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Leticia Lessa Mansur

    • graduada em Fonoaudiologia pela Universidade de São Paulo (1972), e em Lingüística pela Universidade de São Paulo (1980), mestrado em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990), doutorado em Lingüística pela Universidade de São Paulo (1996), Livre-Docência pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2008). Atualmente é professor associado da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Neurolingüística, atuando principalmente nos seguintes temas: cognição, avaliação, reabilitação, neurolingüística, linguagem e idosos.

       

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    • SILAGI, M. L. ; Spezzano, Luisa Carmen ; GONCALVES, V. T. ; de ALMEIDA, P.R.S ; FURLANETTO, Q. ; MANSUR, L. L. . Poster- Caracterização das alterações de fala, linguagem e deglutição na panencefalite esclerosante subaguda: um estudo de caso. 2008 (Congresso)
    • SAAD, A.E. ; MANSUR, L. L. . Poster- Característica das trocas fonológicas em um paciente com apraxia de fala e afasia de Broca. 2008 (Congresso)
    • FURLANETTO, Q. ; Garcia-Marchi, Flavia Helena Alves ; Spezzano, Luisa Carmen ; SILAGI, M. L. ; de ALMEIDA, P.R.S ; GONCALVES, V. T. ; CURIATI, J. A. ; MANSUR, L. L. . Poster- Avaliação e desempenho da comunicação do idoso em beira de leito. 2008 (Congresso)
    • Spezzano, Luisa Carmen ; Garcia-Marchi, Flavia Helena Alves ; SILAGI, M. L. ; de ALMEIDA, P.R.S ; FURLANETTO, Q. ; GONCALVES, V. T. ; MANSUR, L. L. . Poster- Aplicabilidade de escalas de disfagia em beira de leito. 2008 (Congresso)
    • LYNCH, C. S. ; Chammas, Maria Cristina ; CERRI, G. G. ; MANSUR, L. L. . Poster- Análise da fisiologia da deglutição pela Ultra-sonografia. 2008 (Congresso)
    • MANSUR, L. L. ; ROMERO, V. U. . Poster- Análise cognitiva de paciente com dissociação na transcodificação visual, auditiva e gráfica. 2008 (Congresso)
    • SILVA, A. P. ; TOMOTANI, D.K ; MANSUR, L. L. ; RONDON, S. ; STEINER, Veronique Agnes Guernet ; Pereira, Marilia Barbieri . Poster-Adaptação de um modelo terapeutico para apraxia de fala adquirida por lesões neurológicas da lingua inglesa para o português brasileiro. 2008 (Congresso)
    • de ALMEIDA, P.R.S ; FURLANETTO, Q. ; GONCALVES, V. T. ; Spezzano, Luisa Carmen ; SILAGI, M. L. ; MANSUR, L. L. . Poster-Acompanhamento fonoaudiológico na encefalomielite aguda disseminada (ADEM)- relato de caso. 2008 (Congresso)
    • Freitas, Maria Isabel Ávila ; RADANOVIC, M. ; MANSUR, L. L. ; BRUCKI, Sonia Maria Dozzi ; NITRINI, Ricardo . Poster- A linguagem de pacientes com doença de Alzheimer e demência vascular. 2008 (Congresso)
    • BRUCKI, Sonia Maria Dozzi ; MANSUR, L. L. . Functional Healthy Literaci in Adults-Short Version (S-Tophla), Schooling and Mini-Mental State Examination (MMSE). 2008 (Comunicacao)
    • MANSUR, L. L. ; CARVLHO, Isabel Albuquerque Maranhão de ; Pongrácz, Glória Maria ; BAHIA, Valeria Santoro ; NITRINI, Ricardo . Poster-Analysis of oral and written discourse in patients with frontotemporal lobar degeneration. 2008 (Congresso)
    • MANSUR, L. L. ; SENAHA, Mirna Lie Hosogi ; CARVALHO, Isabel Albuquerque Maranhão de ; ABRISQUETA-GOMEZ, J. ; AVILA, Renata ; NOVELLI, Marcia Maria Pires de Campos ; CARTHERY, Maria Teresa . Poster- Intervenção não farmacológica na doença de Alzheimer: treino cognitivo-funcional, programa de orientação a cuidadores e capacitação de agentes multiplicadores. 2008 (Seminário)
    • GONCALVES, V. T. ; de ALMEIDA, P.R.S ; FURLANETTO, Q. ; SILAGI, M. L. ; Spezzano, Luisa Carmen ; MANSUR, L. L. ; MENDONÇA, L. I. Z. . Poster-Avaliação das alterações de linguagem na demência semântica. 2008 (Congresso)
    • SILAGI, M. L. ; de ALMEIDA, P.R.S ; FURLANETTO, Q. ; GONCALVES, V. T. ; Spezzano, Luisa Carmen ; MANSUR, L. L. ; MENDONÇA, L. I. Z. . Poster-Terapia de entonação melódica: procedimento de elaboração de materiap terapeutico para um paciente com apraxia de fala. 2008 (Congresso)
    • Spezzano, Luisa Carmen ; SILAGI, M. L. ; GONCALVES, V. T. ; FURLANETTO, Q. ; de ALMEIDA, P.R.S ; MANSUR, L. L. ; MENDONÇA, L. I. Z. . Poster- Avaliação e reabilitação do processamento fonológico: um estudo de caso. 2008 (Congresso)
    • NITRINI, Ricardo ; BRUCKI, Sonia Maria Dozzi ; PORTO, Claudia Sellitto ; BAHIA, Valéria Santoro ; MANSUR, L. L. . I Simpósio Brasileiro de Degeneração Lobar Frontotemporal. 2007 (Divisão de Clínica Neurológica/ Academia Brasileira de Neurologia)
    • Mansur, Letícia Lessa ; PORTO, Claudia Sellitto ; NITRINI, Ricardo ; BAHIA, Valéria Santoro ; BRUCKI, Sonia Maria Dozzi . 2o Simpósio Brasilerio de Degeneração Lobar Fronto-temporal. 2009 (Universidade de Sao Paulo)
    • MANSUR, L. L. . IV Encontro do Grupo de Estudos das Disfunções da Deglutição. 2001 ()
    • MANSUR, L. L. . II Congresso Latino Americano de Neuropsicologia e I Congresso de Neuropsicologia. 1991 ()
    • MANSUR, L. L. . Curso de Neuropsicologia Cognitiva. 1990 ()
    • MANSUR, L. L. . Curso de Fonoaudiologia e Neuropsicologia. 1987 ()
    • MANSUR, L. L. . Curso Cérebro e Linguagem. 1988 ()
    • MANSUR, L. L. . XVIII Congresso Brasileiro de Neurologia e II Congresso Brasileiro de Neurorradiologia Diagnóstica e Terapêutica. 1998 ()
    • MANSUR, L. L. . Curso Internacional de Neuropsicologia: das Bases Anatômicas à Reabilitação. 1996 (Clínica Neurológica do Hospital da Clínicas-FMUSP)
    • MANSUR, L. L. ; Perissinoto, Jacy ; Behlau M ; Lewis DR ; Mendes VLF ; Avejonas DRM . 18o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. 2010 (Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia)
    • MANSUR, L. L. . Atividades Práticas de Reabilitação de Linguagem em Ambulatórios. 2007 (Núcleo de Capacitação e Desenvolvimento HC FMUSP)
    • MANSUR, L. L. . Visões Atuais da Neurolingüística na FMUSP. 2007 (Programa de Aperfeiçoamento de Ensino PAE da FMUSP)
    • MANSUR, L. L. . Atividades teórico-práticas: Tópicos sobre cognição e Linguagem. 2007 (NCD/Hospital das Clínicas FMUSP)
    • Andrade, Claudia Regina Furquim de ; Limongi, Suely Cecília Olivan ; MANSUR, L. L. . Modelos de produção de linguagem na perspectiva neurolinguística - MFT 5707. 2014 (Compilação de textos produzidos em disciplina de pós-graduação.)
    • Nome do projeto: Análise temporal da deglutição pela videofluoroscopia: aspiração em fase aguda do acidente vascular encefálico. (1999 - 2002
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MANSUR, L. L. , VIDIGAL, Maria Lucia Nascimento .
      Descrição: Defesa em 25 de setembro de 2002. Banca Examinadora: Prof. Dr. Válter Nilton Felix e Dra. Gisela Tinone. Resumo Objetivo: Identificar a relação temporal dos trânsitos e dos eventos orofaríngeos e a interferência das variáveis idade, ocorrência de aspiração e desenvolvimento de broncopneumonia. Métodos: Estudo comparativo prospectivo de 19 pacientes, por meio da videofluoroscopia da deglutição na fase aguda do acidente vascular encefálico. Resultados: modificação da seqüência dos eventos, tempo de trânsito oral aumentado, maior ocorrência de aspiração e desenvolvimento de broncopneumonia para os pacientes com mais de 65 anos; tempo de elevação máxima do osso hióide com relação ao fechamento da prega ariepiglótica aumentado, relacionado significantemente com a aspiração; extensão da lesão, trânsitos faríngeo e hipofaríngeo, tempo de abertura do esfincter esofágico superior significantemente relacionados com broncopneumonia. Conclusões: a análise temporal da videofluoroscopia da deglutição é um método sensível na detecção das disfunções da deglutição e permite estabelecer parâmetros significantes entre estas disfunções e o aumento da idade, aspiração e desenvolvimento de broncopneumonia. Mostra-se útil na confirmação dos achados clínicos. Os eventos seqüenciais alterados no grupo dos idosos mostra a redução da plasticidade funcional do sistema na fase aguda do acidente vascular encefálico.
