Não autenticado |

Roberta Ferroni

    • Roberta Ferroni, nascida em Arezzo - Italia - é graduada em Letras pela Universidade de Florença, com especialização em Literatura Italiana Moderna e Contemporânea. Concluiu em 2003 o Mestrado em Didática do Italiano como Língua Estrangeira na Università per Stranieri di Perugia-Italía e o Mestrado e Doutorado em Língua e Literatura Italiana pela Universidade de São Paulo. Trabalhou como professora de italiano como língua estrangeira na Italía e em outros paises. Atua na área de Lingüística Aplicada, especificamente investiga os fenômenos de contato entre línguas tipologicamente próximas e a interação na aula de língua estrangeira com base na abordagem sociointeracionista e do estudo da interação na aula de língua estrangeira em sua relação com a formação de formadores. É líder dos grupos de pesquisa "Funções discursivas e identitárias da troca de códigos em famílias tri-geracionais de origem italiana residentes na cidade de São Paulo em contextos de confraternização" , ?Interações didáticas em foco na formação de professores de línguas?, "A AQUISIÇÃO DOS MARCADORES DISCURSIVOS NA FALA DIALÓGICA DOS APRENDIZES DE ITALIANO LE" (cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq). Coordenou o Projeto Regular, financiado pela FAPESP (2016/08917-9) e intitulado ?A AQUISIÇÃO DE MARCADORES DISCURSIVOS NA FALA DIALÓGICA DE APRENDIZES DE ITALIANO LE ? DE NÍVEL INTERMEDIÁRIO E AVANÇADO ? MEDIANTE UMA ABORDAGEM CONVERSACIONAL".

       

      Links:    

    • FERRONI, R. ; BIRELLO, M. . La competenza discorsiva e interazionale: a lezione di lingua straniera. Roma : Aracne, 2020 . 368p. ISBN: 9788825538700.
    • FERRONI, R. ; BIRELLO, M. . Italiano y español: estudios de traducción, lingüística contrastiva y didáctica. Bern : Peter Lang, 2020 . p. ISBN: 9788815245960.
    • AMENTA, L. ; FERRONI, R. . Italiano LinguaDue. Milano : Università degli Studi di Milano, 2019 . p. ISBN: 20373597.
    • ORTALE, F. L. ; FERRONI, R. . 'Luz, câmera e ação!': o professor-autor da sala de línguas estrangeiras. São Paulo : Editora Humanitas, 2017 . 238p. ISBN: 9788577323227.
    • BIRELLO, M. ; FERRONI, R. . Rassegna Italiana di Linguistica Applicata. Roma : Bulzoni Editrice, 2016 . p. ISBN: 00339725.
    • MORDENTE, O. A. ; FERRONI, R. . Novas tendências no ensino/aprendizagem de línguas românicas e na formação de professores. Sao Paulo : Humanitas, 2015 . 260p. ISBN: 9788577322671.
    • MORDENTE, O. A. ; FERRONI, R. . Habilidade de leitura em italiano no contexto universitário. São Paulo : Editora Humanitas, 2011 . 188p. ISBN: 9788577321803.
    • MORDENTE, O. A. ; FERRONI, R. . O ensino do italiano instrumental. São Paulo : Editora Humanitas, 2011 . 218p. ISBN: 978-85-7732-1.
    • FERRONI, R. . A comutação de código na sala de língua. São Paulo : Editora Humanitas, 2010 . 108p. ISBN: 9788577321339.
    • FERRONI, R. . Sfide e strategie per costruire le competenze professionali di docenti in formazione d?italiano L2/LS in modalità a distanza Lend- Lingua e nuova didattica , v. 1 , p. 1 - 12 , 2022. ISSN: 11215291.
    • FERRONI, R. . Parlato pastorizzato? Le sit-com per l?insegnamento dell?italiano L2/LS: lingua, interazione e aspetti didattici ITALIANO LINGUADUE , v. 1 , p. 222 - 240 , 2021. ISSN: 20373597.
    • ZULOAGA, .. M. N. B. ; FERRONI, R. . LO SVILUPPO DELLA COMPETENZA INTERAZIONALE IN ITALIANO LS: L?ESPRESSIONE DELL?ACCORDO IN APPRENDENTI ISPANOFONI E LUSOFONI ITALIANO LINGUADUE , v. 1 , p. 54 - 77 , 2020. ISSN: 20373597.
    • AMENTA, L. ; FERRONI, R. . Le varietà linguistiche in contesto informale: uno studio di caso di una famiglia italiana in Brasile Italiano LinguaDue , v. 12 , p. 5 - 24 , 2019. ISSN: 20373597.
    • FERRONI, R. . ESTRATÉGIAS INTERACIONAIS USADAS POR ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DE ITALIANO LE DE NÍVEIS INICIAL E AVANÇADO DURANTE CONVERSAÇÕES SIMÉTRICAS TRABALHOS EM LINGUÍSTICA APLICADA , v. 57 , p. 1552 - 1589 , 2018. ISSN: 2175764X.
    • AMENTA, L. ; FERRONI, R. . ?Carissima cara?: la lingua delle scritture private di emigranti italiani in Brasile. Uno studio diacronico ITALICA (NEW YORK, N.Y.) , v. 96 , p. 70 - 92 , 2019. ISSN: 00213020.
    • FERRONI, R. . COME APPRENDONO LA COMPETENZA INTERAZIONALE STUDENTI D?ITALIANO LS DI LIVELLO INIZIALE: UNA RICERCA-AZIONE STUDI ITALIANI DI LINGUISTICA TEORICA E APPLICATA , v. 1 , p. 149 - 170 , 2019. ISSN: 03906809.
    • FERRONI, R. . PRIME RIFLESSIONI SULL?EFFICACIA DELL?APPROCCIO CONVERSAZIONALE APPLICATO ALL?INSEGNAMENTO DELLA COMPETENZA INTERAZIONALE FRA APPRENDENTI D?ITALIANO LS Italiano LinguaDue , v. 10 , p. 75 - 96 , 2017. ISSN: 20373597.
    • FERRONI, R. ; BIRELLO, M. . Interaction management as a tool for initial teacher training: Initial reflections on a case study ESTUDIOS DE LINGUÍSTICA APLICADA , v. 36 , p. 46 - 68 , 2020. ISSN: 01852647.
    • FERRONI, R. . ?Ma dai!?: proposte operative per l?apprendimento della competenza interazionale in italiano LS Cuadernos de Filología Italiana , v. 2 , p. 57 - 78 , 2018. ISSN: 11339527.
