Não autenticado |

Danielle do Nascimento Rezera

    • Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP. Mestre em História Econômica pela FFLCH _ Universidade de São Paulo-USP. Possui Licenciatura Plena em História e Pedagogia. Atua principalmente nos seguintes temas: Mundo do Trabalho, História das Mulheres e da Família, Educação, Gênero e Trabalho, História Econômica e América Latina. Atualmente é co-editora e produtora cultural da Companhia Cultural Fagulha.

       

      Links:    

    • LOPES, WALSON ; REZERA, DANIELLE ; PEREIRA, ANDRÉ LUÍS ; DE SOUSA BELCHIOR, IZAC . A Formação Escolar em Disputa REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA , v. 1 , p. e15290 - , 2023. ISSN: 24471801.
    • REZERA, Danielle do . A educação não-formal e o teatro a favor da emergência dos sujeitos PERSPECTIVAS EM DIÁLOGO: REVISTA DE EDUCAÇÃO E SOCIEDADE , v. 10 , p. 134 - 157 , 2023. ISSN: 23581840.
    • REZERA, D. N. ; SILVA, E. P. ; D'ALEXANDRE, RAQUEL GOMES ; REZERA, DANIELLE . DESAFIOS NA FORMAÇÃO DOCENTE NA LICENCIATURA DE HISTÓRIA NO CONTEXTO DA EXPROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO PELA RESOLUÇÃO CNE/CP 2/2019. Cenas Educacionais , v. 6 , p. 22 - , 2023. ISSN: 25954881.
    • BELCHIOR, I. ; ANJOS, R. V. ; REZERA, DANIELLE DO NASCIMENTO . A ESCOLA COMO ESPAÇO DE SOCIABILIDADES E A CONFORMAÇÃO DOS SUJEITOS: AS AÇÕES DO GRÊMIO ESTUDANTIL, NO IFRS-CAMPUS IBIRUBÁ, DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 HUMANIDADES & INOVAÇÃO , v. 9 , p. 125 - 138 , 2022. ISSN: 23588322.
    • REZERA, DANIELLE ; LOPES, WALSON . Educação Social e Contação de História Como Aporte Didático-Metodológico REVISTA DA FAEEBA- EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE , v. 31 , p. 168 - 180 , 2022. ISSN: 23580194.
    • REZERA, DANIELLE ; LOPES, WALSON . EXPROPRIAÇÃO CULTURAL: AS REFORMAS DA BNCC E DO ENSINO MÉDIO EM DEBATE Linguagens, Educação e Sociedade , v. 26 , p. 271 - 299 , 2022. ISSN: 25268449.
    • DO NASCIMENTO REZERA, DANIELLE ; BEVILACQUA SOBRINHO, AGENOR . Enfrentando distopias contemporâneas: por uma disputa contra-hegemônica PERCURSOS (FLORIANÓPOLIS. ONLINE) , v. 21 , p. 004 - 030 , 2021. ISSN: 19847246.
    • D'ALEXANDRE, RAQUEL GOMES ; REZERA, DANIELLE DO NASCIMENTO . A EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19. ?TEM ALGUÉM AÍ, OU VAMOS APENAS CUMPRIR TAREFAS?' Saber & Educar , v. 29 , p. 3-14 - , 2021. ISSN: 16472144.
    • REZERA, D. ; LOPES, W. ; REZERA, DANIELLE DO NASCIMENTO . A questão do Estado e os prismas da pedagogia histórico-crítica na transição do capitalismo para o socialismo/comunismo GERMINAL: MARXISMO E EDUCAÇÃO EM DEBATE , v. 13 , p. 259 - , 2021. ISSN: 21755604.
    • REZERA, DANIELLE DO NASCIMENTO ; BEVILAQUA SOBRINHO, A. . Render-se ou respirar e resistir Thomas Project Review , v. 2 , p. 61-84 - 84 , 2020. ISSN: 27240568.
    • REZERA, DANIELLE DO NASCIMENTO ; D'ALEXANDRE, RAQUEL GOMES . Os desafios da educação: intolerância e inconstitucionalidade do manifesto à nação (FPE) do programa de governo de Jair Bolsonaro REVISTA INTERINSTITUCIONAL ARTES DE EDUCAR , v. 5 , p. 293 - 312 , 2019. ISSN: 23596856.