    • Nome do projeto: Investigação da linguagem em epilepsia temporal (1999 - 2002
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MANSUR, L. L. , MESSAS, Cristiane Stravino .
      Descrição: Defesa em 8 de outubro de 2002. Banca examinadora: Dra. Carmen Lisa Jorge e Dra. Márcia Radanovic. Resumo: O presente estudo teve por objetivos: investigar aspectos semânticos da linguagem em pacientes com epilepsia mesial temporal, tomando por modelo a codificação, armazenamento e resgate de informações em sistema de memória declarativa; iden1tificar dificuldades específicas na memória semântica. Foram avaliados 20 pacientes com epilepsia mesial temporal, sendo 9 lesados à esquerda e 11 à direita, determinados pelo exame de Ressonância Nuclear Magnética. Os sujeitos foram comparados entre si e com o grupo controle composto por 18 indivíduos saudáveis, em provas relativas à memória episódica verbal e memória semântica. Os dois grupos de lesados tiveram desempenho significativamente pior do que os controles nas provas de nomeação e geração de palavras (memória semântica). O grupo de lesados em hemisfério esquerdo além disso, teve diferenças significativas no aprendizado verbal de palavras e história (memória episódica). Concluímos que as alterações de memória episódica evidenciaram o predomínio do envolvimento de hemisfério esquerdo no processamento desse subsistema de memória verbal enquanto que as alterações de linguagem nas provas envolvendo memória semântica evidenciaram o processamento bi-hemisférico nos aspectos semânticos da informação, sendo que a etapa de resgate pareceu responder em larga medida pelas desvantagens encontradas. O material utilizado pode ter influenciado os resultados obtidos, evidenciando a participação do sistema límbico nesse subsistema de memória.
    • Nome do projeto: Análise acústica de aspectos temporais da fala de adultos idosos. (1999 - 2002
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MANSUR, L. L. , ROLIM, D. B. .
      Descrição: Defesa em 8 de outubro de 2002. Banca julgadora: Dra. Sandra Madureira e Dra. Ana Paula Goyano MacKay. Este trabalho teve como objetivo analisar modificações de aspectos temporais da fala e averiguar as respectivas conseqüências na performance comunicativa dos idosos. Para tanto, analisamos as seguintes características supra-segmentais da fala: o acento lexical e a velocidade da fala, cujo principal correlato acústico é a duração. Foram pesquisados dez indivíduos do gênero feminino, sem problemas de saúde e com mais de 80 anos de idade. Utilizamos como referência uma jovem selecionada a partir de análise perceptiva auditiva. Para a seleção da jovem gravamos no MD (mini-disc) Sony MZ-70, 60 sujeitos com idade entre 25 e 85 anos. Cada indivíduo repetiu uma frase que foi gravada e apresentada a vinte voluntários para classificação de acordo com as respectivas faixas etárias. A jovem mais votada foi escolhida como referência para o estudo. Para análise acústica da fala, obteve-se gravação de sentenças do corpus, nas quais havia variação de uma palavra. Tanto o grupo de idosas, como a jovem, repetiu três vezes cada sentença, em três taxas de elocução: normal, rápida e lenta. Foram extraídas medidas de duração das sílabas tônicas e pos-tônicas das palavras variantes. Após o levantamento de parâmetros acústicos (espectrograma de banda larga, traçados de forma da onda e medidas acústicas de duração), utilizamos o Laboratório Computadorizado de Fala (CSL - Computerized Speech Lab) para a análise do som digital. Os resultados revelaram que o grupo de idosas apresentou maior duração que a jovem nas sílabas tônicas das palavras analisadas, nas taxas de elocução rápida e normal. A pesquida demonstra, portanto que o idoso desenvolve adaptações para não comprometer a inteligibilidade de fala em razão das alterações da idade. O aumento da duração das sílabas tônicas, nas taxas normal e rápida é indicativo dessas adaptações.
    • Nome do projeto: Compreensão sintática na doença de Parkinson (2007 - 2008
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MANSUR, L. L. , PRIETO, F. F. , SCHMIT, Cristina , GREGÓRIO, Patrícia Soares , AGONILHA, Daniela Cunha .
      Descrição: Os pacientes com Doença de Parkinson (DP) podem exibir déficits de atenção, memória e outros domínios cognitivos. Vários estudos recentes têm demonstrado que os pacientes não-demenciados com DP idiopática apresentam comprometimentos na compreensão de sentenças, particularmente, no processamento gramatical. O propósito deste estudo é verificar a presença de desordens de compreensão e aprofundar o conhecimento sobre a recepção de sentenças em pacientes não-demenciados com DP e idosos normais. Pretende-se descrever as características relacionadas a este domínio lingüístico e de alguma forma desenvolver um raciocínio teórico sobre os resultados encontrados, comparando com as hipóteses já existentes na literatura. Será avaliada a compreensão de vinte e três pacientes não-demenciados com DP e vinte e três indivíduos adultos normais, de ambos os sexos, com idade entre 45 e 75 anos e que tenham o português como língua principal. Serão excluídos sujeitos com antecedentes de outras doenças neurológicas e/ou psiquiátricas, alcoolismo, uso de drogas ou distúrbios de aquisição da linguagem que possam interferir no desempenho do teste. Os pacientes não serão discriminados quanto ao tempo, estágio da doença e uso de medicamentos. Serão utilizados como instrumentos de avaliação da compreensão de sentenças o Teste Token (De Renzi & Vignolo, 1962), que é um exame altamente sensível às alterações da recepção da linguagem, tendo como apoio o uso da memória verbal imediata; e do Teste de Compreensão Sintática, elaborado Cristina Schmitt e Alan Munn, e que faz parte do Projeto de Estudo Comparativo de Afasias em diversas línguas. As frases desse teste foram construídas com base na construção sintática do português, incluindo orações ativas, passivas, relativas e interrogativas, com diferentes marcas de concordância, modo, tempo e aspecto.
    • Nome do projeto: A bateria Arizona para distúrbios da comunicação em demência (ABCD): aplicação em população brasileira. (2000 - 2003
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MANSUR, L. L. , RENZO, G. B. .
      Descrição: Coordenadoria de Aperfeiçoamento do Ensino Superior - CAPES Bolsa Mestrado Capes - concedida pela Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde - área Fisiopatologia Experimental. Código do programa n. 33002010177 P7. Início abril 2003 até abril 2005 Valor: R$ 724,52 RESUMO Embora estudados mais intensamente nos últimos anos, os padrões de declínio lingüístico-cognitivo relacionados ao envelhecimento normal e aos quadros demenciais ainda não se encontram bem delineados. Considerando que a maioria das baterias disponíveis para a sua investigação advêm de cultura e língua anglo-saxônicas e sabendo da interferência de fatores sócio-culturais no desempenho durante avaliação neuropsicológica, faz-se imprescindível a adaptação de baterias para avaliação que tenham valores de referência para a língua portuguesa e população de baixa escolaridade, por ser esta uma característica da população que atendemos. Este trabalho tem por objetivo verificar o desempenho de sujeitos brasileiros em bateria de investigação para distúrbios da comunicação e demências. Será utilizada a bateria Arizona para Distúrbios da Comunicação e Demência (ABCD - Bayles & Tamoeda, 1993), composta de 17 subtestes que compreendem os seguintes domínios: estado mental, memória episódica, compreensão da linguagem, produção da linguagem e construção visuo-espacial. Esperamos estabelecer valores de referência e notas de corte para a sua utilização em população brasileira considerando as variáveis escolaridade e faixa etária
    • Nome do projeto: Avaliação da eficácia de terapia fonoaudiológica pelo método Lee Silverman a pacientes portadores de doença de Parkinson. (2000 - 2003
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MANSUR, L. L. , DIAS, A. E. .
      Descrição: Projeto Fapesp n. 99/12970-5 Bolsa de mestrado Início 01/08/00 até 31/07/02 Valor da bolsa: R$ 970,00 Valor da reserva técnica: R$ 3. 492,00 Data da defesa: 12 de março de 2003 Banca examinadora:Dr. João Carlos Papaterra Limongi e Dra. Leslie Picolotto Ferreira Resumo A doença de Parkinson (DP) é uma desordem dos gânglios da base que pode com sua evolução, acometer a comunicação oral a partir de alterações fonoarticulatórias. Objetivo: Analisar aspectos fonoarticulatórios selecionados de indivíduos com DP submetidos ao tratamento em grupo pelo Lee Silverman Voice Treatment (LSVT), analisando as contribuições da aprendizagem motora na reabilitação vocal, a função do grupo no tratamento e o impacto na qualidade de vida relacionada à voz. Método: Participaram 35 indivíduos, 24 homens e 11 mulheres com idades entre 51 e 81 anos (média de 66 anos), com estágios de 2 a 4 (Hoehn, Yahr, 1967), tratados pelo LSVT distribuídos em grupos de cinco participantes. Todos foram submetidos a avaliação fonoaudiológica perceptivo-auditiva e acústica do comportamento vocal e responderam ao Protocolo de Qualidade de Vida Relacionada à Voz (QVV) nos períodos pré e pós tratamento. Resultados: As alterações vocais mais freqüentes foram relacionadas à qualidade e intensidade vocal, acompanhadas de imprecisão articulatória que reduziam a inteligibilidade da fala. Após o tratamento, observou-se melhorias na qualidade e aumento da intensidade vocal, com diferença estatística significante e manutenção da imprecisão articulatória. Conclusões: O tratamento pelo LSVT em grupo promoveu o aumento da intensidade vocal, possibilitando a comunicação oral eficiente e satisfatória. Os indivíduos com DP foram capazes de aprender habilidades vocais novas, apoiados em estratégias de memória implícita e explícita. O tratamento em grupo sofisticou a aprendizagem e a calibração, atenuando o impacto negativo das alterações vocais na qualidade de vida dos indivíduos.
