Não autenticado |

João Paulo Rabello de Castro Centelhas

    • Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da Universidade de São Paulo (PPGH/USP). Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGG/UFRJ). Graduado em Geografia e Meio Ambiente pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Trabalhou como professor substituto do Departamento de Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FEBF/UERJ), entre os anos de 2012 a 2015, e no Departamento de Geografia da Universidade Federal Fluminense (UFF), no ano de 2018. Foi assessor técnico da representação da Câmara Municipal do Rio de Janeiro no Conselho Municipal de Meio Ambiente (CONSEMAC), entre 2011 e 2012. Atualmente, é professor adjunto do Curso de Geografia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Clóvis Moura (Teresina-PI), e Coordenador do Curso de Especialização e Pesquisa em Geografia (UESPI/CCM). Concentra seus estudos e pesquisas nos seguintes temas: (i) a reprodução do capitalismo global, seu (re)ordenamento geográfico e a trama geopolítica mundial; (ii) os processos de integração/fragmentação regional (em especial, na América Latina); (iii) as dimensões subjetiva e cognitiva da experiência do sujeito na geografia do capitalismo contemporâneo. É membro-pesquisador do Grupo de Pesquisas em Geografia Humana e Valorização do Espaço (UESPI) e do Grupo de Pesquisa Geografias do Contemporâneo (USP).

       

      Links:    

  • Artigos completos publicados em periódicos: 1
    • CENTELHAS, J. P. R. C. . O 'velho moderno' e o 'novo arcaico': a relação sociedade-natureza sob o prisma multidimensional da geografia GEOPUC (RIO DE JANEIRO) , v. 2 , p. 1 - , 2009. ISSN: 19833644.
    • FONSECA, D. ; CENTELHAS, J. P. R. C. . A Educação Ambiental na PUC-Rio . Revista Eco21 , Rio de Janeiro , 01 nov. 2005.
    • CENTELHAS, J. P. R. C. . A integração social mesoamericana e a geografia política maya: escalas de organização social em questão. In: I Encontro Ibero-Americano de Estudos Mayas , 2017 , Niterói. ANAIS DO I ENCONTRO IBERO-AMERICANO DE ESTUDOS MAYAS / I CONGRESSO BRASILEIRO DE ESTUDOS MAYAS. : , 2017. p. 01 - 27.
    • CENTELHAS, J. P. R. C. . O 'velho moderno'e o 'novo arcaico': a relação sociedade-natureza sob o prisma multidimensional da agroecologia. In: VI Congresso Brasileiro de Agroecologia e II Congresso Latinoamericano de Agroecologia , 2009 , Curitiba. VI Congresso Brasileiro de Agroecologia e II Congresso Latinoamericano de Agroecologia. Curitiba : Cadernos de Agroecologia, 2009. p. 3507 - 3510.
    • CENTELHAS, J. P. R. C. . O problema cognitivo na geografia do capitalismo tardio e a topologia contra-hegemônica zapatista. In: XV Encuentro de Geógrafos de América Latina , 2015 , Havana. Por una América Latina unida y sustentable. Havana : Distribuidora Nacional ICAIC, 2015. p. 1888 - 1896.
