Não autenticado |

Wagner Pinheiro Pereira

    • Possui graduação em Bacharelado em História (1999), Licenciatura Plena em História (2001), Mestrado em História Social (2003) e Doutorado em História Social (2008) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde também coordena o Laboratório de História, Cinema e Audiovisualidades (LHISCA) e atua como editor-chefe da Revista Poder & Cultura. Tem experiência nas áreas de História e de Relações Internacionais, com ênfase em História da América, História Contemporânea, História & Audiovisual (Cinema, Televisão e Música), atuando principalmente nos seguintes temas: política de massas, cinema e propaganda nos regimes autoritários (fascismo, nazismo, salazarismo, varguismo e peronismo) e no governo de Franklin D. Roosevelt; Política de Massa, Sociedade do Espetáculo e Cultura da Mídia no Mundo Contemporâneo. Atualmente também é graduando do curso de Teologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

       

      Links:    

    • História das Américas
    • História Contemporânea
    • História do Audiovisual: Cinema, Televisão e Música
    • História das Relações Internacionais
    • Política, Cultura e Comunicação nas Américas e na Europa: Circulação de Ideias, Imagens e Práticas Políticas
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . O Poder das Imagens: Cinema e Política nos Governos de Adolf Hitler e Franklin D. Roosevelt (1933-1945). São Paulo : Alameda Casa Editorial, 2012 . 700p. ISBN: 9788579390456.
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . 24 de Outubro de 1929: A Quebra da Bolsa de Nova York e a Grande Depressão. São Paulo : Companhia Editora Nacional, 2006 . 103p. ISBN: 8504010511.
    • BRANDAO, Quezia ; PEREIRA, Wagner Pinheiro . As narrativas crísticas da Revolução no Terceiro Mundo: Circulações e Apropriações estéticas de 'O Evangelho Segundo São Mateus' (1964) em 'A Idade da Terra' (1980) Revista Poder & Cultura , v. 2 , p. 107 - 142 , 2015. ISSN: 23591072.
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro ; BRANDAO, Quezia . A América Latina de Glauber Rocha: um projeto de integração cultural no filme A Idade da Terra (1980) Faces da História , v. 2 , p. 38 - 62 , 2015. ISSN: 23583878.
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . O cinema político na ditadura militar brasileira: as representações dos ?anos de chumbo? no filme Pra Frente, Brasil (1982) Revista Maracanan , v. 1 , p. 24 - 40 , 2014. ISSN: 23590092.
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Desbravando o 'Coração das Trevas': Visões Sobre o Neocolonialismo, a África e os Africanos na Obra de Joseph Conrad Revista Poder & Cultura , v. 2 , p. 136 - 177 , 2014. ISSN: 23591072.
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . O Mito Evita no Cinema Argentino: 'Eva Perón - A Verdadeira História' (1996) Revista Poder & Cultura , v. 1 , p. 10 - 29 , 2014. ISSN: 23591072.
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . A Revolução Bolivariana e a Venezuela de Hugo Chávez: História e Interpretações (1999-2013) Boletim Tempo Presente (UFRJ) , v. 7 , p. 1 - , 2013. ISSN: 19813384.
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Leni Riefenstahl: Vida e Lenda Revista da APG (PUCSP) , v. XIII , p. 341 - 361 , 2007. ISSN: 01043803.
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Cinema e Propaganda Política no Fascismo, Nazismo, Salazarismo e Franquismo História. Questões e Debates , v. 38 , p. 101 - 131 , 2003. ISSN: 01006932.
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Populismo y Neopopulismo en América Latina. Quién manda aquí? La crisis global de la democracia representativa, v. 1, p. 301 - 322, 2017.
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . A Política das Multidões: Populismo e Neopopulismo na América Latina. Governança e Democracia Representativa, v. 1, p. 301 - 322, 2017.
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . O Futuro da Televisão Brasileira no Século XXI. Guia a História: Televisão, v. 1, p. 97 - 98, 2016.
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . História da Televisão no Brasil. Guia a História: Televisão, v. 1, p. 50 - 53, 2016.
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . A História da Televisão. Guia a História: Televisão, v. 1, p. 12 - 14, 2016.
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro ; BRANDAO, Quezia . O Projeto Épico-Didático "America Nuestra" de Glauber Rocha: As Alegorias da América Latina e as Narrativas Crísticas da Revolução do Terceiro Mundo no Filme A Idade da Terra (1965-1980). Ensaios sobre cinema e humanidades: aproximações interdisciplinares, olhares múltiplos, v. 1, p. 201 - 280, 2017.
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . "O Hitler Africano": O Regime de Idi Amin Dada no Cinema. Ditaduras Revisitadas: Cartografias, Memórias e Representações Audiovisuais, v. 1, p. 302 - 348, 2016.
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Na Câmara de Torturas da Ditadura Militar Brasileira: As Representações dos "Anos de Chumbo" no Filme Pra Frente, Brasil (1982). Os Crimes e a História do Brasil: Abordagens Possíveis, v. 1, p. 199 - 245, 2015.
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro ; BRANDAO, Quezia . A História em Imagens: As Revistas Ilustradas na Primeira República Brasileira (1889-1930). O Mundo do Trabalho nas Páginas das Revistas Ilustradas, v. 1, p. 244 - 281, 2015.
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . A Sombra dos Ditadores: Os Regimes Autoritários nos Romances Hispano-Americanos (1851-2000). As Matrizes do Fabulário Ibero-Americano, v. 1, p. 171 - 188, 2016.
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro ; BRANDAO, Quezia . As Memórias do Transe Latino-Americano: Os Bastidores Político-Culturais dos Filmes Terra em Transe (1967) e Memorias del Subdesarollo (1968). A História que Ensinamos e o Ensino da História, v. 1, p. 131 - 163, 2015.
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Evita Imortal: Uma Análise do Filme 'Eva Perón - A Verdadeira História' (1996). Diálogos e Relações de Poder, v. 1, p. 2701 - 3017, 2015.
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . A Revolução Bolivariana e a Venezuela de Hugo Chávez: História e Interpretações (1999-2013). A Era Chávez e a Venezuela no Tempo Presente, v. 1, p. 87 - 111, 2015.
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . A América de Hollywood: O Cinema de Frank Capra e a Construção dos Mitos Culturais dos Estados Unidos. Visões da América: A História dos EUA discutida por pesquisadores brasileiros., v. 1, p. 204 - 225, 2014.
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . 1930-1939 - O cinema português de Salazar. Cinema português: um guia essencial, v. , p. 93 - 137, 2013.
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . O Triunfo do Reich dos Mil Anos: Cinema e Propaganda Política na Alemanha Nazista (1933-1945). História e Cinema. Dimensões Históricas do Audiovisual., v. , p. 259 - 274, 2011.
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . O Terceiro Reich em Cena: História e Memória Audiovisual do Nazismo e do Holocausto. Judaísmo e Globalização: Espaços e Temporalidades, v. 01, p. 426 - 447, 2010.
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . O Espetáculo do Poder: Políticas de Comunicação e Propaganda nos Fascismos Europeus e nos Populismos Latino-americanos (1922 - 1955). Do Político e Suas Interpretações, v. , p. 45 - 88, 2009.
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . O Triunfo do Reich dos Mil Anos: Cinema e Propaganda Política na Alemanha Nazista (1933-1945). História e Cinema. Dimensões Históricas do Audiovisual, v. , p. 255 - 269, 2007.
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Nazismo e a Igreja: Pio XII e o Nazismo de Hitler (entrevista concedida para a matéria) . Personalidades da História , Bauru , 15 set. 2015.
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Nazismo queria 'embelezar' o mundo - Prefácio à edição brasileira: Nazismo e o Inimigo Judeu . Folha de S.Paulo , São Paulo , 09 set. 2014.
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Livre da censura, nosso cinema político encara o mercado . Portal PUC-Rio Digital - Jornal - Laboratório de Convergência de Mídia , Rio de Janeiro , 16 abr. 2014.
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Bando do Bigode: Quem eram os braços direitos de Hitler? . Coleção Mundo Estranho: A História do Mundo Segundo a Mundo Estranho , São Paulo , 01 abr. 2013.
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Frank Capra e o american dream . Recine: Revista do Festival Internacional de Cinema de Arquivo , Rio de Janeiro , 14 dez. 2012.
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro ; KOPSCH, Daniela . [História] Respostas: O que foi feito com o corpo de Hitler? . Superinteressante , , 01 jun. 2011.
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Nouvelle Vague . Revistae - SESC , São Paulo , 01 jan. 2011.
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro ; FILOMENO, L. . Cinema: Peça pelo formato. Guia da Semana. 07/05/2010. . Guia da Semana , , 07 mai. 2010.
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro ; RESENDE, T. . Dinheiro: Crise de 1929: 80 Anos ? Crise de 1929 afetou autoestima da população e abriu espaço para Hitler . Folha Online , , 24 out. 2009.
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro ; VALLONE, G. . Dinheiro: Crise de 1929: 80 Anos ? Crise de 1929 atingiu economia e mudou a ordem política do Brasil . Folha Online , , 24 out. 2009.
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Em Pauta: Roteiro de Cinema no Brasil - O Poder do Roteiro de Audiovisual . Revista e ? SESCSP , São Paulo , 01 dez. 2009.
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro ; DEURSEN, F. V. . Tragédia em Wall Street . Aventuras na História , São Paulo , 01 jul. 2008.
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro ; BUARQUE, D. . Queda das bolsas em 1929 anunciava Grande Depressão Americana . G1 - O Portal de Notícias da Globo , , 17 set. 2008.
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Janela do Mundo . Revista e-SESCSP , São Paulo , 01 set. 2007.
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . O Nazismo Segundo os Nazistas . BBC História , São Paulo , 18 ago. 2008.
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Cinema Nazista: Doutrinação e Extermínio . Leituras da História. Especial: Grandes Genocídios , São Paulo , 01 ago. 2008.
    • CORRÊA, Rafael ; VIEIRA, Vanessa ; PEREIRA, Wagner Pinheiro . A Prisão da Língua . Veja , São Paulo , 26 dez. 2007.
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Sangrenta Ibéria: Guerra Civil Espanhola . Desvendando a História , São Paulo , 12 jan. 2007.
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Dissertação de Mestrado: Guerra das Imagens: Cinema e Política nos Governos de Adolf Hitler e Franklin D. Roosevelt (1933-1945). (Resumo da pesquisa) . Informe. Informativo da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP. Número 4 - Julho/Agosto 2003 , São Paulo , . .
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Pesquisa revela táticas de propaganda política no cinema (entrevista) . Em Destaque - Site da Universidade de São Paulo , , 30 jul. 2003.
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . O papel do cinema nos governos de Roosevelt e Hitler (entrevista) . Sala de Imprensa - Site da FFLCH-USP , , 07 ago. 2003.
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Uso da propaganda política aproxima cinema norte-americano dos anos 30 e 40 ao cinema nazista (reportagem sobre a dissertação de mestrado 'Guerra das Imagens: Cinema e Política nos Governos de Adolf Hitler e Franklin D. Roosevelt 1933-1945 'de Wagner Pinheiro Pereira). . Agência USP de Notícias , , 15 ago. 2003.
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Hitler e Roosevelt usaram cinema como propaganda, diz historiador (entrevista) . Com Ciência. Revista Eletrônica de Jornalismo Científico , , 22 ago. 2003.
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Historiador comenta vida e obra de Leni Riefenstahl; Inovações Cinematográficas de Lenil; e Leni Riefenstahl: Vida e Obra . Em Destaque - Site da Universidade de São Paulo , , 25 set. 2003.
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Guerra das Imagens: Cinema e Política nos Governos de Adolf Hitler e Franklin D. Roosevelt (1933-1945) - Resumo da dissertação de mestrado. . História Viva - Número 1 - Nov.2003 e na seção 'Para Saber Mais: Teses Acadêmicas Inéditas'do site www.historiaviva.com.br , São Paulo , . .
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Política de Massa, Cinema e Propaganda na América Latina: A Construção das Imagens do Líder, dos Trabalhadores e da Nação no Varguismo e no Peronismo (1930-1955). In: II Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina , 2016 , São Paulo. II Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina. São Paulo : PROLAM, 2016. p. 325 - 326.
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Um Cinema para a América Latina: Glauber Rocha, Tomás Gutiérrez Alea, Fernando Solanas e a Construção de um Projeto Político-Cultural Latino-Americano. In: II Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina , 2016 , São Paulo. II Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina. São Paulo : PROLAM, 2016. p. 264 - 265.
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . ?Comunicação: O Socialista e o Ditador: O Cinema Chileno e a Batalha pela (Re)Construção das Memórias Políticas do Chile da Unidade Popular de Salvador Allende e da Ditadura Militar do General Augusto Pinochet nos Documentários ?Pinochet? (2012) e ?Pinochet: el otoño del patriarca? (2013)?.. In: XI Encontro Internacional da ANPHLAC , 2014 , Niterói. Programação e Caderno de Resumosdo XI Encontro Internacional da ANPHLAC. Niterói : ANPHLAC, 2014. p. 130 - 131.
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Minicurso 2: O Carisma do Poder e o Êxtase das Multidões: A Política de Massas Populista na América Latina?.. In: XI Encontro Internacional da ANPHLAC , 2014 , Niterói. PROGRAMAÇÃO E CADERNO DE RESUMOS DO XI ENCONTRO INTERNACIONAL DA ANPHLAC. Niterói : ANPHLAC, 2014. p. 48 - 49.
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Na Câmara de Torturas da Ditadura Militar Brasileira: As Representações dos 'Anos de Chumbo' no Cinema Brasileiro (1964-2014). In: VII SAHIS - Semana Acadêmica de História - Política, Memória e Usos do Passado , 2014 , Seropédica. Caderno de Resumos - VII SAHIS - Semana Acadêmica de História - Política, Memória e Usos do Passado. Rio de Janeiro : Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2014. p. 18 - 19.
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . A Epopeia Americana: A Construção e a Monumentalização Histórica dos Estados Unidos no Filme 'O Nascimento de Uma Nação' (1915) de David W. Griffith. In: I Encontro de Graduandos e Pós-Graduandos em História dos Estados Unidos , 2013 , Niterói. Anais do I Encontro de Graduandos e Pós-Graduandos em História dos Estados Unidos. Niterói : PPGH-UFF, 2013. p. 493 - 512.
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Módulo A - O Cinema como Recurso Paradidático: Nazismo e Cinema: Política Cultural, Anti-semitismo e Holocausto (1933-1945). In: II Encontro Temático 'Judeu no Século 21'- Educando para a cidadania e a democracia: 'Racismo e anti-semitismo em debate nas salas de aula' , 2005 , São Paulo. II Encontro Temático 'Judeu no Século 21'- Educando para a cidadania e a democracia: 'Racismo e anti-semitismo em debate nas salas de aula'. São Paulo : Associação Beneficente e Cultural B'NAI B'RITH do Brasil / LEI-USP, 2005. p. 12 - 31.
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Cinema e Propaganda na Alemanha Nazista: Idéias e Imagens de Intolerância (1933-1945). In: II Jornada Interdisciplinar sobre o Ensino do Holocausto. Holocausto: Nunca Mais? Educando para a Cidadania e a Democracia , 2006 , São Paulo. Holocausto: Nunca Mais? Educando para a Cidadania e a Democracia. São Paulo : Apostila B'nai B'rith do Brasil / Depto. História - FFLCH-USP, 2006. p. 15 - 36.
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . O Cinema na Alemanha Nazista: Política Cultural, Anti-semitismo e Holocausto (1933 - 1945). In: Educando para a Cidadania e a Democracia. 3º Jornada Interdisciplinar: Intolerância e Holocausto na sala de aula: como estudar e ensinar , 2007 , Rio de Janeiro. Educando para a Cidadania e a Democracia. 3º Jornada Interdisciplinar: Intolerância e Holocausto na sala de aula: como estudar e ensinar. Rio de Janeiro : B?nai B?rith do Brasil / Programa de Estudos Judaicos - UERJ, 2007. p. 30 - 42.