    • Nome do projeto: Estudo longitudinal da produção da linguagem oral em indivíduos com esclerose lateral amiotrófica. (2000 - 2003
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MANSUR, L. L. , PAIVA, L. S. .
      Descrição: Defesa em 24/09/2003 Banca examinadora: Dra Irene Queiroz Marchesan, Dra. Zelita Caldeira Ferreira Guedes. Esclerose lateral amiotrófica (E.L.A) é uma doença neurodegenerativa progressiva, fatal, de etiologia desconhecida, que envolve principalmente, os neurônios da medula espinal, tronco encefálico e córtex motor cerebral. Desde o início ou mais tardiamente, há degeneração progressiva de ambos neurônios motores: características bulbares, que englobam disfunção de pares cranianos (disartria flácida) e pseudobulbar (disartria espástica), resultando em alterações funcionais dos órgãos fonoarticulatórios e prejuízo progressivo da comunicação oral e da deglutição. Em quase todos os pacientes com ELA, ocorre envolvimento bulbar que, geralmente é causa da morte. O tratamento é medicamentoso, com o objetivo de aumentar a sobrevida e envolve medidas que visam melhorar a qualidade de vida, evitando complicações, retardando a incapacidade funcional e prolongando a independência dos pacientes. Nossa investigação tem como foco as alterações neuromotoras e seu impacto na produção da linguagem oral. Durante a evolução natural da ELA, ocorrem alterações nos sistemas responsáveis pela produção da comunicação oral: fono-respiratório, laríngeo, articulatório e velo-faríngeo que podem comprometer a inteligibilidade de fala em diferentes graus, conduzindo o paciente à inabilidade comunicativa verbal. A proposta deste estudo consiste em avaliar as alterações funcionais dos órgãos fonoarticulatórios e da comunicação oral provenientes do comprometimento neuromuscular e sistemas envolvidos na produção da linguagem oral, nos diferentes estágios da doença; descrever e analisar a ocorrência das compensações funcionais dos grupos musculares acometidos, assim como dos sistemas motores envolvidos na comunicação oral.
    • Nome do projeto: Novas tecnologias na análise de discurso: aplicação no discurso de indivíduos com doença de Alzheimer e idosos. (1998 - 1998
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MANSUR, L. L. .
      Descrição: Financiado pela FAPESP - PD Exterior Proc n. 97/11494-0 17 de janeiro de 1998 a 17 de março de 1998 Este projeto foi desenvolvido na Universidade de Toulouse, II (Toulouse- França) no Centre de Récherche sur la péninsule ibérique à l´Époque Contemporaine (CRIC). O coordenador do Laboratório, Prof. Andre Camlomg é autor do Méthode d`Analise de Discours, que envolve tecnologia computadorizada.
    • Nome do projeto: Disfluências normais durante a produção da linguagem oral no adulto (1999 - 2000
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MANSUR, L. L. , MERLO, Sandra .
      Descrição: Bolsa de Iniciação Científica FAPESP Proc 99/ 10435-5 Início 01/03/00 a 31/12/00 Valor mensal R$ 330,00 São objetivos do projeto: (1) detectar e contrastar a ocorrência de disfluências em três modalidades discursivas (descrição, procedimento e narrativa), (2) correlacionar as modalidades de discurso com o grau de familiaridade em relação ao tema abordado, (3) detectar o ciclo hesitante-fluente e (4) constituir, a partir dos dados constatados, um padrão normal de referência para o estudos de indivíduos portadores de lesão cerebral. Materiais e métodos: Sujeitos: o mínimo de trinta sujeitos, quinze homens e quinze mulheres, entre 25 e 50 anos, monolíngües, de língua materna portuguesa, destros, com nível fundamental completo de escolarização, normalidade comunicativa (fala, linguagem e audição) e boas condições gerais de saúde. Material: os dados colhidos foram gravados magneticamente em áudio e foram analisados, posteriormente, de forma quantitativa e qualitativa no software CHILDES (The Child Language Data Exchange System), também utilizado para avaliar a linguagem do adulto. Basicamente, o sistema é composto por três componentes integrados: o CHAT (faz a codificação e a notação do discurso), o CLAN (examina e manipula o banco de dados, fornecendo ao usuário um conjunto de ferramentas que podem ser combinadas de acordo com os interesses teórico-práticos do pesquisador) e o Banco de Dados propriamente dito (contém dados de mais de quarenta projetos em vários idiomas, inclusive o Português). Procedimento: em um primeiro momento, os sujeitos julgaram o grau de familiaridade com os temas propostos e, a partir do julgamento, os assuntos seriam propostos. Cada sujeito, formulou seis discursos (descritivo, de procedimento e narrativo familiares; descritivo, de procedimento e narrativo não familiares).
    • Nome do projeto: Avaliação de habilidades funcionais de produção de linguagem (2002 - 2003
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MANSUR, L. L. , GARCIA, Flávia Helena Alves .
      Descrição: Considerando-se que o envelhecimento traz alterações físicas, sociais, cognitivas e comportamentais, que afetam diretamente a posição social e o papel desempenhado pela pessoa, qualificando-a ou desqualificando-a para seu exercício ou interferindo diretamente nas suas condições de autonomia e independência e, tendo em vista, que em relação à linguagem, o declínio não é homogêneo, pois alguns aspectos mantêm-se bastante preservados enquanto em outros nota-se alterações, é preciso estudar a produção comunicativa dos idosos visando melhor conhecimento dos processos de envelhecimento e capacidades de adaptação. O objetivo principal dessa pesquisa é o estudo das variáveis idade e escolaridade em relação à comunicação funcional. A hipótese desse trabalho é que os indivíduos menos idosos e com maior nível de escolaridade obtenham, no que se refere à produção, melhores pontuações no questionário de avaliação funcional do que os indivíduos mais idosos e menos escolarizados, principalmente nas seções referentes a habilidades que envolvem leitura e escrita. O estudo foi realizado numa amostra de 50 idosos e 50 cuidadores.
    • Nome do projeto: Análise da influência de variáveis demográficas: escolaridade e idade, no conhecimento de categorias semânticas em indivíduos normais. (2001 - 2003
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MANSUR, L. L. , RÜEGG, D. .
      Descrição: Um dos objetivos da neuropsicologia cognitiva é entender como funciona a organização e a estrutura do conhecimento. Os estudos de pacientes com lesão cerebral vêm contribuindo para este entendimento, demonstrando inclusive que há uma distinção entre as representações relativas às categorias semânticas e aos próprios exemplares destas categorias. Na verdade, o desempenho dos pacientes com alteração de memória semântica, em diferentes tarefas, demonstra que o conhecimento genérico parece estar melhor preservado do que o conhecimento específico dos elementos da categoria . A teoria botton-up de degradação semântica sugere, justamente, que os atributos mais específicos dos elementos apresentam degradação anterior aos atributos pertinentes para a denominação da categoria a qual o elemento pertence, que seriam mais genéricos e menos vulneráveis à perda. Entretanto, a literatura aponta para a influência da metodologia e do grau de dificuldade dos testes na obtenção dos resultados, mascarando a confirmação desta teoria. Por esse motivo, optou-se por analisar o desempenho de 108 sujeitos normais, com diferentes graus de escolaridade e idade em testes sensíveis para a verificação da teoria botton up na degradação da memória semântica. Hipotetiza-se que tais variáveis influenciam, de maneira significativa, o conhecimento das categorias semânticas e de seus exemplares.
    • Nome do projeto: Eficacia de um programa de orientação para cuidadores de afásicos em população brasileira (2001 - 2003
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MANSUR, L. L. , MACHADO, Thais Helena .
      Descrição: Tema: Cuidadores podem ter importante papel na recuperação de afásicos. Objetivo: Estudar o impacto de ações educativas junto a cuidadores. Método: Dez afásicos foram avaliados e seus cuidadores questionados e observados sobre percepções de dificuldades de comunicação. A intervenção foi realizada em grupos com ênfase em aspectos educativos, em 06 sessões. Resultados: Houve mudanças positivas do cuidador, no que diz respeito à possibilidade de melhor capacidade de compreensão e avaliação das dificuldades de linguagem, embora com pouca expressão, se considerados os indicadores propostos no programa. Conclusão: Notou-se benefícios no emprego de programas de educação junto a cuidadores de afásicos moderados e graves. Constata-se a necessidade de se aprimorar indicadores de resultados terapêuticos.
    • Nome do projeto: Avaliação da qualidade de vida de pacientes afásicos com protocolo específico SAQOL-39 (2005 - 2008
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MANSUR, L. L. , RIBEIRO, Cristiane .
