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Eliane Schochat

    • Possui graduação em Curso de Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979), mestrado em Lingüística pela Universidade de São Paulo (1991) e doutorado em Lingüística pela Universidade de São Paulo (1994). Pos Doutorado em Dartmouth Medical School (USA) em 1996/1997 e novamente em 2000, no mesmo local sob a supervisão do mesmo Professor, Dr. Frank Musiek. Apresentou Livre Docência em dezembro de 2000 na Faculdade de Medicina, pelo Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional. Prestou concurso para Professor Titular em 05/2018 tendo sido aprovada. Atualmente é Professora Titular de Audiologia do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Foi Fundadora e Presidente da Academia Brasileira de Audiologia. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Neuroaudiologia Processamento Auditivo Central, atuando principalmente nos seguintes temas: processamento auditivo, neuroaudiologia, eletrofisiologia, avaliação e reabilitação do processamento auditivo e avaliação eletrofisiológica. Mantem vários contatos com universidades no exterior com produções em conjunto (artigos e capítulos de livro).

       

      Links:    

    • Comunicação Humana
    • Audiologia
  • Livros publicados: 4
    • Schochat, Eliane ; SAMELLI, Alessandra G ; COUTO, C. M. ; TEIXEIRA, A. R. ; DURANTE, A. S. ; ZANCHETTA, S. . Tratado de Audiologia. São Paulo : Manole, 2022 . 759p. ISBN: 9786555765724.
    • PEREIRA, Liliane Desgualdo ; Schochat, Eliane . Testes Auditivos Comportamentais para Avaliação do Processamento Auditivo Central. Barueri : Pró-Fono, 2011 . 82p. ISBN: 978-85-85491-.
    • PEREIRA, Liliane Desgualdo ; SCHOCHAT, E. . Processamento Auditivo Central: Manual de Avaliação. são Paulo : Lovise, 1997 . 230p. ISBN: 85274441.
    • SCHOCHAT, E. . Processamento Auditivo. SAO PAULO : LOVISE, 1996 . 143p. ISBN: .
    • LEITE FILHO, CARLOS ALBERTO ; ROCHA-MUNIZ, CAROLINE NUNES ; PEREIRA, Liliane Desgualdo ; Schochat, Eliane . Auditory temporal resolution and backward masking in musicians with absolute pitch Frontiers in Neuroscience , v. 17 , p. 01 - 11 , 2023. ISSN: 1662453X.
    • ROCHA-MUNIZ, CAROLINE NUNES ; Zalcman, Tatiane Eisencraft ; ALONSO, Renata ; RABELO, Camila Maia ; NEVES-LOBO, IVONE FERREIRA ; FILIPPINI, Renata ; Schochat, Eliane . Avaliação das funções cognitivas em idosos com e sem alterações no processamento auditivo central CODAS , v. 35 , p. 1 - 10 , 2023. ISSN: 23171782.
    • FERREIRA, G. C. ; SCHOCHAT, E. ; FREIRE, K. M. ; COSTA, M. J. . Dichotic Sentences Test Performance of Adults with communication complaints CODAS , v. 35 , p. 1 - 6 , 2023. ISSN: 23171782.
    • STADULNI, ANDRÉIA RODRIGUES PARNOFF ; SLEIFER, PRICILA ; BERTICELLI, AMANDA ZANATTA ; RIESGO, RUDIMAR ; ROCHA-MUNIZ, CAROLINA NUNES ; Schochat, Eliane . Stroke in children and adolescents: Analysis of electrophysiological and behavioral assessment findings of auditory processing Clinics , v. 78 , p. 100286 - , 2023. ISSN: 18075932.
    • BUFFONE, FLÁVIA REGINA RIBEIRO CAVALCANTI ; Schochat, Eliane . Perfil sensorial de crianças com Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC) CODAS , v. 34 , p. 1 - 9 , 2022. ISSN: 23171782.
    • FILIPPINI, RENATA ; LEITE FILHO, CARLOS ALBERTO ; BARROS, GABRIELA MELO SANTOS BONASSA ; MUSIEK, FRANK E. ; Schochat, Eliane . Evidence of Validity and Normative Values of a New Auditory Backward Masking Test Journal of Clinical Medicine , v. 11 , p. 4933 - , 2022. ISSN: 20770383.
    • DE ALMEIDA, ISABEL JUNQUEIRA ; SILAGI, MARCELA LIMA ; CARTHERY-GOULART, MARIA TERESA ; PARMERA, JACY BEZERRA ; CECCHINI, MARIO AMORE ; COUTINHO, ARTUR MARTINS ; DOZZI BRUCKI, SONIA MARIA ; NITRINI, RICARDO ; Schochat, Eliane . The Discourse Profile in Corticobasal Syndrome: A Comprehensive Clinical and Biomarker Approach BRAIN SCIENCES , v. 12 , p. 1705 - , 2022. ISSN: 20763425.
    • MINELLI, CESAR ; LUVIZUTTO, GUSTAVO JOSÉ ; CACHO, ROBERTA DE OLIVEIRA ; NEVES, LUCIANA DE OLIVEIRA ; MAGALHÃES, SHEILA CRISTINA SAYURI ABE ; PEDATELLA, MARCO TÚLIO ARAÚJO ; MENDONÇA, LUCIA IRACEMA ZANOTTO DE ; ORTIZ, KARIN ZAZO ; LANGE, MARCOS CHRISTIANO ; RIBEIRO, PRISCILA WATSON ; SOUZA, LUCIANE APARECIDA PASCUCCI SANDE DE ; MILANI, CRISTIANO ; CRUZ, DANIEL MARINHO CEZAR DA ; COSTA, RAFAEL DALLE MOLLE DA ; CONFORTO, ADRIANA BASTOS ; CARVALHO, FERNANDA MARTINS MAIA ; CIARLINI, BRUNA SILVA ; FROTA, NORBERTO ANIZIO FERREIRA ; ALMEIDA, KELSON JAMES ; Schochat, Eliane ; et.al . Brazilian practice guidelines for stroke rehabilitation: Part II ARQUIVOS DE NEURO-PSIQUIATRIA , v. 80 , p. 741 - 758 , 2022. ISSN: 0004282X.
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    • LIMA, JANAINA PATRICIO DE ; IERVOLINO, SÔNIA MARIA SIMÕES ; Schochat, Eliane . Habilidades auditivas musicais e temporais em usuários de implante coclear após musicoterapia CODAS , v. 30 , p. 1 - 6 , 2018. ISSN: 23171782.
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    • ILIADOU, VASILIKI (VIVIAN) ; CHERMAK, GAIL D. ; BAMIOU, DORIS-EVA ; RAWOOL, VISHAKHA WAMAN ; PTOK, MARTIN ; PURDY, SUZANNE ; JUTRAS, BENOÎT ; MONCRIEFF, DEBORAH ; STOKKEREIT MATTSSON, TONE ; FERRE, JEANANE M. ; FOX, CYDNEY ; GRECH, HELEN ; GEFFNER, DONNA ; HEDJEVER, MLADEN ; BELLIS, TERI JAMES ; NIMATOUDIS, IOANNIS ; ELEFTHERIADIS, NIKOS ; PEDERSEN, ELLEN RABEN ; SCHOCHAT, E. ; GUILLORY, LISA ; et.al . Letter to the Editor EAR AND HEARING , v. 39 , p. 1 - , 2018. ISSN: 01960202.
