Não autenticado |

Paola Piovezan Ferro

    • Professora junto ao Programa de Letras na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Doutoranda e mestre em Letras - Estudos Linguísticos e Literários em Inglês - pela Universidade de São Paulo e especialista em Psicopedagogia (PUC-SP). Graduou-se em Letras e Pedagogia pela Universidade de São Paulo.

       

      Links:    

    • Ensino e formação de professores de língua inglesa na Amazônia
    • Estudos Culturais
    • Estudos de Narrativas em língua inglesa: relações entre literatura e outras artes
    • Literatura e História
    • Estudo de Dramaturgia
    • Hitotuzi, Nilton Varela HitotuziNilton Varela ; FERRO, PAOLA PIOVEZAN . Primeiros passos na socialização de resultados Coleção ¿Pesquisas em língua inglesa e literaturas anglófonas na Amazônia¿, v. 1. Curitiba : Editora CRV, 2019 . 214p. ISBN: 9788544434031.
    • PEREIRA DINIZ, FERNANDA ; ITIKAWA TANAKA, ELDER KOEI ; SCHWADE DE JESUS OLIVEIRA, KATIA LAIS ; PIOVEZAN FERRO, PAOLA ; BARROS DE SOUZA HALL, SILVIA CRISTINA . Ensino remoto de Inglês na Amazônia durante a Pandemia da COVID-19 REVISTA GUARÁ , v. 1 , p. 28 - 40 , 2022. ISSN: 24469491.
    • TANAKA, ELDER KOEI ITIKAWA ; HITOTUZI, NILTON VARELA ; HALL, SILVIA CRISTINA BARROS DE SOUZA ; FERRO, PAOLA PIOVEZAN . Atualização da competência comunicativa de professores de língua inglesa da rede pública de ensino de Santarém-PA: relato de experiência em um curso de extensão BRAZILIAN ENGLISH LANGUAGE TEACHING JOURNAL , v. 9 , p. 4 - 16 , 2018. ISSN: 21783640.
    • FERRO, Paola Piovezan ; TANAKA, E. K. I. . Brecht e os Estados Unidos: levantamento e análise das referências feitas ao teatro norte- americano no 'Diário de Trabalho Volume II' ESTAÇÃO LITERÁRIA , v. 21 , p. 141 - 154 , 2018. ISSN: 19831048.
    • LAMEIRA, H. G. M. ; FERRO, Paola Piovezan ; TANAKA, E. K. I. . Experiências de um professor de Inglês em formação, atuando antes e durante a pandemia de COVID-19 no projeto de extensão "Inglês no Campus". Caminhos para a Creditação da Extensão na UFOPA, v. , p. 71 - 80, 2022.
    • FERRO, Paola Piovezan ; VIANA, C. P. . O brincar no ensino de Inglês como língua adicional na educação básica: propostas e análise. Pesquisas em Língua Inglesa e Literaturas Anglófonas na Amazônia: PRIMEIROS PASSOS NA SOCIALIZAÇÃO DE RESULTADOS, v. 1, p. 119 - 136, 2019.
    • FERRO, Paola Piovezan . Days to Come, de Lillian Hellman, e algumas perspectivas críticas. In: XVIII Encontro Abralic - Mundos Compartilhados , 2022 , Salvador. Livro de Resumos. : , 2022. p. 251 - 252.
    • FERRO, Paola Piovezan . A pesquisa sobre a dramaturgia de Lillian Hellman para além dela mesma. In: V Encontro dos Pós-Graduandos em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês , 2022 , São Paulo. Epogelli - Caderno de Resumos 2022. : , 2022. p. 24 - 25.
    • SILVA, Y. P. ; SOUZA-HALL, S. C. B. ; FERRO, Paola Piovezan ; TANAKA, E. K. I. . Atualização da Competência Comunicativa em Língua Inglesa. In: VIII Jornada Acadêmica e V Salão de Extensão da UFOPA , 2019 , Santarém, PA. Anais da VIII Jornada Acadêmica da Ufopa: Conexões com a comunidade; V Salão de Extensão. Santarém : UFOPA, 2019. p. 34 - 35.
