Não autenticado |

Amanda Brandão Ribeiro

    • Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2009) e mestrado em Ciência Social (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo (2015) com intercâmbio na Universidad de Buenos Aires. Tem experiência em pesquisa e docência na área de Antropologia nos seguintes temas: ditadura civil militar brasileira, familiares de mortos e desaparecidos políticos, estado de exceção, ativismo direitos humanos. Possui formação em cursos voltados à saúde da mulher, práticas integrativas e complementares ligadas ao Sistema Único de Saúde e controle de zoonoses, recentemente exercendo a função de agente de combate às endemias na cidade de Rio Claro (SP).

       

      Links:    

    • RIBEIRO, A. B. . Relampejos do passado: memória e luto dos familiares de desaparecidos políticos da ditadura civil militar brasileira. São Paulo : Unifesp, 2017 . 208p. ISBN: 9788555710254.
    • BRANDÃO, A. . O Tribunal Tiradentes e o julgamento simbólico da lei de anistia: a impossibilidade de acesso aos tribunais oficiais brasileiros pelos sentinelas kafkianos da lei Clepsidra. Revista Interdiciplinaria de Estudios sobre Memoria , v. 2 , p. 66 - 89 , 2015. ISSN: 23622075.
    • RIBEIRO, A. B. . Ritual de passagem para a democracia: a busca dos familiares de desaparecidos políticos da Ditadura Civil-Militar brasileira (1964-1985) por justiça.. In: X Reunión de Antropología del Mercosur , 2013 , Córdoba. GT N° 9 Justicia, rituales y moralidades. : , 2013.
    • RIBEIRO, A. B. . O ativismo dos familiares de desaparecidos políticos em direitos humanos: disputas pelo significado da Ditadura Civil-Militar brasileira e suas consequências no plano jurídico nacional. In: VII Jornadas Santiago Wallace de Investigación en Antropología Social , 2013 , Buenos Aires. GT 12 Antropología política y jurídica: Terrorismo de estado y activismo de los derechos humanos. : , 2013.
  • Outras Produções Bibliográficas: 1
    • RIBEIRO, A. B. . O suicídio como espetáculo na metrópole: cenas, cenários e espectadores. São Paulo : Ponto Urbe- Revista do Núcleo de Antropologia Urbana da USP , 2012 (Resenha)
    • Graduacao:
      • Curso: Ciências Sociais
        Nome da Instituição: Universidade Estadual de Campinas
        Título: O luto que nunca acaba: o luto materno em grupo de apoio à pais enlutados
        Ano de conclusão: 2009
    • Mestrado:
      • Curso: Ciência Social (Antropologia Social)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2015
    • Cadernos de Campo (USP. 1991):
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2013 ).
    • Universidade Estadual de Campinas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2011 ).
        Outras informações: Participação como bolsista Treinamento Técnico de Nível 3 (TT-3) com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) no projeto Músicas e Músicos na TV de São Paulo: trabalho, distinção, identidade (1954-1969) coordenado pela professora Dra. Rita de Cássia Lahoz Morelli. O trabalho consistiu na pesquisa em arquivos públicos dos periódicos Folha da Manhã, O Estado de São Paulo e Correio Paulistano (1954-1959) e na sistematização das informações.
        Outras informações: Bolsista Treinamento Técnico
    • Programas das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2015 ).
        Outras informações: As atividades do pesquisador júnior visaram apoiar a sistematização de informações que serviram de subsídios ao relatório final da Comissão Nacional da Verdade com o objetivo de esclarecer fatos e circunstâncias envolvendo casos de graves violações de direitos humanos. Dentre as atividades previstas no escopo de trabalho do pesquisador, destacam-se:

1. Análise e sistematização de informações, depoimentos e documentos recebidos por Comissões da
Verdade parceiras da CNV, com vistas a subsidiar a elaboração do Relatório Final;

2. Coleta e sistematização de informações e dados relacionados com graves violações dos direitos humanos, dentro do cronograma e os parâmetros técnicos e operacionais da CNV;

3. Apoio à organização de audiências públicas, conferências, oitivas, discussões técnicas, missões nacionais e, eventualmente, cursos de formação;

4. Apoio à elaboração de relatórios quantitativos e qualitativos de ordem administrativa e técnica para a avaliação e o monitoramento das atividades;

5. Organização de informações técnicas no formato exigido para comunicações oficiais, materiais publicitários, reuniões e seminários.

