Não autenticado |

Helena Singer

    • Vice-presidente da Ashoka América Latina e coordenadora do Movimento de Inovação na Educação. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1990), mestrado (1995) e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2000) e realizou pós-doutorado junto ao Laboratório de Estudos e Pesquisa sobre Ensino e Diversidade da Universidade Estadual de Campinas (2008). É autora de "República de Crianças: sobre experiências escolares de resistência" (Campinas, 2010), "Discursos Desconcertados: Linchamentos, Punições e Direitos Humanos" (Prêmio Jovem Cientista em Língua Portuguesa, 2003), organizadora da coleção "Territórios Educativos: experiências em diálogo com o Bairro-escola" (São Paulo, 2014), entre outros livros e artigos publicados no Brasil e no exterior. Atua principalmente com os temas de inovação social, democracia, educação, juventude e direitos humanos.

       

      Links:    

    • Pesquisa de opinião
    • política nacional
    • Direitos Humanos, sociologia da violência
    • Educação democrática, invenções democráticas
    • Educação integral, currículo, educação inovadora
    • Inovação social
    • Juventude
    • Mudança sistêmica
  • Livros publicados: 14
    • Santos, D. L. ; BASSI, F. ; SINGER, Helena ; ROCHA, J. C. ; MEDEIROS, L. ; JUSTO, M. G. . Valor de uma Voz. São Paulo : Moderna, 2020 . 200p. ISBN: 9788516122904.
    • SINGER, Helena . Tecnololgias do Bairro-escola: Articulação Escola-Comunidade vol. 5. São Paulo : Cidade Escola Aprendiz / Editora Moderna, 2014 . 115p. ISBN: 9788564569041.
    • SINGER, Helena . Territorios Educativos: experiências em Diálogo com o Bairro-escola - vol 2. São Paulo : Moderna, 2015 . 158p. ISBN: 9788516098087.
    • SINGER, Helena . Territorios Educativos: experiências em Diálogo com o Bairro-escola - vol 1. São Paulo : Moderna, 2015 . 104p. ISBN: 9788516096960.
    • SINGER, Helena . Tecnologias do Bairro-escola: Arranjos Culturais vol. 4. São Paulo : Cidade Escola Aprendiz / Editora Moderna / Fundação Itau Social, 2011 . 111p. ISBN: 9788564569027.
    • SINGER, Helena . Tecnologias do Bairro-escola: Comunicação Comunitaria vol. 3. São Paulo : Associação Cidade Escola Aprendiz / Fundação Itau Social, 2011 . 123p. ISBN: 9788564569034.
    • SINGER, Helena . Tecnologias do Bairro-escola: Trilhas Educativas vol. 2. São Paulo : Associação Cidade Escola Aprendiz / Editora Moderna /Fundação Itau Social /, 2011 . 119p. ISBN: 9788564569010.
    • SINGER, Helena . Tecnologias do Bairro-escola: Pesquisa-Ação Comunitária vol. 1. São Paulo : Editora Moderna / Fundação Itau Social, 2011 . 119p. ISBN: 9788564569003.
    • SINGER, Helena . República de Crianças: sobre Experiências Escolares de Resistência. Campinas : Mercado de Letras, 2010 . 174p. ISBN: 9788575911295.
    • BUORO, Andrea ; SCHILLING, Flávia ; SINGER, Helena . Violencia Urbana Dilemas e Desafios. São Paulo : Saraiva/Atual, 2010 . 72p. ISBN: 9788535712094.
    • LEWOWICKI, Tadeusz ; SINGER, Helena ; MURAHOVSCHI, Jayme . Janusz Korczak. São Paulo : Edusp, 1998 . 104p. ISBN: 000139782X.
    • SINGER, Helena . Discursos Desconcertados: Linchamentos, punições e direitos humanos. São Paulo : Humanitas/FAPESP, 2003 . 387p. ISBN: 8575060848.
    • SINGER, Helena ; BUORO, Andrea ; SCHILLING, Flávia ; SOARES, Marina . Violência urbana: dilemas e desafios. São Paulo : Atual, 1999 . 64p. ISBN: 8570569971.
    • SINGER, Helena . República de Crianças: sobre experiências escolares de resistência. São Paulo : Hucitec/FAPESP, 1997 . 179p. ISBN: 8527103990.
    • SINGER, Helena . Educação fora da escola é educação dentro de muitos lugares REVISTA E , v. 26 , p. 50 - 51 , 2020. ISSN: 21799075.
    • SINGER, Helena . Território educativo: Como se tornar uma escola transformadora? revista Educatrix , v. 8 , p. 63-67 - , 2019. ISSN: 24474991.
    • CAVALLO, DAVID ; SINGER, HELENA ; GOMES, ALEX SANDRO ; BITTENCOURT, IG IBERT ; SILVEIRA, ISMAR FRANGO . Inovação e Criatividade na Educação Básica: Dos con-ceitos ao ecossistema Revista Brasileira de Informática na Educação , v. 24 , p. 143 - , 2016. ISSN: 14145685.
    • SINGER, Helena . CIEJA Campo Limpo: escola transformadora de estruturas e trajetórias revista Urbânia , v. 1 , p. 14 - 20 , 2014. ISSN: 1982856X.
    • SINGER, Helena . Pelo Direito da Criança ao Respeito Direcional Educador (Impresso) , v. 10 , p. 14 - 17 , 2014. ISSN: 19822898.
    • JUSTO, M. G. ; SINGER, Helena ; BUORO, Andrea . Geometry of law: An interview with Donald Black International Journal of the Sociology of Law (Print) , v. 30 , p. 101 - 129 , 2002. ISSN: 01946595.
    • SINGER, Helena . Encruzilhada de Sentidos Onda Jovem , v. 5 , p. 24 - 27 , 2009. ISSN: 18078982.
    • SINGER, Helena . L'Idec va in America Latina Libertaria , v. 1-2 , p. 73 - 79 , 2008. ISSN: 11289686.
    • SINGER, Helena . Resenha do livro de Marília Pontes Spósito "A ilusão fecunda: a luta por educação nos movimentos populares" Revista Brasileira de Ciências Sociais , v. 24 , p. 136 - 137 , 1994. ISSN: 01026909.
    • SINGER, Helena . Quando o 'Diálogo' é a Violência Educação e Sociedade , v. XXII , p. 281 - 287 , 2001. ISSN: 01017330.
    • SINGER, Helena . Summerhill aos 70 Giz , v. 2 , p. 6 - 6 , 1993. ISSN: .
