Não autenticado |

Phillip Willians Leite

    • Doutorando em Sociologia Cultural (Kultursoziologie) na Universität Leipzig (Alemanha), com financiamento da Deutsche Forschungsgemeinschaft (DFG, Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa) e integrante do projeto "Pandemic Space: Understanding Quarantine and Responsibilization in Times of Corona". Membro do grupo "Arbeitskreis Medical Anthropology and Global Health" na Freie Universität Berlin. Mestre em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (2022) com pesquisa sobre homossexualidade nas forças armadas sul-africanas durante o apartheid. Durante o mestrado, realizou trabalho de campo na Cidade do Cabo e Stellenbosch, África do Sul, com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). É Bacharel em Relações Internacionais pelo Instituto de Relações Internacionais da USP (2018). Realizou pesquisa de iniciação científica nas áreas de Populações Africanas e Afro-Brasileiras e Marcadores Sociais da Diferença, tendo sido bolsista IC/CNPq do projeto "Sob o comando de um Deus racista: políticas sexuais na África do Sul" (Edital MCTI/CNPQ/Universal), coordenado por Laura Moutinho (DA-FFLCH-USP). Pesquisador afiliado à Stellenbosch University (África do Sul) e ao NUMAS-USP (Núcleo de Estudos dos Marcadores Sociais da Diferença).

       

      Links:    

    • LEITE, P. W. . ?Meu pai mandou um garoto no armário para o exército e recebeu de volta um homem homossexual?: A homossexualidade nas forças armadas sul-africanas durante o ?apartheid? a partir de um romance REVISTA ENFOQUES (RIO DE JANEIRO) , v. 18 , p. 227 - 246 , 2021. ISSN: 16781813.
    • LIMA, ALLAN GREICON MACEDO ; MAZZOTINI, ANA CAROLINA ; MALAMAN, AUGUSTO ; LEÃO, AUGUSTO VELOSO ; MADER, CAIO ; TAKAHASHI, CAROLINA ; CAVALCANTE, CLAUDIO ; OTERO, GUILHERME AROSA ; PEREIRA, GUSTAVO ; SALUSTIANO, HUGO ; MAITINO, MARTIN EGON ; ARAÚJO, NATÁLIA LIMA DE ; WILLIANS, PHILLIP . Educar para o mundo: experiência extensionista popular para direitos humanos e migrações Revista de Cultura e Extensão - USP , v. 13 , p. 65 - , 2015. ISSN: 21756805.
    • LEITE, P. W. . Sobre vírus, história e política: o HIV e o SARS-CoV-2 na África do Sul e no Brasil . Boletim Cientistas Sociais , , . .
    • LEITE, P. W. . Moffies no exército: raça/etnia, gênero e (homos)sexualidade nas forças armadas sul-africanas durante o apartheid. In: XIII Reunião de Antropologia do Mercosul , 2019 , Porto Alegre. Antropologias do sul: anais da XIII Reunião de Antropologia do Mercosul. : , 2019.
    • LEITE, P. W. . My father sent a closeted child to the army and got a homosexual man back: subjectivation in apartheid South Africa's armed forces. 2021 (Outra)
    • LEITE, P. W. . A homossexualidade e a nação: o caso da África do Sul do apartheid. 2020 (Congresso)
    • LEITE, P. W. . Masculinidade/homossexualidade, normalização/resistência nas forças armadas sul-africanas durante o apartheid. 2019 (Comunicacao)
    • LEITE, P. W. . Moffies no exército: raça/etnia, gênero e (homos)sexualidade nas forças armadas sul-africanas durante o apartheid. 2019 (Comunicacao)
    • LEITE, P. W. . Moffies no exército: raça/etnia, gênero e (homos)sexualidade nas forças armadas sul-africanas durante o apartheid. 2019 (Comunicacao)
    • LEITE, P. W. . Management of (homo)sexuality in apartheid South Africa. 2018 (Simposio)
    • LEITE, P. W. . Gestão da (Homo)sexualidade na África do Sul do apartheid. 2018 (Comunicacao)
  • Organização de eventos: 2
    • MOUTINHO, L. ; MARIANO, E. ; NEVES, P. S. C. ; BAGNOL, B. ; AYRES, J. R. ; LOPES, P. ; TIRIBA, T. H. ; LEITE, P. W. . 3o Workshop - Projeto Pró-Africa - Vizinhança nas entrelinhas (Brasil, Africa do Sul e Moçambique). 2018 ()
    • LEITE, P. W. . Mostra de Cinema na Tenda Cultural Ortega y Gasset: As ditaduras da América Latina. 2014 ()
    • Nome do projeto: Educar para o Mundo (2013 - 2015
      Natureza: Extensao
      Integrantes: LEITE, P. W. .