6. Apoio a iniciativas voltadas para o mapeamento dos sítios de repressão e de resistência, incluindo pesquisas sobre o valor cultural do património histórico.

7. Apoio à realização de levantamento de normas legais e atuação do Sistema de Justiça no período compreendido entre 18 de setembro de 1946 e 5 de outubro de 1988.
        Outras informações: Pesquisador Junior
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2015 ).
        Outras informações: Publicação da pesquisa: "Relampejos do passado: memória e luto dos familiares de desaparecidos políticos da ditadura civil militar brasileira" pela Editora Unifesp, 2017.
        Outras informações: Bolsista mestrado
    • Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina - Hospital São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2015 - 2016 ).
        Outras informações: Controle de gestão financeira, organização de arquivos, gerência de informações, revisão de documentos, auditoria interna (recursos humanos).
        Outras informações: Assistente administrativo
    • Centro Brasileiro de Análise e Planejamento:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2016 ).
        Outras informações: Pesquisa qualitativa com atores envolvidos, direta ou indiretamente, na política pública de gestão de resíduos sólidos em Osasco/SP com produção de relatório para a prefeitura municipal.
        Outras informações: Pesquisadora e relatora
    • Universidade Estadual Paulista:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - 2019 ).
        Outras informações: Aula ministrada na Unesp- Rio Claro para o curso de Geografia sobre o tema "Justiça de Transição"
        Outras informações: Professora convidada
    • Serviço Social do Comércio:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2015 ).
        Outras informações: Mediação e proposta de temas para debate do livro “K: relato de uma busca”, de Bernardo
Kucinski.
        Outras informações: Mediadora do Clube de Leitura
    • Fundação/Secretaria de Saúde Rio Claro:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2020 - Atual ).
        Outras informações: Exercício de atividade de vigilância, prevenção e controle de doenças de saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS e sob responsabilidade do gestor Municipal; Pesquisas de vetores nas fases larvárias e adultas; Eliminação de criadouros/depósito positivos através de remoção, destruição, vedação, entre outros; Tratamento focal e nebulização com equipamentos portáteis; Realizar controle químico (bloqueio com nebulização) nos tratamentos focais e perifocais ou quando for necessária tal ação, pela aplicação de larvicidas ou inseticidas; Distribuição e recolhimento de coletores de fezes e auxílio na coleta de material biológico (sangue, urina, fezes e outros) de animais em situações de identificação de agravos; Registro das informações referentes às atividades executadas em formulários específicos; Orientação da população com relação aos meios de evitar a proliferação de vetores; Encaminhamento aos serviços de saúde dos casos suspeitos de doenças endêmicas; Orientar sobre medidas de prevenção e eliminação de criadouros de Aedes aegypti e outros vetores e doenças, visitando residências ou estabelecimentos diversos, pontos estratégicos; Realizar controle mecânico de criadouros casa/casa, localizando, removendo ou mudando a posição destes recipientes de modo que não acumulem água. Esta ação deverá ser realizada juntamente com moradores/proprietários, para que tenha caráter educativo e envolva a comunidade; Efetuar vistorias zoosanitárias, pesquisar larvas e insetos em armadilhas, realizar levantamento de índices rápidos e detalhados de densidade larvária; Realizar atividades de mutirão juntamente com outras Secretarias Municipais e/ou Instituições, quando for solicitado; Atuar na prevenção e controle de outras Zoonoses dentre elas: Raiva, Leptospirose, Febre Maculosa, Leishmaniose, Febre Amarela e outras que possam ser necessárias; Participar de Campanhas de Vacinação Anti-Rábica anima
        Outras informações: Agente de Combate às Endemias