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Selma Regina Olla Paes de Almeida

    • Graduada em Letras pela Universidade de São Paulo (2014) (grau de Bacharelado e Licenciatura), habilitação em Português e Latim. É licenciada em Pedagogia pela mesma universidade (2017). Mestra pelo Programa de Filologia e Língua Portuguesa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP) (2023). Foi professora visitante na Universidad Pedagógica Nacional Francisco Morazán, em Honduras (2015), durante seis meses, ministrando aulas de Português no campus de San Pedro Sula. Em 2017 atuou como professora colaboradora associada no Curso de Língua Portuguesa do Departamento de Estudos Ibéricos da Faculdade de Filologia da Universidade de Belgrado, na Sérvia. Em 2019 exerceu atividades docente-pedagógicas em disciplinas do curso de graduação em Linguística Aplicada e Tradução - Português da Universidade de Veliko Târnovo, Bulgária. Juntamente com seu orientador, professor Dr. Valdir Heitor Barzotto, elaborou e ministrou o curso de Extensão em Língua e Cultura Brasileiras para Alunos em Intercâmbio pela FEUSP. Ministrou aulas de Português para Refugiados como professora voluntária na Bibli-ASPA por meio do Projeto USP Aprender na Comunidade. Em 2020, elaborou e ministrou o primeiro curso de Língua e Cultura Brasileiras ofertado em Montenegro, na cidade de Podgórica, como professora voluntária. Em 2021, 2022 e 2023, juntamente com os prof. Dr. Milan Puh da FEUSP ministrou o curso Imigrantes e Refugiados em Sala de Aula: Educação Linguística para Professores ofertado pelo ENCONTRO USP-ESCOLA. Tem experiência como docente na Educação Básica. Trabalha no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus São Paulo. Nessa instituição, atua na Coordenadoria Técnico-Pedagógica. Coordena o Projeto de extensão PertenSer, que visa a construção de interculturalidade com crianças migrantes. Ministra aulas de Português como Língua Adicional para anglofalantes pelo programa e-Tec IFSP.

       

      Links:    

    • Linguagem e Educação
    • Análise do Discurso
    • Formação de Professores
    • ALMEIDA, S. R. O. P. . O ensino de Português como língua adicional na formação de alunos estrangeiros e de estudantes de Licenciatura El Toldo de Astier. Propuestas y estudios sobre enseñanza de la lengua y la literatura , v. 20-21 , p. 433 - 452 , 2020. ISSN: 18533124.
    • MEDINA, F. R. ; CALIX, L. ; ALMEIDA, S. R. O. P. . La práctica de escritura en la universidad hondureña Revista Ensayos Pedagógicos , v. 15 , p. 269 - 288 , 2020. ISSN: 22153330.
    • ALMEIDA, S. R. O. P. . Monolinguismo ou multilinguismo? As imagens de língua de estudantes intercambistas na Universidade de São Paulo. Estudos do texto e do discurso:perspectivas contemporâneas, v. , p. 339 - 366, 2022.
    • ALMEIDA, S. R. O. P. . Na sala de aula, de Portas Abertas, pode entrar: uma análise discursiva de imagens de língua em materiais de ensino para refugiados e no discurso de alunos imigrantes. Discurso e poder: teoria e análise, v. , p. 292 - 307, 2020.
  • Trabalhos técnicos: 6
    • OLLA PAES DE ALMEIDA, S. R. . REVISÃO TÉCNICA E ORTOGRÁFICA DE ITENS PARA O CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS DO QUADRO PERMANENTE DE PESSOAL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO - EDITAL 361/2023. 2023 (Assessoria)
    • OLLA PAES DE ALMEIDA, S. R. . ELABORAÇÃO DE ITENS PARA O CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS DO QUADRO PERMANENTE DE PESSOAL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO - EDITAL 361/2023. 2023 (Assessoria)
    • OLLA PAES DE ALMEIDA, S. R. . Revisão Técnica para o Processo Seletivo - Edital 250/2023. 2023 (Assessoria)
    • OLLA PAES DE ALMEIDA, S. R. . Revisão Técnica e Ortográfica de questões para Concurso Público -Editais 51/2022 e 52/2022. 2022 (Assessoria)
    • OLLA PAES DE ALMEIDA, S. R. . Elaboração de questões de Língua Portuguesa para o Processo Seletivo - Edital nº 250/2023. 2023 (Assessoria)
    • PUH, M. ; LOVRIC, E. ; ALMEIDA, S. R. O. P. . Croata para tod@s!: Ensino de língua e cultura croata para falantes do português brasileiro. 2021 (Outra)
    • ALMEIDA, S. R. O. P. ; KOSSI, E. . Diversidade linguística, sim, mas em meio a uma língua que nos baste. 2022 (Comunicacao)