    • FERRONI, R. . ANALISI DI UNA CONVERSAZIONE TRATTA DA UN DOMINIO PROFESSIONALE: LA GESTIONE DI UNA DISCUSSIONE FRA PARLANTI D?ITALIANO CALIGRAMA: REVISTA DE ESTUDOS ROMÂNICOS , v. 22 , p. 33 - 60 , 2017. ISSN: 22383824.
    • FERRONI, R. ; BIRELLO, M. . INTERAZIONE NATIVO E NON NATIVO DURANTE UN CORSO DI SCRITTURA ACCADEMICA IN ITALIANO LS: RUOLO E FUNZIONI DEL CODE-SWITCHING RICOGNIZIONI , v. 4 , p. 69 - 83 , 2017. ISSN: 23848987.
    • FERRONI, R. . Playing with languages: code-switching between Italian-Brazilian immigrants during a ruzzola tournament DELTA. DOCUMENTAÇÃO DE ESTUDOS EM LINGUÍSTICA TEÓRICA E APLICADA (PUCSP. IMPRESSO) , v. 33 , p. 543 - 570 , 2017. ISSN: 01024450.
    • FERRONI, R. ; SA, M. H. A. E. . Explorando a construção de identidades nas interações entre professor e aluno na aula de língua estrangeira: reflexões para a prática didática Revista Horizontes de Linguistica Aplicada , v. 2 , p. 143 - 165 , 2016. ISSN: 22370951.
    • FERRONI, R. . Analisi del parlato faccia a faccia in un manuale di italiano lingua straniera orientato all'azione: verso nuove sfide? Educazione Linguistica. Language Education , v. 6 , p. 255 - 266 , 2017. ISSN: 22806792.
    • BIRELLO, M. ; FERRONI, R. . Quando più lingue entrano in gioco: riflessione metalinguistica e approccio orientato all'azione. RILA-Rassegna Italiana di Linguistica Applicata , v. 2 , p. 117 - 130 , 2016. ISSN: 00339725.
    • FERRONI, R. ; BIRELLO, M. . META-ANALISI E APPLICAZIONE DI UNA PROPOSTA DIDATTICA ORIENTATA ALL?AZIONE PER L?APPRENDIMENTO DEI SEGNALI DISCORSIVI IN ITALIANO LS Italiano LinguaDue , v. 8 , p. 30 - 53 , 2016. ISSN: 20373597.
    • ORTALE, F. L. ; FERRONI, R. . O ensino de gramática: porto-seguro? Revista EntreLínguas , v. 1 , p. 67 - 84 , 2015. ISSN: 24473529.
    • FERRONI, R. ; ORTALE, F. L. . PERSPECTIVAS METODOLÓGICAS PARA A ANÁLISE DA INTERAÇÃO NA SALA DE AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA Revista Horizontes de Linguistica Aplicada , v. 14 , p. 61 - 89 , 2015. ISSN: 22370951.
    • FERRONI, R. ; BIRELLO, M. . 'BUENO STIAMO PRATICANDO': ANÁLISE COMPARATIVA DOS SINAIS DISCURSIVOS UTILIZADOS EM SITUAÇÕES INTERATIVAS ENTRE APRENDIZES DE LÍNGUAS PRÓXIMAS TRABALHOS EM LINGUÍSTICA APLICADA , v. 54 , p. 483 - 517 , 2015. ISSN: 2175764X.
    • FERRONI, R. ; VELOSO, F. S. ; MORDENTE, O. A. . Da una lingua all?altra: funzioni discorsive e identitarie della commutazione di codice in una famiglia di immigrati italiani residenti a San Paolo de Brasile. Studi Italiani di Linguistica Teorica e Applicata , v. 3 , p. 465 - 486 , 2014. ISSN: 03906809.
    • FERRONI, R. . ?Bonde come si dice in italiano?? Sequências de pedagogia natural entre aprendizes de italiano LE durante o desenvolvimento de atividades em grupo Rassegna Iberistica , v. 38 , p. 7 - 24 , 2015. ISSN: 03924777.
    • FERRONI, R. ; SA, M. H. A. E. . A construção de identidades nas interacções entre professor e aluno: um olhar sobre as atividades de comunicação/produção Indagatio Didactica , v. 7 , p. 25 - 41 , 2015. ISSN: 16473582.
    • FERRONI, R. . Didáctica de las lenguasculturas. Nuevas perspectivas REVISTA DE ITALIANÍSTICA , v. , p. 177 - 183 , 2014. ISSN: 22388281.
    • MORDENTE, O. A. ; FERRONI, R. . Quando a interação entre pares favorece uma comunicação autêntica na aula de língua Linguística , v. 28 , p. 5 - 19 , 2012. ISSN: 2079312X.
    • BIRELLO, M. ; FERRONI, R. . Giochi di identità e uso delle lingue nella classe di italiano lingua straniera RILA - Rassegna Italiana di Linguistica Applicata , v. XLV , p. 21 - 34 , 2014. ISSN: 00339725.
    • FERRONI, R. . Le strategie di comunicazione fra apprendenti di lingue affini: verso una comunicazione plurilingue SILTA - Studi Italiani di Linguistica Teorica e Applicata , v. XLII , p. 129 - 144 , 2013. ISSN: 03906809.
    • FERRONI, R. . Estratégias utilizadas por aprendizes de línguas afins: a troca de código Trabalhos em Linguística Aplicada (UNICAMP) , v. 51 , p. 319 - 339 , 2012. ISSN: 01031813.
    • MORDENTE, O. A. ; FERRONI, R. . L'italiano: una lingua a prova di anglismi? Mosaico Italiano , v. 93 , p. 14 - 16 , 2011. ISSN: 21759537.
    • FERRONI, R. . Codeswitching e identità nella classe di lingue Rivista ITALS Università Ca? Foscari Venezia , v. IX , p. 35 - 58 , 2011. ISSN: 22399615.
    • FERRONI, R. . Esitando si impara? Quando le irregolarità facilitano l'apprendimento della lingua straniera Studi di Glottodidattica - Rivista online del Dipartimento di Pratiche Linguistiche e Analisi di Testi dell? Università degli Studi di Bari , v. 2 , p. 15 - 23 , 2011. ISSN: 19701861.
    • FERRONI, R. . Il ruolo della L1 nella classe di lingua: un'analisi diacronica Serafino (São Paulo) , v. 4 , p. 76 - 81 , 2011. ISSN: 19809786.
    • FERRONI, R. . O papel da lingua materna na sala de lingua In-Traduções , v. 3 , p. 50 - 61 , 2011. ISSN: 21767904.
