Não autenticado |

Iara Rosa Farias

    • Graduação em Letras pela Universidade Católica de Santos - UNISANTOS (1990), Mestrado em Letras: Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- UNESP-CAr (1997) e Doutorado em Lingüística pela Universidade de São Paulo - USP/SP (2002). ProDoc/CAPES de estudos e pesquisas em Educação na Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2003-2005). Pós-Doutorado na Universidade de Bolonha - UNIBO/Itália (2016-2017), sobre paixões que sustentam o racismo, a discriminação e o preconceito. Atuou na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia - FACED/UFBA (2005-2009), na área de Alfabetização e Letramento (graduação), adotando a perspectiva Linguística. Atuou na Pós-Graduação, linha de pesquisa Sociedade e Linguagem, trabalhando com Semiótica e Análise do Discurso Francesas. Desde 2009, é professora na Universidade Federal de São Paulo/EFLCH, curso de Letras, na área de Estudos da Linguagem. Tem pesquisa em Linguística e em Educação a partir da Semiótica Francesa, abordando os seguintes temas: percepção/figuratividade, paixão e intertextualidade/interdiscursividade em textos sincréticos (canção, animação, publicidade, mídias sociais).

       

      Links:    

    • FARIAS, I. R. ; MARTIN, I. R. ; BELON, Amanda ; MANIUC, Bruno ; Silva, Edson ; BARRETO, Jéssica D. ; SOUSA, J. S. ; RIBEIRO, M. C. S. ; SOUZA, V. N. C. ; FARIAS, IARA ROSA . Mais amor, seu doutor! Os médicos cubanos entre nós. São Paulo : Independente, 2017 . 195p. ISBN: 9788592590062.
    • FARIAS, Iara Rosa ; OLIVEIRA, D. ; SILVA, Ana Patrícia da . Escolas Democráticas e de Resistência. Rio de Janeiro : Ed. Associação Brasileira de Ensino Universitário UNIABEU, 2005 . p. ISBN: 8598716022.
    • FARIAS, Iara Rosa . Trans-Formar a Educação: Semiótica, Psicologia e Psicanálise. Rio de Janeiro : Faculdade de Educação da UFRJ, 2004 . 215p. ISBN: .
    • MATA, Speranza França da ; ROCHA, Marise Maria Santana da ; FARIAS, Iara Rosa . Direito e Cidadania: interfaces científicas sob o olhar da Educação. Rio de Janeiro : Faculdade de Educação da UFRJ, 2003 . 258p. ISBN: 8589943011.
  • Artigos completos publicados em periódicos: 9
    • FARIAS, IARA ROSA . Information and politics on Brazilian Facebook Revista Científica de Información y Comunicación , v. 15 , p. 1 - 8 , 2017. ISSN: 21731071.
    • FARIAS, IARA ROSA . A construc-a-o de humor e verdade na animac-a-o -Deu a louca na Chapeuzinho- Estudos Semióticos (USP) , v. 11 , p. 21 - 30 , 2015. ISSN: 19804016.
    • FARIAS, Iara Rosa ; SILVA, V. F. F. . A APRENDIZAGEM DA ESCRITA DOS ALUNOS DAS CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS À LUZ DA PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA Atual Revista de Educação e Linguagem , v. 2 , p. 1-11 - 11 , 2013. ISSN: 23583002.
    • FARIAS, Iara Rosa . Nos caminhos da figuratividade CASA (Araraquara) , v. 08 , p. 3320 - , 2010. ISSN: 16793404.
    • FARIAS, Iara Rosa . Linguagem e sentido no ensino da gramática Línguas & Letras (UNIOESTE) , v. 7 , p. 65 - 80 , 2006. ISSN: 15177238.
    • FARIAS, Iara Rosa . Discurso na formação dos hábitos e atitudes: a linguagem nossa de cada dia Aprender (Vitória da Conquista) , v. 7 , p. 15 - 30 , 2006. ISSN: 16787846.
    • FARIAS, Iara Rosa ; BEIVIDAS, Waldir . A formação do leitor: considerações sobre a noção de gosto Intercâmbio (CD-ROM) , v. XV , p. 01 - 11 , 2006. ISSN: 1806275X.
    • FARIAS, Iara Rosa . Percepção: entre a expressão e o conteúdo Estudos Lingüísticos (São Paulo) , v. 33 , p. 00 - , 2004. ISSN: 14130939.
    • FARIAS, Iara Rosa . Elementos de Semiótica aplicados à canção RAP CASA. Cadernos de Semiótica Aplicada , v. 1 , p. 14 - 34 , 2003. ISSN: 16793404.
    • FARIAS, Iara Rosa . As entrevistas de Greimas e outros pontos de vista sobre a Semiótica francesa. Do sensível ao Inteligível. Duas décadas de construção do sentido, v. 1, p. 75 - 89, 2014.
    • FARIAS, Iara Rosa ; SILVA, Érica Bastos da ; Santos, Antônio Fernando Silva dos . Reflexões sobre a inclusão linguística no contexto escolar - Scielo livro. Educação inclusiva, deficiência e contexto social: questões contemporâneas, v. , p. 38 - 49, 2009.
    • FARIAS, Iara Rosa ; Botelho, Amanda Ribeiro . Consciência Fonológica e sistema braile: reflexões sobre o tratamento da ortografia. Educação Inclusiva, deficiência e contexto social: questões contemporâneas, v. 01, p. 117 - 126, 2009.