    • TANAKA, E. K. I. ; FERRO, Paola Piovezan ; SOUZA-HALL, S. C. B. ; SILVA, Y. P. ; SOUZA, K. M. S. ; MOTA, M. L. F. . Atualização da competência comunicativa de professores em Língua Inglesa da rede pública de ensino em Santarém- PA. In: III CPROP - Colóquio de Professores de inglês da região oeste do Pará , 2018 , Santarém. Anais do III Colóquio de Professores de inglês da região oeste do Pará: Reflexões sobre (des)crenças no ensino e aprendizagem de inglês na escola publica. : , 2018. p. 29 - 29.
    • VIANA, C. P. ; FERRO, Paola Piovezan . A abordagem lúdica como alternativa ao método gramática-tradução no ensino de inglês para o ensino fundamental. In: III CPROP - Colóquio de Professores de inglês da região oeste do Pará , 2018 , Santarém. Anais do III Colóquio de Professores de inglês da região oeste do Pará: Reflexões sobre (des)crenças no ensino e aprendizagem de inglês na escola publica. : , 2018. p. 28 - 28.
    • PINTO, J. L. ; PAIXÃO, M. C. M. ; FERRO, Paola Piovezan . O uso de multimétodos no ensino de Inglês para alunos do 5° ano do Ensino Fundamental I de uma escola pública de Santarém. In: III CPROP - Colóquio de Professores de inglês da região oeste do Pará , 2018 , Santarém. Anais do III Colóquio de Professores de inglês da região oeste do Pará: Reflexões sobre (des)crenças no ensino e aprendizagem de inglês na escola publica. : , 2018. p. 24 - 24.
    • SOUZA, S. C. M ; FERRO, Paola Piovezan . O conto ?Little Red Cap? dos Irmãos Grimm no ensino da Língua Inglesa. In: III CPROP - Colóquio de Professores de Inglês da Região Oeste do Pará , 2018 , Santarém. Anais do III Colóquio de Professores de inglês da região oeste do Pará: Reflexões sobre (des)crenças no ensino e aprendizagem de inglês na escola publica. : , 2018. p. 21 - 21.
    • FERRO, Paola Piovezan . A representação da psicologia do indivíduo na peça Suppressed desires, do grupo The Provincetown Players. In: V Colóquio da Pós-Graduação em Letras, 2015 , 2015 , Assis. SP. Anais do V Colóquio da Pós-Graduação em Letras - Literatura e Vida Social. : , 2015.
    • FERRO, Paola Piovezan . The Provincetown Players e as figurações do indivíduo em Suppressed Desires e Before Breakfast. In: 5º Seminário de Pesquisas em Andamento da USP , 2015 , São Paulo. Resumos do Seminário de Pesquisas em Andamento PPGAC/USP. : , 2015.
    • FERRO, Paola Piovezan . The Provincetown Players e as figurações do indivíduo em Suppressed Desires e Before Breakfast. In: 5º Seminário de Pesquisas em Andamento da USP , 2015 , São Paulo. Caderno de Resumos 5º SPA. : , 2015.
    • FERRO, Paola Piovezan . A representação da psicologia do indivíduo na peça Suppressed desires, do grupo The Provincetown Players. In: V Colóquio de Pós-Graduação em Letras. , 2015 , Assis/SP. Caderno de Resumos e Programação Geral. : , 2015.
    • FERRO, Paola Piovezan . As apresentações da classe média norte-americana em Suppressed Desires e Pie, do grupo The Provincetown Players. In: XXVII Simpósio Nacional de História da ANPUH , 2013 , Natal. Caderno de Resumos - XXVII Simpósio Nacional de História. : , 2013.
    • FERRO, Paola Piovezan . As apresentações da classe média norte-americana em Suppressed Desires e Pie, do grupo The Provincetown Players. In: XXVII Simpósio Nacional de História da ANPUH , 2013 , Natal. ANAIS DO XXVII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA da ANPUH. : , 2013.
    • FERRO, Paola Piovezan ; GINZBURG, J. . Literatura e Autoritarismo - Leitura de um conto de João Gilberto Noll. In: 13º SIICUSP - Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP , 2005 , São Paulo. 13º Simpósio de Iniciação Científica da USP. : , 2005.