    • MORDENTE, O. A. ; FERRONI, R. . L'utilizzo della lingua materna da parte dell?insegnante di lingua straniera: un ausilio o un ostacolo?
      DOI: 10.5007/2175-7968.2011v1n27p203 CADERNOS DE TRADUÇÃO , v. 1 , p. 203 - 221 , 2011. ISSN: 21757968.
    • FERRONI, R. . Resenha Derosas, M.; Torresan, P. Didactica de las lenguasculturas. Nuevas perpectivas Didactica.Lengua y Literatura , v. 23 , p. 388 - 390 , 2011. ISSN: 11300531.
    • MORDENTE, O. A. ; FERRONI, R. . El metalenguaje en la clase de idioma extranjero Estudios de Linguística Aplicada , v. 53 , p. 53 - 71 , 2011. ISSN: 01852647.
    • MORDENTE, O. A. ; FERRONI, R. . L'utilizzo del WebQuest nella classe di lingua Ecos de Linguagem , v. 1 , p. 20 - 29 , 2012. ISSN: 23170808.
    • FERRONI, R. . Abitare una lingua Serafino (São Paulo) , v. 03 , p. 90 - 94 , 2010. ISSN: 19809786.
    • FERRONI, R. . L?amico immaginario PrimaPersona , v. 2 , p. 29 - 30 , 1999. ISSN: 19727410.
    • FERRONI, R. . La diffusione dell?italiano a Lima Revista de Italianística , v. XIII , p. 148 - 150 , 2006. ISSN: 14132079.
    • FERRONI, R. . La commutazione di codice nella classe di lingua: prime considerazioni REVISTA DE ITALIANÍSTICA , v. , p. 99 - 111 , 2006. ISSN: 22388281.
    • FERRONI, R. . Raccontare in lingua straniera attraverso una favola di Calvino. Un?esperienza d?insegnamento in una scuola italiana all?estero Al (Assis. Online) , v. 1 , p. 1 - 1 , 2005. ISSN: 18093078.
    • FERRONI, R. . Insegnare i segnali discorsivi a studenti d?ILS a partire da un corpus di dati empirici. La competenza discorsiva e interazionale: a lezione di lingua straniera, v. , p. 118 - , 2020.
    • FERRONI, R. ; BIRELLO, M. . Approccio orientato all?azione e gestione dell?interazione in classe per lo sviluppo della competenza interazionale. Italiano y español: estudios de traducción, lingüística contrastiva y didáctica, v. 1, p. 499 - 514, 2020.
    • BIRELLO, M. ; FERRONI, R. . Italian discourse markers and TBLT approach. A study from a conversational analisys perspective. Cognitive Insights in Discourse Markers in Second Language Acquisition, v. , p. 169 - 193, 2019.
    • FERRONI, R. . Esuli pensieri nelle memorie inedite di un viaggiatore colto di fine Ottocento in Brasile. A Itália do século XIX: um olhar interdisciplinar, v. , p. 13 - 26, 2018.
    • FERRONI, R. . ?CAPIRE SI USA CI?? ? REFLEXÕES SOBRE AS ATIVIDADES METALINGUÍSTICAS INICIADAS POR APRENDIZES DE ITALIANO EM UM CONTEXTO FORMAL DE APRENDIZAGEM. Luz, camara e açao: o professor-autor da sala de linguas estrangeira, v. , p. 181 - 204, 2017.
    • FERRONI, R. . L?uso dei marcatori discorsivi da parte di apprendenti di lingue affini. Novas tendências no ensino/aprendizagem de línguas românicas e na formação de professores, v. , p. 113 - 148, 2015.
    • FERRONI, R. . Proposta didattica per promuovere una comprensione riflessiva nella classe di lingua. Habilidade de leitura em italiano no contexto universitário, v. , p. 99 - 108, 2011.
    • FERRONI, R. . Capire la lingua dei giornali. O ensino do italiano instrumental, v. 1, p. 171 - 184, 2011.
    • SALVATTO, G. C. B. ; FERRONI, R. . RACCONTANDO S?IMPARA: L?APPROCCIO AUTOBIOGRAFICO IN UN CORSO D?ITALIANO PER LA TERZA ETÀ . Bollettino ITALS , , 22 nov. 2019.
    • FERRONI, R. . L'eco della lingua materna . The Especialist (PUCSP) , Venezia , 01 jun. 2010.
    • FERRONI, R. . Esempi di alternanze di codice nel discorso dell'insegnante e nella gestione delle attività . The Especialist (PUCSP) , Venezia , 01 jun. 2008.
    • FERRONI, R. . Andar per mari: storia di migranti in Perú . The Especialist (PUCSP) , Venezia , 01 fev. 2008.
    • FERRONI, R. ; BIRELLO, M. . Approccio orientato all?azione e gestione dell?interazione in classe per lo sviluppo della competenza interazionale. In: II Congreso Internacional ASELIT. Universidad de Sevilla , 2020 , Sevilla. Italiano y español: estudios de traducción, lingüística contrastiva y didáctica. Berlin : Peter Lang, 2020. p. 503 - 518.
    • FERRONI, R. . A lingua dos jornais. In: V Semana de Filologia na USP , 2014 , Sao Paulo. Atas da V Semana de Filologia na USP. Sao Paulo : , 2010. p. 279 - 294.
    • FERRONI, R. . Il ruolo della lingua materna durante lo svolgimento di attività interattive. In: 4° Encontro dos Alunos de Pós-Graduação em Italianística , 2010 , São Paulo. 4° Encontro dos Alunos de Pós-Graduação em Italianística. : , 2010.
    • FERRONI, R. . Atos de identidade na aula de língua. In: . III Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional Discurso, Identidade e Sociedade , 2012 , Campinas-SP. III Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional Discurso, Identidade e Sociedade. : , 2012.
    • FERRONI, R. . L'utilizzo della lingua materna da parte dell'insegnante di lingua straniera. In: Seminário ?O Italiano no Brasil' , 2009 , São Paulo. O Italiano no Brasil. : , 2009.
    • FERRONI, R. . A propósto da intercompreensão. In: I Encontro sobre ensino-aprendizagem do Centro de Línguas da FFLCH/USP: Plurilinguismo em contexto universitário , 2012 , São Paulo. I Encontro sobre ensino-aprendizagem do Centro de Línguas da FFLCH/USP: Plurilinguismo em contexto universitário. : , 2012.