      Descrição: O projeto visa a contribuir para a educação em direitos humanos no Brasil, com o intuito de promover a discussão e a garantia dos direitos da população imigrante na cidade de São Paulo. Entendendo a extensão como comunicação, o projeto almeja produzir novo conhecimento a partir da troca e do diálogo entre o conhecimento acadêmico sobre direitos humanos e direitos dos imigrantes e o conhecimento prático sobre o tema advindo da experiência dos próprios imigrantes.
    • Nome do projeto: Sob o comando de um deus racista: políticas sexuais na África do Sul (2014 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LEITE, P. W. , LOPES, P. , MOUTINHO, L. , TIRIBA, T. H. , ZAMBONI, M. , OLIVEIRA, M. I. Z. .
      Descrição: O objetivo deste projeto de pesquisa é: 1) dar continuidade às reflexões iniciadas no doutorado e desenvolvidas posteriormente, retornando às questões relativas à raça, gênero e sexualidade na África do Sul, agora não apenas sob a perspectiva dos relacionamentos afetivo-sexuais inter-raciais criminalizados no período do Apartheid mas através de uma ampla analise dos casos enquadrados na Sexual Law Offense (incluindo estupro), observando a influencia da Igreja Holandesa Reformada na construção e execução da lei. Como afirma Sidney Chalhoub no livro "Trabalho, Lar e Botequim", apesar dos agentes jurídicos atuarem no sentido de enquadrar e mesmo silenciar os distintos padrões de comportamento existentes na sociedade, suas vozes esganiçadas se infiltram nas entrelinhas dos processos[criminais] Por mais que tentem, os autos não silenciam os atos. (1986:164) Uma análise ampla dos processos permitirá, portanto, compreender a margem de manobra por dentro lei ao qual os atores (réus, testemunhas e acusados) recorriam. Inspirada nas perspectivas analíticas acima apresentadas, acredito ser de fundamental importância levar a cabo na África do Sul uma análise tanto das representações jurídicas relativas aos papéis sexuais e sua articulação com as representações sobre raça, gênero e pecado quanto aproveitar o que as vozes dissonantes da moral religiosa vigente tinham a dizer, com destaque para a compreensão das tentativas do sistema para regulá-las e silenciá-las. 2) Pretendo ainda, em conjunto com um cineasta da Cidade do Cabo, Khalid Shamis, realizar um documentário com o artista plástico Manfred Zille. De origem alemã e com obras expostas na National Galery (Cape Town), Zille casou-se com uma mulher coloured (com quem teve duas filhas) no período do Apartheid. Nossa ideia seguir o percurso de sua vida e destas redes de sociabilidade marcadas por relações mistas que viveram nos bairros mestiços de Observatory e Woodstock na Cidade do Cabo. Projeto contemplado no Edital MCTI/CNPQ/Universal...
    • Nome do projeto: On the other side? Das implicações morais de certos horizontes imaginativos: raça\racismo, sexualidade, gênero e religião na África do Sul (2014 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LEITE, P. W. , LOPES, P. , MOUTINHO, L. , PIMENTA, D. , TIRIBA, T. H. .
