Não autenticado |

Cláudio Novaes Pinto Coelho

    • Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1980), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (1986) e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1991). Foi professor da pós-graduação da Faculdade Cásper Líbero e da gradução e pós-graduação da Escola de Sociologia e Política de São Paulo.Tem experiência na área de Ciências Sociais e Comunicação, com ênfase em Teoria Sociológica Contemporânea e Teoria Crítica da Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: memorialismo político; cultura e política na ditadura militar; práticas sociais e imaginário social; identidades sociais e cultura de consumo; práticas comunicacionais, indústria cultural e sociedade do espetáculo; práticas comunicacionais e produção de ideologia; comunicação, cultura, arte e espaços urbanos; sociedade brasileira e sociedade do espetáculo; política, relações de poder e sociedade do espetáculo. Foi coordenador do grupo de Pesquisa Comunicação e Sociedade do Espetáculo. Concluiu, em 2020, estágio pós-doutoral junto ao Programa de Estudos Pós Graduados em Ciências Sociais da PUCSP, sob a supervisão da Profa. Dra. Vera Chaia.O tema pesquisado foi Política, Comunicação e Poder na Sociedade Contemporânea: a visão de Guy Debord. Atualmente é coordenador do Núcleo de Estudos Críticos da Contemporaneidade (NECC). Autor dos livros Os Movimentos Libertários em Questão, Publicidade: é possível escapar? e Teoria Crítica e Sociedade do Espetáculo.

       

      Links:    

    • dinâmica das mensagens e da recepção
    • Dinâmica das Mensagens e da Recepção
    • Dinâmica das Mensagens e da Recepção
    • Produtos Midiáticos: jornalismo e entretenimento
    • A Cultura e a Sociedade Contemporânea
    • A Política e a Sociedade Contemporânea
    • A Teoria Critica e a Transformação Social
    • COELHO, C. N. P. ; PERSICHETTI, S. . Política, mídia e espetáculo. São Paulo : Casper Líbero, 2018 . 330p. ISBN: 9788588668034.
    • COELHO, C. N. P. ; SOARES, R. L. . Produtos midiáticos, práticas culturais e resistências. São Paulo : Cásper Líbero, 2019 . 400p. ISBN: 9788588668072.
    • MORAES, A. L. C. ; COELHO, C. N. P. . Cultura da Imagem e sociedade do espetáculo. são Paulo : Uni, 2016 . p. ISBN: 9788578436063.
    • COELHO, C. N. P. ; CHAIA, V. L. M. ; CARVALHO, R. . Mídia e Política: estudos sobre a democracia e os meios de comunicação. São Paulo : Anita Garibaldi, 2015 . 231p. ISBN: 9788572771634.
    • COELHO, C. N. P. . Teoria Crítica e Sociedade do Espetáculo. Jundiaí : Editora IN HOUSE, 2014 . 128p. ISBN: 9788578992903.
    • COELHO, C. N. P. ; LIMA JUNIOR, W. T. . Comunicação: diálogos, processos e teorias. São Paulo : Plêiade, 2010 . 180p. ISBN: 9788576511540.
    • COELHO, C. N. P. ; CASTRO, V. J. . Comunicação e Sociedade do Espetáculo. São Paulo : Paulus, 2006 . 211p. ISBN: 8534926034.
    • COELHO, C. N. P. ; CASTRO, V. J. . Comunicação e Sociedade do Espetáculo. São Paulo : Paulus, 2012 . 211p. ISBN: 9788534926034.
    • COELHO, C. N. P. ; MARTINO, L. M. S. . Mídia, Espetáculo e Poder Simbólico. Jundiaí : In House, 2013 . 275p. ISBN: 9788578992774.
    • COELHO, C. N. P. ; KUNSCH, D. ; MENEZES, J. E. O. . Estudos de Comunicação Contemporânea: perspectivas e trajetórias. São Paulo : Plêiade, 2012 . 273p. ISBN: 9788576512264.
    • COELHO, C. N. P. . Publicidade: é possível escapar?. São Paulo : Editora Paulus, 2003 . 61p. ISBN: 8534920737.
    • COELHO, C. N. P. . Os Movimentos Libertários em Questão. Petrópolis : Editora Vozes, 1987 . 158p. ISBN: .
    • COELHO, C. N. P. ; CHAIA, V. . Debord, a política, a comunicação e a vida cotidiana: a questão do poder REVISTA COMPOLITICA , v. 12 , p. 27 - 48 , 2022. ISSN: 22364781.
    • NOVAES PINTO COELHO, CLÁUDIO . Duzentos anos de dependência e autocracia AURORA (PUCSP. ONLINE) , v. 15 , p. 7 - 25 , 2022. ISSN: 19826672.
    • COELHO, CLAUDIO NOVAES PINTO . A memória da ditadura militar e seu uso como estratégia de marketing na sociedade do espetáculo RUMORES (USP) , v. 15 , p. 38 - 58 , 2021. ISSN: 1982677X.
    • Leite, Dario da Silva ; COELHO, C. N. P. . A influência da hashtag nas interações das redes sociais da internet uma análise feita no twitter a partir das transmissões ao vivo de futebol pela televisão REVISTA ESTUDOS UNIVERSITÁRIOS , v. 46 , p. 279 - 305 , 2020. ISSN: 21775788.
    • COELHO, CLAUDIO NOVAES PINTO . Política, poder e comunicação em Debord e Arendt RUMORES (USP) , v. 14 , p. 12 - 34 , 2020. ISSN: 1982677X.
    • Pereira, E.S. ; COELHO, C. N. P. . Corridas de Rua e Vínculos com a Cidade REVISTA DE ESTUDOS UNIVERSITÁRIAS (SOROCABA) , v. 45 , p. 09 - 21 , 2019. ISSN: 01026437.
    • EZEQUIEL, V. C. ; Cioccari, D. ; COELHO, C. N. P. . O Pensamento Conservador e as Manifestações de Ódio na Cena Política Brasileira ESTUDOS DE SOCIOLOGIA (SÃO PAULO) , v. 24 , p. 267 - 286 , 2019. ISSN: 14140144.
    • Scudeller, Y.M ; COELHO, C. N. P. . Jogo Inside Experience:as marcas e a cultura na sociedade do espetáculo Líbero , v. 22 , p. 134 - 146 , 2019. ISSN: 25253166.
    • COELHO, C. N. P. . Poder, Política e Diálogo em Hannah Arendt; compreensão e dialética Folios , v. 1 , p. 65 - 76 , 2018. ISSN: 01231022.
