Não autenticado |

Cristiano Cordeiro Cruz

    • Atualmente no pós-doutorado no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), doutorou-se em Filosofia na USP (2017), onde realizou estágio pós-doutoral de janeiro de 2018 a abril de 2019. Possui graduação em Filosofia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (2008), além de graduação (1999) e mestrado (2002) em Engenharia Elétrica pela Unicamp. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia da Tecnologia e Filosofia da Engenharia, e de Engenharia, com ênfase em Educação em Engenharia. Pesquisa atualmente os temas de tecnologia social (TS) e engenharia popular (EP), assim como o de formação em engenharia, particularmente interessado, de uma parte, nos aspectos ético-políticos, estéticos e epistemológicos ligados a soluções técnicas de tipo TS ou potencializadores dela, e, de outra parte, nos desafios relacionados à formação de um perfil profissional na engenharia capacitado para a EP. O trabalho que desenvolve junto ao ITA está relacionado à concepção e institucionalização de um itinerário formativo complementar, na instituição, para a prática de engenharia socialmente engajada.

       

      Links:    

    • Formação em engenharia
    • Filosofia da tecnologia
  • Artigos completos publicados em periódicos: 8
    • CRUZ, C. C. . Desafios epistemológicos da engenharia popular: o impacto da -arte da engenharia- no projeto técnico REVISTA TECNOLOGIA E SOCIEDADE (ONLINE) , v. 14 , p. 1 - , 2018. ISSN: 19843526.
    • CRUZ, C. C. . Engenheiro educador: experiências brasileiras de formação do perfil técnico capaz de praticar engenharia popular REVISTA IBEROAMERICANA DE CIENCIA TECNOLOGÍA Y SOCIEDAD (EN LÍNEA) , v. 14 , p. 79 - 108 , 2019. ISSN: 18500013.
    • CRUZ, C. C. . Tecnologia social: fundamentos, legitimidade e urgência PENSANDO: REVISTA DE FILOSOFIA (UFPI) , v. 8 , p. 119 - 147 , 2017. ISSN: 2178843X.
    • ALVEAR, CELSO ALEXANDRE SOUZA DE ; CRUZ, CRISTIANO CORDEIRO ; MIRANDA, PEDRO BARRETO . O campo da engenharia e desenvolvimento social no Brasil Revista Tecnologia e Sociedade (Online) , v. 13 , p. 188 - 207 , 2016. ISSN: 19843526.
    • CRUZ, CRISTIANO CORDEIRO . Avanço técnico e humanização em Gilbert Simondon SCIENTIAE STUDIA , v. 13 , p. 431 - 438 , 2015. ISSN: 23168994.
    • CORDEIRO CRUZ, CRISTIANO . Tecnocracia, tecnologia e democratização: a formação do engenheiro-cidadão como condição de possibilidade da construção de um outro mundo possível REVISTA TECNOLOGIA E SOCIEDADE , v. 11 , p. 164 - 178 , 2015. ISSN: 18090044.
    • CRUZ, CRISTIANO CORDEIRO . Desbravando a tecnologia SCIENTIAE STUDIA (USP) , v. 12 , p. 601 - 605 , 2014. ISSN: 16783166.
    • ROSA, A. S. ; CRUZ, C. C. . Internet: fator de inclusão da pessoa surda Rev. online Bibl. Prof. Joel Martins , v. 2 , p. - , 2001. ISSN: .
    • CRUZ, C. C. . Andrew Feenberg e a teoria crítica da tecnologia. Entre a razão e a experiência - ensaios sobre tecnologia e modernidade, v. , p. 9 - 48, 2018.
    • CRUZ, C. C. . Limites e possibilidades da proposta de democratização da tecnologia de Andrew Feenberg. Filosofia da ciência e da natureza, v. , p. 417 - 430, 2015.
    • CRUZ, C. C. . O pluralismo metodológico na ciência como condição para a democratização da tecnologia. In: VI Seminário de História e Filosofia da Ciência , 2014 , São Paulo. Caderno de resumos - VI Seminário de História e Filosofia da Ciência. : , 2014.
    • CRUZ, C. C. . Uma ciência plural para uma democratização efetiva da tecnologia. In: IX - Encontro de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul , 2014 , Los Cocos. Caderno de Resumos - IX AFHIC. : , 2014.
    • CRUZ, C. C. . Tecnologia, inovações e democracia. In: IX - Encontro de História e Filosofia da Ciência do Cone Sul , 2014 , Los Cocos. Caderno de resumos. : , 2014.
    • CRUZ, C. C. . Engenheiros e transformação da ordem sociotécnica: uma relação ainda grandemente negligenciada pela reflexão filosófica. In: X - Encontro de História e Filosofia da Ciência do Cone Sul , 2016 , Águas de Lindoia. Anais - Resumos expandidos do X encontro da AFHIC. : , 2016.
    • CRUZ, C. C. . Disciplinas CTS e formação para a tecnologia social: uma relação insuficiente. In: XI - Jornadas Latino-Americanas de Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia , 2016 , Curitiba. Anais - XI ESOCITE. : , 2016.
    • CRUZ, CRISTIANO CORDEIRO . From the fundamentals to the Praxis: Constructing a different engineering education to make our world a less risky place. In: 2015 International Conference on Interactive Collaborative Learning (ICL) , 2015 , Firenze. 2015 International Conference on Interactive Collaborative Learning (ICL). : IEEE, 2015. p. 709 - .
