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Stephanie da Silva Borges

    • Mestranda em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo e licenciada em Letras (Português, Francês e respectivas literaturas) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde também atuou como Bolsista de Iniciação Científica no campo de Literatura Brasileira e iniciou graduação em Direção Teatral por interesses acadêmicos em dramaturgia.

       

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  • Trabalhos em Anais: 9
    • BORGES, S. S. . Rua do Ouvidor: cenário machadiano. In: I Jornada UFRGS de Estudos Literários , 2010 , Porto Alegre. I Jornada UFRGS de Estudos Literários - caderno de resumos.. : , 2010.
    • BORGES, S. S. . O Dialogismo Machadiano (Machado de Assis dialógico). In: X Fórum FAPA - Conhecimento em perspectiva. , 2011 , Porto Alegre. X Fórum FAPA - caderno de resumos.. : , 2011.
    • BORGES, S. S. . Carioca: o olhar de Machado de Assis contista e cronista sobre a cidade do Rio de Janeiro. In: IX Fórum FAPA - Conhecimento: descobertas e construções , 2010 , Porto Alegre. IX Fórum FAPA - caderno de resumos.. : , 2010.
    • BORGES, S. S. . CARIOCAS DE PALCO: MACHADO DE ASSIS E CHICO BUARQUE, DOIS DRAMATURGOS SEPARADOS POR UM SÉCULO. In: XII Semana de Letras da PUCRS - Uma babel em sintonia , 2012 , Porto Alegre. Anais - XII Semana de Letras da PUCRS.. : Edipucrs, 2012.
    • BORGES, S. S. . Machado e Chico: dois dramaturgos separados por um século. In: XXIV Salão de Iniciação Científica da UFRGS , 2012 , Porto Alegre. XXIV Salão de Iniciação Científica da UFRGS - caderno de resumos.. : , 2012.
    • BORGES, S. S. . O Dialogismo Machadiano. In: XXIII Salão de Iniciação Científica da UFRGS , 2011 , Porto Alegre. XXIII Salão de Iniciação Científica da UFRGS - caderno de resumos.. : , 2011.
    • BORGES, S. S. . Carioca: o olhar de Machado de Assis contista e cronista sobre a cidade do Rio de Janeiro. In: XXII Salão de Iniciação Científica da UFRGS , 2010 , Porto Alegre. XXII Salão de Iniciação Científica da UFRGS - caderno de resumos.. : , 2010.
    • BORGES, S. S. . CARIOCA: O OLHAR DE MACHADO DE ASSIS CONTISTA E CRONISTA SOBRE A CIDADE DO RIO DE JANEIRO. In: IX Fórum FAPA - Conhecimento: descobertas e construções , 2010 , Porto Alegre. Anais do IX Fórum FAPA - Conhecimento: descobertas e construções.. : , 2010.
    • BORGES, S. S. . RUA DO OUVIDOR: CENÁRIO MACHADIANO. In: I Jornada UFRGS de Estudos Literários , 2010 , Porto Alegre. I Jornada UFRGS de Estudos Literários - Artigos.. : , 2010.
    • BORGES, S. S. . Os engajamentos antípodas do teatro paulista no pós-64. 2017 (Comunicacao)
    • BORGES, S. S. . O teatro político brasileiro e seus engajamentos antípodas. 2018 (Comunicacao)
    • BORGES, S. S. . Machado e Chico: dois dramaturgos separados por um século. 2012 (Comunicacao)
    • BORGES, S. S. . Cariocas de palco: Machado de Assis e Chico Buarque, dois dramaturgos separados por um século. 2012 (Comunicacao)
    • BORGES, S. S. . O Dialogismo Machadiano (Machado de Assis dialógico). 2011 (Comunicacao)
    • BORGES, S. S. . O Dialogismo Machadiano. 2011 (Comunicacao)
    • BORGES, S. S. . Carioca: o olhar de Machado de Assis contista e cronista sobre a cidade do Rio de Janeiro. 2010 (Comunicacao)
    • BORGES, S. S. . Carioca: o olhar de Machado de Assis contista e cronista sobre a cidade do Rio de Janeiro. 2010 (Comunicacao)
    • BORGES, S. S. . Rua do Ouvidor: cenário machadiano. 2010 (Comunicacao)
    • BORGES, S. S. . IV Seminário do Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira. 2018 (USP)