      Descrição: Descrição: O objetivo mais amplo desta proposta de investigação é refletir sobre alguns dos limites e dilemas presentes na consciência moral humanista desenvolvida na África do Sul, no processo de transição do apartheid para a democracia. Mais particularmente, a proposta desta pesquisa é inquirir um determinado conjunto de racionalizações e crenças que permite tanto que se evitem as implicações morais de certos "horizontes imaginativos" na África do Sul quanto estimula adesões mais ou menos disfarçadas a narrativas de cunho racial, homofóbica, sexista e separatista. Projeto contemplado no Edital/Chamada Produtividade em Pesquisa - PQ - 2014...
    • Nome do projeto: A Vizinhança nas entrelinhas: alianças e conflitos, trocas (des)iguais e cooperação entre Moçambique e África do Sul (2015 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LEITE, P. W. , LOPES, P. , MOUTINHO, L. , PIMENTA, D. , TIRIBA, T. H. , OLIVEIRA, M. I. Z. , SCHWARCZ, L. K. M. , BAGNOL, B. , NEVES, P. S. C. , AYRES, J. R. , LIBERATO, R. S. , MARIANO, E. .
      Descrição: Este projeto se inscreve no interior de um quadro amplo e complexo relativo à experiência de redemocratização em curso na África do Sul e em Moçambique, tendo ainda o Brasil como contraponto comparativo no sentido de dar inteligibilidade ao diálogo sul-sul. Objetiva-se investigar o processo de inflexão iniciado com a adoção de novas constituições em 1996 (África do Sul), em 1988 (Brasil) e, no caso moçambicano em 1975 (Independência), 1990 e 2004. Trata-se de processos de democratização que terão influências evidentes na (re)distribuição sempre desigual do poder tanto no modo como algumas minorias e grupos subalternizados foram e vêm sendo representados e ganhando voz no debate público, quanto na forma como esses estados nacionais vêm se relacionando com tais grupos, a exemplo dos casos dos negros\blacks e homossexuais na África do Sul (e mesmo no Brasil) e dos pobres e da autoridade tradicional em Moçambique. Assim, o objetivo mais amplo desta proposta de investigação é refletir sobre a expansão, mas igualmente os limites e dilemas da consciência moral humanista nos contextos em tela, com foco no trânsito de pessoas, saberes, mercadorias e políticas entre África do Sul e Moçambique. A proposta que anima a articulação desta rede interdisciplinar e internacional de professores e pesquisadores é a de produzir conhecimento, promover debates e reflexões, em perspectiva comparada internacional com foco não apenas nas realidades locais, mas igualmente nas inúmeras conseqüências dos cruzamentos de fronteiras nacionais e simbólicas. O projeto proposto contempla as seguintes áreas de conhecimento: inclusão social, saúde pública e segurança alimentar. Projeto selecionado na Chamada MCTI/CNPq nº 46/2014 - Programa de Cooperação em Ciência. Tecnologia e Inovação com Países da África - PROÁFRICA..
    • Nome do projeto: Bacharéis, empregados e clérigos: um estudo sobre a dinâmica das interações sociais numa cidade sul-africana (2018 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LEITE, P. W. , MOUTINHO, L. .
      Descrição: O objetivo geral da atual proposta de investigação é observar e analisar a rede de relações entre whites, coloureds, blacks e os imigrantes de diferentes regiões de África, em uma importante cidade da região vinícola, da Província do Cabo, na África do Sul. Este projeto de pesquisa traz como pano de fundo e inspiração as análises de Max Gluckman e Manphela Ramphele a respeito do regime do apartheid, bem como as transformações atuais e suas fraturas na "rainbow nation" preconizada por líderes morais como Nelson Mandela e Desmond Tutu. O atual projeto objetiva dar continuidade a uma temática que se revelou extremamente importante no decorrer do trabalho de campo realizado: raça, nacionalismo e religião articulados com gênero e militarismo na extrema direita sul-africana..
