Não autenticado |

Fernando Furquim de Camargo

    • Professor do curso de Relações Internacionais na Universidade Federal do Tocantins. Graduado (2000) e Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Doutor em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2016). Pesquisador-associado do Laboratório de Economia Política e História Econômica da Universidade de São Paulo (LEPHE-USP), pesquisador do Núcleo de Estudos de História: Trabalho, Ideologia e Poder da PUC-SP (NEHTIPO), do Grupo História e Economia Mundial Contemporâneas (USP) e do GMarx (USP). Interesses de pesquisa em História Econômica, História Contemporânea, Relações Internacionais Contemporâneas, História do Pensamento Econômico e Economia Política.

       

      Links:    

    • Estudos sobre lutas sociais, ideologia e poder no Brasil e na América Latina
    • História do Pensamento Econômico
    • Teoria e Metodologia da Economia Política
    • Relações Internacionais no Mundo Contemporâneo
    • Produção, Edição e Circulação das Ideias Políticas e Econômicas
    • CAMARGO, Fernando Furquim de ; GAMA, C. F. P. S. . From Farmers to Firms: United States and China in a Shifting World Order From Farmers to Firms: United States and China in a Shifting World Order CONJUNTURA INTERNACIONAL (BELO HORIZONTE. ONLINE) , v. 15 , p. 11 - 21 , 2018. ISSN: 18096182.
    • CAMARGO, Fernando F. de . Apontamentos sobre ação direta e revolução no estado espanhol Mouro: Revista Marxista (Impresso) , v. 09 , p. 257 - 277 , 2015. ISSN: 21754519.
    • CAMARGO, Fernando F. de . A Ideologia Conservadora de José Antonio Primo de Rivera: Hispanidad, História & Catolicismo Projeto História (PUCSP) , v. 32 , p. 232 - 330 , 2006. ISSN: 01024442.
    • CAMARGO, Fernando F. de ; GAMA, C. F. P. S. . Brasil e Índia: Estratégias divergentes na Arena Internacional. In: 9o Congresso Latino-americano de Ciência Política Democracias em Recessão? , 2017 , Montevidéu. 9o Congresso Latino-americano de Ciência Política Democracias em Recessão?. : , 2017.
    • CAMARGO, Fernando F. de . As estratégias de Brasil e Estados Unidos frente à Guerra Civil Espanhola.. In: VI Congresso de Pós-Graduando do Programa de História Econômica da Universidade de São Paulo , 2013 , São Paulo. Caderno de Resumos do VI Congresso de Pós-Graduando do Programa de História Econômica da Universidade de São Paulo. : , 2013.
    • CAMARGO, Fernando F. de . The Conservative Ideology of Jose Antonio Primo de Rivera, 1931-1936. In: Sixth European Social Science History Conference , 2006 , Amsterdam. Programme of EHSSC. : , 2006.
    • CAMARGO, Fernando F. de . Antimodernidad y regresividad en el ideario de José Antonio Primo de Rivera. In: XIº Jornadas Interescuelas Departamentos de Historia , 2007 , Tucumán. XI Jornadas Interescuelas / Departamentos de Historia. Tucumán : , 2007.
    • CAMARGO, Fernando F. de ; FERREIRA, F. S. ; SORIA, L. N. ; DAVID, A. . O Neozapatismo Mexicano e seu impacto dentro das Ciências Sociais atuais: Seis teses para desenvolver. São Paulo : IDEOGRAPHOS , 2017 (Tradução)
    • CAMARGO, Fernando F. de . Parecer de Artigo Científico - Revista de História. 2018 (Parecer)
    • CAMARGO, Fernando F. de ; MORAES, Maria Candelária V. . Elaboração de Matriz Curricular para implementação do curso de Bacharelado em Relações Internacionais. 2014 (Outra)
    • CAMARGO, Fernando F. de ; MORAES, Maria Candelária V. . Projeto Pedagógico de Curso - Curso de Licenciatura Plena e Bacharelado em História. 2011 (Elaboracao_de_projeto)
    • MORAES, Maria Candelária V. ; CAMARGO, Fernando F. de . Projeto Pedagógico de Curso - Renovação de Reconhecimento do Curso de Licenciatura Plena e Bacharelado em História. 2008 (Elaboracao_de_projeto)
    • CAMARGO, Fernando F. de ; GODOY, Alexandre P. ; MAGNO, Amailton Magno ; SOUZA, José. A. . Projeto de Curso de Lato Sensu: História, Ensino e Cultura. 2006 (Elaboracao_de_projeto)
    • CAMARGO, Fernando F. de ; GODOY, Alexandre P. ; SOUZA, José. A. . Projeto Pedagógico de Curso - Renovação de Reconhecimento do Curso de Licenciatura Plena e Bacharelado em História. 2006 (Elaboracao_de_projeto)
    • CAMARGO, Fernando F. de . As relações econômicas entre o Brasil e a Guerra Civil Espanhola (1936-1939). 2016 (Congresso)
    • CAMARGO, Fernando F. de ; GAMA, C. F. P. S. . Brasil e Índia: estratégias divergentes na arena internacional. 2017 (Congresso)
    • CAMARGO, Fernando F. de . Antecedentes da Guerra Civil Espanhola: A Segunda República.. 2003 (Conferência)
    • CAMARGO, Fernando F. de . Uma Abordagem Bonapartista do Franquismo.. 2000 (Comunicacao)
