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Carmem Lúcia Rodrigues

    • Professora e pesquisadora da Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG). Concluiu dois doutorados: em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (2013), em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (2001); realizou estágio de pós-doutoramento na área de Ambiente e Sociedade pelo Nepam-Unicamp (2008); concluiu mestrado em Desenvolvimento, Agricultura e Extensão Rural pela Universidade de Flensburg na Alemanha (1993) e graduação em Agronomia pela Universidade de São Paulo (1987). Antes de ingressar ao magistério superior em 2002, trabalhou em projetos socioambientais, atuou no campo da Agroecologia, desenvolveu estudos e pesquisas etnográficas na Índia (Rajastão) e em comunidades tradicionais situadas no Vale do Ribeira (SP) . Nos últimos treze anos dedica-se à Antropologia e atua, principalmente, nas seguintes áreas temáticas: territorialidade e povos tradicionais; festejos populares e rituais; antropologia e direitos humanos. Criou e coordenou durante três anos o grupo de estudos e o projeto de extensão Coletivo Direitos Humanos, Cinema e Afetos na Unifal-Mg. É sócia efetiva da Associação Brasileira de Antropologia (ABA).

       

      Links:    

    • Manifestações culturais populares, identidades coletivas e direitos culturais
    • Participação social e arranjos institucionais no ordenamento territorial em áreas protegidas da Mata Atlântica
    • Antropologia, Regimes de Moralidade e Direitos Humanos
    • Almeida, Gabriela P. de ; SCHRITZMEYER, A. L. P. ; RODRIGUES, C.L. . Cinema e direitos humanos (das mulheres): sentir e pensar potencializados REVISTA DIREITO E PRÁXIS , v. XII , p. 2876 - 2998 , 2021. ISSN: 21798966.
    • ROVAI, M. G. O. ; RODRIGUES, C.L. . Direitos humanos são para humanos direitos: uma perspectiva antropológica sobre direitos humanos. Revisionismos: a universidade esclarece, v. , p. 105 - 114, 2020.
    • RODRIGUES, C.L. . Entre o canal de Arapiraca e as águas do mar aberto: representações sociais da territorialidade caiçara na Ilha do Cardoso. O viver em Ilhas, v. 1, p. 47 - 64, 2013.
    • RODRIGUES, C.L. ; Meira, M.L.R. ; Souza, A.M. ; Oliveira, R.E. . Desafios e Estratégias para Promover a Participação Social na Recuperação Florestal. Recuperação Florestal: um olhar social, v. 1, p. 5 - 127, 2008.
    • RODRIGUES, C.L. ; QUEDA, O. ; MARTINS, R. B. . ?Participação dos proprietários rurais na restauração da mata ciliar: uma proposta metodológica?. Alternativas de Sustentabilidade e Desenvolvimento Regional, Ed. Uniara, 2008. (ISBN 978-85-7650-122-0), v. 1, p. - 356, 2008.
    • RODRIGUES, C.L. . Desafios em Torno da Participação de Populações Tradicionais na Conservação da Mata Atlântica. O Campo no Século XXI: territórios de vida, de luta e de construção da justiça social, v. 1, p. 181 - 2002, 2004.
    • RODRIGUES, C.L. . A Cultura Caiçara e Turismo no Bairro do Marujá, Ilha do Cardoso. Comunidades Tradicionais e Manejo dos Recursos Tradicionais na Mata Atlântica, v. , p. - , 2000.
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    • RODRIGUES, C.L. . Coletivo Direitos Humanos, Cinema e Afetos': trajetória e atuais desafios de um projeto de extensão no sul de Minas Gerais. In: 32a. Reunião Brasileira de Antropologia , 2020 , Rio de Janeiro (online). https://www.32rba.abant.org.br/simposio/view?ID_SIMPOSIO=89. : , 2020.
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    • RODRIGUES, C.L. . Rituais populares, conflitos territoriais e processos de reconhecimento. In: III ENADIR - III Encontro Nacional de Antropologia do Direito , 2013 , São Paulo. III ENADIR - III Encontro Nacional de Antropologia do Direito. : , 2013.
    • RODRIGUES, C.L. ; FERREIRA DA SILVA, A.L. . Processos de territorialização e articulação identitária em comunidades caiçaras na Mata Atlântica. In: IX Reunião de Antropologia do Mercosul, 'Culturas, Encontros e Desigualdades' , 2011 , Curitiba / PR. IX Reunião de Antropologia do Mercosul, "Culturas, Encontros e Desigualdades". : , 2011.