    • FERRONI, R. . Le pratiche comunicative nella classe di lingua. In: Atti del XIX Congresso dell'A.I.P.I. , 2012 , Cagliari. Insularità e Cultura Mediterranea nella Lingua e nella Letteratura Italiana. Firenze : Franco Cesati Editore, 2012. p. 551 - 560.
    • FERRONI, R. . Atos de identidades na aula de língua estrangeira. In: III Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional Discurso, Identidade e Sociedade , 2012 , Campinas-SP. III Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional Discurso, Identidade e Sociedade. : , 2012. p. 1 - 14.
    • FERRONI, R. . Proposta didática para a produção dos gêneros textuais em língua estrangeira. In: XVI Congreso Internacional de la Asociación de Lingüística y Filología de la América Latina (ALFAL) , 2012 , Alcalá de Henares. La lengua, lugar de encuentro. Actas del XVI Congreso Internacional de la ALFAL. Alcalá de Henares : Servicio de Publicaciones de la Universidad de Alcalá de Henares- Espanha, 2012. p. 2875 - 2884.
    • FERRONI, R. . L?alternanza di codice come testimone dell?attività cognitiva dello studente. In: XII Congresso Nacional de Professores de Italiano/VI Encontro Internacional de Estudos Italianos/ II Jornada de Italianística do Mercosul , 2007 , São Paulo. Livro de Resumos do XII Congreso da Associação Brasileira de Professores de Italiano. São Paulo : ABPI, 2007. p. 1 - 1.
    • FERRONI, R. . A alternância de código nas aulas de língua. In: II Encontro dos Alunos de Pós-Graduação Língua e Literatura Iitaliana , 2007 , São Paulo. II Encontro dos Alunos de Pós-Graduação Língua e Literatura Italiana. São Paulo : FFLCH/USP, 2007. p. 1 - 1.
    • FERRONI, R. . Il racconto popolare: proposte operative per la scuola primaria. In: VII Jornadas de Estudios Italianos Cátedra Extraordinaria Italo Calvino-UNAM , 2007 , Città del Messico. Atti della VII Jornadas de Estudios Italianos Cátedra Extraordinaria Italo Calvino-UNAM. Città del Messico : UNAM, 2007. p. 343 - 349.
    • AMENTA, L. ; FERRONI, R. . PREFAZIONE. Milano : Università degli Studi di Milano , 2019 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • MORDENTE, O. A. ; FERRONI, R. . Apresentação. Sao Paulo : Humanitas , 2015 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • MORDENTE, O. A. ; FERRONI, R. . Habilidade de leitura em italiano no contexto universitário. São Paulo : Humanitas , 2011 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • MORDENTE, O. A. ; FERRONI, R. . O ensino do italiano instrumental. São Paulo : Humanitas , 2011 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
  • Trabalhos técnicos: 4
    • FERRONI, R. . , II Congresso Diproling Línguas em trânsito: desafios e perspectivas para professores e formadores e II Colóquio Ensino de Línguas Estrangeiras em Contexto Universitário. 2019 (Consultoria)
    • FERRONI, R. . Parecer de merito -afastamento Profa. Tinka Reichmann. 2015 (Parecer)
    • FERRONI, R. . Parecer de mérito- Sobre o projeto de pesquisa da Dra. Pollyanne Bicalho Ribeiro. 2016 (Parecer)
    • FERRONI, R. . Parecer analítico no documento preliminar elaborado pela Secretaria de Estado da educação de São Paulo. 2013 (Consultoria)
    • FERRONI, R. ; PAULETTO, F. . I supporti video nei manuali per l?insegnamento dell?italiano L2: una prima ricognizione. 2021 (Seminário)
    • FERRONI, R. ; BIRELLO, M. . Appropriazione del lessico per migliorare la competenza emotiva in una classe d?italiano LS, attraverso l?approccio orientato all?azione. 2021 (Comunicacao)
    • FERRONI, R. . roda de conversa ensinar e prender línguas estrangeiras na modalidade presencial e remota. 2020 (Outra)
    • FERRONI, R. . L?ANALISI E L?OSSERVAZIONE DELLE INTERAZIONI NELLA CLASSE DI LINGUA: UNO STRUMENTO PER LA FORMAZIONE DI DOCENTI D?ITALIANO L2 E LS. 2020 (Seminário)
    • FERRONI, R. . Lo studio dei segnali discorsivi nei corpora di lingua orale: spunti per la ricerca acquisizionale e la didattica della co-costruzione della conversazione in italiano L2/LS. 2020 (Seminário)
    • FERRONI, R. ; AMENTA, L. . Lingue a tavola: un?analisi delle pratiche discorsive plurilingui di emigrante italiani in Brasile. 2020 (Congresso)
    • ZULOAGA, .. M. N. B. ; FERRONI, R. . Lo sviluppo della competenza interazionale in italiano LS: apprendenti ispanofoni e lusofoni a confronto. 2019 (Comunicacao)
    • FERRONI, R. . Un percorso didattico per lessicalizzare l?incertezza discorsiva nel parlato bidirezionale: imparare a riformulare, prendere e tenere il turno in ILS. 2019 (Comunicacao)
    • FERRONI, R. . La didattica della conversazione nei materiali per l?insegnanemento del?ILS: novità e progressi. 2019 (Comunicacao)
    • FERRONI, R. . Implementação e formação de professores de italiano língua estrangeira no programa IsF. 2019 (Comunicacao)
    • BIRELLO, M. ; FERRONI, R. . I segnali discorsivi beh, dunque, allora nelle produzioni di studenti di italiano LE di livello A1: uno studio longitudinale. 2019 (Comunicacao)
    • FERRONI, R. . L?uso dei segnali discorsivi nell?interlingua di studenti brasiliani d?ILS. 2019 (Comunicacao)
    • FERRONI, R. . Pesquisas em andamento e futuros desafios sobre a aquisição dos marcadores discursivos em italiano língua estrangeira. 2019 (Conferência)
    • FERRONI, R. . I deittici: effetti di senso in carteggi di emigranti italiani. 2018 (Seminário)
    • FERRONI, R. . 12a. edição da Feira USP e as Profissões. 2018 (Outra)
    • FERRONI, R. ; ROMANELLI, S. . ??Facciamo un compito??: il nostro quartiere ideale...?. 2018 (Conferência)
    • FERRONI, R. ; BIRELLO, M. . Approccio orientato all?azione e gestione dell?interazione in classe per lo sviluppo della competenza interazionale. 2018 (Comunicacao)