    • FARIAS, Iara Rosa ; SILVA, Érica Bastos da ; Santos, Antônio Fernando Silva dos . Reflexões sobre a inclusão linguística no contexto escolar. Educação Inclusiva, deficiência e contexto social: questões contemporâneas, v. 01, p. 39 - 48, 2009.
    • FARIAS, Iara Rosa ; Silva, Renato Izidoro da ; Santana, Djárcia Brito de . Alfabetização: processos históricos, lingüísticos e psicogenéticos na leitura e na escrita. Entre Textos, Língua e Ensino, v. 1, p. 49 - 73, 2007.
    • FARIAS, Iara Rosa . Letramento e linguagem: reflexões a partir da semiótica francesa para uma prática de ensino. Lingua(gem), texto, discurso: entre a reflexão e a prática, v. 02, p. 89 - 103, 2007.
    • FARIAS, Iara Rosa . Charge: Humor e Crítica. Exercícios de Semióticca, v. 01, p. 245 - 259, 2005.
    • FARIAS, Iara Rosa ; FERRAZ, Vera Regina Pereira . Novos olhares sobre o cotidiano: leitura semiótica de um projeto de capacitação. Trans-Formar a Educação: Semiótica, Psicologia e Psicanálise, v. 01, p. 84 - 100, 2004.
    • FARIAS, Iara Rosa . Linguagem, pertença cidadã e construção da cidadania. Direito e Cidadania: interfaces científicas sob o olhar da Educação, v. 1, p. 247 - 255, 2003.
    • FARIAS, Iara Rosa . A arte na propaganda comercial: uma releitura de "As meninas" de Velázquez. In: XVI Congreso Internacional de la Asociación de Lingüística y Filología de la América Latina - ALFAL , 2011 , Alcalá de Henares - Espanha. Documentos para el XVI Congreso Internacional de la ALFAL - Alcalá de Henares. Alcalá de Henares - Espanha : Universidad de Alcalá, 2011. p. 1 - 9.
    • FARIAS, Iara Rosa . A arte na propaganda comercial: uma releitura de "As meninas" de Velázquez. In: XVI Congresso Internacional de la Asociación de Lingüística y Filología de la América Latina - ALFAL , 2011 , Alcalá de Henares. Documentos para el XVI Congreso Internacional de la ALFAL - Alcalá de Henares. Alcalá de Henares : Universidad de Alcalá, 2011. p. 1 - 9.
    • FARIAS, Iara Rosa ; Batista, H. S. . Oralidade, constituição da subjetividade e da história e cultura escolar. In: II CIPA Congresso Internacional sobre pesquisa (auto) biográfica , 2006 , Salvador. Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si. Salvador : EDUNEB, 2006. p. 532 - .
    • FARIAS, Iara Rosa ; Batista, H. S. . Reflexão sobre a constituição da memória: um caso de atemporalidade. In: II Congresso Internacional sobre pesquisa (auto) biográfica , 2006 , Salvador. Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si. Salvador : EDUNEB, 2006. p. 532 - .
    • FARIAS, Iara Rosa . O estudo linguístico na formação do professor alfabetizador. In: 16º INPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada , 2007 , São Paulo. Linguagem em atividades. São Paulo : LAEL/PUCSP, 2007. p. 389 - 390.
    • FARIAS, Iara Rosa . Alfabetizar e Letrar: a formação do professor alfabetizador e os saberes linguísticos. In: 16º Congresso de Leitura do Brasil , 2007 , Campinas/SP. 16 º Cole - No mundo há muitas armadilhas. Campinas/SP : ALB, 2007.
    • FARIAS, Iara Rosa . O ensino da linguística na Pedagogia: desafios, propostas e conquistas. In: 55º Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos , 2007 , Franca/SP. 55º Seminário do GEL. : , 2007.
    • FARIAS, Iara Rosa . O discurso das imagens. In: VI Jornada de Pesquisadores - Centro de Filosofia e Ciências Humanas-UFRJ , 2004 , Rio de Janeiro. VI Jornada de Pesquisadores - Centro de Filosofia e Ciências Humanas-UFRJ. Rio de Janeiro : Decania do CFCH, 2004.
    • FARIAS, Iara Rosa . Estratégias de percepção: implicações na construção do sentido. In: I Congresso Internacional da Associação Brasileira de Estudos Semióticos , 2003 , Araraquara/SP. Percepção e sentido: tendências dos estudos semióticos. Araraquara : UNESP, 2003. p. 86 - 86.
    • FARIAS, Iara Rosa . Percepção: entre a expressão e o conteúdo. In: 51º Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos - Gel , 2003 , Taubaté SP. 51º Seminário do GEL. Taubaté : UNITAU, 2003. p. 212 - 212.
    • FARIAS, Iara Rosa . Semiótica e experiência estética: discussões sobre a percepção e o parecer. In: 50 Seminário do GEL , 2002 , São Paulo. 50 do Grupo de Estudos Linguísticos do estaddo de São Paulo. São Paulo : , 2002.
    • FARIAS, Iara Rosa . Linguagem e construção da subjetividade. In: XXI Jornada de Estudos Lingüísticos do Nordeste , 2006 , João Pessoa PB. XXI Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos. João Pessoa : Idéia, 2006. p. 1133 - 1138.
