Não autenticado |

Robson Scarassati Bello

    • Doutor em História Social, com pesquisa sobre as relações entre Jogos Eletrônicos, Indústria Cultural e representações culturais sobre o Oeste Americano. Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (2011), mestrado em História Social pela FFLCH-USP (2016) com pesquisa sobre Assassin's Creed e as relações entre História e Videogames, e doutorado também em História social pela FFLCH-USP (2023), com pesquisa sobre Videogames, filmes, e a reificação do Ludico, da Memória e do Oeste Americano. Também é pesquisador do Núcleo Interdisciplinar de Apoio à Pesquisa sobre Futebol e Modalidades Lúdicas (LUDENS- USP).História; Indústria Cultural e Memória; Jogos digitais

       

      Links:    

    • História da Cultura
    • História dos Jogos Eletrônicos
    • SCARASSATI BELLO, ROBSON . The Problem of Memory in the Assassin's Creed Series (2007-2020) Games And Culture , v. 1 , p. 1 - , 2023. ISSN: 15554139.
    • BELLO, R. S. . O videogame como representação histórica: Um estudo da série Assassin?s Creed entre 2007 e 2015 Revista de Estudos Lúdicos , v. I , p. 1 - , 2021. ISSN: 26753545.
    • BELLO, ROBSON SCARASSATI . O Mito da Fronteira e a imaginação do Outro: Os Estados Unidos e a representação dos conflitos no Oeste Americano, no Oriente Médio e no Futuro Espacial Exilium , v. 1 , p. 1 - , 2021. ISSN: 26756188.
    • BELLO, ROBSON SCARASSATI . História e Memória em Assassin's Creed (2007-2015) TEMPO E ARGUMENTO , v. 11 , p. 304 - 339 , 2019. ISSN: 21751803.
    • BELLO, R. S. . O espaço virtual da reconstituição histórica em Assassin?s Creed III ANAIS DO MUSEU HISTÓRICO NACIONAL , v. 49 , p. 83 - 96 , 2017. ISSN: 14131803.
    • BELLO, ROBSON SCARASSATI ; VASCONCELOS, JOSÉ ANTONIO . O VIDEOGAME COMO MÍDIA DE REPRESENTAÇÃO HISTÓRICA REVISTA OBSERVATÓRIO , v. 3 , p. 216 - , 2017. ISSN: 24474266.
    • BELLO, R. S. . Jogando com Piratas e Ditadores: As representações sobre o Caribe nos videogames Revista Eletrônica da ANPHLAC , v. 2016 , p. 176 - 208 , 2016. ISSN: 16791061.
    • BELLO, ROBSON SCARASSATI . Jogando no velho oeste: representação dos tempos-espaços históricos do oeste americano. Organizadores: Felipe Augusto Ribeiro Leonardo Dallacqua de Carvalho VIDEOGAMES E JOGOS ELETRÔNICOS: CAMINHOS TEÓRICOS E TEMÁTICOS PARA A HISTÓRIA, v. 1, p. 1 - 329, 2024.
    • VASCONCELOS, J. A. ; BELLO, ROBSON SCARASSATI . Atividades lúdicas no ensino de história. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES SOB NOVOS ÂNGULOS O PIBID na Universidade de São Paulo (2015-2018), v. , p. 1 - , 2019.
    • BELLO, ROBSON SCARASSATI . A imagem virtual e lúdica da História: a representação histórica do mundo medieval no jogo eletrônico Assassin?s Creed (2007). Encontros com as Imagens Medievais, v. , p. 1 - , 2017.
  • Textos em jornais de notícias/revistas: 3
    • BELLO, R. S. . História e videogames: como os jogos eletrônicos podem ser pensados por historiadores . Café História , , 13 nov. 2017.
    • BELLO, R. S. . Pokémon GO: temos que pensar! . Painel Acadêmico , www.http://painelacademico.uol , 04 ago. 2016.
    • BELLO, R. S. . ANÁLISE Assassin's Creed Syndicate: game com Karl Marx não faz doutrinação ideológica . Painel Acadêmico da UOL , , . .
    • BELLO, ROBSON SCARASSATI . Playing in the Frontier: Indústria Cultural, Videogames e a Representação do ?Velho Oeste Americano? (1971-2010). In: Seminário do Programa de Pós- Graduação em História Social: Linhas de Pesquisa 2020 , 2020 , São Paulo. Caderno de Resumos - Seminário do Programa de Pós- Graduação em História Social: Linhas de Pesquisa 2020. : , 2020.