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . O Cinema e as Crianças do Holocausto: A Intolerância em Cena. In: ?Por 1,5 Milhão de Crianças...? ? VII Jornada Interdisciplinar sobre o Ensino do Holocausto , 2008 , São Paulo. ?Por 1,5 Milhão de Crianças...? ? VII Jornada Interdisciplinar sobre o Ensino do Holocausto. São Paulo : B?nai B?rith do Brasil / LEER-USP, 2008. p. 76 - 95.
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . O Cinema dos Horrores: História Audiovisual do Nazismo e do Holocausto. In: ?Histórias de Muitas Vidas... Metodologia e Novas Abordagens? ? V Jornada Interdisciplinar sobre o Ensino do Holocausto / I Jornada Interdisciplinar sobre o Ensino do Holocausto de Curitiba , 2008 , Curitiba. ?Histórias de Muitas Vidas... Metodologia e Novas Abordagens? ? V Jornada Interdisciplinar sobre o Ensino do Holocausto / I Jornada Interdisciplinar sobre o Ensino do Holocausto de Curitiba. Curitiba : B?nai B?rith do Brasil / Centro de Capacitação Profissional da Secretaria Municipal da Educação, 2008. p. 28 - 47.
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Cinema e Genocídio Judaico: Dimensões Históricas da Memória Audiovisual do Nazismo e do Holocausto. In: Educando para a Cidadania e a Democracia. 6º Jornada Interdisciplinar: Intolerância e Holocausto na sala de aula: como estudar e ensinar , 2008 , Rio de Janeiro. Educando para a Cidadania e a Democracia. 6º Jornada Interdisciplinar: Intolerância e Holocausto na sala de aula: como estudar e ensinar. Rio de Janeiro : B?nai B?rith do Brasil / Programa de Estudos Judaicos - UERJ, 2008. p. 29 - 46.
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . O Julgamento de Nuremberg e o de Eichmann em Jerusalém: O Cinema como Fonte, Prova Documental e Estratégia Pedagógica. In: IX Jornada Interdisciplinar sobre o Ensino da História do Holocausto / II Jornada de Curitiba: Holocausto: Crime Contra a Humanidade , 2009 , Curitiba. IX Jornada Interdisciplinar sobre o Ensino da História do Holocausto / II Jornada de Curitiba: Holocausto: Crime Contra a Humanidade. Curitiba : Prefeitura Municipal de Curitiba / B?nai B?rith do Brasil, 2009. p. 11 - 37.
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . O Julgamento de Nuremberg e o de Eichmann em Jerusalém: O Cinema como Fonte, Prova Documental e Estratégia Pedagógica. In: X Jornada Interdisciplinar sobre o Ensino da História do Holocausto. Holocausto: Crime Contra a Humanidade , 2009 , São Paulo. X Jornada Interdisciplinar sobre o Ensino da História do Holocausto. Holocausto: Crime Contra a Humanidade. Apostila - Textos e Bibliografia. São Paulo : B'nai B'rith/LEER-USP, 2009. p. 28 - 53.
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . História e Memória Audiovisual do Nazismo e do Holocausto. In: Educando para a Cidadania e a Democracia. VIII Jornada Interdisciplinar ? Brasil / III Jornada Interdisciplinar ? RJ: Intolerância e Holocausto: Como Estudar e Ensinar na Sala de Aula , 2009 , Rio de Janeiro. Educando para a Cidadania e a Democracia. VIII Jornada Interdisciplinar ? Brasil / III Jornada Interdisciplinar ? RJ: Intolerância e Holocausto: Como Estudar e Ensinar na Sala de Aula. Rio de Janeiro : B?nai B?rith do Brasil / Programa de Estudos Judaicos - UERJ, 2009. p. 38 - 56.
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . O Julgamento de Nuremberg e o de Eichmann em Jerusalém: O Cinema como Fonte, Prova Documental e Estratégia Pedagógica. In: I Jornada Interdisciplinar de Porto Alegre sobre o Ensino do Holocausto , 2010 , Porto Alegre. Holocausto - Crime contra a Humanidade - I Jornada Interdisciplinar de Porto Alegre sobre o Ensino do Holocausto. Porto Alegre : B'nai B'rith Brasil / B'nai B'rith Rio Grande do Sul, 2010. p. 20 - 45.
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Nazismo: Política de Massa, Ideologia e Propaganda (1933-1945). In: I Jornada Interdisciplinar sobre o Ensino do Holocausto: Educando para a Cidadania e a Democracia. Intolerância e Holocausto: como estudar e ensinar na sala de aula , 2010 , Niterói. I Jornada Interdisciplinar sobre o Ensino do Holocausto: Educando para a Cidadania e a Democracia. Intolerância e Holocausto: como estudar e ensinar na sala de aula. Rio de Janeiro : B?nai B?rith do Brasil / Programa de Estudos Judaicos - UERJ, 2010. p. 57 - 72.
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Hollywood e a Guerra Fria: Cinema e Política nos Estados Unidos da América (1945 - 1991). In: X Encontro Internacional da ANPHLAC , 2012 , São Paulo. X Encontro Internacional da ANPHLAC: Programação e Resumos. São Paulo : Universidade de São Paulo, 2012. p. 25 - 25.
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Réquiem para Evita: Representações de Eva Perón e da Argentina Peronista na Cultura Midiática Contemporânea.. In: X Encontro Internacional da ANPHLAC , 2012 , São Paulo. X Encontro Internacional da ANPHLAC: Programação e Resumos. São Paulo : Universidade de São Paulo, 2012. p. 91 - 92.
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Evita Superstar: O mito Eva Perón e as representações da Argentina peronista na cultura midiática contemporânea. In: II Seminário de História Política: Poder e Política. Pensando as dinâmicas sociais e os regimes políticos. , 2013 , Niterói. II Seminário de História Política: Poder e Política. Pensando as dinâmicas sociais e os regimes políticos: Programa e Resumos.. Niterói : Universidade Federal Fluminense, 2013. p. 18 - 19.
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Cinema e Política na Era Roosevelt: O "American Dream" nos Filmes de Frank Capra. In: XXVI Simpósio Nacional da ANPUH ? Associação Nacional de História , 2011 , São Paulo. Anais do XXVI Simpósio Nacional da ANPUH ? Associação Nacional de História. São Paulo : Editora ANPUH-SP, 2011. p. 1 - 17.
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Mini-curso: O Cinema na Alemanha Nazista: Indústria, Propaganda e Entretenimento (1933 - 1945). In: XVIII Encontro Regional de História - O Historiador e Seu Tempo , 2006 , Assis. Impresso - Cursos Oferecidos. São Paulo : ANPUH-SP, 2006.
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Mini-curso 6: Cinema e Política no Totalitarismo e na Democracia: Propaganda, Intolerância e Violência. In: XIX Encontro Regional de História - Poder, Violência e Exclusão , 2008 , São Paulo. Impressos - Cursos Oferecidos. São Paulo : ANPUH-SP, 2008.
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . O Cinema e as Teorias de Limpeza Racial: Doutrinação e Extermínio. In: As Doenças e os Medos Sociais , 2008 , São Paulo. As Doenças e os Medos Sociais. São Paulo : Impresso LEER-USP, 2008. p. 11 - 11.
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Cinema e Propaganda Franquista: 'Raza' e 'El Espíritu de una Raza' (1941/1950). In: XIX Encontro Regional de História - ANPUH-SP: Poder, Violência e Exclusão , 2008 , São Paulo. XIX Encontro Regional de História - ANPUH-SP: Poder, Violência e Exclusão. São Paulo : ANPUH-SP, 2008. p. 315 - 315.
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . O Triunfo do Reich dos Mil Anos: Cinema e Propaganda Política na Alemanha Nazista (1927-1945). In: VIII Simpósio de Iniciação Científica da USP / II Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP , 2000 , São Paulo. VIII Simpósio de Iniciação Científica da USP / II Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP. : , 2000.
