Não autenticado |

Pedro Augusto da Costa Franceschini

    • Professor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Possui bacharelado e licenciatura em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2010/2012) e mestrado pelo mesmo departamento (2013). Concluiu o doutorado em filosofia pela Universidade de São Paulo (2019) e período sanduíche no Forschungszentrum für Klassische Deutsche Philosophie / Hegel-Archiv da Ruhr-Universität Bochum, na Alemanha (2016-2017). Fez estágios de pós-doutoramento na Universidade Federal Fluminense (UFF), como bolsista PROCAD-CAPES (2019), e na Universidade de São Paulo (2019-2020). É membro do GT de Estética da ANPOF e da diretoria da Associação Brasileira de Estética (ABRE). Desde 2022, editor do periódico científico Viso: Cadernos de Estética Aplicada. Pesquisa temas da Filosofia da Arte, Estética, Mitologia, Romantismo e Idealismo Alemão, incluindo a investigação de obras literárias, além de traduzir autores alemães do período.

       

      Links:    

    • AVILA, R. F. ; FRANCESCHINI, P. A. C. . ?O excesso de palavras? Arquivos, representação e historiografia no pensamento estético de Jacques Rancière ACERVO: REVISTA DO ARQUIVO NACIONAL , v. 36 , p. 1 - 30 , 2023. ISSN: 22378723.
    • FRANCESCHINI, P. A. C. . A estética em Karl Philipp Moritz: entre a psicologia e a autonomia da obra de arte DISCURSO - DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA DA FFLCH DA USP , v. 53 , p. 84 - 98 , 2023. ISSN: 0103328X.
    • FRANCESCHINI, Pedro . Lógicas espectrais: Sobre Kant, a indústria cultural e outras possibilidades VISO : CADERNOS DE ESTÉTICA APLICADA , v. 17 , p. 273 - 288 , 2023. ISSN: 19814062.
    • FRANCESCHINI, P. A. C. . 'O sonho formador de Pigmaleão': Corpo e tato na estética de Herder Artefilosofia , v. 15 , p. 210 - 228 , 2020. ISSN: 25267892.
    • FRANCESCHINI, P. A. C. . Filosofia, negatividade e recordação no Hipérion de Hölderlin TRÁGICA: ESTUDOS SOBRE NIETZSCHE , v. 13 , p. 110 - 130 , 2020. ISSN: 19825870.
    • FRANCESCHINI, P. A. C. . Elementos da gênese da trilogia Wallenstein: estética e teatro na correspondência entre Goethe e Schiller RAPSÓDIA (USP) , v. 13 , p. 71 - 97 , 2019. ISSN: 15196453.
    • FRANCESCHINI, P. A. C. . O pensamento estético e a Plástica de Herder DISCURSO - DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA DA FFLCH DA USP , v. 47 , p. 95 - 125 , 2017. ISSN: 0103328X.
    • FRANCESCHINI, P. A. C. ; WERLE, M. A. . Herder y la rehabilitación de la mitología: un tema de la estética alemana Revista de Humanidades (Santiago) , v. 32 , p. 11 - 34 , 2015. ISSN: 07170491.
    • FRANCESCHINI, P. A. C. . Hölderlin e a terra incognita do romance: o excêntrico pertencimento de Hipérion à tradição romanesca do Século XVIII ITINERARIOS (UNESP. ARARAQUARA) , v. 39 , p. 13 - 34 , 2014. ISSN: 0103815X.
    • FRANCESCHINI, P. A. C. . Heidegger e Hölderlin: Pensamento, errância e o habitar poético RAPSÓDIA (USP) , v. 6 , p. 21 - 33 , 2012. ISSN: 15196453.
    • FRANCESCHINI, P. A. C. . Filosofia, negatividade e recordação no Hipérion de Hölderlin. A palavra de Hölderlin, v. , p. 189 - 209, 2022.
    • FRANCESCHINI, P. A. C. . A outra "Disputa d'as Horas": A educação estética em questão no diálogo entre Goethe e Schiller. Compêndio Schiller - Schiller e a filosofia, v. 1, p. 57 - 80, 2021.
    • FRANCESCHINI, P. A. C. ; WERLE, M. A. . Zur Herder-Forschung in Brasilien. Mit einer Annotation der beiden neuesten Herder-Übersetzungen ins Brasilianisch-Portugiesische. Herder Jahrbuch - Herder Yearbook, v. , p. 251 - 258, 2020.
