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Jonathan Silva Torres

    • Bacharel em Linguística, com ênfase em Indústria da Língua e Processamentos de Línguas Naturais (Linguística Computacional), pela Universidade Federal de São Carlos. Durante minha Iniciação Científica investiguei o fenômeno das Interpretações Desviantes dos Indexicais sob a interface Semântica-Pragmática Formal das Línguas Naturais. Mestre pelo PPGL-UFSCar tendo investigado a Aquisição de Implicaturas Escalares por crianças com desenvolvimento típico e crianças com Transtorno do Espectro Autista. Atualmente, minha pesquisa tem como foco a aquisição de Implicaturas Escalares por crianças com Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem. Meus principais interesses são nos campos da Semântica, Pragmática, Psicolinguística e Psicologia Cognitiva.

       

      Links:    

    • TORRES, J. S. . ?Why does it take them so long??: A review of experimental studies on the Acquisition of Scalar Implicatures and Theory of Mind. In: XI Workshop on Formal Linguistics , 2016 , Curitiba. Book of abstracts. : , 2016.
    • TORRES, J. S. . ?Isso? faz muita coisa?: uma análise formal sobre a semântica das interpretações desviantes e dos indexicais. In: IV Seminário de Produção em Linguística , 2015 , São Carlos. IX Seminário de Pesquisa da Pós-Graduação em Linguística & IV Seminário de Produção em Linguística. São Carlos : Pedro & João Editores, 2015.
    • TORRES, J. S. ; BASSO, R. M. . AS INTERPRETAÇÕES DESVIANTES DOS INDEXICAIS E SUA ESTRUTURA SEMÂNTICA. In: 22 Congresso de Iniciação Científica , 2014 , São Carlos. Anais de Eventos da UFSCar. : , 2014.
    • TORRES, J. S. . Uma Revisão de Estudos Experimentais Sobre a Aquisição de Implicaturas Escalares: Diferentes Abordagens nos Estudos do Desenvolvimento Típico e no Transtorno do Espectro Autista. 2017 (Comunicacao)
    • TORRES, J. S. . ?Why does it take them so long??: A review of experimental studies on the Acquisition of Scalar Implicatures and Theory of Mind. 2016 (Seminário)
  • Organização de eventos: 2
    • TORRES, J. S. . Olímpiada Brasileira de Linguística. 2018 (Universidade Federal de São Carlos)
    • BASSO, R. M. ; CONDE, D. C. ; TORRES, J. S. . I Colóquio de Semântica Referencial da UFSCar. 2014 (Universidade Federal de São Carlos)
    • Nome do projeto: As interpretações desviantes dos indexicais e sua estrutura semântica (2014 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TORRES, J. S. , BASSO, R. M. .
      Descrição: A maior parte das teorias sobre indexicais se inspira nos importantes insights de Kaplan (1989 [1972]), que consideram tais itens - entre os quais estão pronomes de primeira e segunda pessoa, os chamados "dêiticos" e demonstrativos usados com apontamento - como itens diretamente referenciais, ou seja, itens cuja contribuição proposicional nada mais é do que um indivíduo. Em geral, esse indivíduo é justamente aquele a que se aponta num dado contexto, conforme definido por Kaplan. Há, contudo, uma série de usos de indexicais e demonstrativos que não se conformam a essa definição e que desafiam a teoria de Kaplan - trata-se do que a literatura chama de "deferred ostension" ou "deferred interpretation", que pode ser exemplificado pela famosa sentença "O/Esse sanduíche de presunto está sentado na mesa 20". Nesse caso, o predicado 'estar sentado na mesa 20' não se aplica ao objeto apontado (i.e., o sanduíche de presunto), mas sim ao cliente que pediu o sanduíche. Sendo assim, o objetivo principal deste projeto é investigar a semântica e a pragmática desse tipo de sentença (ou uso) e avaliar seu impacto com relação às teorias sobre indexicais.
    • Nome do projeto: Aquisição de Dependências Sintáticas em Português Brasileiro - fase II (2017 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TORRES, J. S. , GROLLA, E. B. , MELO SILVA, K. A. , SANTANA, R. S. , GOES, I. D. , VIEIRA, R. C. .
      Descrição: Descrição: Esse projeto tem por objetivo investigar a aquisição de diversas construções sintáticas em português brasileiro que envolvem dependências A'. Construções como perguntas-QU com QU movido ou com QU in-situ, orações relativas com e sem pronomes resumptivos e a construção absoluta são investigadas, utlizando-se o arcabouço teórico da Teoria Gerativa (Chomsky 1981). O comportamento de crianças adquirindo português brasileiro como língua materna entre 3 e 6 anos de idade é observado por meio de diferentes técnicas experimentais, como a tarefa de produção eliciada, a tarefa de julgamento de gramaticalidade e a tarefa de julgamento de valor de verdade..
    • Graduacao:
      • Curso: Linguística
        Nome da Instituição: Universidade Federal de São Carlos
        Ano de conclusão: 2015
    • Mestrado:
      • Curso: Linguística
        Nome da Instituição: Universidade Federal de São Carlos
        Ano de conclusão: 2018
    • Doutorado:
      • Curso: Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).