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    • SCHOCHAT, E. . Parecer de Material didático - Disciplina FMUSP - 3 pareceres. 2016 (Parecer)
    • SCHOCHAT, E . Parecer PIBIC submetido à FBO-USP - 10 pareceres. 2016 (Parecer)
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    • SCHOCHAT, E. . Parecer de artigo Científico submetido à Brazilian Journal of Meical and Biological Research - 2. 2011 (Parecer)
    • SCHOCHAT, E. . Parecer de Artigo Científico submetido à revista International Journal of Audiology. 2011 (Parecer)
    • SCHOCHAT, E. . Parecer Ad Hoc - CAPEs - 1. 2011 (Parecer)
    • SCHOCHAT, E. . Parecer Ad Hoc - CNPq - 7 pareceres. 2011 (Parecer)
    • SCHOCHAT, E. . Parecer Ad Hoc Fapesp - 14 pareceres. 2011 (Parecer)
    • SCHOCHAT, E . Parecer de Material didático - Disciplina FMUSP - 1 parecer. 2015 (Parecer)
    • SCHOCHAT, E . Parecer de Material didático - Residência Multiprofissional em promoção da saúde e do cuidado na atenção hospitalar.. 2015 (Parecer)
    • SCHOCHAT, E . Parecer de Material didático - Disciplina FMUSP - 1 parecer. 2015 (Parecer)
    • SCHOCHAT, E. . Parecer para o CAS- Ciências da Saúde #02. 2013 (Parecer)
    • SCHOCHAT, E. . Parecer para CAS - Ciências da Saúde #01. 2013 (Parecer)
    • SCHOCHAT, E. . Parecer Ad Hoc - Área Fonoaudiologia (Linguagem) - IC PIBIC/Santander. 2013 (Parecer)
    • SCHOCHAT, E. . Parecer de artigo científico encaminhado à Revista Distúrbios da Comunicação #03. 2013 (Parecer)
    • SCHOCHAT, E. . Parecer de artigo científico encaminhado à Revista Distúrbios da Comunicação #02. 2013 (Parecer)
    • SCHOCHAT, E. . Parecer de artigo científico encaminhado à Revista Distúrbios da Comunicação #01. 2013 (Parecer)
    • SCHOCHAT, E. . Parecer de artigo científico encaminhado ao Hearing, Balance and Communication #05. 2013 (Parecer)
    • SCHOCHAT, E. . Parecer de artigo científico encaminhado ao Hearing, Balance and Communication #04. 2013 (Parecer)
    • SCHOCHAT, E. . Parecer de artigo científico encaminhado ao Hearing, Balance and Communication #03. 2013 (Parecer)
    • SCHOCHAT, E. . Parecer de artigo científico encaminhado ao Hearing, Balance and Communication #02. 2013 (Parecer)
    • SCHOCHAT, E. . Parecer de artigo científico encaminhado ao Hearing, Balance and Communication #01. 2013 (Parecer)
    • SCHOCHAT, E. . Parecer de artigo científico encaminhado à Revista CEFAC #05. 2013 (Parecer)
    • SCHOCHAT, E. . Parecer de artigo científico encaminhado à Revista CEFAC #04. 2013 (Parecer)
    • SCHOCHAT, E. . Parecer de artigo científico encaminhado à Revista CEFAC #03. 2013 (Parecer)
    • SCHOCHAT, E. . Parecer de artigo científico encaminhado à Revista CEFAC #02. 2013 (Parecer)
    • SCHOCHAT, E. . Parecer de artigo científico encaminhado à Revista CEFAC #01. 2013 (Parecer)
    • SCHOCHAT, E. . Parecer de artigo científico encaminhado à ACR- Audiology Communnication Research #01 a #81. 2013 (Parecer)
    • SCHOCHAT, E. . Parecer de artigo científico encaminhado à Arquivos de Neuro-Psiquiatria. 2013 (Parecer)
    • SCHOCHAT, E. . Parecer de artigo científico encaminhado à International @rchives of otorhinolaryngology #04. 2013 (Parecer)
    • SCHOCHAT, E. . Parecer de artigo científico encaminhado à International @rchives of otorhinolaryngology #03. 2013 (Parecer)
    • SCHOCHAT, E. . Parecer de artigo científico encaminhado à International @rchives of otorhinolaryngology #02. 2013 (Parecer)
    • SCHOCHAT, E. . Parecer de artigo científico encaminhado à International @rchives of otorhinolaryngology #01. 2013 (Parecer)
    • SCHOCHAT, E. . Parecer de artigo científico encaminhado à Revista CLINICS #02. 2013 (Parecer)
    • SCHOCHAT, E. . Parecer de artigo científico encaminhado à Revista CLINICS #01. 2013 (Parecer)
    • SCHOCHAT, E. . Avaliador do servidor Camia Maia Rabelo na 2a Movimentação na Carreira USP.. 2013 (Parecer)
    • SCHOCHAT, E. . Avaliador do servidor Ivone Ferreira Neves - Lobo na 2a Movimentação na Carreira USP.. 2013 (Parecer)
    • SCHOCHAT, E. . Parecer Ad Hoc Comissão de Pesquisa USP Bauru. 2010 (Parecer)
    • SCHOCHAT, E. . Parecer Ad Hoc CNPq 2. 2010 (Parecer)
    • SCHOCHAT, E. . Parecer Ad Hoc CNPq 3. 2010 (Parecer)
    • SCHOCHAT, E. . Parecer Ad Hoc CNPq 1. 2010 (Parecer)
    • SCHOCHAT, E. . Parecer Material Didático. 2010 (Parecer)
    • SCHOCHAT, E. . Parecer Ad Hoc Comite de Ética em Pesquisa da FMUSP 6. 2010 (Parecer)
    • SCHOCHAT, E. . Parecer Ad Hoc Comite de Ética em Pesquisa da FMUSP 5. 2010 (Parecer)
    • SCHOCHAT, E. . Parecer Ad Hoc Comite de Ética em Pesquisa da FMUSP 4. 2010 (Parecer)
    • SCHOCHAT, E. . Parecer Ad Hoc Comissão de Ética em Pesquisa da FMUSP 3. 2010 (Parecer)
    • SCHOCHAT, E. . Parecer Ad Hoc Comissão de Ética em Pesquisa da FMUSP 2. 2010 (Parecer)
    • SCHOCHAT, E. . Parecer Ad Hoc Comite de Ética em Pesquisa da FMUSP 1. 2010 (Parecer)
    • SCHOCHAT, E. . Parecer Ad Hoc Fapesp 10. 2010 (Parecer)
    • SCHOCHAT, E. . Parecer Ad Hoc Fapesp 9. 2010 (Parecer)
    • SCHOCHAT, E. . Parecer Ad Hoc Fapesp 8. 2010 (Parecer)
    • SCHOCHAT, E. . Parecer Ad Hoc Fapesp 7. 2010 (Parecer)
    • SCHOCHAT, E. . Parecer Ad Hoc Fapesp 6. 2010 (Parecer)
    • SCHOCHAT, E. . Parecer Ad Hoc Fapesp 5. 2010 (Parecer)
    • SCHOCHAT, E. . Parecer Ad Hoc Fapesp 4. 2010 (Parecer)
    • SCHOCHAT, E. . Parecer Ad Hoc Fapesp 3. 2010 (Parecer)
    • SCHOCHAT, E. . Parecer Ad Hoc Fapesp 2. 2010 (Parecer)
    • SCHOCHAT, E. . Parecer Ad Hoc Fapesp 1. 2010 (Parecer)
    • Schochat, Eliane . Parecer de projeto de pesquisa HUFMUSP. 2009 (Parecer)
    • Schochat, Eliane . Parecer AD HOC Fapesp. 2009 (Parecer)
    • SCHOCHAT, E. . Parecer AD HOC Fapesp. 2009 (Parecer)
    • Schochat, Eliane . Parecer de Artigo científico encaminhado à Revista CEFAC. 2009 (Parecer)
    • SCHOCHAT, E. . Parecer sobre Material Didático - FMUSP. 2008 (Parecer)
    • SCHOCHAT, E. . Participante da Reunião de Coordenadores de programa de pós-graduação na Área Educação Física - CAPES. 2008 (Outra)
    • SCHOCHAT, E. . Avaliadora AD HOC do edital FAPITEC/SE. 2008 (Outra)
    • SCHOCHAT, E. . Parecer AD HOC referente à análise de projeto de pesquisa de Iniciação Científica. 2008 (Parecer)
    • SCHOCHAT, E. . Parecer AD HOC FAPESP (2). 2008 (Parecer)
    • SCHOCHAT, E. . Parecer AD HOC FAPESP (1). 2008 (Parecer)
    • SCHOCHAT, E. . Responsável pelo Serviço de Fonoaudiologia do HU-USP. 2007 (Servicos_na_area_da_saude)
    • SCHOCHAT, E. . Participação em Sessão Ordinária da Comissão de Cultura e Extensão Universitária da FMUSP. 2007 (Servicos_na_area_da_saude)
    • SCHOCHAT, E. . Parecer de projeto de pesquisa encaminhado à Comissão de Ensino e Pesquisa do HU-USP. 2007 (Parecer)
    • SCHOCHAT, E. . Parecer de artigo científico encaminhado à Revista Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia (5). 2007 (Parecer)
    • SCHOCHAT, E. . Parecer de artigo científico encaminhado à Revista Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia (4). 2007 (Parecer)
    • SCHOCHAT, E. . Parecer de artigo científico encaminhado à Revista Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia (3). 2007 (Parecer)
    • SCHOCHAT, E. . Parecer de artigo científico encaminhado à Revista Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia (2). 2007 (Parecer)
    • SCHOCHAT, E. . Parecer de artigo científico encaminhado à Revista Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia (1). 2007 (Parecer)
    • SCHOCHAT, E. . Parecer de artigo científico encaminhado à Revista Distúrbios da Comunicação (5). 2007 (Parecer)
    • SCHOCHAT, E. . Parecer de artigo científico encaminhado à Revista Distúrbios da Comunicação (4). 2007 (Parecer)
    • SCHOCHAT, E. . Parecer de artigo científico encaminhado à Revista Distúrbios ds Comunicação (3). 2007 (Parecer)
    • SCHOCHAT, E. . Parecer de artigo científico encaminhado à Revista Distúrbios da Comunicação (2). 2007 (Parecer)