    • FERRONI, R. . L?insegnamento della competenza discorsiva attraverso l?analisi della conversazione: come reagiscono apprendenti d?italiano LS?. 2018 (Seminário)
    • FERRONI, R. ; AMENTA, L. . ?Carissimo caro?: la lingua delle scritture private di emigranti italiani in Brasile. Uno studio diacronico?. Atualmente os dados estão sendo utilizados para redigir um paper, em coautoria?. 2018 (Comunicacao)
    • FERRONI, R. . Strategie per ottimizzare la competenza interazionale L2/LS: analisi di interazione e materiali didattici. 2018 (Seminário)
    • FERRONI, R. . L?Analisi della Conversazione per valutare la competenza interazionale in italiano L2-LS. 2018 (Seminário)
    • FERRONI, R. ; BIRELLO, M. . ?L?ora di ricevimento?: la gestione dell?interazione fra un docente e studenti universitari. 2017 (Outra)
    • BIRELLO, M. ; FERRONI, R. . L?appropiazione dei segnali discorsivi ?dai, no dai? da parte di studenti di italiano LS in una sequenza di attività didattiche orientate all?azione. 2017 (Comunicacao)
    • FERRONI, R. . INSEGNARE LA COMPETENZA INTERAZIONALE AD APPRENDENTI D?ITALIANO LS. 2017 (Seminário)
    • FERRONI, R. . Aplicabilidade da Análise da Conversação à didática das línguas estrangeiras: investigação de uma proposta operacional. 2017 (Conferência)
    • FERRONI, R. . Strategie per promuovere un'osservazione riflessiva dell'interazione nella classe di lingua. 2017 (Seminário)
    • FERRONI, R. . L?approccio conversazionale per lo sviluppo della competenza discorsiva in italiano LS: una proposta operativa. 2017 (Comunicacao)
    • FERRONI, R. . Strategie per il consolidamento della competenza discorsiva in italiano LS. 2017 (Comunicacao)
    • FERRONI, R. ; VALENTE, G. S. ; BARALDI, L. D. ; LORENZEN, S. . Relato sobre um percurso de formação para professores de língua estrangeira. 2016 (Comunicacao)
    • FERRONI, R. . Allora Flavia cosa hai fatto di bello questo fine settimana??: vozes de discordância da aula de língua estrangeira. 2016 (Comunicacao)
    • FERRONI, R. . Primeiras reflexões sobre a formação de professores de língua estrangeira. 2016 (Seminário)
    • BIRELLO, M. ; FERRONI, R. . Decostruire lo scenario didattico nella classe di lingua. 2016 (Comunicacao)
    • FERRONI, R. . O desenvolvimento da reflexão crítica. 2016 (Comunicacao)
    • FERRONI, R. . L?emigrazione italiana in Brasile: ?fare la storia? attraverso la memoria. 2016 (Conferência)
    • FERRONI, R. . El discurso polifónico de una comunidad de inmigrantes italianos que residen en la ciudad de San Pablo, Brasil. 2016 (Comunicacao)
    • FERRONI, R. . A formação dos professores de italiano mediante a análise da construção de identidades nas interações entre professor e aluno e entre pares. 2016 (Seminário)
    • FERRONI, R. . ?Esuli pensieri nelle memorie inedite di un viaggiatore colto di fine Ottocento in Brasile. 2015 (Congresso)
    • FERRONI, R. . Análise dos marcadores discursivos utilizados em situações interativas entre aprendizes de italiano. 2015 (Congresso)
    • FERRONI, R. . ?Bonde come si dice in italiano? ?Sequências de pedagogia natural entre aprendizes de italiano LE durante o desenvolvimento de atividades em grupo. 2014 (Congresso)
    • FERRONI, R. ; BIRELLO, M. . ?bueno stiamo praticando?: análise comparativa dos marcadores discursivos utilizados em situações interativas entre aprendizes de línguas próximas?. 2015 (Simposio)
    • FERRONI, R. ; BIRELLO, M. . Giochi di identità e uso delle lingue nella classe di italiano lingua straniera. 2014 (Congresso)
    • FERRONI, R. . A propósito da intercompreensão. 2012 (Simposio)
    • FERRONI, R. . Atos de identidade na aula de língua. 2012 (Simposio)
    • FERRONI, R. . Proposta didática para a produção dos gêneros textuais em íingua estrangeira. 2011 (Congresso)
    • FERRONI, R. . Tendências do italiano contemporâneo: a propósito de estrangeirismos. 2011 (Simposio)
    • FERRONI, R. . Il ruolo della lingua materna durante lo svolgimento di attività interattive. 2010 (Comunicacao)
    • FERRONI, R. . Le pratiche comunicative nella classe di lingua. 2010 (Congresso)
    • FERRONI, R. . L'utilizzo del webquest nella classe di lingua. 2010 (Conferência)
    • FERRONI, R. . Compreender a língua dos jornais. 2010 (Simposio)
    • FERRONI, R. . L?utilizzo della lingua materna da parte dell?insegnante di lingua straniera. 2009 (Comunicacao)
    • FERRONI, R. . L?alternanza di codice come testimone dell?attività cognitiva dello studente. 2007 (Comunicacao)
    • FERRONI, R. . A alternância de código nas aulas de língua. 2007 (Comunicacao)
    • FERRONI, R. . Raccontare in lingua straniera attraverso le favole di Calvino. Una proposta per la scuola primaria. 2005 (Congresso)
    • FERRONI, R. . VI Encontro de Alunos de Pós-Graduação. Ensino e Aprendizagem. 2014 (FFLCH-USP)
    • SA, H. A. E. ; FERRONI, R. ; LOUSADA, E. . Intercompreensão na educação em línguas: propostas, potencialidades, desafios. 2016 (Universidade de São Paulo)
    • CARDOSO, T. ; FERRONI, R. . Revisão da literatura e sistematização do conhecimento. 2016 (Universidade de São Paulo)
    • BIRELLO, M. ; FERRONI, R. . A coleta e a análise de dados para o estudo da interação na aula de língua. 2016 (Universidade de São Paulo)
    • FERRONI, R. ; MONAMI, E. . La gestione dell?errorre in classi di italiano per stranieri. 2016 (Universidade de São Paulo)
    • CARROLI, A. M. ; FERRONI, R. . As direções da poesia contemporânea: a arte contaminada. 2015 (DLM-FFLCH)
    • CARROLI, A. M. ; FERRONI, R. . LABORATÓRIO DE ESCRITA CRIATIVA EM ITALIANO. 2016 (DLM-FFLCH/USP)
