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Reginaldo Rodrigues Raposo

    • Doutorando na área de estética na FFLCH-USP desde 2020, concluiu o mestrado (2017-2019), o bacharelado (2013-2016) e a licenciatura (2017-2020) em filosofia, na mesma instituição. Concluiu também o bacharelado em música (composição) pela FAAM (2008-2011) e pós-graduação (especialização em canção) pela FASM (2014-2015). Atua como professor dando cursos de estética, música brasileira, história da música, harmonia e contraponto, e como tradutor (alemão-português). É pesquisador nas áreas de estética, filosofia da arte e musicologia.

       

      Links:    

    • RAPOSO, REGINALDO RODRIGUES . Körner, Schiller e W. Humboldt: a primeira recepção do Meister de Goethe CADERNOS DE FILOSOFIA ALEMÃ: CRÍTICA E MODERNIDADE , v. 27 , p. 111 - 114 , 2022. ISSN: 23189800.
    • RAPOSO, R. R. . Quatro aulas e a experiência da pandemia FILOSOFIA E EDUCAÇÃO , v. 12 , p. 1831 - 1849 , 2021. ISSN: 19849605.
    • RAPOSO, R. R. . Beethoven na filosofia da arte hegeliana REVISTA LIMIAR , v. 7 , p. 144 - 162 , 2020. ISSN: 2318423X.
    • RAPOSO, REGINALDO RODRIGUES . A ideia do clássico-musical em Carl Dahlhaus. In: IV Simpósio Internacional de Estética e Filosofia da Música , 2023 , Porto Alegre. Estéticas e experiências sonoras. Porto Alegre : Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2023. p. 77 - 78.
    • RAPOSO, REGINALDO RODRIGUES . A ideia do clássico-musical em Carl Dahlhaus. In: 1º Romantismo Alemão na Filosofia e na Literatura: legado e atualidade , 2023 , Ouro Preto. Caderno de resumos do 1º Congresso Romantismo alemão na filosofia e na literatura: legado e atualidade.. São Paulo : Liber Ars, 2023. p. 43 - 44.
    • RAPOSO, REGINALDO RODRIGUES . A Ideia do Clássico-Musical. In: I Encontro de Estética Moderna , 2023 , São Paulo. Anais do I Encontro de Estética Moderna. São Paulo : Universidade de São Paulo, 2022. p. 169 - 182.
    • RAPOSO, R. R. . A música instrumental como ideal romântico. In: Simpósio de estética e filosofia da música (SEFiM-UFRGS) , 2017 , Porto Alegre. Anais do SEFiM - Interdisciplinar de Música, Filosofia e Educação. : , 2017.
    • ASMUTH, C. ; RAPOSO, R. R. . O que significa(significado/relevância) música?. São Paulo : Revista Rapsódia , 2022 (Tradução)
    • RAPOSO, R. R. . Sobre Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister (1796). São Paulo : Cadernos de filosofia alemã: crítica e modernidade , 2022 (Tradução)
    • WERLE, M. A. ; ARRAES, D. E. A. ; SANTOS, R. ; RAPOSO, R. R. . Sobre Schiller e o percurso de seu desenvolvimento intelectual (1830). São Paulo : Editora LiberArs , 2021 (Tradução)
    • DAHLHAUS, C. ; RAPOSO, R. R. . A ideia da música absoluta. São Paulo : Imprensa Oficial do Estado de São Paulo , 2021 (Tradução)
    • DAHLHAUS, C. ; RAPOSO, R. R. . Hegel e a música de seu tempo. São Paulo : Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo , 2020 (Tradução)
    • VIDAL, F. ; RAPOSO, R. R. . Sobre a primeira versão de Espírito da Utopia (1918). Porto Alegre : Editora Fi , 2019 (Tradução)
    • Nome do projeto: A música na estética de Hegel (2017 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RAPOSO, R. R. , WERLE, M. A. .
      Descrição: A presente pesquisa trata de investigar a questão da música na filosofia hegeliana com base em uma leitura polarizada entre os Cursos de Estética e o capítulo sobre o espírito subjetivo do terceiro volume da Enciclopédia das Ciências Filosóficas. Tal leitura se concentra nos elementos mobilizados por Hegel ao discorrer sobre essa arte particular do seu sistema estético à luz de um conflito. Tem-se, de um lado, aquilo que é formalmente próprio à música enquanto atividade autônoma, isto é, relacionado aos elementos peculiares com que lida o domínio de sua artesania (conferem autonomia ao próprio discurso), e, de outro, um conteúdo capaz de inserir a arte musical mais propriamente no sistema, ou seja, aquilo que para Hegel é essencial à música enquanto atividade artística, de modo a aproximá-la das demais artes. A partir dos conceitos mobilizados