    • FARIAS, Iara Rosa . As imagens enquanto prática discursiva: elementos para reflexão Completo. In: II Seminário Internacional As redes de conhecimento e a tecnologia: imagem e cidadania , 2003 , Rio de Janeiro. Imagem e Cidadania. Rio de Janeiro : UERJ, 2003.
    • FARIAS, Iara Rosa . Ser brasileiro: a identidade a partir de estilos de estratégias perceptivas. In: II Congresso Internacional da Associação Brasileira de Semiótica , 2005 , São Paulo. Brasil: Identidade Alteridade. Resumos, textos e progrmação. São Paulo : CPS/PUC/ABES, 2005.
    • FARIAS, Iara Rosa . Educação e cidadania: habilidades em leitura e escrita. In: Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira - JUBRA , 2004 , Rio de Janeiro. Juventude Brasileira: perspectivas e acções em saúde, educação e cidadania. : , 2004. p. 102 - 103.
    • FARIAS, Iara Rosa . Représentations sémiotiques du corps à travers les âges. In: Les signes du monde: interculturalité & globalisation , 2004 , Lyon. Les signes du monde: interculturalité & globalisation. : , 2004. p. 37 - 37.
    • FARIAS, Iara Rosa . Imagem e subjetividade. In: 52 ° GEL , 2004 , Campinas. GEL - Programação e Resumos. : , 2004.
    • FARIAS, Iara Rosa . Práxis enunciativa e a construção do corpo jovem. In: XIX Encontro Nacional da ANPOLL , 2004 , Maceió. Ciência para o Brasil e a área de Letras e Lingüísitca. : , 2004. p. 462 - 463.
    • FARIAS, Iara Rosa . Linguagem, sentido e construção do conhecimento. In: VI Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - ANPEd , 2004 , Rio de Janeiro. Política, Conhecimento e Cidadania. Rio de Janeiro : Editora da UERJ, 2004. p. 123 - 123.
    • FARIAS, Iara Rosa . Linguagem, sentido e construção do conhecimento. In: VI Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - ANPEd , 2004 , Rio de Janeiro. Política, Conhecimento e Cidaddania. Rio de Janeiro : Editora da UERJ, 2004.
    • FARIAS, Iara Rosa . Quando a leitura faz sentido. In: 14 º Congresso de Leitura do Brasil , 2003 , Campinas. Anais do 14 º Congresso de Leitura do Brasil - COLE. Campinas : ALB, 2003.
    • FARIAS, Iara Rosa ; FERRAZ, Vera Regina Pereira . Novos olhares sobre os objetos do cotidiano: um caso de re-significação a serviço da aprendizagem. In: 1º Encontro de Semiótica aplicada ao Design , 2003 , Rio de Janeiro. Anais do 1º Encontro desemiótica Aplicada ao Design. Rio de Janeiro : LABCom, 2003.
    • FARIAS, Iara Rosa . As imagens enquanto prática discursiva: elementos para reflexão Resumo. In: II Seminário Internacional As redes de conhecimento e a tecnologia: imagem e cidadania , 2003 , Rio de Janeiro. Caderno de resumos e programação II Seminário Internacional As redes de conhecimento e a tecnologia: imagem e cidadania. Rio de Janeiro : UERJ, 2003. p. 25 - .
    • FARIAS, Iara Rosa . A questão do sentido na leitura sob a luz da Semiótica Resumo. In: 14º Congressso de Leitura do Brasil , 2003 , Campinas/SP. Resumos 14o Congresso de Leitura do Brasil-COLE/II Congresso da História do Livro e da Leitura no Brasil. : , 2003. p. 90 - 91.
    • FARIAS, Iara Rosa . A emergência do sujeito e do objeto no ato perceptivo: questões semióticas. In: Fórum de Atualização em Pesquisas Semióticas - FAPS , 2003 , São Paulo. Fórum de Atualização em Pesquisas Semióticas - FAPS. São Paulo : Grupo de Estudos Semióticos da USP/SP - GESUSP, 2003.
    • FARIAS, Iara Rosa . A descrição como ato de percepção. In: III Congresso Internacional da Associação Brasileira de Lingüística , 2003 , Rio de Janeiro. Anais - III Congresso Internacional da ABRALIN. : www.abralin.org.br/sessões_gerais.doc, 2003. p. 118 - .
    • FARIAS, Iara Rosa . A percepção sob a luz da semiótica francesa. In: XVII Encontro Nacional da ANPOLL , 2002 , Gramado. Boletim Informativo. Gramado : Anpoll, 2002. p. 314 - 315.
    • FARIAS, Iara Rosa . Figuratividade e percepção Resumo. In: III Encontro dos Alunos da Pós-Graduação em Lingüística , 2000 , São Paulo. Figuratividade e percepção. São Paulo : Artes Gráficas FFLCH/USP, 2000. p. 19 - .
    • FARIAS, Iara Rosa . Figuratividade e Percepção. In: III Encontro dos Alunos da Pós-Graduação em Lingüística , 2001 , São Paulo. As LÍNGUAS DO BRASIL: tipos, variedade regionais e modalidades discursivas. São Paulo : Artes Gráficas FFLCH/USP, 2001. p. 121 - 130.