    • SCHOCHAT, E. . Parecer de artigo cientifico encaminhado à Revista Distúrbios da Comunicação (1). 2007 (Parecer)
    • SCHOCHAT, E. . Parecer de artigo científico encaminhado à Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (2). 2007 (Parecer)
    • SCHOCHAT, E. . Parecer de artigo cientifico encaminhado à Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (1). 2007 (Parecer)
    • SCHOCHAT, E. . Parecer de artigo científico encaminhado à Revista de Saúde Pública. 2007 (Parecer)
    • SCHOCHAT, E. . Parecer de artigo científico encaminhado à Revista Pró-Fono (5). 2007 (Parecer)
    • SCHOCHAT, E. . Parecer de artigo científico encaminhado à Revista Pró-Fono (4). 2007 (Parecer)
    • SCHOCHAT, E. . Parecer de artigo científico encaminhado à Revista Pró-Fono (3). 2007 (Parecer)
    • SCHOCHAT, E. . Parecer de artigo científico encaminhado à Revista Pró-Fono (2). 2007 (Parecer)
    • SCHOCHAT, E. . Parecer de artigo científico encaminhado à Revista Pró-Fono (1). 2007 (Parecer)
    • SCHOCHAT, E. . Parecer AD HOC CAPES. 2007 (Parecer)
    • SCHOCHAT, E. . Parecer AD HOC CNPq (3). 2007 (Parecer)
    • SCHOCHAT, E. . Parecer AD HOC CNPq (2). 2007 (Parecer)
    • SCHOCHAT, E. . Parecer AD HOC CNPq (1). 2007 (Parecer)
    • SCHOCHAT, E. . Parecer AD HOC Fapesp (2). 2007 (Parecer)
    • SCHOCHAT, E. . Parecer AD HOC Fapesp (1). 2007 (Parecer)
    • SCHOCHAT, E. . Relatório Técnico de Auxílio Organização do 22 Encontro Internacional de Audiologia. 2007 (Relatorio_tecnico)
    • SCHOCHAT, E. . Relatório Técnico de Auxílio Organização da I Jornada de Fonoaudiologia da USP. 2007 (Relatorio_tecnico)
    • SCHOCHAT, E. . Elaboração de projeto Potencial evocado auditivo de tronco encefálico com estímulo de fala. 2006 (Elaboracao_de_projeto)
    • SCHOCHAT, E. . Elaboração de projeto Mismatch Negativity em Gerbelis com Isquemia. 2005 (Elaboracao_de_projeto)
    • SCHOCHAT, E. . Participante da Reunião da Câmara Técnica da Saúde Auditiva - Aparelhos Auditivos. 2007 (Servicos_na_area_da_saude)
    • SCHOCHAT, E. . Participante como convidada em Reunião sobre Modelo de Classificação das Pessoas com Deficiência. 2007 (Servicos_na_area_da_saude)
    • SCHOCHAT, E. . Elaboração de projeto Potencial evocado auditivo de tronco encefálico com estímulo de fala em crianças com distúrbio específico de linguagem e transtorno de processamento auditivo. 2008 (Elaboracao_de_projeto)
    • SCHOCHAT, E. . Reunião para julgamento das propostas do Edital nº26/2006 - Determinantes Sociais na Saúde - CNPq. 2006 (Servicos_na_area_da_saude)
    • SCHOCHAT, E. . Parecerista: Projetos de pesquisas de Iniciação Científica - CNPq. 2006 (Parecer)
    • SCHOCHAT, E. . Parecerista: Relatório Parcial dos projetos de pesquisas de Iniciação Científica- CNPq. 2006 (Parecer)
    • SCHOCHAT, E. . Criação da Área de Fonoaudiologia no DeCS. 2006 (Elaboracao_de_projeto)
    • SCHOCHAT, E. . Elaboração de projeto Sensitividade e Especificidade do Potencial de Latência Média. 2000 (Elaboracao_de_projeto)
    • SCHOCHAT, E. . Palestrante com a aula: Processamento Audiivo Central e Amplicação. 2023 (Outra)
    • Nalom, A.F. ; SCHOCHAT, E. . Apresentação oral com o tema: Estimulação das habilidades auditivas e o desenvolvimento da leitura. 2023 (Congresso)
    • SCHOCHAT, E . Palestrante com o tema: Inovações e Desafios na Audiologia. 2023 (Conferência)
    • Schochat, Eliane . Palestrante da atividade, Painel - Audição, Cognição, Envelhecimento, com o tema: Bases sobre o processamento temporal e sua relação com audição.. 2023 (Congresso)
    • SCHOCHAT, E. . Coordenador na atividade Conferencia Internacional, com o tema: Adult hearing aid fitting practices: evidence review & implications for future provision. 2023 (Congresso)
    • SCHOCHAT, E. . Coordenador na atividade Conferencia intenacional, com o tema: SARS-COV-2 cause hearing dificulties and tinnitus?. 2023 (Congresso)
    • SCHOCHAT, E. . Coordenador na atividade Fórum, com o tema:Revistas. 2023 (Congresso)
    • SCHOCHAT, E. . Coordenador na atividadeApresentação, com o tema: Ligas de audiologia: a educação em audiologia praticada na ligas acadêmicas. 2023 (Congresso)
    • SCHOCHAT, E . Palestrante na atividade Grupo de Trabalho, com o tema: Programa de Saúde na Escola. 2023 (Congresso)
    • SCHOCHAT, E. . Palestrante na atividade Old School, New Views, com o tema: Processamento Auditivo. 2023 (Congresso)
    • SCHOCHAT, E. . Palestrante na atividade Discussão de Casos, com o tema: Próteses auditivas na população pediátrica - projeto ABA & HAR the World Foundation. 2023 (Congresso)
    • LEITE FILHO, CARLOS ALBERTO ; Schochat, Eliane ; ROCHA-MUNIZ, C. N. ; PEREIRA, Liliane Desgualdo . Apresentação Oral, com o tema: Auditory temporal resolution and backward masking in musicians with absolute pitch. 2023 (Congresso)
    • SANTANA, V. R. ; ROCHA, C. N. ; SCHOCHAT, E. . Apresentação Oral, com o tema:Traduação, análise e adaptação transcultural para o portugês brasileiro do questionário de habilidades do processamento auditivo - ECLIPS. 2023 (Congresso)
    • SCHOCHAT, E. . Palestrante com o tema: Potenciais evocados auditivos - do diagnóstico à reabilitação. 2023 (Congresso)
    • Nalom, A.F. ; SCHOCHAT, E. . Apresentação de Pôster: Hearing abilities stimulations and the reading development. 2023 (Congresso)
    • MUSIEK, Frank e ; SCHOCHAT, E. . Apresentação de Pôster: Evidence of validity and normative values of a new backward masking test. 2023 (Congresso)
    • Schochat, Eliane . Processamento Auditivo .. 2023 (Conferência)
    • Schochat, Eliane . Programa de Saúde na Escola.. 2023 (Conferência)
    • Schochat, Eliane . PRÓTESES AUDITIVAS NA POPULAÇÃO PEDIÁTRICA - PROJETO ABA & HAR THE WORLD FOUNDATION.. 2023 (Conferência)
    • Schochat, Eliane . Ligas de Audiologia: A educação em audiologia praticada nas ligas acadêmicas. 2023 (Congresso)
    • Schochat, Eliane . Forum Revistas. 2023 (Outra)
    • SCHOCHAT, E . From lab to clinic: what a long path. 2019 (Conferência)
    • Schochat, Eliane . Pruebas electrofisiológicas. 2019 (Conferência)
    • SCHOCHAT, E ; Neustadt N . Neurofisiologia de la audición. 2019 (Conferência)
    • Schochat, Eliane . Diagnóstico Audiológico - Potencial Evocado. 2019 (Conferência)
    • SCHOCHAT, E . Treinamento Auditivo em idosos e usuários de AASI. 2016 (Congresso)
    • SCHOCHAT, E . Produção científica da Fonoaudiologia. 2016 (Conferência)
    • SCHOCHAT, E . Pensar o novo com os mesmos instrumentos. 2016 (Congresso)
    • SCHOCHAT, E . Efetividade do Treinamento auditivo: o que os testes eletrofisiológicos revelam.. 2011 (Conferência)
    • SCHOCHAT, E. . Atualidades em Potenciais evocados auditivos. 2011 (Conferência)
    • SCHOCHAT, E. . Tendência da Pós Graduação Brasileira - visão panorâmica da pesquisa da pós-graduação da fonoaudiologia do Brasil. 2011 (Conferência)
    • SCHOCHAT, E . Avanços no diagnóstico Audiológico. 2011 (Conferência)
    • SCHOCHAT, E. . PAC: que intervenção depois do diagnóstico. 2011 (Conferência)
    • SCHOCHAT, E. . Treino auditivo. 2011 (Conferência)
    • SCHOCHAT, E ; MURPHY, CRISTINA F. B. ; RABELO, C. M. ; SILAGI, MARCELA LIMA ; MANSUR, LETÍCIA LESSA . Desempenho de idosos em testes de processamento auditivo: declínio cognitivo ou sensorial. 2015 (Congresso)
    • SCHOCHAT, E ; PIRES, M. M. . Desenvolvimento de jogos computacionais para treinamento auditivo temporal. 2015 (Comunicacao)
    • SCHOCHAT, E ; MURPHY, CRISTINA F. B. ; MOORE, DAVID R. . Generalização do aprendizado cognitivo e sensorial em crianças com desenvolvimento típico. 2015 (Conferência)
    • SCHOCHAT, E . O papel dos programas de Pós-Graduação na formação de novos autores e futuros pareceristas. 2015 (Conferência)
    • RABELO, CAMILA MAIA ; MURPHY, CRISTINA F. B. ; SILAGI, M. L. ; MANSUR, LETÍCIA LESSA ; Schochat, Eliane . Influence of formal education on auditory and cognitive performance of adults. 2015 (Congresso)
    • SCHOCHAT, E. . Processamento Auditivo. 2013 (Conferência)