    • COELHO, C. N. P. . As Relações Entre Espaço Urbano e Cultura:da internacional situacionista à cidade global TRÍADE: COMUNICAÇÃO, CULTURA E MÍDIA , v. 7 , p. 11 - 29 , 2019. ISSN: 23185694.
    • COELHO, C. N. P. . Os Golpes de 1964 e 2016: poder, espetáculo, simulacro. RUMORES (USP) , v. 11 , p. 224 - 249 , 2017. ISSN: 1982677X.
    • COELHO, C. N. P. ; PERSICHETTI, S. . Benjamin, el Método de la Comprensión y las Imágenes Dialécticas Folios , v. 35 e 36 , p. 79 - 89 , 2016. ISSN: 01231022.
    • COELHO, C. N. P. ; PERSICHETTI, S. . Benjamin, O Método da Compreensão e as Imagens Dialéticas Líbero (FACASPER) , v. 19 , p. 55 - 62 , 2016. ISSN: 15173283.
    • COELHO, C. N. P. . Indústria Cultural e Sociedade do Espetáculo: a dimensão política da crítica cultural Líbero (FACASPER) , v. 19 , p. 31 - 41 , 2016. ISSN: 15173283.
    • COELHO, C. N. P. . Cultura, Arte e Comunicação em Guy Debord e Cildo Meireles Líbero (FACASPER) , v. 17 , p. 75 - 86 , 2014. ISSN: 15173283.
    • COELHO, C. N. P. . A produção de notícias-simulacro pela Folha de S.Paulo e a legitimação da ditadura Líbero (FACASPER) , v. 16 , p. 41 - 52 , 2013. ISSN: 15173283.
    • COELHO, C. N. P. ; BUITONI, D. H. S. ; KUNSCH, D. ; PERSICHETTI, S. . Eixos Investigativos da Linha de Pesquuisa 'Produtos Midiáticos:Jornalilsmo e Entretenimento' Líbero (FACASPER) , v. 15 , p. 9 - 17 , 2012. ISSN: 15173283.
    • COELHO, C. N. P. ; LOURENCO, R. O. . Torcedores e Consumidores: o futebol como produto da indústria cultural na sociedade contemporânea Communicare (São Paulo) , v. 11 , p. 151 - 162 , 2012. ISSN: 16763475.
    • COELHO, C. N. P. . O III Festival de Música Popular da TV Record: uma abordagem dialética do documentário Uma Noite em 67 Líbero (FACASPER) , v. 14 , p. 119 - 128 , 2011. ISSN: 15173283.
    • COELHO, C. N. P. ; JUVENCIO SOBRINHO, M. G. . O Fórum de Pesquisa Cásper Líbero e os Desafios da Pesquisa em Comunicação na Era do Capitalismo Global Líbero (FACASPER) , v. 13 , p. 9 - 20 , 2010. ISSN: 15173283.
    • COELHO, C. N. P. ; CARDOSO, M. . A Homogeneização das Notícias: a ditadura dos índices de audiência e o poder da ideologia Líbero (FACASPER) , v. 24 , p. 71 - 80 , 2009. ISSN: 15173283.
    • COELHO, C. N. P. . Em Busca do Sentido de 68: entre a poesia do futuro e o simulacro da política Estudos de Sociologia (São Paulo) , v. 14 , p. 65 - 78 , 2009. ISSN: 14140144.
    • COELHO, C. N. P. ; VALLE, M. R. . A Revista Veja e o Movimento Estudantil em 1968: entre o engajamento e o entretenimento CLIO. Série História do Nordeste (UFPE) , v. 26 , p. 138 - 154 , 2008. ISSN: 01029487.
    • COELHO, C. N. P. . Teoria crítica e ideologia na comunicação contemporânea: atualidade da Escola de Frankfurt e de Gramsci Líbero (FACASPER) , v. 11 , p. 79 - 86 , 2008. ISSN: 15173283.
    • COELHO, C. N. P. . Indústria cultural, entretenimento e cultura do narcisismo: a questão do controle social terapêutico Líbero (FACASPER) , v. 19 , p. 29 - 39 , 2007. ISSN: 15173283.
    • COELHO, C. N. P. . Um Intelectual que não se Cala Líbero (FACASPER) , v. 17 , p. 151 - 153 , 2006. ISSN: 15173283.
    • COELHO, C. N. P. . Visões Ingênuas na Berlinda Líbero (FACASPER) , v. 12 , p. 113 - 113 , 2003. ISSN: 15173283.
    • COELHO, C. N. P. . A Indústria Cultural, a Publicidade e a Consolidação da Hegemonia Burguesa no Brasil Communicare (São Paulo) , v. 4 , p. 29 - 39 , 2004. ISSN: 16763475.
    • COELHO, C. N. P. . O Conceito de Indústria Cultural e a Comunicação na Sociedade Contemporânea Communicare (São Paulo) , v. 2 , p. 35 - 46 , 2002. ISSN: 16763475.
    • COELHO, C. N. P. . A Comunicação Virtual Segundo Lévy e Baudrillard Communicare (São Paulo) , v. 2 , p. 117 - 126 , 2002. ISSN: 16763475.
    • COELHO, C. N. P. . Comunicação Publicitária e Cultura de Consumo na Tropicália Líbero (FACASPER) , v. 5 , p. 56 - 61 , 2000. ISSN: 15173283.
    • COELHO, C. N. P. . A Cultura Juvenil de Consumo e as Identidades Sociais Alternativas Líbero (FACASPER) , v. 2 , p. 26 - 29 , 1998. ISSN: 15173283.
    • COELHO, C. N. P. . A Globalização e a Sociologia Crítica Líbero (FACASPER) , v. 1 , p. 60 - 62 , 1998. ISSN: 15173283.
    • COELHO, C. N. P. . Resenha de O Dilema da Participação Popular Revista Brasileira de Ciências Sociais , v. , p. 154 - 155 , 1992. ISSN: 01026909.
    • COELHO, C. N. P. . A Tropicália: Cultura e Política nos Anos 60 Tempo Social. Revista de Sociologia da USP , v. I , p. 159 - 176 , 1989. ISSN: 01032070.
    • COELHO, C. N. P. ; CHAIA, V. L. M. . Política e comunicação na sociedade contemporânea: a visão de Guy Debord. Ciências sociais contemporâneas: objetos de pesquisa, v. 1, p. 223 - 250, 2021.