    • FARIAS, Iara Rosa . Relações entre enunciador e enunciatário em um a unidade de um livro didático. In: III Colóquio do Centro de Pesquisas Sociossemióticas , 1997 , São Paulo. Caderno de discussão. SP : Gráfica PUC, 1997. p. 62 - 67.
    • FARIAS, Iara Rosa . RAP: Um espaço de encontro entre Língua Falada e Língua Escrita. In: II Encontro sobre Língua Falada e Escrita - ELFE , 1995 , Maceió - Alagoas. II Encontro Nacional sobre Língua Falada e Escrita. Maceió : EDUFAL, 1995. p. 755 - 759.
    • Marsciani, F. ; FARIAS, Iara Rosa . Fenomenologia da linguagem e enunciação. SÃO PAULO : , 2018 (Tradução)
    • FARIAS, Iara Rosa ; MARTIN, I. R. . Mais amor, seu doutor! Os médicos cubanos entre nós. São Paulo/SP : Independente , 2017 (Prefácio, Pósfacio/Introducao)
    • FARIAS, Iara Rosa . Trans-Formar a Educação: Semiótica, Psicologia e Psicanálise. Rio de Janeiro : Faculdade de Educação da UFRJ , 2004 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • Broullón, M. ; FARIAS, IARA ROSA . ?Poética y lógica del esbozo. Análisis semiótico del entorno digital a partir de la obra digital de José Luis Guerin?,. 2017 (Parecer)
    • FARIAS, Iara Rosa ; MATTE, A. C. F. . Revista Texto Livre. 2016 (Parecer)
    • FARIAS, Iara Rosa . Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo. 2016 (Parecer)
    • BRAIT, B. ; FARIAS, Iara Rosa . Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso. 2011 (Parecer)
    • PIMENTA, S. G. ; FARIAS, Iara Rosa ; GOMES, M. O. . ENDIPE. 2012 (Parecer)
    • MATTE, A. C. F. ; FARIAS, Iara Rosa . Revista Texto Livre. 2012 (Parecer)
    • FARIAS, Iara Rosa ; Lopes, I. C. ; TOMASI, C. ; MENDES, C. M. . Revista de Estudos Semióticos. 2012 (Parecer)
    • FARIAS, Iara Rosa . Revista Linguagem e Ensino. 2008 (Parecer)
    • FARIAS, Iara Rosa . CaSA - Cadernos de Semiótica Aplicada. 2008 (Parecer)
    • FARIAS, Iara Rosa . CaSA - Cadernos de Semiótica Aplicada. 2004 (Parecer)
    • FARIAS, Iara Rosa . CaSA - Cadernos de Semiótica aplicada. 2003 (Parecer)
    • FARIAS, Iara Rosa . Educação e Sociedade: a linguagem sob o ponto de vista da teoria da significação. 2003 (Relatorio_tecnico)
    • FARIAS, Iara Rosa . Racismos: paixões como forma de vida. 2018 (Conferência)
    • FARIAS, IARA ROSA . Le canzoni brasiliane ed italiane. 2017 (Conferência)
    • FARIAS, IARA ROSA . Che cos?è un autore? o Riflessioni da saggio di Foucault: Relazioni e emergenza di valori nei sistemi. 2017 (Conferência)
    • FARIAS, Iara Rosa . Saussure e estruturalismos: adventos teóricos. 2015 (Conferência)
    • FARIAS, Iara Rosa . Texto e Discurso: questões de enunciação. 2015 (Conferência)
    • FARIAS, Iara Rosa . Investigações sobre a linguagem: algumas questões entre Filosofia e Linguística. 2013 (Conferência)
    • FARIAS, Iara Rosa . A formação do professor de ensino de língua portuguesa e o processo de aprendizagem da língua escrita. 2012 (Comunicacao)
    • FARIAS, Iara Rosa . a didática da Semi´potica: as entrevistas de Greimas. 2012 (Comunicacao)
    • FARIAS, Iara Rosa . Materialidade da linguagem e efeitos de sentido: persuasão do leitor. 2012 (Conferência)
    • FARIAS, Iara Rosa . O método semiótico: domínio e aplicações. 2012 (Conferência)
    • FARIAS, Iara Rosa . Da percepção do mundo às figuras do texto: a percepção do discurso. 2011 (Comunicacao)
    • FARIAS, Iara Rosa . A arte na propaganda comercial: uma releitura de "As meninas" de Velázquez. 2011 (Comunicacao)
    • FARIAS, Iara Rosa . A construção da percepção espacial nos relatos de história de vida. 2011 (Comunicacao)
    • FARIAS, Iara Rosa . A produção de sentido e de enunciados frente às TICs. 2010 (Comunicacao)
    • FARIAS, Iara Rosa . Nos caminhos da figuratividade. 2010 (Comunicacao)
    • FARIAS, Iara Rosa . La énunciacion en la cultura de la comunicación. 2009 (Comunicacao)
    • FARIAS, Iara Rosa . A intertextualidade imagética: a remissão aos clássicos da pintura na propaganda comercial. 2010 (Conferência)
    • SILVA, Érica Bastos da ; FARIAS, Iara Rosa . Ensino da língua materna e uso de variantes linguísticas: algumas reflexões sobre a prática. 2009 (Seminário)
