Não autenticado |

Talita Lazarin Dal' Bó

    • Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (2005) e mestrado em Antropologia Social pela mesma instituição (2010). Atualmente está cursando doutorado em Ciência Social (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo (em andamento). É pesquisadora membro do Centro de Estudos Ameríndios - CEstA/ USP e integra a Comissão Permanente de Ações Afirmativas do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da USP. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Etnologia Indígena, atuando principalmente com os seguintes temas: modos de saber indígenas, ações afirmativas, estudantes indígenas na universidade, conhecimento tradicional, antropologias indígenas.

       

      Links:    

    • DE FIORI, ANA LETÍCIA ; ASSÊNSIO, CIBELE BARBALHO ; ANDRADE, FABIANA ; TEIXEIRA, JACQUELINE MORAES ; PATRIARCA, LETIZIA ; DAL BO, TALITA LARAZIN . O tempo e o vento: notas sobre a arte de burocratizar políticas de cotas na USP Revista de Antropologia (São Paulo) , v. 60 , p. 55 - 83 , 2017. ISSN: 00347701.
    • MARQUES, ANA CLAUDIA ROCHA DUARTE ; FIORI, ANA LETÍCIA DE ; ASSÊNSIO, CIBELE BARBALHO ; ANDRADE, FABIANA DE ; TEIXEIRA, JACQUELINE MORAES ; PATRIARCA, LETIZIA ; DAL? BÓ, TALITA LAZARIN . A proposta de cotas e ações afirmativas do Programa de PósGraduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo: do tédio à melodia Cadernos de Campo (USP) , v. 25 , p. 46 - 55 , 2017. ISSN: 01045679.
    • Clarice Cohn ; DAL'BÓ, Talita Lazarin . Ingresso de indígenas em cursos regulares nas universidades e desafios da interculturalidade: o caso da UFSCar CADERNOS DO GEA , v. 10 , p. 27 - 37 , 2016. ISSN: 23173246.
    • GALLOIS, DOMINIQUE TILKIN ; KLEIN, TATIANE ; DAL? BO, TALITA LAZARIN . Indigenous Peoples, Multicultural Policies and Rights Grounded in Cultural Difference Revista de Cultura e Extensão - USP , v. 15 , p. 31 - 48 , 2016. ISSN: 21756805.
    • DAL? BÓ, TALITA LAZARIN . Estudantes indígenas nas universidades: sobre modos de conhecer, de traduzir e de transformar o conhecimento. In: Seminário Internacional Etnologia Guarani: diálogos e contribuições (GT 08 - Regime de circulação de saberes indígenas) , 2016 , Dourados. I Seminário Internacional Etnologia Guarani: diálogos e contribuições. Dourados : Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, 2016.
    • DAL BO, Talita L. . Perspectivas Antropológicas sobre a Inclusão de ìndios no Ensino Superior. In: 16o. Congresso de Leitura do Brasil - VII Seminário , 2007 , Campinas. Caderno de Atividades - Resumos - 16o. Congresso de Leitura do Brasil. Campinas : Associação de Leitura do Brasil, 2007. p. 121 - 121.
    • DAL BO, Talita L. ; SANTOS, A. V. . Relatório do II Encontro Nacional de Estudantes Indígenas. : , 2014 (Relatoria de evento)
    • DAL' BO, Talita Lazarin . Estudantes indígenas nas universidades: sobre modos de conhecer, de construir relações e de traduzir conhecimentos. 2017 (Congresso)
    • DAL BO, Talita L. . Participação na Mesa Redonda ?A pós-graduação e a antropologia indígena no Rio Negro?. 2016 (Outra)
    • DAL BO, Talita L. . Estudantes indígenas nas universidades: sobre modos de conhecer, de construir relações e de traduzir os conhecimentos. 2016 (Conferência)
    • DAL BO, Talita L. ; DANGELIS, W. ; GUERREIRO JUNIOR, A. . Participação na Mesa Redonda: ?Cotas para indígenas: especificidades?. 2016 (Seminário)
    • DAL BO, Talita L. ; MORAES, M. C. . Demarcação de Terras Indígenas. 2016 (Conferência)
    • DAL BO, Talita L. . Participação no debate ?O golpe e as ameaças aos povos indígenas?. 2016 (Conferência)
    • DAL BO, Talita L. . Estudantes indígenas nas universidades: sobre modos de conhecer, de traduzir e de transformar o conhecimento. 2016 (Congresso)
    • DAL BO, Talita L. ; FIORI, A. L. . Questões de interculturalidade e políticas públicas na Educação Escolar Indígena. 2015 (Seminário)
    • DAL BO, Talita L. . Participação na Mesa Redonda 'Indigenização da Universidade'. 2015 (Seminário)
    • DAL BO, Talita L. . Produzindo coletivos, conhecimentos e relações: o Centro de Culturas Indígenas/UFSCar. 2015 (Congresso)
    • DAL BO, Talita L. . Sexta da Casa - Leituras sobre indígenas e universidades. 2014 (Seminário)
    • DAL BO, Talita L. . Síntese grupo de estudos Material/Imaterial, Visível/Invisível. 2013 (Seminário)
    • DAL BO, Talita L. ; Clarice Cohn . O ingresso de estudantes indígenas em cursos regulares nas universidades e os desafios da interculturalidade: o caso da Universidade Federal de São Carlos, Brasil. 2013 (Congresso)