    • BELLO, ROBSON SCARASSATI . O Progresso, A Violência, e a Wilderness em Red Dead Redemption (2010). In: 30° Simpósio Nacional de História - História e o futuro da educação no Brasil , 2019 , Recife. Anais do 30° Simpósio Nacional de História - História e o futuro da educação no Brasi. : , 2019.
    • BELLO, R. S. . Indústria Cultural, Representação da História e Videogames: O Velho Oeste Americano nos jogos eletrônicos.. In: XXIV Encontro Estadual da ANPUH-SP , 2018 , Guarulhos. Anais do XXIV Encontro Estadual de História da ANPUH-SP. : , 2018.
    • BELLO, R. S. . Assassin's Creed III: Representação histórica enquanto narrativa e jogabilidade. In: X Semana de História Política da UERJ , 2014 , Rio de Janeiro. Caderno de Resumos. : , 2014.
    • BELLO, R. S. . O videogame como narrativa, jogo e representação histórica em Assassin's Creed (2007- 2012). In: VII Simpósio Nacional de História Cultural , 2014 , São Paulo. Caderno de Resumos do VII Simpósio Nacional de História Cultural. : , 2014.
    • BELLO, R. S. . Assassin's Creed: Representação, espacialização e performance da História. In: XXVIII Simpósio Nacional de História , 2015 , Florianópolis. Anais do XXVIII Simpósio Nacional de História. : , 2015.
    • BELLO, ROBSON SCARASSATI ; SCHWARTZ, GILSON . The historicity of play. In: The 9th Australasian Conference , 2013 , Melbourne. Proceedings of The 9th Australasian Conference on Interactive Entertainment Matters of Life and Death - IE '13. New York : ACM Press, 2013. p. 1 - .
    • BELLO, R. S. . Cultura e Participação nos Videogames. In: I Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura , 2013 , São Paulo. Anais do I Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura. : , 2013.
    • BELLO, R. S. . Sobre História e Videogames: Possibilidades de análise teórico-metodológica. In: XVII Simpósio Nacional de História: Conhecimento Histórico e Diálogo Social , 2013 , Natal. Anais do XXVII Simpósio Nacional de História. : , 2013.
    • BELLO, ROBSON SCARASSATI . O mito da fronteira e a ideologia da violência regeneradora nos filmes e videogames norte-americanos. 2020 (Conferência)
    • BELLO, ROBSON SCARASSATI . PLAYING IN THE FRONTIER: INDÚSTRIA CULTURAL, VIDEOGAMES E A REPRESENTAÇÃO DO ?VELHO OESTE AMERICANO? (1971-2010). 2020 (Simposio)
    • BELLO, ROBSON SCARASSATI . Tamanho da fonte: Make font size smallerMake font size defaultMake font size larger A América Latina como espaço da ?Fronteira? na Indústria Cultural estadunidense (1950-2010) Robson Scarassati Bello. 2019 (Simposio)
    • BELLO, ROBSON SCARASSATI . O Progresso, A Violência, e a Wilderness em Red Dead Redemption (2010). 2019 (Simposio)
    • BELLO, R. S. . Indústria Cultural, Representação da História e Videogames: O Velho Oeste Americano nos jogos eletrônicos.. 2018 (Simposio)
    • BELLO, ROBSON SCARASSATI . De Assassin's Creed a Pokémon GO: História, Indústria Cultural e Jogos Eletrônicos. 2016 (Seminário)
    • BELLO, R. S. . Assassin's Creed: Representação, espacialização e performance da História. 2015 (Simposio)
    • BELLO, R. S. . Assassin's Creed (2007): Representação histórica da 3ª Cruzada em narrativa e jogabilidade. 2014 (Comunicacao)
    • BELLO, R. S. . O videogame como narrativa, jogo e representação histórica em Assassin?s Creed (2007-2012).. 2014 (Simposio)
    • BELLO, R. S. . Assassin's Creed III; Representação histórica enquanto narrativa e jogabilidade. 2014 (Comunicacao)
    • BELLO, R. S. ; SCHWARTZ, G. . The historicity of play. 2013 (Simposio)
    • BELLO, R. S. . Cultura e Participação nos Videogames. 2013 (Comunicacao)
