Não autenticado |

Amanda Carneiro Santos

    • Bacharela em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP) com intercâmbio realizado na Universidade Eduardo Mondlane (UEM) em Moçambique. Mestre em História Social (USP) com bolsa da CAPES/CNPq. Foi bolsista no programa de cooperação internacional da Fundação Cultural Prussiana no Museu Etnológico de Berlim, Alemanha, em 2015. Trabalhou como educadora no Museu Afro Brasil, onde também exerceu a função de Auxiliar de Coordenação do Núcleo de Educação, entre 2012 e 2017. Foi gestora de conteúdo e formadora no ÍRÈTÍ - Formação em Cultura Negra para Educadores, projeto que co-concebeu e já co-coordenou e que foi implementado com recursos do ProAc, da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, formando interessados nos temas relativos à história e cultura africana e afro-brasileira. É "fellow" de 2016 da década internacional afrodescendente da ONU (2015-2024). Atualmente, é editora da Revista Afterall - periódico do Centro de Pesquisa e Publicação da University of the Arts, Londres e curadora assistente no Museu de Arte de São Paulo (MASP) onde curou a exposição Sonia Gomes: ainda assim me levanto, em 2018, leonor Antunes: vazios, intervalos e juntas, em 2019 e foi curadora assistente de Beatriz Milhazes: Avenida Paulista, 2020.

       

      Links:    