    • SCHOCHAT, E. . Potenciais evocados auditivos de longa latência. 2013 (Conferência)
    • SCHOCHAT, E. . Processamento auditivo e distúrbios de leitura e escrita. 2013 (Conferência)
    • SCHOCHAT, E. . Treinamento auditivo formal. 2013 (Conferência)
    • SCHOCHAT, E. . Potenciais evocados auditivos: perspectivas atuais. 2013 (Conferência)
    • SCHOCHAT, E. . Avanços em diagnóstico audiológico: potenciais evocados auditivos. 2013 (Conferência)
    • SCHOCHAT, E. . Gestão de carreira acadêmica em pesquisa. 2013 (Conferência)
    • SCHOCHAT, E. . Central auditory processing disorder. 2013 (Conferência)
    • Schochat, Eliane . P300 in individuals with central auditory processing disorder submitted to auditory training.. 2010 (Conferência)
    • Schochat, Eliane . Abordagens inovadoras na reabilitação auditiva. 2009 (Conferência)
    • Schochat, Eliane . Implicações e dificuldades do diagnóstico audiológico em bebês. 2009 (Conferência)
    • Schochat, Eliane . Desordens del Procesamiento Auditivo. 2009 (Conferência)
    • Schochat, Eliane . Processamento Auditivo: avaliação e intervenção. 2009 (Conferência)
    • Schochat, Eliane . ASSR in Clinical Populations. 2009 (Conferência)
    • SCHOCHAT, E. . N1P2N2 Complex in children with (C) APD pre and post auditory training. 2008 (Congresso)
    • SCHOCHAT, E. . Plasticidad y Rehabilitación Auditiva. 2008 (Conferência)
    • SCHOCHAT, E. . Evaluación Objetiva de la Audición. 2008 (Conferência)
    • SCHOCHAT, E. . Adaptação e aprendizagem do sistema auditivo adulto. 2008 (Conferência)
    • SCHOCHAT, E. . Palestra ministrada em II Curso Básico de Eletrofisiologia da Audição - Teórico e Prático. 2008 (Conferência)
    • SCHOCHAT, E. . Seminários de Estudos Avançados: envelhecimento. 2007 (Conferência)
    • SCHOCHAT, E. . Reabilitação dos distúrbios do Processamento Auditivo. 2007 (Conferência)
    • SCHOCHAT, E. . Processameno Auditivo: Avaliação comportamental e eletrofisiológica. 2007 (Conferência)
    • SCHOCHAT, E. . Avaliação do Processamento Auditivo. 2007 (Conferência)
    • SCHOCHAT, E. . Eletrofisiologia-média e longa latência. 2007 (Conferência)
    • SCHOCHAT, E. . Processamento Auditivo. 2007 (Conferência)
    • SCHOCHAT, E. . Plasticidade do Sistema Auditivo e Indicação de Próteses Auditivas. 2007 (Conferência)
    • SCHOCHAT, E. . Avaliação Eletrofisiológica do PAC. 2007 (Conferência)
    • SCHOCHAT, E. . Processamento auditivo: avaliação comportamental e eletrofisiológica. 2007 (Conferência)
    • SCHOCHAT, E. . Processamento Auditivo. 2007 (Conferência)
    • SCHOCHAT, E. . Seminários de Estudos Avançados: Envelhecimento. 2007 (Conferência)
    • SCHOCHAT, E. . Processamento Auditivo. 2007 (Conferência)
    • SCHOCHAT, E. . Multidisciplinary Perspectives on Central Auditory processing disorders: evidence and practice. 2007 (Conferência)
    • SCHOCHAT, E. . MLR findings in children with and without CAPD. 1999 (Outra)
    • SCHOCHAT, E. . Potenciais evocados auditivos de média e longa latência. 2005 (Conferência)
    • SCHOCHAT, E. . Avaliação de crianças - Mesa redonda sobre Aplicação clinica dos potenciais evocados auditivos de estado estável. 2005 (Conferência)
    • SCHOCHAT, E. . Avaliação Comportamental e eletrofisiológica do sistema auditivo. 2005 (Conferência)
    • SCHOCHAT, E. . Avaliação eletrofisiológica e sua utilização na indicação das proteses auditivas - Mesa redonda. 2005 (Conferência)
    • SCHOCHAT, E. . Processamento Auditivo: aspectos atuais - Mesa redonda. 2005 (Conferência)
    • MARONE, Marisa Ruggieri ; PERSON, Osmar Clayton ; RAPOPORT, Priscila Bogar ; ESPIRIDIÃO, Silvia ; SCHOCHAT, E. . DPOAE and eye blink reflex evaluation in neonatal hearing screening in high risk nursery. 2005 (Outra)
    • SCHOCHAT, E. . Exames complementares em disturbios de aprendizagem. 2005 (Comunicacao)
    • SCHOCHAT, E. . Treinamento auditivo e potencial evocado auditivo de média latência. 2005 (Conferência)
    • SCHOCHAT, E. . Avanços em eletrofisiologia. 2005 (Comunicacao)
    • SCHOCHAT, E. . Avaliação do candidato ao implante coclear: implicações do precessamento auditivo, cognição e desenvolvimento - Mesa redonda. 2005 (Outra)
    • SCHOCHAT, E. . Eletrofisiologia. 2005 (Conferência)
    • SCHOCHAT, E. . Diagnóstico Audiológico Eletrofisiológico - P300 e TDAH. 2005 (Outra)
    • SCHOCHAT, E. ; MUSIEK, Frank e ; BARAN, Jane A . Effects of auditory training on the MLR in Children with APD. 2005 (Comunicacao)
    • SCHOCHAT, E. . Levantamento das avaliações de audiometria de respostas evocados do tronco encefálico no serviço de eletrofisiologia da USP - ano 2002. 2003 (Outra)
    • SCHOCHAT, E. . Processamento Auditivo em crianças com paralisia cerebral: estudo de caso. 2003 (Comunicacao)
    • SCHOCHAT, E. . Análise das habilidades auditivas em pacientes com queixa de dificuldades escolares. 2003 (Comunicacao)
    • SCHOCHAT, E. . Estudo de caso: Síndrome de Rasmussen e seus achados audiológicos. 2003 (Comunicacao)
    • SCHOCHAT, E. ; ALMEIDA, R. C. . Aprendizagem de Habilidades Auditivas - A efetividade do treinamento auditivo formal em distúrbios severos do Processamento Auditivo e Comorbidade - Estudo de Caso. 2003 (Comunicacao)
    • SCHOCHAT, E. . Potenciais Evocados Auditivos de Latência Média - Aplicações Clínicas. 2003 (Conferência)
    • SCHOCHAT, E. . Management of Auditory Processing Disorders in the Community. 2003 (Conferência)
    • SCHOCHAT, E. . Processamento Auditivo e Comorbidade. 2000 (Simposio)
    • SCHOCHAT, E. . Processamento Auditivo Central: Avaliação Comportamental e Eletrofisiológica. 2000 (Conferência)
    • SCHOCHAT, E. . Desenvolvimento da Função Auditiva do POnto de Vista da Avaliação Eletrofisiológica. 2000 (Conferência)
    • SCHOCHAT, E. . Intervenção Fonoaudiológica no Distúrbio de Audição Central. 2000 (Conferência)
    • SCHOCHAT, E. . Auditory Training. 2000 (Conferência)
    • SCHOCHAT, E. . MLR findings in children with and without CAPD. 1999 (Outra)
    • SCHOCHAT, E. . O distúrbio da Aprendizagem do Ponto de Vista Audiológico. 1999 (Congresso)
    • SCHOCHAT, E. . Avaliação Eletrofisiológica do Processamento Auditivo. 1999 (Comunicacao)
    • SCHOCHAT, E. . Treinamento Auditivo. 1999 (Congresso)
    • SCHOCHAT, E. . Testes Eletrofisiológicos na Avaliação do Processamento Auditivo Central. 1999 (Congresso)
    • SCHOCHAT, E. . Processamento Auditivo: Potenciais Eletrofisiológicos Tardios. 1998 (Congresso)
    • SCHOCHAT, E. . Processamento Auditivo: avaliação comportamental e eletrofisiológica. 1999 (Congresso)
    • SCHOCHAT, E. . Avaliação Eletrofisiológica das alterações do Processamento Auditivo Central. 1999 (Congresso)
    • SCHOCHAT, E. . Tympanometry. 1996 (Comunicacao)
    • SCHOCHAT, E. . Phonetic Cues in Audition. 1996 (Seminário)
    • SCHOCHAT, E. . Latência Média em crianças portadoras de disfunção do Processamento Auditivo Central. 1999 (Congresso)
    • SCHOCHAT, E. . Processamento Auditivo: Potenciais Eletrofisiológicos Tardios. 1998 (Congresso)
    • SCHOCHAT, E. . Processamento Auditivo: avaliação comportamental e eletrofisiológica. 1999 (Congresso)
    • SCHOCHAT, E. . ADD, ADHD and Central Auditory Processing Disorders. 1998 (Simposio)
    • SCHOCHAT, E. . Avaliação Eletrofisiológica do Processamento Auditivo Central. 1999 (Congresso)
    • SCHOCHAT, E. . Avaliação Eletrofisiológica. 1998 (Congresso)
    • SCHOCHAT, E. . Logoaudiometria. 1998 (Congresso)
    • SCHOCHAT, E. . Avaliação comportamental do processamento auditivo faz parte da avaliação audiológica básica ou da avançada. 2013 Anais do 28º EIA
    • SCHOCHAT, E. . Pessoas viciadas em ruído. 2006 Rede Mulher
    • SCHOCHAT, E. . I Seminário Internacional audição na criança. 2006 (Derdic)
    • SCHOCHAT, E. . Presidente da Comissão Organizadora do 22º Encontro Internacional de Audiologia. 2007 (Associação Brasileira de Audiologia)