    • FRANCESCHINI, P. A. C. . O "Hipérion" de Hölderlin: uma mitologia da ausência?. Filosofia alemã: de Kant a Hegel, v. 1, p. 589 - 598, 2013.
    • FRANCESCHINI, P. A. C. ; WERLE, M. A. . Apresentação aos Escritos sobre Estética e Literatura de Herder. Escritos sobre Estética e Literatura de Herder, v. 1, p. 9 - 31, 2019.
    • FRANCESCHINI, P. A. C. . Sentidos da arte na filosofia de Schelling: três momentos. Estética em perspectiva, v. 1, p. 76 - 89, 2019.
    • FRANCESCHINI, P. A. C. ; WERLE, M. A. . Posfácio à Plástica de Herder. Plástica de Herder, v. , p. 125 - 132, 2018.
    • FRANCESCHINI, P. A. C. ; WERLE, M. A. . Introdução à Plástica de Herder. Plástica de Herder, v. , p. 9 - 17, 2018.
    • FRANCESCHINI, P. A. C. . Karl Philipp Moritz e a estética do século XVIII: ruptura e desdobramento. Estética moderna e contemporânea, v. , p. 25 - 36, 2017.
    • FRANCESCHINI, P. A. C. . Herder y la rehabilitación de la mitología: un tema de la estética alemana. In: II Congreso Internacional de la Sociedad Filosófica del Uruguay , 2014 , Montevideo. Libro de Resúmenes II Congreso Internacional de la Sociedad Filosófica del Uruguay. Montevideo : SFU, 2014. p. 38 - 38.
    • FRANCESCHINI, P. A. C. . Herder e o Esclarecimento: uma reforma estética. In: I Congresso da ABES XVIII - As Luzes e o Brasil , 2017 , São Paulo. Caderno de Resumos do I Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Século XVIII. : , 2017. p. 90 - 91.
    • FRANCESCHINI, P. A. C. . O 'Hipérion' de Hölderlin: uma mitologia da ausência?. In: XV Encontro Nacional ANPOF , 2012 , Curitiba. Anais de Resumos do XV Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF. : , 2012. p. 622 - 623.
    • FRANCESCHINI, P. A. C. . 'Mythologie, Mythos', in: Birgit Sandkaulen, Stefan Schick u. Oliver Koch (Hg.), Jacobi-Wörterbuch Online, Version v3. Leipzig : Saxon Academy of Sciences and Humanities , 2023 (Verbete)
    • FRANCESCHINI, P. A. C. ; GALÉ, P. F. . A arte nos limites da arte ? Hegel em tempos do Neuroturn (de Yvonne Förster-Beuthan). São Paulo : Revista Rapsódia , 2015 (Tradução)
    • FRANCESCHINI, P. A. C. ; WERLE, M. A. . Escritos sobre Estética e Literatura (Herder). São Paulo : Edusp , 2019 (Tradução)
    • FRANCESCHINI, P. A. C. ; WERLE, M. A. . Plástica (Herder). São Paulo : Edusp , 2018 (Tradução)
    • FRANCESCHINI, P. A. C. . Parecer para a Revista Controvérsia (ISSN 1808-5253) (n. 2/2023). 2023 (Parecer)
    • FRANCESCHINI, P. A. C. . Parecer para Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia. 2021 (Parecer)
    • FRANCESCHINI, P. A. C. . Parecer para a Revista Humanidades em Diálogo (Vol. XII). 2022 (Parecer)
    • FRANCESCHINI, P. A. C. . Parecer para a Revista ArteFilosofia. 2022 (Parecer)
    • FRANCESCHINI, P. A. C. . Parecer para a Revista Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidade (Vol.26, N.01). 2021 (Parecer)
    • FRANCESCHINI, P. A. C. . Parecer para a Revista ArteFilosofia. 2021 (Parecer)
    • FRANCESCHINI, P. A. C. . Parecer para a Eleuthería ? Revista do Curso de Filosofia da UFMS, Volume 05, Número 09. 2020 (Parecer)
    • FRANCESCHINI, P. A. C. . Parecer para a Revista Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidade (Vol.25, N.01). 2020 (Parecer)
    • FRANCESCHINI, P. A. C. . Parecer para a Revista DoisPontos. 2020 (Parecer)
