Não autenticado |

Carla Lento Faria

    • Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Teoria Literária e Literatura Comparada da Universidade de São Paulo com bolsa Cnpq (março 208- fev de 2022). Mestre em Letras (Literatura) pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp - Guarulhos) (2016) com bolsa Capes. Bacharela em Letras (Português/Inglês) pela Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP - Guarulhos) (2013). Atualmente desenvolve projeto intitulado "Lascas, pedaços e fragmentos: Between the Acts e o romance em Virginia Woolf" sob orientação da Professora Doutora Cleusa Rios Pinheiro Passos. Realizou Doutorado Sanduíche como bolsista Capes-Print no King's College London (2021-2022). Tem interesse principalmente nos seguintes temas: Virginia Woolf; teoria literária; literaturas de língua inglesa; formas e gêneros literários; psicanálise e literatura; literatura fantástica.

       

      Links:    

    • FARIA, C. L. . ?That sound you hear is the sea?: Embers and the radio play in Samuel Beckett?s work MAGMA (USP) , v. 27 , p. 259 - 272 , 2020. ISSN: 01046330.
    • FARIA, C. L. . A representação da Inglaterra e da Escócia em The expedition of Humphry Clinker MAGMA (USP) , v. 1 , p. 217 - 234 , 2020. ISSN: 01046330.
    • FARIA, C. L. . Reflexos da Alma: O espelho em Virginia Woolf, João Guimarães Rosa e Machado de Assis Mafuá , v. 21 , p. 1 - , 2014. ISSN: 18062555.
    • FARIA, C. L. ; FONSECA JUNIOR, A. O. . A morte do autor e o nascimento de Em busca do tempo perdido Ao Pé da Letra (UFPE. Impresso) , v. 15 , p. 11 - 27 , 2013. ISSN: 15183610.
    • FARIA, C. L. ; PHILIPPOV, R. . A atmosfera de Kew Gardens: Considerações sobre o conto na obra de Virginia Woolf. Conversas com Virginia Woolf, v. , p. 51 - 67, 2020.
    • FARIA, C. L. . Rompendo molduras: cenas do insólito em Virginia Woolf e Lygia Fagundes Telles. In: VI Encontro Nacional O Insólito como Questão na Narrativa Ficcional , 2017 , Rio de Janeiro. Anais do XIV Painel Reflexões sobre o insólito na narrativa ficcional. : , 2017.
    • FARIA, C. L. . Parecer de artigo para a Revista Abusões, dossíê Três séculos de literatura do medo de autoria feminina. 2023 (Parecer)
    • FARIA, C. L. . Parecer de artigo para a revista Caderno Seminal UERJ, dossiê Escrita de Mulheres. 2021 (Parecer)
  • Apresentações de Trabalho: 15
    • FARIA, C. L. . Uma conversa sobre Objetos sólidos, Condolência, Um romance não escrito e Uma casa malassombrada, de Virginia Woolf. 2023 (Conferência)
    • FARIA, C. L. . Voz singular e comunal: a poesia em Between the Acts. 2023 (Seminário)
    • FARIA, C. L. . Os fantasmas de Virginia Woolf. 2021 (Comunicacao)
    • FARIA, C. L. . É pelos fantasmas dentro de nós que estremecemos: O fantástico em Virginia Woolf. 2022 (Congresso)
    • FARIA, C. L. . Singular and Communal Voice: The Poetry of Between the Acts. 2022 (Comunicacao)
    • FARIA, C. L. . Entre os Atos e a representação da guerra no último romance de Virginia Woolf. 2019 (Seminário)
    • FARIA, C. L. . Considerações sobre o conto na obra de Virginia Woolf. 2019 (Congresso)
    • FARIA, C. L. . Uma Casa Assombrada: Os Fantasmas de Virginia Woolf. 2016 (Comunicacao)
    • FARIA, C. L. . Entre fantasmas e mundos Imaginários: O fantástico em Virginia Woolf. 2016 (Comunicacao)
    • FARIA, C. L. . Entre fantasmas e mundos imaginários: O fantástico em Virginia Woolf. 2015 (Comunicacao)
    • FARIA, C. L. . Entre fantasmas e mundos imaginários: O fantástico em Virginia Woolf. 2015 (Comunicacao)
    • FARIA, C. L. . Entre fantasmas e mundos imaginários: O fantástico em Virginia Woolf. 2015 (Congresso)
    • FARIA, C. L. . Rompendo molduras: cenas do insólito em Virginia Woolf e Lygia Fagundes Telles.. 2015 (Comunicacao)
    • FARIA, C. L. . Descobrindo Mrs. Dalloway: vida e ficção em Virginia Woolf. 2014 (Congresso)
    • FARIA, C. L. . Reflexos da Alma: O espelho em Virginia Woolf, Machado de Assis e Guimarães Rosa. 2014 (Outra)
    • FARIA, C. L. . I Seminário de Estudos Linguísticos e Literários - PPG Letras. 2015 (Universidade Federal de São Paulo)