    • CAMARGO, Fernando F. de . Antimodernidad y regresividad en el Ideario de Jose Antonio Primo de Rivera.. 2007 (Comunicacao)
    • CAMARGO, Fernando F. de . Las Relaciones entre Brasil y España: la persecución varguista a los republicanos en el Estado Nuevo. 2008 (Comunicacao)
    • CAMARGO, Fernando F. de . Un panorama historico de los índios del Brasil. 2000 (Conferência)
    • CAMARGO, Fernando F. de . O Ideário Falangista de José Antonio Primo de Rivera (1931-1936).. 2004 (Comunicacao)
    • CAMARGO, Fernando F. de . No pasarán!: A Resistência aos nacionalistas na Guerra Civil Espanhola (1936-1939).. 2009 (Outra)
    • CAMARGO, Fernando F. de . Da resistência à massificação: o jazz e o fim do sonho americano.. 2010 (Outra)
    • CAMARGO, Fernando F. de . As estratégias de Brasil e Estados Unidos frente à Guerra Civil Espanhola. 2013 (Comunicacao)
    • CAMARGO, Fernando F. de . A Guerra Civil Espanhola e as ações econômicas de Brasil e Estados Unidos (1936-1939). 2012 (Comunicacao)
    • CAMARGO, Fernando F. de . Falangismo e Franquismo. 2009 (Simposio)
    • CAMARGO, Fernando F. de . As alterações na lei eleitoral para 2018. 2017 Radio UFT FM
    • CAMARGO, Fernando F. de . PROGRAMA EXPRESSÕES. 2016 Rádio UFT FM
    • CAMARGO, Fernando F. de . PROGRAMA EXPRESSÕES. 2016 RADIO UFT FM
    • CAMARGO, Fernando F. de . África-Brasil: Culturas e Intepretações. 2006 (Faculdade de Ciências da Educação e Colegiado de História)
    • CAMARGO, Fernando F. de . Revolução e Contra-Revolução na Espanha: 70 anos Depois. 2006 (Núcleo de Estudos em História: Trabalho, Ideologia e Poder)
    • CAMARGO, Fernando F. de ; MALOMALO, B. ; MORAES, Maria Candelária V. . 3ª Semana de História. Revoluções e novos rumos da História: uma discussão contemporânea. 2009 (Universidade Camilo Castelo Branco)
    • CAMARGO, Fernando F. de . Simpósio Internacional: Esquerda na América Latina História, Presente, Perspectivas.. 2012 (Departamento de História - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - Universidade de São Paulo)
    • CAMARGO, Fernando F. de . Um Mundo em Convulsão. 2013 (Programa de Pós-Graduação em História Econômica (FFLCH/USP))
    • CAMARGO, Fernando F. de . Ciclo de Reflexões sobre o Contemporâneo. 2015 (Colegiado do Curso de Licenciatura em História)
    • CAMARGO, Fernando F. de ; BERNARDI, C. ; PRIMO, Antonio A. ; SAVIETO, Monica C. . 2ª Semana de História - Américas: Narrativas, Culturas e Lutas Sociais. 2007 (Colegiado de História da UNICASTELO)
    • CAMARGO, Fernando F. de ; FAVERO, A. R. T. ; GRAVINO, V. . Atelie Clio - Oficinas de História.Desvendando imagens: percepções, tempos e temporalidade.. 2009 (COGEAE/PUC-SP)
    • CAMARGO, Fernando Furquim de . A trajetória da identidade dos Estados Unidos e de suas políticas externas. 2015 (Universidade Federal do Tocantins)
    • Nome do projeto: CineLAERI (2017 - 2017
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CAMARGO, Fernando F. de , GAMA, C. F. P. S. , SPOSITO, I. B. , SCOLESO, F. , LACERDA, J. M. A. F. , SANTOS, G. I. R. , MARCHINI NETO, D. , LUDWIG, F. J. , SILVA, R. I. .
      Descrição: O Projeto CineLAERI (Cine - Laboratório de Estudos das Relações Internacionais) é uma importante ferramenta pedagógica que expande os debates do curso para toda a comunidade acadêmica e destina-se a alunos da graduação, pós-graduação, assim como aqueles que se encontram na série final do Ensino Médio. Com ele pretendemos trazer os alunos do Ensino Médio de escolas Públicas e Particulares para as dependências da Universidade Federal do Tocantins - Porto Nacional e realizar, também, o movimento contrário, levando nossos debates para o espaço das escolas da região. Entendemos que esta é uma forma de aproximar a comunidade das atividades desenvolvidas pela UFT e garantir que conheçam nossos trabalhos e estabeleçam vínculos futuros. O curso de extensão visa um debate aprofundado das correntes teóricas estudadas no curso de Relações Internacionais e dos atuais conflitos mundiais em suas múltiplas expressões (geopolíticos, acordos de paz, Direitos Humanos, mundos do trabalho, migrações, refugiados...). Por meio dos mais recentes documentários, os professores do curso de Relações Internacionais serão responsáveis por encaminhar os debates com o objetivo de fomentar o senso crítico, a análise imagética e a correspondência teórica dos temas.