    • SINGER, Helena ; SCHINDLER, Anamaria . O Eldorado é aqui, o Eldorado não é aqui Revista Brasileira de Ciências Criminais , v. 4 , p. 311 - 319 , 1996. ISSN: 14155400.
    • SINGER, Helena . Mitos e dados sobre a violência nas grandes cidades Caramelo , v. 1 , p. 78 - 87 , 1997. ISSN: 01040251.
    • SINGER, Helena . Direitos Humanos e volúpia punitiva Revista USP , v. 37 , p. 10 - 19 , 1998. ISSN: 01039989.
    • SINGER, Helena . Os Direitos Humanos na encruzilhada dos ideais democráticos Revista Brasileira de Ciências Criminais , v. 6 , p. 217 - 230 , 1998. ISSN: 14155400.
    • SINGER, Helena ; JUSTO, M. G. . Sociology of Law in Brazil: a critical approach The American Sociologist , v. 32 , p. 10 - 25 , 2001. ISSN: 00031232.
    • SINGER, Helena . A pandemia e as inovações na forma escolar. Cultura digital e educação, v. 1, p. 105 - 128, 2023.
    • SINGER, HELENA . O que será diferente amanhã?. Amanhã (de)novo: o que será diferente amanhã?, v. , p. 281 - 282, 2023.
    • SINGER, Helena . Importante não é saber aonde chegar, importante é a trajetória. Economia solidária: introdução, história e experiência brasileira, v. 1, p. 11 - 28, 2022.
    • SINGER, Helena . Resistir, reconhecer as contradições e promover a mudança. Por uma educação democrática e humanizadora, v. 1, p. 69 - 72, 2021.
    • Arruda, Felipe ; SINGER, Helena . Por um mundo em que todos os territórios sejam educativos e todas as pessoas sejam transformadoras. Prêmio Territórios: Ideias sobre educação integral e a relação escola-território, v. , p. 79 - 85, 2020.
    • SINGER, Helena . Práticas Educacionais Inovadoras. Práticas que Constroem Futuros, v. , p. 15 - 36, 2018.
    • SINGER, Helena . Pelo Protagonismo de estudantes, educadores e escolas. Protagonismo: a Potência de Ação da Comunidade Escolar, v. 1, p. 14 - 21, 2017.
    • SINGER, Helena . Educação Integral como Inovação Social. Destino: educação - escolas inovadoras, v. , p. 64 - 79, 2016.
    • SINGER, Helena . Escolas Democráticas - Projeto-prática em construção. Sociologia da Educação, v. , p. 116 - 124, 2016.
    • SINGER, Helena . O Bairro-escola: Tecnologias sociais para territórios educativos. Territorios Educativos: experiências em Diálogo com o Bairro-escola - vol 2, v. , p. 11 - 24, 2015.
    • SINGER, Helena . Innovative Experiences in Holistic Education: Inspiring a new movement in Brazil. The International Palgrave International Handbook of Alternative Education, v. , p. 211 - 226, 2016.
    • KELIAN, L. ; KUNSCH, G. ; SINGER, Helena ; PACHECO, J. ; Carolina Sumie Ramos ; Elaine Fontana ; Aldo V. Filho . Bastará que os educadores se interroguem. Como (...) coisas que não existem, v. , p. 201 - 211, 2014.
    • SINGER, Helena . Definições e Características da Pesquisa-ação Comunitária. Tecnologias do Bairro-escola: Pesquisa-Ação Comunitária vol. 1, v. , p. 17 - 33, 2011.
    • SINGER, Helena . Quando a Educação é Invenção Democrática de pesquisa-ação. Invenções Democráticas: A Dimensão Social da Saúde, v. , p. 105 - 114, 2010.
    • SINGER, Helena . Aprendendo em Liberdade. Trajetórias Históricas da Educação, v. , p. 99 - 116, 2009.
    • SINGER, Helena . Direitos Humanos na Escola: A Escola Democrática.. Direitos Humanos e Educação: outras palavras, outras práticas, v. , p. 177 - 185, 2005.
    • SINGER, Helena ; LOPES, Maíra L A ; JUSTO, M. G. . Uma experiência de democracia em uma escola pública. Economia Solidária e Educação de Jovens e Adultos, v. 1, p. 69 - 80, 2005.
    • SINGER, Helena . Educação e escola. Relatório de cidadania: os jovens e os direitos humanos, v. I, p. 89 - 91, 2001.
    • SINGER, Helena . A genealogia como procedimento de análise. Escritos: Michel Foucault, v. 1, p. 17 - 27, 1994.
    • SINGER, Helena ; HANASHIRO, Olaya ; SINHORETTO, Jacqueline . Linchamentos: a democracia mudou alguma coisa?. Os Direitos Humanos no Brasil - 1995, v. 2, p. 77 - 85, 1995.
    • SINGER, Helena . Freie Schulen: eine weltweite Bewegung. Summerhill: antiautoritäre Pädagogik heute, v. 1, p. 61 - 70, 1997.
    • SINGER, Helena . A USP e os Direitos Humanos. Direitos Humanos em dissertações e teses da USP: 1934-1999, v. 1, p. 71 - 84, 2000.
    • SINGER, Helena . Ética e Justiça: o mito penal. As fronteiras da ética hoje, v. 1, p. 219 - 224, 2002.
    • SINGER, Helena ; DIDION, Tatiana . Violência nas (das) instituições. Pode ser diferente: Caderno sobre violência e discriminação, v. , p. 71 - 90, 2003.
    • Margit, A. ; SINGER, Helena ; BORGES, Marcelo . Futuro da escola é reflexo de projeto de país . Folha de S.Paulo , Sao Paulo , 05 jun. 2023.
    • SINGER, Helena . Ataque em escola: policial no colégio não é solução para evitar tragédia . Ecoa Uol Por um Mundo Melhor , , 28 mar. 2023.
    • JUSTO, M. G. ; SINGER, Helena . 90 anos de Paul Singer . Folha de S.Paulo , Sao Paulo , 24 mar. 2022.
    • SINGER, Helena . Por um sistema de avaliação que fortaleça a educação integral e transformadora . Centro de Referências em Educação Integral , , 13 dez. 2022.
    • SINGER, Helena . Roteiro para enfrentar as mentiras fascistas . Ecoa Uol Por um Mundo Melhor , , 30 mar. 2022.