    • OLLA PAES DE ALMEIDA, S. R. . A uniformização linguística como instrumento de opressão e linguicídio. 2021 (Conferência)
    • ALMEIDA, S. R. O. P. . 'O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO FORMA DE CONSCIENTIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA LINGUÍSTICA. 2021 (Seminário)
    • ALMEIDA, S. R. O. P. . Mono ou multilinguismo? Imagens de língua de estudantes intercambistas na Universidade de São Paulo. 2021 (Outra)
    • ALMEIDA, S. R. O. P. . Ensino de Português X Expropriação Linguística: construindo caminhos para uma consciência da violência exercida por meio da língua. 2021 (Outra)
    • ALMEIDA, S. R. O. P. . A importância de projetos entre a universidade e a comunidade para construção do conhecimento. 2021 (Conferência)
    • ALMEIDA, S. R. O. P. . The teacher and her experience of formation in service. 2020 (Conferência)
    • ALMEIDA, S. R. O. P. . A formação continuada do professor nas escolas municipais de São Paulo. 2020 (Conferência)
    • ALMEIDA, S. R. O. P. . Transcrição diplomática e análise paleográfica de textos sobre aprendizado de língua por alunos hondurenhos e haitianos.. 2020 (Outra)
    • SANTOS, T. S. ; ALMEIDA, S. R. O. P. . Olhar para a América Latina: línguas, projetos e práticas. 2020 (Seminário)
    • PUH, M. ; ALMEIDA, S. R. O. P. ; PORTELA, F. R. ; MESQUITA, A. C. . Debates e embates sobre a condição dos imigrantes e refugiados no Brasil: possíveis caminhos formativos. 2020 (Seminário)
    • ALMEIDA, S. R. O. P. ; ANDRADE, N. P. . Aprender na comunidade: quando professoras brasileiras aprendem a(s) língua(s) portuguesa(s) com alunos haitianos. 2020 (Seminário)
    • ALMEIDA, S. R. O. P. ; COSTA, L. S. ; MARIOT, M. . O que vale é a relação que liga o professor aos aluno. 2020 (Outra)
    • ALMEIDA, S. R. O. P. . PROFESSORES, SIM; e defensores da brasilidade linguística.. 2020 (Outra)
    • ALMEIDA, S. R. O. P. ; KOSSI, E. ; SOUZA, S. P. . Les images de la langue construites par la diffusion de connaissances académiques: une production à sens unique. 2020 (Congresso)
    • ALMEIDA, S. R. O. P. . O que é aprender o português direito? Uma análise das imagens de língua presentes nos discursos de alunos imigrantes. 2019 (Seminário)
    • ALMEIDA, S. R. O. P. . As imagens de língua presentes nos documentos sobre internacionalização da Universidade de São Paulo e nos depoimentos dos alunos estrangeiros. 2019 (Outra)
    • ALMEIDA, S. R. O. P. . Com as Portas Abertas, o que pretendo do ouvinte para lhe falar dessa forma? Uma análise discursiva das imagens de língua em materiais de ensino para refugiados e imigrantes. 2019 (Outra)
    • ALMEIDA, S. R. O. P. ; ANDRADE, N. P. ; MORINI, L. . Análisis Discursivos en Diferentes Contextos Plurilingues. 2019 (Outra)
    • ALMEIDA, S. R. O. P. . Oficina: Língua portuguesa e cultura brasileira - características e práticas. 2019 (Outra)
    • BARZOTTO, V. H. ; ALMEIDA, S. R. O. P. ; FREITAS, M. S. ; SOUZA, S. P. . Oficina de pesquisa em sala de aula: ensino e aprendizagem em contexto multilíngue. 2018 (Outra)
    • ALMEIDA, S. R. O. P. . A internacionalização como projeto de extensão universitária. 2018 (Seminário)
    • MEDEIROS, R. ; ALMEIDA, S. R. O. P. . Mesa Redonda: Atividades de cooperação dos convênios vigentes da FE-. 2018 (Outra)
    • SILVA, A. J. ; FANTINATTI, P. A. P. ; ALMEIDA, S. R. O. P. . Proposta de adequação de um curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas segundo a Metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos. 2017 (Congresso)
    • SANTOS, A. C. ; ALMEIDA, S. R. O. P. . A Universidad Pedaóogica Nacional Francisco Morazán e o Ensino de Português. 2017 (Seminário)
    • ALMEIDA, S. R. O. P. . Brazilian school systems and the reform of secondary education, what changes in fact?. 2017 (Conferência)
    • ALMEIDA, S. R. O. P. . Experiência de internacionalização na Universidad Pedagógica Nacional Franscico Morazán - Honduras. 2016 (Comunicacao)
    • ALMEIDA, S. R. O. P. . Intercâmbio na Universidad Pedagógica Nacional Francisco Morazán - Honduras. 2016 (Comunicacao)