    • Nome do projeto: MOVIMENTOS SOCIAIS NACIONAIS E TRANSNACIONAIS NA ERA DA MUNDIALIZAÇÃO DO CAPITAL E DA PRECARIZAÇÃO DO MUNDO DO TRABALHO (2016 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CAMARGO, Fernando F. de , GAMA, C. F. P. S. , MUNIZ, A. L. G. , SCOLESO, F. , LACERDA, J. M. A. F. , SANTOS, G. I. R. .
      Descrição: Este projeto de pesquisa tem por objetivo discutir e aprofundar os debates em torno dos movimentos sociais nacionais e transnacionais, do campo e da cidade, durante o período de neoregulamentação das políticas de estado (a partir da década de 1990) que permitiu o aprofundamento de uma economia neoliberal atendendo aos interesses de uma nova ordem econômica internacional.
    • Nome do projeto: As comissões econômicas e sociais das Nações Unidas: uma trajetória crítica e comparada (1945-2015) (2016 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CAMARGO, Fernando F. de , SILVA, V. G. , SANTOS, G. O. G. .
      Descrição: A pesquisa objetiva a análise, de forma comparativa, das propostas de políticas macroeconômicas e de integração regional das cinco comissões regionais do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (ECOSOC): a Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL), Comissão Econômica das Nações Unidas para a África (CEA), Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa (UNECE); Comissão Econômica e Social para a Ásia Ocidental (CESAO) e a Comissão Econômica e Social para a Ásia e o Pacífico (CESAP). Fundadas entre 1947 e 1973, essas comissões regionais possuíam como proposta original, sob os auspícios da ONU, a promoção de processos de desenvolvimento nos setores primários, secundários e terciários dos estados-membros participantes. Assim, as problemáticas da pesquisa relacionar-se-ão em uma mão dupla: por um lado, um exame sobre o difuso conceito universalista de desenvolvimento, e por outro, como as práticas e propostas estabelecidas atenderam aos interesses de lideranças internas, bem como os fluxos internacionais financeiros e de mercadorias. A problemática exposta coaduna-se com a nossa hipótese de que os programas criados obtiveram efeitos extremamente limitados no que concerne à recuperação de regiões e grupos populacionais em condição de pobreza que não estavam alinhavados com os interesses das grandes potências no pós-Segunda Guerra. E, que de forma concomitante, propostas alternativas àquelas apresentadas por tais comissões regionais surtiram maiores efeitos para mitigar situações de miséria. Para tanto, serão utilizados como subsídios documentais e estatísticos, publicações das respectivas comissões, anuários econômicos nacionais e internacionais e outros documentos que tenham relevância para o progresso da pesquisa.
    • Graduacao:
      • Curso: História
        Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
        Título: O Pensamento de Carlos Lacerda: Editoriais na Tribuna da Imprensa (1951-1954)
        Ano de conclusão: 2000
    • Mestrado:
      • Curso: História
        Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
        Ano de conclusão: 2002
    • Doutorado:
      • Curso: História Econômica
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2016
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade Brasil:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2006 - 2015 ).
        Outras informações: Professor Assistente
    • Escola Experimental Pueri Domus:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1998 - 1998 ).
        Outras informações: Professor de Ensino Médio
    • Educandário Nossa Senhora do Carmo:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1999 - 2000 ).
        Outras informações: Professor
    • Escola Ofélia Fonseca:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2001 - 2001 ).
        Outras informações: Professor
    • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2011 - 2012 ).
        Outras informações: Professor Convidado
    • Universidade Nove de Julho:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2012 ).
        Outras informações: Professor Convidado
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2015 - Atual ).
        Outras informações: Pesquisador
    • Escola Santa Rosa de Lima:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1997 - 1997 ).
        Outras informações: Professor do ensino fundamental II
    • Curso Anglo Vestibulares:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1997 - 1998 ).
        Outras informações: Monitor auxiliar de história Geral
    • Universidade Federal do Tocantins:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2015 - Atual ).
        Outras informações: Professor Assistente