    • CARNEIRO, Amanda. ; PEDROSA, Adriano . leonor antunes: vazios, intervalos e juntas. São Paulo : MASP, 2019 . 280p. ISBN: 9788531000799.
    • CARNEIRO, Amanda. ; PEDROSA, Adriano ; MESQUITA, Ivo. . Beatriz Milhazes: Avenida Paulista. São Paulo : MASP, 2021 . 370p. ISBN: 9786557770061.
    • CARNEIRO, Amanda. ; PEDROSA, Adriano ; MESQUITA, André . Histórias das mulheres, histórias feministas: vol. 2 antologia. São Paulo : MASP, 2019 . 528p. ISBN: 9788531000768.
    • CARNEIRO, Amanda. ; FONSECA, Raphael . Sonia Gomes: a vida renasce/ ainda me levanto. São Paulo : MASP, 2018 . 176p. ISBN: 9788531000522.
    • CARNEIRO, Amanda. ; PEDROSA, Adriano ; MESQUITA, André . Histórias afro-atlânticas: vol. 2 antologia. São Paulo : MASP, 2018 . 624p. ISBN: 8531000483.
    • CARNEIRO, Amanda. . Time will tell Afterall Journal , v. 1 , p. 36 - 60 , 2020. ISSN: 14654253.
    • SANTOS, A. C. ; Alexandre Almeida Marcussi ; Angela Fileno da Silva ; Caio do Valle Souza ; Helena Wakim Moreno ; Juliana Ribeiro da Silva Bevilaqua ; Leila Maria Gonçalves Leite Hernandez ; Márcia Cristina Pacito Fonseca Almeida ; Rafaél Antônio Cruz ; Rosana Andréa Gonçalves ; RESENDE., T. A. G. . Mulheres africanas, mulheres moçambicanas: perspectivas e debates. Ideias e práticas em trânsito ? poderes e resistências em África (século XIX-XX), v. 1, p. 1 - 382, 2020.
    • CARNEIRO, Amanda. . Quem vem lá?: redes de circulação iconográfica. Vaivém, v. 1, p. 194 - 196, 2019.
    • CARNEIRO, Amanda. . Maria Auxiliadora em duas telas. Maria Auxiliadora: vida cotidiana, pintura e resistência, v. 1, p. 41 - 47, 2018.
    • CARNEIRO, Amanda. . Tarsila do Amaral: descendente direta de Brás Cubas. Tarsila Popular, v. 1, p. 76 - 83, 2019.
    • CARNEIRO, Amanda. . Rosana Paulino: The Sewing of Memory. . Terremoto , México , 14 fev. 2019.
    • SANTOS, A. C. . Emergência do Movimento Negro nos EUA e no Brasil. 2008
    • CARNEIRO, Amanda. . Sonia Gomes: ainda assim eu me levanto. 2018 (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand)
    • CARNEIRO, Amanda. ; PEDROSA, Adriano ; MESQUITA, André ; RJEILLE, I. ; LEME, Mariana. . Seminário Histórias das mulheres, histórias feministas. 2019 (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand)
    • CARNEIRO, Amanda. . MASP Professores: diálogos sobre territórios e resistências negra. 2018 (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand)
    • CARNEIRO, Amanda. . MASP Professores: histórias Afro-atlânticas, linguagens em trânsito. 2018 (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand)
    • CARNEIRO, Amanda. . MASP Professores: histórias Afro-atlânticas - caminhos do saber, maneiras de expor. 2018 (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand)
    • CARNEIRO, Amanda. . MASP Professores: redes Afro-atlânticas, afetos e ativismos negros nas mídias sociais. 2019 (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand)
    • CARNEIRO, Amanda. . MASP Professores: por Histórias e Artes Afro-Atlânticas no currículo escolar - a Lei 10.639/03. 2018 (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand)
    • CARNEIRO, Amanda. . MASP Professores: atlântico Afro-funk - música, periferia e resistência. 2018 (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand)
    • CARNEIRO, Amanda. . MASP Professores: mulheres no plural - histórias e ativismos. 2019 (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand)
    • CARNEIRO, Amanda. . MASP Professores: educar para a diversidade. 2019 (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand)
    • CARNEIRO, Amanda. . MASP Professores: fé, educação e direitos reprodutivos. 2019 (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand)
    • CARNEIRO, Amanda. . MASP Professores: eu sou porque nós somos - mulheres e interseccionalidade. 2019 (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand)
    • CARNEIRO, Amanda. ; PEDROSA, Adriano . leonor antunes: vazios, intervalos e juntas. 2019 (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand)
    • PEDROSA, Adriano ; MESQUITA, Ivo. ; CARNEIRO, Amanda. . Beatriz Milhazes: Avenida Paulista. 2020 (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand)
    • CARNEIRO, Amanda. ; MESQUITA, André ; LEWIS, Mark. ; HUSSEIN, Amber. ; VELAZQUEZ, Yaiza. H. ; DALAL-CLAYTON, Anjalie. . Decolonisation in the 2020s: an Online Symposium. 2021 (Afterall)
    • CARNEIRO, Amanda. ; MESQUITA, André ; LEWIS, Mark. ; PEDROSA, Adriano ; WOODLEY, Caroline. . Arte e descolonização. 2018 (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand)
    • PEDROSA, Adriano ; CARNEIRO, Amanda. ; MESQUITA, André ; WOODLEY, Caroline. ; LEWIS, Mark. . Arte e descolonização. 2019 (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand)
    • CARNEIRO, Amanda. . MASP Professores: porque precisamos falar sobre violência contra a mulher?. 2019 (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand)
    • SANTOS, A. C. . As Bases Estruturais do Genocídio da População Negra. 2013 (Círculo Palmarino)
    • CARNEIRO, Amanda. . África e Brasil em perspectiva. 2014 (Ìrètí - Formação em Cultura Negra para Educadores)
    • CARNEIRO, Amanda. . África e Brasil em perspectiva: 2a edição. 2015 (Ìrètí - Formação em Cultura Negra para Educadores)
    • CARNEIRO, Amanda. ; PEREIRA, Giselda . Ìrètí - Formação em Cultura Negra para Educadores. 2014 (Ìrètí)
    • CARNEIRO, Amanda. ; PEREIRA, Giselda . Ìrètí - Formação em Cultura Negra para Educadores 2a edição. 2015 (Ìrètí)
  • Projetos de Pesquisa: 3
    • Nome do projeto: A itinerância de atores, saberes e resistências e estratégias políticas (séculos XIX-XX). (2014 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTOS, A. C. , Leila Maria Gonçalves Leite Hernandez , Helena Wakim Moreno , Angela Fileno da Silva , Alexandre Almeida Marcussi , Juliana Ribeiro da Silva Bevilaqua , Rosana Andréa Gonçalves , Márcia Cristina Pacito Fonseca Almeida , Caio do Valle Souza , Rafaél Antônio Cruz , Gabriele Rosa de Novaes , Josilene Silva Campos .