      Descrição: OBJETIVOS: 1) traduzir e adaptar escala de qualidade de vida para pacientes afásicos na língua portuguesa 2) medir a qualidade de vida de pacientes afásicos por protocolo genérico e específico 3) identificar os fatores determinantes na QV pós AVE MÉTODO A) Realização do processo de adaptação do instrumento: tradução, retro-tradução, back-translation. Análise do comitê de juízes. Pré-teste B) Participantes: 30 pacientes com afasia decorrente de AVE há pelo menos 6 meses com diagnóstico médico de AVE (independente do tipo, isquêmico ou hemorrágico) de acordo com critérios diagnósticos da CID-10, associados aos achados de exames de neuroimagem (TC ou RM). C) Instrumentos: Todos os pacientes afásicos serão avaliados por meio dos seguintes instrumentos: Mini-Exame do Estado Mental, Escala de depressão, Test Token, Boston Diagnostic Aphasia Examination, Questionário de qualidade de vida genérico (SF-36), Questionário específico (AQLI) Serão realizadas análises qualitativas e quantitativas dos domínios do questionário de qualidade de vida. Serão realizadas correlações com o tipo de afasia e as habiidades de comunicação.
    • Nome do projeto: Efeito da postura no padrão de deglutição (2007 - 2007
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MANSUR, L. L. , Oliveira, Marieti Moretto de .
      Descrição: Muitas variáveis determinam diferenças no padrão de deglutição dos indivíduos, e entre elas está a postura. Quando nos encontramos em diferentes posicionamentos, é muito provável que além dos órgãos envolvidos na deglutição sofram modificações. Também há uma mudança no sistema sensorial e no sistema de controle motor mais global. Deste modo, o presente estudo tem como objetivo a avaliação por meio do registro de mudanças eletrofisiológicas de superfície, realizadas pelo eletromiógrafo. Este conhecimento é muito importante, pois fornece detalhes sobre aspectos fisiológicos que auxiliarão a detecção de riscos de aspiração e auxiliarão o planejamento terapêutico, no caso de disfagias. Há que se considerar que, talvez a angulação do leito dos pacientes internados possa ser fator de risco para complicações da deglutição.
    • Nome do projeto: Julgamento de características visuais dos estímulos do teste de nomeação de Boston (2006 - 2007
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MANSUR, L. L. , Spezzano, Luisa Carmen .
      Descrição: Tema: diferenças culturais e lingüísticas interferem nos resultados de testes de linguagem traduzidos, como a escolaridade. O TNB é utilizado para a avaliação do léxico e memória semântica. Objetivo: verificar o efeito da escolaridade nas características visuais dos estímulos do TNB. Método: admitiu-se 36 sujeitos brasileiros, de 60 a 75 anos, distribuídos em grupos de escolaridade. Resultados: a escolaridade influência as características visuais. Conclusão: quanto maior o grau de escolaridade dos sujeitos, maior o grau de familiaridade dos objetos, que se tornam concordantes visualmente e perceptualmente, havendo menor erro na nomeação, com menor tempo de latência para sua resposta.
    • Nome do projeto: Linguagem e Comunicação decorrentes de AVE em indivíduos adultos e idosos (2008 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MANSUR, L. L. , SILVA, A. L. .
      Descrição: Acidente Vascular Encefálico (AVE) é uma síndrome clínica caracterizada pelo desenvolvimento súbito de um déficit neurológico focal, de origem isquêmica ou hemorrágica. O déficit neurológico varia entre cada paciente e as seqüelas de linguagem e comunicação estão entre as que mais desvantagens trazem para os sobreviventes. O estudo visa comparar as seqüelas de linguagem e comunicação decorrentes de AVE em indivíduos adultos e idosos. Método: 24 participantes adultos e idosos, destros, com lesão em hemisfério esquerdo, 12 com lesão anterior e 12 com lesão posterior. Serão excluídos indivíduos com AVEs prévios, déficits sensoriais não compensados, doenças sistêmicas não compensadas e doenças psiquiátricas prévias. Instrumentos: Token Test Cognitive Linguistic Quick Test Análise: Serão analisadas e comparadas do ponto de vista estatístico, as médias de desempenho do grupo de adultos e idosos nos testes de linguagem.
    • Nome do projeto: Aplicabilidade do BEST-2 para avaliação de Comunicação de Afásicos em Ambiente Hospitalar (2007 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MANSUR, L. L. , GARCIA, Flavia Helena Alves .
    • Nome do projeto: Cognição e Disfagia (2007 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MANSUR, L. L. , Correia, Sheilla de Medeiros .
      Descrição: A deglutição depende de complexo mecanismo sensóriomotor regulado pelo sistema nervoso central. Pode sofrer influências cognitivas determinadas por doenças sistêmicas que limitam a auto-regulação, percepção e controle de fatores de risco e o desenvolvimento de estratégias compensatórias. Objetivo: realizar avaliação funcional específica das alterações cognitivas e verificar seu impacto na alimentação e deglutição. Método: serão avaliados 30 indivíduos com disfagia, secundária à doença vascular ou quadro degenerativo. Os sujeitos serão avaliados pelo Cognitive Assessment for Clinicians (Kipps & Hodges, 2005) e pelo questionário de Kindell (2002). Os controles serão 30 indivíduos sadios, emparelhados aos pacientes por idade, gênero e escolaridade.
    • Nome do projeto: Efeito da idade na monitoração da fala (2007 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MANSUR, L. L. , STEINER, Veronique Agnes Guernet .
      Descrição: O envelhecimento cognitivo saudável pode envolver alterações do córtex pré-frontal, levando a dificuldades com relação às funções executivas. Pode, portanto, levar a dificuldades no planejamento e monitoração do progresso dos enunciados lingüísticos. Essa é a principal justificativa para estudar a monitoração da fala em sujeitos saudáveis de 30 a 80 anos de idade. O estudo baseia-se em monitoração da fala e busca caracterizar, por meio da solicitação da descrição de figuras, os erros que ocorrem na população adulta brasileira de língua portuguesa e verificar se, com o aumento da idade, há um declínio da capacidade de detectá-los assim como na capacidade de reformulá-los. Serão excluídos sujeitos com menos de 8 anos de escolaridade, com problemas neurológicos e depressão assim como sujeitos com problemas de audição ou compreensão oral. Para isto, os sujeitos serão submetidos a questionários e aos exames Mini-mental, escala de depressão de Yesavage, provas de percepção visual, provas de denominação de figuras e de compreensão oral.
    • Nome do projeto: Avaliação Neuropsicológica e Acompanhamento Multidisciplinar de Idosos com Alterações Cognitivas (2006 - 2007
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MANSUR, L. L. , FUNARI, Rossana Maria Rosso , PIZA, Carolina Mj Toledo , VARANDAS, Paulo R B , Jacob Filho, Wilson .
      Descrição: Alterações cognitivas podem ocorrer no envelhecimento, havendo relação direta entre sua prevalência e o aumento de idade. Cabe ressaltar que os perfis cognitivos das populações com demência têm sido considerados distantes do contexto de co-morbidades, típico do envelhecimento. Essa é a principal justificativa para o estudo de aspectos cognitivos no ambulatório de Geriatria Cognitiva, que tem como objetivos: padronizar instrumentos de avaliação cognitiva; avaliar a cognição de idosos para obter perfis longitudinais e transversais, no contexto de co-morbidades típicas do envelhecimento e verificar efeitos de intervenções medicamentosas e não medicamentosas Serão avaliados todos os sujeitos encaminhados ao ambulatório de Geriatria Cognitiva, por testes cognitivos de varredura (Mattis), escalas de humor (Beck/GDS), entrevistas para verificar evolução dos casos (CDR), avaliações do cuidador (Zarit/NPI), avaliações de vida diária (Katz/Bristol) e avaliações de qualidade de vida.
    • Nome do projeto: Efeitos da idade e escolaridade na interação de aspectos linguistico-cognitivos na afasia (2009 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MANSUR, L. L. , Gama MM .
      Descrição: Acidente Vascular Encefálico (AVE) é uma síndrome clínica caracterizada pelo desenvolvimento súbito de um déficit neurológico focal, sendo classificado em isquêmico e hemorrágico. As seqüelas de indivíduos jovens e idosos diferem na intensidade das manifestações e nas características das síndromes afásicas, bem como de sua evolução. Objetivos: 1. estabelecer normas de referência de desempenho de indivíduos sadios em avaliação lingüistico-cognitiva; 2. avaliar a apresentação da afasia em pacientes jovens e idosos que sofreram AVE; 3. avaliar a influência da idade na interação de sintomas lingüísticos e cognitivos. Método: serão avaliados 30 indivíduos lesados e 30 indivíduos controle, por meio de testes de linguagem e linguistico-cognitivos
    • Nome do projeto: Variáveis sociodemográficas na produção do discurso em adultos sadios (2009 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MANSUR, L. L. .
      Descrição: Introdução: A avaliação do discurso tem sido considerada um componente essencial e discriminativo nas avaliações fonoaudiológicas. Nos estudos publicados sobre discurso várias modalidades de produção são utilizadas, como descrição de figuras, narrativa pessoal, reconto de histórias, conversação, entre outros. A análise do desempenho em um determinado tipo de discurso pode fornecer informações importantes sobre as habilidades linguísticas de uma determinada população. Grande parte das pesquisas na área de lesados cerebrais compara o desempenho de indivíduos lesados com o de indivíduos sadios; entretanto, pouca ênfase tem sido oferecida aos padrões normais do discurso. Uma melhor caracterização do discurso de indivíduos sadios pode auxiliar na avaliação, diagnóstico e reabilitação dos sujeitos lesados cerebrais com alteração de linguagem. Objetivo: o objetivo deste estudo será obter padrões de discurso descritivo oral e escrito de adultos brasileiros sadios. Método: A amostra será composta por 300 adultos sadios com idades a partir de 30 anos. Serão formados grupos separados por idade e escolaridade. Para a avaliação do discurso oral e escrito serão utilizadas 4 figuras temáticas e uma pergunta aberta para avaliação da fala semi-espontânea. Para a avaliação da dominância manual será aplicado o Inventário Edinburgh. Para a avaliação do funcionamento executivo será aplicado o Teste de Fluência Verbal Fonêmica. O desempenho dos sujeitos será analisado quantitativa e qualitativamente. Após a obtenção e análise dos dados, os desempenhos dos grupos serão comparados e será realizado o tratamento estatístico.