    • SANTOS, A. C. ; ALMEIDA, S. R. O. P. . Enseñanza de Idioma y La Identidad del Profesor de Lengua Portuguesa. 2015 (Conferência)
    • SANTOS, A. C. ; ALMEIDA, S. R. O. P. . La Enseñanza de la Literatura y la Oralidad. 2015 (Conferência)
    • SANTOS, A. C. ; ALMEIDA, S. R. O. P. . Enseñanza de Idioma y La Identidad del Profesor de Lengua Portuguesa. 2015 (Comunicacao)
    • CAMPOS, S. F. ; ALMEIDA, S. R. O. P. ; SANTOS, A. C. . La escritura de diarios de campo y la investigación de las prácticas de enseñanza. 2015 (Outra)
    • ALMEIDA, S. R. O. P. . La importancia de la reflexión sobre la práctica docente. 2015 (Congresso)
    • ALMEIDA, S. R. O. P. . Descrição da língua náhuatl segundo os primeiros missionários na América Central. 2009 (Simposio)
    • ALMEIDA, S. R. O. P. . A formação de palavras da língua mexicana. 2010 (Comunicacao)
    • ALMEIDA, S. R. O. P. . Códices astecas: breve panorama dos manuscritos da sociedade pré-colombiana. 2010 (Simposio)
    • MEDINA, L. C. M. ; MARTÍNEZ, G. S. ; ALMEIDA, S. R. O. P. . Forum Académico de Letras. 2015 (Universidad Pedagógica Nacional Francisco Morazán)
    • ALMEIDA, S. R. O. P. ; MENDOZA, O. . Muestra de Cine Brasileño. 2015 (Universidad Pedagógica Nacional Francisco Morazán)
    • GOMES, R. S. ; ALMEIDA, S. R. O. P. ; MOREIRA, G. R. D. ; FERRAZ NETO, J. . Semana da Consciência Negra. 2016 (IFSP Campus Campinas)
    • BATISTA, Erika ; ALMEIDA, S. R. O. P. . Conferência: Educação, Cidadania e Emancipação Humana. 2017 (Instituto Federal de São Paulo)
    • TEDESCHI, Wania ; ALMEIDA, S. R. O. P. . Mesa Redonda: A Crise Política e Institucional no Brasil Atual: Conjunturas e Perspectivas. 2017 (Instituto Federal de São Paulo)
    • ZOCA, Andrea Cristina ; ALMEIDA, S. R. O. P. ; SANTOS, E. F. . Dia Internacional das Mulheres: Delete seu Preconceito. 2017 (Instituto Federal de São Paulo)
    • MATOS, D. O. ; ALMEIDA, S. R. O. P. . Diálogos em Internacionalização. 2017 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo)
    • MATOS, D. O. ; FANTINATTI, P. A. P. ; ALMEIDA, S. R. O. P. . Semana Internacional da Mulher. 2018 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo)
    • ALMEIDA, S. R. O. P. ; MILANELLO, H. N. ; MOREIRA, G. R. D. . A Questão da Acolhida aos Refugiados e as Barreiras Interculturais do Novo Ambiente. 2017 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo)
    • SELINGARDI, A. M. ; MATOS, D. O. ; SOUZA ; MENDONCA, J. A. S. ; CASAES, J. A. V. ; GOMES, R. S. ; ALMEIDA, S. R. O. P. ; MENDES, M. . Semana da Diversidade Étnico-racial e Consciência Negra. 2017 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo)
    • DIAS, M. ; SANTOS, A. C. ; MEDEIROS, R. A. ; SOUZA, S. P. ; ALMEIDA, S. R. O. P. . IV Seminário de Internacionalização da FEUSP. 2018 (Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo)
    • BARZOTTO, V. H. ; RIOLFI, C. ; ALMEIDA, S. R. O. P. ; SANTOS, T. S. ; ANDRADE, N. P. ; KOSSI, E. ; SOUZA, S. P. ; SILVA, S. A. J. E. ; NASCIMENTO, A. S. M. ; BARROS, A. C. ; COSTA, R. ; COSTA, F. S. ; SANTOS, J. C. C. ; ANDRADE, E. ; IGREJA, S. G. ; VITA, E. S. . XV Workshop Produção Escrita e Psicanálise - Leitura e escrita em tempos de pensamento totalitário. 2019 (Grupo de Pesquisa Escrita e Psicanálise - FEUSP)
    • BARZOTTO, V. H. ; REZENDE, N. ; RIOLFI, C. ; PIETRI, E. ; SANTOS, S. N. G. ; PUH, M. ; COSTA, L. S. ; MESQUITA, A. C. ; MORAES, M. A. ; SILVA, T. S. ; SOUZA, S. P. ; FREITAS, M. ; SILVA, S. A. J. E. ; DIAS, M. R. ; SANTOS, A. C. ; ESPASIANI, J. ; FORSTER, L. G. ; ALMEIDA, S. R. O. P. ; ANDRADE, N. P. ; KOSSI, E. ; MANE, B. B. E. ; PORTELA, F. R. ; MATIVI, M. . XIX SEMINÁRIO DE METODOLOGIA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA DA FEUSP ? Ensinar e Aprender...entre todas as línguas que falamos.. 2020 (FEUSP)
    • RIOLFI, C. R. ; BARZOTTO, V. H. ; ALMEIDA, S. R. O. P. ; SANTOS, T. S. ; SOUZA, S. P. ; KOSSI, E. ; ANDRADE, N. P. ; PORTELA, F. R. . XVI Workshop Produção Escrita e Psicanálise: Quem ousa ensinar?. 2020 (FEUSP)
    • SANTOS, S. N. G. ; ALMEIDA, S. R. O. P. . Colóquio Linguagem e Trabalho Docente. 2012 (FEUSP)
    • ALMEIDA, S. R. O. P. . Curso de Língua Portuguesa. 2017 (Departamento de Estudos Ibéricos do Departamento de EStudos Ibéricos da Universidade de Belgrado)