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . O Eterno Encoberto: O Mito do Sebastianismo de D.Sebastião a D.Pedro IV (1554-1834). In: VII Simpósio de Iniciação Científica da USP / I Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP , 1999 , São Paulo. VII Simpósio de Iniciação Científica da USP / I Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP. : , 1999.
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Cinema e Propaganda Política no Nazismo (1927-1945). In: VII Simpósio de Iniciação Científica da USP / I Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP , 1999 , São Paulo. VII Simpósio de Iniciação Científica da USP / I Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP. : , 1999.
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Um Rei Para Portugal: O Mito do Sebastianismo nos Séculos XVI e XVII. In: VI Simpósio de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo (6º SICUSP) , 1998 , São Paulo. Simpósios de Iniciação Científica - Universidade de São Pauloo 1998. : , 1998.
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . O Cinema de Propaganda no Salazarismo: Uma Análise do Filme A Revolução de Maio (1937). In: XVIII Encontro Regional de História - O Historiador e seu Tempo , 2006 , Assis. Associação Nacional de História - Seção São Paulo - Livro de Resumos - XVIII Encontro Regional de História: O Historiador e seu Tempo. Assis : UNESP/Assis, 2006. p. 211 - 211.
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . O Poder das Imagens: Cinema e Propaganda Política nos Governos de Hitler e Roosevelt (1933 - 1945). In: XXIII Simpósio Nacional de História - História: Guerra e Paz , 2005 , Londrina. Programas e Resumos do XXIII Simpósio Nacional - História: Guerra e Paz. Londrina : Editorial Mídia, 2005. p. 463 - 463.
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Cinema e Propaganda Política no Totalitarismo e na Democracia: Tempos de Hitler e Roosevelt (1933-1945). In: XVII Encontro Regional de História: 'O Lugar da História'. ANPUH - SP , 2004 , Campinas - São Paulo. XVII Encontro Regional de História: 'O Lugar da História'. ANPUH - SP. Programação e Resumos. Campinas/SP : ANPUH-SP/UNICAMP, 2004. p. 297 - 297.
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . O Domínio. In: 1° Concurso de Redação da Escola Técnica Oswaldo Cruz e dos Colégios Integrados Oswaldo Cruz - Paes Leme , 1995 , São Paulo. 2° Coletânea de Textos Redacionais do 1° Concurso de Redação da Escola Técnica Oswaldo Cruz e dos Colégios Integrados Oswaldo Cruz - Paes Leme 2° Grau/1995. São Paulo : Oswaldo Cruz, 1995. p. 106 - 106.
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Um Rei Para Portugal: O Mito do Sebastianismo nos Séculos XVI e XVII. In: 6° Simpósio de Iniciação Científica da USP , 1998 , São Paulo. Anais do 6° Simpósio de Iniciação Científica da USP. São Paulo : USP, 1998.
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . O Eterno Encoberto: O Mito do Sebastianismo de D.Sebastião a D.Pedro IV (1554-1834). In: 7° Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP , 1999 , São Paulo. Anais do 7° SIICUSP. São Paulo : USP, 1999.
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Cinema e Propaganda Política no Nazismo (1927-1945). In: 7° Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP , 1999 , São Paulo. Anais do 7° SIICUSP. São Paulo : USP, 1999.
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . O Triunfo do Reich dos Mil Anos: Cinema e Propaganda Política na Alemanha Nazista (1927-1945). In: 8° Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP , 2000 , São Paulo. Anais do 8° SIICUSP. São Paulo : USP, 2000.
  • Outras Produções Bibliográficas: 8
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Prefácio à Edição Brasileira: Nazismo e o Inimigo Judeu. São Paulo : Edipro , 2014 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Orelha do Livro. Campo Grande : Editora UFMS , 2013 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Apresentação. Campo Grande : Editora UFMS , 2013 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . O Império das Imagens de Hitler: O Projeto de Expansão Internacional do Modelo de Cinema Nazi-Fascista na Europa e na América Latina (1933-1955). : , 2008 (Tese de Doutorado)
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Guerra das Imagens: Cinema e Política nos Governos de Adolf Hitler e Franklin D. Roosevelt (1933-1945). : , 2003 (Dissertação de Mestrado)
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . O Triunfo do Reich dos Mil Anos: Cinema e Propaganda Política na Alemanha Nazista (1927-1945). : , 2000 (Monografia de Iniciação Científica)
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Um Rei Para Portugal: O Mito do Sebastianismo nos Séculos XVI e XVII. : , 1998 (Monografia de Iniciação Científica)
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . O Eterno Encoberto: O Mito do Sebastianismo de D.Sebastião a D.Pedro IV. Portugal, Espanha e Brasil (1554-1834). : , 1999 (Monografia de Iniciação Científica)
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Avaliador da Revista Tempo (Revista digital de História do Departamento e do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal Fluminense). 2013 (Parecer)
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Membro do Comitê Consultivo da revista discente Multiverso. 2012 (Outra)
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Parecerista da Revista Cultura Histórica & Patrimônio (UNIFAL-MG). 2012 (Parecer)
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Parecerista da Revista Eletrônica da ANPHLAC. 2012 (Parecer)
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Parecerista da FAPERJ. 2012 (Parecer)
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Parecerista ad hoc da XXXIV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural ? JICTAC-2012. 2012 (Parecer)
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . O Terceiro Reich em Cena: História e Memória Audiovisual do Nazismo e do Holocausto. 2014 (Conferência)
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Visões da América: O Papel de Hollywood na Construção e Monumentalização Histórica dos Estados Unidos (Séculos XX-XXI). 2013 (Conferência)
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Holocausto - Projeto SHOA. 2011 (Conferência)
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . II Guerra Mundial: a nova ordem. 2012 (Conferência)
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . II Guerra Mundial: a nova ordem. 2013 (Conferência)
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . O Mito Evita: Representações de Eva Perón na Cultura Midiática Contemporânea. 2012 (Conferência)
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Política Cultural, Cinema e Propaganda no Nazi-Fascismo e no Populismo (1933-1955). 2010 (Conferência)
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Hitler e o Nazismo na Alemanha: Política de Massas, Ideologia e Propaganda (1933-1945). 2011 (Conferência)
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Hollywood & Bollywood: Diálogo de Dois Mundos. 2009 (Conferência)
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . O Espetáculo do Poder: Políticas de Comunicação e Propaganda nos Fascismos Europeus e nos Populismos Latino-americanos (1922-1955). 2009 (Conferência)
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Memória e História da Transição da DItadura Militar à Nova República. 2008 (Conferência)
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Laranja Mecânica (Dir. Stanley Kubrick, Inglaterra, 1971). 2008 (Conferência)
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Política da Boa Vizinhança e Hollywood: Diplomacia e Cultura. 2008 (Conferência)
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Cinema e Propaganda Política no Varguismo e no Peronismo. 2008 (Conferência)
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Política Cultural, Cinema e Propaganda na Alemanha Nazista (1933 - 1945).. 2007 (Conferência)
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . A Representação das Cidades nos Cinemas Fascista e Salazarista (1922 - 1945).. 2007 (Conferência)
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . A Representação das Cidades no Cinema Nazista e na Hollywood da Era Roosevelt. 2007 (Conferência)
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Política Cultural, Cinema e Propaganda no Fascismo, Nazismo, Varguismo e Peronismo (1922-1955). 2007 (Conferência)
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . O Império das Imagens: O Projeto de Expansão Internacional do Cinema Nazista na Europa e na América Latina (1933-1955). 2007 (Conferência)
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Aula Inaugural: Panorama Atual da Produção. 2008 (Conferência)
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . O Cinema e a Escrita da História. 2008 (Conferência)
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Cinema e História: Questões Teóricas e Metodológicas. 2008 (Conferência)
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Nazismo: Memórias e História. 2001 (Conferência)
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Nazismo: Idéias, Imagens e Práticas Políticas. 2001 (Conferência)
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . EUA e América Latina; Confrontos e Aproximações nos Anos da Política da Boa Vizinhança. 2001 (Conferência)
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Política de Massas na América Latina: A Construção de Mitos na Argentina Peronista. 2001 (Conferência)
