Não autenticado |

Rosa Gabriella de Castro Gonçalves

    • Professora Titular do Departamento de História da Arte e Pintura da Escola de Belas Artes da UFBA e Bolsista de Produtividade do CNPQ. Possui graduação em Comunicação Visual pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), graduação, mestrado e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo. Realizou estágio pós-doutoral no Departamento de Arte e História da Arte da Universidade de Stanford. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal da Bahia entre 2013 e 2017. Em 2016 publicou o livro Kant, Greenberg e a questão do formalismo na arte. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Fundamentos e Crítica das Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: crítica, arte moderna, formalismo, arte contemporânea e pintura. Foi líder do GT de Estética da ANPOF no biênio 2020/2022. É membro da Diretoria da Associação Brasileira de Estética desde 2020.

       

      Links:    

    • Teoria da Arte
    • IBERTIS, C. ; GONÇALVES, R. G. C. . Filosofia e psicanálise: olhares sobre a arte e literatura. Salvador : EDUFBA, 2019 . p. ISBN: 9788523219734.
    • GATTI, F. ; NAPOLI, F. ; ELUF, L. A. ; CABRAL, P. ; GONÇALVES, R. G. C. ; ENTLER, R. ; FARIAS, A. . A operação artística: filosofia, desenho, fotografia e processos de criação. Salvador : Edufba, 2017 . 202p. ISBN: 9788523216047.
    • GONÇALVES, R. G. C. . Kant, Greenberg e a questão do formalismo da arte. Salvador : EDUFBA, 2016 . 183p. ISBN: 9788523215040.
    • GONÇALVES, ROSA . Arte depois da estética VISO : CADERNOS DE ESTÉTICA APLICADA , v. 17 , p. 56 - 73 , 2023. ISSN: 19814062.
    • GONÇALVES, R. G. C. . O Surrealismo envergonhado Ars , v. 20 , p. 267 - 297 , 2022. ISSN: 21780477.
    • GONÇALVES, Rosa Gabriella . Algumas considerações acerca do anacronismo na história da arte VISO : CADERNOS DE ESTÉTICA APLICADA , v. 15 , p. 1 - 16 , 2022. ISSN: 19814062.
    • GONCALVES, R. G. C. ; GONÇALVES, R. G. C. . Abstração e empatia: Schopenhauer e a fundamentação da arte abstrata VOLUNTAS: ESTUDOS SOBRE SCHOPENHAUER , v. 12 , p. 1 - , 2021. ISSN: 21793786.
    • GONÇALVES, R. G. C. . A repressão do corpo na pintura modernista ArteFilosofia , v. 1 , p. 31 - 31 , 2020. ISSN: 25267892.
    • GONÇALVES, R. G. C. . A temporalidade heterogênea da Modernidade VISO : CADERNOS DE ESTÉTICA APLICADA , v. 23 , p. 29 - 37 , 2018. ISSN: 19814062.
    • GONÇALVES, R. G. C. . O cubismo como método ARS , v. 15 , p. 78 - 99 , 2017. ISSN: 21780447.
    • GONÇALVES, R. G. C. . A experiência estética face ao abjeto Viso : Cadernos de Estética Aplicada , v. 1 , p. 236 - , 2016. ISSN: 19814062.
    • GONÇALVES, R. G. C. . PIntura, história da arte e cultura Dois Pontos (UFPR) , v. 11 , p. 105 - 122 , 2014. ISSN: 18073883.
    • GONÇALVES, R. G. C. . Clement Greenberg, o expressionismo abstrato e crítica de arte durante a Guerra Fria Cultura Visual , v. 19 , p. 101 - 114 , 2013. ISSN: 2175084X.
    • GONÇALVES, R. G. C. . A especificidade do belo artístico Discurso. Departamento de Filosofia da FFLCH da USP , v. 34 , p. 203 - 224 , 2005. ISSN: 0103328X.