    • SCHOCHAT, E. . 1º Jornada de Fonoaudiologia da USP. 2007 (FAPESP)
    • SCHOCHAT, E. . Encontro de Gerações da Fonoaudiologia - 6 Congresso da Fundação Otorrinolaringologia. 2007 ()
    • SCHOCHAT, E. . IV Encontro Internacional sobre Próteses Auditivas: Treinamento auditivo e amplificação: uma boa combinação?. 2007 ()
    • SCHOCHAT, E. ; Neves-Lobo IF ; MOREIRA, RENATA RODRIGUES . Seminário: "Atualização em Reabilitação Vestibular". 2015 (Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da FMUSP)
    • SCHOCHAT, E . Seminário: "Atualização em reabilitação vestibular" Parte 02. 2015 (Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da FMUSP)
    • SCHOCHAT, E. . Presidente da Comissão Organizadora do 38o. Encontro Internacional de Audiologia. 2023 (ABA)
    • SCHOCHAT, E. . Presidente da Comissão Científica do 38o. Encontro Internacional de Audiologia. 2023 (ABA)
    • SCHOCHAT, E . Organizadora e Expositora na Feira USP Profissões 2023. 2023 (Pró reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP)
    • SCHOCHAT, E. ; MUSIEK, F. E. . Central Auditory Processing Disorders. 1998 (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo)
    • SCHOCHAT, E . O papel dos programas de Pós-Graduação na formação de novos autores e futuros pareceristas. 2015 (Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo)
    • SCHOCHAT, E. . Curso de Capacitação do Fonoaudiólogo na atauação em Saúde Auditiva Pediátrica. 2023 (Academia Brasileira de Audiologia e Hear The World Foundation)
    • SCHOCHAT, E. . Processamento auditivo centra: avaliação e terapia. 2005 (Faculdade de Odontologia de Bauru - USP)
    • SCHOCHAT, E. . Avaliação Eletrofisiológica da audição. 2005 (Parlare - fonoaudiologia e reabilitação auditiva)
    • SCHOCHAT, E. . Avaliação eletrofisiologica da audição: potenciais de média e longa latência- pesquisas. 2005 (Programa de Pós graduação em distúrbios da comunicação humana: campo fonoaudiológico)
    • SCHOCHAT, E. . Processamento auditivo central. 2005 (Núcleo de tratamento e estimulação precoce NUTEP)
    • SCHOCHAT, E. ; PEREIRA, Liliane Desgualdo . Processamento Auditivo: avaliação comportamental e eletrofisiológica. 2006 (21º EIA)
    • SCHOCHAT, E. . Stationary Auditory Potentials in research and in clinical practice. 2006 (Department of Audiology, University of Ferrara)
    • SCHOCHAT, E. . Métodos de Avaliação Eletrofisiológica. 2006 (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais)
    • SCHOCHAT, E. . Potenciais Evocados Auditivos na Avaliação da Função Auditiva Central. 2006 (UNIFESP)
    • SCHOCHAT, E. . Interpretações de Exames Audiométricos. 1993 (Associação Nacional de Medicina do Trabalho)
    • SCHOCHAT, E. . Logoaudiometria. 1994 (Associação Paulista de Medicina)
    • SCHOCHAT, E. . Avaliação Audiológica Ocupacional. 1994 (ANAMT e SBORL)
    • SCHOCHAT, E. . Logoaudiometria - Curso de Audiologia para médicos. 1996 (Hospital de Reabilitação de Bauru)
    • SCHOCHAT, E. . Curso Prático de Audiologia para Médicos. 1996 (Hospital de Reabilitação de Bauru)
    • SCHOCHAT, E. . Logoaudiometria. 1998 (Hospital de Pesquisa e Reabilitação de Lesões Lábio-Palatais de Bauru)
    • SCHOCHAT, E. . Avaliação Eletrofisiológica. 1998 (Hospital de Pesquisa e Reabilitação de Lesões Lábio-Palatais de Bauru)
    • SCHOCHAT, E. . Avaliação Eletrofisiológica do Processamento Auditivo Central. 1999 (Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia)
    • SCHOCHAT, E. . I Curso de Audiologia Básica para médicos e fonoaudiólogos. 1997 (Hospital do Servidor Píblico Estadual de São Paulo)
    • SCHOCHAT, E. . Curso de Atualização em Processamento Auditivo Central. 1997 (Núcleo de Estudos Fonoaudiológicos)
    • SCHOCHAT, E. . Curso de Processamento Auditivo Central - Avaliação e Conduta. 1997 (Núcleo de estudos fonoaudiológicos)
    • SCHOCHAT, E. . Curso de Processamento Auditivo. 1997 (Clínica Oger)
    • SCHOCHAT, E. . Curso de Processamento Auditivo. 1998 (Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas)
    • SCHOCHAT, E. . II Curso de Processamento Auditivo Central. 2000 (Núcleo de Estudos Fonoaudiológicos)
    • SCHOCHAT, E. . Curso de Audiologia Clínica para Médicos: Potenciais eletrofisiológicos: ABR,MLR, MMN e P300. 2001 (XVI Encontro Internacional de Audiologia)
    • SCHOCHAT, E. . Processamento Auditivo - Avaliação Comportamental e Eletrofisiológica. 2007 (ABA)
    • SCHOCHAT, E. . Processamento Auditivo: Avaliação e Reabilitação. 2007 (UNICEUMA)
    • SCHOCHAT, E. . Processamento Auditivo. 2008 (Jornada do Curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
    • SCHOCHAT, E. . Curso de Especialização em Fonoaudiologia. 1998 (Universidade de São Paulo)
    • SCHOCHAT, E. . Desenvolvimento normal e patológico da audição. 1998 (Universidade de São Paulo)
    • SCHOCHAT, E. . The SSW test: Portuguese Version. 1996 (University at Buffalo - State University of New York)
    • Schochat, Eliane . Curso de avanços em avaliação da função auditiva e central. 2009 (ABA)
    • SCHOCHAT, E. . Processamento Auditivo: avaliação comportamental e eletrofisiológica. 1999 (Universidade Tuiuti do Paraná)
    • SCHOCHAT, E. . Processamento Auditivo Central: avaliação eletrofisiológica. 1998 (Universidade de São Paulo)
    • SCHOCHAT, E. . Processamento Auditivo. 1998 (Pontificia Universidade Católica de São Paulo)
    • SCHOCHAT, E. . Testes Eletrofisiológicos. 1998 (Universidade Federal de São Paulo)
    • SCHOCHAT, E. . Avaliação Eletrofisiológica da Audição. 2010 (UNIFRAN)
    • SCHOCHAT, E. . Curso de Entrenamiento en Potenciales evocados de corta, media y larga latencia. 2010 (Universidade do Chile)
    • SCHOCHAT, E. . Curso de Processamento Auditivo. 1997 (Associação Profissional dos Fonoaudiólogos do Estado da Bahia)
    • SCHOCHAT, E. . Relatório científico do projeto Análise da Maturação e Desenvolvimento do Sistema Nervoso Auditivo Central em Sujeitos de 7 a 16 anos de idade. 2000
    • SCHOCHAT, E. . Relatório científico do projeto Sensitividade e especificidade do potencial de média latência. 2002
    • SCHOCHAT, E. . Relatório científico do projeto Treinamento auditivo e potencial de média latência. 2004
    • SCHOCHAT, E. . Relatório científico do projeto Mismatch Negativity em gerbils com isquemia. 2007
    • SCHOCHAT, E. . Relatório cientifico do projeto Mismatch Negativity em Gerbelis com Isquemia - Relatório parcial. 2006
    • SCHOCHAT, E. . Relatório científico do projeto Potencial evocado auditivo de tronco encefálico com estímulo de fala. 2007
    • SCHOCHAT, E. . Relatório de prestação de contas do projeto Potencial evocado auditivo de tronco encefálico com estímulo de fala. 2007
    • SCHOCHAT, E. . Relatório de prestação de contas do projeto Mismatch negativity em gerbelis com isquemia. 2007
    • SCHOCHAT, E. . Relatório de prestação de contas do projeto Mismatch negativity em gerbelis com isquemia. 2006
    • SCHOCHAT, E. . Relatório científico FAPESP relativo à auxílio reunião. 2008
    • Schochat, Eliane . Relatório Científico Fapesp Auxílio Pesquisa. 2009
    • Schochat, Eliane . Relatório de Auxílio Pesquisa. 2009
    • SCHOCHAT, E. . Relatório de Prestação de Contas CNPq. 2008
    • ANDRADE, C. R. F. ; SCHOCHAT, E. ; CARVALLO, Renata Mota Mamede . Distúrbios da Comunicação: audição. 2013 (Aula magna)
    • ANDRADE, C. R. F. ; SCHOCHAT, E. ; CARVALLO, Renata Mota Mamede . Distúrbios da Comunicação: fala e linguagem. 2013 (Aula magna)
    • SCHOCHAT, E ; CARVALLO, R. M. M. ; ANDRADE, C. R. F. . Investigação nos distúrbios da comunicação. 2015 (Materialelaboradoparadisciplinadepós-graduação)
    • ANDRADE, C. R. F. ; SCHOCHAT, E. ; CARVALLO, Renata Mota Mamede . Seminários de Distúrbios da Comunicação. 2007 (Material elaborado para disciplina de pós-graduação)
    • Nome do projeto: Processamento Auditivo em Idosos Normais e Portadores de Perda Auditiva (1995 - 1997
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SCHOCHAT, E. .