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Propaganda Política no Nazismo. 2001 (Conferência)
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . A Produção Cultural Inserida num Projeto Político: O Cinema Nazista. 2001 (Conferência)
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . A Revolução Americana e a Formação dos EUA. 2002 (Conferência)
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . The War of Images: Adolf Hitler's "Totalitarian Cinema" Vs. Franklin Delano Roosevelt's "Democratic Cinema" (1933-1945). 2002 (Conferência)
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . O Imperialismo dos EUA na América Latina. 2002 (Conferência)
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Cinema e História: Teorias e Métodos. 2002 (Conferência)
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . A Guerra de Secessão no Cinema Norte-americano: Um Debate Polêmico. 2002 (Conferência)
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . A Política da Boa Vizinhança e Hollywood. 2002 (Conferência)
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . A Segunda Guerra Mundial e Hollywood. 2003 (Conferência)
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Cinema e Propaganda no Totalitarismo e na Democracia. 2003 (Conferência)
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Cinema e História. A Política da Boa Vizinhança. 2003 (Conferência)
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Cinema e Propaganda na Alemanha Nazista. 2003 (Conferência)
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Política de Massas e Propaganda na Alemanha Nazista. 2004 (Conferência)
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . O Poder das Imagens: Cinema e Propaganda Política no Salazarismo e no Franquismo (1933-1975). 2005 (Conferência)
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . O Cinema de Leni Riefenstahl: O Triunfo da Vontade (1935) e Olímpia (1938). 2005 (Conferência)
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . O Poder das Imagens: Cinema e Propaganda Política nos Governos de Hitler e Roosevelt (1933-1945). 2005 (Conferência)
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Política de Massas, Cinema e Propaganda no Nazismo. 2005 (Conferência)
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Film und Propaganda im Drittern Reich: nationalsozialistische Kulturpolitik, Antisemitismus und Holocaust (1933-1945). 2006 (Conferência)
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Cinema e História: O Filme como Fonte e Agente da História. 2000 (Conferência)
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Populismo, Revoluções e Ditaduras na América Latina: Tempos de Perón e Pinochet. 1999 (Conferência)
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Et Cetera. 2008 TV Aparecida
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . As Loucuras do Alexandrelli. 2008 JustTV
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . As Loucuras do Alexandrelli. 2008 JustTV
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro ; CARNEIRO, M.L.T. . SHALOM BRASIL. 2008 TV Aberta SP
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Observatório da Imprensa. 2009 Rede Brasil
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Sala de Cinema. 2009 TV SESC
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . JR - TV Araucária. 2010 TV Araucária
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Livro aborda uso do cinema como propaganda política na Alemanha e EUA. 2013 Radioagência Nacional
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Livro - O Poder das Imagens. 2013 Rádio Roquette Pinto
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . A histórica relação entre Hollywood e os governos dos EUA volta à tona. 2013 O Globo
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . A Segunda Guerra Mundial. 2013 Estação de Rádio CBN - 92,5 FM - 860 AM
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . A manipulação das consciências pelo cinema. 2013
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Operação Gringo: quando o PCB era a maior ameaça para o regime militar. 2014 O Globo
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Operação Gringo: Em 1979, Militares Achavam que o PCB Era a Maior Ameaça. 2014 O Globo
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Qual foi o papel de Fidel no mundo e que legado ele deixa. 2016 Expresso - https://www.nexojornal.com.br/expresso
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro ; MIRANDA, A. . Esportes: Super Bowl 50 - A Marca da Pantera. 2016 O Globo
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Entrevista com Dr. Wagner P Pereira. 2015 Jornal Notícias do Oeste
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . História - Dia da Vitória: Da Rússia ao Brasil. 2015 O Globo
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro ; MIRANDA, A. . O Fim de Uma Era: Carismo, Informalidade e Estilo na Casa Branca. 2017 O Globo
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro ; GUERINI, Elaine . Cinema: Os Espiões São Eternos. 2015 Valor Econômico
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Nazismo e a Igreja: Pio XII e o Nazismo de Hitler. 2015 Revista Personalidades da História - Hitler - Da Infância ao Suicídio: A Trajetória do Maior Carrasco da II Guerra
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . O Cinema na Alemanha Nazista: Indústria, Propaganda e Entretenimento (1933-1945). 2006 (XVIII Encontro Regional de História -)
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Política de Massas, Cinema e Propaganda na Alemanha Nazista (1933-1945). 2004 (Departamento de História - Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP))
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Videoclipe, Musical e a Cultura de Massas: A Dimensão Histórica do Audiovisual.. 2008 (Oficina ?Atelier de Clio? ? Pontifícia Universidade Católica ? São Paulo (PUC-SP).)
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Cinema Documentário: História e Linguagem.. 2008 (CINESESC)
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Cinema e Política no Totalitarismo e na Democracia: Propaganda, Intolerância e Violência.. 2008 (XIX Encontro Regional da Seção de São Paulo da ANPUH: ?Poder, Violência e Exclusão?.)
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . O Cinema e a Escrita da História: Teoria e Metodologia.. 2008 (Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes da UNICENTRO ? Universidade Estadual do Centro-Oeste.)
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . História do Cinema Brasileiro: Experiências da Atlântida, da Vera Cruz e do Cinema Novo.. 2008 (Oficina ?Atelier de Clio? ? Pontifícia Universidade Católica ? São Paulo (PUC-SP).)
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . História do Documentário no Brasil.. 2008 (Fundação Getúlio Vargas - SP / Escola Magia do Cinema ? Paulínia,)
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . História do Documentário no Mundo. 2008 (Fundação Getúlio Vargas - SP / Escola Magia do Cinema ? Paulínia)
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . O Cinema Revolucionário Soviético. 2007 (?Atelier de Clio? ? Pontifícia Universidade Católica ? São Paulo (PUC-SP))
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . História do Documentário no Brasil. 2007 (Fundação Getúlio Vargas - SP / Escola Magia do Cinema ? Paulínia, São Paulo.)
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . História do Documentário no Mundo. 2007 (Fundação Getúlio Vargas - SP / Escola Magia do Cinema ? Paulínia, São Paulo.)
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Cinema e Política no Totalitarismo e na Democracia.. 2007 (Oficina ?Atelier de Clio? ? Pontifícia Universidade Católica ? São Paulo (PUC-SP).)
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Videoclipe, Musical e a Cultura de Massas: Estética e Linguagem. 2008 (Universidade Mogi das Cruzes, Campus Villa-Lobos/Lapa/SP)
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . História da Criação e Produção. 2008 (Fundação Getúlio Vargas - São Paulo (FGV-SP) / Escola Magia do Cinema - Paulínia)
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . História do Cinema Brasileiro. 2009 (Academia Internacional de CInema (AIC))
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . História do Cinema Brasileiro. 2009 (Academia Internacional de CInema (AIC))
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Cinema, Televisão e Música: Uma História Audiovisual. 2009 (Oficina ?Atelier de Clio? ? Pontifícia Universidade Católica ? São Paulo (PUC-SP).)
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Indústria Cultural e Comunicação de Massas: A Revolução Audiovisual da ?Obra de Arte Total? de Richard Wagner ao Videoclipe Musical de Michael Jackson (Séculos XIX ? XXI). 2009 (Oficina ?Atelier de Clio? ? Pontifícia Universidade Católica ? São Paulo (PUC-SP).)
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Indústria Cultural e Comunicação de Massas na ?Era da Sociedade do Espetáculo?: Da Estetização da Política Nazista de Adolf Hitler ao Videoclipe Musical de Michael Jackson (Séculos XX-XXI).. 2010 (Oficina ?Atelier de Clio? ? Pontifícia Universidade Católica ? São Paulo (PUC-SP))
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . História e Memória Audiovisual do Nazismo e do Holocausto: do cinema de propaganda nazista de Adolf Hitler ao videoclipe musical de Michael Jackson e Lady Gaga (séculos XX - XXI). 2010 (Oficina ?Atelier de Clio? ? Pontifícia Universidade Católica ? São Paulo (PUC-SP).)
