Não autenticado |

Marcos Antonio Lopes Veiga

    • Doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) (2012). Pós-doutorando CAPES PNPD no Departamento de História da Universidade de São Paulo (USP). Minhas pesquisas se concentram na relação entre história e historiografia do manuscrito, do impresso, do livro com a história e historiografia da magia, feitiçaria e bruxaria na Idade Moderna, com ênfase nos Impérios Ibéricos (sécs. XV-XVIII). Também são temas de pesquisa e áreas de interesse afins: história e historiografia do Santo Ofício da Inquisição na Idade Moderna, história e historiografia das ordens religiosas e do livro religioso, história da cultura e das representações políticas e história das representações teatrais e artísticas na Península Ibérica e seus domínios (sécs. XV-XVIII).

       

      Links:    

    • VEIGA, M. A. L. . O Hermetismo e a Arte em Francisco de Holanda: as Imagens das Idades do Mundo e a concepção da criação Revista Diálogos Mediterrânicos , v. 1 , p. 94 - 111 , 2018. ISSN: 22376585.
    • VEIGA, M. A. L. . Configuraciones familiares judeoconversas gallegas y portuguesas: la Inquisición como configuradora de las relaciones de solidaridad y poder en los espacios comunes y privados (siglos XVI y XVII). Los judeoconversos en el mundo ibérico, v. 1, p. 501 - 508, 2019.
    • VEIGA, M. A. L. . The Wizard of the Five-Color Rosary: Occurrence and Astrology, History, and Politics in the Cause of Juan Serrada, Arrested by the Inquisition in Zaragoza (1648). Visions, Prophecies And Divinations Early Modern Messianism And Millenarianism In Iberian America, Spain And Portugal, v. 1, p. 93 - 111, 2016.
    • VEIGA, M. A. L. . 'A MISSÃO DE FRANCISCO: O QUE A ESCOLHA DO JESUÍTA COMO PAPA SIGNIFICA PARA O PAPEL E A INFLUÊNCIA DA IGREJA CATÓLICA NO SÉCULO XXI'. . CARTA NA ESCOLA , SÃO PAULO , 15 abr. 2013.
    • CONTRERA, X. I. L. ; VEIGA, M. A. L. . Um filme falado: a história e o Mediterrâneo na obra de Manuel de Oliveira.. São Paulo : Humanitas/FFLCH-USP , 2016 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • VEIGA, M. A. L. . Parecer Ad Hoc para a Revista Em Tempo de Histórias. 2020 (Parecer)
    • VEIGA, M. A. L. . Parecer Ad Hoc para a Revista Ofícios de Clio História UFPEL. 2020 (Parecer)
    • VEIGA, M. A. L. . Parecer Ad Hoc para a Revista Tempos Históricos UNIOESTE PR. 2020 (Parecer)
    • VEIGA, M. A. L. . Parecer Ad Hoc para o processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em História Social da FFLCH-USP. 2019 (Parecer)
    • VEIGA, M. A. L. . Lembrar no papel: memória, missionação e matéria textual no Espejo Místico de José de Nájera (1672). 2019 (Comunicacao)
    • VEIGA, M. A. L. . Fragmentos da Superstição em Johan Huizinga. 2019 (Comunicacao)
    • VEIGA, M. A. L. . Apontamentos para uma história crítica dos textos mágicos como fonte histórica. 2018 (Comunicacao)
    • MEGIANI, A. P. T. ; SOUZA, M. L. Z. ; VEIGA, M. A. L. . 'Hermetismo no tempo de Francisco de Holanda'. 2017 (Comunicacao)
    • VEIGA, M. A. L. . Inquisição: aspectos comparativos entre Portugal e Espanha. Proferida aos alunos do noturno do curso de Ibérica I.. 2017 (Conferência)
    • VEIGA, M. A. L. . Inquisição: aspectos comparativos entre Portugal e Espanha. 2017 (Conferência)
    • VEIGA, M. A. L. ; BOGACIOVAS, M. M. A. . Cristãos-Novos e documentos Inquisitoriais na Espanha. A obtenção da cidadania através de documentos.. 2015 (Conferência)
    • VEIGA, M. A. L. ; MEGIANI, A. P. T. ; HUTZ, A. . Aspectos identitários dos cristãos-novos. 2016 (Conferência)
    • VEIGA, M. A. L. . 'Configuraciones familiares judeoconversas gallegas: la Inquisición como configuradora de las relaciones de solidaridad y poder en los espacios comunes y privados (siglos XVI y XVII)'.. 2015 (Congresso)
    • VEIGA, M. A. L. . 'Magia e textos mágicos: produção circulação e apropriações vistos através dos documentos da Inquisição'. Palestra proferida para os alunos do curso de graduação em História da USP.. 2015 (Conferência)
    • VEIGA, M. A. L. . 'A Inquisição na Península Ibérica e o Estado Moderno' - Palestra proferida para os alunos do curso de graduação em História da USP.. 2013 (Conferência)
    • VEIGA, M. A. L. . 'A Inquisição na Península Ibérica e o Estado Moderno' - Palestra proferida para os alunos do curso de graduação em História da USP.. 2013 (Conferência)
    • VEIGA, Marcos Antonio Lopes ; VEIGA, M. A. L. ; Marcos Veiga . 'O Mago do Terço Colorido: Acontecimento e Astrologia, História e Política na causa de Juan Serrada, religioso preso pela Inquisição de Zaragoza (1648).. 2012 (Comunicacao)
    • VEIGA, M. A. L. . Curandeiros e Necromantes: a magia e a medicina na Idade Moderna. 2008 (Conferência)
    • VEIGA, M. A. L. . Apontamentos para uma história comum: a magia e a genealogia em questão. 2008 (Congresso)
    • VEIGA, M. A. L. . Crise política é chance de discutir conceitos e incitar alunos à reflexão.. 2016 UOL
    • VEIGA, M. A. L. . Cruzadas: Entre Cruzes e Espadas. 2015 Revista História em Foco
    • VEIGA, M. A. L. . 'Sala de Aula Social: como o excesso de uso das redes sociais pelos jovens pode ser revertida [sic] para atividades que integrem escolas e alunos'.. 2014 Revista Supra Ensino - Março de 2014.
    • VEIGA, M. A. L. ; NAPOLITANO, M. F. E. ; SILVA, M. R. B. da ; CANCELLI, E. ; SOUZA, M. de M. e . Seminário Virtual do Programa de Pós Graduação em História Social (PPGHS) da Universidade de São Paulo (USP). 2020 (Departamento de História - FFLCH - USP)
    • VEIGA, M. A. L. . Cristãos-Novos na Península Ibérica: Vivências, Memórias e Trajetórias. 2013 (Centro da Cultura Judaica - Casa de Cultura de Israel)
    • VEIGA, M. A. L. ; BARBOSA, I. S. . O AUTO DE FÉ DE 1680 EM MADRID: ASPECTOS DAS CONFIGURAÇÕES DE PODERES NO SÉCULO XVII. 2020
    • Nome do projeto: Práticas mágicas de homens em Aragão (1497-1700) (2007 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: VEIGA, M. A. L. .
      Descrição: Este projeto visa investigar as práticas mágicas de homens no espaço de atuação do Tribunal da Inquisição de Zaragoza entre os anos de 1497 e 1700. Os resumos de processos, relações de causas da Inquisição, cartas, livros e demais documentos cesaraugustanos revelam intensa atividade mágica de homens e intercâmbio de objetos, conhecimentos e livros entre homens e mulheres praticantes da magia. Revelam que textos e livros mágicos eram parte fundante no acúmulo e transmissão de conhecimentos mágicos, bem como explicitavam dinâmicas sociais, hierarquizavam atores sociais, revelando suas práticas cotidianas e desobliterando as estruturas mentais. Indicam com clareza o comércio de bens simbólicos como os atos mágicos em si mesmos, como de práticas e performances, além de objetos de rito, de crença e de cura. Demonstram o papel ambíguo que as represntações do Diabo(s)/Demônio(s) desempenhavam na vida e nas crenças dos homens aragoneses, espanhóis e europeus dos séculos XVI e XVII.
    • Nome do projeto: MATÉRIA TEXTUAL E VIVÊNCIA RELIGIOSA: A HISTÓRIA DA PUBLICAÇÃO DO ESPEJO MYSTICO DE FREI JOSEPH DE NAXARA NO SÉCULO XVII. (2017 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: VEIGA, M. A. L. .
      Descrição: Este projeto propõe a investigação da história da elaboração, da publicação e da circulação do livro religioso em forma de diálogo intitulado ?Espejo Mystico en que el hombre interior se mira para los conocimientos de Dios y exercício de las virtudes? e de suas dimensões religiosas e políticas. Escrito a partir das vivências de Fray Joseph de Naxara, frade capuchinho do século XVII e publicado em Madrid por Lucas Antonio de Bedmar em 1672, o livro foi elaborado com a finalidade ? como outros espelhos ? de, a partir de um modelo de aconselhamento construído na forma de diálogos, elaborar um modelo ideal de vivência e salvação cristãs. A investigação dos passos de sua confecção, publicação e circulação podem ajudar a compreender não apenas o mercado de produção e consumo de livros religiosos em locais chave no mundo Atlântico, como também podem elucidar importantes aspectos das ações políticas e religiosas da Ordem Franciscana em um contexto de profunda transformação econômica, social e política pela qual atravessava a Espanha e seus domínios no fim do século XVII.
    • Nome do projeto: Cristãos-novos, Inquisições e Fronteiras: poder, fé e cultura na Península Ibérica, França e no Mediterrâneo (1574-1700) (2002 - 2006
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: VEIGA, M. A. L. .
      Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo compreender as dinâmicas de deslocamento, resistência e estratégias de sobrevivência das famílias cristãs-novas galegas e portuguesas cujas redes familiares, interpessoais e de solidariedade se articulam com outros grupos cristãos-novos da França, e Mediterrâneo. Para tal, serão estudadas as Relações de Causas da Inquisição de Santiago de Compostela (Galícia) e cartas do Consejo de la Suprema Inquisición ao Tribunal galego cujo núcleo temporal se concentra nos primeiros movimentos de construção da Monarquia Hipânica (1574-1621). As Relações de Causas e a correspondência dos Inquisidores revelam as articulações para criação de um Tribunal da Inquisição em uma região carente de controle da coroa espanhola. Revelam também as tensões, conflitos, contradições e solidaiedades entre famílias cristãs-novas galegas e portuguesas articuladas em termos econômicos e politicos, evidenciadas pelas estratégias de promoção social, pela natureza e movimentação de seu patrimônio e suas práticas culturais e religiosas presentes nessa documentação. Serão consultados documentos do Archivo Histórico Nacional de Madrid, Archivo del Reyno de Galícia, Archivo de la Catedral de Santiago, Biblioteca de la Universidad de Santiago de Compostela e Biblioteca Municipal de La Coruña.
  • Formação Acadêmica: 4
    • Graduacao:
      • Curso: História - Licenciatura
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2003
      • Curso: História - Bacharelado
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2001
    • Mestrado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2006
    • Doutorado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2012
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2012 ).
        Outras informações: Doutorado - História Social - USP
    • Revista Angelus Novus:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).
    • Revista Epígrafe:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).
    • Revista Eletrônica Expedições: Teoria da História e Historiografia:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).
    • REVISTA DE HISTÓRIA:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).
    • TEMPOS HISTÓRICOS (EDUNIOESTE):
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).
    • Ofícios de Clio - Revista Discente História UFPEL RS:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
    • TEMPORALIDADES:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).