    • SINGER, Helena . Racismo e nazismo nas escolas de elite: O que foi ensinado a estes alunos? . Ecoa Uol Por um Mundo Melhor , , 17 nov. 2022.
    • SINGER, Helena . Construir a democracia é tarefa cotidiana da educação . Ecoa Uol Por um Mundo Melhor , Sao Paulo , 17 ago. 2022.
    • SINGER, Helena . A Educação Básica em projeto para um Brasil novo . Movimento de Inovação na Educação , , 02 ago. 2022.
    • SINGER, Helena . As cotas, o Enem e o Brasil que queremos . Ecoa Uol Por um Mundo Melhor , , 25 mai. 2022.
    • SINGER, Helena . Transformação e educação . Revista Banda Mirim: Notas de uma pesquisa , Sao Paulo , 01 mai. 2021.
    • SINGER, Helena . Covid-19: Nada será como antes . Centro de Referências em Educação Integral , , 07 abr. 2020.
    • SINGER, Helena . Não voltar, recriar a escola . Centro de Referências em Educação Integral , , 18 set. 2020.
    • SINGER, Helena . A criança e o rei nu . Ponto Mediato , , 21 out. 2020.
    • SINGER, Helena ; Ghanem, Elie . O ensino médio deve ser democrático, inclusivo, integral e transformador . Folha de S.Paulo , Sao Paulo , 28 nov. 2019.
    • SINGER, Helena . Como a nova geração se organiza politicamente . Revista Nova Escola , Sao Paulo , 01 set. 2019.
    • SINGER, Helena . Jovens se engajam na questão ambiental e fazem a diferença . Revista Nova Escola , Sao Paulo , 01 ago. 2019.
    • SINGER, Helena . Como as escolas inovadoras alfabetizam . Revista Nova Escola , Sao Paulo , 01 jul. 2019.
    • SINGER, Helena . Quando o conflito se torna oportunidade para aprendizagem . Revista Nova Escola , Sao Paulo , 01 mai. 2019.
    • SINGER, Helena . A escola não aproveita a capacidade dos alunos . Revista Nova Escola , Sao Paulo , 01 abr. 2019.
    • SINGER, Helena . A importância da construção dos valores para gerar transformações . Revista Nova Escola , Sao Paulo , 01 dez. 2019.
    • SINGER, Helena . A inclusão exige mudança . Revista Nova Escola , Sao Paulo , 01 fev. 2019.
    • SINGER, Helena . Projeto de educação depende de projeto de país . Cult , São Paulo , 01 jun. 2019.
    • Merola, Maria ; SINGER, Helena . Inovar y romper paradigmas: el camino hacia una educación transformadora . Argentinos por la Educación , Buenos Aires , 17 ago. 2018.
    • LOVATO, A. S. ; SINGER, Helena ; Merola, Maria . É preciso aproveitar a capacidade transformadora dos adolescentes . Folha de S.Paulo , Sao Paulo , 23 abr. 2018.
    • LOVATO, A. S. ; SINGER, Helena ; Merola, Maria . Empreendedorismo social e inovação na educação transformam o mundo . Folha de S. Paulo , Sao Paulo , 19 mar. 2018.
    • SINGER, Helena . A mudança é urgente e ela precisa ser democrática . Revista Nova Escola , Sao Paulo , 27 nov. 2018.
    • SINGER, Helena . Inovar para Enfrentar a Vulnerabilidade . Revista Nova Escola , Sao Paulo , 25 out. 2018.
    • SINGER, Helena . Educação em Movimento . Revista Nova Escola , São Paulo , 02 out. 2018.
    • SINGER, Helena . Inovar traz felicidade . Nova Escola , Sao Paulo , 03 set. 2018.
    • SINGER, Helena . Da Educação Democrática para uma Sociedade Inclusiva . Portal Aprendiz , , 18 abr. 2017.
    • SINGER, Helena . Democracia: a Grande Inovação . Portal Aprendiz , , 13 abr. 2017.
    • SINGER, Helena . PNE: estratégias para educação integral propõem novo paradigma às escolas brasileiras . Centro de Referências em Educação Integral , , 07 nov. 2014.
    • SINGER, Helena . Ouvir as Ruas . Portal Aprendiz , , 24 jun. 2013.
    • SINGER, Helena . O que esperar na Educação em 2014 . Portal Aprendiz , , 26 dez. 2014.
    • SINGER, Helena . Reiventar a educação para a vida . Portal Aprendiz , , 13 nov. 2013.
    • SINGER, Helena . Ocupar a Cidade pela Educação . Portal Aprendiz , , 09 set. 2013.
    • SINGER, Helena . Mais Educação São Paulo: Reforma ou Retrocesso . Portal Aprendiz , , 27 ago. 2014.
    • SINGER, Helena . Eleições: uma oportunidade para exigir compromissos na educação . Portal Aprendiz , , 20 out. 2014.
    • SINGER, Helena . Momento do Norte Aprender com o Sul . Portal Aprendiz , , 28 jul. 2014.
    • SINGER, Helena . O Julgamento Moral e as masmorras modernas . Portal Aprendiz , São Paulo , 22 nov. 2012.
    • SINGER, Helena . Tecnologias na Educação: entre inovação e panaceia . Portal Aprendiz , São Paulo , 08 out. 2012.
    • SINGER, Helena . Nasce um movimento pela educação . Portal Aprendiz , São Paulo , 30 ago. 2012.
    • SINGER, Helena . O que mata nossas crianças e adolescentes? . Portal Aprendiz , São Paulo , 23 jul. 2012.
    • SINGER, Helena . Para além da disputa entre escolas e famílias . Portal Aprendiz , São Paulo , 13 jun. 2002.
    • SINGER, Helena . Autonomia da Escola por Projetos Pedagógicos Comunitários . Portal Aprendiz , São Paulo , 02 mai. 2012.
    • SINGER, Helena . Um Prouni para a educação básica. Por que não? . Portal Aprendiz , , 21 mar. 2012.
    • SINGER, Helena . Os coronéis no poder e as crianças presas . Portal Aprendiz , , 30 nov. 2011.
    • SINGER, Helena . A Juventude em Movimento . Portal Aprendiz , São Paulo , 31 out. 2011.
    • SINGER, Helena . Tornando Educadores Líderes da Transformação na Escola . Portal Aprendiz , São Paulo , 20 set. 2011.
    • SINGER, Helena . As Meninas da Vila Mariana e Você . Portal Aprendiz , São Paulo , 23 ago. 2011.