    • Nome do projeto: Habilidades residuais de comunicação na demência Alzheimer e na degeneração lobar frontotemporal (2009 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MANSUR, L. L. .
      Descrição: Introdução: A população idosa mundial está crescendo significativamente com o aumento da expectativa de vida. A preocupação com a maior incidência de doenças relacionadas à idade, como as doenças crônico-degenerativas, tem motivado estudos sobre o envelhecimento cerebral normal e patológico. A demência é uma síndrome caracterizada por declínio de memória associado a déficit de pelo menos uma outra função cognitiva com intensidade suficiente para interferir nas atividades de vida diárias do indivíduo. A demência de Alzheimer (DA) é a forma mais comum de demência e toda a compreensão atual sobre demência em idosos tem sido estruturada a partir de seu estudo e definição. Outro tipo menos comum é a degeneração lobar fronto-temporal (DLFT), a terceira causa de demência cortical. No que diz respeito à linguagem, o paciente com DA apresenta alterações lingüístico-cognitivas, que se assemelham a afasias, enquanto o paciente com DLFT manifesta estereotipias, ecolalias e perseverações. Poucos são os estudos sobre as habilidades de comunicação em indivíduos com comprometimentos moderados e graves desses dois quadros. Além disso, as diferenças entre DA e DLFT quanto às habilidades residuais de comunicação também têm sido pouco estudadas. Objetivo: descrever as habilidades funcionais de comunicação de pacientes com DA e DLFT em graus moderado e grave. Método: A amostra será composta por 42 sujeitos com idade a partir de 60 anos e diagnóstico de DLFT e DA provável com CDR (Clinical Dementia Rating) em níveis 2 e 3. Para a avaliação será utilizado o Inventário Funcional de Comunicação Lingüística, que avalia as habilidades funcionais residuais de comunicação nas demências em grau de comprometimentos moderado a grave e escala FAST (Functional Assessment Staging) que avalia habilidades funcionais globais, da vida cotidiana. O desempenho dos sujeitos será analisado quantitativa e qualitativamente, por comparação de médias de desempenho nos diferentes domínios e correlações do Inven
    • Nome do projeto: Desempenho de indivíduos acometidos por traumatismo cranioencefálico no teste n-back auditivo (2011 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MANSUR, L. L. , Calado VTG .
      Descrição: O presente estudo tem como objetivo adaptar o teste n-back, de MO verbal para aplicação em população brasileira, e analisar e comparar o desempenho de adultos após traumatismo cranioencefálico (TCE) com adultos saudáveis. Participarão da pesquisa 60 sujeitos que serão divididos em dois grupos. O grupo pesquisa (GI) será composto por 30 indivíduos adultos com lesão após traumatismo cranioencefálico (TCE), de ambos os gêneros, brasileiros, residentes da cidade de São Paulo. O grupo controle (GII) será composto por 30 indivíduos adultos sadios, de ambos os gêneros, brasileiros, residentes da cidade de São Paulo, sem queixas e/ou problemas neurológicos ou psiquiátricos prévios.
    • Nome do projeto: Desempenho de Sujeitos com Comprometimento Cognitivo não Demencial em Tarefas de Compreensão Textual (2011 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MANSUR, L. L. , ROMERO, V. U. .
      Descrição: Objetivos: descrever e comparar o desempenho de sujeitos com e sem queixas de CCND; verificar a sensibilidade e especificidade da prova de inferências para detectar o CCND; verificar associações entre desempenho na compreensão textual e outras habilidades cognitivas. Método: Serão recrutados 144 indivíduos brasileiros com idade entre 60-79 anos, divididos em três grupos de acordo com a faixa etária e escolaridade (0-4 ano; 5-8 anos e acima de 9 anos) e categorizados como normais, segundo o critérios MOANS (grupo controle:72 sujeitos) e 72 sujeitos com CCND (grupo alvo da pesquisa).
    • Nome do projeto: Fluência Fonêmica, Semântica e de Verbos em Indivíduos com Comprometimento Cognitivo Não Demencial (2011 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MANSUR, L. L. , STEINER, Veronique Agnes Guernet .
      Descrição: O presente estudo tem como objetivo analisar o desempenho de indivíduos idosos com e sem CCND nas provas de fluência fonêmica, semântica e de verbos para: 1 - detectar diferenças entre indivíduos sadios e com CCND nas provas de fluência verbal semântica, fonêmica e de verbos e 2 - compreender mecanismos que sustentam o processamento léxico-semântico e as funções executivas nas provas de fluência verbal. Serão analisados os desempenhos de 150 indivíduos: 120 controles normais (CDR= 0), 60 com CCND (CDR= 0,5). As provas de fluência verbal incluem 6 modalidades: 2 de fluência semântica (animais e itens de supermercado), 3 de fluência fonêmica (F, A, S) e uma de verbos.
    • Nome do projeto: Linguagem, comunicação funcional e funções executivas na afasia (2012 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MANSUR, L. L. , RUSSO, L. E. .
      Descrição: ntrodução: É crescente o interesse no estudo da interação de linguagem com outros aspectos cognitivos como atenção, memória e função executiva em indivíduos com afasia. Objetivo: caracterizar o desempenho cognitivo e linguístico de sujeitos com diagnóstico de afasia; avaliar a associação entre aspectos cognitivos e de linguagem; analisar o impacto dos déficits na funcionalidade da comunicação. Método: O estudo foi composto pelo Grupo Pesquisa (GP): 12 sujeitos que apresentam alterações de linguagem, decorrentes de lesão, provenientes do ambulatório da Divisão de Clinica Neurológica do HC FMUSP e Grupo Controle (GC): sujeitos sadios, pareados de acordo com idade e escolaridade. Prontuários foram consultados e os sujeitos foram submetidos a questionário ? ASHA-FACS para avaliar a funcionalidade em quatro domínios da comunicação, testes de linguagem - BEST-2 para detecção de alterações de linguagem em beira de leito, fluência verbal para avaliação da capacidade de geração de itens e testes cognitivos - Wisconsin (WCST-64) e o Teste de Trilhas Coloridas (TCC) foram utilizados para avaliar a função executiva. Foi realizada análise descritiva e inferencial. Os grupos foram comparados quanto ao desempenho em cada prova e foram verificadas associações entre aspectos cognitivos e de linguagem. Resultados: Na avaliação de linguagem, o GP obteve média de 169 (91% da amostra obteve classificação leve/ sem comprometimento) e o GC 197, no quociente de afasia do BEST. Não houve diferença estatística entre os grupos (p=0.006). A média de Independência Comunicativa do GP no ASHA-FACS foi de 4,9 e do GC foi de 6.6 (p=0.057). Na avaliação da função executiva com WCST a média de acertos no GC foi de 56.66 enquanto no GP foi de 54.83. Não houve diferença estatística entre os grupos. No TTC, 60% dos sujeitos tiveram na forma 1 desempenho geral inferior, 16% médio inferior, 8% médio e 8% superior. Já na forma 2,75% dos tiveram desempenho inferior, 8,3% médio, 8,3% médio inferior e
    • Nome do projeto: Conscientização sobre afasia: amostra do conhecimento de alunos da área da saúde (2012 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MANSUR, L. L. , SILVA, T. A. .
      Descrição: Afasia é um distúrbio da linguagem decorrente de uma lesão cerebral. Pesquisas têm sido realizadas sobre a sensibilização do público em relação à afasia1. A conclusão parcial mostra que entre 10% e 18% das pessoas ?ouviram falar sobre afasia?, mas apenas entre 1,5% e 7,6% tinham algum ?conhecimento básico de afasia?. O objetivo do presente estudo é ampliar a nossa compreensão da consciência pública sobre a afasia. Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário adaptado de ?Awareness of Aphasia Survey?1 sobre o conhecimento de estudantes de enfermagem sobre a afasia. Foram entrevistados 71 estudantes do primeiro semestre do curso de enfermagem, sendo sessenta e nove (97%) do sexo feminino e dois (3%) do sexo masculino. A média da idade foi de 19,7 (2,12) anos. Uma vez que a idade e escolaridade semelhantes dos sujeitos apresentava variação mínima, não foram considerados os dados sociodemográficos na correlação dos dados. Não houve correlação entre o conhecimento sobre AVC e afasia (p=0.234; r=0.227).Dentre os 14 entrevistados que relataram possuir algum conhecimento de afasia, 8(57%) afirmaram que nada pode ser feito para ajudar os indivíduos que já tiveram algum tipo de afasia. Os 6(43%) indivíduos restantes que acreditaram que algo possa ser feito, citaram fonoterapia (50%), acompanhamento multidisciplinar (25%) e acompanhamento fonoaudiológico (25%) como alternativas de reabilitação para os pacientes. Nenhum dos entrevistados conhece associações ou ações para pessoas que sofreram AVC ou têm afasia. Nosso estudo mostrou a necessidade de investimento em produção e divulgação de material destinado a conscientizar a população sobre acidente vascular encefálico e afasias.