    • FRANCESCHINI, P. A. C. . Parecer para a Revista VISO: CADERNOS DE ESTÉTICA APLICADA (N. 26). 2020 (Parecer)
    • FRANCESCHINI, P. A. C. . Parecer para a Revista VISO: CADERNOS DE ESTÉTICA APLICADA (N. 25). 2019 (Parecer)
    • FRANCESCHINI, P. A. C. . Coordenação de Mesa no XIX Encontro Nacional de Pesquisa na Graduação em Filosofia da USP. 2016 (Outra)
    • FRANCESCHINI, P. A. C. . Parecer para a Revista ArteFilosofia. 2019 (Parecer)
    • FRANCESCHINI, P. A. C. . Parecer para a Revista ArteFilosofia. 2017 (Parecer)
    • FRANCESCHINI, P. A. C. . Parecer para a Revista Educação e Filosofia (UFU). 2014 (Parecer)
    • FRANCESCHINI, P. A. C. . Coordenação de Mesa no XVII Encontro Nacional de Pesquisa na Graduação em Filosofia. Mesa 26 - Estética Moderna I. 2014 (Outra)
    • FRANCESCHINI, P. A. C. . Coordenação de Mesa no XV Encontro Nacional de Pesquisa na Graduação em Filosofia. Mesa 29 - Modernidade e Pós-Modernidade. 2012 (Outra)
    • FRANCESCHINI, P. A. C. . Parecer para o n. 4 da Revista ConTextura (FAFICH/UFMG). 2011 (Parecer)
    • FRANCESCHINI, P. A. C. . Schiller, Rancière and the possibilities of aesthetics. 2023 (Congresso)
    • FRANCESCHINI, P. A. C. . O belo em Kant: perspectivas e atualidade. 2023 (Seminário)
    • FRANCESCHINI, P. A. C. . Goethe e Schiller: em torno da objetividade do belo e da arte. 2023 (Congresso)
    • FRANCESCHINI, P. A. C. . ?Mito-logia: Moritz e a linguagem autônoma da fantasia. 2023 (Conferência)
    • FRANCESCHINI, P. A. C. . Sensibilidade, linguagem e história: Herder e a disputa pela estética. 2023 (Conferência)
    • FRANCESCHINI, P. A. C. ; KAHLMEYER-MERTENS, R. ; WERLE, M. A. . Comentário ao livro Arte e Existência em Heidegger. 2023 (Simposio)
    • FRANCESCHINI, P. A. C. . ?Tua magia volta a unir o que o costume rigorosamente dividiu?: estética, política e liberdade em Schiller. 2022 (Conferência)
    • FRANCESCHINI, P. A. C. . Educação estética e autonomia da arte: tensões do projeto de Schiller. 2022 (Congresso)
    • FRANCESCHINI, P. A. C. . Lógicas espectrais: sobre Kant, Indústria Cultural e realismo capitalista. 2022 (Conferência)
    • FRANCESCHINI, P. A. C. . Entre a psicologia empírica e a autonomia da obra de arte: a estética em Moritz. 2021 (Congresso)
    • FRANCESCHINI, P. A. C. ; AZIZE, R. L. ; GONCALVES, R. G. C. ; SAES, S. F. A. . Estética e Filosofia da Arte: o que é, como se faz (Mesa temática). 2021 (Congresso)
    • FRANCESCHINI, P. A. C. . Sentidos e impasses de uma educação estética: o projeto de Schiller na revista As Horas e seu diálogo com Goethe. 2020 (Conferência)
    • FRANCESCHINI, P. A. C. . A questão do ?fim? da arte como chave de leitura para a Estética de Hegel, e sua releitura por Arthur Danto.. 2020 (Conferência)
    • FRANCESCHINI, P. A. C. . A 'Plástica' de Herder: corpo e tato nos fundamentos da estética alemã. 2019 (Conferência)
    • FRANCESCHINI, P. A. C. . O teatro do classicismo: os projetos de Goethe e Schiller para o palco de Weimar. 2019 (Conferência)
    • FRANCESCHINI, P. A. C. . Arte e sistema: três momentos da filosofia de Schelling. 2017 (Conferência)
    • FRANCESCHINI, P. A. C. . Dante lido por Schelling: Estética e mitologia no idealismo alemão. 2017 (Conferência)
    • FRANCESCHINI, P. A. C. . Karl Philipp Moritz e a estética do século XVIII: ruptura e desdobramento. 2016 (Comunicacao)