      Descrição: Descrição: Este projeto de pesquisa trata dos trânsitos e das articulações entre atores e saberes em África, Europa e Américas durante a segunda metade do século XIX e todo o século XX. Ao partilhar propostas teóricas próprias da abordagem pós-colonial, propomos identificar e compreender em que lugares e momentos emergiram atores políticos e sociais, bem como onde e como foram produzidos e reinterpretados diversos tipos de saberes, ideias, técnicas e conhecimentos, atentando ainda para os limites em suas transformações e na reorientação de suas formas de atuação. Nesta chave analítica, consideramos que as práticas políticas gestadas em contextos de profunda reconfiguração das relações entre a África e outros territórios, assim como as representações construídas a respeito de processos e prospectos de transformação social nesse período, devem ser consideradas como frutos de dinâmicas multilaterais de transculturação em contextos plurais e com temporalidades heterogêneas. As situações que este projeto propõe investigar de forma articulada, a partir das pesquisas de seus membros integrantes, são as que ocorrem em conjunturas nas quais eclodem resistências e estratégias de enfrentamento dos processos políticos, econômicos e sociais ligados às tentativas de consolidação do poder imperial europeu no continente africano, as contestações da situação colonial e os desafios dos estados pós-coloniais, observando as particularidades dos diferentes contextos geográficos e temporais em que essas dinâmicas se processaram em cada caso.
    • Nome do projeto: Programa Ensinar com Pesquisa: Desafios da produção agrícola camponesa nos assentamentos de Reforma Agrária ? Milton Santos (2009 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTOS, A. C. , BOMBARDI, Larissa Mies .
      Descrição: O assentamento, cujo nome homenageia um grande geógrafo, tem três grandes peculiaridades que são, ao mesmo tempo, um desafio: o assentamento é composto por muitas famílias de origem urbana, está localizado em uma região de latifúndios monocultores de cana-de-açúcar e está muito próximo de duas grandes metrópoles: São Paulo e Campinas. Estas peculiaridades são um desafio na medida em que os assentados de reforma agrária, para se consolidarem na terra, têm que lidar com as formas de subordinação de sua renda ao capital.
    • Nome do projeto: Arte e descolonização (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTOS, A. C. , MESQUITA, André , LEWIS, Mark. .
      Descrição: Arte e descolonização é um projeto de longo prazo realizado em conjunto pelo MASP e pelo Afterall - centro de pesquisa e publicação da University of the Arts de Londres, localizado na Central Saint Martins, dedicado à arte contemporânea e suas histórias. A parceria pretende investigar o surgimento de novas práticas artísticas e curatoriais que explicitamente questionam e criticam os legados coloniais na produção, curadoria e crítica de arte, através de seminários e publicações.
    • Graduacao:
      • Curso: Ciências Sociais
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2011
    • Mestrado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2018
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
    • Perê Produções - Arte e Educação:
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
    • Museu Afro Brasil:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Casa Campos Elísios:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2011 ).
        Outras informações: O projeto social da Cia. Porto Seguro para atendimento de jovens residentes na região da Cracolândia no Centro de São Paulo e sem acesso ao mercado de trabalho e/ou a educação formal, desenvolve, em ciclos de oficinas de cidadania e círculos de leitura com três meses de duração, formação técnica associada à uma compreensão mais complexa da sociedade .
        Outras informações: Educadora
    • Ibope Inteligência:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2011 ).
        Outras informações: Atuação junto ao atendimento e planejamento de pesquisas de opinião pública e política com auxílio na formulação de projetos, material de apoio ao campo, normas de procedimentos e processamento, análise de dados e apresentação estratégica com foco em políticas públicas.
        Outras informações: Estagiária
    • Dockanema:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2010 ).
        Outras informações: 5 ª edição do Dockanema Festival de cinema internacional, realizado anualmente na cidade de Maputo, em Moçambique.
        Outras informações: Assistente de Programação
    • Rede Emancipa de Cursinhos Populares:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2011 ).
        Outras informações: A Rede Emancipa é um movimento social de cursinhos populares pré-universitários que vem lutando para inserir estudantes de baixa renda nas universidades, principalmente públicas e nas faculdades particulares com bolsas de estudos. Nossa ação se faz com a construção de cursinhos populares em espaços cedidos, em geral em escolas públicas. Os cursinhos da rede não possuem fins lucrativos e sua coordenação e organização são voluntárias.
        Outras informações: Professora
    • Ethnologisches Museum zu Berlin:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2015 ).
        Outras informações: Pesquisadora
    • Office of the High Commissioner for Human Rights:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2016 ).
        Outras informações: O programa de "Fellowship" resulta da Década Internacional das Nações Unidas para os afrodescendentes (2014-2025) cujo intuito centra-se no aprofundamento do conhecimento sobre o sistema, os instrumentos e os mecanismos de Direitos Humanos da ONU a fim de melhor contribuir para a proteção e promoção dos direitos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais dos afrodescendentes em seus respectivos países.
        Outras informações: Fellow
    • Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2018 - Atual ).
        Outras informações: Curadora Assistente
    • Afterall Journal:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).
        Outras informações: Publicado duas vezes por ano, cada edição do periódico Afterall inclui considerações detalhadas sobre o trabalho de artistas contemporâneos, bem como ensaios sobre história da arte e teoria crítica.