    • RODRIGUES, C.L. . O lugar do fandango: patrimônio cultural e travessia ritual ao território caiçara. In: 28a. Reunião Brasileira de Antropologia (RBA) , 2012 , São Paulo capital. Desafios Antropológicos contemporâneos. : , 2012.
    • RODRIGUES, C.L. . Participação de populações tradicionais no ordenamento territorial de áreas protegidas: três estudos de caso na Mata Atlântica. In: 33o. Encontro Anual da ANPOCS , 2009 , Caxambu. 33o. Encontro Anual da ANPOCS. : , 2009.
    • RODRIGUES, C.L. . A educação ambiental como perspectiva para a formação crítico-reflexiva de gestores ambientais: contribuições (teórico-metodológicas) para o debate. In: V Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade (ENANPPAS) , 2010 , Florianópolis. V ENANPPAS. : , 2010.
    • RODRIGUES, C.L. . Abordagem Participativa e Arranjos Institucionais Voltados à Conservação na Mata Atlântica. In: IV Encontro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade (ANPPAS) , 2008 , Brasília. IV Encontro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade (ANPPAS). : , 2008.
    • RODRIGUES, C.L. . Participação social na gestão territorial de unidades de conservação na Mata Atlântica do Brasil: o caso exemplar do Conselho Gestor do Parque Estadual da Ilha do Cardoso (SP, Brasil). In: II Congresso Latinoamericano de Parques nacionales y outras areas protegidas , 2007 , Bariloche. II Congresso Latinoamericano de Parques Nacionales y otras áreas protegidas. : , 2007.
    • RODRIGUES, C.L. . Participação dos proprietários rurais na restauração da mata ciliar: uma proposta metodológica. In: Congresso Brasileiro da Sociedade Brasileira de Economia e Extensão Rural (SOBER) , 2005 , Ribeirão Preto. Rodrigues, Carmem Lúcia; Queda, Oriovaldo; Martins, Roberto Bretzel. Participação dos proprietários rurais na restauração da mata ciliar: uma proposta metodológica. Ribeirão Preto, Sociedade Brasileira de Economia e Extensão Rural (SOBER), 2005. 1 CD-Rom.. : , 2005.
    • RODRIGUES, C.L. ; SANSON, F. . Populações tradicionais e os planos de Manejo Participativos em Unidades de Conservação na Mata Atlântica. In: Encontro Brasileiro dos Geógrafos , 1998 , Vitória da Conquista. Anais do Encontro Brasileiro dos Geógrafos. Vitória da Conquista : , 1998.
    • RODRIGUES, C.L. . Projeto Verde Avecuia. 2002 (Consultoria)
    • RODRIGUES, C.L. ; Oliveira, R.E. . Estratégias Participativas de Extensão florestal e alternativas de uso sustentável de florestas.. 2008 (Consultoria)
    • RODRIGUES, C.L. ; FERREIRA DA SILVA, A.L. . Planos de Utilização das RESEX e RDS no mosaico de Jacupiranga, SP. 2010 (Consultoria)
    • RODRIGUES, C.L. . Analyses of the dinamics and factores of the people's participation in the Wasteland Developmen t Programme. 1992 (Relatorio_tecnico)
    • RODRIGUES, C.L. . Avaliando a Educação Ambiental no Brasil: materiais impressos. 1995 (Consultoria)
    • RODRIGUES, C.L. . Programa de Educação Ambiental para a empresa Eucatex Florestal. 1996 (Elaboracao_de_projeto)
    • RODRIGUES, C.L. . Avaliação de resultados e Impactos do trabalho de intervenção de duas ONGs que desenvolvem projetos voltados à agricultura familiar no Nordeste. 1996 (Consultoria)
    • RODRIGUES, C.L. . Programa de Educação Ambiental PROCAV em áreas de canalização de córregos na periferia da cidade de São Paulo. 1996 (Elaboracao_de_projeto)
  • Apresentações de Trabalho: 4
    • RODRIGUES, C.L. . Direitos Humanos: história e desafios contemporâneos. 2017 (Conferência)
    • RODRIGUES, C.L. ; DANIEL, C. . Participação, Organização Política e Comunidades Tradicionais. 2014 (Conferência)
    • RODRIGUES, C.L. ; FERREIRA DA SILVA, A.L. . Processos de territorialização e articulação identitária em comunidades caiçaras na Mata Atlântica. 2011 (Congresso)
    • RODRIGUES, C.L. . Participação de populações tradicionais no ordenamento territorial de áreas protegidas: três estudos de caso na Mata Atlântica. 2009 (Seminário)
    • RODRIGUES, C.L. . Mostra Universitária de Cinema em Direitos Humanos e Afetos. 2019 (Unifal-MG)