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . História e Audiovisual: Indústria Cultural, Cultura Midiática e Sociedade do Espetáculo (Séculos XX-XXI). 2011 (Oficina ?Atelier de Clio? ? Pontifícia Universidade Católica ? São Paulo (PUC-SP).)
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . História e Audiovisual: Cinema e Propaganda Política nos Fascismos Europeus e nos Populismos Latino-Americanos (1922-1955). 2011 (XVIII Semana de História da UNESP de Franca, LINGUAGENS DA HISTÓRIA)
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . De Adolf Hitler a Michael Jackson: Indústria Cultural e Comunicação de Massas na Era da Sociedade do Espetáculo. 2011 (Universidade de São Paulo - ANPUH-SP)
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Hollywood e a Política da Boa Vizinhança (Décadas de 30 e 40): Diplomacia Cultural dos EUA e a América Latina. 2012 (Universidade Católica de Petrópolis)
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Hollywood e a Guerra Fria: Cinema e Política nos Estados Unidos da América (1945 - 1991). 2012 (ANPLHAC-SP)
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . História do Cinema. 2010 (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Panorama Atual da Produção. 2008 (Fundação Getúlio Vargas - SP / Escola Magia do Cinema ? Paulínia)
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Panorama Atual da Produção. 2008 (Fundação Getúlio Vargas - SP / Escola Magia do Cinema ? Paulínia)
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . O Carisma do Poder e o Êxtase das Multidões: A Política de Massas Populista na América Latina. 2014 (ANPHLAC)
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Cinema e Política na Espanha Franquista (1936-1975). 2016 (Sesc)
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . O Espetáculo do Poder e o Êxtase das Multidões: Política de Massas, Cinema e Propaganda nos Fascismos Europeus e nos Populismos Latino-Americanos (1922-1955). 2015 (ANPUH-BRASIL)
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . JK e os Anos Dourados: Política e Cultura (1956-1961). 2006 (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP))
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . História e Cinema: Política cultural, cinema e propaganda política nos fascismos europeus e nos populismos latino-americanos (1922-1955). 2011 (Universidade Estadual Paulista)
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . O Cinema e as Crianças do Holocausto: A Intolerância em Cena. 2008 (Capítulo de apostila didática)
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . O Cinema dos Horrores: História Audiovisual do Nazismo e do Holocausto. 2008 (Capítulo de apostila didática)
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . O Cinema na Alemanha Nazista: Política Cultural, Anti-semitismo e Holocausto (1933 - 1945). 2007 (Capítulo de apostila didática)
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Cinema e Propaganda na Alemanha: Idéias e Imagens de Intolerância. 2006 (Capítulo de apostila didática)
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Módulo A ? O Cinema como Recurso Paradidático. Nazismo e Cinema: Política Cultural, Anti-semitismo e Holocausto (1933 - 1945. 2005 (Capítulo de apostila didática)
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . 24 de Outubro de 1929: A Quebra da Bolsa de Nova York e a Grande Depressão.. 2006 (Livro paradidático)
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . História e Memória Audiovisual do Nazismo e do Holocausto. 2009 (Capítulo de apostila didática)
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . O Julgamento de Nuremberg e o de Eichmann em Jerusalém: O Cinema como Fonte, Prova Documental e Estratégia Pedagógica. 2009 (Capítulo de apostila didática)
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . O Julgamento de Nuremberg e o de Eichmann em Jerusalém: O Cinema como Fonte, Prova Documental e Estratégia Pedagógica. 2009 (Capítulo de apostila didática)
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . O Julgamento de Nuremberg e o de Eichmann em Jerusalém: O Cinema como Fonte, Prova Documental e Estratégia Pedagógica. 2010 (Capítulo de apostila didática)
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Nazismo: Política de Massas, Ideologia e Propaganda (1933-1945). 2010 (Capítulo de apostila didática)
    • PEREIRA, Wagner Pinheiro . Cinema e Genocídio Judaico: Dimensões Históricas da Memória Audiovisual do Nazismo e do Holocausto. 2008 (Capítulo de apostila didática)
    • Nome do projeto: Um Rei para Portugal: O Mito do Sebastianismo nos Séculos XVI e XVII (1997 - 1998
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PEREIRA, Wagner Pinheiro .
      Descrição: A pesquisa de iniciação científica analisou e discutiu o processo de construção e disseminação do fenômeno messiânico do Sebastianismo, ocorrido, principalmente, nos fins do século XVI e início do século XVII, em Portugal. Baseado na crença da volta de um rei salvador, personificado por D.Sebastião, para redimir o reino português de suas dores e pecados e restaurar-lhes as glórias tradicionais, o Sebastianismo ganhou impulso a partir da derrota do exército português na Batalha de Alcácer-Quibir em 1578, que culminou com o misterioso desaparecimento do rei D.Sebastião entre os mouros. Ancorado nos pressupostos da História das Representações Políticas, este trabalho procurou mostrar que o Sebastianismo não apenas apresentou-se como um fenômeno cultural, rico pela variedade de expressões que conheceu tanto da cultura erudita como da popular, mas também que adquiriu formas de uma instituição política de cunho nacionalista, capaz de reanimar em Portugal sentimentos de repulsa contra a dominação espanhola nos tempos da União Ibérica (1580-1640), promovendo, dessa forma, o sucesso da Restauração da Independência em 1640.
    • Nome do projeto: O Triunfo do Reich dos Mil Anos: Cinema e Propaganda Política na Alemanha Nazista (1927-1945) (1999 - 2000
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PEREIRA, Wagner Pinheiro .
      Descrição: A pesquisa de iniciação científica analisou de que forma os fundamentos doutrinários do nazismo, formulados por Adolf Hitler na obra Mein Kampf (Minha Luta), escrita em 1924, foram incorporados e veiculados pela produção cinematográfica nazista, contribuindo para o processo de consolidação do regime nazista na Alemanha, durante os anos de 1927 a 1945. Os principais objetivos propostos foram: 1) identificar através da própria linguagem cinematográfica desses filmes, de que forma os ideais da doutrina nazista como ? princípio da liderança do Führer; a construção do "Homem Novo" alemão; a constituição da identidade nacional coletiva; a criação das imagens dos inimigos nacionais e internacionais; a revisão da História da Alemanha; e a exaltação da imagem da guerra ? eram incorporados e apresentados pelo cinema; 2) relacionar a temática trabalhada nos filmes com o contexto histórico em que foram produzidos e 3) traçar a evolução da produção cinematográfica nazista durante o Terceiro Reich. A ênfase desta pesquisa está centrada na compreensão das imagens e do imaginário político nazista, para apresentar as múltiplas implicações da relação Estado e cultura na Alemanha, tomando como objeto de análise filmes de propaganda política (cinejornais, documentários e longa-metragens ficcionais) produzidos durante o governo de Adolf Hitler. Por fim, teve-se o intuito de apresentar como o cinema foi utilizado e inserido na educação e na produção cultural para conquistar a adesão da sociedade em torno de um ?projeto político-pedagógico nacionalista? que visava ?educar? as massas segundo os pressupostos políticos do nazismo para o seu ?Reich dos Mil Anos?.
    • Nome do projeto: O Eterno Encoberto: O Mito do Sebastianismo de D.Sebastião à D.Pedro IV. Portugal, Espanha e Brasil (1554-1834) (1998 - 1999
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PEREIRA, Wagner Pinheiro .