    • FERRO, Paola Piovezan . Avaliadora de proposta de ação de extensão da Universidade Federal do Cariri. 2023 (Outra)
    • FERRO, Paola Piovezan . Elaboração de Prova de Proficiência - Língua Inglesa - PPGL - UFOPA. 2022 (Outra)
    • FERRO, Paola Piovezan . Avaliadora de propostas de ação de extensão da Universidade Federal do Cariri. 2022 (Outra)
    • FERRO, Paola Piovezan . Avaliadora de propostas de ação de extensão da Universidade Federal do Cariri. 2021 (Outra)
    • FERRO, Paola Piovezan . Avaliadora de propostas de ação de extensão da Universidade Federal do Cariri. 2020 (Outra)
    • FERRO, Paola Piovezan ; TANAKA, E. K. I. . Inglês no Campus. 2019 (Elaboracao_de_projeto)
    • FERRO, Paola Piovezan . Avaliadora de minicurso/oficina - VII Jornada Acadêmica da Universidade Federal do Oeste do Pará ? UFOPA. 2018 (Parecer)
    • FERRO, Paola Piovezan . Ensino de inglês como língua adicional para alunos de 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Paulo Rodrigues dos Santos: uma abordagem multimétodo. 2018 (Elaboracao_de_projeto)
    • FERRO, Paola Piovezan . Avaliadora Ad Hoc de resumos - IV Salão de Extensão da Ufopa. 2018 (Parecer)
    • FERRO, Paola Piovezan . O Uso da literatura no ensino de Inglês como língua adicional. 2018 (Elaboracao_de_projeto)
    • FERRO, Paola Piovezan . Parecerista de Resumos da VII Jornada Acadêmica da Universidade Federal do Oeste do Pará ? UFOPA. 2018 (Parecer)
    • FERRO, Paola Piovezan . Estudo de dramaturgia: relato de percurso. 2023 (Conferência)
    • FERRO, Paola Piovezan ; VIANA, W. A. . Rio Vida. 2021 (Conferência)
    • FERRO, Paola Piovezan . Construção de personagem, autoritarismo e trauma sequencial em Alguma Coisa Urgentemente, de João Gilberto Noll. 2005 (Comunicacao)
    • FERRO, Paola Piovezan . A Representação da Psicologia do Indivíduo na peça Suppressed Desires, do grupo The Provincetown Players. 2015 (Comunicacao)
    • FERRO, Paola Piovezan . The Provincetown Players e as figurações do indivíduo em Suppressed Desires e Before Breakfast. 2015 (Seminário)
    • FERRO, Paola Piovezan . As apresentações da classe média norte-americana em Suppressed Desires e Pie, do grupo The Provincetown Players. 2013 (Simposio)
    • FERRO, Paola Piovezan ; GINZBURG, J. . Literatura e Autoritarismo - Leitura de um conto de João Gilberto Noll. 2005 (Simposio)
    • FERRO, Paola Piovezan . Ensino de Lingüística: assunto a ser praticado.. 2006 (Seminário)
    • FERRO, Paola Piovezan ; GINZBURG, J. ; GRILLO, Angela Teodoro ; COLBACHINI, Marina Lee ; FONSECA, Daniel Gomes ; MUNHOZ, Luísa . I Colóquio de Pesquisas em Andamento de Iniciação Científica em Literatura e Autoritarismo: estudos em andamento. 2005 (Universidade de São Paulo)
    • FERRO, Paola Piovezan ; OLIVEIRA, K.L.S.de.J ; PIMENTEL, M. L. F. S. . IV Acampamento de Imersão em Língua Inglesa da UFOPA. 2018 (UFOPA)
    • SOUZA-HALL, S. C. B. ; FERRO, Paola Piovezan ; HITOTUZI, N. V. ; TANAKA, E. K. I. ; OLIVEIRA, K.L.S.de.J ; PIMENTEL, M. L. F. S. . III CPROP - Colóquio de Professores de Inglês da Região Oeste do Pará. 2018 (Universidade Federal do Oeste do Pará)
    • FERRO, Paola Piovezan . IV Salão de Orientação Profissional da Universidade Federal do Oeste do Pará ? UFOPA. 2018 (Universidade Federal do Oeste do Pará)
    • HITOTUZI, N. V. ; FERRO, Paola Piovezan ; TANAKA, E. K. I. ; OLIVEIRA, K.L.S.de.J ; SOUZA-HALL, S. C. B. ; PIMENTEL, M. L. F. S. . II Seminário do Centro de Estudos em Linguística Aplicada e Educação de Professores de Inglês como Língua Estrangeira. 2019 (Universidade Federal do Oeste do Pará)