    • Nome do projeto: A influência da força de língua na indicação da gastrostomia em pacientes com Esclerose Lateral Amiotrófica (2012 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MANSUR, L. L. , MENDES, A.E. .
      Descrição: O presente estudo tem como objetivo verificar a influência da força de língua para indicar o momento da realização da gastrostomia como via alternativa de nutrição nos pacientes com diagnóstico de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). Participarão do estudo 40 indivíduos com diagnóstico de ELA do Ambulatório de Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo que não apresentem histórico de outras doenças neurológicas ou psiquiátricas prévios. As avaliações serão realizadas trimestralmente com cada indivíduo acompanhado de seu familiar/cuidador. Serão aplicadas: avaliação clínica fonoaudiológica (Logemann, 1998), medida de força de língua utilizando o Iowa Oral Performance Instrument (IOPI), Videoendoscopia da deglutição e expirometria. Os dados serão analisados quantitativa e qualitativamente e as medidas de força de língua encontradas serão correlacionadas com as achadas em indivíduos normais.
    • Nome do projeto: Fatores que interferem na adesão do cuidador ao tratamento fonoaudiológico para pacientes disfágicos dependentes (2012 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MANSUR, L. L. , SILVA, A. L. .
      Descrição: INTRODUÇÃO: A disfagia decorre de causas mecânicas ou neurológicas. Nos adultos e idosos, as causas neurológicas mais frequentes são: acidente vascular encefálico (AVE), doença de Alzheimer (DA), doença de Parkinson (DP), esclerose lateral amiotrófica (ELA) e a senilidade. Tais condições podem causar um prejuízo na capacidade de realizar as atividades básicas de vida diária, seja por comprometimento motor, cognitivo, ou de comunicação, tornando esses pacientes dependentes para a realização dessas tarefas, incluindo o ato de se alimentar. Nas disfagias neurogênicas, a perda da funcionalidade para auto-alimentação decorre de alterações cognitivas, sensório-motoras ou ambas. Uma porcentagem desses pacientes com disfagia depende de cuidadores para se alimentar. Esses cuidadores serão foco de nossa investigação. OBJETIVOS: 1. identificar os cuidadores de pacientes disfágicos dependentes que aderem e os que não aderem à orientações fonoaudiológicas; 2. identificar fatores que constituem barreiras à adesão; 3. verificar o impacto das barreiras na evolução terapêutica dos pacientes. MÉTODO: Serão analisados 50 cuidadores de pacientes com diagnóstico fonoaudiológico de disfagia neurogênica e dados de prontuários. Os cuidadores serão classificados em dois grupos conforme a adesão ou não às orientações fonoaudiológicas, relacionadas à disfagia. Os dados serão analisados do ponto de vista estatístico.
    • Nome do projeto: Comunicação funcional na enfermaria de serviço de Geriatria (2012 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MANSUR, L. L. , VATANABE, T. Y. .
      Descrição: Introdução: A capacidade de comunicação contribui para o bem-estar do paciente e é fator essencial para o sucesso da atuação da equipe interdisciplinar de saúde e implementação das orientações fornecidas pela equipe, e também está associada ao desfecho clínico, em contexto hospitalar. Objetivos: 1.Verificar a relevância das perguntas do questionário de Atividade de Comunicação em Enfermarias (ACE) para equipe multidisciplinar de cuidados em enfermaria de geriatria. 2. Traçar o perfil de funcionalidade da comunicação, de pacientes geriátricos internados. Método: Estudo de caráter qualitativo-quantitativo prospectivo e transversal. Foram selecionados 30 profissionais da equipe multidisciplinar da enfermaria de Geriatria do Instituto Central do Hospital das Clínicas de São Paulo e 15 cuidadores dos pacientes internados nesta Enfermaria. Todos os sujeitos responderam ao Questionário de Comunicação em Enfermarias (ACE) composto por 23 perguntas subdividas em 3 domínios de necessidades: básicas, atuais de saúde e sociais. O grupo da equipe multidisciplinar pontuou as questões do ACE de acordo com a relevância para sua área de atenção aos pacientes. O grupo dos cuidadores respondeu questionário de acordo a capacidade dos pacientes para execução das ações comunicativas previstas em cada pergunta. A análise estatística incluiu: 1. clusteres de respostas da equipe, sobre a relevância das perguntas do questionário; 2. análise das respostas dos cuidadores em relação às habilidades de comunicação dos pacientes: análise descritiva (frequência de respostas) e inferencial (teste de igualdade de proporções). Resultados: Foi verificado predomínio da classificação ?muito relevante? em todos os domínios do ACE: 64,8% em Cuidados a Saúde, 70,7% em Necessidades Básicas e 66,7% em questões sobre habilidade Social. Em relação ao perfil de comunicação, verificou-se que os pacientes foram considerados pelos cuidadores como dependentes nos três domínios (índice de independência de 35%) e qu
    • Nome do projeto: Deglutição em pacientes com demência avançada: indicadores de funcionalidade (2012 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MANSUR, L. L. , FORTES, R. K. C. .
      Descrição: Introdução: Pacientes com demências de diversas etiologias apresentam dificuldades para se alimentar.Objetivo: 1. Verificar indicadores de funcionalidade da deglutição em pacientes com demência em estágio avançado. 2. Analisar o impacto da orientação a cuidadores na funcionalidade da deglutição. Método: Foram levantados dados de pacientes em acompanhamento no ambulatório de demências avançadas do Serviço de Geriatria do HC-FMUSP, desde 2007. Uma amostra de 15 pacientes em acompanhamento no ambulatório foi analisada de modo detalhado no que diz respeito à natureza da assistência fonoaudiológica prestada. Resultados: Foram analisados 64 pacientes avaliados entre 2007-2012; 26 pacientes (41%) apresentavam disfunção e dependência para alimentação (pontuação entre 1 e 4 na escala ASHA) e 11 (42%) conseguiram mudanças funcionais significativas, alcançando o nível 5 da escala ASHA, após a intervenção fonoaudiologica. Na avaliação geral da amostra houve mudança no perfil funcional da deglutição (p<0.001) sendo que 37 pacientes (42%) mantiveram-se ou alcançaram o nível 5 da escala funcional da ASHA. Adicionalmente, foram analisados 15 pacientes, em relação à natureza da assistência fonoaudiologica. Foi possível observar que houve maior necessidade de orientações quanto à postura (66,6%) e adaptação de dieta e consistências (73,3%). Conclusão: Os resultados mostraram que mesmo nas situações adversas impostas por doenças graves e progressivas, como a DA e DV, é possível manter a funcionalidade e minimizar riscos. Foi possível verificar que os pacientes analisados demandavam orientações principalmente relacionadas a posicionamento durante a alimentação e adaptação de consistências.
    • Nome do projeto: Aprendizado de pseudo-palavras por jovens escolarizados (2012 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MANSUR, L. L. , COSTA, T. M. G. .
      Descrição: Introdução: Os adultos aprendem palavras ao longo da vida, utilizando além do sistema implícito (inconsciente) o sistema explícito (consciente) e beneficiando-se de meios como leitura, repetição e escrita. Objetivos: 1.Verificar se a frequência do conceito (imagem figurativa), extensão da palavra e número de semelhanças da não-palavra com o conceito contribuem para a retenção da não-palavra. 2. Verificar se há diferença entre os grupos que treinaram a aprendizagem de não-palavras pela repetição e pela leitura/escrita. Método: Este estudo descritivo teve caráter qualitativo e quantitativo prospectivo e transversal. O desempenho dos grupos submetidos a diferentes condições de aprendizagem foi comparado por método estatístico inferencial, quanto ao perfil de aprendizagem e taxa de acurácia no desempenho. Foram realizadas correlações entre variáveis do estímulo e efeitos na aprendizagem. Casuística: Foram construídas listas de 30 não palavras e balanceados os estímulos das listas, cuja ordem de apresentação se manteve. As não-palavras foram associadas a imagens de conceitos de freqüência baixa, média e alta. 25 adultos normais falantes nativos do português com idades acima de 18 anos foram submetidos à exposição das listas. Os participantes foram distribuídos em dois grupos: (G1) repetiram a não-palavra após o examinador realizar a leitura em voz alta; (G2) escreveram a não-palavra após o examinador realizar a leitura do nome em voz alta. Foram realizados três ensaios de aprendizagem das não-palavras seguidas de uma avaliação final da aprendizagem, após tarefa distratora, que recrutava memória operacional. Resultados: Os grupos apresentaram perfis de aprendizado e taxas de desempenho semelhantes. Houve significativo aumento de acertos já na comparação entre o 1º e 2º ensaios de memorização, para ambos os grupos. A taxa de aprendizado foi semelhante para os dois grupos, submetidos a ensaios de aprendizagem pela repetição e escrita. Esse achado difere da literatura, que
    • Nome do projeto: Análise da organização da força no disparo da deglutição em idosos sadios (2012 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MANSUR, L. L. , NASCIMENTO, L. T. .
