 6.
    • NORONHA, A. C. . Uma investigação semiótica do plano de aula online. In: Colóquio Internacional Greimás , 2017 , São Paulo. Desenvolvimentos, apropriações e desdobramentos para uma semiótica das práticas.. : , 2017. p. 58 - 60.
    • NORONHA, A. C. . A viagem de um leitor: uma investigação semiótica do processo de leitura. In: 53o Seminário do GEL , 2005 , São Carlos - SP. Resumo do 53o Seminário do GEL. : , 2005. p. 447 - 448.
    • NORONHA, A. C. . A viagem de um leitor: uma investigação sobre o sujeito no processo de leitura.. In: IV Seminário do Programa de Pós-Graduação em Lingüística e Língua Portuguesa , 2004 , Araraquara-SP. Caderno de Resumos do IV Seminário da Pós-graduação em Lingüística e Língua Portuguesa. : , 2004.
    • NORONHA, A. C. . A leitura como uma viagem do leitor. In: 52 Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos , 2004 , Campinas - SP. Programação e Resumos do 52 Seminário do GEL. : , 2004. p. 433 - 434.
    • NORONHA, A. C. ; Avezum, L. M. M. . Monitoria: o papel do docente supervisor no aprimoramento do processo ensino-aprendizagem do monitor. In: I Mostra Acadêmica Unimep , 2003 , Lins. I Mostra Acadêmica Unimep. : , 2003.
    • Amaral, A. A. ; NORONHA, A. C. . A Monitoria de Inglês II no curso de bacharelado em Turismo. In: I Mostra Acadêmica Unimep , 2003 , Lins. I Mostra Acadêmica Unimep. : , 2003.
    • NORONHA, A. C. . O leitor de história através da história. In: V Simpósio de Iniciação Científica e III Seminário de Ensino e Pesquisa , 2003 , Lins - SP. Anais 2003. : , 2003. p. 62 - 62.
    • NORONHA, A. C. . Uma investigação semiótica do plano de aula online. : , 2017 (resumo expandido publicado)
    • NORONHA, ANA CAROLINA CORTEZ . Análise semiótica das estratégias discursivas de planos de aula online. 2021 (Seminário)
    • NORONHA, ANA CAROLINA CORTEZ . O discurso na internet sobre o ensino na pandemia. 2021 (Congresso)
    • NORONHA, A. C. . Considerações semióticas sobre o uso da tecnologia digital em sala de aula. 2019 (Seminário)
    • NORONHA, A. C. . O plano de aula online e o uso da tecnologia em sala de aula: considerações semióticas.. 2019 (Seminário)
    • NORONHA, A. C. . O ator da enunciação no plano de aula disponível online. 2019 (Comunicacao)
    • NORONHA, A. C. . Uma investigação semiótica sobre o plano de aula disponível online.. 2018 (Seminário)
    • NORONHA, A. C. . Uma investigação semiótica sobre o plano de aula disponível online.. 2018 (Congresso)
    • NORONHA, A. C. C. ; NORONHA, A. C. . O plano de aula disponível online: uma investigação semiótica. 2018 (Seminário)
    • NORONHA, A. C. ; NORONHA, A. C. C. . O plano de aula disponível online: uma investigação semiótica. 2018 (Congresso)
    • NORONHA, A. C. . Uma investigação semiótica do plano de aula online. 2017 (Congresso)
    • NORONHA, A. C. C. ; NORONHA, A. C. . Uma análise semiótica do plano de aula disponível online. 2017 (Comunicacao)
    • NORONHA, A. C. . Plano de aula online: uma investigação semiótica.. 2017 (Seminário)
    • NORONHA, A. C. . XVIII MiniEnapol de Semiótica da USP. 2019 (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Univ. de São Paulo)
    • NORONHA, A. C. . XVII Mini Enapol de Semiótica. 2018 (Grupo de Estudos Semióticos da USP)
  • Curso de curta duração ministrado: 2
    • NORONHA, A. C. C. ; NORONHA, ANA CAROLINA CORTEZ . Semiótica, Enunciação e o Discurso na Internet. 2020 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo)
    • NORONHA, A. C. ; GUIRADO, N. C. ; COSTA, M. R. . O papel da gramática tradicional e da reflexão linguística no ensino de língua portuguesa.. 2017 (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP)
    • Nome do projeto: Brasileiros fora de casa (1996 - 1997
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NORONHA, A. C. , SALES, Teresa .
      Descrição: Estudo do movimento de migração de brasileiros para os Estados Unidos.