    • ALMEIDA, S. R. O. P. . Curso de Língua e Cultura Brasileira para Refugiados. 2019 (Bibli-ASPA e USP)
    • BARZOTTO, V. H. ; ALMEIDA, S. R. O. P. . Curso de Língua e Cultura Brasileiras para Alunos em Intercâmbio. 2019 (FEUSP)
    • ALMEIDA, S. R. O. P. . Introdução a língua e cultura brasileira. 2020 (Educo Centar)
    • PUH, M. ; BARZOTTO, V. H. ; ALMEIDA, S. R. O. P. ; PORTELA, F. R. . 20º ENCONTRO USP-ESCOLA - Imigrantes e Refugiados em Sala de Aula: Educação Linguística para Professores. 2021 (FFLCH USP)
    • PUH, M. ; BARZOTTO, V. H. ; ALMEIDA, S. R. O. P. . 21º ENCONTRO USP-ESCOLA - Imigrantes e Refugiados em Sala de Aula: Educação Linguística para Professores. 2022 (FFLCH USP)
    • PUH, M. ; BARZOTTO, V. H. ; ALMEIDA, S. R. O. P. . 22º ENCONTRO USP-ESCOLA - Imigrantes e Refugiados em Sala de Aula: Educação Linguística para Professores. 2023 (FFLCH USP)
    • OLLA PAES DE ALMEIDA, SELMA REGINA . e-TEC Português como Língua Adicional para anglofalantes ? Módulo 1 (PLA em Rede). 2022 (IFSP)
    • ALMEIDA, S. R. O. P. . Diplomado en Portugués. 2015 (Universidad Pedagógica Nacional Francisco Morazán)
    • OLLA PAES DE ALMEIDA, SELMA REGINA . e-TEC Português como Língua Adicional para anglofalantes ? Módulo 1 (PLA em Rede). 2023 (IFSP)
    • Nome do projeto: Evasão Escolar, um estudo de caso em Honduras (2015 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ALMEIDA, S. R. O. P. , BULNES, P. C. , ZALDIVAR, A. , MARCOS, L. C. E. , ERAZO, Y. S. P. .
      Descrição: O presente trabalho se propôs a investigar o tema acerca do abandono escolar numa escola pública situada na periferia da cidade de San Pedro Sula, em Honduras. Neste sentido, o objetivo geral desta pesquisa foi conhecer as causas que levaram estudantes do Centro de Ensino Fundamental San José V à evasão. A pesquisa investigou as causas endógenas que levam ao abandono do estudo pela população estudantil e as ações feitas pela equipe administrativa e pedagógica da escola para evitar o abandono do estudante, assim como, indagar sobre a atuação das política educativas para minimizar este problema. No referencial teórico, enfocamos o que vem a ser esse fenômeno, como se origina, quais são as causas que o provocam, que fatores escolares induzem os estudantes a evadirem. Começamos por abordar o conceito de abandono escolar, tentando esclarecer o que é e como ele é definido. Em seguida, foi feito um panorama geral da dimensão deste problema através de dados oficiais do país disponíveis, discorrendo sobre a influência da origem social, sexo, etnia, nacionalidade e situação familiar nos processos de abandono escolar, descrevendo as causas que aumentam a existência da evasão precoce, identificando os fatores pedagógico-curriculares que afetam abandono. Também analisamos a evasão escolar pela perspectiva macro de como esse fenômeno ocorre na América Latina mais detidamente, e de maneira mais superficial fizemos algumas considerações partindo de reflexões e comparações do que Espanha, Portugal e brevemente a Nigéria produziram em torno desse tema. Esta pesquisa foi realizada utilizando a metodologia qualitativa, pois se baseou nas experiências e opiniões de estudantes da C.E.B. San José V sobre as causas da evasão escolar, para tanto usamos perguntas abertas na qual se expresse de maneira profunda as causas do tema abordado. A pesquisa foi baseada num estudo descritivo, porque o intuito foi dar aconhecer os fatos que englobam o problema do abandono escolar, bem como de tipo exploratório, porque nessa escola não havia sido feito nenhum estudo sobre este fenômeno. O paradigma descritivo que pode ser conceituado como a explicação de um fenômeno que ocorre e a forma como ele se manifesta. Os resultados preliminares evidenciaram a urgente necessidade de mais investigações a fim de captar o abandono, para lutar contra uma realidade que constantemente é esquecida,mas que está lá, latente. Nossa pesquisa demostrou que a evasão escolar afeta as classes mais desfavorecidas, perpetuando o ciclo da pobreza e do desemprego e que é preciso repensar a formação dos professores, trazendo para o ambiente acadêmico discussões e reflexões que permitam minimizar o alto índice de evasão dos estudantes.