    • SINGER, Helena . Abrindo a Caixa Preta das Escolas . Portal Aprendiz , São Paulo , 20 jun. 2011.
    • SINGER, Helena . Crianças que oprimem crianças: e a Escola com Isso? . Portal Aprendiz , São Paulo , 20 jun. 2011.
    • SINGER, Helena . Encontro internacional debate desafios da educação no século XXI . Portal Aprendiz , São Paulo , 03 nov. 2010.
    • SINGER, Helena . Saindo do quadrado do debate sobre qualidade da educação . Portal Aprendiz , São Paulo , 01 mar. 2010.
    • SINGER, Helena . Entre universalizar direitos e reconhecer diversidades . Site Aprendiz , , 27 jan. 2010.
    • SINGER, Helena . Escolas vão se parecer cada vez menos com escolas . Site Aprendiz , São Paulo , 19 nov. 2009.
    • SINGER, Helena . Quando a Escola vira Caso de Polícia . Site Aprendiz , São Paulo , 02 jun. 2009.
    • SINGER, Helena . Quantas vezes você já usou um teodolito . Portal Aprendiz , São Paulo , 06 mai. 2008.
    • SINGER, Helena . Inclusão Escolar e o fim do Apartheid . Portal Aprendiz , São Paulo , 20 dez. 2007.
    • SINGER, Helena . O pior é quando o professor falta e o aluno comemora . Portal Aprendiz , São Paulo , 23 nov. 2007.
    • SINGER, Helena . As Cotas para Questionar o tal do Mérito . Site Aprendiz , São Paulo , 01 out. 2007.
    • SINGER, Helena . Todo Poder às Crianças . Revista da Folha , São Paulo , 25 nov. 2001.
    • SINGER, Helena . Inovação na Educação. In: II Seminário Inovação Pedagógica: Formação acadêmico-profissional , 2019 , Urugaiana. Anais do II Seminário Inovação Pedagógica: Formação acadêmico-profissional. Uruguaiana : Unipampa, 2019. p. 15 - 21.
    • PENIDO, A. ; SINGER, Helena . Inovação, Reestruturação Curricular e BNCC. In: 7o Congresso de Pesquisa do Ensino - Inovação e Educação: o Tempo dos Professores , 2018 , Sao Paulo. 7o. Congresso de Pesquisa do Ensino - Inovação e Educação: o Tempo dos Professores. Sao Paulo : Sinpro, 2018.
    • SINGER, Helena ; INCONTRI, D. ; Foelker, Rita . Territórios Educativos e Transformação Social. In: II Congresso Internacional de Educação e Espiritualidade , 2014 , São Paulo. Educação, Espiritualidade e Transformação Social. São Paulo : Comenius, 2014. p. 96 - 98.
    • SINGER, Helena . Territórios Educativos e a Transformação Social. In: Colóquio Internacional Epistemologias do Sul: Aprendizagens Globais Sul-Sul, Sul-Norte, Norte-Sul , 2015 , Coimbra. Actas - Colóquio Internacional Epistemologias do Sul: Aprendizagens Globais Sul-Sul, Sul-Norte, Norte-Sul: Democratizar a Democracia. Coimbra : Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, 2015. p. 293 - 305.
    • SINGER, Helena ; FORATO, F. . Democratic Education: Experiences, Challenges and Perspectives - 15th IDEC. In: 15th International Democratic Education Conference - IDEC , 2008 , Mogi das Cruzes/SP. Democratic Education: Experiences, Challenges and Perspectives - 15th IDEC. São Paulo : IDEB, 2007.
    • SINGER, Helena . Rumo à Construção de Espaços Democráticos. In: V Congresso Internacional de Educação , 2007 , São Paulo e Rio de Janeiro. www.congressomoderna.com.br. São Paulo : Moderna, 2007.
    • SINGER, Helena . Propostas Diferenciadas de Escola. In: 1o. Simpósio Internacional de Educação de Guarujá: Gestão, Inclusão e Currículo , 2005 , Guarujá. Carregue-se de Novas Idéias. Guarujá : Gruhbas, 2005. p. 5 - 5.
    • SINGER, Helena . Direitos Humanos e Volúpia Punitiva: o Caso do Brasil. In: A Sociedade Portuguesa perante os Desafios da Globalização: Modernização Econômica, Social e Cultural , 1998 , Coimbra. Oficina do CES. Coimbra : Centro de Estudos Sociais, 1998. p. 1 - 19.
    • SINGER, Helena . Educação - Vida Após o Capitalismo. In: Fórum Social Mundial 2003 , 2003 , Porto Alegre. Life After Capitalism Essays. : ZNet, 2003.
    • SINGER, Helena . Punitive Manifestations of Modernity: When Popular Culture Meets Enlightened Culture. In: LASA 2001 XXIII International Congress , 2001 , Washington. LASA Papers 2001. : LASA, 2001.