na composição do discurso sobre a música mediado pela filosofia, conceitos esses oriundos do espírito subjetivo da Enciclopédia das Ciências Filosóficas tais como sensação e sentimento (domínio da antropologia filosófica) e intuição, representação, recordação (domínio da psicologia filosófica), busca-se uma compreensão para além da franca e unilateral oposição com elementos mais especificamente musicais, presentes inclusive como subtítulos no capítulo sobre a música nos Cursos de Estética - medida temporal, compasso e ritmo, da harmonia, e da melodia. O esforço consiste não somente em aprofundar essa reflexão no contexto da filosofia hegeliana mais ampla, mas também retomá-la no contexto histórico de uma nascente musicologia em meados do século XIX, quando questões relacionadas à autonomia musical estão sendo extensamente debatidas.
    • Nome do projeto: Carl Dahlhaus e o legado estético-musical da tradição Beethoven-Hegeliana (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RAPOSO, R. R. , WERLE, M. A. .
      Descrição: A pesquisa consiste em investigar a proposta histórico-interpretativa do musicólogo alemão do século XX, Carl Dahlhaus (1928-1989), em alguns textos em que trata da questão do desenvolvimento das formas musicais desde o início do século XIX até a primeira metade do XX, segundo a perspectiva de uma ?tradição Beethoven-Hegeliana? apontada e descrita pela musicóloga americana Janet Schmalfeldt , que toma o musicólogo não só como ?o mais importante preservador? desta tradição, mas também como o ?o mais preparado para substanciar seus pontos de vista oferecendo observações analíticas concretas? . Diferente do encaminhamento mais propriamente musicológico, analítico-musical, de Schmalfeldt, porém, o trabalho buscará identificar os contornos do desenvolvimento em seu lastro estético-musical ? onde a música de Beethoven detém centralidade enquanto objeto no estabelecimento do debate sobre a forma musical, e onde também se torna inevitável a partir de um momento determinado a apropriação de conceitos, métodos e conteúdos do idealismo pelo mesmo debate . Nesses contornos, por sua vez, verificaremos como Dahlhaus também se reporta a esse legado principalmente ao identificar em algumas contribuições, selecionadas segundo critérios explícitos, mais enfaticamente o sentido de desenvolvimentos de caráter dialético-processual, transferindo a elas o peso de uma tradição em que também se inseriria ao buscar sistematizá-la à sua maneira, ou ao menos ao indicar nela sentidos histórico-sistemáticos. Isso implica ao mesmo tempo em contrapor, como uma questão para a musicologia, a abordagem mais histórico-conceitual de Dahlhaus a outras leituras ao longo do século XX, devedoras desta tradição, segundo Schmalfeldt, só que mais tendentes, em suma, à matéria musical enquanto motor de um desenvolvimento conceitual, de modo a sublinhar divergências metodológicas, interpretativas e particularidades.
    • Nome do projeto: Um caminho para a música absoluta (2014 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RAPOSO, R. R. , WERLE, M. A. .
      Descrição: Essa pesquisa trata de confrontar fenômenos históricos como o de emancipação da música instrumental no final do século XVIII com o sistema estético hegeliano, levando em consideração a dificuldade relativa ao que o musicólogo alemão do século XX Carl Dahlhaus chamou de dialética da interioridade ressoante
    • Graduacao:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2020
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2016
      • Curso: Música
        Nome da Instituição: FIAM-FAAM Centro Universitário
        Ano de conclusão: 2011
    • Mestrado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2019
    • Doutorado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Faculdades Santa Marcelina
        Ano de conclusão: 2015
    • FIAM-FAAM Centro Universitário:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).
    • Faculdades Santa Marcelina:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2020 - 2020 ).
        Outras informações: Orientador de TCCs