    • FARIAS, Iara Rosa . Educação e Cidadania: habilidades em leitura e escrita. 2004 (Comunicacao)
    • FARIAS, Iara Rosa . Ethos Epistemológico do imaginário. 2004 (Conferência)
    • FARIAS, Iara Rosa . A emergência do sujeito e do objeto no ato perceptivo: questões semióticas. 2003 (Conferência)
    • FARIAS, Iara Rosa . Semiótica. 2003 (Conferência)
    • FARIAS, Iara Rosa . Imagem e subjetividade. 2004 (Comunicacao)
    • FARIAS, Iara Rosa . Práxis enunciativa e a construção do corpo jovem. 2004 (Comunicacao)
    • FARIAS, Iara Rosa . O discurso das imagens. 2004 (Comunicacao)
    • FARIAS, Iara Rosa . Linguagem, sentidos e as construção do conhecimento. 2004 (Comunicacao)
    • FARIAS, Iara Rosa ; FERRAZ, Vera Regina Pereira . Novos olhares sobre os objetos do cotidiano: um caso de ressignificação a serviço da aprendizagem. 2003 (Comunicacao)
    • FARIAS, Iara Rosa . Estratégias de percepção: implicações na construção do sentido. 2003 (Comunicacao)
    • FARIAS, Iara Rosa . Linguagem, pertença cidadã e construção da cidadania. 2003 (Comunicacao)
    • FARIAS, Iara Rosa . A questão do sentido na leitura sob a luz da Semiótica. 2003 (Comunicacao)
    • FARIAS, Iara Rosa . As imagens enquanto prática discursiva: elementos para reflexão. 2003 (Comunicacao)
    • FARIAS, Iara Rosa . Percepção: da expressão ao conteúdo. 2003 (Comunicacao)
    • FARIAS, Iara Rosa . A descrição como ato de percepção. 2003 (Comunicacao)
    • FARIAS, Iara Rosa . Isotopia sob a ótica tensiva: relações entre as partes e o todo. 2002 (Comunicacao)
    • FARIAS, Iara Rosa . A percepção sob a luz da semiótica francesa. 2002 (Comunicacao)
    • FARIAS, Iara Rosa . Semiótica e experiência estética. 2002 (Comunicacao)
    • FARIAS, Iara Rosa . Figuratividade e Percepção. 2000 (Comunicacao)
    • FARIAS, Iara Rosa . Relações entre enunciador e enunciatário em um a unidade de um livro didático. 1997 (Comunicacao)
    • FARIAS, Iara Rosa . Língua Falada e Língua Escrita. 1995 (Comunicacao)
    • FARIAS, Iara Rosa . O discurso didático e as suas estratégias manipuladoras, persuasivas e passionais. 1997 (Conferência)
    • FARIAS, Iara Rosa . Alfabetização e Letramento: contribuiçoes da Semiótica. 2005 (Conferência)
    • FARIAS, Iara Rosa . Percepção e a construção de pontos de vista. 2005 (Conferência)
    • FARIAS, Iara Rosa . Alfabetização como direito: permanência escolar e aprendizagem. 2007 (Conferência)
    • FARIAS, Iara Rosa ; BEIVIDAS, Waldir . A formação do leitor: considerações sobre o gosto do ponto de vista da Semiótica. 2005 (Comunicacao)
    • FARIAS, Iara Rosa ; SILVA, Érica Bastos da ; CONCEICAO, A. V. . ALFABETIZAR LETRANDO: SABERES LINGÜÍSTICOS NA ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS. 2008 (Comunicacao)
    • FARIAS, Iara Rosa . Alfabetização e Letramento: convergências e particularidades. 2006 (Conferência)
    • FARIAS, Iara Rosa . Intertextualidade e interdiscursividade na cançao: o (en) canto das vozes. 2008 (Conferência)
    • FARIAS, Iara Rosa . O ensino da linguística na Pedagogia: desafios, propostas e conquistas. 2007 (Comunicacao)
    • FARIAS, Iara Rosa . Alfabetizar e Letrar: a formação do professor alfabetizador e os saberes linguísticos. 2007 (Comunicacao)
    • FARIAS, Iara Rosa . Ser brasileiro: a identidade a partir de estilos de estratégias perceptivas. 2005 (Comunicacao)
    • FARIAS, Iara Rosa . Linguagem e construção da subjetividade. 2006 (Outra)
    • FARIAS, Iara Rosa ; Batista, H. S. . Oralidade, constituição da subjetividade e da história e cultura escolar. 2006 (Outra)
    • FARIAS, Iara Rosa . O estudo lingüístico na formação do professor alfabetizador. 2007 (Comunicacao)
    • LIMA, C. C. S. ; FARIAS, Iara Rosa . A importância da leitura no processo de aquisição da linguagem escrita. 2007 (Comunicacao)
    • FARIAS, Iara Rosa ; Santana, Shirlene Silva . Linguagem, escrita e alfabetização. 2007 (Comunicacao)
    • FARIAS, Iara Rosa ; SILVA, Érica Bastos da . Formação de Professores e questões sobre a linguagem escrita. 2007 (Comunicacao)
    • Botelho, Amanda Ribeiro ; FARIAS, Iara Rosa . Consciência fonológica e sistema braille: reflexões sobre o tratamenteo da ortografia. 2007 (Comunicacao)