    • Marino, Leonardo F. ; SINGER, Helena . Prefácio à cidade como sala de aula. Curitiba : CRV , 2023 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • SINGER, Helena . Prefacio a Movimento Asa: um plano de vôo para a Educação Integral. Águas de Lindoia : Movimento Asas , 2020 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • SINGER, Helena . Prefácio a Diálogos Educacionais: Uma carta de princípios da rede nacional Românticos Conspiradores. Fortaleza : Edições Demócrito Rocha , 2019 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • SINGER, Helena . Experiências inovadoras em educação podem ser regra e não exceção. São Paulo : Jornal da USP , 2018 (Entrevista)
    • Weiss, C. E. ; SINGER, Helena . A sociedade desperdiça uma potência enorme que é o jovem', diz especialista em educação. Florianopolis : Diario de Santa Catarina , 2017 (Entrevista)
    • SINGER, HELENA . Sonho que toda Escola seja um Ponto de Cultura. SÃO PAULO : Almanaque , 2017 (Entrevista)
    • SINGER, Helena . Prefácio a Educação de Alma Brasileira. São Paulo : Fundação SM , 2017 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • SINGER, Helena . Cidadania. Curitiba : Positivo , 2014 (video artigo)
    • SINGER, Helena . Prefácio a Memórias de Heliópolis: raízes e contemporaneidade. São Paulo : Kazuá , 2013 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • SINGER, Helena . Pósfácio a Ação e Percepção nos processos educacionais do corpo em formação. : , 2010 (Prefácio, Pósfacio/Posfacio)
    • SINGER, Helena ; SILVA, R. ; CASTELLAR, S. ; ALMEIDA, F. . Um Novo Modelo de Educação. São Paulo : GVLaw , 2011 (Entrevista)
    • SINGER, Helena . Educação com liberdade e autonomia. São Paulo : Viração Educomunicação , 2011 (Entrevista)
    • SINGER, Helena . A Educação e a Preparação para o Ensino Superior. Porto Alegre/RS : PUCRS , 2008 (Entrevista)
    • SINGER, Helena . Democratização da Educação:. São Paulo : Instituto Alana , 2008 (Entrevista)
    • SINGER, Helena . Escolas que se Reinventam. São Paulo : Confiança , 2008 (Entrevista)
    • SINGER, Helena . Uma proposta de escola para o século XXI. São Paulo : UNESP , 2006 (Entrevista)
    • SINGER, Helena . Apresentação de Educação e Liberdade em Wilhelm Reich. : Perspectiva , 2007 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • EDNIR, M. ; SINGER, Helena . Curriculo Global para a Sustenatibilidade. 2010 (Consultoria)
    • SINGER, Helena ; PEREZ, Cida . Educação Integral e Desenvolvimento Local. 2014 (Seminário)
    • SINGER, Helena . Escolarizando o mundo. 2014 (Seminário)
    • SINGER, Helena . Territórios Educativos para o Desenvolvimento Integral das Novas Gerações. 2014 (Conferência)
    • SINGER, Helena . Territórios Educativos e Transformação Social. 2014 (Congresso)
    • SINGER, Helena ; NOGUEIRA, B. R. . Heliópolis: Bairro Educador. 2012 (Seminário)
    • SINGER, Helena ; CAMPOS, G. W. S. . A Democratização das Instituições e a Luta por uma Sociedade Justa e Democrática. 2012 (Seminário)
    • SINGER, Helena . A Experiência do Bairro-escola: Articulação Escola Comunidade. 2012 (Conferência)
    • SINGER, Helena ; SINGER, P. . Economia Solidária e Educação. 2012 (Seminário)
    • SINGER, Helena . Diversidade e Sustentabilidade na Escola. 2012 (Seminário)
    • SINGER, Helena . Relato de Experiência: Bairro-escola. 2012 (Conferência)
    • Andel, Jaroslav ; Buchoud, Nicolas ; Hecht, Y ; Krüger, Thomas ; SINGER, Helena . Education as radical Democratic Practice. 2018 Arts Everywhere
    • SINGER, Helena . BNCC na Prática - Relação Escola Comunidade. 2019 Editora Moderna
    • SINGER, Helena ; Ana Helena Altenfelder . BNCC na prática: juventudes e projetos de vida. 2020 Editora Moderna
    • SINGER, Helena ; Ratier, Rodrigo . Não voltar às aulas, mas reabrir a escola para discuti-la, diz especialista. 2020 Uol
    • SINGER, Helena . Os marcos legais e a inovação. 2020 Movimento de Inovação na Educação
    • AUDI, M. ; SINGER, Helena . Helena Singer, da Ashoka: 'O que os jovens precisam é que as pessoas os escutem e levem a sério as iniciativas que eles estão criando'. 2022 Draft
    • LAZARO, A. L. F. ; THOMPSON, M. ; SINGER, Helena ; AMADO, C. . Reflexões para um mundo pós-pandemia - 2020 Ocupar as escolas, recriar a educação caminhos e desafios atuais. 2021 youtube canal Fundação Santillana
    • BARROSO, M. ; Luce, M. B. ; SOARES, J. F. ; GOMES, A. ; SINGER, Helena . Série Projeto para um novo Brasil ? Seminário 'Educação Básica'. 2022 youtube - Canal SBPC
    • SINGER, Helena ; GALVÃO, Julia . Cerca de 2 milhões de jovens estão fora das escolas no Brasil, segundo o Unicef. 2023 Jornal da USP no Ar
    • SINGER, Helena ; ROITMAN, Isaac . Acredite na sua capacidade de mudar o mundo. 2023 Canal Supren
    • SINGER, Helena ; MENDES, R. ; SANCHEZ, Ana Lucia ; NATALE, Nicolas M. . Seminário Educação Integral em Debate. 2023 Canal Futura
    • SINGER, Helena ; SOUZA, Beatriz de P. . OQE - Subsídios: Escolas não convencionais: outra Educação é possível?. 2023 Orientação á Queixa Escolar - Instituto de Psicologia da USP
    • SINGER, Helena ; CAVALET, Valdo ; CAVALET, Susan . Dialogando com Helena Singer: Educação Democrática e Humanizadora. 2023 Canal do Movimento de Alternativas para uma Nova Educação - MoANE
    • SANTOS, Angela ; SINGER, Helena ; DUARTE, Diego . Conexão. 2023 Canal Futura
    • SINGER, Helena ; BARROSO, M. ; MAIA, Maurício H. ; MOTTA, Maria Cecilia A. . É essa a reforma do ensino médio que precisamos?. 2023 youtube
    • SINGER, Helena ; Elie George Guimarães Ghanem Jr. ; Carolina Sumie Ramos . 15th International Democratic Education Conference (IDEC). 2007 (IDEB / FEUSP / LEPED-Unicamp)
    • SINGER, Helena ; Agda Sardenberg . 1o. Congresso de Educação de Mairinque e Região. 2005 (Departamento de Educação e Cultura de Mairinque)
    • ABREU, S. F. A. ; SINGER, Helena . ?Direitos Humanos no Brasil?, evento integrante do colóquio ?Direitos Humanos no Limiar do Século XXI?. 1997 (Universidade de São Paulo)
    • JARDELINO, M. ; SINGER, Helena . Ciência Política Global e Educação para o Não Matar. 2012 (Fundação Memorial da América Latina)
    • SINGER, Helena ; PACHECO, J. ; SCHEICKARDT, K. ; MACHADO, N. J. ; SALDIVA, P. . Escolas e Experiências Inovadoras: o que se pode admirar apesar de tudo?. 2018 (Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo)