      Descrição: Introdução: A deglutição eficiente depende da coordenação de forças, em diversas estruturas, nas fases oral, faríngea e esofágica. A perda de massa muscular decorrente do envelhecimento está associada à redução da força e pode impactar a deglutição. Existem poucos estudos relacionados a critérios de medida de força de lábios e bochechas e de estabelecimentos de linha de base. O Iowa Oral Performance Instrument- IOPI é um dos instrumentos utilizados para obter as medidas de força e resistência de estruturas da fase oral da deglutição. Utiliza três medidas repetidas e adota o mais alto valor obtido como critério para obtenção de linha de base. Objetivos: 1. Descrever medidas de força de lábios, língua e bochechas em indivíduos sadios de diferentes faixas etárias; 2. Correlacionar medidas de força da deglutição e antropométricas. 3. Comparar a magnitude de variação de três medidas de força obtidas, para obtenção de linhas de base; Material e Método: Foram avaliados 30 indivíduos, com idades entre 27 a 79 anos, divididos em 3 grupos: grupo 1 (G1), 27-37 anos; grupo 2 (G2) 45-55 anos; grupo 3 (G3) 61-79 anos. Foi realizada anamnese, questionado o peso e altura dos participantes e mediu-se, com o IOPI, a força de língua, lábios e bochechas, tendo o indivíduo repetido três vezes cada movimento. Também foram contados o número de goles necessários para deglutição de água. Resultados: G1e G3, apresentaram diferença significativa entre primeira e terceira repetições e na média de força de língua, indicando que os indivíduos idosos normais dispõem de menor capacidade para manter a força em medidas repetidas de língua, quando comparados aos mais jovens. Nas demais comparações entre os grupos, não houve diferenças. Não houve correlação entre medidas da deglutição e antropométricas. Em relação à magnitude de variação de força intra-grupo etário, não houve diferenças nas medidas repetidas de língua, lábios e orbicular.
    • Nome do projeto: Desempenho de indivíduos com lesão de hemisfério direito e esquerdo na compreensão de inferências escritas (2013 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MANSUR, L. L. , SILAGI, M. L. .
      Descrição: O projeto será desenvolvido com pacientes lesados cerebrais cuja sequela decorre de acidente vascular cerebral. O tema é relevante, não só pela investigação da doença vascular, mas também como possibilidade de aplicação a doenças degenerativas nas quais ocorre esse tipo de comprometimento. As dificuldades de compreensão são frequentes em lesados cerebrais e embora tenham impacto na funcionalidade da comunicação, em geral explora-se pouco os mecanismos subjacentes ao problema. Assim sendo, a investigação tem importância clínica pela contribuição à avaliação, diagnóstico e reabilitação de pacientes.
    • Nome do projeto: Análise computadorizada de narrativas de indivíduos sem comprometimentos cognitivos e de portadores de quadros demenciais (2013 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MANSUR, L. L. , TOLEDO, C. M. .
      Descrição: A avaliação do discurso tem sido considerada por muitos autores como um componente discriminativo e essencial nas avaliações fonoaudiológicas (Togher, 2001, Cannito et al. 1998, Bloom, 1992) em contexto clínico. Uma grande variedade de discursos e medidas tem sido pesquisada, interesse esse influenciado pelo reconhecimento de que o discurso é uma forma natural de comunicação e pode fornecer informações importantes sobre a integração de habilidades linguístico-cognitivas, como nomeação, e também sobre habilidades de seleção, organização e planejamento (Duong, 2005).Objetivo Geral: ? Adaptar uma ferramenta computacional para análise do discurso de indivíduos sadios Objetivos Específicos: ? Obter marcadores de desempenho do discurso descritivo oral e escrito de adultos sadios. ? Obter banco de dados do desempenho de indivíduos sadios. ? Verificar a aplicabilidade clínica dos dados através da análise com sujeitos com doença de Alzheimer
    • Nome do projeto: Avaliação da robustez da conectividade funcional do cérebro em diferentes culturas, níveis educacionais e idades. (2014 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MANSUR, L. L. , NITRINI, Ricardo , BRUCKI, Sonia Maria Dozzi , Yassuda MS , MELTZER, J. A. , AMARO JR, E. .
      Descrição: Resumo: Este projeto será realizado no contexto da colaboração entre a Universidade de Sao Paulo e Universidade de Toronto. Abordará aspectos pouco estudados da função cerebral, importantes para a nossa compreensão sobre o impacto de diferentes experiências de vida no cérebro. Nosso objetivo é explorar os efeitos da cultura e educação na conectividade funcional em adultos jovens e idosos. A proposta fundamenta-se na teoria da reserva cognitiva que busca entender mecanismos de plasticidade neural dependentes da experiência, como a escolaridade. Com base nessa teoria, verificaremos diferenças na conectividade funcional de repouso ao compararmos grupos de jovens adultos com ensino superior, mas provenientes de diferentes culturas e idiomas; grupos de jovens de uma cultura, mas com diferentes níveis de escolaridade e grupos de diferentes idades e diferentes escolaridades. Os objetivos específicos deste projeto são: 1.Examinar a robustez de conectividade funcional intrínseca (em repouso ou sem tarefa) de redes cerebrais entre dois grupos de adultos jovens com alto grau de educação formal (um de Toronto e um de São Paulo). 2. Examinar as diferenças na conectividade funcional intrínseca das redes, devidas ao nível educacional - alto vs baixo - de adultos jovens de São Paulo. 3. Examinar a interação de influências de idade e educação, comparando adultos jovens e indivíduos mais idosos, oriundos de São Paulo e de Toronto. Casuística: Serão avaliados participantes na faixa etária entre 18-30 anos e idosos na faixa de 60-80 anos estáveis do ponto de vista de saúde. O grupo de adultos jovens e idosos com alta escolaridade terá 15 anos ou mais de educação. O grupo de baixa escolaridade terá 5 anos ou menos de frequência à escola. Os participantes idosos brasileiros serão procedentes do Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia ? São Paulo; os participantes jovens serão recrutados em centros de Educação de Jovens e Adultos vinculados ao Governo do Estado de São Paulo. Método: Os indivíduos serão avaliados do ponto de vista neuropsicológico e de neuroimagem. Serão utilizadas imagens estruturais e fMRI em estado de repouso e em tarefa transcultural.
    • Nome do projeto: Proposta de uma plataforma WEB para criação, aplicação e quantificação de intervenções fonoaudiológicas para pacientes afásicos (2014 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MANSUR, L. L. , SIMOES, J. S. .
      Descrição: Pesquisas recentes têm apresentado evidências de que as variáveis que mais influenciam os resultados na terapia para recuperação de linguagem e comunicação de pacientes afásicos são a intensidade do treino e o método de reabilitação empregado. O treino com tecnologia computadorizada pode auxiliar o cumprimento de práticas de acordo com critérios científicos de modo a alcançar resultados terapêuticos significativos e com impacto na funcionalidade da comunicação dos pacientes. Alguns estudos têm sugerido que o uso de novas tecnologias pode favorecer o treino intensivo, sem aumentar os gastos com terapia. Por outro lado, grande parte dos programas de computador apresenta restrições importantes que dificultam ou inviabilizam seu uso: língua inglesa, restrição de uso, alto custo; falta de embasamento científico e baixa customização para atender às demandas específicas dos pacientes. Dessa forma, é importante que os profissionais engajados na intervenção terapêutica de linguagem e comunicação desenvolvam instrumentos para reabilitação, com tecnologias acessíveis e de baixo custo e ao mesmo tempo diferenciadas do ponto de recursos que auxiliem a análise e quantificação dos resultados. Além disso, é importante identificar as barreiras ao sucesso bem como formas de demovê-las ou minimizá-las e contemplar condições que favoreçam os ganhos. Entre essas barreiras está a falta de familiaridade com tecnologias na faixa etária dos idosos, a própria doença ? afasia- que pode comprometer a eficiência no manejo de computadores, a impossibilidade de cumprir o treino de modo intensivo e nos moldes de ?prática concentrada? . O objetivo dessa proposta é, portanto, propor soluções a essas dificuldades, a partir do desenvolvimento de uma plataforma web, com base em software livre, contendo sessões terapêuticas elaboradas a partir de modelos cientificamente comprovados. Tal plataforma será desenvolvida em língua portuguesa e distribuída gratuitamente aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Essa ferramenta permitirá aos fonoaudiólogos administrarem e confeccionarem as terapias de seus pacientes. Esse estudo pretende, ainda, a partir dos dados dos usuários do sistema, avaliar quais são as variáveis que influenciam a evolução do quadro e verificar quais modelos terapêuticos para afasia são mais eficazes.
    • Nome do projeto: Avaliação fonoaudiológica da deglutição na demência frontotemporal (2011 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MANSUR, L. L. , MARIN, S. M. C. .