      Descrição: A deficiência auditiva é o terceiro maior problema crônico identificado em idosos acima de 65 anos (NCHS, 1977). As deficiências envolvendo comunicação são consideradas pelos idosos a pior consequência da perda auditiva (Jacobs-Condit, 1984). O aumento da expectativa de vida na maior parte do mundo contribui significativamente para o aumento do interesse em se estudar a presbiacusia - alteração auditiva que acompanha o processo de envelhecimento - sua prevalência, características e seus efeitos (Arlinger, 1991). As pessoas idosas têm uma dificuldade excessiva em reconhecer a fala , principalmente em ambientes onde as condições de escuta não sejam ideais. Portanto, pode-se prever que o impacto da perda auditiva seja maior nos idosos que nos jovens (Gordon-Salant, Lantz e Fitzgibbons, 1994). Os objetivos do presente estudo foram: (1)verificar a correlação entre os dados obtidos no teste de fala com ruído branco ipsilateral (relação sinal/ruído - +20 dB) e os dados obtidos no SSW; (2) verificar a correlação entre os dados obtidos no teste de fala com ruído branco ipsilateral (relação sinal/ruído - +20 dB) e os dados obtidos no MLD; (3) comparar os resultados obtidos no teste de reconhecimento de fala com e sem ruído; (4) estabelecer uma classificação das alterações no processamento auditivo através do teste de fala com ruído branco ipsilateral (relação sinal/ruído - +20 dB).
    • Nome do projeto: Análise do Desenvolvimento e Maturação do Sistema Nervoso Auditivo Central em Sujeitos de 07 a 16 anos de Idade (1998 - 2000
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SCHOCHAT, E. .
      Descrição: Embora os testes que avaliam lesões ou disfunções no Sistema Nervoso Auditivo Central (SNAC) tenham sido descritos desde a década de 50, apenas nos últimos 10 anos começaram a ser utilizados no Brasil. Processamento Auditivo é a decodificação e interpretação das ondas sonoras desde a orelha externa até o córtex auditivo, o que fazemos com o que ouvimos (Katz e col., 1992). Entre os eventos que percebemos através da audição, a fala é o mais importante e, nesta habilidade, o indivíduo conta com redundâncias intrínsecas e extrínsecas; as intrínsecas são as múltiplas vias e tratos auditivos disponíveis no sistema nervoso auditivo central, vias que cruzam, outras não, e as fontes de informação que o ouvido humano possui para processar a fala. Basicamente, cada neurônio decide se vai ou não transmitir o impulso. É difícil descrever qual teste deve ser aplicado em cada situação, assim como quantos testes serão necessários para se obter um diagnóstico de certeza, cabendo ao clínico esta decisão (Musiek, Baran, Pinheiro, 1993). Obviamente, cada um deles avalia uma parte do SNAC, sendo que nem todos estão disponíveis em Português, e mesmo alguns dos que encontram-se em uso no Brasil carecem de padronização para que seu uso possa ser confiável. Os testes comportamentais podem ser encarados como complementares ou auxiliares aos testes eletrofisiológicos na avaliação do acometimento do sistema nervoso auditivo central. Os objetivos deste estudo foram: (1)Verificar a maturação do sistema nervoso auditivo central através dos testes comportamentais de padrão de freqüência e padrão de duração; (2)Verificar a maturação do sistema nervoso auditivo central através do teste eletrofisiológico de respostas de Latência Média; (3) Comparar os resultados obtidos nos testes comportamentais e eletrofisiológicos.
    • Nome do projeto: Sensitividade e Especificidade do Potencial de Latência Média (2000 - 2002
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SCHOCHAT, E. .
      Descrição: O potencial de Latência Média é uma série de ondas/respostas neuroelétricas que podem ser gravadas no cérebro, através de eletródos de superfície. Este potencial foi primeiramente descrito por GEISLER, FRISHKOPF, ROSENBLITH (1958), porém por ausência de dados que pudessem comprovar sua efetividade, este potencial foi atribuído a um artefato miogênico, dificultando e impedindo sua aceitação como procedimento clínico ou de pesquisa para a audição. Felizmente este não é mais o caso; o entendimento sobre o procedimento, as técnicas de gravação, as estruturas anatômicas envolvidas no seu desencadeamento, as influências do sono e da maturação fizeram com que as respostas de Latência Média fossem melhor aceitas tanto clínicamente como em pesquisa. Atualmente, os potenciais de Latência Média tem sido visto como um dos mais promissores testes eletrofisiológicos (método objetivo de avaliação) para avaliar as disfunções e/ou alterações do Sistema Nervoso Auditivo Central (SNAC). Entretanto, clinicamente deve ser levado em consideração o fato de existir uma grande variabilidade nos resultados encontrados nos potenciais de Latência Média intersujeitos, o que torna difícil o estabelecimento de medidas de normalidade e/ou anormalidade. A topografia da Latência Média em sujeitos normais é simétrica, ou seja, eletródos colocados no Lobo Temporal direito e esquerdo devem obter respostas similares. Sujeitos com lesão em um dos hemisférios devem apresentar uma resposta reduzida ipsilateralmente ao lado afetado (KRAUS, Mc GEE, 1995). Para que este potencial possa ser mais utilizado tanto clinicamente quanto em pesquisa é necessário o estabelecimento de critérios de efetividade ? sensitividade e especificidade.
    • Nome do projeto: Potencial evocado auditivo de tronco encefálico com estímulo de fala em crianças com distúrbio específico de linguagem e transtorno de processamento auditivo. (2008 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SCHOCHAT, E. .
      Descrição: A codificação neural do som começa no nervo auditivo e viaja através do Tronco Encefálico (TE). As respostas do TE para estímulos simples, como o clique, são largamente utilizadas na prática clínica para a avaliação da integridade da via auditiva. Bem menos conhecida é a forma como o TE responde a estímulos complexos, como a fala. Os objetivos deste estudo são: Determinar medidas de latência e amplitude da resposta de TE para a sílaba de fala /da/ no silêncio e na presença de ruído, para crianças com desenvolvimento típico (NL), com Distúrbio Específico de Linguagem (DEL) e Transtorno do Processamento Auditivo (TPA); correlacionar estas medidas, e verificar a efetividade do Treinamento Auditivo Formal (TAF) por meio da análise das avaliações comportamentais e eletrofisiológicas.. Serão avaliadas 60 crianças, que serão submetidas à avaliação comportamental do processamento auditivo, ao PEATE com clique e com estímulos de fala. Após a avaliação, elas serão submetidas ao TAF, e um mês após o término do TAF serão reavaliadas com os testes utilizadas na primeira avaliação.
    • Nome do projeto: Avaliação da Fala e Linguagem em Crianças com Distúrbios da Comunicação (2013 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SCHOCHAT, E. , CARVALLO, Renata Mota Mamede , Wertzner,HF , BEFI-LOPES, D. M. , ANDRADE, C. R. F. , MATAS, C.G. , SAMELLI, A. G. , AVEJONAS, D. R. M. .
      Descrição: Membro do Núcleo de Apoio à Pesquisa e Inovação em Avaliação da Fala e Linguagem em Crianças com Distúrbios da Comunicação,
    • Nome do projeto: MISMATCH NEGATIVITY (MMN) EM GERBILS COM ISQUEMIA E SEPSE (2009 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SCHOCHAT, E. , LIMA, J. P. .
    • Nome do projeto: Envelhecer mantendo funções: idoso do ano 2020. (2010 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SCHOCHAT, E. , ALONSO, Renata , RABELO, C. M. , ZALCMAN, T. E. , LIMA, C. C. , MARCULINO, C. F. .