    • FARIAS, Iara Rosa ; SILVA, Érica Bastos da ; Santos, Antônio Fernando Silva dos . REflexões sobre a inclusão lingüística no contexto escolar. 2007 (Comunicacao)
    • Batista, H. S. ; FARIAS, Iara Rosa . Reflexão sobre a constituição da memória: um caso de atemporalidade em relatos dos índios Kiriri. 2006 (Congresso)
    • FARIAS, Iara Rosa . Pluraridade Cultural: identidadde e subjetividade na diversidade. 2006 (Conferência)
    • FARIAS, Iara Rosa ; JESUS, S. A. M. . Leitura. 2006 Rádio Cristal AM 1350 KHz
    • FARIAS, Iara Rosa ; Anunciação, Scheila ; Naron, Deise . Dia Nacional da Alfabetização. 2007 Metrópole FM 101.3
    • MATA, Speranza França da ; Duarte, Mário antônio ; FARIAS, Iara Rosa . Seminário Direito e Cidadania: interfaces científicas sob o olhar da educação. 2003 (Fundação de Apoio à Universidade Federal de Saõ João del-Rei / Universidade Federal do Rio de Janeiro)
    • FARIAS, Iara Rosa ; LIMA, Maria Nazaré Mota de ; REIS, Vilma . Mesa-Redonda Raça, Gênero e Educação. 2005 (Universidade Federal da Bahia)
    • FARIAS, Iara Rosa ; Silveira Júnior ; Gurgel, Paulo . A pedagogia freudiana hoje: impasses e revisões. 2007 (Universidade Federal da Bahia)
    • Cruz, Fernanda Miranda ; Ramos, Paulo ; Mendonça, Márcia ; FARIAS, Iara Rosa . As línguas crioulas de base portuguesa no Atlântico. 2010 (Departamento de Letras)
    • FARIAS, Iara Rosa ; Foglia, Graciela ; Philippov, Renata . III Colóquio de Humanas da UNIFESP. 2011 (Escola de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo)
    • BEIVIDAS, Waldir ; FARIAS, Iara Rosa ; LOPES, I.C. ; SIGNORI, M. B. D. . Congresso Internacional 100 anos com Saussure. 2013 (Universidade de São Paulo)
    • FARIAS, Iara Rosa ; BEIVIDAS, Waldir ; LOPES, I.C. . Simpósio Internacional Louis Hjelmslev - 50 anos depois. 2015 (Universidade de São Paulo)
    • FARIAS, IARA ROSA ; Souza, Raquel dos Santos Madanelo . Debate: O céu de Lisboa de Wim Wenders. 2015 (Universidade de São Paulo)
    • FARIAS, IARA ROSA ; LÏRIO, J.C. ; SANTOS SILVA, H. . Racismo e segregação: experiências socioculturais e linguísticas de africanos e afrodescendentes no Brasil. 2015 (Universidade de São Paulo)
    • FARIAS, IARA ROSA ; FERREIRA, Gilberto A. . Contribuições das Culturas Africanas na História Brasileira. 2015 (Universidade Federal de São Paulo)
    • FARIAS, IARA ROSA ; Souza, Raquel dos Santos Madanelo . Fernando Pessoa: olhares linguísticos e literários. 2015 (Universidade de São Paulo)
    • FARIAS, IARA ROSA ; MOREIRA, M. F. ; Souza, Raquel dos Santos Madanelo ; Teixeira, Ana Lucia de Freitas . Guarda REsponsável: ter um bicho é ter um amigo. 2014 (Universidade de São Paulo)
    • FARIAS, Iara Rosa ; MARTIN, I. R. . Cuba e Brasil: experiências de acolhimento lá e cá. 2015 (Universidade Federal de São Paulo/EFLCH)
    • MATTE, A. C. F. ; FARIAS, Iara Rosa . Congresso Nacional Universidade, EaD e Software Livre: UEADSL. 2017 (Universidade Federal de Minas Gerais)
    • FARIAS, Iara Rosa . Seminário: Alfabetização, o que quer e o que pode o professor frente às teorias. 2007 (Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia)
    • FARIAS, Iara Rosa . Para quem tem olhos de ver. 1995 (Centro de Ensino e Pesquisa do Litoral Paulista)
    • FARIAS, Iara Rosa . Organização para o Trabalho Acadêmico - OTrA. 2013 (Universidade Federal de São Paulo/EFLCH)
    • FARIAS, Iara Rosa . Canção, o encanto das palavras. 2015 (Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos/SP)
    • FARIAS, Iara Rosa . Relatório de atividades e desenvolvimento do Programa de Absorção Temporária de Doutores. 2005
    • FARIAS, IARA ROSA . Relatório das Atividades do Estágio de Pós-Doutoramento/FAPESP. 2017
    • FARIAS, IARA ROSA . Relatório das Atividades do Estágio de Pós-Doutoramento/Departamento de Letras. 2017
    • FARIAS, Iara Rosa ; BEIVIDAS, Waldir . Entretien avec Claude Zilberberg. 2007 (Vídeo)
    • FARIAS, Iara Rosa . Tutorial - Como se cadastrar na Revista FACED. 2006 (Tutorial)
    • Nome do projeto: Educação e Sociedade: a linguagem sob o ponto de vista da teoria da significação (2003 - 2005
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FARIAS, Iara Rosa .