    • FRANCESCHINI, P. A. C. . Mitologia no jovem Schelling: natureza e arte ‒ e história?. 2018 (Congresso)
    • FRANCESCHINI, P. A. C. . A arte no fim da filosofia: sentidos da estética no pensamento do jovem Schelling. 2018 (Conferência)
    • FRANCESCHINI, P. A. C. . Herder e o Esclarecimento: uma reforma estética. 2017 (Congresso)
    • FRANCESCHINI, P. A. C. . Die Begründung einer Philosophie der Kunst: Ästhetik und Mythologie beim jungen Schelling. 2017 (Conferência)
    • FRANCESCHINI, P. A. C. . Hölderlin e seus interlocutores. 2015 (Conferência)
    • FRANCESCHINI, P. A. C. . Herder's Reading on Shakespeare: towards a truly modern aesthetics. 2015 (Congresso)
    • FRANCESCHINI, P. A. C. . A natureza formadora odeia abstrações: contribuições para o pensamento estético a partir da 'Plástica' de Herder. 2015 (Conferência)
    • FRANCESCHINI, P. A. C. . Herder y la reabilitación de la mitología: un tema de la estética alemana. 2014 (Congresso)
    • FRANCESCHINI, P. A. C. . Herder e o projeto de uma nova mitologia: o lugar da reabilitação do mito no desenvolvimento da estética alemã. 2014 (Congresso)
    • FRANCESCHINI, P. A. C. . O 'Hipérion' de Hölderlin: uma mitologia da ausência?. 2012 (Congresso)
    • FRANCESCHINI, P. A. C. . Da dificuldade de dizer o ser: o problema do início da filosofia em Hölderlin e Hegel. 2012 (Conferência)
    • FRANCESCHINI, P. A. C. . Heidegger e Hölderlin: pensamento, errância e o habitar poético. 2011 (Conferência)
    • FRANCESCHINI, P. A. C. . Limites éticos do uso das IA nas artes e publicidade. 2023 Rádio Educadora FM 107.5
    • FRANCESCHINI, P. A. C. ; GALÉ, P. F. ; SUZUKI, M. . Colóquio Romantismo: Literatura e Filosofia. 2015 (USP)
    • FRANCESCHINI, P. A. C. ; NOLASCO, F. M. ; WERLE, M. A. . "Fundamento - Profundidade - Sem-fundamento: Ponderações sobre a problemática da fundamentações em conexão com o Escrito sobre a liberdade de Schelling", com o Prof. Dr. Christoph Asmuth da TU-Berlin. 2015 (USP)
    • FRANCESCHINI, P. A. C. . Conferência "O caso da recepção das séries e dos novos romances longos. Apontamentos para um método de análise estética", com o Prof. Bernardo Barros de Oliveira, UFF. 2017 (USP)
    • FRANCESCHINI, P. A. C. ; GONCALVES, R. G. C. . XI Encontro do GT de Estética da ANPOF. 2022 (UFBA)
    • FRANCESCHINI, P. A. C. ; BOCCARDI, E. ; TEIXEIRA, G. ; SANTANNA, M. . Seminário de Pesquisa da Pós-Graduação em Filosofia (PPGF-UFBA). 2021 (UFBA)
    • FRANCESCHINI, P. A. C. ; OLIVEIRA, B. B. C. ; SILVA, C. V. ; PROENCA, F. ; OLIVEIRA, M. ; DUARTE, P. ; SÜSSEKIND, P. ; GONCALVES, R. G. C. ; VIEIRA, V. M. . 16° Congresso Internacional de Estética Brasil. 2023 (Associação Brasileira de Estética (ABRE))
    • FRANCESCHINI, P. A. C. ; AZIZE, R. L. ; GALLY, M. ; GONCALVES, R. G. C. ; PROENCA, F. ; SILVA, C. V. ; VIEIRA, V. M. . 15° Congresso Internacional de Estética Brasil. 2021 (Associação Brasileira de Estética/Universidade Federal da Bahia)
    • Nome do projeto: Estética Moderna e Contemporânea (2014 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FRANCESCHINI, P. A. C. , SUZUKI, M. , WERLE, M. A. , VIEIRA, V. M. , SÜSSEKIND, P. , OLIVEIRA, B. B. C. , PESSOA, P. , SILVA, C. V. , KANGUSSU, I. , GUIMARAES, B. A. , TOLLE, O. , PIMENTA, P. P. G. , FABBRINI, R. N. .