    • DAL BO, Talita L. . Reflexões sobre o ingresso de estudantes indígenas na Universidade Federal de São Carlos: os desafios do vestibular específico e das primeiras experiências. 2013 (Seminário)
    • DAL BO, Talita L. . O Ingresso de Estudantes Indígenas na Universidade Federal de São Carlos (Brasil): Reflexões sobre ?Interculturalidade?, ?Cultura? e ?Conhecimento Tradicional?. 2013 (Congresso)
    • DAL BO, Talita L. . PERSPECTIVAS ANTROPOLÓGICAS SOBRE A INCLUSÃO DE ÍNDIOS NO ENSINO SUPERIOR. 2007 (Congresso)
    • DAL BO, Talita L. . PERSPECTIVAS ANTROPOLÓGICAS SOBRE A INCLUSÃO DE ÍNDIOS NO ENSINO SUPERIOR. 2007 (Congresso)
    • DAL BO, Talita L. . PERSPECTIVAS ANTROPOLÓGICAS SOBRE A INCLUSÃO DE ÍNDIOS NO ENSINO SUPERIOR. 2007 (Congresso)
    • DAL BO, Talita L. . A EXPERIÊNCIA DOS ÍNDIOS NA UNIVERSIDADE COMO UM EXERCÍCIO DE TRADUÇÃO CULTURAL. 2008 (Congresso)
    • DALBO, Talita L. . EVENTO CULTURAL DOS ACADÊMICOS INDÍGENAS DA UFSCAR. 2008 (Universidade Federal de São Carlos)
    • DALBO, Talita L. . Sexta do Mês. 2014 (PPGAS/USP)
    • DALBO, Talita L. ; BRAGA, L. V. ; MENEZES, H. ; MACIEL, D. B. ; FREIRE, G. C. ; BERBEL, G. . I Jornada de Antropologia do PPGAS/USP. 2016 (PPGAS/USP)
    • DALBO, Talita L. ; MAINARDI, C. . Grupo de Trabalho 09 - Produção de conhecimentos e seus efeitos: reflexões sobre materiais escritos e visuais entre populações indígenas, no IV Simpósio Internacional de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás. 2015 (Universidade Federal de Goiás)
    • DALBO, Talita L. . Módulo 5 - A Temática Indígena no Currículo Escolar - Educação para as Relações Étnico-Raciais. 2012 (UAB - UFSCar)
    • Clarice Cohn ; DALBO, Talita L. ; Marqui, Amanda . Cohn, Clarice ; DAL'BÓ, T. L. ; MARQUI, A. . A INTERCUA INTERCULTURALIDADE NA ESCOLA INDÍGENA E NA INCLUSÃO DOS ÍNDIOS NA UNIVERSIDADE. 2009
  • Projetos de Pesquisa: 1
    • Nome do projeto: A INTERCULTURALIDADE NA ESCOLA INDÍGENA E NA INCLUSÃO DOS ÍNDIOS NA UNIVERSIDADE (2007 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: DALBO, Talita L. , Clarice Cohn , Marqui, Amanda .
      Descrição: Atualmente, experiências de educação escolar indígena diferenciada têm sido implantadas nos três níveis de ensino, inclusive na educação superior, seja por inclusão dos índios nas universidades, seja pela implantação de cursos voltados a essa população, como os de licenciatura intercultura, havendo já experiências várias e das mais variadas de formulação e implantação de escolas indígenas no Brasil, de acordo com diferenças socioculturais, demandas locais e sua especificidade. Esse projeto propõe a análise, por meio de pesquisas etnográficas em escolas indígenas e universidades, de como essa diferença é posta em prática e define experiências escolares e a experiência acadêmica universitária dos índios no Brasil, por meio de uma reflexão sobre os preceitos que as embasam e de análises de processos de implantação de escolas indígenas e da inclusão de índios nas universidades. O projeto conta com financiamento do CNPq, por meio do Edital MCT/CNPq 50/2006 (Proc. 400945/2007-0).
    • Graduacao:
      • Curso: Ciências Sociais
        Nome da Instituição: Universidade Federal de São Carlos
        Título: Reflexões sobre a Educação Escolar Indígena no Brasil
        Ano de conclusão: 2005
    • Mestrado:
      • Curso: Antropologia Social
        Nome da Instituição: Universidade Federal de São Carlos
        Ano de conclusão: 2010
    • Doutorado:
      • Curso: Ciência Social (Antropologia Social)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Colégio Alcance:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2006 ).
        Outras informações: Professora Substituta de História do Brasil no Colégio Alcance módulo EJA.
        Outras informações: Professora Substituta de História
    • Cursinho Pré-Vestibular PRODAM:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Universidade Federal de São Carlos:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Ministério da Justiça:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2013 ).
        Outras informações: Profissional Nível Superior nível III - Ciências Sociais - Contrato Temporário.
        Outras informações: Sociólogo
    • R@U - Revista de Antropologia dos Alunos da UFSCar:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2010 ).
        Outras informações: Revista online com primeira edição publicada em julho de 2009 (v.1, n.1, jan/jun, 2009, ISSN: 2175 - 4705
    • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2017 ).
        Outras informações: Programas Regulares / Bolsas / No País / Doutorado Processo 2012/24077-0
        Outras informações: Pesquisador bolsista