      Descrição: A pesquisa de iniciação científica analisou a construção e a evolução histórica do fenômeno messiânico do Sebastianismo em Portugal, desde o nascimento de D.Sebastião, rei que encarnaria a saga do Desejado/Encoberto, em 1554, até a morte de D.Pedro IV, último monarca português a personificar a figura profetizada do Rei Encoberto, em 1834. Nesta perspetiva, a pesquisa não somente buscou interpretar o mito do Sebastianismo durante os anos de sua construção e disseminação nos tempos da União Ibérica (1580-1640), mas também compreender qual a sua função e importância política após a Restauração de 1640, pesquisando cada um dos nove reis que personificaram a figura do Encoberto (D.João IV, D.Afonso VI, D.Pedro II, D.João V, D.Afonso Henriques, D.José I, D.João VI, D.Miguel I e D.Pedro IV) e o contexto histórico em que as profecias sebastianistas foram mais produzidas, disseminadas e interpretadas. Ancorada nos pressupostos da História das Representações Políticas, esta pesquisa discutiu o papel político e cultural do Mito do Sebastianismo em Portugal, valorizando os vários elementos que permeiaram o imaginário sebastianista, tais como a figura do Rei Desejado/Encoberto D.Sebastião, a construção do mito do salvador português durante os anos de domínio espanhol, a aparição dos fantasmas do Desejado, as visões da Ilha Encoberta, as profecias do Quinto Império do Mundo e as representações simbólicas dos vários sucessores ao papel do Rei Encoberto português.
    • Nome do projeto: O Império das Imagens de Hitler: O Projeto de Expansão Internacional do Modelo de Cinema Nazi-fascista na Europa e na América Latina (1933-1955) (2003 - 2008
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PEREIRA, Wagner Pinheiro .
      Descrição: O propósito principal desta tese de doutorado foi desenvolver um estudo de histórias conectadas sobre a expansão internacional do modelo de cinema nazista na Europa e na América Latina, durante as décadas de 1930 e 1950. A influência da Alemanha nazista sobre as indústrias de cinema e as produções cinematográficas da Itália fascista, de Portugal salazarista, da Espanha franquista, do Brasil varguista e da Argentina peronista, representou a tentativa de Berlim tornar-se a ?Nova Hollywood Mundial? e teve importantes implicações políticas, culturais e econômicas em todos esses regimes políticos de massas analisados. A tese analisou também três instituições político-culturais privilegiadas do III Reich: 1) O Ministério Nacional para Esclarecimento Público e Propaganda (Reichsministerium für Volksaufklärung und Propaganda - RMVP), através do qual o ministro da propaganda nazista, Dr. Joseph Goebbels, empenhou-se na conquista do controle total dos meios de comunicação de massa, na reestruturação forçada das indústrias cinematográficas e na padronização das sessões de cinema, impondo uma produção obrigatória, planejada para aumentar o potencial propagandístico do cinema; 2) A Câmara Internacional de Cinema (Internationale Filmkammer ? IFK), uma organização internacional de representantes da indústria cinematografia de 22 nações, fundada em 1935 para estabelecer o controle hegemônico da Alemanha nazista sobre um espaço europeu econômico e cultural integrado, que pudesse rivalizar com os modelos de cinema dos Estados Unidos da América e da União Soviética e; 3) A Hispano-Film-Produktion (HFP), através da qual o cinema nazista tentou conquistar os mercados hispânicos (Espanha e América Latina). Em termos gerais, a análise privilegiou as políticas governamentais, os principais temas políticos apresentados nos filmes, a influência da censura, legislação, políticas de crédito e sistemas de co-produções.
    • Nome do projeto: O Espetáculo dos Ditadores Cinéfilos: Cinema e Propaganda Nazi-Franquista na Europa e na América Latina (1933 -1945) (2009 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PEREIRA, Wagner Pinheiro .
      Descrição: A pesquisa analisa o projeto de expansão internacional do cinema nazi-franquista na Europa e na América Latina (1936-1945) que tinha como objetivos criar em Berlim uma ?Nova Hollywood Mundial? e estabelecer o controle hegemônico da indústria cinematográfica do III Reich sobre a filmografia européia e latino-americana, capaz de rivalizar e até impedir a presença das produções cinematográficas dos EUA e URSS nesses territórios. Para a concretização de tais ambições expansionistas, o regime nazista investiu na ação da Hispano-Film-Produktion (HFP), privilegiada instituição político-cultural fundada em Berlim, em 1936, que sob a direção de Johann Wilhelm Ther, Joaquín Reig Gonzalbes e Norberto Soliño, foi responsável pela produção e distribuição de filmes nazi-franquistas (documentários propagandísticos e ficcionais de entretenimento) dirigidos aos públicos da Alemanha nazista, da Espanha franquista e da América Latina. A recuperação da história desta instituição ilumina algumas das tensões na aliança entre os nazistas e os franquistas, ao mostrar como os interesses - estéticos, político-ideológicos e financeiros - desses aliados acabaram gerando conflitos entre a Alemanha nazista e a Espanha franquista no processo de condução do projeto de expansão internacional do modelo de cinema nazista na Europa e na América Latina, que buscava influenciar, conquistar e controlar as mais importantes indústrias cinematográficas da América Latina (México, Argentina e Brasil). Em termos gerais, a pesquisa analisou: a formação da Hispano-film-Produktion; os filmes da HFP; a competição de interesses nazistas e franquistas na América Latina; as tentativas da Alemanha nazista e da Espanha franquista em conquistar o mercado do cinema mexicano; o projeto nazista para os cinemas argentino e brasileiro; e a contra-ofensiva dos governos dos Estados Unidos da América e da Grã-Bretanha frente à expansão internacional do cinema nazista na América Latina.
    • Nome do projeto: Guerra das Imagens: Cinema e Política nos Governos de Adolf Hitler e Franklin D. Roosevelt (1933-1945) (2000 - 2003
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PEREIRA, Wagner Pinheiro .
      Descrição: O propósito principal desta pesquisa de mestrado foi realizar um estudo comparado da utilização do cinema como arma de propaganda política e de controle da opinião pública durante os governos de Adolf Hitler (1933-1945), na Alemanha, e de Franklin D. Roosevelt (1933-1945), nos Estados Unidos da América. As produções cinematográficas alemãs e americanas são significativas para a compreensão das ideologias que orientaram esses governos e para a discussão da relação entre cinema e política. Para a compreensão da relação dessas produções culturais com os projetos políticos de Hitler e de Roosevelt procurou-se analisar não somente os filmes em si, mas mostrar que muitas das idéias e dos temas cinematográficos não foram concebidos unicamente pelo Estado, já que contaram também com a participação ativa de grupos sociais ligados aos setores culturais ? cineastas, roteiristas, artistas, educadores, escritores ? que, em busca de favores e proteção do Estado ou por identificação com as respectivas ?causas nacionais?, foram responsáveis pela realização de vários filmes de enaltecimento aos ideais políticos preconizados pelos governos de Hitler e Roosevelt. A relevância desse estudo se justificou não só pela tentativa de compreensão mais aprofundada da utilização do cinema como arma de propaganda política de regimes ?totalitários? e ?democráticos?, mas também pela atualidade do tema, ou seja, o uso de imagens para fins políticos, como foi visto recentemente na guerra entre os Estados Unidos e o Iraque, ou mesmo na reutilização que os grupos neonazistas fazem dos filmes alemães produzidos durante o Terceiro Reich para propagar ideais de intolerância racial, religiosa, política e social. Dessa forma, esse estudo mostra que muitos filmes de ?entretenimento? podem estar, na verdade, repletos de mensagens políticas e propagandistas.
    • Nome do projeto: O Espetáculo do Poder: Política Cultural, Cinema e Propaganda nos Fascismos Europeus e nos Populismos Latino-Americanos (1922-1955) (2011 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PEREIRA, Wagner Pinheiro .