    • Nome do projeto: Web Jornal - IFSP Campinas (2016 - 2017
      Natureza: Extensao
      Integrantes: ALMEIDA, S. R. O. P. , MATOS, D. O. .
      Descrição: O Web jornal do IFSP-Campinas parte da premissa de que a utilização da mídia na escola é o primeiro passo para a leitura do mundo. Em contrapartida, é essencial que o exercício cotidiano no uso da mídia na sala de aula não se limite à leitura de jornais, revistas ou dos veículos eletrônicos. Para se ler o mundo a partir dos olhares dos outros, é fundamental que seus leitores aprendam antes a ler o mundo em que vivem, por meio da construção de suas próprias narrativas. Nesse sentido, no desenvolvimento deste projeto, os alunos terão papel ativo na interpretação do mundo onde vivem, proporcionando a seus leitores uma leitura de mundo sob a ótica escolar.O jornal, como ferramenta pedagógica, traz uma visão aberta e atualizada, um espaço de divulgação de idéias, de comunicação de opinião e interesses e tem contorno multidisciplinar e interdisciplinar.
    • Nome do projeto: Projeto ALVORADA - Inclusão produtiva de pessoas egressas do sistema prisional (2017 - 2018
      Natureza: Extensao
      Integrantes: ALMEIDA, S. R. O. P. , MATOS, D. O. , FERRAZ NETO, J. , TEDESCHI, Wania , SANTOS, V. J. S. , FERNANDES, F. , BALTHAZAR, G. R. , CALLEGARI, A. A. , VIEIRA JUNIOR, F. U. , ALVES, M. S. S. .
      Descrição: Este projeto tem como objetivo principal a formação e inclusão produtiva de pessoas egressas do sistema prisional em conjunto com a inserção profissional dos sujeitos no mundo do trabalho. É ação conjunta entre o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) Câmpus Campinas, Centro de Tecnologia da Informação (CTI) Renato Archer, Instituto Liberty, Secretaria de Administração Penitenciária de São Paulo, SAP e o Departamento Penitenciário Nacional ? DEPEN/MJC. Trata-se de um projeto que articulará uma rede de instituições com trajetórias nas áreas da educação, trabalho e políticas penais. Integrarão esforços conjuntos para promover oportunidades reais de inclusão social de pessoas egressas do sistema prisional, via acesso a itinerários formativos e inserção profissional.
    • Nome do projeto: PertenSer: Construção de Interculturalidade com crianças migrantes (2023 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: ALMEIDA, S. R. O. P. , SILVA, C. C. , CAMARGO, H. R. E. , MALDONADO, D. T. .
      Descrição: A proposta do projeto PertenSer é trabalhar, com crianças migrantes, questões da educação numa perspectiva intercultural crítica e decolonial, tendo como prioridade despertar o sentimento de pertencimento entre as crianças participantes e o amadurecimento profissional e social da comunidade interna do IFSP. Partindo de discussões teóricas acerca de (de)colonialidade e educação intercultural, pretendemos propiciar aos alunos bolsistas uma experiência de ampliação da formação acadêmica. Essa formação encontra sua práxis na interação dos bolsistas com a comunidade migrante do entorno, pois planejam e executam encontros educativos com as crianças migrantes (9 a 12 anos) que vivem em bairros como Canindé, Brás, Bom Retiro e Pari.
    • Nome do projeto: Português como Língua Adicional para anglofalantes (2022 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: ALMEIDA, S. R. O. P. , EVARISTO, F. C. B. , FIAMENGUI, A. H. R. , YUJRA, R. Q. .
    • Nome do projeto: Proposta de adequação do curso de TADS segundo a metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL) (2017 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ALMEIDA, S. R. O. P. , FANTINATTI, P. A. P. , CORREA, A. S. , ANDRADE, C. P. , SOUZA, M. B. .