      Descrição: O projeto envolve os programas de pós-graduação de três instituições de nível superior: a USP a UFF e a UFOP, que possuem áreas de concentração ligadas à estética e filosofia da arte. O tema do projeto é: ?Estética moderna e estética contemporânea?. Pretende-se desenvolver pesquisas que aprofundem temas da estética em seu nascimento e consolidação, ao longo dos séculos XVIII e início do XIX, e desdobramentos contemporâneos, ocorridos entre o século XIX, XX e XXI, e levados adiante por pensadores que, de uma ou de outra forma, se referiram à essa tradição anterior da estética nascente. Dito em outros termos, a proposta possui dois sub-eixos temáticos unificados por um tema maior. Acredita-se que uma discussão importante e consequente no âmbito da estética e da filosofia da arte deve articular a dimensão temática com a dimensão histórica e atual. Os temas contemporâneos da estética e do universo artístico em geral certamente possuem uma especificidade, mas não se pode negar que não apenas o universo da reflexão filosófica atual como também a própria operação criativa no campo da produção artística tem um elo indissociável com a tradição. Essa tradição, na época moderna, afirmou-se principalmente no momento que se deu um rompimento com as estéticas e poéticas tradicionais e se fixaram os parâmetros de análise da disciplina de estética, a partir de 1750. Foi o momento em que nasceram a crítica e a história da arte como disciplinas, bem como a noção de teoria de arte sofreu uma profunda redefinição. A estética contemporânea, particularmente aquela relacionada às tradições hermenêuticas e dialéticas da filosofia, possui um forte compromisso com esse acontecimento, a saber, com a afirmação da autonomia da arte e do belo e suas consequências para a vida humana.
    • Nome do projeto: Filosofia e arte no pensamento do jovem Schelling (2019 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FRANCESCHINI, P. A. C. , VIEIRA, V. M. .
      Descrição: A pesquisa dá continuidade ao trabalho desenvolvido no doutorado realizado na Universidade de São Paulo, no qual estudamos a relação entre estética e mitologia em Herder, Moritz e Schelling. Partindo dessa primeira aproximação com a filosofia de Schelling, constatamos a importância da temática estética para a compreensão de seu pensamento de juventude. As diferentes relações tecidas entre filosofia e arte nesse período oferecem assim um fio condutor através dos diferentes ‒ e por vezes conflituosos ‒ desenvolvimentos do autor entre os anos de 1795 e 1803. Ecoando os principais temas da estética de sua época, essa chave de leitura permite tanto uma compreensão mais unitária de sua filosofia bem como a exposição das questões e problemas envolvidos no projeto de fundamentação especulativa de uma filosofia da arte na virada dos séculos XVIII e XIX.
    • Nome do projeto: Estética e mitologia na filosofia de Schelling (2016 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FRANCESCHINI, P. A. C. , SANDKAULEN, B. .
      Descrição: Trata-se de analisar a obra do jovem Schelling como momento de um movimento maior da filosofia alemão do século XVIII, no qual a mitologia adentra a estética em seu momento de consolidação como disciplina filosófica, propondo na conjunção dessas duas esferas um fio condutor através de seu complexo e multifacetado desenvolvimento. Partindo de seus textos de estudante, sobre filologia teológica, passamos por sua filosofia da natureza e ao sistema da identidade, onde a arte, por seu poder simbólico, recebe uma crescente centralidade no interior das demandas da razão especulativa por uma exposição do absoluto como indiferença entre sujeito e objeto, ideal e real. Em sua Filosofia da arte, somos conduzidos por fim a uma consideração do sentido absoluto da arte através de uma exposição sistemática da mitologia, que ao mesmo tempo ressoa o projeto romântico de uma "nova mitologia"
    • Nome do projeto: A correspondência entre Goethe e Schiller: arte e filosofia na aurora do pensamento alemão clássico (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FRANCESCHINI, P. A. C. , WERLE, M. A. , VIEIRA, V. M. , SAES, S. F. A. .