    • Leite, Dario da Silva ; COELHO, C. N. P. . O caso do goleiro Sidão e o universo de significação da audiência: a ação da estrutura de sentimentos para a quebra do discurso hegemônico da TV. Da televisão às televisualidades : continuidades e rupturas em tempos de múltiplas plataformas., v. 1, p. 257 - 276, 2020.
    • COELHO, C. N. P. ; PERSICHETTI, S. . Walter Benjamin, o método da compreensão e as imagens dialéticas. Conversando com a imagem, v. , p. 31 - 36, 2019.
    • COELHO, C. N. P. . Indústria Cultural e Sociedade do Espetáculo: a dimensão política da crítica cultural. Produtos midiáticos, práticas culturais e resistências, v. 1, p. 20 - 39, 2019.
    • COELHO, C. N. P. . Poder, política e diálogo em Hannah Arendt: compreensão e dialética.. Pensar com o signo da compreensão, v. 1, p. 99 - 114, 2019.
    • COELHO, C. N. P. . Poder e sociedade do espetáculo: a atuação da mídia e a democracia no Brasil. Política, Mídia e Espetáculo, v. 1, p. 81 - 95, 2018.
    • COELHO, C. N. P. . Guy Debord e a Crítica da Sociedade do Espetáculo. A Sociedade do Espetáculo: Debord, 50 anos depois., v. 1, p. 33 - 43, 2018.
    • COELHO, C. N. P. . Cultura, arte e comunicação em Guy Debord e Cildo Meireles. Cultura da imagem e sociedade do espetáculo, v. 1, p. 101 - 114, 2016.
    • COELHO, C. N. P. . Jornlaismo e Política na Contemporaneidade: teoria crítica e poder espetacular integrado. Jornalismo e Contemporaneidade: um olhar crítico, v. , p. 75 - 91, 2015.
    • COELHO, C. N. P. . Comunicação e Cultura na Sociedade do Espetáculo: a produção/destruição da cidade-espetáculo. Cultura, Comunicação e Espetáculo, v. , p. 15 - 31, 2016.
    • COELHO, C. N. P. . Jornalismo e Política na Sociedade do Espetáculo:a Folha de S.Paulo e a legitimação da Ditadura. Mídia e Política: estudos sobre a democracia e os meios de comunicação no Brasil, v. 1, p. 11 - 24, 2015.
    • COELHO, C. N. P. . ''Jango', de Sílvio Tendler, e a Crítica do Populismo. 1964-2014:o golpe militar, hstória, memória e direitos humanos, v. 1, p. 137 - 146, 2014.
    • COELHO, C. N. P. . Comunicação e Política na Sociedade do Espetáculo: o conceito de poder espetacular. Mídia, Espetáculo e Poder Simbólico, v. 1, p. 37 - 55, 2013.
    • COELHO, C. N. P. . O III Festival de Música Popular da TV Record como produto miidático: uma abordagem dialética do documentário 'Uma Noite em 67'. Comunicação, entretenimento e Imagem, v. 1, p. 33 - 51, 2013.
    • COELHO, C. N. P. . Pesquisando a Comunicação na Sociedade do Espetáculo. Estudos de Comunicação Contemporânea: perspectivas e trajetórias, v. 1, p. 209 - 223, 2012.
    • COELHO, C. N. P. . Teoria Crítica,Ideologia e Jornalismo na Contemporaneidade. Estudos de Comunicação Contemporânea, v. 1, p. 87 - 104, 2012.
    • COELHO, C. N. P. . O Espetáculo da Política e a Crítica Espetacular do Espetáculo: a Folha de S.Paulo e o "Filho do Brasil". Comunicação, Cultura de Rede e Jornalismo, v. 1, p. 161 - 175, 2012.
    • COELHO, C. N. P. . Em Torno do Conceito de Sociedade do Espetáculo. Comunicação e Sociedade do Espetáculo, v. 1, p. 13 - 30, 2012.
    • COELHO, C. N. P. . Indústria Cultural, Entretenimento e Cultura do Narcisismo: a questão do controle social terapêutico. Comunicação: diálogos, processos e teorias, v. 1, p. 159 - 180, 2010.
    • COELHO, C. N. P. . Verbete Simulacro e Mídia. Enciclopédia INTERCOM de Comunicação, v. 1, p. 1112 - 1113, 2010.
    • ROVIDA, M. ; COELHO, C. N. P. . Verbete Anomia. Enciclopédia INTERCOM de Comunicação, v. 1, p. 83 - 84, 2010.
    • COELHO, C. N. P. . Verbete Alienação. Enciclopédia INTERCOM de Comunicação, v. 1, p. 73 - 74, 2010.
    • COELHO, C. N. P. . A Mídia e os Acontecimentos de 1968: produção de sentido ou implosão?. Esfera Púiblica, Redes e Jornalismo, v. 1, p. 258 - 272, 2009.
    • COELHO, C. N. P. . Cultura Juvenil de Consumo e Identidades Sociais Alternativas:uma abordagem histórica. Juventude e Movimento Estudantil: ontem e hoje, v. 1, p. 222 - 228, 2008.
    • COELHO, C. N. P. . A Publicidade e a Cultura Contemporânea: uma visão crítica. Hiperpublicidade, v. 01, p. 155 - 183, 2007.
    • COELHO, C. N. P. . Em Torno do Conceito de Sociedade do Espetáculo. Comunicação e Sociedade do Espetáculo, v. 01, p. 13 - 30, 2006.
    • COELHO, C. N. P. . A Contracultura: o outro lado da modernização autoritária. Anos 70: Trajetórias, v. , p. 39 - 44, 2006.
    • COELHO, C. N. P. . Política da vida x política da morte . Exodus , São Paulo , 15 jul. 2020.
    • COELHO, C. N. P. . Os Muros do Capitalismo . Revista Esperança , São Paulo , 02 out. 2018.
    • COELHO, C. N. P. . 1968 . Cásper , São Paulo , 05 mai. 2018.
    • COELHO, C. N. P. . Debord e o Início de Uma Nova Era. . Correio do Povo , , 01 jul. 2017.
    • COELHO, C. N. P. . A Política e a Comunicação . SESCTV , São Paulo , 08 mar. 2013.
    • COELHO, C. N. P. . Mídia e Poder na Sociedade do Espetáculo . Cult (São Paulo) , São Paulo , 08 fev. 2011.
    • COELHO, C. N. P. . Poder e sociedade do espetáculo: a atuação da mídia e a democracia no Brasil. In: Faculdade Cásper Líbero , 2016 , São Paulo. IV Seminário Comunicação e Sociedade do Espetáculo. : , 2016.
    • COELHO, C. N. P. . Indústria Cultural e Sociedade do espetáculo: a dimensão política da crítica cultural. In: III Seminário Comunicação, Cultura e Sociedade do Espetáculo , 2015 , São Paulo. Anais do III Seminário Comunicação, Cultura e Sociedade do Espetáculo. : , 2015.
    • COELHO, C. N. P. . Comunicação, Política e Poder na Sociedade do Espetáculo. In: III Seminário Comunicação e Política na Sociedade do Espetáculo , 2014 , São Paulo. Terceiro Seminário Comunicação e Política na Sociedade do Espetáculo. : , 2014.
    • COELHO, C. N. P. . Comunicação e Cultura na Sociedade do Espetáculo: a produção/destruição da cidade-espetáculo. In: II Seminário Comunicação, Cultura e Sociedade do espetáculo , 2013 , São Paulo. Anais do II Seminário Comunicação, Cultura e Sociedade do Espetáculo. : , 2013.
    • COELHO, C. N. P. . Comunicação e Política na Sociedade do Espetáculo: o conceito de poder espetacular. In: II Seminário Comunicação e Política na Sociedade do Espetáculo , 2012 , São Paulo. II Seminário Comunicação e Política na Sociedade do Espetáculo. : , 2012.
    • COELHO, C. N. P. . A Comunicação Virtual Segundo Lévy e Baudrillard. In: XXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação , 2001 , Campo Grande. INTERCOM 2001. : , 2001. p. 98 - 98.
    • COELHO, C. N. P. . A Comunicação Virtual Segundo Lévy e Baudrillard. In: XXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação , 2001 , Campo Grande. INTERCOM 2001. : , 2001.
    • COELHO, C. N. P. . A Contracultura: o outro lado da modernização autoritária. In: anos 70:trajetórias , 2001 , São Paulo. Anos 70: trajetórias. : , 2001.
    • COELHO, C. N. P. . A Contracultura: o outro lado da modernização autoritária. In: Anos 70: trajetórias , 2001 , São Paulo. Anos 70: trajetórias. : , 2001.
    • COELHO, C. N. P. ; SOARES, R. L. . Apresentação. São Paulo : Cásper Líbero , 2019 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • COELHO, C. N. P. ; PERSICHETTI, S. . Apresentação. São Paulo : Cásper Líbero , 2018 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • COELHO, C. N. P. . Dossiê Política Brasileira e Sociedade do Espetáculo. : , 2017 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • COELHO, C. N. P. ; MORAES, A. L. C. . APRESENTAÇÃO. São Paulo : Uni , 2016 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • COELHO, C. N. P. ; KUNSCH, D. ; MENEZES, J. E. O. . Apresentação. São Paulo : Plêiade , 2015 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • COELHO, C. N. P. ; CASTRO, V. J. . Apresentação. São Paulo : Paulus , 2016 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • COELHO, C. N. P. ; CHAIA, V. L. M. ; CARVALHO, R. . Mídia e Política: estudos sobre a democracia e os meios de comunicação. São Paulo : Anita Garibaldi , 2015 (Prefácio, Pósfacio/Introducao)
    • COELHO, C. N. P. ; MARTINO, L. M. S. . Apresentação. Jundiaí : In House , 2013 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • COELHO, C. N. P. . Apresentação. São Paulo : Paulus , 2012 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • COELHO, C. N. P. . Prefácio. Piracicaba : Biscalchin Editor , 2011 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • COELHO, C. N. P. . Dossiê:Crítica da Comunicação e Política na Sociedade do Espetáculo. Araraquara : UNESP , 2011 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • COELHO, C. N. P. ; LIMA JUNIOR, W. T. . Apresentação. São Paulo : Plêiade , 2010 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • COELHO, C. N. P. . Redes Sociais e Processo Político. São Paulo : UNESP , 2010 (Tradução)
    • COELHO, C. N. P. . Compreendendo os Povos Primitivos. São Paulo : UNESP , 2010 (Tradução)
    • COELHO, C. N. P. . Apresentação. São Paulo : Paulus , 2006 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • VALLE, M. R. ; COELHO, C. N. P. . Prefácio. São Paulo : EDITORA UNESP , 2005 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • COSTA, T. ; COELHO, C. N. P. . Apresentação. São Paulo : edições Rosari , 2005 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • TEODORO, M. ; COELHO, C. N. P. . Apresentação. São Paulo : Editora Saraiva , 2004 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • COELHO, C. N. P. . Redes Sociais e Processo Político. São Paulo : Global , 1987 (Tradução)
    • COELHO, C. N. P. . Compreendendo os Povos Primitivos. São Paulo : Global , 1987 (Tradução)
    • COELHO, C. N. P. . As Culturas Populares no Capitalismo. São Paulo : Brasiliense , 1983 (Tradução)
    • COELHO, C. N. P. . Parecer para a revista ECO-Pós. 2023 (Parecer)
    • COELHO, CLAUDIO NOVAES PINTO . Parecer para a revista Pós-Limiar. 2022 (Parecer)
    • COELHO, C. N. P. . Parecer para XVIII ENECULT. 2022 (Parecer)
    • COELHO, C. N. P. . Parecer para Concurso ANPOCS. 2021 (Parecer)
    • COELHO, C. N. P. . Parecer sobre processo de seleção de iniciação científica. 2021 (Parecer)
    • COELHO, C. N. P. . Parecer sobre docentes bolsistas. 2021 (Parecer)
    • COELHO, C. N. P. . Parecer para a Revista Tríade. 2021 (Parecer)
    • COELHO, C. N. P. . Política e Comunicação em Debord: o poder espetacular e a sociedade contemporânea. 2018 (Elaboracao_de_projeto)
    • COELHO, C. N. P. . Parecer sobre relatório de pós-doutorado. 2020 (Parecer)
    • COELHO, C. N. P. . Parecer sobre docentes bolsistas. 2020 (Parecer)
    • COELHO, C. N. P. . Parecer sobre processo de seleção de iniciação científica. 2020 (Parecer)
