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Camilla de Rezende

    • Mestre em letras pelo programa de Semiótica e Linguística Geral (DL/FFLCH/USP), tem graduação em letras com habilitação em português e linguística também pela Universidade de São Paulo. Faz parte do Laboratório de Estudos em Aquisição de Linguagem (Leal). Seus interesses concentram-se na área de aquisição de linguagem, mais especificamente na área de aquisição de sintaxe, desenvolvimento cognitivo e funções executivas. Atualmente, realiza pesquisa de doutorado (DL/FFLCH/USP) sobre relações entre o processamento da linguagem e as funções executivas.

       

      Links:    

    • Estudos dos processos de aquisição e aprendizagem de línguas
    • Estudos dos processos de aquisição e aprendizagem de línguas
    • REZENDE, C. . A problemática da tradução de canção de português para LIBRAS. Estudos tradutológicos: primeiros passos, v. 1, p. 97 - 103, 2016.
    • REZENDE, C. . Processamento de dependências de longa distância no PB. 2019 (Comunicacao)
    • REZENDE, C. . Metodologia experimental para investigar relações entre as funções executivas e o processamento de linguagem. 2019 (Comunicacao)
    • REZENDE, C. . O processamento de dependências filler-gap em diferentes fases da vida: relações com as funções executivas.. 2018 (Comunicacao)
    • REZENDE, C. . Força indutora nas sentenças absolutas no português brasileiro infantil. 2017 (Congresso)
    • REZENDE, C. . Construções absolutas no português brasileiro infantil. 2015 (Outra)
    • REZENDE, C. . Sentenças absolutas no português brasileiro infantil: um estudo experimental. 2016 (Comunicacao)
    • REZENDE, C. ; BENEVIDES, A. L. ; JORGE, P. B. ; SOUZA, P. M. ; CHAVES-ALEXANDRE, T. ; GUIDE, B. F. ; ANGEL-OSORNO, J. ; FERNANDEZ, J. S. P. ; MUNIZ, M. ; COSTA, M. R. M. ; NALIN, V. A. ; SILVA, V. S. . XVIII Enapol: Encontro de Alunos de Pós-graduação em Semiótica e Linguística Geral. 2015 (Universidade de São Paulo)
    • BENEVIDES, A. L. ; REZENDE, C. ; SHIMODA, L. T. ; FERREIRA, L. F. ; SOUSA, A. F. ; COELHO, C. S. ; GOES, I. D. ; VIGNADO, J. ; FREITAS, M. A. ; SANTANA, R. . XXI ENAPOL - Encontro dos Alunos de Pós-Graduação em Semiótica e Linguística Geral. 2018 (FFLCH/USP)
    • GROLLA, E. ; SANTOS, R. S. ; REZENDE, C. ; TONI, A. ; TORRES, J. ; CODINA, A. ; CARVALHO, R. P. ; SANTANA, R. ; VIEIRA, C. L. . MiniEnapol de Aquisição de Linguagem. 2019 (FFLCH/USP)
    • SHIMODA, L. T. ; FERREIRA, L. F. ; REZENDE, C. ; FERNANDEZ, J. S. P. ; VIVANCO, K. C. ; FREITAS, M. A. ; MELO, K. . O papel da gramática tradicional e da reflexão linguística no ensino de língua portuguesa. 2018 (FFLCH/USP)
    • SHIMODA, L. T. ; REZENDE, C. ; FERREIRA, L. F. ; VIVANCO, K. C. ; MELO, K. ; FREITAS, M. A. ; GOES, I. D. ; BARRETO, A. ; BARCELLOS, M. E. . O papel da gramática tradicional e da reflexão linguística no ensino de português. 2018 (FFLCH/USP)
    • Nome do projeto: Dependências A-Barra e Controle Executivo na Aquisição de Linguagem (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: REZENDE, C. , GROLLA, E. .
      Descrição: Crianças em idade pré-escolar apresentam um comportamento peculiar no que diz respeito à produção de estruturas com dependências A-barra, como as perguntas-QU de longa distância e as orações relativas. Em estudos de produção eliciada, estruturas com um elemento reduplicado são produzidas. No caso das perguntas, o elemento duplicado é a palavra-QU, que aparece no specCP matriz e no specCP encaixado. No caso das relativas, é o DP relativizado que é repetido como DP resumptivo em posição temática dentro da relativa. Tais estruturas são impossíveis nas línguas adultas sendo adquiridas. A presente pesquisa se propõe a investigar a produção de tais estruturas em crianças monolíngues adquirindo o português brasileiro como língua materna. É levantada a hipótese de que tais produções refletem dificuldades nos processos de produção de fala. Elas são comparadas a lapsos da língua, em que itens com alto nível de ativação na estrutura são pronunciados em locais errados (e.g., "fé em Deus e fé na tábua" para "fé em Deus e pé na tábua"). A previsão é que crianças com menor capacidade de controle executivo produzirão estas estruturas mais frequentemente que crianças com maior capacidade de controle executivo. Para testar nossa hipótese, propomos uma bateria de testes, a fim de comparar o comportamento das crianças que produzirem essas estruturas não adultas e daquelas que não produzirem em dois testes de controle de inibição, a fim de detectar uma correlação entre os dois grupos. Esta pesquisa segue uma tendência atual nos estudos em aquisição de linguagem, que entende que comportamentos não adultos por parte das crianças podem ser devidos não apenas ao desenvolvimento da gramática sendo adquirida, mas também a outros fatores extralinguísticos, como o desenvolvimento das funções executivas ou da memória.
    • Nome do projeto: Aquisição de Dependências Sintáticas em Português Brasileiro (2012 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: REZENDE, C. , GROLLA, E. .
      Descrição: Nesse estudo, investiga-se a aquisição de relações de dependência sintática em diversas construções (como perguntas-QU, antecedente-pronome, orações relativas e sujeitos e objetos nulos). Crianças adquirindo português brasileiro como língua materna entre 3 e 6 anos de idade são entrevistadas por meio de técnicas experimentais.
    • Graduacao:
      • Curso: Letras - Linguística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2014
      • Curso: Letras - Português
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2014
    • Mestrado:
      • Curso: Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2016
    • Doutorado:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Etco - A WPP Company:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2014 ).
        Outras informações: Atuava na revisão de textos de peças publicitárias
        Outras informações: Revisora de textos
    • OK Linguística:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2012 ).
        Outras informações: Revisora de textos
    • Colegio Dante Alighieri:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).
        Outras informações: Revisora de textos