      Descrição: A conhecida aliança entre Goethe e Schiller, no final do século XVIII, constitui um importante marco da história da estética e do pensamento alemão em geral. Mais do que a mera promoção de um novo movimento artístico, nota-se no diálogo entre os dois poetas o desenvolvimento de um verdadeiro pensamento estético, cujas formulações seriam determinantes para o florescimento das novas concepções filosóficas do idealismo e do romantismo. A presente pesquisa tem por objeto principal a tradução completa e comentada da correspondência entre Goethe e Schiller, a partir da qual se propõe a investigação dos principais diálogos desses autores, incluindo seus desdobramentos no debate estético da época. Composto de 1015 cartas, trocadas de 1794 a 1805, o epistolário entre ambos permite uma verdadeira incursão nesse campo: por um lado, as cartas expõem de maneira direta como se posicionaram criticamente frente aos autores e tendências de então; por outro lado, expõem como discussões teóricas se associaram a questões de execução poética, revelando a gênese de obras centrais de Goethe e Schiller, que nesses cerca de dez anos viveram um momento especialmente produtivo. Fazendo convergir essas duas dimensões, procuraremos investigar, a partir de alguns núcleos temáticos desse diálogo, em que medida Goethe e Schiller transpuseram e operaram em suas obras e pensamento importantes questões filosóficas, tornando-se eles mesmos protagonistas desse importante momento de consolidação da estética alemã que se realiza entre Kant e Hegel, como evidenciam as próprias filosofias da arte do romantismo e do idealismo. Logo, com o objetivo central de traduzir e publicar a correspondência de ambos, oferecendo assim um documento fundamental para a compreensão da relação de Goethe e Schiller à filosofia de sua época, a proposta se desdobra em estudos específicos, eventos e publicações em torno desse diálogo e de suas reverberações na estética da virada dos séculos XVIII e XIX.
    • Nome do projeto: Estética e modernidade: o pensamento de Schiller, suas aberturas e ressonâncias (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FRANCESCHINI, P. A. C. .
      Descrição: Trata-se de investigar a consolidação da estética como disciplina filosófica no fim do século XVIII, tomando como ponto fulcral as novas articulações sugeridas pelo pensamento do poeta e filósofo Friedrich Schiller. Parece ser precisamente este o momento em que a estética, concebida originalmente como uma ?ciência do conhecimento sensível? por Baumgarten em meados daquele século, consolida-se progressivamente como um campo autônomo no qual germina uma nova configuração da experiência das artes e do discurso sobre elas, além de um espaço crítico de reformulação da própria razão filosófica. No entrecruzamento dessas tendências, a estética se torna também um espaço privilegiado de produção e crítica dos sentidos disso que chamaríamos modernidade, repensando o horizonte do humano quanto a seu lugar no mundo e a suas mais elevadas aspirações de esclarecimento e emancipação. Mais, portanto, do que o estudo de um único autor, essa pesquisa oferece uma entrada fecunda para a investigação de outras possibilidades e modulações desse discurso filosófico fundado pela estética, na medida em que notamos também em autores contemporâneos ? como, por exemplo, Adorno, Benjamin, Habermas, Marcuse, Lyotard e Rancière ? a recuperação desse potencial crítico da estética filosófica, em formulações bastante distintas que articulam a interpretação dos fenômenos artísticos com um pensamento sobre as relações da arte à política, à sociedade e a processos de subjetivação.
    • Graduacao:
      • Curso: Licenciatura em Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2012
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2010
    • Mestrado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2013
    • Doutorado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2019
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade Federal Fluminense
        Ano de conclusão: 2019
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
  • Atuação Profissional: 8
    • Rapsódia (USP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - Atual ).
        Outras informações: Membro do Conselho Editorial
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2015 ).
        Outras informações: Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) - Disciplina: Estética I
        Outras informações: Estagiário
    • Universidade Federal Fluminense:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2019 - 2019 ).
        Outras informações: Ministrando a disciplina de graduação "Tópicos de Filosofia X", com o tema "Filosofia e arte no pensamento do jovem Schelling".
        Outras informações: Bolsista/Estágio
    • Ruhr-Universität Bochum:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2017 ).
    • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2020 - 2020 ).
        Outras informações: Professor Adjunto
    • Universidade Federal da Bahia:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2020 - Atual ).
        Outras informações: Professor Adjunto
    • VISO : CADERNOS DE ESTÉTICA APLICADA:
      • Tipo de vínculo: Livre (2022 - Atual ).
        Outras informações: Editor
    • Associação Brasileira de Estética:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
        Outras informações: Diretoria