    • CARROLI, A. M. ; FERRONI, R. . A ITÁLIA NO CANTO DOS IMIGRANTES. 2016 (DLM-FFLCH/USP)
    • FERRONI, R. . 5th International Conference on Second Language Pedagogies:Integrating Language, Literature and Culture. 2016 (DLM-FFLCH/USP)
    • FERRONI, R. ; RICCI, L. ; AMENTA, L. ; CASINI, C. . L?immaginario degli italiani nelle scritture popolari del secolo scorso. 2016 (DLM-FFLCH/USP)
    • CARROLI, A. M. ; FERRONI, R. . LABORATÓRIO DE ESCRITA CRIATIVA EM ITALIANO. 2017 (DLM-FFLCH-USP)
    • CARROLI, A. M. ; FERRONI, R. . ?DENTRO L?OPERA?: LEITURA, ANÁLISE E AVALIAÇÃO DE UMA OBRA LITERÁRIA ITALIANA. 2017 (DLM-FFLCH-USP)
    • FERRONI, R. . Primeira Jornada de Estudos do Grupo de Pesquisa: A aquisição de marcadores discursivos na fala dialógica de aprendizes de italiano LE. 2017 (FAPESP)
    • FERRONI, R. ; SANTORO, E. . simpósio Pragmatica e interazione in italiano LS no âmbito das atividades do XVII CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PROFESSORES DE ITALIANO. 2017 (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PROFESSORES DE ITALIANO)
    • FERRONI, R. ; CASINI, C. . VIII ENCONTRO DE PÓS-GRADUANDOS EM LÍNGUA, LITERATURA E CULTURA ITALIANAS DA FFLCH-USP. 2018 (DLM-FFLCH/USP)
    • FERRONI, R. ; MATTOS, T. I. . VIAJAR E ESTUDAR NA ITÁLIA 1. 2018 (italiano IsF-)
    • FERRONI, R. ; SOARES, 1. F. A. ; CAMARGO, F. A. C. . Segunda Jornada de Estudos do Grupo de Pesquisa: A aquisição de marcadores discursivos na fala dialógica de aprendizes de italiano LE (FAPESP, 2016/08917-9). 2010 (FAPESP)
    • CALLIA, I. M. ; FERRONI, R. . VIAJAR E ESTUDAR NA ITÁLIA 1. 2019 (AUCANI-MEC)
    • FERRONI, R. ; SILVA, I. G. A. . VIAJAR E ESTUDAR NA ITÁLIA 1. 2019 (AUCANI-MEC)
    • FERRONI, R. ; VITTIGLIO, N. A. . VIAJAR E ESTUDAR NA ITÁLIA 2. 2019 (AUCANI-MEC)
    • FERRONI, R. . Segunda Jornada de Estudos do Grupo de Pesquisa: A aquisição de marcadores discursivos na fala dialógica de aprendizes de italiano LE (FAPESP, 2016/08917-9). 2019 (FAPESP)
    • ROMANELLI, S. ; FERRONI, R. . La questione della lingua: testi per l'insegnamento della lingua italiana a stranieri. 2019 (FFLCH-USP)
    • SATIN, L. F. C. ; FERRONI, R. . Curso formação para professores de língua através da observação da interação na sala de aula. 2019 (FFLC-USP)
    • LORENZEN, S. ; FERRONI, R. . Lingua Italiana con il laboratorio teatrale del Glottodrama. 2019 (FFLCH-USP)
    • TORRESAN, P. ; FERRONI, R. . Strategie per promuovere la comprensione di un testo in LS. 2019 (USP-FFLCH)
    • FERRONI, R. ; VITTIGLIO, N. A. . Viajar e estudar na Italia 2. 2019 (ISF)
    • FERRONI, R. ; VITTIGLIO, N. A. . Viajar e estudar na Italia 1. 2019 (IsF)
    • FERRONI, R. ; LIMA, F. R. . Viajar e estudar na Italia 1. 2019 (IsF)
    • FERRONI, R. ; LIMA, F. R. . Viajar e estudar na Italia 2. 2019 (IsF)
    • FERRONI, R. ; SANTOS, L. B. A. . Viajar e estudar na Italia 1. 2019 (IsF)
    • FERRONI, R. ; LIMA, F. R. . ITALIANO PARA MOBILIDADE ACADÊMICA (NÍVEL 2). 2019 (CL-AUCANI-USP)
    • FERRONI, R. ; LIMA, F. R. . ITALIANO PARA MOBILIDADE ACADÊMICA (NÍVEL 1). 2019 (CL-AUCANI-USP)
    • FERRONI, R. ; SANTOS, L. B. A. . ITALIANO PARA MOBILIDADE ACADÊMICA (NÍVEL 1). 2019 (CL-AUCANI-USP)
    • ROMANELLI, S. ; FERRONI, R. . ?A competência de mediação na abordagem orientada á ação: estratégias e atividades. 2019 (FFLCH-USP)
    • FERRONI, R. . Monitora no evento ?Il Futurismo? - Organizado pela Área de Língua, Literatura e Cultura Italiana do DLM/FFLCH/USP. 2009 (DLM-FFLCH/USP)
    • FERRONI, R. ; Casini, M. C. . Cinema Italiano Contemporâneo: ?Uno sguardo sul nuovo cinema italiano?. 2009 (DLM-FFLCH/USP)
    • SANTORO, E. ; ORTALE, F. L. ; BACCIN, P. G. ; CORRIAS, V. ; PITARELLO, A. O. ; PINHEIRO, A. V. R. ; VIEIRA, D. A. ; MACEDO, C. C. ; FERRONI, R. . Formação de professores língua estrangeira: desafios do ensino atual. 2015 (CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA-)
    • FERRONI, R. . Como escrever um artigo científico em italiano na área de ciências humanas. 2017 (DLM-FFLCH-USP)
    • FERRONI, R. . Formação de professores de língua estrangeira: análise e observação das interações na aula com base nos passos pedagógico-didáticos. 2017 (Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Federal do Paraná)
    • FERRONI, R. . ?C?era una volta in Italia...2?: Curso de extensão sobre o cinema da Itália. 2009 (DLM-FFLCH/USP)
    • FERRONI, R. . L?analisi e l?osservazione delle interazioni nella classe di lingua: uno strumento per la formazione di docenti d?italiano LS. 2018 (Institudo de Letras da Universidade Federal Fluminense)
    • FERRONI, R. . L?analisi e l?osservazione delle interazioni nella classe di lingua: uno strumento per la formazione di docenti d?italiano LS. 2018 (CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO DEPARTAMENTO DE LÍNGUA E LITERATURA ESTRANGEIRAS)
    • FERRONI, R. ; ROMANELLI, S. . LA COMPETENZA INTERAZIONALE E LA COMPETENZA DI MEDIAZIONE NELL?APPROCCIO ORIENTATO ALL?AZIONE: STRATEGIE ED ATTIVITÀ. 2019 (Associazione Messico di Italianisti)
    • FERRONI, R. ; SOUZA, A. A. F. . ?C?era una volta in Italia...1?: Curso de extensão sobre o cinema da Itália.. 2008 (DLM-FFLCH/USP)
    • FERRONI, R. . A geração T, A Revolução do Teatro. 2010 (FFLCH-USP)
    • FERRONI, R. ; MORDENTE, O. A. . Encontro de Cinema Italiano. 2010 (Serviço de cultura e extensão universitária)
    • FERRONI, R. . Curso para professores de língua italiana dos Centros de Estudos de Línguas do Estado de SP. 2011 (Governo do Estado de São Paulo-Secretaria de Estado de Educação-Coordenadoria de Estudos e normas Pedagógicas)