    • CENTELHAS, J. P. R. C. . Estudo sobre os impactos dos empreendimentos imobiliários e esportivos no Parque Municipal de Marapendi. 2012 (Assessoria)
    • CENTELHAS, J. P. R. C. . A agroecologia: construindo um outro modelo territorial possível. 2019 (Seminário)
    • CENTELHAS, J. P. R. C. . A geografia da resistência zapatista e a contra-insurgência militar e estatal. 2019 (Conferência)
    • CENTELHAS, J. P. R. C. . A integração social mesoamericana e geografia política maya: escalas de organização social em questão. 2017 (Congresso)
    • CENTELHAS, J. P. R. C. . O EZLN e a geografia política das comunidades indígenas de Chiapas - México. 2017 (Conferência)
    • CENTELHAS, J. P. R. C. ; CENTELHAS, J. P. R. C. . O problema cognitivo na geografia do capitalismo tardio e a topologia contra-hegemônica zapatista. 2015 (Congresso)
    • CENTELHAS, J. P. R. C. . A geografia contemporânea e seus embates recentes. 2013 (Conferência)
    • CENTELHAS, J. P. R. C. . O problema da multirreferencialidade socioecológica e a emergência do ser geográfico. 2011 (Outra)
    • CENTELHAS, J. P. R. C. . O problema da multirreferencialidade socioecológica e a emergência do ser geográfico. 2011 (Outra)
    • CENTELHAS, J. P. R. C. . A Fragmentação do Espaço na Ordem capitalista Contemporânea: uma abordagem do metabolismo sócio-ecológico. 2010 (Congresso)
    • FONSECA, D. ; CENTELHAS, J. P. R. C. . A educação ambiental na PUC-Rio. 2005 (Outra)
    • CENTELHAS, J. P. R. C. . Agroecologia, Complexidade e Geografia: em busca de convergências teóricas. 2008 (Conferência)
    • CENTELHAS, J. P. R. C. . Do Sertão Carioca à Miami Brasileira: Produção do Espaço, Imaginário Urbano e Cidadania. 2008 (Congresso)
    • CENTELHAS, J. P. R. C. . Semana de Meio Ambiente PUC-Rio. 2005 (PUC-Rio)
    • CENTELHAS, J. P. R. C. . 1° Seminário de História e Geopolítica da América Latina. 2019 (Universidade Estadual do Piauí)
    • CENTELHAS, J. P. R. C. . VII Ciclo de Palestras Geografia, Espaço e Sociedade. 2020 (Universidade Estadual do Piauí (UESPI))
    • CENTELHAS, J. P. R. C. . Semana de Meio Ambiente. 2007 (PUC-Rio)
    • CENTELHAS, J. P. R. C. . Os Sistemas Agroflorestais - uma outra perspectiva do ambiente. 2008 (PUC-Rio)
    • Nome do projeto: Agroecologia e Ensino de Geografia: possibilidades de aplicação na educação básica (2013 - 2014
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CENTELHAS, J. P. R. C. , ARAGÃO, L. X. .
      Descrição: Projeto de extensão que visa integrar escolas municipais e moradores do entorno da FEBF/UERJ (Faculdade de Educação da Baixada Fluminense) em práticas agroecológicas que promovam o debate e as estratégias sobre segurança alimentar, ecologia do território e refuncionalização de áreas ociosas para a alimentação da comunidade da Vila São Luiz, Duque de Caxias.
    • Nome do projeto: Vivências Territoriais em Agroecologia (2015 - 2015
      Natureza: Outra
      Integrantes: CENTELHAS, J. P. R. C. , BAPTISTA, S. .
      Descrição: Trabalho de integração territorial entre os agricultores familiares do bairro de Vargem Grande e as práticas escolares do Colégio Estadual Teófilo Moreira da Costa. Pretende-se, através de uma via de mão dupla, gerar contextos extra-classes favoráveis à aprendizagem de conteúdos escolares mediante a agroecologia e, reciprocamente, atender com fornecimento de alimentos locais a demanda para a alimentação dos alunos.
    • Nome do projeto: Estado, modelo de desenvolvimento e território no Brasil contemporâneo: resistências e conflitos (2017 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CENTELHAS, J. P. R. C. , ACSELRAD, H. .