    • GONÇALVES, R. G. C. . Imitação e Obra de Arte na Metafísica do Belo Cadernos de Filosofia Alemã , v. 8 , p. 85 - 106 , 2002. ISSN: 14137860.
    • GONÇALVES, R. G. C. . Schopenhauer e a Crítica de Walter Benjamin à Noção Romântica de Alegoria Cadernos de Filosofia Alemã , v. 5 , p. 17 - 27 , 1999. ISSN: 14137860.
    • GONÇALVES, R. G. C. . O espaço do desenho. Carvão - Ensaios sobre visualidades, v. , p. 57 - 67, 2022.
    • GONÇALVES, R. G. C. . Arte abjeta e prazer estético. Filosofia e Psicanálise: olhares sobre a arte e literatura, v. 1, p. 115 - 127, 2019.
    • GONÇALVES, R. G. C. ; GONCALVES, R. G. C. . Finalidade sem fim, belezas livres e imaginação. Os fins da arte, v. 1, p. 47 - 60, 2018.
    • GATTI, F. ; NAPOLI, F. ; ELUF, L. A. ; CABRAL, P. ; GONÇALVES, R. G. C. ; ENTLER, R. ; FARIAS, A. . A representação do trágico no autorretrato: ficção, sonho ou realidade?. A operação artística: filosofia, desenho, fotografia e processos de criação, v. 1, p. 127 - 145, 2017.
    • TORRES FILHO, R.R. ; KOSSLER, M. ; SCHEER, B. ; FAZIO, D. M. ; KAMATA, Y. ; RUFFING, M. ; GIACOIA JUNIOR, O. ; SOUZA, M. G. ; TERRA, R. R. ; SUZUKI, M. ; FONSECA, T. L. ; BRUM, T. ; CHEVITARESE, L. ; BARBOZA, J. ; PIMENTA, P. P. ; BRANDÃO, E. ; SANTANA, K. B. ; SALVIANO, J. ; GONÇALVES, R. G. C. ; MATTOS, F. C. . Tensões e afinidades: Donald Judd, Josef Albers e Clement Greenberg. Dogmatismo e antidogmatismo: filosofia crítica, vontade e liberdade, v. 1, p. 251 - 261, 2015.
    • GONÇALVES, R. G. C. . O interesse pelo Belo. Pesquisa e Filosofia, v. , p. 299 - 314, 2007.
    • GONÇALVES, R. G. C. . Conceito e imagem na estética de Schopenhauer. Schopenhauer e o Idealismo Alemão, v. , p. 229 - 240, 2004.
    • GONÇALVES, R. G. C. . O que é ou não é arte . Folha de São Paulo , São Paulo , 25 out. 2015.
    • GONÇALVES, R. G. C. . Olho crítico guia o artista: entrevista com Rodrigo Naves . A Tarde Cultural , Salvador , 14 set. 2002.
    • GONÇALVES, R. G. C. . Tarsila, a dama antropofágica . Cult , São Paulo , 01 fev. 1999.
    • GONÇALVES, R. G. C. . A Crueldade do Mundo . Cult - Revista Brasileira de Literatura , São Paulo , 01 set. 1999.
    • GONÇALVES, R. G. C. . A Paixão Política de Hannah Arendt . Cult - Revista Brasileira de Literatura , São Paulo , 01 dez. 1997.
    • FAVARETTO, C. F. ; GONÇALVES, R. G. C. ; KOTHE, F. R. ; VEIGA, R. T. ; CAROLE, T. T. ; SILVA, L. O. M. ; FALCÃO, D. M. ; MENON, Walter ; GOMES, A. B. ; SOUZA, C. F. ; VIEIRA, V. ; TROJAIKE, L. R. ; SILVA, P. T. F. ; FURTADO, R, M. M. ; FABRINNI, R. N. ; CÂNDIDO, V. C. ; ANDRADE, P. D. ; Oliveira, M. F. C. . A arte conceitual e o fim da estética. In: XVI Encontro da ANPOF , 2015 , Campos do Jordão. Estética e Arte/ Coleção XVI Encontro ANPOF. São Paulo : ANPOF, 2014. p. 24 - 33.
