Simone dos Santos Pereira
-
Resumo
-
Primeira mulher preta a entrar por cotas raciais no doutorado da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP). Doutora em Antropologia Social (PPGAS), mestra em Educação pela Faculdade de Educação. Bacharel e Licenciatura em Pedagogia e em Letras (habilitações em Português e Espanhol). Graduações e Pós-graduações realizadas na USP. Professora da Educação Básica por 16 anos. Docente na graduação em Pedagogia da Faculdade de Educação da USP, na disciplina de Educação Infantil e na Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC). Email: simone.pereira@alumni.usp.br.
-
-
Linhas de pesquisa
- Antropologia Urbana
- Marcadores Sociais da Diferença
-
Artigos completos publicados em periódicos: 5
- PAYAYA, L. R. Y. ; PEREIRA, Simone S. . Processos de autoafirmação e retomada de território: perspectiva indígena pela narrativa de Yakuy Tupinambá Maloca - Revista de Estudos Indígenas , v. 4 , p. 01 - 18 , 2021. ISSN: 26753111.
- PEREIRA, Simone S. ; NASCIMENTO, S. S. . Kids Playing At School: An Ethnography about Race, Gender, Class and Region INTERNATIONAL JOURNAL OF HUMANITIES AND SOCIAL SCIENCE (IMPRESSO) , v. 10 , p. 74 - 80 , 2020. ISSN: 22208488.
- PEREIRA, Simone S. . Práticas de uma escola de Educação Infantil: uma proposta para a diversidade REVISTA EQUATORIAL - REVISTA DOS ALUNOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL , v. 08 , p. 01 - 23 , 2021. ISSN: 24465674.
- PEREIRA, SIMONE DOS SANTOS ; NASCIMENTO, IRACEMA SANTOS DO . Literatura infantil com personagens negras: narrativas descolonizadoras para novas construções identitárias e de mundo ESPAÇO PEDAGÓGICO , v. 27 , p. 481 - 496 , 2020. ISSN: 01047469.
- PEREIRA, Simone S. . Entre o coletivo e o individual: memória de um professor de História de escola pública REVISTA ÁGORA (VITÓRIA) , v. 27 , p. 41 - 55 , 2018. ISSN: 19800096.
-
Capítulos publicados: 1
- PEREIRA, Simone S. ; SILVA, Maíra. L. ; SIQUEIRA, Juliana S. . LITERATURA INFANTIL E TOMADA DE POSIÇÃO: TEMPOS, ESPAÇOS E IDENTIDADES ENTRE OS LUGARES DE PASSAGEM. Leitura, literatura e linguagens, v. 01, p. 128 - 143, 2019.
-
Trabalhos em Anais: 17
- BRUM, Paula F. A. ; PEREIRA, Simone S. . Os efeitos do buzz marketing nos negócios: Perspectivas de empresas de Ilhabela. In: 2º Simpósio de Ciência e Tecnologia da Fatec São Sebastião , 2023 , São Sebastião. Anais do Simpósio de Ciências e Tecnologia da Fatec São Sebastião. São Paulo : Even3, 2023.
- SILVA, Edmar. M. ; PEREIRA, Simone S. . Estudo de viabilidade para a reforma de um píer em Ilhabela. In: Congresso de Logística das Faculdades de Tecnologia do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. FATECLOG XIII , 2022 , Mauá. 13ª EDIÇÃO DO CONGRESSO DE LOGÍSTICA DAS FATECS. Mauá : Comitê Organizador da Fatec de Mauá e Comitê dos Coordenadores dos Cursos de Logística do Centro Pau, 2022.
- PEREIRA, Simone S. . Práticas de uma escola de educação infantil na cidade de São Paulo, Brasil. In: PILAS CONFERENCE 2022: ?Repair, Resistance, and Resilience in Latin America? , 2022 , Cambridge. ?Repair, Resistance, and Resilience in Latin America?. Cambridge : , 2022. p. 01 - 45.
- PEREIRA, Simone S. . Interseccionando gênero, raça e classe: experiências na Educação Infantil. In: Fazendo Gênero 12 Lugares de Fala , 2021 , Florianópolis. Seminário Internacional Fazendo Gênero (12. : 2021 : Florianópolis). Florianópolis : Universidade Federal de Santa Catarina, 2021.
- PEREIRA, Simone S. . Tensões nas relações com os corpos na educação infantil: Intensões para a superação de desigualdades. In: V Seminário Luso-Brasileiro de Educação Infantil / II Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação , 2019 , São Paulo. V Seminário Luso-Brasileiro de Educação Infantil / II Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação. São Paulo : Simone, 2019. p. 01 - 195.