      Descrição: Não há conhecimento 'neutro' e, desta forma, todo e qualquer conteúdo estudado deve estar devidamente contextualizado. E, o contexto se alcança com a integração dos saberes, jamais por meio do ensino fragmentado. Para se promover efetivamente a inclusão social, há que se levar em consideração o desequilíbrio social. Há que se reconhecer e explorar as habilidades e competências dos jovens e adultos em condição de vulnerabilidade social. E, isto não se faz por meio da ?pedagogia? tradicional, pela qual o objetivo é o de ?adestrar? os alunos. Esta proposta busca oferecer uma alternativa verdadeiramente inclusiva dentro do IFSP, a partir da proposta de readequação dos cursos de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas por meio da abordagem da Aprendizagem Baseada em Problemas ou Projetos (PBL - sigla em Inglês para Problem/Project Based Learning). É preciso romper, urgentemente, com a estrutura excludente, meritocrática e discriminatória vigente nos processos tradicionais de ensino-aprendizagem. Deve-se adotar um paradigma verdadeiramente humanista, por meio de conceitos de democracia, paz e liberdade compatibilizados com os interesses do outro. A metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas ou Projetos (PBL - sigla em Inglês para Problem/Project Based Learning) é formativa à medida que estimula uma atitude ativa de autonomia do aluno em busca do conhecimento e não meramente informativa como é o caso da prática pedagógica tradicional. Acredita-se, portanto, que se deva estimular, sobremaneira, a aplicação da PBL, a desfragmentação do ensino e a promoção da autonomia dos alunos.
    • Nome do projeto: Imagens de língua: sujeito, deslocamento, conhecimento e tempo (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ALMEIDA, S. R. O. P. , SOUZA, S. P. , BARZOTTO, V. H. , VITA, E. S. , PRADO, R. B. , PUH, M. , FRANCISCO, A. C. S. , LOMBARDO, E. , SOUZA, J. N. A. , VELOSO, R. , SILVA, S. L. , ARNOUX, E. B. N. , KOSSI, E. , ESPINOSA, J. M. , ANDRADE, N. P. .
      Descrição: Este projeto se propõe a investigar os mecanismos que concorrem na formação das imagens de língua em contextos multilíngues, analisando os discursos produzidos em quatro instâncias argumentadoras ? o Estado, a Igreja, a Universidade e a Comunidade ? como partes integrantes de um continuum que gera tais imagens. Pretende-se pesquisar as estratégias textuais e discursivas que contribuem para a efetivação de mudanças linguísticas por meio de incorporação de itens lexicais, elementos sintáticos e semânticos de grupos específicos por um número maior de falantes ? movimento que tem como resultado a construção e disseminação de determinadas imagens de língua. Os estudos têm como hipótese o fato de que os recursos discursivos presentes em textos acadêmicos, oficiais e midiáticos, ao serem divulgados, podem potencializar efetivações de mudanças linguísticas e de representação do que seja o tempo, a cultura e espaço adequado para os sujeitos que os incorporam. Há pressupostos dessa reflexão em dois autores: Brigitte Schlieben-Lange e Valdir Heitor Barzotto. A primeira, em seu livro História do Falar e História da Linguística (1993) afirma que ?a história das tradições do falar é [?] duplicada pela história das reflexões sobre os níveis individuais? (p. 74); o segundo, , com base nas reflexões da autora, em sua tese de Doutorado, efetua uma análise dos modos como uma revista atua para sugerir deslocamentos dos leitores, tanto no espaço quanto para o tempo considerado adequado para o período político do Brasil (1998). Algumas dessas instâncias, inclusive, são implicitamente abordadas em estudos de políticas linguísticas: é o caso do Estado e da Igreja. Todavia, em nosso projeto, entendemos ?política? não só como o estabelecimento de normas legislativas ou de criação de movimentos de preservação, mas também como princípios de uso tendo como referência a figura de uma autoridade, seja por parte de autores da esfera acadêmica que atestam o uso, seja por membros da comunidade de falantes que ocupam um certo lugar de poder. Além disso, temos verificado que a) pouco se tem estudado sobre o papel específico que cada instância desempenha na produção de uma imagem para a língua que defendem, que excluem, ou mesmo que incluem em uma hierarquia; b) raramente essas instâncias são estudadas em conjunto de modo a verificar qual aspecto de cada uma concorre para compor a imagem que passa a ser aceita da língua a que dedicam atenção. A escolha de tratá-las juntamente justifica-se pela necessidade de deslocar o foco de análises que ora consideram a prática ora a política, para uma que as considere juntamente. O objetivo principal ? analisar os mecanismos que contribuem para a construção e sustentação de imagens de língua através do exame de documentos oficiais, produção acadêmica, textos produzidos pela Igreja e textos orais e escritos de falantes de contextos multilíngues e de variedades específicas ? será cumprido pelos seguintes objetivos específicos: i) Analisar a constituição dos discursos políticos, acadêmicos, religiosos e da Comunidade a respeito das línguas; ii) examinar a atuação de uma determinada comunidade na regulamentação/normalização da língua; iii) analisar as práticas discursivas que sustentam e delineiam as representações e identidades linguísticas em contextos multilíngues; iv) analisar o comportamento dos governos de diferentes países sobre as línguas de seus territórios; v) verificar a relação entre o discurso de pluralidade cultural e a diluição das diferenças sociais, em contraposição a sua postura contra os processos de homogeneização. O corpus de análise será composto por dados coletados nas Comunidades (questionários orais), textos acadêmicos, documentos produzidos pela Igreja sobre situações de multilinguismo e documentos oficiais.