    • FARIA, C. L. . III Jornada de Literatura Contemporânea: As Aventuras do Ensaio. 2014 (Universidade Federal de São Paulo)
    • FARIA, C. L. . Jornada Fantástica II. 2016 (Unifesp)
    • FARIA, C. L. . I Seminário de Estudos Literários - PPG em Letras Unifesp. 2015 (Universidade Federal de São Paulo)
    • Nome do projeto: Entre Fantasmas e Mundos Imaginários: O Fantástico em Virginia Woolf (2014 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FARIA, C. L. , PHILIPPOV, R. .
      Descrição: Esse projeto busca analisar à luz da literatura fantástica os contos 'A Haunted House' (1921), 'Nurse Lugton?s Curtain' (1924), 'The Fascination of the Pool' (1929) e 'Lappin and Lapinova' (1939), da escritora inglesa Virginia Woolf (1882-1941). Apesar de Woolf não ser autora de obras que fundamentalmente pertencem ao fantástico, alguns de seus contos apresentam procedimentos narrativos e abordagens temáticas peculiares ao modo literário. As quatro narrativas aqui propostas se desenvolvem em torno de questões de caráter tradicionalmente fantástico, como os fantasmas, a suspensão do espaço e do tempo, o duplo, os objetos inanimados que ganham vida, etc. Sendo assim, a investigação acurada desses contos faz-se apropriada de modo a demonstrar como a obra de Virginia Woolf se insere na tradição da literatura fantástica.
    • Nome do projeto: Lascas, pedaços e fragmentos: Between the Acts e o romance em Virginia Woolf (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FARIA, C. L. , Passos, C. R. P. .
      Descrição: O presente projeto tem por objetivo investigar o hibridismo de gêneros na obra de Virginia Woolf (1882-1941) por meio da análise do romance Between the Acts (1941). Woolf foi uma escritora comprometida com a reflexão do fazer literário e interessada em examinar e transpor os limites genéricos de modo a encontrar novas possibilidades para a ficção de seu tempo. Nesse sentido, a análise da construção narrativa de Between the Acts permite observar a concepção woolfiana do romance como uma forma literária capaz de abranger todas as outras, misturando elementos da prosa, da poesia e do drama. Trata-se, portanto, de um romance que permite uma discussão fecunda, na medida em que nele convergem diversos aspectos e questionamentos trabalhados por Woolf ao longo de sua obra, demonstrando as soluções encontradas pela autora para o romance no século XX.
    • Nome do projeto: Crítica Literária e Psicanálise (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FARIA, C. L. , Passos, C. R. P. .
      Descrição: Trata-se de um projeto, desenvolvido pelo departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada e da área de Literatura Brasileira (DLCV), sob coordenação da Profa Dra. Cleusa Rios Pinheiro Passos e da Profa. Dra. Yudith Rosenbaum, relativo às relações críticas e históricas entre literatura e psicanálise, iniciado em 2007. Com reuniões mensais, dele participam alunos da graduação, pós-graduação, professores doutores de outras instituições universitárias e psicanalistas.
    • Graduacao:
      • Curso: Letras - Português e Inglês
        Nome da Instituição: Universidade Federal de São Paulo
        Ano de conclusão: 2013
    • Mestrado:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos
        Ano de conclusão: 2016
    • Doutorado:
      • Curso: Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: Lascas, pedaços e fragmentos: Between the Acts e o romance em Virginia Woolf
        Ano de conclusão: 2022
      • Curso: Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: Lascas, pedaços e fragmentos: Between the Acts e o romance em Virginia Woolf
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2016 ).
        Outras informações: Bolsista de Mestrado
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
        Outras informações: O período da bolsa Cnpq foi entre março de 2018 e fevereiro de 2022 (4 anos). Foi concedida extensão de prazo para depósito da tese pela Universidade de São Paulo até junho/2024, mas não pelo Cnpq. Desse modo, o projeto ainda não foi finalizado e continua, portanto, sem a bolsa nesse período entre março de 2022 e junho de 2024.
        Outras informações: Bolsista de doutorado