      Descrição: O envelhecimento demográfico é uma realidade para a qual os profissionais de saúde necessitam estar preparados. A funcionalidade do está intimamente relacionada a aspectos cognitivos. Movimento, comunicação/audição e ocupação constituem pilares para a manutenção da funcionalidade, razão pela qual podem contribuir com ações inovadoras de diagnóstico e intervenção na área de envelhecimento. Objetivos da pesquisa: Caracterizar pessoas em processo de envelhecimento nas dimensões físicas, ocupacionais e de linguagem e comunicação; identificar indivíduos com queixas cognitivas e com comprometimento cognitivo não demencial, a partir de instrumentos das três áreas físicas; identificar fatores associados ao comprometimento cognitivo não demencial, nas pessoas em processo de envelhecimento; adaptar e produzir instrumentos para diagnóstico; elaborar intervenções experimentais nas áreas de comunicação, movimento e ocupação. Contribuir para elaborações de programas para a 3ª idade a serem utilizados na rede de cuidados à saúde; contribuir no desenvolvimento de políticas publicas dirigidas à promoção do envelhecimento saudável e para o desenvolvimento das Ciências da Reabilitação e sua melhor instrumentalização nessa área. Método: 1ª fase mapeamento (rastreio) e avaliação das áreas de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional. 2ª fase: intervenção e reavaliação.
    • Nome do projeto: Treinamento auditivo computadorizado verbal e não verbal em crianças com transtorno fonológico (2010 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SCHOCHAT, E. , MURPHY, C. F. B. , PERES, A. K. .
      Descrição: Pesquisas mostram que a etiologia dos transtornos de linguagem pode estar relacionada a déficits de origem puramente perceptiva, como o processamento temporal auditivo. Baseado nesta hipótese, treinamentos temporais auditivos computadorizados, são desenvolvidos como método de reabilitação. Um exemplo é o software desenvolvido pela pesquisadora atual durante pesquisa de Doutorado (processo Fapesp 06/ 50726-4), o qual foi aplicado em crianças com dislexia. Atualmente, ainda há questionamentos sobre a influência de cada tipo de estímulo auditivo (não verbais e verbais) utilizado durante o treino. Alguns pesquisadores afirmam que a utilização de apenas estímulos não verbais é suficiente para a melhora das habilidades fonológicas, já que desta forma a base do problema seria remediada. Assim, esta pesquisa tem como objetivo aprimorar software já desenvolvido e analisar a eficácia do treinamento auditivo verbal e não-verbal, separadamente, por meios de métodos comportamentais e eletrofisiológicos, em crianças com transtorno fonológico. Esta pesquisa poderá trazer avanços na área clínica e terapêutica já que investigará a influência do processamento auditivo nas alterações de linguagem oral, possibilitando o desenvolvimento de um diagnóstico e tratamento mais preciso.
    • Nome do projeto: Treinamento auditivo formal em indivíduos em processo de envelhecimento (2011 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SCHOCHAT, E. , RABELO, C. M. , Neves-Lobo IF , MORAIS, A. A. , Silva, LD , Egima, AS .
      Descrição: Introdução: O envelhecimento demográfico é uma realidade para a qual os profissionais de saúde necessitam estar preparados. A funcionalidade está intimamente relacionada a aspectos cognitivos, sendo que a audição constitui um dos pilares para a manutenção da funcionalidade, razão pela qual pode contribuir com ações inovadoras de diagnóstico e intervenção na área de envelhecimento. Objetivos: caracterizar e comparar as avaliações de pessoas em processo de envelhecimento com relação aos aspectos auditivos periférico e central e cognitivos e realizar intervenções experimentais na área de audição, comparados a um grupo controle. Método: 1ª fase - mapeamento (rastreio) e avaliação das áreas de audição e cognição, na qual serão avaliados 300 sujeitos com idade entre 50 e 80 anos divididos em três faixas etárias à saber: 50 a 59 anos e 11 meses, 60 a 69 anos e 11 meses e 70 a 80 anos de idade.; 2ª fase: intervenção e reavaliação de 20% desta população, sempre divididos nas três faixas etárias. A intervenção a ser realizada será o treinamento auditivo formal por 8 semanas, com duração de 50 minutos cada sessão e todos serão reavaliados 3 meses após intervenção.
    • Nome do projeto: Aplicabilidade dos Potenciais Evocados Auditivos no estadiamento do coma (2013 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SCHOCHAT, E. , LIMA, J. P. , Leite LCR .
      Descrição: Introdução: O presente trabalho avaliará pacientes vítimas de trauma e acidente vascular cerebral por meio dos potencias evocados auditivos (PEA) de curta, média e longa latência. Esses exames não dependem da resposta do paciente, não são invasivos e a coleta é relativamente rápida, dessa forma, se mostram bastante promissores para ajudar o clinico em um possível prognostico para o caso. Os PEAs também podem sugerir o local de comprometimento, uma vez que as regiões anatômicas estimuladas em cada exame já são conhecidas na literatura. Objetivo: O objetivo geral do trabalho será avaliar o uso do PEATE, PEAML e PEALL em indivíduos que se encontram em UTIs vítimas de TCE, AVC e tumores cerebrais como índice de prognóstico, correlacionando os achados com a melhora ou óbito do paciente. Material e Método: Os indivíduos avaliados serão pacientes da UTI do setor do trauma do Hospital das Clínicas, com idade entre 18 e 80 anos. Os PEAs serão coletados durante a estadia do paciente na UTI. Para as coletas dos PEAs será utilizado o aparelho da marca Biologic-Navigator. Os pacientes que tiverem alta hospitalar serão monitorados por noves meses, através da coleta dos PEA e do questionário que avalia a qualidade de vida, baseado no WHO ?The World Health Organization Quality of Life? (WHOQOL- Bref). Os resultados serão confrontados com aqueles encontrados nos PEA no período da internação.
    • Nome do projeto: Treino sensorial auditivo, treino de memória e treino de atenção: efeitos nas habilidades de linguagem (2013 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SCHOCHAT, E. , Murphy, Cristina Ferraz Borges .
      Descrição: Pesquisas recentes questionam a teoria que associa os transtornos de linguagem às alterações sensoriais auditivas como a alteração no processamento temporal auditivo. A hipótese mais considerada, atualmente, é a de que talvez, a maioria dos transtornos de linguagem, como a dislexia e o transtorno específico de linguagem, seja decorrente de déficits relacionados aos processos superiores ( top-down ) envolvendo atenção e memória, por exemplo. Uma das formas de se investigar a real influência de aspectos sensoriais auditivos ( botton-up ) e cognitivos ( top-down ) nas habilidades de linguagem é através da aplicação de treinamentos. Assim, a presente pesquisa tem como objetivo investigar o efeito de 3 diferentes tipos de treinamentos, em crianças com desenvolvimento típico , considerando separadamente aspectos sensoriais (como o treino auditivo) e cognitivos (atenção e memória). Espera-se que os resultados encontrados possam acrescentar informações relevantes sobre de que forma os processos sensoriais auditivos e cognitivos interferem nas habilidades linguísticas.
    • Nome do projeto: Implicações da contribuição endógena e exógena para obtenção do P300 utilizando paradigma de omissão (2013 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SCHOCHAT, E. , Sena-Yoshinaga T.A. .
      Descrição: O P300 é a denominação utilizada para representar um potencial positivo que ocorre aproximadamente 300ms após a apresentação do estímulo. É um procedimento eletrofisiológico o qual pode fornecer informações a respeito dos processos que ocorrem no córtex cerebral relacionados com a cognição, com a memória e a atenção auditiva necessária para o processamento auditivo central. Estes potenciais eram considerados potenciais endógenos, pois tratava-se de potenciais gerados voluntariamente de forma ativa, como resultado de um evento cognitivo. No entanto, surgiu o questionamento em relação a existência de origens tanto endógenas quanto exógenas no P300. Devido a necessidade de estabelecer qual a influência dos componentes endógenos e exógenos na aquisição do P300 é importante a realização de estudos que avaliem estes dois componentes, assim como os geradores cerebrais envolvidos para evocar o potencial. Objetivo: Estudar o efeito da contribuição endógena e exógena para obtenção do P300 utilizando paradigma tradicional e o paradigma de omissão. Método: Serão convidados 30 indivíduos normo- ouvintes, com idade entre 20 e 40 anos. Os sujeitos responderão a uma breve anamnese e todos serão submetidos à avaliação audiológica, aos testes comportamentais do Processamento Auditivo e avaliação eletrofisiológica. O P300 será realizado utilizando dois tipos de estímulo Paradigma tradicional e Paradigma de Omissao. Os resultados encontrados serão analisados estatisticamente por um profissional competente.
    • Nome do projeto: Codificação de Características Temporais e Espectrais de Estímulos Complexos na Via Auditiva em Nível de Tronco Encefálico (2013 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SCHOCHAT, E. , ROCHA-MUNIZ, CAROLINE N. .