    • PIMENTEL, M. L. F. S. ; FERRO, Paola Piovezan ; TANAKA, E. K. I. . V Acampamento de imersão em língua inglesa da UFOPA V UFOPA ENGLISH LANGUAGE IMMERSION CAMP. 2019 (Universidade Federal do Oeste do Pará)
    • FERRO, Paola Piovezan ; TANAKA, E. K. I. . Propostas para o Uso de Literatura no Ensino de Inglês. 2018 (Universidade Federal do Oeste do Pará)
    • TANAKA, E. K. I. ; FERRO, Paola Piovezan . Introdução à pesquisa em literaturas Anglófanas: caminhos e propostas. 2019 (Universidade Federal do Oeste do Pará)
    • FERRO, Paola Piovezan . The Provincetown Players - DRAMATURGIA ESTADUNIDENSE E SUA CONSOLIDAÇÃO NO SÉCULO XX. 2021 (Univasf)
    • Nome do projeto: A representação do fascismo na dramaturgia de Lillian Hellman (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERRO, Paola Piovezan .
      Descrição: Este projeto de pesquisa tem o propósito de analisar a obra de Lillian Hellman, mais especificamente suas peças Watch on the Rhine (1941) e The Searching Wind (1944), que abordam o tema do fascismo, como ponto de partida para compreensão de sua dramaturgia na relação com o contexto histórico dos Estados Unidos.
    • Nome do projeto: Atualização de Competência Comunicativa em Língua Inglesa (2018 - 2019
      Natureza: Extensao
      Integrantes: FERRO, Paola Piovezan , TANAKA, E. K. I. , SOUZA-HALL, S. C. B. , HITOTUZI, N. V. .
      Descrição: Trata-se de um curso de atualização, vespertino, com carga horária de 96 horas, oferecido a professores de Inglês da escola pública do município de Santarém, Pará. Esse curso tem dois objetivos distintos e complementares: em primeiro lugar, diminuir lacunas existentes na formação desses profissionais em decorrência da incipiente oferta de cursos de formação dessa natureza no município; em segundo lugar, oferecer a oportunidade de regência em sala de aula aos alunos do curso de Letras-Inglês da UFOPA. Diante da necessidade de atender adequadamente esse público alvo em um curto período de tempo, haverá articulação de temas relacionados à educação em geral e questões metodológicas, em nível teórico e prático, com a produção oral e escrita dos participantes, de modo que, à medida que se engajarem em discussões relacionadas à sua práxis pedagógica por uma perspectiva crítica, eles poderão desenvolver suas habilidades lingüísticas e ampliar sua competência comunicativa na língua-alvo. Serão oferecidas 30 vagas, distribuídas em duas turmas de 15 alunos, a partir de um teste de nivelamento . Caso os níveis de proficiência dos alunos sejam relativamente semelhantes, serão alocados nas turmas em ordem alfabética. Os participantes aprovados receberão o Certificado do Curso de Atualização de Competência Comunicativa e Metodológica em Língua Inglesa, expedido pelo Programa de Letras do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará. Poderão participar do curso professores graduados em quaisquer áreas e não-graduados, desde que comprovem estar atuando no ensino de Inglês em escolas da rede pública de ensino de Santarém.
    • Nome do projeto: O uso da literatura no ensino de Inglês como língua adicional (2018 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERRO, Paola Piovezan .
      Descrição: Esta pesquisa busca refletir sobre o uso da literatura no ensino de inglês como língua adicional, procurando estabelecer relações com o contexto da educação pública de Santarém, PA.
    • Nome do projeto: Ensino de inglês como língua adicional para alunos de 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Paulo Rodrigues dos Santos: uma abordagem multimétodo (2018 - 2019
      Natureza: Extensao
      Integrantes: FERRO, Paola Piovezan .
