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Luís César Guimarães Oliva

    • Possui doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2002). É professor-livre-docente da Universidade de São Paulo e membro do Grupo de Estudos Espinosanos da USP. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia Moderna, atuando principalmente nos seguintes temas: Pascal, Leibniz, Espinosa, século xvii, necessidade, contingência, graça e natureza humana.

       

      Links:    

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    • OLIVA, L. C. G. . Sociedade e Amor próprio em Pascal. 2020 (Conferência)
    • OLIVA, L. C. G. . As duas dimensões da liberdade na Ética de Espinosa. 2019 (Comunicacao)
    • OLIVA, L. C. G. . Mal e privação em Espinosa. 2019 (Conferência)
    • OLIVA, L. C. G. . Amor próprio e imaginação em Pascal. 2019 (Conferência)
    • OLIVA, L. C. G. . Eleição divina e História em Espinosa. 2019 (Conferência)
    • OLIVA, L. C. G. . O homem diante do infinito segundo Pascal. 2018 (Conferência)
    • OLIVA, L. C. G. . ?Liberdade da razão e liberdade de opinião em Espinosa?. 2018 (Comunicacao)
    • OLIVA, L. C. G. . - ?Marilena Chaui e o múltiplo simultâneo na Ética de Espinosa?. 2018 (Conferência)
    • OLIVA, L. C. G. ; XAVIER, H. P. . Clarice e Espinosa: batidas (des)ordenadas entre dois corações. 2018 (Conferência)
    • OLIVA, L. C. G. . Observações sobre a Maria Antônia. 2018 (Conferência)
    • OLIVA, L. C. G. . De não pensar na morte a não temer a morte. 2017 (Congresso)
    • OLIVA, L. C. G. . De no pensar en la muerte a no temer a la muerte en Spinoza. 2017 (Congresso)
    • OLIVA, L. C. G. . Références spinozistes chez Clarice Lispector. 2017 (Conferência)
    • OLIVA, L. C. G. . A Aposta. 2017 (Conferência)
    • OLIVA, L. C. G. . O lugar da singularidade na Ética de Espinosa. 2016 (Comunicacao)
    • OLIVA, L. C. G. . Os dois infinitos em Pascal. 2016 (Seminário)
    • OLIVA, L. C. G. . Corrupção Humana e Justiça em Pascal. 2016 (Conferência)
    • OLIVA, L. C. G. . Introdução à filosofia de Espinosa. 2016 (Conferência)
    • OLIVA, L. C. G. . Espinosa e a Afetividade Humana. 2016 (Conferência)
    • OLIVA, L. C. G. . Pascal entre o infinito e o nada. 2015 (Conferência)
    • OLIVA, L. C. G. . A temática da Natureza e da Graça no pensamento de Pascal. 2015 (Conferência)
    • OLIVA, L. C. G. . Despertando do sonho: a refutação experimental do império da mente sobre o corpo em Espinosa. 2015 (Conferência)
    • OLIVA, L. C. G. . - ?Amor próprio e sociedade em Pascal?. 2015 (Conferência)
    • OLIVA, L. C. G. . Corrupção humana e justiça em Pascal. 2015 (Conferência)
    • OLIVA, L. C. G. . O conatus em Descartes, Hobbes e Espinosa. 2014 (Conferência)
    • OLIVA, L. C. G. . Afetividade e Amor erga Deum na parte V da Ética. 2014 (Comunicacao)
    • OLIVA, L. C. G. . Pascal crítico de Descartes. 2014 (Conferência)
    • OLIVA, L. C. G. . A filosofia de Descartes. 2014 (Conferência)
    • OLIVA, L. C. G. . - ?Contrariedade e afetividade em Espinosa?. 2014 (Conferência)
    • OLIVA, L. C. G. . Contrariedade e afetividade em Espinosa. 2013 (Comunicacao)
    • OLIVA, L. C. G. . O Mal no pensamento moderno. 2013 (Conferência)
    • OLIVA, L. C. G. . Liberdade e Moralidade em Leibniz. 2013 (Conferência)
    • OLIVA, L. C. G. . Espinosa e o problema do suicídio. 2012 (Conferência)
    • OLIVA, L. C. G. . L´idée de mode non existant chez Spinoza. 2011 (Congresso)
    • OLIVA, L. C. G. . as ideias de modos inexistentes em Spinoza. 2010 (Comunicacao)
    • OLIVA, L. C. G. . Da independência dos atributos à ordem das coisas. 2009 (Conferência)
