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Flaviana Maria Goggin de Assis

    • Doutoranda em Ciências Sociais e Humanas pela UFABC, Mestre em Ciências Humanas, com habilitação em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades, pelo Núcleo de Pesquisa Diversitas / FFLCH/ USP, com dissertação sobre Educação Imigrante em Santos (1890 - 1925). Atualmente desenvolve pesquisa de doutorado sanduiche na Universidade de Lisboa, no Centro de Investigação de Sociologia econômica e das organizações - SOCIOS. Desenvolve estágio de residência pedagógica na Escola da Ponte (Portugal - 2023-2024). Especialista em História e Cultura no Brasil Contemporâneo pela Universidade Federal de Juiz de Fora / CEAD, na modalidade EaD. Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Lusíada (2007) Atua como Professora de Educação Básica I na Prefeitura de Santos e Professora de Educação Básica I na Prefeitura de São Vicente. Atuou como Assessora Pedagógica dos Anos Iniciais na Prefeitura de Santos, por meio do Projeto Parceiros do Saber, e também como Assessora Pedagógica dos Anos Iniciais e da Educação de Jovens e Adultos no município de São Vicente. Participou como Assessora Pedagógica responsável pela reestruturação do currículo municipal de São Vicente, dentro dos componentes curriculares de História e Geografia e também na reestruturação do currículo da Educação de Jovens e Adultos dos Anos Iniciais, no mesmo município. Elaborou e ministrou cursos de formação para o quadro docente do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais das modalidades Regular e Educação de Jovens e Adultos. Atuou como Chefe do Ensino Fundamental dos Anos Finais (entre 2018 e 2019). Atuou na Chefia da Educação de Jovens e Adultos dos Anos Iniciais, Finais e Centros de Suplência de 2018 a maio de 2022. Todo trabalho que foi desenvolvido na modalidade da EJA pautou-se em discussões e processos formativos sob o olhar Freireano. Também é co-responsável pela organização da Base Curricular Municipal de São Vicente (BCM-SV). Atualmente compõe o corpo de professores da SEFORM (Seção de Formação) da Secretaria de Educação de Santos, no Centro Darcy Ribeiro, com formação para Professores e Equipes Gestoras na Educação Infantil e na Educação de Jovens e Adultos, além de atuar com Educação Patrimonial, cultura, formação, pesquisa e produção de material na Secretaria de Cultura do município de São Vicente..

       

      Links:    

    • ASSIS, F. M. G. . Educação Imigrante em Santos - práticas educacionais em uma cidade portuária. São Paulo : AnnaBlume, 2023 . 296p. ISBN: 9786556840888.
    • ASSIS, F. M. G. . Educação anarquista em Santos: apontamentos iniciais de uma pesquisa libertária CONTEMPORARTES: REVISTA SEMANAL DE DIFUSÃO CULTURAL , v. 11 , p. 34 - 56 , 2020. ISSN: 21774404.
    • ASSIS, F. M. G. . Educação imigrante em Santos: práticas educacionais em uma cidade portuária (1890-1925). Educação, múltiplas linguagens e estudos contemporâneos, v. 01, p. 232 - 255, 2022.
    • ASSIS, F. M. G. . Educação patrimonial e ensino da história: o Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos como construção da identidade vicentina. Urdiduras de Ariadne Contribuições da História Cultural aos labirintos do Patrimônio, Linguagens e Movimentos Sociais, v. 1, p. 27 - 40, 2020.
    • ASSIS, F. M. G. . Educação imigrante em Santos: experiências educacionais em uma cidade portuária (1890-1925). In: XXVI Encontro Estadual de História - ANPUH SP , 2022 , Sãao Paulo. Anais do XXVI Encontro Estadual da ANPUH - O futuro do passado; memória, História e Historiografia. Sãão Paulo : ANPUH SP, 2022. p. 1 - 14.