    • CRUZ, C. C. . Educação em Engenharia: uma formação integral para a realidade social específica. In: VII Conferência Internacional de Educação em Engenharia e Tecnologia (INTERTECH 2002) , 2002 , Santos. VII Conferência Internacional de Educação em Engenharia e Tecnologia (INTERTECH 2002). : , 2002.
    • CRUZ, C. C. . Análise da Educação e da Informática na Sociedade segundo a Teoria da Atividade. In: XXI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação , 2001 , Fortaleza. XXI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. : , 2001.
    • CRUZ, C. C. . Análise das ferramentas de um ambiente de ensino à distância, em um curso de informática educacional para professores de crianças com necessidades especiais. In: RIBIE 2000 , 2000 , Viña del Mar. V Congresso Iberoamericano de Informática Educativa RIBIE 2000. : , 2000.
    • Beira, E. ; CRUZ, C. C. ; NADER, R. . Entre a razão e a experiência - ensaios sobre tecnologia e modernidade. Lisboa : MIT Portugal e Inovatec , 2017 (Tradução)
    • CRUZ, C. C. . Simondon e o construtivismo: uma contribuição recursiva à teoria da concretização. São Paulo : Scientiae Studia , 2015 (Tradução)
    • CRUZ, C. C. . Tecnologias e a construção de outro mundo possível. 2019 (Conferência)
    • CRUZ, C. C. . Multiplicidade de perfis na prática da engenharia engajada? Um único caminho formativo para obtê-los?. 2019 (Comunicacao)
    • CRUZ, C. C. . Cocriação, democratização e inventividade: refletindo a partir do olhar e de práticas latino-americanas. 2019 (Comunicacao)
    • CRUZ, C. C. . Análise da Educação e da Informática na Sociedade segundo a Teoria da Atividade. 2001 (Comunicacao)
    • CRUZ, C. C. . Análise das ferramentas de um ambiente de ensino à distância, em um curso de informática educacional para professores de crianças com necessidades especiais. 2000 (Comunicacao)
    • CRUZ, C. C. . Projetos emancipadores (populares): o desafio de se incorporar também a dimensão cultural dos/as coprojetistas ao projeto. 2018 (Seminário)
    • CRUZ, C. C. . Desafios epistemológicos da Engenharia Popular. 2017 (Comunicacao)
    • CRUZ, C. C. . Elementos de filosofia da tecnologia. 2017 (Conferência)
    • CRUZ, C. C. . Acessibilidade: uma disputa tecnológica possível. 2017 (Conferência)
    • CRUZ, C. C. . Ética, ciência e tecnologia - ou sobre as potencialidades e desafios da vida em sociedade em tempos de polarização, fundamentalismo e pós-verdade crescentes. 2017 (Conferência)
    • CRUZ, C. C. . Social Technology: Engineering Education Initiatives and Some Precious Lessons Philosophy Can Learn about Technique. 2017 (Comunicacao)
    • CRUZ, C. C. . Popular Engineering: What Can Philosophy Learn from, and Say about, this Alternative Way of Technical Production?. 2017 (Comunicacao)
    • CRUZ, C. C. . Engenheiros e transformação da ordem sociotécnica: uma relação ainda grandemente negligenciada pela reflexão filosófica. 2016 (Comunicacao)
    • CRUZ, C. C. . Tecnologia social, racionalidade sociotécnica e transformação radical da realidade. 2016 (Comunicacao)
    • ALVEAR, C. A. S. ; CRUZ, C. C. ; MIRANDA, P. B. . O campo da engenharia e desenvolvimento social no Brasil a partir da análise dos anais dos ENEDS. 2016 (Comunicacao)
    • CRUZ, C. C. . Tecnologia social e engenheiro/a educador(a): levantamento e análise de iniciativas formativas desenvolvidas no Brasil. 2016 (Comunicacao)
    • CRUZ, C. C. . Disciplinas CTS e formação para a tecnologia social: uma relação insuficiente. 2016 (Comunicacao)
    • CRUZ, C. C. . From the Fundamentals to the Praxis: Constructing a Different Engineering Education to Make Our World a Less Risky Place. 2015 (Comunicacao)
    • CRUZ, C. C. . Limites e possibilidades da proposta de democratização da tecnologia de Andrew Feenberg. 2014 (Comunicacao)
    • CRUZ, C. C. . Tecnocracia, tecnologia e democratização: a formação do engenheiro-cidadão como condição de possibilidade da construção de um outro mundo possível. 2014 (Comunicacao)
    • CRUZ, C. C. . Tecnologia, inovações e democracia. 2014 (Comunicacao)
    • CRUZ, C. C. . Uma ciência plural para uma democratização efetiva da tecnologia. 2014 (Comunicacao)
    • CRUZ, C. C. . Pluralismo metodológico na ciência como condição da democratização da tecnologia. 2014 (Comunicacao)
    • CRUZ, C. C. ; MARICONDA, P. R. . Jornadas de Engenharia Popular. 2018 (Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo)