    • GONÇALVES, R. G. C. . A estética como disciplina filosófica e as questões colocadas pela teoria da arte contemporânea. In: III Encontro de São Lázaro , 2012 , Salvador. III Encontro de São Lázaro. Salvador : Quarteto Editora, 2012. p. 331 - 332.
    • GONÇALVES, R. G. C. . A morte da consciência moderna do tempo. In: 18o. Encontro Nacional de Pesquisadores em Artes Pásticas/ Transversalidades nas Artes Visuais , 2009 , Salvador. Anais do ... Encontro Nacional da ANPAP (Cd-Rom). Salvador : Edufba, 2009. p. 1 - 3993.
    • GONÇALVES, R. G. C. . Forma e conteúdo da bela arte. In: Encontro de São Lázaro , 2010 , Salvador. Encontro de São Lázaro. Salvador : Quarteto, 2010. p. 243 - 244.
    • GONÇALVES, R. G. C. . Pintura depois do Modernismo. In: XXVIII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte , 2008 , Rio de Janeiro. Anais do XXVIII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. : , 2008. p. 930 - 934.
    • GONÇALVES, R. G. C. . Forme et beaux arts dans la Critique de la Faculté de Juger. In: 10 th International Kant Kongress , 2008 , São Paulo. 10 th International Kant Kongress. Berlim : Walter de Gruyter, 2005. p. 631 - 640.
    • GONÇALVES, R. G. C. . O problema do refinamento do gosto na Crítica do Juízo. In: XIII Encontro Nacional de Filosofia da Anpof , 2008 , Canela. Livro de Atas do XIII Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF. São Leopoldo : Unisinos, 2008. p. 621 - 621.
    • GONÇALVES, R. G. C. . Belo Natural, Belo Artístico e Forma nos Juízos de Gosto. In: XI Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF , 2004 , Salvador. XI Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF - Livro de Atas. : , 2004. p. 417 - 417.
    • GONÇALVES, R. G. C. . Clement Greenberg leitor da crítica do juízo. In: X Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF , 2002 , São Paulo. Atas do X Encontro nacional de filosofia. : Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia, 2002.
    • GONÇALVES, R. G. C. . Gosto não se discute?. In: IX Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF , 2000 , Poços de Caldas. Anais do IX Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF. : , 2000.
    • GONÇALVES, R. G. C. . Schopenhauer e a Crítica de Walter Benjamin à Noção Romântica de Alegoria. In: VIII Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF , 1998 , Caxambu. Anais do VIII Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF. : , 1998.
    • GONÇALVES, R. G. C. . Faz escuro mas eu canto: uma Bienal em meio ao isolamento. São Paulo : Discurso - Departamento de Filosofia USP , 2021 (Resenha)
    • GONÇALVES, R. G. C. . Sobre as origens da escola de Nova York: 1939-1943. São Paula : Editora Brasileira de Ciências , 1994 (Tradução)
    • GONÇALVES, R. G. C. . Estética Doméstica. São Paulo : Editora Brasileira de Ciências (Cebrap) , 2003 (Resenha)
    • GONÇALVES, Rosa Gabriella . Contribuições da Estética de Kant para as Teorias da Arte Moderna. 2024 (Conferência)
    • GONÇALVES, Rosa Gabriella . Anachronism and Art Theory: a Cross between the Boundaries of Aesthetic, Art History, and Anthropologieand. 2023 (Comunicacao)