- PEREIRA, Simone S. . Interseccionando gênero, raça e classe: experiências na Educação Infantil. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero 12: Lugares de fala, direitos, diversidades, afetors , 2021 , Florianópolis. Seção de Poster 1. Florianópolis : UFSC, 2021. p. 01 - 04.
- SILVA, Letícia M. ; PEREIRA, Simone S. . Relações de poder nos brinquedos e brincadeiras da educação infantil. In: IV Simpósio Internacional de Educação Infantil: Educação como prática de liberdade e VIII Congresso Paulista de Educação Infantil , 2019 , São Paulo. Anais VIII Congresso Paulista de Educação Infantil e IV Simpósio Internacional de Educação Infantil: Educação como prática de liberdade. São Paulo : Fórum Paulista de Educação Infantil, 2019.
- PEREIRA, Simone S. . As crianças e as relações étnico-raciais: vivências em uma escola de educação infantil. In: XI Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as negros/as , 2020 , Curitiba. Caderno de resumos: Negras escrevivências, interseccionalidades e engenhosidades. Curitiba : Universidade Federal do Paraná ? UFPR, 2020. p. 01 - 535.
- PEREIRA, Simone S. . Literatura na educação infantil: experiências com e entre crianças. In: XVIII Seminário de Metodologia do Ensino de Lìngua Portuguesa , 2019 , São Paulo. PROGRAMAÇÃO GERAL, OFICINAS, SESSÕES DE COMUNICAÇÃO E CADERNO DE RESUMOS. São Paulo : , 2019. p. 30 - 30.
- PEREIRA, Simone S. . Ensino de História e culturas afrobrasileiras e africanas: práticas de uma escola de Educação Infantil. In: X Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros , 2018 , Uberlândia. Relatório de Livro de Resumos. : , 2018. p. 45 - 46.
- PEREIRA, Simone S. . Ensino de História de matrizes africanas e indígenas: práticas de uma escola de Educação Infantil. In: 4o Simpósio Internacional da rede brasileira de História Pública , 2018 , SAO PAULO. 4o Simpósio Internacional da rede brasileira de História Pública. São Paulo : , 2018.
- PEREIRA, Simone S. . Brinquedos e brincadeiras: descolonizando questões de etnia e de gênero na educação infantil. In: I CONGRESSO DE ESTUDOS DA INFÂNCIA - DIÁLOGOS CONTEMPORÂNEOS , 2017 , Rio de Janeiro. Anais do Congresso de Estudos da Infância. : , 2017.
- PEREIRA, Simone S. . Oralidade e Alfabetização: elementos de uma pesquisa-ação na Educação de Jovens e Adultos. In: III Congresso Brasileiro de Alfabetização , 2017 , Vitória. Anais do III Congresso Brasileiro de Alfabetização. Vitória : , 2017. p. 560 - 567.
- PEREIRA, Simone S. . A constituição dramática do sujeito docente: memórias de um professor de escola pública. In: I Simpósio de Cultura e Conhecimento na Diversidade , 2015 , Taubaté. I Simpósio de Cultura e Conhecimento na Diversidade: a produção de discursos, memórias e lugares. Pindamonhangaba : Fala Escrita Pesquisa e Documentação Histórica, 2015. p. 101 - 109.
- PEREIRA, Simone S. . PROPOSTA DE ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NOS MUSEUS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. In: Congresso Internacional de Educação Superior , 2014 , Havana - Cuba. Congresso Internacional de Educação Superior. : , 2014.
- PEREIRA, Simone S. . A (NÃO) ATRATIVIDADE DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. In: V Seminário de Formação de Professores , 2015 , Uberaba - MG. V Seminário de Formação de professores. : , 2015.
- PEREIRA, Simone S. . A crise nos cursos de formação de professores: dos vestibulandos aos concluintes. In: IX Encontro Regional da Anpae Sudeste e XIII Encontro Estadual da Anpae-SP , 2014 , São Paulo. Gestão de Sistemas e de instituições de ensino: políticas e práticas profissionais. : , 2014. p. 1156 - 1164.