    • CRUZ, C. C. . Conhecer para transformar: reflexões filosóficas e sociológicas sobre as condições para que a tecnologia e a atuação do/a engenheiro/a produzam justiça social, democracia participativa e sustentabilidade ambiental.. 2016 (Encontro Nacional de Engenharia e Desenvolvimento Social)
    • CRUZ, C. C. . Refletindo sobre a tecnologia (social) e a engenharia (popular) a partir da filosofia e das ciências sociais. 2018 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo)
    • CRUZ, C. C. . Engenharia popular. 2018 (Engenheiros sem Fronteira - SP & Escritório Piloto da USP)
    • CRUZ, C. C. . Fundamentos da Engenharia Popular. 2019 (Engenheiros sem Fronteiras - SP & Escritório Piloto da USP)
    • Nome do projeto: Aplicações da álgebra linear (1996 - 1997
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CRUZ, C. C. , ROVERSI, M. S. M. .
      Descrição: Trata-se de um projeto de iniciação científica, realizado do terceiro ao quinto semestre da graduação (em Engenharia Elétrica). Ele consistiu fundamentalmente de um aprofundamento nos estudos da álgebra linear, dando-se especial ênfase ao método simplex.
    • Graduacao:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia
        Título: REFUTAÇÕES DE THOMAS KUHN AO ENTENDIMENTO DE CIÊNCIA PROPOSTO PELA CONCEPÇÃO HERDADA
        Ano de conclusão: 2008
      • Curso: Engenharia Elétrica
        Nome da Instituição: Universidade Estadual de Campinas
        Título: Aplicações da álgebra linear --- Iniciação científica
        Ano de conclusão: 1999
    • Mestrado:
      • Curso: Engenharia Elétrica
        Nome da Instituição: Universidade Estadual de Campinas
        Ano de conclusão: 2002
    • Doutorado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2017
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP
        Ano de conclusão: 2019
      • Nome da Instituição: Instituto Tecnológico de Aeronáutica
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade Estadual de Campinas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2000 - 2002 ).
        Outras informações: Mestrando
    • Colégio Emilie de Villeneuve:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2012 - 2012 ).
        Outras informações: Professor de Ensino Religioso e de Ética e Cidadania para os alunos do Ensino Médio.
        Outras informações: Professor
    • Colégio São Luís:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2010 ).
        Outras informações: Professor de Filosofia e de Cidadania para os alunos do Ensino Médio.
        Outras informações: Professor
    • Escola Waldorf São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - Atual ).
    • Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2011 - 2012 ).
        Outras informações: Coordenador
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2017 ).
        Outras informações: Pesquisa em filosofia da tecnologia
        Outras informações: Estudante de doutorado
    • Simon Fraser University:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2016 ).
        Outras informações: Trabalhei sob orientação de Andrew Feenberg, aprofundando a minha compreensão sobre os aspectos ontológicos, políticos e epistemológicos da técnica.
        Outras informações: Visiting Researcher
    • Rede de Engenharia Popular Oswaldo Sevá:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).
        Outras informações: Trata-se de um coletivo formado por engenheiros/as que atuam na produção de, e reflexão sobre, engenharia popular no Brasil. O site da Repos é: https://repos.milharal.org/
        Outras informações: Membro
    • Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2019 ).
        Outras informações: A pós-graduação (especialização) em "Juventude e Mundo Contemporâneo" da FAJE tem suas atividades nos meses de janeiro e julho. Ministro uma das disciplinas do curso (20h) e sou orientador de TCC.
        Outras informações: Professor de disciplina de especialização
    • Associação Filosófica Scientiae Studia:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - Atual ).
        Outras informações: Pesquisador voluntário
    • REVISTA TECNOLOGIA E SOCIEDADE:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).
    • TRANS/FORM/AÇÃO (UNESP. MARÍLIA. IMPRESSO):
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
    • Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - 2019 ).
        Outras informações: Pesquisador de pós-doutorado
    • Instituto Tecnológico de Aeronáutica:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).
        Outras informações: Pesquisador de pós-doutorado