    • GONÇALVES, Rosa Gabriella . De Mario Pedrosa a Histórias Mestiças: como as exposições têm lidado com a nossa cultura?. 2023 (Comunicacao)
    • BRITTO, FD ; CALDERONE, G ; GONÇALVES, Rosa Gabriella . Pesquisa e arte em coimplicação. 2022 (Seminário)
    • GONÇALVES, R. G. C. . Surrealismo, tempo e história. 2022 (Comunicacao)
    • GONÇALVES, R. G. C. . Algumas reflexões sobre arte, ciência, e atitude estética. 2022 (Comunicacao)
    • GONÇALVES, R. G. C. . Estética surrealista, anacronismo e produção de sentido. 2021 (Comunicacao)
    • GONÇALVES, R. G. C. . Abstração e empatia: a relevância de Schopenhauer para a fundamentação da arte abstrata. 2021 (Conferência)
    • GONÇALVES, R. G. C. . Daniel Kahnweiler: espaço cubista e arte africana. Afinidades, empréstimos, ou mera aparência?. 2019 (Conferência)
    • GONÇALVES, R. G. C. . A repressão do corpo na pintura modernista. 2019 (Comunicacao)
    • GONÇALVES, R. G. C. . Surrealismo e Etnografia. 2019 (Outra)
    • GONÇALVES, R. G. C. . A atração modernista pelo primitivo: fascínio ou idealização. 2018 (Comunicacao)
    • GONÇALVES, R. G. C. . O conceito de primitivismo como chave de interpretação da arte moderna e contemporânea. 2018 (Conferência)
    • GONÇALVES, R. G. C. . Finalidade sem fim, belezas livres e imaginação. 2017 (Conferência)
    • GONÇALVES, R. G. C. . Belezas livres e imaginação. 2017 (Conferência)
    • GONÇALVES, R. G. C. . Aby Warburg and the Boundaries of Art History. 2017 (Congresso)
    • GONÇALVES, R. G. C. . A pós-graduação em Artes Visuais na UFBA. 2016 (Outra)
    • GONÇALVES, R. G. C. . Arte contemporânea: experiência estética e crítica. 2016 (Comunicacao)
    • GONÇALVES, R. G. C. . Experiência estética e arte abjeta. 2016 (Conferência)
    • GONÇALVES, R. G. C. . Ficção ou realidade: o trágico na poética de Francesca Woodman. 2015 (Comunicacao)
    • GONÇALVES, R. G. C. . O caráter convencional da experiência estética. 2013 (Congresso)
    • GONÇALVES, R. G. C. . O anacronismo dos juízos de gosto. 2013 (Congresso)
    • GONÇALVES, R. G. C. . O cubismo como método. 2012 (Seminário)
    • GONÇALVES, R. G. C. . A estética como disciplina filosófica e as questões colocadas pela teoria da arte contemporânea. 2012 (Outra)
    • GONÇALVES, R. G. C. . Tensões e afinidades: Albers, Judd, e a indiferença de Greenberg. 2012 (Conferência)
    • GONÇALVES, R. G. C. . O formalismo de Foucault. 2012 (Conferência)
    • GONÇALVES, R. G. C. . A perspectiva como forma simbólica. 2012 (Conferência)
    • GONÇALVES, R. G. C. . Entre a Estética e as Teorias da Arte. 2010 (Conferência)
    • GONÇALVES, R. G. C. . A noção de forma na Crítica do Juízo. 2010 (Conferência)
    • GONÇALVES, R. G. C. . Desdobramentos do Concretismo e do Neoconcretismo. 2008 (Conferência)
    • GONÇALVES, R. G. C. . Arte e experiência estética na Crítica do Juízo. 2010 (Simposio)
    • GONÇALVES, R. G. C. . A Teoria da Arte e a Pesquisa na Universidade. 2010 (Conferência)
    • GONÇALVES, R. G. C. . Gosto e cultura na Crítica do Juízo. 2010 (Conferência)
    • GONÇALVES, R. G. C. . Forma e conteúdo da obra de arte. 2010 (Comunicacao)