    • Nome do projeto: Curso de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira para Refugiados (2019 Atual)
      Natureza: Ensino
      Integrantes: ALMEIDA, S. R. O. P. , BARZOTTO, V. H. , ANDRADE, N. P. , FARAH, P. D. E. .
      Descrição: Oferecimento gratuito de aulas de português e cultura brasileira para refugiados e imigrantes em condição de vulnerabilidade, levando em conta a integração dos alunos na sociedade brasileira. Incluindo aulas de geografia, literatura e história integradas às aulas de português, objetiva-se levar o aluno da USP a aprender em comunidades cada vez mais frequentes no Brasil, aquela formada pela imigração recente. O curso é dividido em três módulos, sendo um módulo por semestre; assim, o curso pode ser terminado em um ano e meio. Três monitores serão necessários para a organização e manutenção das atividades, um em cada horário de aula. Outros estudantes participarão por meio de seus estágios curriculares, elaborando novos materiais e fazendo intervenções, ou projeto de pesquisa visando a compreender as culturas trazidas pelos alunos do curso e o modo como a relacionam com a brasileira gerando transformação em ambas..
    • Nome do projeto: Leitura e escrita em contextos multiculturais e\ou rurais (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ALMEIDA, S. R. O. P. , SOUZA, S. P. , BARZOTTO, V. H. , ANDRADE, N. P. , RIOLFI, C. , SILVA, S. A. J. E. , SANTOS, T. S. , NASCIMENTO, A. S. M. .
      Descrição: Investiga a leitura e a escrita de alunos oriundos de comunidades distantes cultural, geográfica e historicamente do sistema escolar onde desejam se inserir, como costuma ser o caso de migrantes, imigrantes, refugiados, quilombolas, integrantes de comunidades rurais etc. A análise volta-se aos atos de ler e de escrever propriamente ditos, aos seus produtos, às aulas de língua materna onde os participantes são ensinados a ler e a escrever e às políticas públicas de formação de professores..
    • Nome do projeto: GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA PRODUÇÃO ESCRITA E PSICANÁLISE GEPPEP (2019 - 2023
      Natureza: Outra
      Integrantes: ALMEIDA, S. R. O. P. , SOUZA, S. P. , BARZOTTO, V. H. , KOSSI, E. , ANDRADE, N. P. , SANTOS, T. S. , NASCIMENTO, A. S. M. , COSTA, F. S. , PORTELA, F. R. , RIOLFI, C. R. .
      Descrição: Criado em 2004, o Grupo de Estudos e Pesquisa Produção Escrita e Psicanálise, GEPPEP, está sediado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - USP, onde reuniões quinzenais são realizadas. Conta com diversos pesquisadores entre estudantes de graduação, estudantes de pós-graduação, professores do ensino básico e do ensino superior, sob a coordenação dos Professores Claudia Rosa Riolfi e Valdir Heitor Barzotto. Sua missão é produzir conhecimento a respeito da leitura e da escrita de relevância inclusive para a Universidade. Preocupa-se com as questões de aprendizado, com foco na superação dos impasses na leitura e na escrita. O conhecimento está associado a uma preocupação política com a realização de reflexões que se sustentem na prática de ensino, gerando produtos de pesquisa, extensão e de cultura. É instância de formação para alunos e docentes, bem como lócus de troca para colegas interessados em temas afins.
    • Nome do projeto: LEITURA: ADIAMENTO DA MORTE? (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ALMEIDA, S. R. O. P. , FORSTER, L. G. , MORAIS, A. S. , MANCINI, R. S. , CHAVES, J. , SOUZA, L. O. , CASTRO, A. M. , MENA, T. , SILVA, T. S. , SOUZA, S. P. , MESQUITA, A. C. , COSTA, L. S. , SILVA, S. A. J. E. , RIOLFI, C. , KOSSI, E. , BARZOTTO, V. H. , REIS, S. M. .
      Descrição: Investigar a medida em que, dentro e fora de contexto escolar, é possível ensinar leitura para evitar o uso de poder e do discurso para criar zonas de morte. EIXOS INVESTIGATIVOS: I) A literatura para ler a sociedade; II) Questões raciais e a linguagem; III) A língua e discurso como instrumentos de opressão; IV) Morte e vida em sala de aula.