    • RODRIGUES, C.L. ; ROSA, D. . Roda de Conversa online (Live): "Impacto do coronavírus em grupos mais vulneráveis no sul de Minas: conexão Alfenas, Caldas e Poços de Caldas". 2020 (Unifal- Mg)
    • RODRIGUES, C.L. ; RAIMUNDO, S. L. ; LIMA, V. . A roda de conversa online (Live) ?A pandemia e as redes de solidariedade sob o olhar de três mulheres que atuam na periferia das grandes capitais brasileiras?. 2020 (Unifal-Mg)
    • RODRIGUES, C.L. ; BRANDAO, C. R. . Roda de Afetos ao vivo (Live) Um mundo melhor é possível?. 2020 (Unifal - Mg)
    • RODRIGUES, C.L. ; SORRENTINO, Marcos . Metodologias Participativas. 2000 (Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia e ESALQ/USP)
    • RODRIGUES, C.L. . Participação Social e Negociação em projetos de Educação Ambiental. 2001 (Faculdade de Saúde Pública da USP)
    • Nome do projeto: Participação Social na proteção de áreas protegidas na Mata Atlântica (2006 - 2008
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RODRIGUES, C.L. , Ferreira, L.C. .
      Descrição: Pesquisa desenvolvida no estágio de pós-doutoramento no NEPAM da UNICAMP. Propos uma reflexão acerca da abordagem participativa em experiências de criação, planejamento e gestão ambiental de áreas protegidas em curso no Brasil, e procura realizar uma análise dos arranjos institucionais envolvidos em tais processos coletivos. Analisa, em especial, a atuação dos Conselhos Gestores em três unidades de conservação de proteção integral na Mata Atlântica, na região litorânea do Estado deSão Paulo - o Parque Estadual da Ilha do Cardoso, o Núcleo Picinguaba (Parque Estadual da Serra do Mar) e a Reserva de Desenvolvimento Sustentável da Barra do Una (no Mosaico da Juréia)
    • Nome do projeto: O lugar do fandango caiçara (2009 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RODRIGUES, C.L. .
      Descrição: Projeto de doutorado concluído no DA do IFCH-Unicamp.Ao propor uma discussão teórica inspirada em estudos sobre rituais, este trabalho apresenta uma Etnografia do Fandango Caiçara em que foram analisados dados de uma pesquisa de campo realizada no Vale do Ribeira (SP). Interessou-me discutir o presente significado de manifestações populares que haviam sido consideradas extintas, mas que, paradoxalmente, ressurgem com vitalidade surpreendente nos últimos anos em vários lugares do Brasil e do mundo. Este é também o caso do Fandango Caiçara, que além de animar festas familiares e encontros comunitários, tem sido celebrado em espetáculos de cultura popular em importantes centros urbanos. O Fandango evocar, na atualidade, um possível movimento de passagem de uma situação para outra, de uma condição a outra, que além do reviver das coisas boas do "tempo dos antigos", possibilita a criação ou a travessia para um mundo melhor, de acordo com a perspectiva daquelas pessoas. Faz alusão, de tal modo, à reelaboração constante dessa expressão cultural, bem como à subjacente rearticulação da identidade coletiva caiçara.
    • Nome do projeto: Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus Luiz de Queiroz da USP (2004 - 2008
      Natureza: Extensao
      Integrantes: RODRIGUES, C.L. .
      Descrição: O Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus "Luiz de Queiroz" (PDS) é um modelo de gestão que surgiu das iniciativas relacionadas às questões ambientais da própria comunidade do Campus em 2005. O PDS tem o propósito de traçar diretrizes para ações socioambientais no Campus e firmar o compromisso institucional para o enfrentamento dos problemas desta temática. O Plano Diretor tem como objetivos: possibilitar a integração das ações socioambientais do Campus; coordenar e monitorar o planejamento socioambiental do Campus; e definir diretrizes e instrumentos para orientar a Política Socioambiental do Campus ?Luiz de Queiroz?. A motivação de unir os diferentes grupos de pesquisa e extensão que trabalham com questões socioambientais neste Campus, juntamente com a pressão interna por melhorias socioambientais, ao lado da pressão de órgãos públicos, fizeram aflorar preocupações com a adequação do Campus a legislação ambiental, em todas as suas dimensões. O PD está em andamento. A coordenação do GT pela pesquisadora encerrou-se em 2008.