    • GONÇALVES, R. G. C. . Forma e conteúdo da obra de arte. 2010 (Comunicacao)
    • GONÇALVES, R. G. C. . A morte da consciência moderna do tempo. 2009 (Comunicacao)
    • GONÇALVES, R. G. C. . Interrogações acerca da Teoria da Arte depois do Modernismo. 2009 (Congresso)
    • GONÇALVES, R. G. C. . O conceito de teatralidade em Diderot. 2009 (Conferência)
    • GONÇALVES, R. G. C. . A Educação Estética do Homem. 2008 (Conferência)
    • GONÇALVES, R. G. C. . O problema do refinamento do gosto na Crítica do Juízo. 2008 (Comunicacao)
    • GONÇALVES, R. G. C. . Pintura depois do modernismo. 2008 (Comunicacao)
    • GONÇALVES, R. G. C. . Arte depois do modernismo. 2008 (Comunicacao)
    • GONÇALVES, R. G. C. . Gosto e cultura na Crítica do Juízo. 2008 (Comunicacao)
    • GONÇALVES, R. G. C. . Arthur Danto Após o Fim da Arte. 2007 (Conferência)
    • GONÇALVES, R. G. C. . Natureza, Arte e Interesse. 2007 (Comunicacao)
    • GONÇALVES, R. G. C. . Modernidade modernismo: o projeto crítico de Kant e a concepção de arte em Greenberg. 2006 (Comunicacao)
    • GONÇALVES, R. G. C. . Forma e Matéria da Bela-Arte. 2006 (Comunicacao)
    • GONÇALVES, R. G. C. . Observações sobre o sentimento do belo e do sublime. 2006 (Conferência)
    • GONÇALVES, R. G. C. . A Crítica da Faculdade de Julgar. 2005 (Comunicacao)
    • GONÇALVES, R. G. C. . Forme et beaux arts dans la Critique de la Faculté de Juger. 2005 (Comunicacao)
    • GONÇALVES, R. G. C. . Belo Natural, Belo Artístico e a Forma nos Juízos de Gosto. 2004 (Comunicacao)
    • GONÇALVES, R. G. C. . Schopenhauer e a crítica de Walter Benjamin à noção de representação. 1998 (Comunicacao)
    • GONÇALVES, R. G. C. . Gosto não se discute?. 2000 (Comunicacao)
    • GONÇALVES, R. G. C. . Schopenhauer e o problema da imitação. 2001 (Comunicacao)
    • GONÇALVES, R. G. C. . Clement Greenberg leitor da Crítica do Juízo. 2002 (Comunicacao)
    • GONÇALVES, R. G. C. . Imagem e Conceito na Estética de Schopenhauer. 2003 (Comunicacao)
    • GONÇALVES, R. G. C. . Arte depois do modernismo. 2008 (Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da EBA-UFBA)
    • GONÇALVES, R. G. C. . Temporalidades: História da Arte como História da Cultura. 2019 (CAPES, PPGAV UFBA, PPGF UFBA, Instituto Goethe)
    • GONÇALVES, Rosa Gabriella . XI Encontro do GT de Estética da ANPOF. 2022 (GT de Estética da ANPOF)
    • VIEIRA, V. ; FRANCESCHINI, P. A. ; ANDRADE, P. D. ; GONÇALVES, Rosa Gabriella . 16o Congresso Internacional de Estética: As Fronteiras da Estética. 2023 (Associação Brasileira de Estética, Universidade Federal Fluminense)
    • FRANCESCHINI, P. A. ; AZIZE, R. F. ; GONÇALVES, R. G. C. . XV Congresso Internacional de Estética da ABRE: A estética e seus sentidos. 2021 (Associação Brasileira de Estética (ABRE), UFBA)
    • GONÇALVES, R. G. C. . O formalismo em Kant e na Crítica de Arte. 2018 (Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP)
    • Nome do projeto: Fundamentos para a Crítica de Arte após o Modernismo (2006 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GONÇALVES, R. G. C. .