      Descrição: Objetivos: Caracterizar deglutição e comportamento alimentar na DFT, variantes comportamental (DFTvc) e afasia progressiva primária (APP). Caracterizar pacientes e seus cuidadores. Descrever aspectos cognitivos e comportamentais, funcionalidade global, da comunicação e deglutição na DFT. Descrever problemas de deglutição e comportamento alimentar na DFTvc e APP. Correlacionar aspectos cognitivos, comportamentais, funcionalidade global e de comunicação com as características da deglutição. Identificar fatores preditivos de piora da funcionalidade da deglutição na DFT. Observar o comportamento dos instrumentos empregados na avaliação dos grupos. Construir as versões resumidas do Questionário de habilidades de alimentação e deglutição (QHADD) e Questionário de comunicação funcional na afasia (QACFA). Método: Neste estudo prospectivo, descritivo foram incluídos 46 adultos portadores de DFT de ambos os gêneros, com escolaridade e idades variadas, em fases leve, moderada e grave, e seus cuidadores. Foram aplicados o Miniexame do estado mental (MEEM) e o Miniexame do estado mental grave, para avaliação de aspectos cognitivos. A gravidade da doença foi determinada pela Escala de Estadiamento da demência (CDR-DLFT). Para avaliação de características comportamentais foi aplicado o Inventário Neuropsiquiátrico (INP). O rastreio das alterações de função executiva foi feito pela Bateria de Avaliação Frontal (BAF). Na avaliação das habilidades funcionais foram aplicados o Índice das Atividades de Vida Diária (Katz) e o QACFA. A funcionalidade da deglutição foi graduada pela Escala de gravidade da deglutição (EGD). Dificuldades de alimentação e deglutição foram avaliadas pelo QHADD. Resultados: Os grupos DFTvc e APP não mostraram diferenças estatisticamente significantes no desempenho no MEEM, escala CDR e BAF. Os cuidadores dos pacientes com DFTvc dedicaram mais horas de cuidado/dia do que os dos com APP (p<0,05). Os grupos diferiram na EFD (p<0,05). No comportamento, foram significativos para diferenciação dos grupos DFTvc e APP: delírio, desinibição, comportamento motor aberrante e distúrbios do sono (p<0,05), e alucinação (p=0,01). Os pacientes com DFTvc apresentaram mais problemas de deglutição do que os com APP (p<0,05). Os problemas mais frequentes na DFTvc foram: tosse, engasgos, dificuldade com consistências e alimentos específicos. Os problemas de deglutição na DFTvc se correlacionaram com funcionalidade e aspectos cognitivos (p<0,05), e comportamento (p<0,01). Na APP, predominaram problemas no subtipo semântico, como: escape de saliva/comida da boca, múltiplas deglutições, atraso na iniciação da deglutição e engasgos, características que se correlacionaram com ansiedade (p<0,01), apatia e comportamento motor aberrante (p=0,01). Problemas do comportamento alimentar foram mais frequentes no subtipo logopênico e se correlacionaram com dificuldades de comunicação. Os principais fatores preditivos da piora da funcionalidade da deglutição foram declínio funcional global, alterações comportamentais e de comunicação. Problemas de deglutição foram observados em todas as fases da demência. Os instrumentos de avaliação, à exceção da BAF, mostraram boa consistência interna. Foi possível obter versão resumida dos questionários QHADD e QACFA. Conclusão: Na DFT ocorrem problemas de deglutição nas duas variantes, mesmo nas fases iniciais. Alterações comportamentais, cognitivas, funcionais e de comunicação prejudicaram as fases antecipatória e preparatória oral da deglutição e dificultaram, para o cuidador, o gerenciamento da alimentação.
    • Nome do projeto: Indicadores de alterações de comunicação em indivíduos com lesão axonal difusa (2011 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MANSUR, L. L. , Biudes F .
      Descrição: Objetivo: descrever a linguagem e comunicação de portadores de lesão axonal difusa por traumatismo cranioencefálico. Mètodo: Neste estudo foram recrutados indivíduos com lesão axonal difusa, que se caracteriza por estiramento ou ruptura do axônio ou outras estruturas em diferentes regiões cerebrais. Método: A amostra foi composta por 76 indivíduos, divididos em grupos de igual número: grupo controle (38) e grupo de estudo (38) e foram avaliados mediante aplicação do BEST-2, Token teste, fluência verbal fonêmica, teste de trilhas, teste Wisconsin e o domínio de comunicação social do questionário ASHA FACS. Resultados: Na amostra constituída prevaleceram indivíduos com comprometimentos graves. Os resultados mostram diferenças significantes entre controle e indivíduos com TCE com lesão axonal difusa, em todos os testes de linguagem e função executiva, aplicados. Além disso, houve correlação entre os testes cognitivos e de linguagem. Conclusões: Os indivíduos com lesão axonal difusa moderada e grave apresentaram alterações de compreensão e expressão da linguagem, que impactaram a comunicação social, aspecto essencial para a funcionalidade. As alterações de linguagem, comunicação e funções executivas mostraram-se associadas.
    • Nome do projeto: Estudos sobre fala, linguagem, comunicação e cognição na adultez, envelhecimento e em doenças neurológicas: interfaces biológicas e sociais. (2013 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MANSUR, L. L. , STEINER, Veronique Agnes Guernet , GONCALVES, V. T. , SILAGI, M. L. , ROMERO, V. U. , Biudes F , COSTA, T. M. G. , TOLEDO, C. M. , SIMOES, J. S. .
      Descrição: O projeto será desenvolvido com sujeitos sadios e com pacientes adultos e idosos lesados cerebrais. O projeto inclui a investigação de alterações de fala, linguagem, comunicação e cognição na adultez e envelhecimento sadios e ainda o estudo de disartrias, afasias e alterações linguístico-cognitivas em doenças neurológicas. Serão examinadas dificuldades fonético-fonológicas, morfossintáticas, semânticas e discursivas nos processos de compreensão e produção da linguagem e seu impacto na funcionalidade da comunicação. A investigação tem importância clínica pela contribuição à avaliação, diagnóstico e reabilitação de pacientes. Especial destaque será dado a doenças vasculares, traumáticas e degenerativas.
    • Nome do projeto: Deglutição e disfagia no envelhecimento e em doenças neurológicas (2013 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MANSUR, L. L. , MENDES, A.E. , SILVA, A. L. , MARIN, S. M. C. , COSTA, T. M. G. .
      Descrição: O envelhecimento acarreta mudanças na deglutição, conhecidas como presbifagias. Essas mudanças ocorrem nas fases oral, faríngea e esofágica e tem etiologia multifatorial. Entre elas pode-se citar as sensoriais gustativas e olfatórias e motoras, tais como perda de massa muscular e de força para ejeção do bolo alimentar. Por outro lado, indivíduos idosos são mais susceptíveis à ocorrência de doenças neurológicas, tais como acidentes vasculares encefálicos e demências. Essas doenças podem gerar disfagias e alterações nutricionais em diferentes graus. Esse projeto tem por objetivos estudar a deglutição no envelhecimento normal e patológico, do ponto de vista comportamental e funcional, assim como os fatores relacionados ao cuidado à deglutição.
    • Nome do projeto: Envelhecer mantendo funções: idosos do ano 2020 (2010 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MANSUR, L. L. .
      Descrição: O envelhecimento demográfico é uma realidade para a qual os profissionais de saúde necessitam estar preparados. A funcionalidade do está intimamente relacionada a aspectos cognitivos. Movimento, comunicação/audição e ocupação constituem pilares para a manutenção da funcionalidade, razão pela qual podem contribuir com ações inovadoras de diagnóstico e intervenção na área de envelhecimento. Objetivos da pesquisa: Caracterizar pessoas em processo de envelhecimento nas dimensões físicas, ocupacionais e de linguagem e comunicação; identificar indivíduos com queixas cognitivas e com comprometimento cognitivo não demencial, a partir de instrumentos das três áreas físicas; identificar fatores associados ao comprometimento cognitivo não demencial, nas pessoas em processo de envelhecimento; adaptar e produzir instrumentos para diagnóstico; elaborar intervenções experimentais nas áreas de comunicação, movimento e ocupação. Contribuir para elaborações de programas para a 3ª idade a serem utilizados na rede de cuidados à saúde; contribuir no desenvolvimento de políticas públicas dirigidas à promoção do envelhecimento saudável e para o desenvolvimento das Ciências da Reabilitação e sua melhor instrumentalização nessa área. Método: 1ª fase mapeamento (rastreio) e avaliação das áreas de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional. 2ª fase: intervenção e reavaliação.
    • Perissinoto, Jacy ; MANSUR, L. L. . Diretora Científica da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. 2010 - Participação em corpo diretivo de sociedade científica
    • MANSUR, L. L. . Aula: Dificuldade para Falar. 2010 - Discussão de casos
    • MANSUR, L. L. . Assistência Fonoaudiológica em Neurogeriatria. 2010 - Assistência a pacientes neurológicos e geriátricos
  • Formação Acadêmica: 4
    • Graduacao:
      • Curso: Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1980
      • Curso: Fonoaudiologia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1972
    • Mestrado:
      • Curso: Fonoaudiologia
        Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
        Ano de conclusão: 1990
    • Doutorado:
      • Curso: Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1996
    • Livre-docencia:
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2008
        Status do curso:
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1985 - Atual ).
        Outras informações: Professor associado
    • Pró-Fono:
      • Tipo de vínculo: Livre (2000 - Atual ).
    • Dementia e Neuropsychologia:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - Atual ).
        Outras informações: ISSN1980-5764
    • Arquivos de Neuro-Psiquiatria (Impresso):
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - Atual ).
    • Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - Atual ).
    • Psicologia: Reflexão e Crítica (UFRGS. Impresso):
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2009 ).
    • International Journal of Alzheimer's Disease:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2009 ).
    • Revista do CEFAC:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Pró-Fono (Impresso):
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2009 ).
    • Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - Atual ).
    • Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (Impresso):
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - Atual ).
    • Arquivos de Neuro-Psiquiatria (Impresso):
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - Atual ).
    • Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - Atual ).
    • CoDAS:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - Atual ).
        Outras informações: O periódico Pro-fono foi renomeado para CoDAS, sob responsabilidade da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.
    • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2002 - Atual ).