    • FERRONI, R. . Formação de Professores de línguas estrangeiras: análise e observação das construções identitárias nas interações exolíngues. 2016 (DLM-FFLCH/USP)
    • FERRONI, R. . Relatório de qualificação de doutorado. 2011
    • FERRONI, R. . A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE ITALIANO MEDIANTE A ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES NAS INTERAÇÕES ENTRE PROFESSOR E ALUNO E ENTRE PARES. 2016
    • FERRONI, R. . Relatório de Qualificação de Mestrado do Programa de Língua e Literatura Italiana DLM-FFLCH/USP. 2007
    • FERRONI, R. ; MORDENTE, O. A. . Ma dai!: proposte didattiche per l?apprendimento dei segnali discorsivi in italiano LS. 2017 (Materiais didáticos específicos para o ensino/aprendizagem dos md entre aprendizes de italiano le)
    • Nome do projeto: A AQUISIÇÃO DOS MARCADORES DISCURSIVOS NA FALA DIALÓGICA DOS APRENDIZES DE ITALIANO LE (2016 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERRONI, R. , MORDENTE, O. A. .
      Descrição: Objetivo desta pesquisa é desenvolver nos aprendizes de italiano LE ? de nível elementar, intermediário e avançado ? a consciência e a capacidade de uso dos MD em língua italiana e, portanto, garantir um progresso eficaz na aquisição dos MD em contextos dialógicos.
    • Nome do projeto: Funções discursivas e identitárias da troca de códigos em famílias tri-geracionais de origem italiana residentes na cidade de São Paulo em contextos de confraternização (2013 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERRONI, R. , MORDENTE, O. A. , CASTRO, G. M. de , VELOSO, F. S. , SOUZA, R. F. , ANNA, C. .
      Descrição: O presente projeto se propõe ampliar os conhecimentos sobre o uso do italiano mediante uma abordagem etnográfica, ou seja, por meio do estudo das práticas discursivas que acontecem entre os membros de famílias tri-geracionais de origem italiana e residentes na cidade de São Paulo, em situações de confraternização (almoços, jantares, encontros nas tardes de domingo). Trata-se, portanto, de pesquisar o repertório linguístico que se manifesta entre membros de três gerações de imigrados em situações internas ao grupo.
    • Nome do projeto: A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE ITALIANO MEDIANTE A ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES NAS INTERAÇÕES ENTRE PROFESSOR E ALUNO E ENTRE PARES (2013 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERRONI, R. .
      Descrição: Com a presente pesquisa nos propomos a analisar os atos de identidade produzidos pelos aprendizes de italiano como língua estrangeira, cuja língua materna é o português falado no Brasil, nas interações entre professor e aluno e entre pares, a fim de compreender de que modo as dinâmicas de poder que surgem na aula de língua estrangeira podem influenciar o processo de ensino/aprendizagem da língua estrangeira. Numa fase posterior, pretendemos aplicar o conhecimento obtido por meio da analise de excertos de transcrições e de reflexões de natureza didática, em curso de formação pelos professores de italiano que ensinam em cursos de italiano do campus da Universidade de São Paulo.
    • Nome do projeto: Interações didáticas em foco na formação de professores de línguas (2015 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERRONI, R. , BIRELLO, M. , ORTALE, F. L. , LOUSADA, E. , SA, H. A. E. , COSTA, H. A. .
      Descrição: Esta pesquisa tem duas finalidades: produzir conhecimento sobre o processo de ensino-aprendizagem da LE; abordar um percurso metodológico para formação de professores de LE baseando-se na valorização do estatuto epistemológico das praticas de sala de aula e na convicção de que o saber didático se constrói em uma relação dialética entre a teoria e a prática
    • Nome do projeto: Discurso e identidade: o repertório linguístico dos italianos no Brasil (2013 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERRONI, R. , MORDENTE, O. A. , CASTRO, G. M. de , SANTORO, E. .
      Descrição: O projeto "Discurso e identidade: o repertório linguístico dos italianos no Brasil" tem por finalidade o estudo, a partir da perspectiva discursiva, pragmática, intercultural e sociolinguística, do repértorio linguístico de italianos residentes no Brasil e de seus descendentes, para identificar a maneira como se constroem ethos, traços identitários e relações entre os falantes. O material analisado será constituído por gravações realizadas em diferentes contextos e também por material escrito em italiano (cartas, jornais, diários, entre outros).
    • Nome do projeto: A Competência Discursiva em Italiano Língua Estrangeira: Ensino/Aprendizagem e Avaliação (2017 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERRONI, R. , SANTORO, E. .
      Descrição: À luz de diferentes abordagens teórico-metodológicas, o projeto visa a investigar a construção da competência interacional no repertório linguístico de falantes nativos e não nativos em conversações simétricas e assimétricas. Em particular, o projeto abrange estudos que possam contribuir para a análise da interlíngua, assim como para a avaliação e o desenvolvimento de material didático especifico para o ensino/aprendizagem da competência discursiva em italiano como língua estrangeira. Além disso, serão realizadas comparações entre falantes brasileiros e italianos.
    • Nome do projeto: A AQUISIÇÃO DE MARCADORES DISCURSIVOS NA FALA DIALÓGICA DE APRENDIZES DE ITALIANO LE E L2 ? DE NÍVEL ELEMENTAR, INTERMEDIÁRIO E AVANÇADO ? MEDIANTE UMA ABORDAGEM VOLTADA À AÇÂO (2016 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERRONI, R. , MORDENTE, O. A. , BIRELLO, M. , ZULOAGA, .. M. N. B. .