    • Nome do projeto: Limites do Consenso: territórios polissêmicos na Mata Atlântica e gestão ambiental participativa (1998 - 2001
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RODRIGUES, C.L. .
      Descrição: Pesquisa de doutorado em Geografia Humana desenvolvida no departamento de Geografia Humana na FFLCH-USP. Síntese: A crescente ampliação da participação cidadã no gerenciamento ambiental e no ordenamento territorial instigou a reflexão sobre quais seriam os principais atores e onde se deveria iniciar o planejamento das intervenções. O ?lugar? (Tuan, 1983) seria uma dimensão privilegiada, por representar a esfera da convivência cotidiana dos principais sujeitos atingidos pela crise ambiental. Neste estudo se discutiu o porquê de se considerar o lugar um espaço prioritário de debate e de gestação de propostas alternativas ao modelo convencional de conservação de áreas protegidas no Brasil ? modelo este que ainda vê a presença de povos tradicionais nas áreas como uma ameaça à sustentabilidade ecológica
    • Nome do projeto: Consumo em dois bairros do município de Três Rios (RJ) (2011 - 2013
      Natureza: Extensao
      Integrantes: RODRIGUES, C.L. , CARDOSO, N. F. , LOPES, T. , BENTO, M. , VECCHI, I. , PIRES., R. .
      Descrição: Projeto proposto por alunos de graduação em Gestão Ambiental e orientado por mim. Síntese: O consumo é um tema de alta relevância no mundo contemporâneo no qual os interesses do sistema liberal sobrepõem à "questão ambiental". Há uma necessidade crescente de refletimos sobre o atual modelo mundial de produção e de consumo, suas consequências para o meio ambiente, as políticas públicas adotadas para enfrentar a problemática e a postura dos distintos grupos sociais perante o modelo econômico vigente. Objetivo da pesquisa: realizar um levantamento sobre as formas de consumo dos moradores de dois bairros contrastantes no município de Três Rios/RJ, um localizado no centro e outro na periferia; entender a influência da mídia sobre o comportamento desses consumidores; apontar possíveis consequências do atual modelo de consumo ao meio ambiente e na vida de tais pessoas; sensibilizar as comunidades a respeito de um "consumo responsável/consciente". A pesquisa é essencialmente qualitativa e exploratória. Foi também realizado um estudo bibliográfico sobre os temas "consumo"; "consumo consciente/responsável" e "obsolescência programada" bem como houve o levantamento de dados qualitativos, ainda não publicados.
    • Nome do projeto: Coletivo Direitos Humanos, Cinema e Afetos (2019 - 2020
      Natureza: Extensao
      Integrantes: RODRIGUES, C.L. , SILVA, R. C. L. .
      Descrição: A presente proposta de criação do "Coletivo Direitos Humanos,Cinema e Afetos" visa fomentar no município de Alfenas e no Sul de Minas Gerais a reciprocidade de pessoas e de grupos que se dedicam aos direitos humanos, além de ampliar o estudo, o debate público e ações criativas que resultem na defesa, no fortalecimento e na promoção de direitos e do respeito à dignidade dos chamados "novos sujeitos de direitos": indígenas, quilombolas e outros povos tradicionais; membros da comunidade LGBTQ+; mulheres em condição de violência doméstica; negras e negros, pessoas com deficiência, dentre outros sujeitos.
    • Nome do projeto: Ciclo de estudos e cine-debates entre o DiHCA (Unifal-MG) e o NADIR (USP) (2020 - 2020
      Natureza: Extensao
      Integrantes: RODRIGUES, C.L. , SCRHRITZMEYER, A. L. P. , ALMEIDA, G. P. , MENEZES, C. L. , ANTUNES, S. V. , CAMPANELLA, I. B. , MATIAS, S. , FRANCA, A. C. M. , KHAIR, A. A. , ZANON, G. P. , SANTOS, M. A. , CHAPARRO, N. C. R. , SILVA, V. H. , PEREIRA, L. D. , SILVA, V. A. F. .