    • COELHO, C. N. P. . Parecer para a revista Tríade. 2020 (Parecer)
    • COELHO, C. N. P. . Parecer para revista Famecos. 2020 (Parecer)
    • COELHO, C. N. P. . Parecer para a revista E-Compós. 2019 (Parecer)
    • COELHO, C. N. P. . Parecer para XIII Interprogramas. 2019 (Parecer)
    • COELHO, C. N. P. . Parecer para a revista Rumores. 2019 (Parecer)
    • COELHO, C. N. P. . Parecer sobre processo de seleção de iniciação científica. 2019 (Parecer)
    • COELHO, C. N. P. . Parecer para a revista Tríade. 2018 (Parecer)
    • COELHO, C. N. P. . Parecer para a revista Rumores. 2018 (Parecer)
    • COELHO, C. N. P. . Parecer sobre processo de seleção de iniciação científica. 2018 (Parecer)
    • COELHO, C. N. P. . Paracer para revista Communicare. 2018 (Parecer)
    • COELHO, C. N. P. . Paracer para revista E-Compós. 2018 (Parecer)
    • COELHO, C. N. P. . Paracer para revista E-Compós. 2018 (Parecer)
    • COELHO, C. N. P. . Paracer para revista E-Compós. 2018 (Parecer)
    • COELHO, C. N. P. . Parecer sobre processo de seleção para iniciação científica. 2017 (Parecer)
    • COELHO, C. N. P. . Paracer para a Revista E-Compós. 2017 (Parecer)
    • COELHO, C. N. P. . Paracer para a Revista de Ciências Humans. 2017 (Parecer)
    • COELHO, C. N. P. . Processo de seleção de iniciação científica. 2016 (Parecer)
    • COELHO, C. N. P. . Parecer para a Revista Estudos Interdisciplinares de Psicologia. 2017 (Parecer)
    • COELHO, C. N. P. . Parecer para a revista COMtempo. 2016 (Parecer)
    • COELHO, C. N. P. . XII Interprogramas de mestrado. 2016 (Parecer)
    • COELHO, C. N. P. . Parecer sobre Relatório de Pós-Doutorado. 2016 (Parecer)
    • COELHO, C. N. P. . Parecer para a Revista E-Compós. 2016 (Parecer)
    • COELHO, C. N. P. . Parecer sobre Relatório de Pós-Doutorado. 2016 (Parecer)
    • COELHO, C. N. P. . Parecer para a revista E-Compós. 2016 (Parecer)
    • COELHO, C. N. P. . Revista Psicologia e Sociedade V.27 N.3. 2015 (Elaboracao_de_projeto)
    • COELHO, C. N. P. . Seleção de Pós-Doutores. 2015 (Parecer)
    • COELHO, C. N. P. . Processo de seleção de iniciação científica. 2015 (Parecer)
    • COELHO, C. N. P. . XI Interprogramas de Mestrado. 2015 (Parecer)
    • COELHO, C. N. P. . Parecer para a revista COMtempo. 2015 (Parecer)
    • COELHO, C. N. P. . Parecer para a revista E-Compós. 2015 (Parecer)
    • COELHO, C. N. P. . Parecer para a Revista Política e Sociedade. 2015 (Parecer)
    • COELHO, C. N. P. . parecer para revista Communicare. 2015 (Parecer)
    • COELHO, C. N. P. . parecer para revista Brazilian Journalism Research. 2015 (Parecer)
    • COELHO, C. N. P. . Parecer sobre relatório de pesquisa discente. 2014 (Parecer)
    • COELHO, C. N. P. . Parecer para revista COMtempo. 2014 (Parecer)
    • COELHO, C. N. P. . Parecer para revista Communicare. 2014 (Parecer)
    • COELHO, C. N. P. . Revista Psicologia e Sociedade Vol. 27 n.1. 2014 (Parecer)
    • COELHO, C. N. P. . X Interprogramas de Mestrado. 2014 (Parecer)
    • COELHO, C. N. P. . IX Interprogramas de Mestrado. 2013 (Parecer)
    • COELHO, C. N. P. . processo de seleção de iniciação científica. 2014 (Parecer)
    • COELHO, C. N. P. . Parecer para a revista COMtempo. 2013 (Parecer)
    • COELHO, C. N. P. . Parecer para a revista Ideias. 2013 (Parecer)
    • COELHO, C. N. P. . Parecer programa pesquisa pós-doutoral 2014. 2013 (Parecer)
    • COELHO, C. N. P. . Parecer programa AEX Dezembro 2013. 2013 (Parecer)
    • COELHO, C. N. P. . Parecer para a revista Communicare. 2013 (Parecer)
    • COELHO, C. N. P. . parecer sobre projeto de iniciação científica. 2013 (Parecer)
    • COELHO, C. N. P. . Parecer sobre relatório de pesquisa discente. 2013 (Parecer)
    • COELHO, C. N. P. . Parecer sobre relatório de pesquisa docente. 2013 (Parecer)
    • COELHO, C. N. P. . trabalhos apresentados no VIII Interprogramas. 2012 (Parecer)
    • COELHO, C. N. P. . relatório de pesquisa docente. 2012 (Parecer)
    • COELHO, C. N. P. . Relatório de pesquisa de iniciação científica. 2012 (Parecer)
    • COELHO, C. N. P. . Processo de seleção para iniciação científica. 2012 (Parecer)
    • COELHO, C. N. P. . Revista Psicologia & Sociedade, v.24, n.2,. 2012 (Parecer)
    • COELHO, C. N. P. . 8º Interprogramas de Mestrado. 2012 (Parecer)
    • COELHO, C. N. P. . Parecer sobre orientando de iniciação científica. 2011 (Parecer)
    • COELHO, C. N. P. . Parecer para a Revista Pensata. 2012 (Parecer)
    • COELHO, C. N. P. . Parecer para a Revista COMtempo. 2011 (Parecer)
    • COELHO, C. N. P. . Parecer para o VII Interprogramas de Mestrado. 2011 (Parecer)
    • COELHO, C. N. P. . Parecer para a Revista Communicare. 2011 (Parecer)
    • COELHO, C. N. P. . Parecer para a Revista Líbero. 2011 (Parecer)
    • COELHO, C. N. P. . Processo de Seleção Iniciação Científica. 2011 (Parecer)
    • COELHO, C. N. P. . A Cultura de Consumo e as Identidades Sociais Alternativas. 2001 (Relatorio_tecnico)
    • COELHO, C. N. P. . A Cultura de Consumo e as Identidades Sociais Alternativas: relatório de pesquisa. 2000 (Relatorio_tecnico)
    • COELHO, C. N. P. . A Cultura de Consumo e as Identidades Sociais Alternativas. 1997 (Elaboracao_de_projeto)
    • COELHO, C. N. P. . As Relações entre Espaço Urbano e Cultura: da internacional situacionista à cidade-global. 2018 (Conferência)
    • COELHO, C. N. P. . Poder e sociedade do espetáculo: a atuação da mídia e a democracia no Brasil. 2016 (Seminário)