    • Nome do projeto: Leitura e escrita no Brasil, Honduras, Angola e Chile: formação na universidade contemporânea e (re)produção de conhecimento (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ALMEIDA, S. R. O. P. , CAMPOS, S. F. , BARZOTTO, V. H. , ANDRADE, N. P. , SILVA, S. A. J. E. , PORTELA, F. R. , BARBOSA, M. V. , FAIRCHILD, T. M. , GUZMAM, P. A. M. , ESTRADA, S. D. C. , MATIVI, M. V. .
      Descrição: Este projeto tem como objetivo analisar a leitura e a escrita acadêmica de alunos de diferentes áreas, inseridos em contextos culturais diversos, com vistas a verificar traços definidores dessas produções e problematizar a universidade contemporânea, tanto como espaço de formação de sujeito produtor de conhecimento, quanto, consequentemente, como espaço de produção de conhecimento. A questão que define o eixo da investigação é: A leitura e a escrita ensinadas na universidade contemporânea se configuram como um recurso constitutivo de conhecimento em diferentes áreas e, consequentemente, formativas do sujeito que as produzem? Com base nessa questão, pretende-se problematizar a leitura e a escrita enquanto produção resultante de uma formação oferecida pela universidade e enquanto práticas que dão materialidade à produção de conhecimento e à atuação profissional dos formados por esta instituição. Para realizar essa discussão e análise, autores como Bakhtin (1979), Foucault (1969,1970), Bernheim e Chauí (2008), Barzotto e Barbosa (2014) e Barzotto (2015) dentre outros, comporão a base teórica do projeto. Este será realizado por uma equipe que envolve pesquisadores de onze instituições de ensino superior brasileiras (USP, UFMA, UFRN, UFBA, UFPA, UEFS, UFSB, IFRO, UFTM, UNIUBE, FATEC) e três instituições internacionais (Universidad de La Serena/Chile; Instituto Superior de Ciências da Educação do Cuanza Sul, ISCED CS da Universidade Katyavala Bwila, UKB/Angola e Universidad Pedagógica Nacional Francisco Morazán/Honduras). A realização deste projeto dá continuidade e aprofunda parcerias já existentes entre essas instituições ? tais como convênios internacionais, eventos acadêmicos, missões de estudos, orientações de dissertações e teses. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. O corpus será composto por textos produzidos para conclusão de disciplinas e curso, relatórios de estágio e dissertações. Essas produções (a leitura será analisada no contexto da escrita) serão selecionadas em cursos de graduação e pós-graduação (das áreas de atuação dos pesquisadores e não somente em disciplinas ministradas por eles) de cada instituição envolvida na pesquisa. Espera-se que os resultados alcançados permitam aprofundar o conhecimento atual a respeito das práticas de leitura e escrita envolvidas na formação oferecida pela universidade contemporânea.
    • ALMEIDA, S. R. O. P. ; MELLO, M. L. . Elaboração do Curso de Português para hispano falantes e refugiados. 2017 - Curso de extensão
    • ALMEIDA, S. R. O. P. . Elaboração do Curso de Espanhol I - Língua e Culturas. 2017 - Curso de extensão
    • ALMEIDA, S. R. O. P. ; FERNANDES, F. ; BALTHAZAR, G. R. ; CALLEGARI, A. A. . Elaboração da Tutoria - fase II - do Projeto Alvorada. 2018 - Curso de extensão
    • BARZOTTO, V. H. ; ALMEIDA, S. R. O. P. . Curso de Língua e Cultura Brasileiras para Alunos em Intercâmbio. 2019 - Curso de extensão
    • Graduacao:
      • Curso: Pedagogia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2017
      • Curso: Bacharelado Letras Português-Latim
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2013
      • Curso: Licenciatura Letras Português
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2013
    • Mestrado:
      • Curso: Filologia e Língua Portuguesa
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2023
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Universidade Cruzeiro do Sul
        Ano de conclusão: 2019
    • Prefeitura Municipal de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2008 - 2016 ).
        Outras informações: Professor de Educação Infantil
    • CPTOP Curso Preparatório para Concursos:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2014 - 2018 ).
        Outras informações: Professora de Língua Portuguesa em curso preparatório para carreiras públicas.
        Outras informações: Professora
    • Universidad Pedagógica Nacional Francisco Morazán:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2015 - 2015 ).
        Outras informações: Atuou como professora de Português como Língua Estrangeira no Campus de San Pedro Sula.
        Outras informações: Professora de Língua Portuguesa
    • Instituto Federal de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2016 - Atual ).
        Outras informações: Técnica em Assuntos Educacionais
    • Universidade de Belgrado:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2017 - 2018 ).
        Outras informações: Atuou como professora colaboradora associada no Curso de Língua Portuguesa do Departamento de Estudos Ibéricos da Faculdade de Filologia nos módulos A1, A2, B1 e B2.
        Outras informações: Colaboradora associada
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
    • Universidade de Veliko Târnovo:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2019 - 2020 ).
        Outras informações: Professor Visitante
    • Educo Centar:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2020 - 2020 ).
        Outras informações: Professora voluntária
        Outras informações: Professor Visitante