      Descrição: O projeto tratou-se de uma bolsa de pós-doutoral concedida pela CAPES, ProDoc. Durante sua vigência buscou-se compreender a Educação e a sociedade sob o viés sêmio-discursivo, isto é, entender ambas como um conjunto de textos dialógicos e polêmicos que constituem o perfil de uma cultura. Os resultados foram apresentados em eventos de Educação e Semiótica e publicados em revistas especializadas. Ainda, elaborou-se um livro discutindo tais relações.
    • Nome do projeto: A AQUISIÇÃO DA ESCRITA: PROCESSOS LINGÜÍSTICOS E PSICOGENÉTICOS Fapesb/BA - n. 8541/2007 ? Edital Educação 004/2007 (2008 - 2008
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FARIAS, Iara Rosa , Gurgel, Paulo .
      Descrição: Trata-se de pesquisa envolvendo professores da rede municipal de ensino da cidade de Salvador/Ba, alunos de iniciação científica e orientandos de mestrado e doutorado. A pesquisa busca investigar como o professor alfabetizador entende o processo da alfabetização, e em que medida o entende como um processo lingüístico e psicogenético. A partir do levantamento das respostas dos alfabetizadores, obtidos a partir de entrevistas e questionários aplicados, serão realizados cursos de atualização. Noutros termos, os pesquisadores desta pesquisa entendem que a alfabetização é um processo complexo que exige formação lingüística e abordagem psicogenética por parte do alfabetizador, porém é preciso entender primeiro como este profissional da educação entende tal processo e nele se reconhece antes de ser colocado a fazer qualquer curso de atualização profissional. O projeto recebeu verba para instauração de bolsas de iniciação científica (2), compra de material permanente e de consumo, totalizando R$ 38.700,00.
    • Nome do projeto: Reflexões sobre o caráter simbólico e social da linguagem escrita: impactos na formação do professor e no processo de alfabetização/PIBIC (2006 - 2007
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FARIAS, Iara Rosa , SILVA, Érica Bastos da , Santana, Shirlene Silva , LIMA, C. C. S. , CONCEICAO, A. V. , SANTOS, Viviane B. A. S. , CERQUEIRA, S. C. , SILVA, V. F. F. .
      Descrição: O projeto tratou da pesquisa sobre as particularidades e características da linguagem escrita, sua relação com a oralidade e das questões sobre o processo de alfabetização, a partir do ponto de vista lingüístico. A primeira fase foi de leitura e discussão de textos de lingüística (fonética, fonologia, sociolingüística). A segunda fase foi realizada pesquisa com estudantes de pedagogia e professores de alfabetização. Arpesentou-se os resultados da pesquisa em eventos científicos e produziu-se um seminário na Faculdade de Educação para professores, alunos e comunidade acadêmcia. O seminário foi gratuito com direito a certificado de participação.
    • Nome do projeto: Cultura brasileira e redação acadêmica em Português Brasileiro para falantes nativos do castelhano (2014 - 2015
      Natureza: Extensao
      Integrantes: FARIAS, Iara Rosa , LÏRIO, J.C. , SANTOS SILVA, H. , MARTIN, I. R. , FIDALGO, S.S. , RODRIGUES, J.F. , Elias, Neide , SOUZA, G. N. E. , REYNOLDES, M. , ARAUJO, L. , NONATO, V. .
    • Nome do projeto: Bicho Cidadão (2013 - 2014
      Natureza: Extensao
      Integrantes: FARIAS, Iara Rosa , Souza, Raquel dos Santos Madanelo , Teixeira, Ana Lucia de Freitas .
      Descrição: Tratou-se de Projeto de Extensão Interdepartamental (Letras e Ciências Sociais) no qual os alunos monitores envolvidos receberam bolsa para auxiliar nas ações promovidas pelo projeto. Realizou-se ciclo de palestras para comunidade do entorno da UNIFESP/Guarulhos, além de discussões no campus sobre a situação de abandono e da guarda responsável de animais.
    • Nome do projeto: Ciclo de Palestras Pesquisas Contemporâneas em Estudos da Linguagem (2013 - 2013
      Natureza: Extensao
      Integrantes: FARIAS, Iara Rosa , DEMURU, Paolo .
      Descrição: O projeto apresentou diferentes análises linguísticas de correntes teóricas contemporâneas aos alunos da Escola de Filosofia Letras e Ciências Humanas da UNIFESP. Foram convidados três professores pesquisadores de diferentes universidades de São Paulo: USP, PUC e Anhembi Morumbi. Na primeira palestra o pesquisador Paolo Demuru apresentou uma análise pela qual foi possível observar do futebol brasileiro e questões sobre presentou-se pesquisas recentes sobre a construção sintático-morfológica do Português brasileiro cuja estrutura possui também matrizes de línguas africanas.
    • Nome do projeto: A Violência passional do Racismo: Configurações modal e tensiva. Estudos Semióticos (2016 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FARIAS, Iara Rosa , Marsciani, F. .
      Descrição: Tratou-se de pesquisa de pós-doutoramento acerca dos discursos racista, a investigação buscou observar e explicitar as paixões que alicerçam tais tipos de discurso.