    • ASSIS, F. M. G. . Movimentos Sociais e Educação Informal em Santos: entre ações e reações (1890 - 1940). 2023 (Comunicacao)
    • ASSIS, F. M. G. . Educação Imigrante em Santos - práticas educacionais em uma cidade portuária. 2022 (Comunicacao)
    • ASSIS, F. M. G. . Formação da Classe Trabalhadora na Primeira República. 2023 (Comunicacao)
    • ASSIS, F. M. G. . Educação Imigrante em Santos: práticas educacionais em uma cidade portuária. 2022 (Congresso)
    • ASSIS, F. M. G. . A importância do professor na construção da sociedade. 2022 (Conferência)
    • ASSIS, F. M. G. . Educação imigrante em Santos: práticas educacionais em uma cidade portuária (1890-1925). 2022 (Comunicacao)
    • ASSIS, F. M. G. . Educação Patrimonial e o ensino da História: O Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos como construção da identidade vicentina.. 2021 (Congresso)
    • ASSIS, F. M. G. . Pandemia e volta às aulas: quais são os riscos?. 2020 (Comunicacao)
    • ASSIS, F. M. G. . Educação imigrante em Santos: experiências libertárias (1890-1925). 2020 (Comunicacao)
    • ASSIS, F. M. G. . Educação imigrantes em Santos: experiências e relatos de práticas educacionais em uma cidade portuário (1890-1925). 2020 (Comunicacao)
    • ASSIS, F. M. G. . Educação anarquista em Santos: Projeto de uma educação libertária em uma cidade portuária 1890 - 1925. 2019 (Comunicacao)
    • ASSIS, F. M. G. ; SIMOES, M. ; LEITE, M. . Slam Calubga. 2019 (Congresso)
    • ASSIS, F. M. G. . Formação de Professores na SEDUC São Vicente - BNCC. 2016 (Outra)
    • ASSIS, F. M. G. ; CATELLI, R.J. . Educação de Jovens e Adultos: desafios contemporâneos. 2020 midias sociais
    • ASSIS, F. M. G. ; RIOLFI, P. . Desafios da EJA em tempos de pandemia. 2020 Youtube
    • ASSIS, F. M. G. ; SILVA, G. S. ; CIRILLO, J. C. F. . I Colóquio Diversidade em Foco. 2022 Mídias e Comunicados
    • ASSIS, F. M. G. ; CONDINI, M. . Paulo Freire: Vida e obra na atualidade. 2021 Mídia e Comunicados
    • ASSIS, F. M. G. ; ROCHA, M.S. . Paulo Freire e a Educação em Direitos Humanos. 2021 Mídias e Comunicados
    • ASSIS, F. M. G. ; FREIRE, F. . Esperançar em tempos de barbárie. 2021 Mídias e Comunicados
    • ASSIS, F. M. G. ; EMÍLIO, R. . Saberes necessários para uma educação libertadora. 2021 Mídias e Comunicados
    • ASSIS, F. M. G. ; SILVA, J. . Educação de Jovens e Adultos: desafios e possibilidades de uma educação emancipadora.. 2021 Mídias e Comunicados
    • ASSIS, F. M. G. ; PIETRO, M.C.D. . Paulo Freire e as contribuições para uma educação emancipadora: desafios e possibilidades. 2021 Mídias e Comunicados
    • ASSIS, F. M. G. ; CONDINI, M. . Pedagogia do Oprimido: quem é o oprimido, segundo Paulo Freire?. 2021 Mídias e Comunicados
    • ASSIS, F. M. G. ; CAMBA, M. . A Educação como Ato Político. 2021 Mídias e Comunicados
    • ASSIS, F. M. G. ; SILVA, J. . Política e Educação - Ações Independentes ou Complementares?. 2021 Mídias e Comunicados
    • ASSIS, F. M. G. ; MAE, A. . A importância da cultura na formação do indivíduo, numa perspectiva Freireana. 2021 Mídias e Comunicados
    • ASSIS, F. M. G. ; SILVA, J. . Medo e ousadia: o educador como agente social de práticas libertadoras. 2021 Mídias e Comunicados
    • ASSIS, F. M. G. ; FERREIRA, L. V. . A importância de Paulo Freire na formação de professores e alunos. 2021 Mídias e Comunicados
    • ASSIS, F. M. G. ; CALÇADA, M. ; CORONATO, M.G. . Educação Integral na perspectiva Freireana. 2021 Mídias e Comunicados
    • ASSIS, F. M. G. . Encontro de Educadores 2017 SV. 2017 (Secretaria de Educação do Município de São Vicente)
    • ASSIS, F. M. G. . Encontro de Educadores - Discussões BNCC. 2017 (Secretaria de Educação do Município de São Vicente)
    • ASSIS, F. M. G. . 1ª Formativa em Serviço dos Professores do Ensino Fundamental - Anos Finais. 2019 (Prefeitura Municipal de São Vicente)
    • ASSIS, F. M. G. . Educação em Direitos Humanos, segundo Paulo Freire. 2021 (Secretaria de Educação de São Vicente)
    • ASSIS, F. M. G. . Educação Socioemocional: o caminho da informação para a era da sabedoria.. 2021 (Secretaria de Educação de São Vicente)
    • ROCHA, M. S. M. ; ASSIS, F. M. G. . CONEPE (Conferência Estadual Popular de Educação): Etapa Intermunicipal Baixada Santista. 2021 (FEESP)
    • ASSIS, F. M. G. . I Colóquio Diversidade em Foco. 2022 (Secretaria de Educação de São Vicente)
    • ASSIS, F. M. G. . Centenário de Paulo Freire. 2021 (Secretaria de Educação de São Vicente)
    • ASSIS, F. M. G. ; GAMEIRO, A. . I Fórum Municpal pela Diversidade. 2023 (Secretaria de Cultura de São Vicente)
    • ASSIS, F. M. G. . Projeto Pé de lata - EducAÇÃO - O aluno no centro do processo. Encontro de Educadores de SV. 2018 (Secretaria de Educação do Município de São Vicente)
    • ASSIS, F. M. G. . Desafios da Transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. 2023 (Secretaria de Educação de Santos)
    • ASSIS, F. M. G. . Passado contextualizado: Proposta de análise de estudo no Monumento Nacional Engenho dos Erasmos. 2022 (Material pedagógico para visita de campo)
    • Nome do projeto: Política, Políticas Públicas e Ação Coletiva (2019 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: ASSIS, F. M. G. , SILVA, S. J. , CILLA, K. C. D. F. , CASTILHO, A. , RODRIGUES, E. M. , SILVA, E. A. , SILVA, M. M. .
      Descrição: O principal objetivo deste projeto é constituir uma ampla e sólida rede de pesquisa em torno das seguintes linhas temáticas do programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC (PCHS/UFABC): Políticas Públicas, Participação Social e Ação Coletiva (Linha 2) e Trabalho, Migrações e Políticas Sociais (Linha 3). Pretende-se constituir uma agenda permanente de estudos com a participação de pesquisadores em diferentes níveis de formação, com vistas a fomentar produções acadêmicas (artigos, capítulos de coletâneas, comunicações científicas, dissertações, teses, livros etc.) relacionadas às linhas de pesquisa mencionadas e estimular a difusão de conhecimento científico interdisciplinar por meio de atividades de extensão universitária. As atividades desenvolvidas no âmbito do projeto devem servir para o aprofundamento teórico e metodológico de trabalhos acadêmicos em nível de pós-graduação (lato sensu e stricto sensu), oferecendo subsídios para o aprimoramento científico de jovens pesquisadores em colaboração direta com pesquisadores mais experientes em diferentes estágios de sua carreira profissional. Por fim, o projeto almeja contribuir para a consolidação da UFABC no ambiente acadêmico nacional e internacional desenvolvendo atividades norteadas pelos princípios que orientam o projeto político pedagógico da instituição: inclusão social, interdisciplinaridade acadêmica e excelência científica. O projeto Política, Políticas Públicas e Ação Coletiva está diretamente associado às iniciativas promovidas pelo grupo de pesquisa homônimo Política, Políticas Públicas e Ação Coletiva (3 PAC/CNPq) e pelo projeto de extensão universitária ?Pós-Graduar?: Escola Preparatória para a Pós-Graduação.. Situação: Em andamento; Natureza: Outra. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (3) . Integrantes: Sidney Jard da Silva - Coordenador / et alli - Integrante / Karen Christina Dias da Fonseca Cilla - Integrante / Alessandra de Castilho - Integrante / Eduardo Magalhães Rodrigues - Integrante / Eliane Alves da Silva - Integrante / Marcelo Martins Silva - Integrante. Número de produções C, T & A: 11 / Número de orientações: 4
    • ASSIS, F. M. G. . Residencia Pedagógica na Escola da Ponte. 2023 - Residencia pedagógica na escola da ponte
    • Graduacao:
      • Curso: Pedagogia
        Nome da Instituição: Centro Universitário Lusíada
        Título: Paulo Freire: a educação como ato político e o educador como agente de sua realidade
        Ano de conclusão: 2007
      • Curso: Ciências Econômicas
        Nome da Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
        Ano de conclusão: 2001
        Status do curso: Incompleto
    • Mestrado:
      • Curso: Diversitas
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo - FFLCH
        Ano de conclusão: 2021
    • Doutorado:
      • Curso: Ciências Humanas e Sociais
        Nome da Instituição: Universidade Federal do ABC
        Título: Movimentos sociais e educação informal em Santos: autonomia e protagonismo entre ações e reações (1890-1945)
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
      • Curso: Centro de Investigação em Sociologia Economica e das Organizações - SOCIOS
        Nome da Instituição: Universidade de Lisboa
        Título: Movimentos sociais e educação informal em Santos: entre ações e reações (1890-1930)
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Universidade Federal de Juiz de Fora
        Ano de conclusão: 2019
      • Nome da Instituição: Faculdades Integradas Espirita
        Ano de conclusão: 2011
      • Nome da Instituição: Universidade Católica de Santos
        Ano de conclusão: 2009
      • Nome da Instituição: Faculdade de Educação São Luís
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
  • Atuação Profissional: 5
    • Prefeitura Municipal de Santos:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
    • Prefeitura Municipal de São Vicente:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
    • Colégio Coração de Maria:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2008 - 2012 ).
        Outras informações: professor
    • Universidade Federal do ABC:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).
    • VG Educacional:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2022 - 2022 ).
        Outras informações: Prestação de serviços na elaboração de questões para prova ENADE.
        Outras informações: Prestação de serviço