-
Outras Produções Bibliográficas: 1
- PEREIRA, Simone S. . Por que os professores permanecem na profissão? Trajetórias de professores do ensino fundamental da rede municipal de São Paulo. : , 2017 (Dissertação)
-
Apresentações de Trabalho: 1
- PEREIRA, Simone S. . Sustainable Practices in Universities: real applications in Brazil and China. 2011 (Seminário)
-
Programa de Rádio ou TV: 3
- PEREIRA, Simone S. . Meu intercâmbio. 2022 YouTube e Site da Agência USP de cooperação acadêmica nacional e internacional (AUCANI)
- PEREIRA, Simone S. ; NASCIMENTO, IRACEMA SANTOS DO . Literatura infantil com personagens negras: narrativas descolonizadoras para novas construções identitárias e de mundo. 2020
- PEREIRA, Simone S. ; EVANGELISTA, Marcela B. . Questões étnico-raciais e gênero na Educação Infantil. 2023 Spotfy
-
Organização de eventos: 13
- PEREIRA, Simone S. ; Borges, J. . Semana da Consciência Negra. 2005 (Universidade de São Paulo)
- PEREIRA, Simone S. . II Mostra de Estágios. 2016 (Universidade de São Paulo)
- PEREIRA, Simone S. . Seminário Internacional Infâncias Sul-Americanas: Crianças nas cidades, políticas e participação. 2017 (Faculdade de Educação - Universidade de São Paulo)
- NASCIMENTO, Iracema S. ; PEREIRA, Simone S. ; SIQUEIRA, J. S. ; ARAUJO, Vanessa . I Encontro de Educação para as relações Étnico-raciais da FEUSP. 2017 (Faculdade de Educação - Universidade de São Paulo)
- PEREIRA, Simone S. ; QUEIROZ, Regiane. M ; FRANCO, Millena M. . Semana de Educação. 2018 ()
- NASCIMENTO, Iracema S. ; PEREIRA, Simone S. ; SIQUEIRA, Juliana S. ; ARAUJO, Vanessa . II Encontro de Educação para as relações Étnico-raciais da FEUSP. 2018 (Universidade de São Paulo)
- SANTOS, Simone dos . 1o. Simpósio de Ciência e Tecnologia. 2022 (FATEC São Sebastião)
- SANTOS, Simone dos . Spatial Methods for Urban Sustainability 2022. 2022 (Universidade de São Paulo)
- SANTOS, Simone dos . 2o. Simpósio de Ciência e Tecnologia. 2022 (FATEC São Sebastião)
- EVANGELISTA, Marcela B. ; PEREIRA, Simone S. . Como atualizar o currículo Lattes. 2019 (Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo)
- PEREIRA, Simone S. . I Encontro de Educadores e Monitores do PFP-USP. 2015 (Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo)
- PEREIRA, Simone S. ; EVANGELISTA, Marcela B. . Práticas Pedagógicas para as diversidades: Vivências na Educação Infantil. 2023 (Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo)
- PEREIRA, Simone S. . Fórum de Educação Comparada: Perspectivas Internacionais sobre Infâncias. 2023 (Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo)
-
Curso de curta duração ministrado: 5
- SANTOS, Simone dos . Português para estrangeiros. 2022 (Centro Paula Souza)
- PEREIRA, Simone S. . Comunicação e Compreensão Auditiva no Ensino de Língua Estrangeira. 2012 (Exclusive Idiomas)
- PEREIRA, Simone S. . O Enfoque Comunicativo no Ensino de Idiomas. 2012 (Exclusive Idiomas)
- PEREIRA, Simone S. . A Competência Sociocultural no Ensino de Idiomas. 2012 (Exclusive Idiomas)
- PEREIRA, Simone S. . Espanhol Instrumental. 2022 (CPS FATEC São Sebastião)
-
Desenvolvimento de material didático ou instrucional: 2
- SANTOS, Simone dos . Curso de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira. 2022 (Material didático)
- SANTOS, Simone dos . Curso de Espanhol Instrumental. 2022 (Material didático)
-
Projetos de Pesquisa: 1
-
Nome do projeto: Diálogos entre corpo e cidade: experiências etnográficas (2018
Atual)
Natureza: Pesquisa
Integrantes: PEREIRA, Simone S. , NASCIMENTO, S. S. .
Descrição: O projeto de pesquisa faz parte do coletivo Cóccix ? estudos sobre corpo e cidade, que reúne pesquisadorxs interessadxs na interface entre corporeidades e cidades, gênero, sexualidades e espaços urbanos, relações entre campo e cidade, fronteiras, mobilidades e territórios. O projeto pretende refletir sobre a relação entre etnografias e corpografias, analisando experiências etnográficas em diferentes contextos que produzem articulações inovadoras entre corpo, cidade e diferença
-
Nome do projeto: Diálogos entre corpo e cidade: experiências etnográficas (2018
Atual)
-
Formação Acadêmica: 4
-
Graduacao:
-
Curso: Pedagogia
Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
Ano de conclusão: 2020
-
Curso: Licenciatura em Letras - Português e Espanhol
Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
Título: Competencia Sociocultural: teoria y práctica en las clases de Español
Ano de conclusão: 2015
-
Curso: Bacharelado em Letras - Português e Espanhol
Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
Ano de conclusão: 2007
-
Curso: Pedagogia
-
Mestrado:
-
Curso: Educação
Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
Ano de conclusão: 2017
-
Curso: Educação
-
Doutorado:
-
Curso: Ciência Social (Antropologia Social)
Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
Ano de conclusão: 2023
-
Curso: Ciência Social (Antropologia Social)
-
Pos-doutorado:
-
Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
Ano de conclusão: Atual
Status do curso: Em_andamento
-
Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
-
Graduacao:
-
Atuação Profissional: 20
-
Wizard Idiomas:
-
Tipo de vínculo: Colaborador (2001 -
2007
).