      Descrição: A disciplina de língua inglesa ser introduzida somente a partir do 6° ano no currículo escolar da rede pública de ensino do município de Santarém-Pará faz com que apenas os alunos de escolas particulares tenham um maior contato com o inglês. Buscando romper com a crença da impossibilidade de se aprender inglês na escola pública, este trabalho, usando princípios interculturais, propõe a realização de atividades baseadas em métodos variados com o intuito de promover o ensino e aprendizagem de inglês como língua adicional na escola pública por meio de trabalho desenvolvido com alunos de 5º ano de uma escola municipal santarena.
    • Nome do projeto: Inglês no Campus (2019 - 2020
      Natureza: Extensao
      Integrantes: FERRO, Paola Piovezan , TANAKA, E. K. I. .
      Descrição: O projeto de extensão ?Inglês no Campus? atende a uma demanda da comunidade santarena por cursos de inglês que aliem acessibilidade e qualidade. O objetivo é promover a integração entre a Universidade e a Comunidade Externa por meio do oferecimento de um curso que dê a oportunidade de regência aos licenciandos do curso de Letras-Inglês em um contexto fora do Ensino Fundamental e Médio, ao mesmo tempo em que se democratiza o acesso ao conhecimento da Língua Inglesa.
    • Nome do projeto: O cineclube como proposta de ação extensionista integrada à pesquisa em Estudos Culturais (2022 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: FERRO, Paola Piovezan , TANAKA, E. K. I. , LIMA, J. M. S. , BENTES, J. C. , BATISTA, C. P. , GOMES, T. P. C. A. , SOUSA, L. C. , SOUZA, A. M. C. .
      Descrição: O projeto propõe a integração entre dois eixos principais: em primeiro lugar, a formação do estudante como apreciador e pesquisador de narrativas cinematográficas; em segundo lugar, a ampliação do acesso à cultura cinematográfica à comunidade externa. A metodologia do projeto consiste na escolha de filmes para exibição pelas equipes de discentes de graduação e pós-graduação; no planejamento e organização das sessões de cinema no campus Rondon da Ufopa; na execução das sessões de exibição dos filmes e discussão com a plateia; no feedback a respeito da recepção da proposta pelo público; na organização das sessões seguintes. Por meio dessas sessões de cinema, o público será instigado a refletir sobre determinados temas relativos à sociabilidade no mundo contemporâneo, estimulando o senso crítico. O objetivo principal do projeto é democratizar o acesso à cultura e aos Estudos Culturais por meio do cinema. Espera-se que os discentes participantes do projeto ampliem seu repertório cinematográfico e se interessem pela pesquisa acadêmica voltada a narrativas audiovisuais. Também espera-se um amplo alcance das ações de extensão do projeto, oferecendo ao público externo sessões de cinema seguidas de debates que agreguem ao desenvolvimento do pensamento crítico.
    • Nome do projeto: Projeto Ceanama (2019 - 2021
      Natureza: Ensino
      Integrantes: FERRO, Paola Piovezan , VIANA, W. A. .
      Descrição: Programa de acompanhamento aos estudantes indígenas
    • Graduacao:
      • Curso: Pedagogia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2010
      • Curso: Licenciatura em Letras - Português/Linguística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2007
      • Curso: Bacharelado em Letras - Português/Linguística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2006
    • Mestrado:
      • Curso: Estudos Lingüísticos e Literários em Inglês
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2016
    • Doutorado:
      • Curso: Estudos Linguísticos e Literários em Inglês
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
        Ano de conclusão: 2017
  • Atuação Profissional: 6
    • See Saw Panamby Bilingual Education:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Tiny People Bilingual School:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2010 ).
        Outras informações: Professora de Educação Infantil Bilíngue
        Outras informações: Professora
    • Prefeitura Municipal de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Colégio São Domingos:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2017 ).
        Outras informações: Professora de Ensino Fundamental I
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2015 ).
        Outras informações: Estagiando na disciplina "Introdução à Poesia", do curso de graduação em Letras (Inglês) da Universidade de São Paulo - Programa de Aperfeiçoamento de Ensino.
        Outras informações: Estagiária Bolsista
    • Universidade Federal do Oeste do Pará:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2018 - Atual ).
        Outras informações: Afastamento para Qualificação de maio 2021- abril 2025.
        Outras informações: Professora