      Descrição: Dentro deste amplo projeto, que agrupa diversos pesquisadores e recortes investigativos particulares sob a coordenação do ETTERN-IPPUR/UFRJ (Laboratório Estado, Trabalho, Território e Natureza), a pesquisa objetiva investigar a estratégia de contra-insurgência protagonizada pelo Estado mexicano frente ao Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN), ao longo dos 24 anos de existência pública deste último. Neste sentido, a campanha contra-insurgente é analisada em suas múltiplas dimensões de elaboração e atuação: militar, social e psicológica; todas estas articuladas taticamente na composição da estratégia territorial de cerco, desmobilização e neutralização do movimento zapatista. Para tanto, além das observações realizadas nas pesquisas de campo em Chiapas, ao longo do doutorado, são analisadas as documentações e informações produzidas pelos setores militares e pelas agências de inteligência mexicanas e estadunidenses divulgadas na forma de documentos oficiais confidenciais "desclassificados".
    • Nome do projeto: O metabolismo sócio-ecológico como ordem espacial: um estudo sobre a dialética entre a espaço-temporalidade ecossistêmica e a espaço-temporalidade social capitalista (2009 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CENTELHAS, J. P. R. C. .
      Descrição: Este projeto desenvolvido ao longo da pesquisa de mestrado consistiu num amplo trabalho de sistematização teórico-metodológica relativo à contradição entre diferentes ordens de organização e reprodução material do espaço geográfico. Esta contradição entre o modo de organização energético-material dos ecossistemas e o modo de organização/reprodução material da sociedade capitalista é investigada em sua configuração geográfica geral, envolvendo a problemática epistemológica que lhe é correspondente, a saber, a irredutibilidade de determinadas "ordens do real" e sua coexistência intercausal. O desenvolvimento da pesquisa identificou as inadequações e os antagonismos entre as distintas ordens de organização material do espaço, procedendo na conceituação das respectivas problemáticas e vias de resolução.
    • Nome do projeto: O zapatismo e a geografia histórica das sociedades indígenas mesoamericanas: um estudo a partir do conceito de metabolismo geográfico (2012 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CENTELHAS, J. P. R. C. .
      Descrição: Este projeto, iniciado no doutorado em Geografia Humana/USP, tem por objetivo compreender a organização territorial e política do movimento indígena-campesino autodenominado Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN), bem como situá-lo no enredo de longa abrangência geohistórica da Mesoamérica. A importância desta pesquisa de longa duração e amplitude geohistórica está em significar a atuação política do EZLN dentro de um quadro de referências mais amplo, que permita conjugar a realidade contemporânea das comunidades indígenas de Chiapas com seu passado histórico e suas geografias colonial e pré-colonial. Os vínculos desta articulação são reveladores, sobretudo, em seu aspecto territorial, pois o desenvolvimento histórico das sociedades mesoamericanas demonstrou uma ampla integração inter-regional, que mais tarde veio a ser desmontada pelo domínio colonial. A reestruturação territorial atomizante, que se impôs a partir do domínio hispânico, reduziu o modo de vida mesoamericano a territorialidades muito mais restritas e isoladas. Esta transformação impactou profundamente a configuração dos povos indígenas mesoamericanos tal como conhecemos hoje, o que, por sua vez, levanta questões já que o modo de vida indígena-comunitário passa a ser resignificado no âmbito de uma valorização étnico-cultural de sua ancestralidade. No contemporâneo, a emergência e a atuação do movimento zapatista aparece como um ator insurgente, que permitiu um amplo processo de recuperação de terras indígenas mediante o levante armado de 1994, mas desde então tem sofrido uma feroz e sofisticada campanha de contra-insurgência protagonizada pelo Estado mexicano e seus apoiadores privados (nacionais e internacionais). O metabolismo geográfico do capital monopolista transnacional reinsere os territórios indígenas sob uma geografia política altamente complexa, em que as configurações territoriais assumem um papel imperativo na normatização e no controle das práticas sociais e políticas. Por consequência desta estrutura, a racionalização global-regional das geografias locais resulta em um grave problema cognitivo à elaboração da luta pelos atores locais, seja no campo ou na cidade, implicando dramaticamente sobre as possibilidades estratégicas do agir político. Este objeto específico é investigado em função do desenvolvimento das práticas políticas do EZLN, sobretudo, nos termos possíveis da ação regional e supra-comunitária. Neste intuito, foram realizadas pesquisas de campo nas bases comunitárias do movimento, em Chiapas, México, nos anos de 2014 e 2015.
    • Nome do projeto: O problema cognitivo na integração-fragmentadora do capitalismo contemporâneo (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CENTELHAS, J. P. R. C. .
      Descrição: Esta pesquisa objetiva analisar como a atividade cognitiva dos sujeitos é espacialmente implicada ante a geografia do capitalismo contemporâneo, e como tais implicações afetam a elaboração de ideias e estratégias que têm na dimensão geográfica o seu destino e a sua possibilidade. À luz das teorias cognitivas contemporâneas que acentuam a corporalidade da cognição, investigamos em que medida a espacialidade das práticas sociais (integrada a múltiplas escalas) participa como condição à subjetivação.
    • Nome do projeto: Periferia e acumulação de capital: o ajuste espacial e o território do Piauí na Geografia do Capitalismo (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CENTELHAS, J. P. R. C. , COSTA, C. R. , SILVA, J. J. , OLIVEIRA, E. C. .
      Descrição: O projeto visa analisar os processos de reconfiguração do Piauí no âmbito da geografia do capitalismo a partir dos investimentos públicos em infraestruturas físicas e sociais de longa duração e do desenvolvimento de dinâmicas produtivas estratégicas à manutenção da acumulação de capital.
    • Nome do projeto: VII Ciclo de Palestras Geografia, Espaço e Sociedade (2020 - 2020
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CENTELHAS, J. P. R. C. , GONCALVES, C. U. , SANCHES, F. O. , GAUDIO, R. S. , MOREIRA, R. , MARTINS, E. R. , GODOY, P. , MENEZES, S. O. .
      Descrição: Este projeto tem por fim promover uma série de debates e reflexões a cerca da ciência geográfica e dos desafios e problemáticas que se apresentam na contemporaneidade. Para tanto, foram organizadas sete semanas de encontros virtuais com diferentes expoentes do campo geográfico, permitindo que um amplo conjunto de estudantes, graduados, pós-graduados e docentes de todo o Brasil participasse, por via remota, das apresentações desenvolvidas entre julho e agosto de 2020.
    • Nome do projeto: Bases epistemológicas da determinação geográfica: uma releitura à luz da contemporaneidade (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CENTELHAS, J. P. R. C. .
      Descrição: Objetivo geral: Analisar, elaborar e sistematizar as bases epistemológicas que fundamentam o entendimento contemporâneo do que é o geográfico na determinação da realidade. Objetivos específicos: i. Analisar a história e o debate epistemológico concernentes ao ?determinismo geográfico?; ii. Desenvolver e aprofundar a diferenciação conceitual entre determinismo ambiental e determinação geográfica; iii. Analisar o debate interdisciplinar e contemporâneo das relações entre ser e estar, entre ação e objeto e entre cognição e prática territorial; iv. Analisar a relação onto-epistemológica da Geografia: um ?modo de pensar? e um ?fundamento/dimensão da realidade?;
    • Nome do projeto: Gestão ecológica de resíduos orgânicos e paisagismo produtivo: instrumentos para a soberania alimentar e a educação ambiental (2021 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CENTELHAS, J. P. R. C. , BEZERRA, H. J. L. .
      Descrição: Este programa de extensão consiste na integração de diferentes eixos de ação a serem realizados: 1) a reciclagem de resíduos orgânicos do Campus Clóvis Moura; 2) o paisagismo produtivo, visando incorporar o material reciclado (terra fértil) às diferentes áreas de plantio no Campus, objetivando a produção de alimentos e uma requalificação das condições ecológicas e paisagísticas do mesmo; 3) a educação ambiental a partir de oficinas e eventos articulados com unidades da rede pública de ensino, e cursos abertos ao público em geral envolvendo temas, como, ciência da compostagem, ecologia da matéria orgânica, adubos fermentados naturais (?bokashi?), agroecologia, agrofloresta sucessional, tópicos especiais em estudos agrários e territoriais, ecologia da paisagem, entre outros; 4) as pesquisas interdisciplinares que serão articuladas com as atividades do programa de extensão, como, PIBICs e estudos acadêmicos em metodologias de ensino, compostagem de resíduos orgânicos, sistemas agroflorestais, agricultura urbana e práticas territoriais em economia solidária. Deste modo, o público-alvo deste programa abarca graduandos da UESPI, terceirizados da UESPI, comunidade do entorno (Grande Dirceu), estudantes do Ensino Básico e público em geral.
    • Nome do projeto: Produção primária líquida urbana e o fortalecimento do potencial agrícola em Teresina: o papel da biomassa urbana na promoção da segurança alimentar (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CENTELHAS, J. P. R. C. , BEZERRA, H. J. L. .
      Descrição: Esta pesquisa busca identificar o potencial de biomassa aproveitável nos espaços públicos de Teresina-PI, calculando seu impacto potencial à fertilidade da agricultura urbana praticada em diferentes regiões da cidade. Além disso, a análise deste estudo de caso visa subsidiar propostas de gestão pública dos resíduos sólidos orgânicos, que estabeleça diretrizes práticas de intervenção, com conseqüências objetivas à produtividade dos agricultores urbanos e à promoção da segurança alimentar.
    • Graduacao:
      • Curso: Programa Especial de Formação de Docente
        Nome da Instituição: S B I
        Ano de conclusão: 2013
      • Curso: Geografia
        Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
        Título: Agroecologia, Complexidade e Geografia: em busca de convergências teóricas
        Ano de conclusão: 2009
    • Mestrado:
      • Curso: Geografia
        Nome da Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro
        Ano de conclusão: 2011
    • Doutorado:
      • Curso: Geografia (Geografia Humana)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2017
    • Universidade do Estado do Rio de Janeiro:
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
    • Colégio Estadual Teófilo Moreira da Costa:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2015 - 2015 ).
        Outras informações: Palestrante
    • Câmara Municipal do Rio de Janeiro:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2012 ).
        Outras informações: Assessoria técnica à representação da Câmara Municipal do Rio de Janeiro junto ao Conselho Municipal de Meio Ambiente (CONSEMAC).
        Outras informações: Assessor técnico
    • INTERTHESIS (FLORIANÓPOLIS):
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).
    • Concremat Engenharia:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2007 - 2008 ).
        Outras informações: Estudo e pesquisa sobre os impactos sócio-ambientais do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro; Trabalhos de campo na região de estudo; Contatos institucionais e pesquisas bibliográficas na produção de informação sobre o empreendimento e seus impactos.
        Outras informações: Geógrafo
    • Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2008 ).
        Outras informações: Levantamento e elaboração das informações do "Armazém de Dados" da instituição direcionados ao público infantil e juvenil.
        Outras informações: Pesquisa e produção de informações
    • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2006 ).
        Outras informações: Estágio supervisionado no Projeto "Crescimento e incremento de uma floresta manejada experimentalmente", sob a orientação do Prof. Niro Higuchi, do Laboratório de Manejo Florestal (LMF) da Coordenação de Pesquisas em Silvicultura Tropical do INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia).
        Outras informações: Estágio e Pesquisa
    • Universidade Federal do Rio de Janeiro:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2017 ).
        Outras informações: Bolsista CAPES vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana (PPGH/USP), sob a supervisão do professor Elvio Rodrigues Martins.
        Outras informações: Doutorando
    • Universidade Federal Fluminense:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2018 - 2018 ).
        Outras informações: Professor substituto do Departamento de Geografia da UFF - Niterói. Lecionou as seguintes disciplinas: Geografia dos Blocos Mundiais de Poder e Geografia do Turismo.
        Outras informações: PROFESSOR SUBSTITUTO
    • Universidade Estadual do Piauí:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
    • Revista Equador:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
        Outras informações: Revisão de artigos científicos.