Outras informações: Coord Pedagógica, Professor Ingles, Espanhol
-
Tipo de vínculo: Colaborador (2001 -
2007
).
-
Casa de Aprender Mozzaico:
-
Tipo de vínculo: Colaborador (2007 -
2013
).
Outras informações: Professora de Inglês e Espanhol
Outras informações: Coordenadora Pedagógica
-
Tipo de vínculo: Colaborador (2007 -
2013
).
-
Escola Arte de Viver:
- Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
- Tipo de vínculo: Livre ( - ).
-
Escola Faz Arte:
-
Tipo de vínculo: Professor_visitante (2010 -
2011
).
Outras informações: Professora de Espanhol - Ensino Fundamental II
Outras informações: Professor de Espanhol
-
Tipo de vínculo: Professor_visitante (2010 -
2011
).
-
Skill:
-
Tipo de vínculo: Livre (2002 -
2004
).
Outras informações: Professora de Inglês e Espanhol
Outras informações: Professora de Inglês
-
Tipo de vínculo: Livre (2002 -
2004
).
-
Cursinho Popular Educafro:
-
Tipo de vínculo: Livre (2005 -
2007
).
Outras informações: Professora de Redação, Inglês e Geopolítica
Outras informações: Voluntário
-
Tipo de vínculo: Livre (2005 -
2007
).
-
Espaço Integrado:
-
Tipo de vínculo: Professor_visitante (2008 -
2009
).
Outras informações: Professora de Inglês - Educação Infantil Professora de Espanhol - Ensino Fundamental I
Outras informações: Professora de Inglês
-
Tipo de vínculo: Professor_visitante (2008 -
2009
).
-
Colégio Novo Ideal:
-
Tipo de vínculo: Professor_visitante (2008 -
2009
).
Outras informações: Professora de Inglês - Educação Infantil Professora de Espanhol - Ensino Fundamental I
Outras informações: Professora de Espanhol
-
Tipo de vínculo: Professor_visitante (2008 -
2009
).
-
Escola Domus Sapientiae:
-
Tipo de vínculo: Livre (2013 -
2013
).
Outras informações: Professora de inglês no Ensino Fundamental I e II.
Outras informações: Professora/ monitora de Inglês
-
Tipo de vínculo: Livre (2013 -
2013
).
-
Universidade de São Paulo:
- Tipo de vínculo: Livre ( - ).
- Tipo de vínculo: Livre ( - ).
- Tipo de vínculo: Livre ( - ).
- Tipo de vínculo: Livre ( - ).
- Tipo de vínculo: Livre ( - ).
- Tipo de vínculo: Livre ( - ).
- Tipo de vínculo: Livre ( - ).
- Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
-
Rumos da História:
-
Tipo de vínculo: Livre (2019 -
Atual
).
Outras informações: Rumos da História - Revista eletrônica de História e temas interdisciplinares. É uma publicação eletrônica desde janeiro de 2015 -ISSN 2359-4071 Revista vinculada ao Instituto Federal de Educação do Espírito Santo (Ifes): Campus Centro-Serrano.
-
Tipo de vínculo: Livre (2019 -
Atual
).
-
ESPAÇO PEDAGÓGICO:
- Tipo de vínculo: Livre (2021 - Atual ).
-
Faculdade de Tecnologia de São Paulo:
- Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
- Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
- Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
- Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
- Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
-
Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura:
-
Tipo de vínculo: Livre (2022 -
2022
).
Outras informações: Consultora
-
Tipo de vínculo: Livre (2022 -
2022
).
-
Revista Bem Legal:
-
Tipo de vínculo: Livre (2023 -
Atual
).
Outras informações: Revista vinculada ao Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). https://www.ufrgs.br/revistabemlegal/sobre/
-
Tipo de vínculo: Livre (2023 -
Atual
).
-
Revista Científica Sigma:
- Tipo de vínculo: Livre (2023 - Atual ).
-
Revista de Arqueologia da Sociedade de Arqueologia Brasileira:
- Tipo de vínculo: Livre (2023 - Atual ).
-
Ministério da Justiça:
-
Tipo de vínculo: Livre (2023 -
2024
).
Outras informações: Curso SUSP e o enfrentamento da desigualdade racial
Outras informações: Tutora EAD
-
Tipo de vínculo: Livre (2023 -
2024
).
-
Revista Processando o Saber:
- Tipo de vínculo: Livre (2024 - Atual ).
-
Fragmentos de Cultura (Goiânia):
- Tipo de vínculo: Livre (2024 - Atual ).
-
Wizard Idiomas: