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Layanna Giordana Bernardo Lima

    • Doutora em Ciência área de concentração em Geografia Humana (2012-2016) pela Universidade de São Paulo ( USP), Mestre em Ciência do Ambiente (2009) pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Graduada em Pedagogia (2001) pela Universidade do Estado do Tocantins (Unitins) .Docente na Universidade Federal do Tocantins desde de 2010, atuando no curso de Pedagogia. Atuou como Diretora - Adjunta e coordenadora pedagógica d projetos de educação socioeducativa na Instituição Educacional Casa de Eurípedes na cidade de Colinas do Tocantins entre os anos de 2002 e 2010. Coordenadora do curso de Pedagogia (UFT/Miracema) de 2010 a 2012. Atualmente, vice- líder do Grupo de pesquisa educação, cultura e mundo rural - EDURURAL (UFT/Miracema) e pesquisadora Geografia Agrária (USP).Coordenadora do Laboratório Interdisciplinar de Prática Pedagógica - LIPPed. Áreas de ensino e pesquisa campo do ensino de geografia, ciências, educação ambiental; educação do campo; e educação indígena. No âmbito da pesquisa em geografia : questões indígenas; geografia agrária; campo e território.

       

      Links:    

    • LIMA, L. G. B. . A questão agrária e os povos indígenas: um breve histórico as políticas indigenistas no Brasil HUMANIDADES & INOVAÇÃO , v. 6 , p. 174 - 188 , 2019. ISSN: 23588322.
    • LIMA, L. G. B. . O PROCESSO DE CONQUISTA DO TERRITÓRIO DOS AKWẼ-XERENTE NO ESTADO DO TOCANTINS AGRÁRIA (SÃO PAULO. ONLINE) , v. 1 , p. 61 - 85 , 2013. ISSN: 18081150.
    • OLIVEIRA, A. M. ; NASCIMENTO, L. R. ; LIMA, L. G. B. . Desafios da Universidade Federal do Tocantins no enfrentamento da exclusão social.. Reflexões sobre educação, pobreza e desigualdade social: primeiras aproximações., v. 1, p. 1 - 278, 2018.
    • OLIVEIRA, A. M. ; LIMA, L. G. B. ; Stach-Haertel,Úrsula Brigite . Práticas pedagógicas em uma escola do campo: reflexões a partir do programa Prodocência em Miracema.. Práticas de ensino e (na) formação de professores: contribuições do Prodocência na UFT., v. 1, p. 07 - 253, 2016.
    • LIMA, L. G. B. ; SPADA, A. C. M. ; PASSOS, V. M. A. . O Curso de pedagogia e a formação docente: um estudo acerca da formação do pedagogo. Educação Infantil e formação de professores, v. 1, p. 173 - 187, 2015.
    • LIMA, L. G. B. . Terras Indígenas: Akwẽ-Xerente do estado do Tocantins. Educação, participação política política e identidade cultural: uma contribuição multidisciplinar para a formação docente no Tocantins, v. 01, p. 225 - 244, 2016.
    • LIMA, L. G. B. . 'Povos Indígenas no Brasil : sujeitos histórico de luta e resistência contra a exclusão social e a pobreza.'. In: VIII SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA AGRÁRIA e IX SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRÁRIA. , 2017 , Curitiba. Geografia das redes de mobilização social na América Latina.. : , 2017.
    • LIMA, L. G. B. . Educação Ambiental: Desafios e Possibilidades. In: IV EDIPE: PARA UMA REALIDADE COMPLEXA,QUE ESCOLA,QUE ENSINO? , 2011 , Goiânia. IV EDIPE - ENCONTRO ESTADUAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO - 2011. Goiânia : , 2011.
    • LIMA, L. G. B. . DOCENTE DO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS EM MIRACEMA DO TOCANTINS - TO.. In: XIX Simpósio de Estudos e Pesquisas da Faculdade de Educação: Conhecimento e Modernidade: Novos e Velhos Desafios. , 2010 , Goiania. Anais XIX Simpósio de Estudos e Pesquisas da Faculdade de educação-FE/UFG. Goiania : FE/UFG, 2010.
    • LIMA, L. G. B. . Saúde e Condiçoes Socioambientais da população atendida pela Unidade de Saúde Gerson de Oliveira, no municipio de Colinas do Tocantins. : , 2008 (Painel)
    • LIMA, G. A. T. ; GARCIA, Adriana ; ARAUJO, J. F. ; LIMA, L. G. B. . A Pesquisa na Universidade Brasileira do Século XX. 2011 (Universidade Federal do Tocantins /Campus Universitário de Miracema)
    • Maria Irenilce Rodrigues Barros ; MACHADO, M. ; ARAUJO, R. N. ; LIMA, L. G. B. ; Aragoneide Martins Barros ; Gilmar Silva Nascimento ; José Luís Santana Nunes ; Cristiane Gonçalves de Souza ; SILVA, J. R. L. ; GAMAS, T. L. D. ; PEREIRA, C. V. . "Literatura, Música, Religiosidade, Cultura e Mundo Rural: Mundos que dialogam".. 2011 (Universidade Federal do Tocantins/Campus de Miracema)
    • Nome do projeto: MEIO AMBIENTE E TERRITÓRIO INDÍGENA: UM ESTUDO DOS AKWÊ/XERENTE NO ESTADO DO TOCANTINS (2012 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LIMA, L. G. B. , OLIVEIRA, L. M. .
    • Nome do projeto: Rede de Formadores em Educação Ambiental (2012 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: LIMA, L. G. B. , GARCIA, Adriana .
      Descrição: Da proposta pedagógica da Rede Formadores em Educação Ambiental é de entrelaçar os conhecimentos teóricos e as experiências de educação ambiental entre acadêmicos de pedagogia e os professores em exercícios da rede pública municipal e estadual do município de Miracema do Tocantins e entorno, na construção de uma teia de conhecimentos educacionais e ambientais ,tendo como princípio norteador a educação ambiental como um processo pedagógico , um ato político de transformação social. A atividades deste projeto serão desenvolvidas na Universidade Federal do Tocantins no Campus de Miracema, com academicos de pedagogia e de serviço social,comunidade, e demais profissionais do poder público.
    • Nome do projeto: Educação, Pobreza e Desigualdade Social no Estado do Tocantins: Estudo das Configurações Escolares de Populações em Situação de Pobreza e Extrema Pobreza (2016 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LIMA, L. G. B. , FREIRE, J. S. E. , FREIRE, J.C.S , REIS, C. P. , SILVA, J. N. , SANTOS, J. B. , TEIXEIRA, P. C. M. , CARVALHO, D. D. A. , DRUMOND, V. , MELO, J. W. R. .
      Descrição: A presente pesquisa parte do pressuposto que o aprofundamento das desigualdades sociais tem posto desafios as politicas educacionais e sua operacionalização nas escolas públicas do Tocantins, que sugere uma alteração do significado da organização do trabalho pedagógico da escola pública.
    • Nome do projeto: A Questão Ambiental na Prática Docente do Professor dos Anos Iniciais em Miracema do Tocantins - TO. (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LIMA, L. G. B. .
      Descrição: A discussões sobre as questões ambientais no âmbito dos cursos de formações de professores faz-se necessário , os problemas socioambientais que vivenciamos nos últimos dois anos no Brasil confirma a responsabilidade que devermos ter com a formação politíca em educação ambiental nas escolas e comunidades. O presente documento traz a proposta da pesquisa: A questão ambiental na formação do professor dos anos iniciais em Miracema do Tocantins ? TO, que propõe sensibilizar a comunidade acadêmica do curso de Pedagogia do Campus de Miracema para trilharem um novo caminho em busca de explicações e de observações em torno das práticas ambientais existentes no contexto de sua formação e de suas experiências de vida, com intuito de possibilitar uma analise do processo de formação dos acadêmicos de pedagogia e dos professores/formadores no Município de Miracema.
    • Nome do projeto: TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NO ESTADO DO TOCANTINS (2020 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LIMA, L. G. B. , FREIRE, J. S. E. , REZENDES, D. N. .
      Descrição: A pesquisa problematizará a efetivação do direito social à educação dos povos indígenas no estado do Tocantins, com base no delineamento da concepção de escola indígena e das políticas públicas que a promovem em âmbito nacional, questionando, sobretudo, como vem sendo desenvolvida a educação escolar indígena no Tocantins nesta última década? Para responder a esta questão, o objetivo geral é traçar a trajetória das políticas para a educação escolar indígena no estado do Tocantins e, especificamente, identificar a construção da nova concepção de escola indígena diferenciada nas conquistas legais e políticas para a educação escolar indígena no Brasil e delinear a trajetória da educação escolar indígena no que concerne à legislação, oferta/matrículas e formação de professores indígenas no estado do Tocantins, no período 2009 a 20019. O estudo será desenvolvido por meio da pesquisa bibliográfica e documental. Buscaremos aportes teóricos que discutem a temática da educação escolar indígena em artigos científicos, livros e em teses/dissertações; e informações em base de dados e documentos oficiais publicados em sites governamentais (Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Tocantins e do Governo Federal) e da sociedade civil (FUNAI, CIMI). A pesquisa documental será fundamental para entender a trajetória legal da educação indigena no Brasil e no Tocantins: CF 1988, LDB 9.394/96, Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Indigena (DCNEI) e Referencial Curricular Nacional da Educação Indigena (RCNEI), PNE (Plano Nacional de Educação), Regimento das Escolas Estaduais do Tocantins, alem de consulta às bases de dados oficiais (INEP/Censo Escolar; Gerência de Educação Indígena /Seduc-TO) e de informações qualitativas e quantitativas acerca das políticas para educação escolar indígena no Tocantins.
    • Nome do projeto: EXPANSÃO DO CAPITALISMO NO CAMPO E EDUCAÇÃO DE POPULAÇÕES INDÍGENAS E CAMPONESAS. (2017 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LIMA, L. G. B. , OLIVEIRA, A. M. , REIS, C. P. , NASCIMENTO, L. R. .
      Descrição: Essa proposta de pesquisa está articulada com as reflexões realizadas na prática pedagógica vinculada ao ensino, à pesquisa e extensão de docentes e discentes no âmbito das atividades de formação da UFT, no Curso de Pedagogia do Câmpus de Miracema, especialmente dos debates e reflexões organizadas pelo Grupo de Pesquisa, Educação, Cultura e Mundo Rural ? EDURURAL, especialmente entorno das preocupações com o campesinato e povos indígenas. Falar de uma educação e de um homem genérico não contribui adequadamente com um projeto de educação e de escola articulados aos modos de existir das populações do campo e das cidades, na medida em que tem como foco central apenas uma leitura econômica e dominante do mundo e em particular da educação e da escola rural no contexto do mundo rural desvalorizando sobremaneira a cultura camponesa, indígena e outras expressões identitárias tradicionais ou não. Esta compreensão fortalece a perspectiva de tomar o capitalismo, no seu processo de expansão no campo, e a educação, no contexto de uma sociedade capitalista, como temáticas necessárias para o aprofundamento teórico ? prático de nossa formação acadêmica e profissional, no universo das práticas docentes de professores que são formadores de professores, numa região do país onde o capitalismo e em particular o agronegócio fez e continua fazendo catástrofes.
    • Graduacao:
      • Curso: Pedagogia
        Nome da Instituição: Universidade do Estado do Tocantins
        Título: Relacionamento professor aluno na adolescencia
        Ano de conclusão: 2001
    • Mestrado:
      • Curso: Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia
        Nome da Instituição: Universidade Federal do Amazonas
        Ano de conclusão: 2009
    • Doutorado:
      • Curso: Programa de Pós-Graduação em Ciências
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2016
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Universidade Federal de Lavras
        Ano de conclusão: 2005
    • Faculdade Integrada de Ensino Superior de Colinas do Tocantins:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2005 - 2009 ).
        Outras informações: Aulas nos cursos de Pedagogia,Ciências Contabéis , Serviço Social, Letras, Geografia,Tecnologia em Logística, Direito e Normal Superior Pedagogia : Fundamentos de Língua Portuguesa ; Educação Ambiental, Pedagogia Social, Educação, comunicação e mídia, Educação, sexualidade humana, Metodologia Corpo e Arte Ciências Contabéis : Metodologia Cientifica Serviço Social: Metodologia Científica Direito: Metodologia Científica Geografia: Metodologia Científica
        Outras informações: Professora
    • Secretaria de educaçaõ e cultura do estado do Tocantins:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
    • Universidade Federal do Tocantins:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
    • publicações do Programa de Consolidação das Licenciaturas - Prodocência.:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2017 ).
        Outras informações: Pareceristas Ad Hoc das publicações do Programa de Consolidação das Licenciaturas - Prodocência, na Universidade Federal do Tocantins.
    • Revista Diálogos Educacional ISSN 1518-3483:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - 2018 ).
    • HUMANIDADES & INOVAÇÃO:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - 2019 ).
        Outras informações: Publicação Dossiê : Educação , pobreza e desigualdades socias: interlocuções entre currículo e Ensino. Revista Humanidades e Inovação v.6, n.18 - 2019. eISSN: 2358-8322 Comitê Científico