    • OLIVA, L. C. G. . Contemplação e imaginação na Ética de Espinosa. 2009 (Conferência)
    • OLIVA, L. C. G. . A noção de contemplação no livro III da Ética. 2008 (Comunicacao)
    • OLIVA, L. C. G. . O conceito de contemplação na Ética de Espinosa. 2008 (Comunicacao)
    • OLIVA, L. C. G. . Leibniz: Da noção completa à mônada. 2007 (Conferência)
    • OLIVA, L. C. G. . O problema da icompossibilidade em Leibniz. 2007 (Conferência)
    • OLIVA, L. C. G. . Leibniz: da noção completa à mônada. 2007 (Conferência)
    • OLIVA, L. C. G. . O problema da incompossibilidade em Leibniz. 2006 (Conferência)
    • OLIVA, L. C. G. . Amor a Deus e satisfação em Leibniz. 2006 (Comunicacao)
    • OLIVA, L. C. G. . Vontade divina e criação em Leibniz. 2005 (Conferência)
    • OLIVA, L. C. G. . O problema da natureza humana em Hume e Pascal. 2005 (Conferência)
    • OLIVA, L. C. G. . criação e contingência em Leibniz. 2004 (Comunicacao)
    • OLIVA, L. C. G. . Fenômeno e corporalidade em Leibniz. 2004 (Conferência)
    • OLIVA, L. C. G. . A História e a crítica do Progresso em Pascal. 2004 (Conferência)
    • OLIVA, L. C. G. . A questão da existência em Leibniz. 2003 (Comunicacao)
    • OLIVA, L. C. G. . Filosofia e Modernidade. 2002 (Conferência)
    • OLIVA, L. C. G. . Graça e Livre Arbítrio em Pascal. 2001 (Comunicacao)
    • OLIVA, L. C. G. . A noção de contemporaneidade da história em Pascal. 2000 (Comunicacao)
    • OLIVA, L. C. G. . Dor , Corpo e Morte na correspondência pascaliana. 1999 (Comunicacao)
    • OLIVA, L. C. G. . A Verdade em Blaise Pascal. 1998 (Comunicacao)
    • OLIVA, L. C. G. . A Natureza em Pascal. 1997 (Comunicacao)
    • OLIVA, L. C. G. . sobre a possibilidade da História em Pascal. 1997 (Comunicacao)
    • OLIVA, L. C. G. . O Livre Arbítrio em Pascal. 1994 (Comunicacao)
    • OLIVA, L. C. G. . O livre arbítrio em Pascal. 1994 (Comunicacao)
    • OLIVA, L. C. G. . Como nasceu o primeiro sistema de transporte coletivo do mundo. 2018 BBC
    • OLIVA, L. C. G. ; MUSSE, R. ; OSTRENSKY, E. ; SINGER, A. ; ARAUJO, C. ; BELINELLI, L. . Lançamento do livro 'Estado e democracia: uma introdução ao estudo da política', de André Singer, Cícero Araújo e Leonardo Belinelli.. 2021 internet
  • Organização de eventos: 19
    • OLIVA, L. C. G. . X Encontro Nacional de Filosofia. 2002 (ANPOF)
    • OLIVA, L. C. G. . Jornada Leibniziana. 2003 (Depto. de Filosofia (USP))
    • OLIVA, L. C. G. ; LACERDA, T. M. . Seminário de estudos Leibniz. 2006 (Departamento de Filosofia da USP)
    • OLIVA, L. C. G. ; SANTIAGO, H. ; Carvalho, André Martins . II Congresso Internacional Spinoza e Nietzsche. 2009 (Universidade de São Paulo)
    • OLIVA, L. C. G. ; SANTIAGO, H. . I Colóquio Luso-brasileiro Maquiavel- Espinosa. 2013 (Universidade de São Paulo)
    • SANTOS, A. C. ; OLIVA, L. C. G. ; BARROS, A. R. . VIII Colóquio Nacional de Filosofia da História. 2015 (USP/UFS)
    • OLIVA, L. C. G. . I Jornada de Estudos em homenagem a Marilena Chaui. 2016 (Departamento de Filosofia da USP)
    • OLIVA, L. C. G. ; MANTOVANI, R. ; CORTESE, J. . Colóquio Pascal. 2017 (Departamento de Filosofia da USP)
    • OLIVA, L. C. G. ; LACERDA, T. M. ; SANTIAGO, H. . Jornada Espinosa e a Cultura de língua portuguesa. 2018 (Departamento de Filosofia da USP)
    • OLIVA, L. C. G. ; SANTIAGO, H. . Mesa Redonda Espinosa e a Democracia na América Latina. 2019 (Departamento de Filosofia da USP)
    • OLIVA, L. C. G. ; KONTIC, S. S. . Jornadas A imaginação no século XVII. 2019 (Departamento de Filosofia da USP)
    • OLIVA, L. C. G. ; FRIZZARIN, G. . Jornadas Afetividade e Política no século XVII. 2020 (USP)
    • SANTIAGO, H. ; OLIVA, L. C. G. . Jornada Espinosana. 2022 (USP)
    • OLIVA, L. C. G. . Jornada Espinosana 2023. 2023 (Depto. de Filosofia da USP)
    • OLIVA, L. C. G. ; SANTIAGO, H. ; RIBEIRO, B. B. B. ; COELHO, B. . Entre democracia e autoritarismo: as ambivalências do conhecimento. 2023 (USP-Centro Marc Bloch (Alemanha))
    • OLIVA, L. C. G. ; BRANDAO, E. ; MINKOVICIUS, D. B. . Colóquio A Obra de Franklin Leopoldo e Silva. 2023 (depto. de Filosofia da USP)
    • OLIVA, L. C. G. ; SANTIAGO, H. ; CAMPOS, A. S. . Colóquio Luso-Brasileiro de Filosofia Moderna Maquiavel e Espinosa.. 2024 (USP-Universidade Nova de Lisboa)
    • OLIVA, L. C. G. ; SANTIAGO, H. ; ITOKAZU, E. M. ; ROCHA, M. ; GUIMARAES, F. . XVIII Colóquio Internacional Spinoza: Natureza, Trabalho e Liberdade. 2023 (USP/UFG/PUC-Rio/ENFF)
    • FRIZZARIN, G. ; OLIVA, L. C. G. . Jornada sobre as Regras para a Direção do Espírito, de Descartes. 2021 (USP)
    • OLIVA, L. C. G. . Pascal entre a Religião e a Política. 2013 (UFS)
    • OLIVA, L. C. G. . Pascal e a crítica do cartesianismo. 2022 (Depto. de Filosofia da UFSCAR)
    • OLIVA, L. C. G. ; ITOKAZU, E. M. . As Paixões e a Política. 2016 (ANPOF)
    • Nome do projeto: Ruptura e continuidade: investigação sobre as relações entre natureza e história a partir de sua formulação pelo Grande Racionalismo seiscentista (2008 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVA, L. C. G. , SILVA, F. L. E. , LACERDA, T. M. , CHAUI, M. , SANTIAGO, H. , Baioni, J. E. , SOUZA, M. G. , MATOS, O. .
      Descrição: Sumário Ruptura e Continuidade: Investigações sobre a relação entre Natureza e História a partir de sua formulação pelo Grande Racionalismo Seiscentista. O projeto se volta para a elaboração das relações entre Natureza e História na Filosofia do Século XVII buscando não somente as concepções seiscentistas, mas também o legado sobre o qual se apóiam, bem como as críticas e retomadas das formulações dos Seiscentos na filosofia posterior, particularmente na Ilustração Francesa, no Idealismo Alemão e em alguns filósofos contemporâneos, como Nietzsche, Merleau-Ponty, Deleuze e Foucault. O ponto de partida serão as formulações renascentistas dos florentinos e dos juristas franceses, sua presença e modificações nas obras de Bacon, Espinosa, Pascal e Leibniz. O primeiro contraponto, em que a ruptura se apresenta superior à continuidade, será feito com a obra de Vico, que anuncia os trabalhos da Ilustração Francesa. Da Renascença à Ilustração, as relações entre Natureza e História não são tensas: não só a História está inserida na Natureza, como esta, pensada como artefato e artesã, está embebida na História; além disso, a idéia de natureza humana fornece a mediação necessária entre ambas. Tudo muda e a ruptura se torna patente com as obras do Idealismo Alemão, isto é, com a distinção entre Natureza e Cultura, ainda que o Romantismo pretenda retomar sua inseparabilidade, graças a uma nova Filosofia da Natureza. Tomando como referência a análise do Grande Racionalismo, por Merleau-Ponty, suas críticas ao ?fracasso das filosofias dialéticas? e sua hipótese da possibilidade de fundar na Natureza uma nova concepção da História, algumas das pesquisas examinarão o papel dos conceitos de devir e acontecimento nas filosofias de Nietzsche e Deleuze, a ênfase na idéia de descontinuidade temporal, nas primeiras obras de Foucault, e o ressurgimento da determinação natural do histórico em suas últimas obras, dedicadas ao conceito de biopoder.
    • Nome do projeto: EXPERIÊNCIA E RAZÃO NO PENSAMENTO MODERNO (2002 - 2006
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVA, L. C. G. , SILVA, F. L. E. , LACERDA, T. M. , CHAUI, M. , SANTIAGO, H. , Baioni, J. E. , SOUZA, M. G. , MATOS, O. .
      Descrição: O projeto examina um tema que, atualmente, vem ocupando os pesquisadores do pensamento seiscentista, a saber, a relação entre experiência e razão na formulação da filosofia e da ciência modernas. Para tanto, a pesquisa se distribuirá em três vertentes principais: 1) vertente epistêmica, na qual recusaremos a distinção tradicional entre empirismo e racionalismo no pensamento clássico, uma vez que o racionalismo é a marca do pensamento moderno, a diferença entre ?empiristas? e ?racionalistas? encontrando-se simplesmente no lugar que atribuem à experiência e à razão na fundamentação do conhecimento; 2) vertente ético-política, na qual examinaremos o nascimento do pensamento ético-político moderno a partir do lugar que a experiência passa a ocupar na formulação de uma teoria das ações humanas cuja racionalidade depende, justamente, da relação entre a experiência prática e sua elaboração pela razão; 3) vertente ontológica, na qual examinaremos a relação entre experiência e razão, filosofia e ciência, teoria e prática a partir da idéia de infinito positivo ou de infinito atual.
    • Nome do projeto: Capes-Cofecub n. 611/08 Crises e anátemas da modernidade filosófica: Spinoza e Nietzsche como sismos na metafísica da subjetividade (2008 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVA, L. C. G. , CHAUI, M. , SANTIAGO, H. , Carvalho, André Martins , GIACÓIA, Osvaldo .
      Descrição: Spinoza e Nietzsche representam, cada um a seu modo, pedras de tropeço na marcha triunfal da racionalidade emergente na modernidade, tanto em seu apogeu, quanto no esgotamento de suas virtualidades. O projeto tem como objetivo aprofundar o estudo das relações entre esses dois pensadores, de um ponto de vista historiográfico e conceitual, assim como revisar a contribuição crítica de ambos para pensar os problemas e dilemas de nosso próprio tempo. Trata-se de um convênio Capes-Cofecub envolvendo as seguintes universidades: UFRJ, USP, Unicamp, Université d'Amiens, Université de Reims.
    • Nome do projeto: Ruptura e Continuidade: Investigações sobre a relação entre Natureza e História a partir de sua formulação pelo Grande Racionalismo Seiscentista (projeto n. 162-09) (2009 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVA, L. C. G. , CHAUI, M. , SANTIAGO, H. , TATIAN, D. .
      Descrição: O acordo de cooperação e pesquisa congrega os programas de pós-graduação em filosofia da Universidade de São Paulo, Brasil, e da Universidad Nacional de Córdoba, Argentina, por meio dos grupos de pesquisas coordenados pelos professores Marilena de Souza Chaui e Diego Tatián. No Brasil, as atividades são financiadas pela CAPES; na Argentina, pelo MINCYT. O acordo prevê o intercâmbio de doutorandos e pós-doutorandos, bem como a realização de missões de trabalho de professores dos dois países. O projeto de investigação se volta para a elaboração das relações entre Natureza e História na Filosofia do Século XVII buscando não somente as concepções seiscentistas, mas também o legado sobre o qual se apóiam, bem como as críticas e retomadas das formulações dos Seiscentos na filosofia posterior, particularmente na Ilustração Francesa, no Idealismo Alemão e em alguns filósofos contemporâneos, como Nietzsche, Merleau-Ponty, Deleuze e Foucault.
    • Nome do projeto: As ideias de modos inexistentes em Espinosa (2011 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVA, L. C. G. .
      Descrição: Na proposição III 7 da Ética, Espinosa diz que a essência de uma coisa é identificada com seu esforço de perseverar na existência. Ao mesmo tempo, na definição 2 da parte II, o filósofo nos diz que pertence à essência de uma coisa aquilo que põe a coisa. Sendo assim, não parece razoável falar, na filosofia espinosana, de essências inexistentes ou separadas de sua existência. Mas então como entender a proposição 8 da parte II, que nos fala de idéias de modos inexistentes? Seria uma maneira de recuperar os possíveis, depois que a parte I nos garantiu que tudo é necessário? O intuito deste projeto é examinar este enigma, que coloca dificuldades para os intérpretes e não parece ter encontrado ainda uma solução definitiva. Para isso, investigaremos os desdobramentos desta proposição, que se dão em partes do texto aparentemente conflitantes: de um lado, a proposição II 8 é invocada no escólio da proposição 11 da parte III, onde se está demonstrando como uma idéia pode ser contrária à nossa mente; de outro, ela tem papel importante na parte V, onde se diz que a mente é eterna e, nesta medida, imune à contrariedade. Por isso cremos que o exame do papel da proposição II 8 na Ética também pode ajudar a esclarecer as relações entre eternidade e duração (que é o terreno da contrariedade) na filosofia de Espinosa.
    • Nome do projeto: Liberdade de opinião e Liberdade da razão em Espinosa (2016 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVA, L. C. G. .
      Descrição: Na primeira parte da Ética de Espinosa, a definição de coisa livre apresenta-a como aquela que existe por sua própria natureza e determina-se por si só a agir. Ora, tais características só se aplicam a Deus. Por sua vez, na parte II, é feita uma dura crítica à noção de livre-arbítrio como total indeterminação. Quando tudo parecia nos conduzir à conclusão de que não há liberdade para o homem, Espinosa apresenta uma teoria do homem livre, no final da parte IV, entendendo-o como aquele que se conduz pela razão, ou seja, como causa adequada de suas ações. Finalmente, na parte V, a noção de liberdade é recuperada em um sentido novo, ganhando um elemento de eternidade que parecia faltar na parte IV. Assim vemos como a noção de liberdade passa por um percurso de reformulação no decorrer do livro. Por sua vez, no final do Tratado-teológico-político, é dito que o fim da república é a liberdade, mais precisamente que os homens usem livremente a razão. Sabemos, porém, que a república não é composta de sábios, portanto o TTP não pode estar se referindo à liberdade do sábio, tal como descrita na Ética. Por outro lado, o TTP fala da ?liberdade de pensar o que quiser?, a liberdade de opinião que é saudável na república. O objetivo deste projeto é investigar os sentidos de liberdade na Ética e confrontá-los com o uso do conceito no TTP, verificando se os conceitos de ambas as obras são compatíveis.
    • Nome do projeto: Poder, conflito e liberdade: Espinosa e os percursos da filosofia política moderna e contemporânea acerca da democracia. (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVA, L. C. G. , CHAUI, M. , SOUZA, M. G. , BARROS, A. R. .
      Descrição: Sou pesquisador principal deste Projeto temático Fapesp (2018/19880-4)
    • Nome do projeto: Natureza e Graça em Blaise Pascal (2019 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVA, L. C. G. , SANTIAGO, H. .
      Descrição: O projeto pretende examinar os antecedentes do conceito pascaliano de natureza humana, desde a matriz aristotélica da ideia de natureza, passando pela absorção do conceito pelo pensamento cristão de Agostinho, pela constituição do conceito teológico de pura natureza na escolástica tardia e sua crítica por Jansénius. Pascal aprofunda essa crítica, mostrando que a completude e a suficiência pressupostas na ideia de pura natureza são incompatíveis coma atual condição do homem, embora a infelicidade humana aponte para o fato de que a natureza humana permanece relevante como uma exigência irrealizável naturalmente. Donde nosso intuito de examinar a noção pascaliana de natureza humana em paralelo com sua concepção de graça divina.
    • Nome do projeto: Paradoxos da emancipação (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVA, L. C. G. , SANTIAGO, H. , CHALOUB, J. G. S. , YUVA, A. , PRECHT, O. , GENEL, K. , RIBEIRO, B. B. B. .
      Descrição: Descrição: Partindo de uma análise interdisciplinar da atual crise da democracia brasileira, a parceria entre o Centro Marc Bloch e a Universidade de São Paulo se dedica ao estudo dos ?paradoxos da emancipação?. Esse estudo de caso mostra que a complexa relação entre democracia e conhecimento não deve ser tomada como contraponto da conexão muito mais evidente entre autoritarismo e fake news. Enquanto o discurso da ultradireita repousa sobre uma rejeição deliberada de uma esfera pública baseada no conhecimento compartilhado, a defesa das estruturas democráticas não pode ser baseada em uma simples apologia da distinção entre conhecimento e ignorância. Pois é esta mesma diferenciação rígida que está na raiz das exclusões e hierarquias que estruturam os discursos pós-factuais..
    • Mestrado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1996
    • Doutorado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2002
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade de Paris I, Panthéon-Sorbonne
        Ano de conclusão: 2011
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2003
    • Livre-docencia:
      • Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas- Usp
        Ano de conclusão: 2013
        Status do curso:
    • Universidade Ibirapuera:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1997 - 1999 ).
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2003 - Atual ).
        Outras informações: professor doutor
    • Cadernos Espinosanos (USP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2000 - Atual ).