    • Alessandro Biazzi ; SINGER, Helena ; Irene Barcelos ; Nuno Fragoso Vidal ; Renilda Barreto ; Roberto Borges ; Suzana Cardoso . Coloquio Interncional África-Brasil: Ensino, pesquisa, relações econômico-sócio-políticas. 2016 (Cefet)
    • CALDERONI, D. ; REIS, A. O. A. ; SINGER, Helena . Especialização em Psicopatologia e Saúde Pública. 2008 (Faculdade de Saúde Pública da USP - Departamento de Saúde Materno-Infantil)
    • SINGER, Helena . Territórios Educativos e a Transformação Social. 2019 (Teatro Luis de Camões LU.CA)
    • Ghanem, Elie ; Santos, D. L. ; TAVARES, F. ; SINGER, Helena . Escolas 2030 Educação Integral e Transformadora. 2023 (Faculdade de Educaçao da Universidade de São Paulo)
    • SINGER, Helena . O que é Violência Urbana. 1997 (Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo)
    • SINGER, Helena . II Curso de Capacitação de Educadores. 1998 (Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua (MNMMR) / Medicos del Mundo)
    • SINGER, Helena ; Carolina Sumie Ramos . A experiência das Escolas Democráticas. 2010 (Conselho Regional de Psicologia da 6a CRP SP)
    • Nanci Cardia ; SINGER, Helena ; Mônica Varasquim Pedro ; Ana Luiza Viana ; Célia Soibelman Melhem . Desenvolvimento de Metodologia para medição dos Custos da Violência. 1998
    • Paulo Sérgio Pinheiro ; ABREU, S. F. A. ; Nanci Cardia ; Malak Poppovik ; SINGER, Helena ; SCHINDLER, Anamaria ; SCHILLING, Flávia ; SOARES, Marina ; Wânia Pasinato Izumino ; Maria Inês Caetano Ferreira . Contiuidade Autoritária e Construção da Democracia. 1999
    • MACHADO, N. J. ; Elie George Guimarães Ghanem Jr. ; SINGER, Helena ; MENEZES, L. C. ; MACEDO, L. ; MARCARENHAS, Y. ; Dias, Helio ; Plonski, Guilherme A. ; SALDIVA, P. ; WEN, C. L. . Diagnósticos e Propostas para a Educação Básica Brasileira. 2018
    • PEIA, L. ; SINGER, Helena ; PEREZ, N. . Changemaking for the Future of Democracy: Innovation Mapping. 2021
    • PEIA, L. ; SINGER, Helena ; PEREZ, N. . Jovens Transfomadores para o Futuro da Democracia: mapeamento de inovações sociais. 2021
    • Romão, Lilian ; SINGER, HELENA ; Murta, Rafael . Jovens Transformadores pelo Clima: Mapeamento juventudes e justiça climática na Amazônia. 2022
    • Elie George Guimarães Ghanem Jr. ; SINGER, Helena ; LAZARO, A. L. F. . Construção Coletiva de Propostas para o Ensino Médio: por um ensino médio democrático, inclusivo, integral e transformador. 2019
    • Elie George Guimarães Ghanem Jr. ; Santos, D. L. ; SINGER, Helena ; Mesquita, T ; Brito, M. R. . Recomendações para as políticas públicas: condições para a oferta de uma educação de qualidade. 2022
    • SINGER, Helena . Gestão Democrática do Conhecimento: sobre Propostas Transformadoras da Estrutura Escolar e suas Implicações nas Trajetórias dos Estudantes. 2008
    • Costa, N. ; DIETRICH, J. ; SINGER, HELENA ; REPULHO, C. ; GOULART, M. A. ; BRANDAO, D. . Educação Integral Na Prática. 2017 (Material instrucional)
    • SINGER, Helena ; JUSTO, M. G. ; Costa, N. ; PENIDO, A. . O Desenvolvimento Integral na Base Nacional Comum Curricular. 2017 (Instrucional)
    • Nome do projeto: Movimento de Inovação na Educação (2016 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: SINGER, Helena , Costa, N. .
      Descrição: Movimento integrador de redes, escolas, profissionais, ativistas e iniciativas sociais pela transformação da educação em seus diversos campos. O principal objetivo deste movimento é apoiar as organizações voltadas para a Educação Básica brasileira que inovam em seus projetos políticos pedagógicos. Objetivos Específicos: ? Ampliar a demanda social por inovação na educação, fortalecendo essa agenda no Brasil; ? Produzir conhecimento sobre inovação na educação; ? Apoiar a qualificação da oferta de educação inovadora no Brasil; ? Fortalecer as organizações educativas que inovam em seus projetos políticos pedagógicos.
    • Nome do projeto: Grupo de Estudos da Educação Básica Pública Brasileira (2018 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SINGER, Helena , Elie George Guimarães Ghanem Jr. , MACHADO, N. J. , Plonski, Guilherme A. , Dias, Helio , MACEDO, L. , MENEZES, L. C. , MARCARENHAS, Y. , SALDIVA, P. .
      Descrição: O objetivo do Grupo de Estudos é examinar os problemas enfrentados pela Educação Básica Pública Brasileira, discernindo as dificuldades aparentes e os desafios reais a serem enfrentados, tendo em vista a prefiguração de propostas de ação de superação, traduzidas em documento a ser encaminhado às instâncias correspondentes.
    • Nome do projeto: Grupo de Estudos O Futuro nos Interpela (2014 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SINGER, Helena , Ribeiro, Renato J. , CARVALHO, A. D. M. , BRITO, A. R. T. , TURRI, M. H. A. E. S. .
      Descrição: Analisar a possibilidade atual de promoção de uma melhoria sem precedentes na qualidade da vida humana, assim como os desdobramentos da concretização desse potencial é o objetivo de novo grupo de pesquisa cuja criação foi aprovada pelo Conselho Deliberativo (CD) do IEA-USP no dia 4 de abril de 2014. O grupo é coordenado pelo filósofo Renato Janine Ribeiro, professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP ex-integrante do CD. A partir de um ponto de vista filosófico, o grupo vai explorar utopias voltadas para a construção de um mundo centrado no lazer, livre da escassez e onde o trabalho não seja o aspecto mais importante no cotidiano dos indivíduos. Discutirá, ainda, a emergência de uma sociedade mais libertária, caracterizada pela facilidade em mudar de identidade, opinião, profissão, orientação sexual e nacionalidade, bem como de romper laços sociais e de criar outros novos, mais livres e flexíveis. A princípio o grupo se concentrará em oito eixos de abordagem: a revolução das invenções, das máquinas e da informática; a extinção da escassez; o fim da história humana marcada pela escassez; a violência num mundo sem miséria; o consumismo e o conformismo; as diferenças entre felicidade e prazer; as utopias e seus princípios; e a redução de danos.
    • Nome do projeto: Changemaking for the Future of Democracy in Latin America (2018 - 2020
      Natureza: Desenvolvimento
      Integrantes: SINGER, Helena , SCHINDLER, Anamaria , BASSI, F. , PEIA, L. , PEREZ, N. .