    • Nome do projeto: Ensino de antropologia em inglês em sala de aula (2018 Atual)
      Natureza: Ensino
      Integrantes: LEITE, P. W. , MADER, CAIO , MOUTINHO, L. , TIRIBA, T. H. , Celso Luiz de Oliveira Junior .
      Descrição: O objetivo desta proposta pedagógica, que foi desenvolvida pelas professoras Thais Henriques Tiriba sob a coordenação de Laura Moutinho, é trabalhar, numa disciplina da grade obrigatória, o ensino e desenvolvimento da língua inglesa. Esse projeto, em sua primeira e experimental fase, alinha-se ao trabalho de internacionalização das Ciência Sociais que vem sendo conduzido na FFLCH e na AUCANI e visa ampliar o acesso e o envolvimento dos alunos em atividades acadêmicas internacionais. Mais especificamente, objetiva-se trazer para sala de aula a língua inglesa de modo a ampliar o espectro de exposição dos alunos ao idioma. Concomitantemente, desenvolver-se-á noções de inglês instrumental de modo a capacitar os alunos para a leitura de textos acadêmicos em inglês. Diferentemente de iniciativas que focam o ensino da língua, o objetivo do empreendimento atual é o aprendizado de questões clássicas tanto da antropologia que foi desenvolvida nos Estados Unidos quanto no Império Britânico, como previsto pela grade obrigatória. Todo o ensino da língua inglesa se dará através dos textos clássicos que são utilizados na disciplina.
    • Nome do projeto: Moffies no exército: raça/etnia, gênero e (homos)sexualidade nas forças armadas sul-africanas durante o apartheid (2019 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LEITE, P. W. , MOUTINHO, L. .
      Descrição: A literatura acadêmica sobre a homossexualidade nas forças armadas sul-africanas (South African Defence Force, ou SADF) durante o apartheid conta com poucos trabalhos e se debruça especialmente sobre a violência interpessoal e institucional que moffies, termo derrogatório em africânder para homens afeminados e/ou homossexuais, sofreram na instituição. Não obstante, a partir de um trabalho de campo realizado no âmbito de uma iniciação científica em Stellenbosch, África do Sul, com homens whites na casa dos 40-60 anos, ex-recrutas da SADF e auto-identificados enquanto homossexuais, o presente projeto constrói a hipótese de que a experiência da homossexualidade na instituição foi mais complexa do que aponta a literatura sobre o tema. Os relatos desses homens sobre o cotidiano no exército permitem dizer que, em alguns casos, os indivíduos parecem ter vivido experiências e construído uma elaboração de si não só em consonância, mas também em negociação e subversão de normas ligadas a diferentes marcadores sociais da diferença articulados ao projeto nacionalista africânder. Trabalhando com essa hipótese, este projeto procurará investigar 1) as relações entre o nacionalismo africânder e a (homos)sexualidade, em intersecção com outros marcadores sociais da diferença, e 2) o processo de constituição de si dos sujeitos enquanto homossexuais no espaço das forças armadas.
    • Nome do projeto: Moffies no exército: raça/etnia, gênero e (homos)sexualidade nas Forças Armadas sul-africanas durante o apartheid (2021 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LEITE, P. W. , MOUTINHO, L. , DUBBELD, B. .
      Descrição: A literatura acadêmica sobre a homossexualidade nas forças armadas sul-africanas (South African Defence Force, ou SADF) durante o apartheid conta com poucos trabalhos e se debruça especialmente sobre a violência interpessoal e institucional que moffies, termo derrogatório em africânder para homens afeminados e/ou homossexuais, sofreram na instituição. Não obstante, a partir de um trabalho de campo realizado no âmbito de uma iniciação científica em Stellenbosch, África do Sul, com homens whites na casa dos 40-60 anos, ex-recrutas da SADF e auto-identificados enquanto homossexuais, o presente projeto constrói a hipótese de que a experiência da homossexualidade na instituição foi mais complexa do que aponta a literatura sobre o tema. Os relatos desses homens sobre o cotidiano no exército permitem dizer que, em alguns casos, os indivíduos parecem ter vivido experiências e construído uma elaboração de si não só em consonância, mas também em negociação e subversão de normas ligadas a diferentes marcadores sociais da diferença articulados ao projeto nacionalista africânder. Trabalhando com essa hipótese, este projeto procurará investigar 1) as relações entre o nacionalismo africânder e a (homos)sexualidade, em intersecção com outros marcadores sociais da diferença, e 2) o processo de constituição de si dos sujeitos enquanto homossexuais no espaço das forças armadas.
    • Nome do projeto: Pandemic Space: Understanding Quarantine and Responsibilization in Times of Corona (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LEITE, P. W. , BURCHARDT, M. .
      Descrição: As the current COVID-19 crisis powerfully shows, pandemics are inherently spatial phenomena that necessitate a re-ordering in how people and pathogens interact. Responses to the current pandemic focus on quarantine, at scales historically unprecedented, targeting not only specific groups (of infected or risky bodies) but entire populations. Quarantine, however, is more than simple forced immobility. Technologies of self-isolation, flexible confinement, social distancing, and the policing of compliance rely on activating individuals to coproduce their own and others health, or responsibilizing citizens. While this concept is central in recent studies of public health, we lack insight into how responsibilization shapes how ordinary people construe and navigate bodily and public space in pandemic times.Our project investigates quarantining strategies and practices as central public health tools against pandemics and the processes of responsibilization that seek to make them effective. By illuminating the nexus of quarantine and responsibilization, the project will significantly contribute to the history and theory of disease prevention. Using an interdisciplinary approach involving historians, sociologists, and anthropologists, thereby bringing together transregional and comparative perspectives, we will pursue three interrelated axes of analysis:(1) subproject 1: the circulation of quarantine knowledge in global public health discourses,(2) subproject 2: the history of quarantine during the Spanish Flu in the United States, and(3) subproject 3: current practices of quarantine in response to coronavirus in South Africa.While subproject 1 takes a transregional perspective to reconstruct the history of increasingly shared knowledge and norms of disease control, and their (post)colonial legacies, the case studies in subprojects 2 and 3 focus on the implementation and negotiation of quarantine on the ground. Both in the US and South Africa, these efforts have been shaped by race, which plays a fundamental role in the social and spatial order of public health in both societies.We understand pandemic space and its construction via quarantine as conceived through expert knowledge, regulated by public health institutions enacted by ordinary citizens, and cutting across multiple scales in a context of worldwide viral spread. Our main research questions are: How have pandemic space and quarantining strategies been conceptualized and codified in international/global health discourses? Which social groups have been considered as responsible citizens, and what role has race played in this respect? What scientific observations and popular assumptions about personal space and sanitation have directed public health debates towards responsibilized behavior, and how have they been taken up by ordinary citizens?
    • LEITE, P. W. . Como criar um currículo Lattes. 2020 - Apresentação de webinar
    • Graduacao:
      • Curso: Relações Internacionais
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: Gestão da (Homo)sexualidade na África do Sul do apartheid
        Ano de conclusão: 2018
    • Mestrado:
      • Curso: Ciência Social (Antropologia Social)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2022
    • Doutorado:
      • Curso: Sociologia Cultural
        Nome da Instituição: Universität Leipzig
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Stellenbosch University:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - 2021 ).
        Outras informações: Affiliate Research Student na Stellenbosch University, desenvolvendo a pesquisa "Moffies in the military: race/ethnicity, gender and (homo)sexuality in the South African army during apartheid" sob orientação de Bernard Dubbeld (Department of Sociology and Social Anthropology - Stellenbosch University)
        Outras informações: Affiliate Research Student
    • Universität Leipzig:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2022 - Atual ).
        Outras informações: Wiss. Mitarbeiter / Research Fellow