      Descrição: A pesquisa investiga os desdobramenteos da pintura e da reflexão sobre ela que ocorrrem após o modernismo. O desenvoliviemnto desta questão exige um estudo das relações entre pintura modernista e crítica formalista, seguido de um exame de tendências da pintura que evidenciam a gestualidade e a materialidade e dos dos desdobramentos sofridos pela pintura com o advento da arte pop e do minimalismo.
    • Nome do projeto: O conceito de primitivo como chave de interpretação da arte modernista e contemporânea (2017 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GONÇALVES, R. G. C. , BEZERRA, U. , MEDRADO, A. M. , MEIRA, E. S. , OLIVEIRA, R. S. , NARICI, A. O. , SAO PAULO, Y. M. O. .
      Descrição: O projeto tem por objetivo investigar as origens do estabelecimento de conexões entre a história da arte e a antropologia, tomando como referência a obra do historiador Aby Warburg, bem como a conceitualização do "primitivo"efetuada por Carl Einstein e as conexões entre este conceito e as vanguardas. Considerando que esta seria a gêne se de uma história da arte que se volta para a antropologia e para a etnografia, pretende-se examinar criticamente a utilização do conceito de "primitivo"como dispositivo crítico e curatorial empregado em grandes mostras realizadas nos úlitmos vinte anos no Brasil.
    • Nome do projeto: Anacronismo e História da Arte: o papel da etnografia surrealista (2021 - 2024
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GONÇALVES, R. G. C. , FRANÇA, A. , VIEIRA, C. , RANGEL. A. , BARRROS. M. .
      Descrição: O projeto dá continuidade a pesquisa anterior, que estudou as teorias e os métodos de abordagem da História da Arte, com base nas ciências antropológicas, a partir da visão desenvolvida pelo historiador alemão Aby Warburg, com desdobramentos nos estudos das vanguardas históricas, do modo especial no cubismo, cujos artistas se interessaram pelos objetos etnográficos, originários de culturas tidas como primitivas, tendo como pioneiro o historiador Carl Eistein. A presente pesquisa propõe um estudo das implicações ou repercussões do conceito warburgueano de Anacronismo, empregado e difundido no Brasil pelo livro Devant le Temps, de autoria do filósofo francês Georges Did-Huberman. O conceito tornou-se instrumento metodológico para a abordagem estética do Surrealismo, contrapondo-se a autores como Erwin Panofsky e Yves-Alain Bois, que apontam aspectos negativos no uso desse instrumento conceitual. A proposta propõe discutir uma nova epistemologia, pautada na descontinuidade do tempo dos artefatos, em oposição à tradicional linearidade da história da arte, e à sua valorização exclusiva da pintura e da escultura, abrindo-se a todo objeto cultural. É na esteira do anacronismo que transita o procedimento dos surrealistas, foco de interesse da pesquisa, e seu desdobramento nas novas práticas expositivas e na criação de metodologias de análise e de compreensão de outros objetos culturais. Os objetivos e a metodologia da pesquisa são claros e coerentes com o estudo proposto, e respalda-se em autores contemporâneos com os quais dialoga.
    • Nome do projeto: Alternativas à recepção formalista do cubismo: abordagens etnográficas (2024 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GONÇALVES, R. G. C. , BEZERRA, U. , SENNA, G. , WINTER, Erica T. .
      Descrição: Este projeto tem por objetivo confrontar a recepção formalista da colagem cubista, entendida por Clement Greenberg como chave para a constituição da arte modernista, com a interpretação desta mesma manifestação artística desenvolvida por Carl Einstein e Daniel Kahnweiler, contemporâneos do surgimento do cubismo e próximos dos surrealistas. A despeito de ter publicado influentes artigos sobre o cubismo e sobre a colagem, Greenberg não mencionou o contato de Picasso com a arte africana, nem com os surrealistas, ao passo que Einstein e Kahnweiler, autores de alguns dos primeiros ensaios sobre o nascimento do cubismo, não se furtaram em estabelecer diálogos entre o cubismo e as coleções etnográficas. Partindo da hipótese de que tais abordagens não são necessariamente excludentes, o projeto propõe uma reflexão sobre os pontos de contato entre tais autores.