    • COELHO, C. N. P. . A Sociedade do Espetáculo na Contemporaneidade. 2015 (Conferência)
    • COELHO, C. N. P. . Indústria Cultural e Sociedade do Espetáculo:a dimensão política da crítica cultural. 2015 (Seminário)
    • COELHO, C. N. P. . Comunicação, Política e Poder na Sociedade do Espetáculo. 2014 (Seminário)
    • COELHO, C. N. P. . Mídia, Política e Sociedade do Espetáculo. 2014 (Seminário)
    • COELHO, C. N. P. . Questões a respeito do filme 'Jango' de Sílvio Tendler. 2014 (Simposio)
    • COELHO, C. N. P. . Mídia, Política e Espetáculo. 2013 (Outra)
    • COELHO, C. N. P. . Comunicação e Sociedade do Espetáculo. 2012 (Conferência)
    • COELHO, C. N. P. . Milton Santos e a Transformação Social. 2012 (Conferência)
    • COELHO, C. N. P. . Comunicação e Sociedade do Espetáculo. 2006 Cultura FM
    • COELHO, C. N. P. . Comunicação e Sociedade do espetáculo. 2006 Rádio Eldorado AM/FM
    • COELHO, C. N. P. . Marilyn Monroe e a Indústria Cultural. 2012 Edição Extra -TV Gazeta
    • COELHO, C. N. P. . Marilyn Monroe e a Sociedade do Espetáculo. 2012 Jornal Diário da Manhã
    • COELHO, C. N. P. . Tropicália emergiu como voz contra ditadura e ecoa até os dias atuais. 2017 portal IG
    • COELHO, C. N. P. . comentarista do jornal da gazeta am. 2018 Radio Gazeta AM
    • COELHO, C. N. P. . comentarista do jornal da gazeta am. 2018 Rádio Gazeta AM
    • COELHO, C. N. P. . Dungeons & Disabilities: Can tabletop RPGs redeem their problematic portrayal of disability?. 2021 Site dicebraker
    • COELHO, C. N. P. . O retorno das Tartarugas Ninja traz seu melhor formato nos games. 2021 site yahoo!esportes
    • COELHO, C. N. P. . especial rumores segunda temporada ep 2. 2021 Youtube
    • COELHO, C. N. P. ; LEAL FILHO, L. L. . VerTV. 2014 TV Brasil
    • COELHO, C. N. P. ; MARQUES, F. C. ; SANDANO, C. ; PATIAS, J. C. ; CASTRO, V. J. ; EZEQUIEL, V. C. ; SAISI, K. ; ANJOS, G. M. A. A. . Seminário Comunicação e Sociedade do Espetáculo. 2006 (Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero)
    • COELHO, C. N. P. . II Seminário Comunicação e Sociedade do Espetáculo. 2007 (Faculdade Cásper Líbero)
    • COELHO, C. N. P. ; GARIB, P. ; ROSA, M. E. ; RAMADAN, N. A. ; ANJOS, G. M. A. A. ; EZEQUIEL, V. C. ; SAISI, K. . III Seminário Comunicação e Sociedade do Espetáculo. 2008 (Faculdade Cásper Líbero)
    • COELHO, C. N. P. ; MARQUES, F. C. ; SILVA, G. ; CARVALHO, R. ; KWAK, G. . I Seminário Teoria Crítica da Comunicação. 2008 (Faculdade Cásper Líbero)
    • COELHO, C. N. P. . VII Forum de Pesquisa Cásper Líbero. 2009 (Faculdade Cásper Líbero)
    • COELHO, C. N. P. . IV Seminário Comunicação e Sociedade do Espetáculo. 2009 (Faculdade Cásper Líbero)
    • COELHO, C. N. P. . v Interprogramas de Mestrado. 2009 (Faculdade Cásper Líbero)
    • COELHO, C. N. P. . VIII Fórum de Pesquisa Cásper Líbero. 2010 (Faculdade Cásper Líbero)
    • COELHO, C. N. P. . I Seminário Comunicação e Politica na Sociedade do Espetáculo. 2010 (Faculdade Cásper Líbero)
    • COELHO, C. N. P. . Nono Fórum de Pesquisa Cásper Líbero. 2011 (Faculdade Cásper Líbero)
    • COELHO, C. N. P. . I Seminário Comunicação, Cultura e Sociedade do Espetáculo. 2011 (Faculdade Cásper Líbero)
    • COELHO, C. N. P. . II Seminário Comunicação e Politica na Sociedade do Espetáculo. 2012 (Faculdade Cásper Líbero - Programa de Mestrado)
    • COELHO, C. N. P. . III Seminário Comunicação e Política na Sociedade do Espetáculo. 2014 (Faculdade Cásper Líbero)
    • COELHO, C. N. P. . III Seminário Comunicação, Cultura e Sociedade do Espetáculo. 2015 (Faculdade Cásper Líbero)
    • COELHO, C. N. P. ; PERSICHETTI, S. . XI Interprogramas de Mestrado. 2015 (Faculdade Cásper Líbero)
    • KUNSCH, D. ; MORAES, A. L. C. ; CHIACHIRI, R. ; COELHO, C. N. P. ; MENEZES, J. E. O. ; MARTINO, L. M. S. ; MORAES, M. S. ; PERSICHETTI, S. ; COSTA, C. R. ; SILVA, C. V. ; JACOB, H. M. A. . COMPÓS 2017. 2016 (ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - COMPÓS)
    • COELHO, C. N. P. . XII Interprogramas de Mestrado. 2016 (Faculdade Cásper Líbero)
    • COELHO, C. N. P. . IV Seminário Comunicação e política na sociedade do espetáculo. 2016 (Faculdade Cásper Líbero)
    • COELHO, C. N. P. . IV Seminário Comunicação, Cultura e Sociedade do Espetáculo. 2017 (Faculdade Cásper Líbero)
    • COELHO, C. N. P. . V Seminário Comunicação e Política na Sociedade do Espetáculo. 2018 (Faculdade Cásper Líbero)
    • COELHO, C. N. P. . V Seminário Comunicação, Cultura e Sociedade do Espetáculo. 2019 (Faculdade Cásper Líbero)
    • COELHO, C. N. P. . VI Seminário Comunicação e Política na Sociedade do Espetáculo. 2020 (Faculdade Casper Líbero)
    • COELHO, C. N. P. . XIV Interprogramas. 2021 (Faculdade Cásper Líbero)
    • COELHO, C. N. P. . VI Seminário Comunicação, Cultura e Sociedade do Espetáculo. 2021 (Faculdade Cásper Líbero)
    • COELHO, C. N. P. . II Seminário Comunicação, Cultura e Sociedade do Espetáculo. 2013 (Faculdade Cásper Líbero)
    • COELHO, C. N. P. . Introdução à Sociologia do Brasil. 2022 (Núcleo de Estudos Críticos da Comunicaçção)
    • COELHO, C. N. P. . Relatório de Pesquisa 1. 2018
    • COELHO, C. N. P. . Relatório 3. 2020
    • COELHO, C. N. P. . Relatório Final. 2020
    • COELHO, C. N. P. . Relatório de Pesquisa 2. 2019
  • Projetos de Pesquisa: 8
    • Nome do projeto: A Cultura de Consumo e as Identidades Sociais Alternativas (1997 - 2002
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: COELHO, C. N. P. .