    • BELLO, R. S. . Sobre História e Videogames: Possibilidades de análise teórico-metodológica. 2013 (Simposio)
    • VASCONCELOS, J. A. ; BELLO, ROBSON SCARASSATI . Curso Atividades Lúdicas no Ensino de História. 2015 (Departamento de História - PIBID - FFLCH - USP)
    • Nome do projeto: Marxismo e cultura: fundamentos teóricos e análise de obra (2011 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BELLO, R. S. , CARDOSO, M. .
      Descrição: A pesquisa pretende analisar a formação, no campo marxista, de uma tradição de estudos sobre cultura e arte a partir do início do século XX com a publicação do livro de Georg Luckas, "A Teoria do Romance", em 1919. Trata-se de uma pesquisa coletiva que procura sistematizar posições teóricas e fundamentos metodológicos que contribuam para a interpretação da produção artística no mundo contemporâneo.
    • Nome do projeto: LUDENS - Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Futebol e Modalidades Lúdicas (2012 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BELLO, R. S. , CAMPOS, F. .
      Descrição: O LUDENS (Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Futebol e modalidades Lúdicas) surge como suporte institucional que permite articular e impulsionar as pesquisas sobre o futebol e diversas outras modalidades lúdicas em meio aos seus eventos mais importantes em termos de espetacularização, A proposta é utilizar a mobilização social gerada pela Copa e pelos Jogos Olímpicos para estimular uma produção científica mais sistemática, crítica e de caráter interdisciplinar. Salienta-se que outras universidades brasileiras já possuem centros de estudos sobre futebol e esportes e a formação do LUDENS sediado na USP propõe-se a reunir pesquisadores de todas as universidades públicas paulistas
    • Nome do projeto: HISTÓRIA DOS ESTADOS UNIDOS: REGIONAL, NACIONAL, GLOBAL (séculos XVIII-XXI) (2015 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BELLO, R. S. , VASCONCELOS, J. A. , JUNQUEIRA, M. A. .
      Descrição: O grupo de estudos reúne especialistas envolvidos com pesquisa da área de História dos Estados Unidos. Os objetivos encerram largo alcance, reunindo investigações com variadas temáticas e cobrindo temporalidade ampla do período nacional da História norte-americana. Inclina-se aos perímetros da política, cultura e movimentos sociais, apreendendo dimensões de poder nos seus distintos níveis e movimento sociais diversos. Cobre aspectos regionais, alcança as questões relativas ao nacional e estende-se à atuação do país em perspectiva global.
    • Graduacao:
      • Curso: História
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2011
    • Mestrado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2016
    • Doutorado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2023
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2015 ).
        Outras informações: Monitoria no Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) na disciplina de Teoria da História II
        Outras informações: Livre
    • EMEF Vila Munck:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2014 ).
        Outras informações: Professor de Ensino Fundamental II
    • Prefeitura Municipal de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2013 - 2014 ).
        Outras informações: Professor de Ensino Fundamental II
    • Games for Change Latin America:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2015 ).
        Outras informações: Pesquisador
    • University of Southern California:
      • Tipo de vínculo: Livre (2023 - 2023 ).
        Outras informações: Visiting Scholar