      Descrição: The objective of the project is to create a new democratic culture of positive social transformation in Latin America by identifying and supporting young innovators that are innovating in the advancement of democracy, but who currently do not have access to resources or infrastructure and are generally not supported in a conventional way. This will allow us to cultivate a diverse team-of-teams of social and political leaders working to revitalize public faith in democratic principles, practices, and institutions through new, experimental, and innovative solutions.
    • Nome do projeto: Construção Coletiva de Propostas para o Ensino Médio (2018 - 2019
      Natureza: Desenvolvimento
      Integrantes: SINGER, Helena , Elie George Guimarães Ghanem Jr. , Santos, D. L. , LAZARO, A. L. F. .
    • Nome do projeto: Escolas 2030 (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SINGER, Helena , Santos, D. L. , Mesquita, T , Ghanem, Elie , TAVARES, F. .
      Descrição: O Escolas2030 é um programa global de pesquisa-ação que busca avaliar, desenvolver e disseminar boas práticas para a educação de qualidade de crianças e jovens, tendo como referência o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS4), que busca assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, além de promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos.Com duração prevista de 10 anos (2020 a 2030) globalmente, o programa tem como atores centrais organizações educativas dos 10 países participantes: Brasil, Afeganistão, Índia, Paquistão, Portugal, Quênia, Quirguistão, Tajiquistão, Tanzânia e Uganda. As organizações educativas são consideradas laboratórios de inovação para a aprendizagem de qualidade ao longo da vida, envolvendo diretamente uma rede de cerca de 50 mil educadores e 500 mil estudantes.A pesquisa-ação é feita em ciclos anuais com o objetivo de elaborar e/ou aprimorar soluções de aprendizagem, o uso de ferramentas existentes e/ou a serem construídas para avaliar a implementação dessas soluções e a disseminação de conhecimentos por meio de encontros nacionais e internacionais. Estima-se que os resultados, que serão divulgados em fóruns nacionais e globais, possam atingir indiretamente 10 milhões de estudantes e 2 milhões de educadores ao redor do mundo.
    • Haberkorn, T. N. ; AUGUSTINIS, P. A. M. S. ; Sarue, S. M. ; Pereira, F. F. C. R. ; SINGER, Helena . Quando Eu Voltar a Ser Criança. 2017 - Obra audiovisual
    • Graduacao:
      • Curso: Ciências Sociais
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1990
    • Mestrado:
      • Curso: Sociologia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1995
    • Doutorado:
      • Curso: Sociologia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2000
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade Estadual de Campinas
        Ano de conclusão: 2008
    • Instituto Lumiar:
      • Tipo de vínculo: Livre (2003 - 2006 ).
        Outras informações: Responsável pelo desenvolvimento da proposta pedagógica, formação da equipe e desenvolvimento curricular da Escola Lumiar, voltada para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, em São Paulo (SP). Responsável pela formação das equipes, elaboração curricular e gestão de parcerias nos processos de democratização da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Rural (EMEFR) Sebastião Félix da Silva em Campos do Jordão (SP) e da EJA da EMEFR Profa. Sara Mazzeo Alves em Mairinque (SP).
        Outras informações: diretora
    • Fundação Semco:
      • Tipo de vínculo: Livre (2000 - 2006 ).
        Outras informações: diretor de unidade
    • Database Serviço de Campo e Tabulação:
      • Tipo de vínculo: Livre (1987 - 1992 ).
        Outras informações: pesquisador
    • Instituto de Pesquisa Social:
      • Tipo de vínculo: Livre (1990 - 1990 ).
        Outras informações: pesquisadora
    • Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Guaxupe:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (1997 - 1997 ).
        Outras informações: professor
    • Plural (São Paulo) (0104-6721):
      • Tipo de vínculo: Livre (1994 - 1998 ).
    • Revista Brasileira de Ciências Criminais (1415-5400):
      • Tipo de vínculo: Livre (1995 - 1998 ).
    • Revista Mediações (UEL) (1414-0543):
      • Tipo de vínculo: Livre (2000 - 2010 ).
    • Associação Janusz Korczak do Brasil:
      • Tipo de vínculo: Livre (2002 - 2017 ).
        Outras informações: Coordenadora do curso ?Janusz Korczak Ontem-Hoje? ? Aperfeiçoamento em recursos humanos em trabalho com crianças e adolescentes, no Centro Universitário Maria Antônia, da Universidade de São Paulo em maio de 2002. Coordenadora da jornada "Quem foi Janusz Korczak?" - Data: 27/08/06 - Local: Teatro Anne Frank do Clube Hebraica - Realização: Associação Janusz Korczak do Brasil/ Depto. de Cultura Judaica da Hebraica. Coordenadora da exposição "Janusz Korczak - Vida e obra" - 30 de outubro a 10 de novembro de 2008 - Local: Auditório do Centro de Cultura Judaica (CCJ) de São Paulo. Professora de curso online em 2016.
        Outras informações: Conselho Consultivo
    • Associação Cidade Escola Aprendiz:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2008 - 2015 ).
        Outras informações: Responsável pela direção da organização, através da orientação geral de projetos voltados para a criação de tecnologias sociais em comunidades educativas, modelagem de políticas públicas de educação integral e formação de gestores públicos, lideranças comunitárias, educadores e jovens agentes em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Recife (PE), São Luís (MA), Sorocaba (SP), Salvador (BA) entre outras cidades. Entre as atribuições da direção, incluem-se: formação de equipe, desenvolvimento e sistematização de metodologias, revisão técnica de relatórios e coordenação de processos de estruturação institucional.
        Outras informações: Direção
    • Universidade de Franca:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2008 - 2009 ).
        Outras informações: Curso de Pós-Graduação "As Relações Interpessoais na escola e a construção da autonomia moral" autorizado pela Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação - Resolução CNE - CES no. 1. Seminário "Escolas Democráticas" Turma VIII: Carga horária: 8 horas - Campinas e Franca Turma IX: Carga Horária: 7h - 14/09 e 21/09 - Campinas
        Outras informações: Professor externo
    • Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (1992 - 1998 ).