      Descrição: Realização de um Ciclo de estudos e de cine-debates entre o Coletivo Direitos Humanos, Cinema e Afetos (DIHCA), coordenado por mim e a profa. Ana Lúcia Pastore Schritzmeyer, coordenadora do Núcleo de Antropologia do Direito (NADIR) da USP. O projeto se desenvolveu por quatro meses e envolveu membros das duas equipes, sendo 8 bolsistas de graduação da UNIFAL e 3 pós-graduandas da Usp, orientandas de Ana Lúcia Pastore. Os temas estudados e as datas dos cine-debates foram: 1. encarceradas(os) - 25/09/2020; 2. Negritude/racismo - 23/10/2020; 3: Violência de gênero - 20/11/2020; 4: Direitos à memória e a narrar a própria história (participação de Ana Lúcia Pastore) - 17/12/2020. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Ana Lúcia Pastore Schritzmeyer (coordenadora pelo NADIR-USP)
    • Graduacao:
      • Curso: Engenharia Agronômica
        Nome da Instituição: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz
        Ano de conclusão: 1987
    • Mestrado:
      • Curso: Appropriate Rural Technology and Extension Skills
        Nome da Instituição: Universidade de Flensburg
        Ano de conclusão: 1993
    • Doutorado:
      • Curso: Antropologia Social
        Nome da Instituição: Universidade Estadual de Campinas
        Título: O Lugar do Fandango Caiçara: natureza e cultura de povos tradicionais, direitos comunais e travessia ritual no Vale do Ribeira (SP)
        Ano de conclusão: 2013
      • Curso: Geografia (Geografia Humana)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: Limites do Consenso: territórios polissêmicos na Mata Atlântica
        Ano de conclusão: 2001
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade Estadual de Campinas
        Ano de conclusão: 2008
    • Centro Universitário Senac:
      • Tipo de vínculo: Livre (2002 - 2005 ).
        Outras informações: Contratada como professora efetiva no Centro Universitário SENAC no Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental no Campus de Águas de São Pedro, responsável pelas seguintes disciplinas: - Educação Ambiental I (80 horas): 7 turmas semestrais, sendo que em 2 semestres como professora convidada e 5 semestres como Prof. Adjunto; - Educação Ambiental II (40 horas): 5 turmas semestrais como Prof. Adjunto; - Prática Profissional II (metodologias participativas de gestão ambiental)(80 horas): 2 turmas semestrais como prof. Adjunto. No SENAC orientou 7 alunos em trabalhos de conclusão de curso (TCCs).
        Outras informações: professor-adjunto
    • Associação Ecoar Florestal:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Instituto Ecoar para a Cidadania:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Centro de Pesquisa e Assessoria:
      • Tipo de vínculo: Livre (1988 - 1990 ).
        Outras informações: Integrante da equipe técnica do Centro de Tecnologias Alternativas, situado no município de Quixeramobim, no sertão-central cearense. Desenvolveu atividades voltadas a promover a sustentabilidade da agricultura familiar e conduziu pesquisas e experimentações a respeito de sistemas de produção agroecológica adaptados à realidade de comunidades no semi-árido brasileiro onde se buscava integrar o saber tradicional/etnoecológico ao conhecimento técnico-científico na solução de problemas ecológicos causados pela agricultura convencional. Também participou como ministrante em vários módulos do Programa de Formação em agroecologia destinados a agricultores familiares do estado do Ceará.
        Outras informações: técnica do Centro de Tecnologias Alternativas
    • Instituto Casa da Floresta:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2010 ).
        Outras informações: Coordenadora Técnica do Plano de Utilização das seguintes unidades de conservação de uso sustentável do Mosaico de Jacupiranga no Vale do Ribeira administradas pela Fundação Florestal (Secretaria do Meio Ambiente do Estado de SP): RESEX Ilha do Tumba, RESEX Taquari, RDS Itapanhapima, RDS Lavras, RDS Quilombos de barra do Turvo, RDS Pinheirinhos e RDS Barreiro-Anhemas.
        Outras informações: coordenadora de projeto
    • Universidade Estadual de Campinas:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Ambiente e Sociedade (Campinas):
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - Atual ).
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
    • Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2016 ).
        Outras informações: professor-adjunto
    • R@U : Revista de Antropologia Social dos Alunos do PPGAS-UFSCAR:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - Atual ).
    • Universidade Federal de Alfenas:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2016 - Atual ).
        Outras informações: docente