    • FARIAS, Iara Rosa . Fotografia. 2002 - Fotografia
    • FARIAS, Iara Rosa ; Ramos, Paulo ; Bottaro, Sílvia Gutiérrez Bottaro ; Ghirardi, Ana Luiza Ramazzina ; MARTINEZ, J. ; Ricieri, Francine ; Fidalgo, Sueli . Relatório dos Trabalhos da Comissão de Extensão do Departamento de Letras da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo. 2011 - Relatório
    • FARIAS, Iara Rosa ; Ricieri, Francine ; Vazquez, Daniel ; Paiva, Odair ; Dias, Elaine ; Tavares, André . REGULAMENTO DA CÂMARA TÉCNICA DE EXTENSÃO DA ESCOLA DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS - CAMPUS DE GUARULHOS. 2011 - Regulamento
    • FARIAS, Iara Rosa ; Silva, Guilherme Ignácio da ; Lopes, Carlos Renato ; Bottaro, Sílvia Gutiérrez Bottaro ; Sprenger, Terezinha Maria ; Morganti, Bianca Fanelli ; Mendes, Maria Lúcia Dias ; Souza, Raquel dos Santos Madanelo . Manual do Aluno- Curso de Letras. 2011 - Manual
    • FARIAS, Iara Rosa . Relatório final do Projeto de Monitoria Estudos da Linguagem: Introdução aos Estudos Linguísticos, Fonética e Fonologia e Canção. 2012 - Relatório
    • FARIAS, Iara Rosa . Relatório final do Projeto de Monitoria Estudos da Linguagem: Análise do Discurso e Leitura e Produção de Textos I e II. 2013 - Relatório
    • FARIAS, Iara Rosa . Relatório final do Projeto de Monitoria Estudos da Linguagem: Leitura e Produção de Textos I e II. 2014 - Relatório
    • FARIAS, IARA ROSA ; REZENDE, R. C. . Relatório final do projeto: Lendo e produzindo textos acadêmicos: por um aperfeiçoamento das UCs Leitura e Produção de Textos I e II do curso de Letras da EFLCH. 2015 - Relatório
    • FARIAS, IARA ROSA ; REZENDE, R. C. . Relatório final do projeto: Lendo e produzindo textos acadêmicos: por um aperfeiçoamento das UCs Leitura e Produção de Textos I e II do curso de Letras da EFLCH. 2016 - Relatório
    • FARIAS, IARA ROSA ; LÏRIO, J.C. . Relatório final do projeto: Lendo e produzindo textos acadêmicos: por um aperfeiçoamento das UCs Leitura e Produção de Textos I e II do curso de Letras da EFLCH. 2017 - Relatório
    • FARIAS, Iara Rosa ; Morganti, Bianca Fanelli ; Lopes, Carlos Renato ; Silva, Guilherme Ignácio da ; Mendes, Maria Lúcia Dias ; Souza, Raquel dos Santos Madanelo ; Bottaro, Sílvia Gutiérrez Bottaro ; Sprenger, Terezinha Maria . Regulamento da Graduação em Letras Bacharelado e Licenciatura. 2011 - Regulamento
    • Graduacao:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade Católica de Santos
        Ano de conclusão: 1990
    • Mestrado:
      • Curso: Linguística e Língua Portuguesa
        Nome da Instituição: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
        Ano de conclusão: 1997
    • Doutorado:
      • Curso: Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2002
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Università di Bologna
        Ano de conclusão: 2017
      • Nome da Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro
        Ano de conclusão: 2005
    • Escola Estadual de Primeiro Grau:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (1986 - 1992 ).
        Outras informações: Professor substituto
    • Escola Estadual de Primeiro e Segundo Grau:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (1993 - 1994 ).
    • Escola Municipal de Educação Infantil:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (1991 - 1992 ).
    • Departamento de Esportes Cultura e Eventos da Zona Noroeste de Santos:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (1993 - 1994 ).
        Outras informações: No DECE da Zona Noroeste de Santos desenvolvi atividades culturais principalmente voltadas às crianças. Fui coordenadora da constituição de uma biblioteca denominada Livro Vivo, situada perto do antigo Dique (agora já urbanizado), bairro muito carente. O acervo foi constituido por doações dos moradores de Santos/SP. Houve ampla divulgação numa rádio local e a população participou generosamente. A biblioteca também tornou-se espaço cultural em que eram ministrados cursos para crianças, pais e até mesmo adolescentes (oficina de reciclagem, pintura/grafitte, oficina de argila). No espaço houve atividades como Hora do Conto e Teatro de Fantoches, além de contar com pequeno acervo de vídeos infantis.
    • Universidade Federal do Rio de Janeiro:
      • Tipo de vínculo: Livre (2003 - 2005 ).
        Outras informações: Tratou-se de bolsa de pós-doutorado concedida pela CAPES denominada PRODOC. Nos dois primeiros anos do PRODOC desenvolvi uma pesquisa de Semiótica francesa aplicada ao campo da Educação. Neste período aproveitei para atualizar-me sobre teorias e práticas do campo da Educação (letramento, Educação de Jovens e Adultos, metodologias utilizadas).
    • Universidade Federal da Bahia:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2005 - 2009 ).
        Outras informações: Professor Adjunto I
    • Revista da FACED (1516-2907):
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2009 ).
    • Universidade Federal de São Paulo - campus Guarulh:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
    • Revista Texto Livre: Linguagem e Tecnologia:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2011 ).
        Outras informações: Participação em Comissão Científica de periódico on-line registrado com ISSN: 1983-3652 http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivre
    • Universidade Federal de São Paulo/EFLCH:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2013 ).
    • Università di Bologna:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2017 ).