        Outras informações: - Pesquisadora visitante no Centro de Estudos Sociais de Coimbra (Portugal), em missão integrante do convênio ?Cidadania e Justiça? entre o Núcleo de Estudos da Violência (NEV/USP), o Núcleo de Estudos de Cidadania (NEDIC/USP) e o Centro de Estudos Sociais (CES/Universidade de Coimbra), financiado pelo CNPq. [maio] - Coordenadora de pesquisa no projeto ?Construção de Metodologia e Aplicação Exploratória para a medição dos Custos da Violência?, em convênio com o Secretaria Nacional dos Direitos Humanos (Ministério da Justiça) - coordenadora de campo no projeto "Continuidade Autoritária e Construção da Democracia", com financiamento da Fundação Ford, do CNPq e da FAPESP - coordenadora de campo no projeto ?Análise de Banco de Dados da Imprensa sobre Linchamentos no Brasil 1980-1996?, em convênio com a Secretaria Nacional dos Direitos Humanos (MJ) - pesquisadora júnior no projeto "Ambigüidades do Aparelho Judiciário e Resistência à Implantação dos Direitos Humanos", em convênio com o CNPq.
        Outras informações: coordenadora de pesquisa
    • Núcleo de Psicopatologia, Políticas Públicas de Saúde Mental e Ações Comun.:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2009 - 2014 ).
        Outras informações: Núcleo de Extensão Universitária da Universidade de São Paulo USP
        Outras informações: colaborador
    • Instituto de Educação Democratica Politeia:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2009 ).
        Outras informações: - Elaboração do projeto pedagógico da Escola Politeia - Organização da IDEC - 2007 - Assessoria técnica ao Projeto Especial de Ação (PEA) da EMEF Professor Francisco da Silveira Bueno - 2009 Criado como Instituto para a Democratização da Educação no Brasil.
        Outras informações: Direção
    • Programa: Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaica:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2008 - 2008 ).
        Outras informações: FLO 5902-1 ? Percursos Judaicos na Ética e na Democracia Educacional: ?Ética dos Pais? (Tratado de Avot), Buber e korczak Profa. Dra. Ana Szpiczkowski Profa. Dra. Helena Singer Prof. Dr. Newton Aquiles Von Zuben (Universite Catholique de Louvain, U.L.C., Bélgica)
        Outras informações: colaborador
    • Centro de Criação de Imagem Popular:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2010 - 2017 ).
        Outras informações: consultoria ao projeto Currículo Global, financiado pela União Européia (2010-2013) membro do Grupo de Coordenação Global da Campanha Internacional por um Currículo Global de Economia Social Solidaria (2016-2017)
        Outras informações: consultor
    • Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da USP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2015 ).
        Outras informações: Projeto: Formação DRE Butantã
        Outras informações: Coordenação Técnica
    • Ministério da Educação:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2015 - 2016 ).
        Outras informações: Assessora Especial do Ministro da Educação Presidente do Grupo de Trabalho pela Inovação e Criatividade na Educação Básica Membro do Grupo de Trabalho para elaboração de diretrizes para Licenciaturas Interdisciplinares
        Outras informações: Assessor Especial do Gabinete do Ministro
    • SESC - Administração Nacional:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2016 - 2016 ).
        Outras informações: Departamento de Ações Estratégicas e Inovação
        Outras informações: Cargo em Comissão de Chefe de Departamento
    • Centro de Referências em Educação Integral:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2016 - 2017 ).
        Outras informações: - Responsável pela elaboração de orientações gerais sobre Currículo para plataforma Na Prática - Coordenação de leitura crítica da Base Nacional Comum Curricular
        Outras informações: consultor
    • Grupo Gestor de Projetos Educacionais - Gabinete do Reitor da Unicamp:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2008 - 2008 ).
        Outras informações: Projeto Mosaico - São Luis, Maranhão - Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Unicamp, Grupo Gestor de Projetos Educacionais - Gabinete do Reitor da Unicamp , Associação Cidade Escola Aprendiz e Secretaria de Segurança Cidadã do Estado do MA. carga horária total: 30
        Outras informações: consultor
    • Centro de Atendimento Multidisciplinar da Defensoria Pública:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2013 - 2013 ).
        Outras informações: Projeto Defensores Populares: Formação de Líderes Comuntários
        Outras informações: consultor
    • Instituto de Estudos Avançados - USP:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2014 - 2020 ).
        Outras informações: Cátedra da Educação Básica Grupo de Estudos "O Futuro nos Interpela" coordenado pelo professor Renato Janine Ribeiro (2014 a 2015) Grupo de Estudos "Educação Básica Pública Brasileira: Dificuldades Aparentes, Desafios Reais" (desde 2016)
        Outras informações: colaborador
    • Ashoka:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2017 - Atual ).
        Outras informações: Líder da Estratégia de Juventude na América Latina.Responsável pelo busca, reconhecimento e articulação de jovens transformadores com agentes inovadores em organizações estratégicas para o ecossistema das juventudes. Coordenação de pesquisas, mapeamentos de inovação e desenvolvimento de estratégias para transformação da forma como as juventudes são vistas e tratadas na América Latina.
        Outras informações: Vice-Presidente
    • Fundação de Apoio à Pesquisa e Estudos na área de Saude:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2017 - 2017 ).
        Outras informações: Docente do curso Fundamentos da Educação Integral junto ao Departamento de Educação Integral
        Outras informações: colaborador
    • Centro de Pesquisa e Formação do Serviço Social do Comércio de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2017 - 2017 ).
        Outras informações: Co-responsável pelo curso "Caminhos e Práticas na Atuação Social em Territórios"
        Outras informações: colaborador
    • Conselho Municipal de Educação de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - 2022 ).
        Outras informações: Representante da Comunidade, na qualidade de suplente - Portaria 687 de 16 de agosto de 2018
    • Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - 2019 ).
    • Instituto Paul Singer:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - Atual ).
        Outras informações: O instituto tem por missão continuar e reinventar o legado de Paul Singer na promoção da democracia e da solidariedade, no enfrentamento de todas as formas de desigualdade e injustiça e na recriação da política com sentido humano e ético. Para realizar esta missão, o Instituto Paul Singer visa se constituir em: Centro de referência para pesquisas, debates, formação e divulgação das ideias, obras e modo de atuar de Paul Singer, assim como, para a produção de novos conhecimentos coerentes com estes (sementeira de ideias e projetos); Espaço de colaboração e diálogo de organizações e movimentos sociais na troca de experiências, na discussão teórica e na atuação social referenciada nas elaborações de Singer; Catalisador de redes regionais, nacional e internacional de pessoas e organizações comprometidas com sua missão.
        Outras informações: Presidente do Conselho
    • Ashoka Brasil:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).