    • BORGES, S. S. . V Seminário do Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira. 2019 (USP)
    • Nome do projeto: FORMAÇÃO DA CRÔNICA NO BRASIL: ESTUDO DA CRÔNICA MACHADIANA (2009 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BORGES, S. S. , SANSEVERINO, A. M. V. .
      Descrição: O principal objetivo é estudar a constituição de traços formais que caracterizam a crônica enquanto um gênero, a partir da articulação histórica entre a forma literária e a sociedade brasileira a partir do século XIX. O problema a ser estudado é entender a crônica brasileira, vinculado ao jornal, à circulação da informação e do capital, indissociável de uma imagem modernizadora e ao mesmo tempo sujeita aos influxos de uma sociedade presa ao modelo de escravocrata e patriarcal. Nessa tensão entre modernidade patente da crônica e arcaísmo colonial, a crônica brasileira funde em sua forma os impasses sociais. Um exemplo forte do problema que se quer estudar é a forte presença da oralidade e da informalidade na crônica. Na sua marca distintiva da notícia, não estaria o cronista trazendo para o texto as marcas de sociedade dominada pela oralidade? Não estaria trazendo na rapidez de seu discurso a incapacidade de desenvolver análises de maior profundidade? Não estaria se voltando a um forma antiga e arcaica, do mesmo modo de que o jornal anunciava a mercadoria mais brutal, a compra e venda de escravos?
    • Nome do projeto: CRÔNICA E COTIDIANO NO FINAL DO IMPÉRIO: MACHADO DE ASSIS E A SÉRIE ?BALAS DE ESTALO? (2010 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BORGES, S. S. , SANSEVERINO, A. M. V. .
      Descrição: Relacionar a crônica escrita em Balas de Estalo (1883-1886), escrita coletiva, com outras produções de Machado de Assis (romance e conto) a fim de analisar de que modo a experimentação formal se dava em cada gênero e como o cotidiano brasileiro interferia no modo de fazer crônica e ficção.
    • Nome do projeto: O teatro político brasileiro e as diferentes faces do seu engajamento (2017 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BORGES, S. S. , Faria, J. R .
      Descrição: O projeto tem como objeto de estudo o teatro político brasileiro dos anos 60 e 70 (amordaçado pelas arbitrariedades da censura ditatorial) e suas consequentes ramificações no campo da esquerda, visto que, embora apresentassem finalidades aparentemente comuns dentro de uma mesma raiz política, os principais grupos e autores do período mencionado acabaram transcorrendo para um embate ideológico deveras interessante, pois a noção de engajamento ampliava-se na época. Sendo assim, a proposta é analisar, ainda, algumas diferentes respostas dessa dramaturgia à ação repressiva do Regime Militar através de duas companhias teatrais e de seus textos dramáticos, a saber: Teatro de Arena e Teatro Oficina, Arena Conta Zumbi e Roda Viva, visando, se possível, chegar até a ocasião em que esses grupos se encerraram.
    • Graduacao:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul
        Título: Machado e Chico: dois dramaturgos no espelho da história
        Ano de conclusão: 2012
      • Curso: Teatro
        Nome da Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Mestrado:
      • Nome da Instituição: Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3
        Ano de conclusão: 2015
        Status do curso: Incompleto
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade Federal do Rio Grande do Sul:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).
        Outras informações: Bolsista de Mestrado
    • REVISTA OPINIÃES ? REVISTA DOS ALUNOS DE LITERATURA BRASILEIRA USP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).