      Descrição: O objetivo do projeto é desenvolver entre estudantes de italiano LE e L2 ? de nível elementar, intermediário e avançado ? consciência e capacidade de uso em relação à utilização dos MD da língua italiana e, portanto, garantir um progresso eficaz na aprendizagem da competência discursiva em língua italiana LE e L2, mediante uma abordagem orientada à ação. Esta pesquisa será articulada em duas fases. Durante a primeira fase do projeto serão elaboradas tarefas (task) que proponham uma sequência equilibrada e alternada entre atividade de descoberta e atividade de reutilização do MD, por meio de ?espaços interativos? que favoreçam a produção (output) em italiano LE. Posteriormente, tal material será publicado on-line com a criação de um blog denominado ?Ma dai!: propostas didáticas em ação para a aprendizagem dos marcadores discursivos em italiano LE e L2?.O material elaborado durante a segunda fase do projeto será implementado nas turmas de estudantes universitários de língua materna portuguesa (variante brasileira) e inscritos nos cursos de Língua Italiana do curso de graduação superior em Língua e Literatura Italiana da Universidade de São Paulo. Nessa fase, que nos permitirá estudar os efeitos produzidos pelo material projetado sobre a interlíngua dos aprendizes, será criado um banco de dados, denominado ?Observatório sobre a aquisição dos marcadores discursivos em italiano LE de aprendizes de LM português brasileiro?, disponível on-line. Esse banco incluirá um inventário do MD e suas relativas funções, desenvolvidas por cada MD, conforme o contexto de ocorrência. Para a análise das funções dos MD adotaremos a taxonomia operada por Bazzanella (1995, 2001), complementada por um conjunto de noções e referências extraídas da análise conversacional que nos permitirá entender como os MD são empregados na construção dialógica entre pares.
    • Nome do projeto: ?L?italiano nascosto? in contesti di emigrazione (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERRONI, R. , AMENTA, L. .
      Descrição: Oobjetivo é documentar a fisionomia da língua de uso em escritos privados que não têm nenhuma ambição literária (Fresu, 2014: 200) e redigidos por emigrantes italianos residentes em São Paulo (Brasil), com perfis sociolinguísticos variados, a saber: - imigrantes italianos envolvidos na agricultura, provenientes principalmente do norte da Itália e essencialmente falantes de dialetos, os quais chegaram a São Paulo no final do século XIX e com um baixo nível de educação; - engenheiros, químicos, administradores, contabilistas, topógrafos e trabalhadores qualificados que imigraram imediatamente após a Segunda Guerra Mundial, mais precisamente entre os anos 1960 e 1970, com um nível de instrução superior ao do grupo anterior, deixando a Itália para assumir tarefas administrativas em empresas italianas com sede na cidade de São Paulo; - graduados que, concomitantemente à Crise Econômica Mundial de 2008, mudaram-se para São Paulo para realizar tarefas diversas com base em suas habilidades e qualificações. A investigação, desenvolvida a partir de um corpus constituído por cartas e e-mails, escritos entre o final do século XIX e os dias atuais nos permitirá: - realizar um mapeamento dos processos de alfabetização e italianização aos quais a língua escrita italiana foi submetida durante o arco do século anterior até o presente; - observar a "gramática epistolar" (Magro, 2014: 107), ou seja, os aspectos estruturais que distinguem essa tipologia textual; - analisar a interlíngua nascida do contato da língua materna (o italiano) com a língua do país anfitrião, no caso específico do português-brasileiro; realizar uma comparação do que emerge das cartas com os e-mails, cuja análise constitui um elemento primordial e original com relação aos estudos realizados até o momento sobre escritas epistolares em contextos de migração.
    • FERRONI, R. . VI Encontro de Pos-graduandos em Lingua, Literatura e cultura Italianas da USP. 2014 - Encontro de pos-graduandos
    • Graduacao:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Università degli Studi di Firenze
        Título: Le parole avvelenate di Tommaso Landolfi
        Ano de conclusão: 2001
    • Mestrado:
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2008
      • Nome da Instituição: Università per Stranieri di Perugia
        Ano de conclusão: 2003
    • Doutorado:
      • Curso: Letras (Língua e Literatura Italiana)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2013
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade de Aveiro-Departamento de Educação
        Ano de conclusão: 2016
    • Scuola Italiana Eugenio Montale:
      • Tipo de vínculo: Livre (2004 - 2005 ).
        Outras informações: Professora de escola elementar italiana. Equivalente ao Ensino Fundamental. agosto 2004 - junho 2005
        Outras informações: Docente
    • Scuola Italiana Antonio Raimondi:
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - 2006 ).
        Outras informações: Lima - Peru : Professora de escola elementar italiana . Equivalente ao Ensino Fundamental. janeiro 2005- março 2006
        Outras informações: Docente
    • Centro de Documentação de Arezzo e Município de Lucca:
      • Tipo de vínculo: Livre (2002 - 2004 ).
        Outras informações: Professora de italiano como língua estrangeira para escolas elementar e média. Equivalente ao Ensino Fundamental e Ensino Médio. setembro 2002- junho 2004
        Outras informações: Docente
    • C.T.P. Scuola Media Statale Carlo del Prete:
      • Tipo de vínculo: Livre (2003 - 2004 ).
        Outras informações: Professora de italiano como língua estrangeira para adultos. janeiro 2004 -junho 2004
        Outras informações: Docente
    • Università per Stranieri di Perugia:
      • Tipo de vínculo: Livre (2003 - 2003 ).
        Outras informações: Professora de italiano como língua estrangeira para adultos. julho 2003 - setembro 2003
        Outras informações: Docente
    • Universidade de la Salle Bajio:
      • Tipo de vínculo: Livre (2002 - 2002 ).
        Outras informações: Professora de italiano como língua estrangeira. agosto 2002- novembro 2002
        Outras informações: Docente
    • Escola de Língua Language Academy:
      • Tipo de vínculo: Livre (2002 - 2002 ).
        Outras informações: Professora de italiano como língua estrangeira. agosto 2002- novembro 2002
        Outras informações: Docente
    • Fondazione Archivio Diaristico di Pieve Santo Stefano:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (1995 - 2000 ).
        Outras informações: Supplente de escolas públicas elementares e maternas. Colaboradora de revista especializada em autobiografias: Primapersona. Professora particular de língua italiana para adultos e crianças estrangeiras.
        Outras informações: Docente
    • DLM-FFLCH/USP:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2013 - Atual ).
        Outras informações: professor doutor 1
    • USP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).
    • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).
    • Università degli Studi di Palermo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).