    • Nome do projeto: Uma investigação semiótica sobre a leitura como uma viagem do leitor. (2004 - 2006
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NORONHA, A. C. , CORTINA, A. .
      Descrição: Projeto de mestrado, tinha por objetivo compreender a leitura como um processo discursivo de produção de sentido, sob o ferramental da teoria semiótica greimasiana.
    • Nome do projeto: Uma investigação semiótica sobre o plano de aula disponível online. (2016 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NORONHA, A. C. , BARROS, D. L. P. .
      Descrição: Esta pesquisa de doutoramento analisa o plano de aula disponível online como um objeto discursivo, sob o ferramental da teoria semiótica do discurso. Busca-se com ela contribuir para a compreensão do planejamento da transmissão e construção do conhecimento escolar no Brasil no início do século XXI.
    • Graduacao:
      • Curso: Licenciatura Em Letras Português Inglês
        Nome da Instituição: Faculdade "Auxilium" de Filosofia, Ciências e Letras
        Ano de conclusão: 2000
      • Curso: Tecnologia Em Processamento de Dados
        Nome da Instituição: Fundação Paulista de Tecnologia e Educação - Unilins
        Ano de conclusão: 1994
    • Mestrado:
      • Curso: Linguística e Língua Portuguesa
        Nome da Instituição: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
        Ano de conclusão: 2006
    • Doutorado:
      • Curso: Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2020
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
        Ano de conclusão: 2003
    • Universidade Estadual de Campinas:
      • Tipo de vínculo: Outro (1996 - 1997 ).
        Outras informações: Bolsista participante do projeto Brasileiros fora de Casa, sob orientação da Profa. Teresa Sales, no Núcleo de Estudos da População, NEPO.
        Outras informações: bolsista
    • Universidade Metodista de Piracicaba:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2003 - 2004 ).
        Outras informações: professor assistente I
    • Instituto Americano de Lins da Igreja Metodista:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1999 - 2002 ).
        Outras informações: professor
    • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho:
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Outro ( - ).
    • Prefeitura Municipal de Lins - Secretaria de Educação:
      • Tipo de vínculo: Livre (2002 - 2003 ).
        Outras informações: Professor voluntário de cursinho pré-vestibular, disciplinas redação e inglês.
        Outras informações: colaborador
    • Faculdade "Auxilium" de Filosofia, Ciências e Letras:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Centro Universitário de Lins:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2003 - 2007 ).
        Outras informações: professor assistente II
    • Escola ETL de Lins:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2002 - 2007 ).
        Outras informações: professor de ensino médio.
        Outras informações: professor
    • Banco Votorantim:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2014 ).
        Outras informações: Gestão de identidades: concessão e revisão de acessos, projeto RBAC, com o estabelecimento de perfis por função para todos os colaboradores da instituição. Documentação e verificação de processos, contato com áreas e gestores, orientações, apoio e treinamento à equipe de gestão de acessos. Implantação e utilização de ferramentas de gestão de acesso. Governança de Segurança da Informação, atendimento a processos de auditoria interna, Cobit.
        Outras informações: analista de segurança da informação
    • CTIS Tecnologia S/A:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2008 - 2011 ).
        Outras informações: 2010 e 2011 ? coordenadora de atendimento: acompanhamento de contratos de serviços de TI, contato com gestores e clientes, controle da documentação de contratos. 2008 e 2009 ? coordenadora de operação: responsável pela gestão de contratos de prestação de serviços de TI com clientes do setor público e pela gestão dos colaboradores alocados em clientes.
        Outras informações: coordenadora de contratos de TI
    • Colégio CETEC - SP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2015 ).
        Outras informações: Professora de língua portuguesa e redação para 8o e 9o anos do ensino fundamental.
        Outras informações: professora de ensino fundamental II
    • Colégio Anglo 21:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2016 - 2017 ).
        Outras informações: professora de língua portuguesa para ensino fundamental II
        Outras informações: professora
    • Colégio Leonardo da Vinci:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2016 - 2018 ).
        Outras informações: professora de redação para ensino médio
        Outras informações: celetista
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • DELTA. Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - Atual ).
        Outras informações: Parecerista para publicação de artigo, fev./2021.
    • ESTUDOS SEMIÓTICOS (USP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - Atual ).
        Outras informações: Parecerista para publicação de artigo.
    • Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2021 - Atual ).
        Outras informações: professora de Inglês para cursos tecnológicos de ensino superior: Sistemas de Informação, Gestão Logística e Gestão de Qualidade.
        Outras informações: professor de ensino superior