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Jorge Willian Pedroso

    • Mestrando em Linguística pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), com o projeto "A Negação do Japonês sob Análise da Morfologia Distribuída". Possui graduação em Letras (Português e Japonês) pela FFLCH-USP (2011-2018) e licenciatura em Letras (Português e Japonês) (2018-2020) pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP). Fez Iniciação Científica na área de Morfologia, no Departamento de Linguística da FFLCH-USP. Tem interesse nas áreas de morfologia, morfologia distribuída, sintaxe, semântica, fonética e fonologia e linguística do japonês.

       

      Links:    

    • PEDROSO, J. W. ; SCHER, A. P. . Observações sobre o marcador de negação do japonês no predicado morfologicamente complexo Revista do GELNE , v. 22 , p. 302 - 320 , 2020. ISSN: 22360883.
    • PEDROSO, J. W. . A Negação do Japonês sob Análise da Morfologia Distribuída. 2019 (Comunicacao)
    • SCHER, A. P. ; PEDROSO, J. W. ; RESENDE, M. S. ; MARANGONI, C. . Cursos de Verão da FFLCH - Morfologia: Panorama, Interfaces e Modelo Não Lexicalista. 2020 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo)
    • BARBOSA, J. ; DANNA, S. M. D. G. ; FERREIRA, L. F. ; PEDROSO, J. W. ; ROGERI, R. A. ; SILVA, B. P. ; SOUZA, R. A. S. ; VIEIRA, C. L. . Curso de Difusão - A Gramática e a Linguística em Sala de Aula - on line. 2020 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo)
    • Nome do projeto: Elaboração e pesquisa em desenvolvimento de materiais didáticos na área de Japonês como Língua Estrangeira (2014 - 2014
      Natureza: Ensino
      Integrantes: PEDROSO, J. W. , MORALES, L. M. .
      Descrição: O presente projeto objetiva propiciar um lócus de reflexão sobre ensino-aprendizagem de língua japonesa como língua estrangeira. As atividades do bolsista preveem trabalhos aplicados, sob a supervisão da docente, que começam com a elaboração de sequências didáticas de tópicos gramaticais previstos no semestre. Incluem-se, ainda, a elaboração de tarefas, sua implementação e posterior análise de aproveitamento, através da correção periódica visando avaliar o desempenho dos discentes. Os procedimentos serão feitos por meio de encontros presenciais semanais, cumprindo rigorosamente a carga horária estipulada pelo Programa. Além de desenvolver habilidades didáticas, a proposta prevê estimular e introduzir o aluno na pesquisa em nível de Iniciação Científica, além de contribuir diretamente na formação inicial como futuros professores de japonês que podem atuar nos Centros de Línguas das redes estaduais de São Paulo.
    • Nome do projeto: Sistematização e Fixação dos Ideogramas na Língua Japonesa I (2015 - 2015
      Natureza: Ensino
      Integrantes: PEDROSO, J. W. , KIKUCHI, W. .
      Descrição: Tendo em vista o quadro de ideogramas a serem introduzidos na disciplina Língua Japonesa I do curso de Letras, habilitação em Japonês, da FFLCH-USP, constante no livro didático Estruturas e Expressões Básicas da Língua Japonesa, o programa tem como objetivo elaborar uma bateria de exercícios que possa ajudar os aprendizes na fixação desses ideogramas. Para tanto, será feito um levantamento bibliográfico sobre as últimas publicações a respeito do tema, para nortear as atividades. No segundo momento, a elaboração dos exercícios será intercalada com a aplicação experimental nas salas de aula. Participando desse programa, o monitor poderá revisar e aprofundar os conhecimentos sobre o assunto, além de se inteirar sobre a elaboração de exercícios de fixação para tal finalidade.
    • Nome do projeto: Cursos de Verão da FFLCH - Morfologia: Panorama, Interfaces e Modelo Não Lexicalista (2020 - 2020
      Natureza: Ensino
      Integrantes: PEDROSO, J. W. , MARANGONI, C. , SCHER, A. P. , RESENDE, M. S. .
      Descrição: Neste curso, procura-se familiarizar o participante com os mecanismos da Morfologia. No detalhe, são discutidas questões sobre a identificação de morfemas nas línguas naturais, a noção de alomorfia contextual e o fenômeno do sincretismo.
    • Nome do projeto: Curso de Difusão - A Gramática e a Linguística em Sala de Aula - on line (2020 - 2020
      Natureza: Ensino
      Integrantes: PEDROSO, J. W. , MULLER, A. L. P. , BARBOSA, J. , DANNA, S. M. D. G. , FERREIRA, L. F. , ROGERI, R. A. , SILVA, B. P. , SOUZA, R. A. S. , VIEIRA, C. L. .