      Descrição: O presente projeto ? parte da linha de pesquisa ?Política, Cultura e Comunicação nas Américas e na Europa Contemporâneas (Sécs. XX-XXI)?, coordenada por mim e vinculada ao Laboratório de Estudos do Tempo Presente ? Universidade Federal do Rio de Janeiro (TEMPO-UFRJ) ? pretende realizar um estudo do cinema de propaganda produzido pelos governos de Benito Mussolini (1922-1945), na Itália; de Adolf Hitler (1933-1945), na Alemanha; de Getúlio Vargas (1930-1945), no Brasil; e de Juan Domingo Perón (1946-1955), na Argentina, por considerar as produções cinematográficas importantes para a compreensão da relação entre poder e comunicação nos fascismos europeus e nos populismos latino-americanos, considerados os exemplos mais representativos de regimes que buscaram conceber a política como espetáculo. Além disso, o mapeamento dos aspectos comuns, diferenciais e específicos das imagens e mensagens veiculadas pelo cinema possibilita a compreensão da natureza dos respectivos regimes e das mudanças políticas e culturais que eles introduziram em seus países.A pesquisa, ancorada nos pressupostos teórico-metodológicos da História Comparada e das transferências culturais, assim como em trabalhos sobre Cinema e História, pretende analisar ainda as políticas culturais de cinema fascistas e populistas; as produções oficiais desses regimes; os principais temas políticos apresentados nas diversas produções cinematográficas; a influência da censura e de outros aspectos relacionados à produção cinematográfica, tais como legislação, políticas de crédito e sistemas de co-produções entre esses países.
    • Nome do projeto: Política, Cultura e Comunicação nas Américas e na Europa Contemporâneas: Circulação de Ideias, Imagens e Práticas Políticas (Sécs. XX-XXI) (2011 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PEREIRA, Wagner Pinheiro .
      Descrição: A pesquisa engloba trabalhos que discutam as relações entre política, cultura e comunicação nas Américas e na Europa contemporâneas (séculos XX-XXI), dedicando especial ênfase, através da utilização de fontes históricas audiovisuais (cinema, televisão e música), aos temas da indústria cultural, cultura midiática e sociedade do espetáculo.
    • Nome do projeto: Memórias do Asfalto: Cultura Urbana e Juventude Radical, uma História Social do Skateboarding nas Metrópoles Brasileiras (2016 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PEREIRA, Wagner Pinheiro , LARDOZA, Caroline , MAIA, Andréa Casa Nova .
      Descrição: A pesquisa pretende realizar uma análise da cultura urbana do skateboarding no Brasil, mais especificamente nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, e a presença da influência da cultura da mídia audiovisual internacional na configuração identitária dos jovens brasileiros
    • Graduacao:
      • Curso: Licenciatura Plena em História
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2001
      • Curso: História
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: Um Rei Para Portugal: O Mito do Sebastianismo nos Séculos XVI e XVII; O Eterno Encoberto: O Mito do Sebastianismo de D.Sebastião a D.Pedro IV. (1554-1834); O Triunfo do Reich dos Mil Anos: Cinema e Propaganda Política na Alemanha Nazista (1927-1945)
        Ano de conclusão: 1999
      • Curso: Teologia
        Nome da Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Mestrado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2003
    • Doutorado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2008
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Departamento de História - FFLCH-USP
        Ano de conclusão: 2011
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Laboratório de Estudos Sobre a Intolerância Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2003 - 2006 ).
        Outras informações: Pesquisador-doutorando vinculado a equipe da Profa. Dra. Maria Luiza Tucci Carneiro. Projeto de pesquisa: "O Poder das Imagens: Cinema e Propaganda Política nos Fascismos Europeus (1922-1975)", sob a orientação da Profa. Dra. Maria Helena Rolim Capelato.
        Outras informações: Pesquisador-doutorando
    • Cátedra Jaime Cortesão:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2004 - 2008 ).
        Outras informações: Pesquisa sobre cinema e política no Salazarismo e no Franquismo, vinculada a Tese de doutorado: "O Império das Imagens de Hitler: O Projeto de Expansão Internacional do Modelo de Cinema Nazi-Fascista na Europa e na América Latina (1933-1955)" (CNPq/Cátedra Jaime Cortesão/DAAD).
        Outras informações: Pesquisador (Professor Doutor)
    • Universidade Nova de Lisboa:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2005 - 2005 ).
        Outras informações: Pesquisador convidado do Centro de História da Cultura e do Instituto de História da Universidade Nova de Lisboa, com bolsa de estágio de pesquisa em Portugal da Cátedra Jaime Cortesão. Projeto de doutorado: "O Poder das Imagens: Cinema e Propaganda Política nos Fascismos Europeus (1922-1975)", sob a orientação da Profa. Dra. Maria Helena Rolim Capelato (Brasil), do Prof. Dr. Tiago Costa Pinto dos Reis Miranda e do Prof. Dr. Fernando Rosas (Portugal).
        Outras informações: Pesquisador Convidado
    • Technische Universität Berlin:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2005 - 2006 ).
        Outras informações: Pesquisador convidado do Centro de Estudos sobre Antissemitismo da Universidade Técnica de Berlim, com bolsa de estágio de pesquisa em Alemanha do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Projeto de pesquisa de doutorado: "O Poder das Imagens: Cinema e Propaganda Política nos Fascismos Europeus (1922-1975)", sob a orientação da Profa. Dra. Maria Helena Rolim Capelato (FFLCH-USP) e do Prof. Dr. Wofgang Benz (ZfA-TU Berlin).
        Outras informações: Pesquisador Convidado
    • Consejo Superior de Investigaciones Científicas:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2006 - 2006 ).
        Outras informações: Pesquisador convidado do Instituto de História do Conselho Superior de Investigações Científicas, para realização de pesquisa em arquivos de Madri, Barcelona (Espanha), sob a orientação do Prof. Dr. Lorenzo Delgado Gómez-Escalonilla. Projeto de doutorado: "O Poder das Imagens: Cinema e Propaganda Política nos Fascismos Europeus (1922-1975)".
        Outras informações: Pesquisador Convidado
    • New York University:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2002 - 2002 ).
        Outras informações: Participante do curso: "The Civilization of The United States: The Reconciliation of American Diversity with National Identity", promovido pelo Multinational Institute of American Studies - New York University (MIAS-NYU).
        Outras informações: Pesquisador Convidado
    • Laboratório de Estudos de Etnicidade, Racismo e Discriminação - USP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2010 ).
        Outras informações: Professor Doutor vinculado ao módulo de Holocausto, com a pesquisa: "O Cinema e as Teorias de Limpeza Racial nos Estados Unidos da América, União Soviética e Alemanha Nazista: Doutrinação e Extermínio".
        Outras informações: Professor Doutor (Colaborador e Pesquisador)
    • Folha de S. Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - Atual ).
        Outras informações: Colaborador convidado do Programa de Qualidade da Folha de S.Paulo responsável pelo eclarecimento de dúvidas e revisões/correções de informações sobre temas de História Contemporânea (Europa, América e Brasil nos Séculos XIX, XX e XXI).
    • Universidade Federal do Rio de Janeiro:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
    • Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão / PUC-SP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2009 ).
        Outras informações: Professor Ministrante de Cursos de Extensão
    • Revista Poder & Cultura:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).
        Outras informações: Editor-Chefe da Revista Poder & Cultura.
    • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2016 ).
        Outras informações: Parecerista ad hoc do processo 2015/13594-1
    • Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2012 ).
        Outras informações: Parecerista ad hoc do projeto nº104383
    • Cátedra José Bonifácio - USP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).
        Outras informações: Pesquisador integrante dos Grupos de Pesquisa da Cátedra José Bonifácio do Centro Ibero-Americano da Universidade de São Paulo nos anos de 2015 e 2016, liderado respectivamente pelos catedráticos Nélida Piñon e Felipe González.
        Outras informações: Pesquisador
    • Laboratório de História, Cinema e Audiovisualidades:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - Atual ).
        Outras informações: Coordenador Geral do Grupo de Estudos do Laboratório de História, Cinema e Audiovisualidades (LHISCA)
        Outras informações: Coordenador
    • Acervo - Revista do Arquivo Nacional:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2017 ).
        Outras informações: Emissão de parecer científico acerca de um artigo submetido para publicação.
    • Revista Angelus Novus:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2015 ).
        Outras informações: Emissão de parecer científico acerca de um artigo submetido para publicação.
    • Revista Eletrônica da ANPHLAC:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2014 ).
        Outras informações: Emissão de parecer científico acerca de um artigo submetido para publicação na revista.
    • Tempo. Revista do Departamento de História da UFF:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2016 ).
        Outras informações: Emissão de parecer científico emitido para artigo submetido para publicação.