    • Nome do projeto: Indústria Cultural , Cultura de Consumo e Identidades Sociais (2002 - 2004
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: COELHO, C. N. P. .
    • Nome do projeto: Sociedade do Espetáculo e Cultura da Imagem (2004 - 2006
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: COELHO, C. N. P. .
    • Nome do projeto: Comunicação e Sociedade do Espetáculo (2006 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: COELHO, C. N. P. .
      Descrição: Investigar as características dos produtos midiáticos no contexto da sociedade do espetáculo. Nessa sociedade, a comunicação é marcada pelo entretenimento, pela produçao de uma linguagem capaz de prender a atenção do público, seduzindo-o. O principal referencial teórico são os textos de autores vinculados à teoria crítica, entendida de forma abrangente.
    • Nome do projeto: Mídia, Política e Espetáculo (2010 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: COELHO, C. N. P. .
      Descrição: O projeto de pesquisa Mídia, Política e Espetáculo, a ser desenvolvido nos anos de 2010 a 2016, tem por objeto a cobertura das campanhas eleitorais de 2010 e 2014 pelos jornais Folha de S.Paulo e Estado de S.Paulo e pelas revistas Veja e Carta Capital. Também serão investigadas as campanhas no horário eleitoral gratuito (TV) e nas redes sociais. As referências principais são trabalhos sobre o tema da espetacularização/estetização da comunicação de modo geral, e da política em particular, como A Sociedade do Espetáculo, de Guy Debord, e As Estratégias Sensíveis, de Muniz Sodré. Obras que abordam as relações entre mídia e política, como Mídia: Teoria e Política, de Venício Lima, e a coletânea organizada pelo mesmo autor, A Mídia nas Eleições de 2006, bem como o livro Enigmas da Modernidade-Mundo, de Octávio Ianni, também são importantes para a pesquisa aqui proposta. Fazem parte, também, do referencial teórico, textos que investigam as características da comunicação publicitária (mercadológica) em geral, como Sem Logo: A Tirania das Marcas num Planeta Vendido, de Naomi Klein, e O Sistema dos Objetos, de Jean Baudrillard, ou que investigam as relações entre a comunicação mercadológica e a política, como Marketing Político: Hegemonia e Contra-Hegemonia, de Jorge Almeida. Serão consideradas, ainda, obras que discutem a situação política contemporânea da sociedade brasileira, como o artigo de André Singer, As Raízes Sociais e Ideológicas do Lulismo, e as coletâneas Hegemonia às Avessas, organizada por Francisco de Oliveira, Ruy Braga e Cibele Rizek, e O Que Resta da Ditadura, organizada por Vladimir Safatle e Edson Teles.
    • Nome do projeto: Mídia, poder e ideologia na sociedade do espetáculo (2016 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: COELHO, C. N. P. .
      Descrição: O projeto de pesquisa Mídia, Política e Ideologia na Sociedade do Espetáculo, a ser desenvolvido nos anos de 2016 a 2023, é um desdobramento do projeto Mídia, Política e Espetáculo encerrado em 2016. No novo projeto, a temática da ideologia, em especial a relação entre a produção de ideologia e as características da sociedade do espetáculo, receberá um destaque especial. Será mantida a investigação da cobertura das campanhas eleitorais pelos jornais Folha de S.Paulo e Estado de S.Paulo e pelas revistas Veja e Carta Capital, mas haverá também uma análise da cobertura de movimentos sociais, como os movimentos a favor e contra o impeachment da ex-presidente Dilma Roussef, e os movimentos contrários à reorganização do ensino público, nível médio e fundamental, em São Paulo, bem como os movimentos contrários às políticas implementadas pelo governo Temer. Também serão investigadas as campanhas no horário eleitoral gratuito (TV) e nas redes sociais, bem como a relação entre movimentos sociais e as redes sociais. A referência principal são os textos Sociedade do espetáculo e Comentários sobre a sociedade do espetáculo, de Guy Debord, principalmente os conceitos de ideologia e de poder espetacular. Tendo em vista que o conceito de ideologia de Debord é bastante próximo do conceito de ideologia de Adorno e Horkheimer , as reflexões desses autores sobre a indústria cultural, especialmente no livro Dialética do Esclarecimento, será outra referência importante para a pesquisa. Sobre o tema da espetacularização/estetização da comunicação de modo geral, e da política em particular, uma obra importante é As Estratégias Sensíveis, de Muniz Sodré. Tendo em vista a persistência da ideologia neoliberal, e o crescimento de visões políticas conservadoras, e suas repercussões midiáticas, é relevante a pesquisa sobre o tema da ideologia, bem como sobre o exercício da hegemonia. A esse respeito, a referência básica são os textos dos Cadernos do cárcere de Gramsci, que abordam as relações entre jornalismo, ideologia e hegemonia. Dentro desse contexto, o livro Enigmas da Modernidade-Mundo, de Octávio Ianni, é importante, assim como a obra Mídia, poder e contrapoder, de Dênis de Moraes, Ignacio Ramonet e Pascual Serrano. Para a compreensão das características do exercício do poder na sociedade contemporânea, em especial o crescimento de elementos típicos de regimes ditatoriais será trabalhado o conceito de poder espetacular integrado desenvolvido por Guy Debord. Serão consideradas, ainda, obras que discutem a situação política contemporânea da sociedade brasileira, como o livro de André Singer, Os sentidos do lulismo, e as coletâneas Hegemonia às Avessas, organizada por Francisco de Oliveira, Ruy Braga e Cibele Rizek, O Que Resta da Ditadura, organizada por Vladimir Safatle e Edson Teles e Direita, Volver, organizada por Sebastião Velasco e Cruz,André Kaysel e Gustavo Codas .
    • Nome do projeto: Produtos Midiáticos, Práticas Culturais e Sociedade do Espetáculo (2020 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: COELHO, C. N. P. .
      Descrição: Resumo Vinculado ao Grupo de Pesquisa ?Comunicação e Sociedade do Espetáculo? do CNPq, e sediado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero, o projeto de pesquisa ?Produtos midiáticos, práticas culturais e sociedade do espetáculo?, a ser desenvolvido nos anos de 2020 a 2023, é um desdobramento do projeto ?Comunicação, cultura e espetáculo? encerrado em 2019. Pretende-se investigar a capacidade de produtos midiáticos contemporâneos resistirem às principais características da sociedade do espetáculo na contemporaneidade. Para esta investigação serão analisadas as práticas culturais vinculadas a estes produtos. Será realizada, ainda, uma análise comparativa com o período da ditadura militar. Palavras-chave: Produtos midiáticos. Produção cultural. Resistência. Sociedade do espetáculo. Situações de opressão. Tema e Problema de Pesquisa A capacidade de resistência de produtos midiáticos diante das principais características da sociedade contemporânea. Qual a possibilidade de resistência de produtos midiáticos aos processos de espetacularização/mercantilização, bem como ao crescimento de práticas opressivas e repressivas? Objetivo Geral O objetivo principal da pesquisa é desenvolver análises sobre diferentes produtos midiáticos, vinculados ou não à indústria cultural, tendo como foco uma investigação sobre a possibilidade destes produtos resistirem ou não aos processos de mercantilização e de espetacularização da cultura e da comunicação, e de reprodução de situações de dominação, opressão e discriminação. Objetivos Específicos Tendo em vista o retorno de diferentes formas de censura às práticas culturais, pretende-se refletir sobre o cenário contemporâneo e os vínculos entre práticas culturais e a dimensão política da vida social. Para uma melhor compreensão da contemporaneidade serão realizadas análises comparativas com o período da ditadura militar. Procedimentos Metodológicos O método dialético, da teoria crítica da sociedade, determinará os parâmetros da pesquisa. A contextualização social e histórica é o ponto de partida de pesquisas que dialogam com a perspectiva dialética. A análise dos produtos midiáticos terá por base uma reflexão sobre as características da sociedade capitalista contemporânea, principalmente o neoliberalismo, a sua crise a partir de 2008, e a tendência para o crescimento das forças políticas de extrema-direita. Haverá uma combinação desta contextualização com a análise interna dos produtos midiáticos, principalmente das linguagens específicas das práticas culturais vinculadas aos produtos midiáticos, visando a compreensão se estas linguagens estão marcadas pela padronização típica da indústria cultural e da sociedade do espetáculo, ou se resistem a ela. Referenciais teóricos Os principais referenciais teóricos são os autores da Escola de Frankfurt, Guy Debord, além de pensadores que dialogam com este referencial como Fredric Jameson e Anselm Jappe. Obras do próprio Grupo de Pesquisa Comunicação e Sociedade do Espetáculo, como os livros Cultura, comunicação e espetáculo e Produtos midiáticos, práticas culturais e resistências, além de artigos publicados em revistas científicas, também fazem parte do referencial teórico. Sobre as características do capitalismo contemporâneo e das possibilidades de resistência ao neoliberalismo, a pesquisa dialogará com textos de David Harvey e da dupla Dardot e Laval. Sobre a produção cultural durante a ditadura militar a principal referência são os trabalhos publicados por Renato Ortiz.
    • Nome do projeto: Comunicação, Cultura e Espetáculo (2011 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: COELHO, C. N. P. .
      Descrição: A mercantilização e a presença das imagens são características fortemente presentes na comunicação contemporânea. Há uma necessidade de se refletir sobre a relevância dentro deste contexto das análises, hoje clássicas, sobre a Indústria Cultural e a Sociedade do Espetáculo. Para fazer essa reflexão a pesquisa priorizará os seguintes aspectos: 1) A produção cultural e a comunicação na sociedade do espetáculo: reprodução ou transformação? 2) Comunicação, sociedade do espetáculo e cultura do narcisismo.Serão analisados produtos midiáticos como as coberturas jornalísticas da indústria do entretenimento e as coberturas jornalísticas de campanhas presidenciais. Os principais referenciais teóricos são os autores da Escola de Frankfurt, Guy Debord, além de pensadores que dialogam com este referencial como Jean Baudrillard, Christopher Lasch e Fredric Jameson.Para o debate sobre a comunicação na sociedade contemporânea são relevante stambém Milton Santos e Otávio Ianni, bem como Ignácio Ramonet e Naomi Klein.
    • COELHO, C. N. P. . Midas Olímpicos. 2011 - Entrevista
    • COELHO, C. N. P. . Escracha! Por que os programas sensacionalistas atraem tanta audiência?. 2011 - Entrevista
    • COELHO, C. N. P. . Mídia e Sociedade do espetáculo. 2011 - Coordenação de mesa redonda
    • Graduacao:
      • Curso: Ciências Sociais
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1980
    • Mestrado:
      • Curso: Antropologia Social
        Nome da Instituição: Universidade Estadual de Campinas
        Ano de conclusão: 1986
    • Doutorado:
      • Curso: Sociologia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1991
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: pontifícia universidade católica de São Paulo
        Ano de conclusão: 2020
    • Universidade Cruzeiro do Sul:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1987 - 1988 ).
    • Universidade São Francisco:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1987 - 1988 ).
    • Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1990 - 1999 ).
    • Faculdades Integradas Campos Sales:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1991 - 1995 ).
    • Faculdade Cásper Líbero:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1995 - 2021 ).
    • Communicare (São Paulo):
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
    • Líbero (FACASPER):
      • Tipo de vínculo: Livre (2004 - 2012 ).
    • Revista Brasileira de Ciências Sociais:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2008 ).
    • Estudos de Sociologia (São Paulo):
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - Atual ).
    • Cenários da Comunicação:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2008 ).
    • Matrizes (USP. Impresso):
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - Atual ).
    • UNOPAR Científica. Ciências Humanas e Educação:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - Atual ).
    • Folios:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - Atual ).
    • Folios:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).
    • E-COMPÓS (BRASÍLIA):
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).
    • Núcleo de Estudos Críticos da Contemporaneidade:
      • Tipo de vínculo: Livre (2022 - Atual ).
        Outras informações: Coordenador