      Descrição: Tendo em vista as dissonâncias entre os avanços conquistados pela pesquisa acadêmica em linguística e as concepções de língua e linguagem subjacentes à prática de ensino do português no ensino básico (Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos), o presente curso visa suprir tal lacuna reaproximando, por meio da reflexão crítica, de um lado, as mais novas descobertas da pesquisa em linguística e, do outro, a experiência prática docente em sala de aula. Além disso, o curso também se propõe a fomentar a formação continuada dos professores que, devido à sua atuação profissional, encontram pouca ou nenhuma oportunidade de se atualizar dos avanços mais recentes das teorias da linguagem.
    • Nome do projeto: A Negação do Japonês sob Análise da Morfologia Distribuída (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PEDROSO, J. W. , SCHER, A. P. .
      Descrição: Partindo da proposta de Shibata (2015) que analisa a relação entre o marcador de foco e o escopo da negação na língua japonesa, este projeto de pesquisa tem por objetivo principal investigar a formação da negação nos predicados do japonês. Para isso, a principal ferramenta utilizada é o arcabouço teórico da Morfologia Distribuída (HALLE; MARANTZ 1993, 1994; EMBICK; NOYER 2001, 2007) que nos permite lidar com a formação de palavras utilizando operações sintáticas. A pesquisa então focará no estudo dos contextos de inserção do marcador de negação do japonês e na constituição do verbo copular aru e sua negação.
    • Nome do projeto: O Empreendimento da Morfologia Distribuída: Novos Olhares I (2016 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PEDROSO, J. W. , MARANGONI, C. , SCHER, A. P. , ALVES, D. A. , ANTONIO, D. R. , YOSHIDA, F. V. , GIRARDI, G. Y. , CARVALHO, J. , ESPADARO, M. , GUERRA, R. E. , SANTOS, R. R. , NOBREGA, V. A. , OLIVEIRA, V. L. .
      Descrição: Com este projeto, continuamos a nossa tarefa de ampliar o escopo dos estudos em Morfologia Distribuída na pesquisa em Linguística no Brasil, sejam eles sobre o português brasileiro ou sobre outras línguas naturais. Seguimos interessados em questões teóricas derivadas da observação de dados linguísticos em contexto e tempo reais, e acrescentamos a elas outras questões, também de natureza teórica, derivadas da observação de processos de derivação de formas neológicas em textos literários. Nosso objetivo mais geral continua sendo as discussões sobre processos de formação de palavras, concatenativos ou não, nas línguas naturais. De modo mais particular, nossos objetivos se traduzem em questões relacionadas aos seguintes tópicos: 1) estrutura argumental de verbos e nomes deverbais; 2) formação de neologismos; 3) produção de erros de fala; 4) reconhecimento de palavras; 5) estruturas de negação; 6) Derivação de formas truncadas, blends, particípios inovadores, nomes deverbais não afixais; 7) biolinguística e emergência da linguagem.
    • Nome do projeto: Disponibilização de recursos on-line para ensino e pesquisa: corpora técnicos (CorTec) e de tradução (CorTrad) (2011 - 2012
      Natureza: Extensao
      Integrantes: PEDROSO, J. W. , TAGNIN, S. E. O. , TAVARES, L. L. .
      Descrição: Ampliar os recursos disponíveis on-line através do Projeto CoMET (www.fflch.usp.br/dlm/comet), preparando e inserindo novos corpora de linguagem técnica, como parte do Corpus Técnico ? CorTec e novos corpora de traduções como parte do CorTrad - Corpus de Traduções.
    • Graduacao:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas - USP (SP)
        Ano de conclusão: 2018
    • Mestrado:
      • Curso: Semiótica e Linguística Geral
        Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas - USP (SP)
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas - USP (SP):
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Osaka University:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2014 ).
        Outras informações: Monitor do programa de ensino e aperfeiçoamento de língua inglesa do Center for Japanese Language and Culture - Osaka University.
        Outras informações: Monitor Bolsista
    • Miyazaki University:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2016 ).
        Outras informações: Monitor bolsista do programa de encontros de conversação em inglês e do programa de globalização da Universidade de Miyazaki, província de Kyushu, Japão.
        Outras informações: Monitor Bolsista