      Descrição: A fala é um sinal acústico complexo e sua percepção envolve processamento de variados tipos, como a analise auditiva periférica, extração automática das características do som nos núcleos do Tronco Encefálico, levando a classificação de palavras e fonemas. A representação e a percepção precisa da fala exigem muito do sistema nervoso auditivo, por meio da atividade sincrônica de amplas populações de neurônios da periferia até o córtex, o qual deve ser sensível a mudanças rápidas no espectro, a baixas relações sinal-ruído e a altas taxas de estimulação. Por causa da sua natureza comportamental independente, os testes eletrofisiológicos são ideais para avaliar as bases neurais da percepção de fala, sem a interferência da subjetividade da resposta comportamental. Uma vez que o potencial evocado auditivo de tronco encefálico (PEATE) com estímulo clique não demonstra diferença entre populações clinicas, a utilização de novos estímulos de diferentes complexidades, na avaliação dos PEATE, esta sendo encorajada pela literatura dos últimos anos, a fim de se aprimorar a investigação das vias auditivas em tronco encefálico e, ainda, de se estudar os processos cognitivos e sensoriais embutidos no desempenho comportamental, principalmente em populações clinicas. Desta forma, esta pesquisa tem como objetivo aprimorar os estudos de como as vias auditivas localizadas no tronco encefálico codificam as características temporais e espectrais de plosivas consoante-vogal /ga/, /da/ e /ba/ (estímulos de fala), em crianças em desenvolvimento típico, e posteriormente, compará-las a crianças com transtorno do processamento auditivo, distúrbio específico de linguagem e transtorno fonológico.
    • Nome do projeto: Desenvolvimento de teste para avaliação do Mascaramento Temporal Auditivo (2013 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SCHOCHAT, E. , FILIPPINI, Renata .
      Descrição: O processamento temporal auditivo é considerado elemento chave para a percepção dos sons da fala, e pode estar relacionado ao desenvolvimento da linguagem, da fala e da leitura. Por isso, o conhecimento dos mecanismos relacionados aos processos temporais é essencial, assim como o desenvolvimento de ferramentas que permitam a sua avaliação. Alguns testes já foram desenvolvidos para avaliar a ordenação e a resolução temporal, porém, para a avaliação da integração e do mascaramento temporal, não existem testes clínicos factíveis e normatizados. Este estudo pretende dar início a uma série de estudos relacionados com o mascaramento temporal, desenvolvendo um teste comportamental para avaliar esta habilidade auditiva. O teste será aplicado em indivíduos com alterações neurológicas comprovadas por exames de imagem, para a obtenção de bons índices de sensibilidade e especificidade. Ainda, as respostas para o teste serão padronizadas para adultos sem queixas auditivas ou neurológicas. Após o estudo, espera-se que o teste desenvolvido seja incorporado às baterias clinicas de avaliação do processamento auditivo, em estudos subsequentes envolvendo crianças e adolescentes, com e sem alterações de linguagem, fala e leitura, e em estudos que comparem as respostas comportamentais e neurofisiológicas.
    • Nome do projeto: TRADUZIR, ADAPTAR E APLICAR O QUESTIONÁRIO ECLiPS EM CRIANÇAS COM E SEM DISTÚRBIO DO PROCESSAMENTO AUDITIVO (2017 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SCHOCHAT, E. , CARVALHO, L. F. .
      Descrição: Objetivo: O objetivo desse projeto é traduzir e adaptar para o Português brasileiro o questionário ECLiPS (Barry e Moore, 2015) e aplicá-lo em crianças com e sem distúrbio do processamento auditivo, além de analisar os mapas corticais obtidos utilizando o software CURRY e comparar com o questionário ECLiPS e com a avaliação do Processamento Auditivo. Método: A primeira etapa do projeto (tradução e adaptação do questionário) será conduzida de acordo com critérios específicos e validados na literatura para tradução de questionários. Em seguida, o questionário será aplicado com os pais ou responsáveis em três grupos de crianças, a saber: (1) crianças com desenvolvimento típico; (2) crianças com DPA e (3) crianças com suspeita de DPA, mas com avaliação comportamental do processamento auditivo normal. Após a aplicação do questionário as crianças serão submetidas a uma avaliação do processamento auditivo, que será composta dos seguinte testes: 1-Teste de Fala Comprimida (TFC); 2- Teste de Mascaramento Temporal; 3- Teste Dicótico de Dígitos (TDD); 4- Teste GIN (gaps in noise). Resultados: Os resultados dos testes serão analisados e então comparados com os obtidos no questionário ECLiPS, assim como os mapas corticais obtidos com o sofware CURRY. Por fim, os dados obtidos serão tabulados e analisados estatisticamente. Palavras-chave: Distúrbio do Processamento Auditivo, ECLiPS, Crianças
    • Nome do projeto: O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EM BENEFÍCIO AOS USUÁRIOS DE IMPLANTE (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SCHOCHAT, E. , LIMA, J. P. , GOMI, E. S. .
    • Nome do projeto: Compreensão de orações e memória de trabalho em crianças com distúrbio específico de linguagem, gagueira e síndrome de Down (2012 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SCHOCHAT, E. , MATAS, Carla Gentile , CARVALLO, Renata Mota Mamede , Wertzner,HF , LIMONGI, S. C. O. , ANDRADE, C. R. F. , Howell P , Schwartz R .
      Descrição: Pesquisa desenvolvida no Núcleo de Avaliação da Fala e Linguagem em Crianças com Distúrbio da Comunicação (SLCD). A maioria dos estudos que investiga a compreensão de orações em crianças com distúrbio da comunicação abrange o distúrbio específico de linguagem (DEL). Estudos que abrangem outros distúrbios, assim como estudos entre populações, ainda são relativamente escassos. O objetivo principal desta pesquisa será avaliar e comparar a designação sintática estrutural, por meio da compreensão de orações com predicativos e pronomes reflexivos ligados a um substantivo não adjacente, de modo a testar a hipótese do déficit de ordenação hierárquica (DOH). Esta hipótese postula que crianças com distúrbios de linguagem tem dificuldade em estabelecer relações não adjacentes (hierárquicas) entre os elementos de uma frase. Esta pesquisa também avaliará se uma demanda adicional de memória de trabalho, em construções contendo pronomes reflexivos, afeta a designação sintática estrutural em crianças com DEL, gagueira (gg) e Síndrome de Down (SD).
    • ANDRADE, C. R. F. ; SCHOCHAT, E ; CARVALLO, Renata Mota Mamede . Linguagem - Seminários de Pesquisa. 2014 - Desenvolvimento de material didático
    • SCHOCHAT, E ; ANDRADE, C. R. F. ; CARVALLO, Renata Mota Mamede . Audiologia - Seminários de Pesquisa. 2014 - Desenvolvimento de material didático
    • SCHOCHAT, E ; CARVALLO, R. M. M. ; ANDRADE, C. R. F. . 'Investigação nos distúrbios da comunicação'. 2015 - Desenvolvimento de material didático
    • Graduacao:
      • Curso: Curso de Fonoaudiologia
        Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
        Ano de conclusão: 1979
    • Mestrado:
      • Curso: Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1991
    • Doutorado:
      • Curso: Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1994
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Dartmouth Hitchcock Medical Center Dartmouth Medical School
        Ano de conclusão: 2001
      • Nome da Instituição: Dartmouth Hitchcock Medical Center Dartmouth Medical School
        Ano de conclusão: 1997
    • Livre-docencia:
      • Nome da Instituição: Faculdade de Medicina da Usp
        Ano de conclusão: 2001
        Status do curso:
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
    • Journal of Audiological Medicine:
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - Atual ).
    • Academia Brasileira de Audiologia:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Pró-fono:
      • Tipo de vínculo: Livre (1998 - 2002 ).
    • The Brazillian Journal of Dysmorphology and Speech and Hearing Disorders:
      • Tipo de vínculo: Livre (1997 - 2001 ).
    • Pró-fono:
      • Tipo de vínculo: Livre (2001 - Atual ).
    • Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia:
      • Tipo de vínculo: Livre (2002 - 2012 ).
    • International Journal of Audiology (1499-2027):
      • Tipo de vínculo: Livre (2004 - Atual ).
    • Fono Atual (São Paulo) (1517-0632):
      • Tipo de vínculo: Livre (2004 - Atual ).
    • Revista Brasileira de Otorrinolaringologia (0034-7299):
      • Tipo de vínculo: Livre (2002 - 2009 ).
    • Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - Atual ).
        Outras informações: Membro do Conselho Editorial Nacional
    • Distúrbios da Comunicação:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - Atual ).
    • Revista de Saúde Pública / Journal of Public Health:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - Atual ).
    • Distúrbios da Comunicação:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - Atual ).
    • Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
    • Brazilian Journal of Medical and Biological Research (Impresso):
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - Atual ).
    • International @rquives of Otorhinolaryngology:
      • Tipo de vínculo: Livre (2003 - Atual ).
    • Arquivos de Neuro-Psiquiatria (Impresso):
      • Tipo de vínculo: Livre (2002 - Atual ).
    • Ciência & Saúde Coletiva (Online):
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - Atual ).
    • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (1996 - Atual ).
    • Audiology Communication Research:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - Atual ).
    • Audiology Communication Research:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - Atual ).
    • Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - Atual ).
        Outras informações: Membro do Depto de Audição e Equilíbrio
    • CoDAS:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - Atual ).
    • Revista CEFAC (Impresso):
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - Atual ).
    • International Archives of Otorhinolaryngology (Print):
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - Atual ).
    • Journal of Hearing Science:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - Atual ).
    • Clinics (USP. Impresso):
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - Atual ).
    • American Academy of Audiology:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - Atual ).
        Outras informações: Membro
    • International Society of Audiology:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - Atual ).
        Outras informações: Membro
    • Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).