    • REZERA, D. N. ; Lozano, L.P.G . Transformações do Trabalho, Marginalização Social e Perspectivas na América Latina Revista UniABC de Humanas , v. I , p. 145 - 174 , 2009. ISSN: 19845162.
    • REZERA, D. N. ; Lozano, L.P.G . Transformações do Trabalho, Marginalização Social e Perspectivas na América Latina Revista de Economia Política e História Econômica (São Paulo) , v. 2007 , p. 86 - 115 , 2007. ISSN: 18072674.
    • GARCIA, E. G. ; ARIZA, A. C. ; REZERA, DANIELLE . El teatro como recurso pedagógico y de transformación social. Investigar en educación hoy: la transversalidad como horizonte, v. , p. 137 - , 2023.
    • REZERA, DANIELLE ; GARCIA, E. G. . LA EDUCACIÓN EMOCIONAL COMO HERRAMIENTA PARA LA RESOLUCIÓN DE CONFLICTOS. LA ESCUELA PROMOTORA DE DERECHOS, BUEN TRATO Y PARTICIPACIÓN Revisiones, estudios y experiencias, v. , p. 374 - 382, 2023.
    • REZERA, DANIELLE ; GARCIA, E. G. . Quando a cultura é um privilégio e a escola é um privilégio: Escolas em contexto de vulnerabilidade, uma experiência da realidade brasileira no âmbito do Programa Mais Educação.. In: La escuela promotora de derechos, buen trato y participación., v. 1, p. 213 - 221, 2023.
    • REZERA, DANIELLE DO NASCIMENTO ; PEREIRA, A. L. G. . Democracia expropriada: por uma genealogia dacontrarreforma do Ensino Médio ? a articulação do ICE como APH nacional indutor dareforma. In: I Colóquio da Rede de Pesquisa sobre Políticas para o Ensino Médio , 2023 , Recife. Anais do I Colóquio da Rede de Pesquisa em Políticas para o Ensino Médio. : , 2023.
    • GARCIA, E. G. ; DO NASCIMENTO REZERA, DANIELLE . El patrimonio inmaterial y la narración como aporte didáctico-metodológico en la educación social. In: X Jornadas Sephe , 2023 , Santander. Nueva miradas sobre el patrimonio histórico- educativo: audiencias, narrativas y objetos educativos. Cantabria : Centro de Recursos, Interpretación y Estudios de la Escuela, 2023.
    • REZERA, D. N. ; MACEDO, E. . PRIVATIZAÇÃO E DESMONTE DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO E DA ESCOLA PÚBLICA NA REDE MUNICIPAL DE SÃO PAULO- O PL 573/2021. In: , 2022 , . . : , .
    • REZERA, D. N. ; MACEDO, E. . ?A EDUCAÇÃO SUFOCADA: PRECARIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E DESVALORIZAÇÃO DO PROFESSORADO NA PANDEMIA DA COVID-19. In: I Seminário Regional da Educação Brasileira (SERB Centro-Oeste)? , 2022 , Goiania. I Seminário Regional da Educação Brasileira (SERB Centro-Oeste)?. : , 2022.
    • REZERA, DANIELLE DO NASCIMENTO . 'HEGEMONIA, DEMOCRACIA E EDUCAÇÃO INTEGRAL NO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO'. In: 'Congresso Acadêmico da Unifesp: Universidade, Conhecimento e Democracia , 2022 , Guarulhos. Congresso Acadêmico da Unifesp: Universidade, Conhecimento e Democracia. : , 2022.
    • REZERA, DANIELLE DO NASCIMENTO ; D'ALEXANDRE, RAQUEL GOMES . Atuação do setor privado na disputa pelos fundos públicos. A educação e as Edu business no contexto do novo Fundeb.. In: VIII Encontro da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação ? Fineduca , 2020 , virtual. VIII Encontro Anual da FINEDUCA (2020). SAO PAULO : Fineduca, 2020. p. 188 - 188.
    • BEVILAQUA SOBRINHO, A. ; REZERA, D. N. . A guerra de Yuan. São Bernardo do Campo : Cia. Fagulha , 2014 (Edição)
    • BEVILAQUA SOBRINHO, A. ; REZERA, D. N. . A Lente. São Bernardo do Campo : Cia Fagulha , 2016 (Edição)
    • BETTI, M. S. ; REZERA, D. N. . Dramaturgia Comparada Estados Unidos Brasil: Tres Estudos. São Bernardo do Campo : Cia. Fagulha , 2018 (edição)
    • BEVILAQUA SOBRINHO, A. ; REZERA, D. N. . Atualidade/utilidade do trabalho de Brecht. São Bernardo do Campo : Cia Fagulha , 2017 (Edição)
    • REZERA, D. N. . Reformas Educacionais. 2018 (Outra)
    • REZERA, D. N. . Transformações do trabalho no Brasil. 2017 (Outra)
    • REZERA, D. N. . Questões de gênero e desigualdades. 2016 (Conferência)
    • REZERA, D. N. . Gênero e Trabalho Mulheres Bolivianas no Setor Têxtil em São Paulo. 2010 (Outra)
    • REZERA, D. N. . Gênero e Trabalho: mulheres bolivianas no setor têxtil em São Paulo - 1980 a 2010. 2010 (Congresso)
    • REZERA, D. N. . Gênero e Trabalho: mulheres bolivianas no setor têxtil em São Paulo - 1980 a 2010. 2010 (Congresso)
    • MORAES, W. ; REZERA, D. N. . Migração. 2013 Revista Améria Hoy- Memorial da América Latina
    • REZERA, D. N. ; BORSATTI, C. . Migração de Mulheres. 2013 TV Universidade São Judas
    • REZERA, D. N. . VI SEmana Academica História. 2018 (Faculdade Sumaré)
    • REZERA, D. N. . Gênero e Trabalho Mulheres Bolivianas no Setor Têxtil em São Paulo. 2009
    • REZERA, D. N. . Gênero e Trabalho Mulheres Bolivianas no Setor Têxtil em São Paulo. 2010
    • REZERA, D. N. . Projeção Cursos - Preparatória de Escolas Técnicas. 2008 (Apostila)
    • REZERA, D. N. . Projeção Cursos - Supletivo Ensino Médio. 2008 (Apostila)
    • Nome do projeto: História das Populações, Família e Relações de Gênero (2010 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: REZERA, D. N. , SAMARA, E. M. .
      Descrição: Esta linha de pesquisa tem por fulcro o estudo das populações que viveram em dada época e local no passado, especialmente sob o prisma metodológico da Demografia Histórica. Nesse quadro de análise, vinculam-se também a História da Família e das Relações de Gênero, antes tidas como de menor importância, mas hoje consideradas fundamentais na medida em que ampliam os limites de visão da própria História, despertando focos de atenção, além da diversificação temática e de campos de reflexão.
    • Nome do projeto: Ensino integral, gentrificação escolar e desigualdades: estudo longitudinal na rede estadual de educação de São Paulo (2012-2021) (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: REZERA, D. N. , LOPES, W. , JACOMINI, M. A. , GIROTTO, E. , SILVA, F. L. C. , JORGE, I. F. , OLIVEIRA, J. V. P. , BETTINI, M. J. M. , VICOTI, M. A. S. , REZERA, D. N. .
      Descrição: O termo gentrificação escolar vem sendo utilizado por pesquisas no contexto internacional, sendo escassos, no entanto, as investigações no contexto brasileiro. De modo geral, o termo gentrificação ?caracteriza-se normalmente pela ocupação dos centros das cidades por uma parte da classe média, de elevada remuneração, que desloca os habitantes da classe baixa, de menor remuneração, que viviam no centro urbano? (BATALLER, 2012, p.10). No caso da gentrificação escolar, esta mudança se refere ao perfil dos estudantes matriculados em determinada unidade educacional. Em diferentes estudos, a mudança do perfil socioeconômico está também relacionada a mudança do perfil étnico-racial, diminuindo a população autodeclarada negra. Desde 2016, temos estudado o processo de implementação do Programa Ensino Integral (PEI) na rede estadual de educação de São Paulo. Criado em 2012, atualmente o Programa está presente em mais de 1000 escolas por todo estado de São Paulo, oferecendo jornadas ampliadas para milhares de estudantes. Nas pesquisas até aqui realizadas, é possível verificar que esta política educacional tem produzido mudanças significativas na rede estadual de educação de São Paulo, sendo uma delas a alteração no perfil socioeconômico dos estudantes nas escolas participantes do Programa. Desse modo, esta pesquisa objetiva analisar os efeitos do Programa Ensino Integral (PEI) na dinâmica da rede estadual de educação em São Paulo, com o intuito de verificar se a implementação do Programa tem produzido processos de gentrificação escolar nas unidades participantes e ampliando desigualdades escolares e socioespaciais. Para isso, realizaremos estudo longitudinal quali-quanti com unidades participantes do programa entre 2012 e 2021 em diferentes regiões do estado de São Paulo. Entre os Página 2 / 8 resultados esperado, buscaremos produzir evidências que permitam aperfeiçoar a oferta de ensino integral em São Paulo considerando a busca pela equidade do direito à educação
    • Graduacao:
      • Curso: Pedagogia
        Nome da Instituição: Universidade Nove de Julho
        Ano de conclusão: 2019
      • Curso: Licenciatura Plena em História
        Nome da Instituição: Universidade do Grande ABC
        Título: As mulheres bolivianas na cidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2005
    • Mestrado:
      • Curso: História Econômica
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2012
    • Doutorado:
      • Curso: Doutorado em Educação
        Nome da Instituição: Universidade Federal de São Paulo
        Ano de conclusão: 2024
    • Prefeitura Municipal de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2004 - 2004 ).
        Outras informações: Função: Estagiária _ Organização de projetos, Elaboração de relatórios, Organização, Catalogação e Classificação do arquivo de consulta, a biblioteca. Participação e acompanhamento de projetos relacionados à mulher, tais como; debates, conferências, URBAL, palestras.
        Outras informações: Estagiária
    • Cardbank Prestadora de Serviços LTDA:
      • Tipo de vínculo: Livre (2001 - 2003 ).
        Outras informações: Função: Assistente de Compras e Assistente administrativo junto à Gerência, elaboração de documentações pré-jurídicas e documentações rotineiras de escritório tais como; cartas, planilhas, organização de arquivos. E atendimento a clientes.
        Outras informações: Assistente administrativo
    • Faculdade Tijucussu:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2012 ).
        Outras informações: Docente dos cursos de graduação nas áreas de Administração de empresas, Direito, Contabilidade e Pedagogia. Lecionando as seguintes matérias: Introdução à Filosofia, Metodologia da Pesquisa Científica, História da Educação, Bases Filosóficas e Sociológicas da Educação, Gestão, Supervisão e Orientação Escolar e Métodos em Gestão Escolar Democrática. Além de ter atuado como docente do curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia, lecionando Metodologia da Pesquisa Científica.
        Outras informações: Professora
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2012 ).
        Outras informações: não tem
    • Pastoral do Migrante:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2011 ).
        Outras informações: Pesquisa e catalogação das fichas de anistia da Pastoral do Migrante
        Outras informações: Pesquisador
    • Projeção Cursos:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2010 ).
        Outras informações: Lecionava para EJA as disciplinas de História, Filosofia e Sociologia. E História para o curso de cursinho pré-vestibulinho
        Outras informações: Professora
    • Organização Educacional e Cultural Fazendo o Bem:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2015 - 2016 ).
        Outras informações: Educadora social da área de teatro para crianças do programa Tempo de Escola, programa de educação integral da secretaria de educação de São Bernardo do Campo.
        Outras informações: Educadora Social
    • Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2016 ).
        Outras informações: Educadora das oficinas de Masculinidades do Programa PEAT ( programa Educação do Adolescente para o Trabalho), qualificação de jovens entre 16 e 18 anos de idade, oferecida pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, gerência de Gênero.
        Outras informações: Prestadora de Serviços
    • Faculdade Sumaré:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2017 - 2022 ).
        Outras informações: Leciono a disciplina de Ciências Sociais nos cursos de Administração e Recursos Humanos, Teoria Geral do Marketing no curso Marketing. No curso de História, leciono História do Brasil Colônia e Império, História Contemporânea I e II, História da África, Didática, Introdução aos Estudos Históricos, História da Educação,Leitura e Produção de textos historiográficos e História Antiga. Na Pedagogia leciono História da Educação, Políticas Educacionais, Metodologia de ensino de História e Geografia.Orientações de PPIs e TCCs do curso de Licenciatura em História.
        Outras informações: docente
    • ASSISTÊNCIA SOCIAL BENEFICENTE DE RESGATE E AMPARO CRIANÇA:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2017 - 2019 ).
        Outras informações: Educadora no projeto Mais Tempo de Escola, ministrando aulas de teatro e espanhol para crianças em educação integral
        Outras informações: Educador social. Espanhol e Teatro
    • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico:
      • Tipo de vínculo: Livre (2022 - Atual ).
    • Revista Antígona:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - Atual ).
        Outras informações: parecerista ad hoc da revista Antígona.