    • Nome do projeto: A reflexão acerca da arte contemporânea e os pressupostos modernistas (2010 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GONÇALVES, R. G. C. , BRITTO, L. R. S. , GATTI, F. L. O. , BEZERRA, U. .
      Descrição: Com o advento da arte pop e do minimalismo, a arte passou por profundas transformações e o debate teórico precisou rever seus pressupostos, sobretudo a idéia de que seria necessário atingir o determinante único da organização formal da obra mediante o isolamento de uma única variável, a qual deveria poder ser abstraída de toda e qualquer manifestação artística sem levar em consideração o tema, o contexto cultural ou a iconografia. A produção contemporânea não pode mais ser avaliada segundo este critério, pois muitas vezes incorpora significados que estão além da mera estrutura formal das obras. Além disso, as teorias da arte moderna pressupõem uma leitura evolutiva da História da Arte que não admite retornos, ao passo que uma das características da arte contemporânea é a ausência de preconceitos contra estilos e linguagens anteriores: ela inclusive se alimenta destes por meio de citações, releituras e alusões. Fatores como estes revelam que a arte contemporânea exige novas abordagens teóricas, o que torna uma tarefa inadiável para os artistas, pesquisadores e críticos de arte, procurar novos critérios e possibilidades de interpretação. Porém, devido à sua própria diversidade de linguagens e intenções, a arte contemporânea parece escapar a um discurso tão coerente como aquele que se referia ao modernismo, o qual ela nega. O presente projeto de pesquisa propõe, dada esta situação, investigar a natureza da reflexão sobre a arte contemporânea, suas referências teóricas, e sua relação com as premissas modernistas.
    • Nome do projeto: Reconstructing Greenberg's Rhetoric after the 60'S (2011 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GONÇALVES, R. G. C. .
      Descrição: Due to its diversity, contemporary art seems to escape from a theory as coherent as that referring to modernism, a theory that it often denies. Thus, I propose to investigate theories related to contemporary art and, specially its relationship with modernity, examining Clement Greenberg's criticism, taken as a meaningful thought about modern art and his resistance to contemporary art, as well as the authors that attacked his formalism. The interest in Greenberg is derived from the fact that, after having produced some of the most influential views on modern art, Greenberg faced up to essential changes in the field of arts that were incompatible with his own ideas. Over the last twenty years, between the 1970s and the 1990s, the importance attributed by Greenberg to the quality of works of art and to individual taste has been severely attacked. By this time, several French philosophers associated with postmodernism had their works translated in the United States contributing to this kind of reaction, but subsequently, the thought of Greenberg has been reviewed in a more productive way, by authors such as Thierry de Duve, for example, who stresses how, after the publication of Greenberg Collected Essays and Criticism, by John O?Brian, Greenberg?s ideas became the object of a less prejudiced reading, specially by a younger public.
  • Formação Acadêmica: 4
    • Graduacao:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1997
      • Curso: Comunicação Visual
        Nome da Instituição: Fundação Armando Álvares Penteado
        Ano de conclusão: 1990
    • Mestrado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2001
    • Doutorado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2006
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Stanford University
        Ano de conclusão: 2011
    • Colégio Santa Clara:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1991 - 1991 ).
        Outras informações: Professor
    • Escola Superior de Propaganda e Marketing:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1999 - 2001 ).
        Outras informações: Professor
    • Universidade Federal da Bahia:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
    • Cadernos de Filosofia Alemã:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - Atual ).
    • Stanford University:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2011 - 2011 ).
        Outras informações: professor visitante
    • Em curso:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).
        Outras informações: publicação anual e eletrônica vinculada ao Curso de Graduação em Filosofia do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de São Carlos.
    • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).
    • ARS (SÃO PAULO):
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
    • Novos Estudos:
      • Tipo de vínculo: Livre (2024 - Atual ).